Costa Leal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Costa Leal

#9801 | alentejo | 26 set 2001 18:34

Procuro informações sobre a descendência do Tenente-General Fernando da Costa Leal,natural de Caminha e falecido em Viana do Castelo em 1856, casado em Almeida com uma senhora Ferreira da Cunha. Foi pai de do Coronel Fernando da Costa Leal, Governador de Moçambique e avô do Major Fernando da Costa Leal, que serviu na Índia Portuguesa.

Agradeço qualquer informação.

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Costa Leal

#9807 | Ortigão | 26 set 2001 19:19 | Em resposta a: #9801

Caro Nuno

Embora não lhe possa adiantar nada sobre descendência da pessoa em causa, gostaria de lhe perguntar se esse Ten-Cor. Fernando Costa Leal tem alguma coisa a ver com o Ten-Cor José da Costa Leal e Brito, nat. de Loulé onde nasceu em meados do séc. 18.

um abraço,
Rodrigo Ortigão de Oliveira
* ortigao@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Costa Leal

#9817 | alentejo | 26 set 2001 22:02 | Em resposta a: #9807

Caro Rodrigo,

Os elementos que possuo deste Fernando, que me interessa somente por ter casado dentro duma família que estou a estudar, são biográficos, sei que nasceu em Caminha, cerca de 1780, filho de José da Costa leal e de D. Maria Agostinha. Os pais podiam ser naturais de outra qq localidade, mas isso só vou saber quando me deslocar a esse Arquivo, para esta e outras buscas, na próxima semana.
Não deixa de ser curioso o nome do pai do Fernando ser o mesmo do seu.

Abraço

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Costa Leal

#9934 | Ortigão | 28 set 2001 15:37 | Em resposta a: #9817

Caro Nuno

Esqueci-me de lhe dizer que há um livro sobre Leais:
Dos Leais de Sintra e Colares aos da Região Oeste
Luis Filipe Marques da Gama
Câmara Municipal de Óbidos, 1ª Edição
Óbidos, 1997
(ficha do geneaport)

Não sei se conhece, eu nunca o vi á venda em lado nenhum, mas estava (ainda estará?) na sala de referência da torre do tombo.

um abraço,
Rodrigo Ortigão de Oliveira
* ortigao@netcabo.pt

p.s. - Já lhe queria perguntar isto há mais tempo: que achou da mini-genealogia radicada em Portalegre e Elvas que estudei nos Ramalho Ortigão? Calculo que tenha bastantes elementos sobre as várias famílias com que aquela gente se cruzou.

Resposta

Link directo:

RE: Costa Leal

#9945 | alentejo | 28 set 2001 19:43 | Em resposta a: #9934

Caro Rodrigo,


Possuo o livro dos Leais, da autoria de Luís filipe MArques da Gama, prefaciado pelo Prof. Matoso. Infelizmente não são dos mesmos que estou a trabalhar.
Pode conseguir um ou mais exemplares na Ferin.
Julgo que seria uma boa forma de aumentar o n.º de títulos do seu site se falasse com o Sr. João Paulo Dias Pinheiro, co-proprietário da referida Livraria. Em tempos tive em mente criar uma livraria genealógico-heráldica on-line, mas desisti por falta de tempo. Fale com ele, não perde nada e será uma forma dos genealogistas que residem fora de Lisboa terem acesso a bastantes títulos.

Sobre os seus "Ortigões" possuo elementos dispersos, principalmente sobre a linha Boroa Cid, dos Capitães-Mores do Assumar. Encontrei-os, salvo erro, em Juromenha. Na altura falei sobre isso com o Lourenço Correia de Matos. Tenho-os na minha casa em Barbacena e quando lá fôr posso passar-lhos.

Abraço

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Costa Leal

#9965 | alentejo | 29 set 2001 01:08 | Em resposta a: #9934

CAro Rodrigo,


Acabei por não responder à sua questão. Achei a parte dedicada "à minha" zona extremamente bem feita e com muito rigôr.

Alguns elementos que tenho anotados à margem no seu trabalho:

D. Rosa Bernarda e Francisco Gomes de Moura tiveram pelo menos a:
-D. Maria José de Moura ANtas Ortigão, casou na Matriz de Monforte com António Fortunato Ribeiro e Sousa Prado, filho de José Helidoro Ribeiro e Sousa e de sua mulher D. Francisca Paula do Prado.

VI- Luís Bernardo da Silva Antas Ortigão, casou 2ª vez na MAtriz de Monforte com Maria José, filha de José dos Santos e de Francisca Inácia.

Abraço

NB

Resposta

Link directo:

RE: Costa Leal

#9998 | Ortigão | 29 set 2001 19:25 | Em resposta a: #9965

Caro Nuno

Muito obrigado pelas simpáticas palavras e pelos novos elementos que me traz. Ficaram para uma segunda edição, quando eu tiver netos :)

um abraço
Rodrigo Ortigão de Oliveira
* ortigao@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jun 2024, 05:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen