Quinta de Montes - Troviscoso - Monção

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património

Quinta de Montes - Troviscoso - Monção

#98061 | victória | 17 ago 2005 23:31

Caros Confrades

Procuro informações sobre a Quinta de Montes em Troviscoso, concelho de Monção e seus proprietários, nomeadamento os Pereira de Castro.
Com os melhores cumprimentos,
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Montes - Troviscoso - Monção

#101100 | diogo.pa | 22 set 2005 03:52 | Em resposta a: #98061

Caro Eduardo,

O actual proprietário da Quinta de Montes em Troviscoso chama-se José Bayolo Pacheco de Amorim. Herdou-a pelo avô paterno Manuel Pacheco que foi dono da Quinta da Sobreira, contígua. Este Manuel Pacheco veio de Ponte de Lima e foi viver para Monção onde imagino que tivesse parentes, nomeadamente os proprietários da Quinta na altura. Quanto a esses imagino que sejam os Pereira de Castro referidos... A informação é pouca mas de facto pouco sei do assunto.

Com os melhores cumprimentos,

Lopo Pacheco de Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Montes - Troviscoso - Monção

#103684 | victória | 24 out 2005 11:37 | Em resposta a: #101100

Caro Lopo

A árvore de costado dos Pachedos de Amorim da Quinta de Montes já se encontra disponível no Guarda-Mor, no entanto, não está completa em alguns ramos, pelo que não me é possível encontrar esse João de Sousa Lobato b. 4.mai.1673 e f. 4.mar.1735 em Troviscoso, Monção, filho de João Pereira de Castro e de Isabel Barbosa da Sobreira, que casou com Antónia de Araújo, e sua ascendência. Deve ser ainda do tempo em que a actual pedra de armas da Quinta da Pedra ainda não tinha sido levada de Montes. Continuarei a pesquisa até descobrir a ascendência Pereira de Castro. De qualquer maneira agradeço a sua resposta.

Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Montes - Troviscoso - Monção

#103736 | diogo.pa | 24 out 2005 22:00 | Em resposta a: #103684

Caro Eduardo Domingues

Passo a corrigir algumas informações erradas que involuntariamente lhe dei.
1. A Quinta de Montes foi comprada por meu bisavô, dono da contígua Quinta da Sobreira, essa sim, herdada por meu trisavô Manuel. Por morte de meu bisavô Diogo, o meu Tio José herdou a Quinta de Montes.
2. Essa Quinta de Montes foi comprada aos donos da Quinta da Pedra, razão pela qual eles levaram a pedra de armas que, não sendo de nossa família, obviamente não queríamos manter na casa.
3. Ainda que parentes, por outro lado, dos Pereira de Castro, é um ramo que não temos estudado pelo que, pelo menos para já, nesse aspecto lhe não poderei ser de qualquer utilidade.

Peço-lhe imensa desculpa por o ter induzido em erro e, assim, o ter feito perder tempo. Conte comigo para qualquer coisa que, neste como em qualquer outro aspecto, lhe possa ser útil.

com os meus melhores cumprimentos

Lopo Pacheco de Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Montes - Troviscoso - Monção

#103758 | victória | 25 out 2005 10:54 | Em resposta a: #103736

Caro Lopo

A Quinta da Sobreira foi se seu bisavô? Então a Sobreira não era dos Dantas da Cunha? Ali aquela zona é uma grande confusão. Ora vejamos, se Montes era de seu bisavô e a Sobreira era da família, então vocês são Dantas da Cunha, ou ou Dantas da Cunha da Q.ta da Laranjeira não são vossos parentes? A Sobreira foi alienada ha cerca de uma década, talvez duas, pelos descendentes do Eng Carlos, ficando a Laranjeira para o filho Pedro, que por sua vez tenciona voltar a comprar a Sobreira. Se Montes permanece na família do Prof. Pacheco de Amorim e aQta da Pedra passou à Casa da Carreira, lá se vai a ligação dos Pereiras de Castros. E por falar nestas quintas, agora me recordo. Tenho microfilmado o registo da descrição da feitura da capela da sobreira. Agora pergunto uma coisa. Na ascendência da Sobreira por acaso passa por um Dr. Manuel José Caetano Ribeiro de Castro e por uam D. Joana da Estrela Ferreira Ribeiro de Brito Pinto e Sá? Esses também são meus parentes, mas não apanho a ascendência do Manuel José, porque sendo filho de padre, nada se diz da mãe. A propósito, este padre e pai(L.do P.e Ambrozio de Freitas Alvares, da Sobreira, Presbítero do Hábito de S. Pedro f. 21.nov.1761, filho de Manuel de Freitas, de Monção e de Domingas Alvares de Troviscoso) foi o fundador da Capela da Q.ta da Laranjeira, a Capela deS.ta Ana, onde jaz.
Outrosparentes meus de Troviscoso foram Brites Barbosa, solteira, b. 20.out.1690 filha de João de Sousa Lobato e de Antónia de Araújo, neta paterna de João Pereira de Castro e de Isabel Barbosa, da Sobreira, e a estes Pereira de Castro me referia eu.
Se se cruzar com algum destes nomes, diga-me, por favor.
Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Montes - Troviscoso - Monção

#104064 | dpa | 29 out 2005 00:13 | Em resposta a: #103758

Caro Eduardo

É, de facto, algo confuso. Também por culpa minha. É uma história que eu conhecia mal e que só na medida das suas dúvidas é que fui averiguando o que se passou. Tentarei, assim, ser mais preciso.

1. A Quinta da Sobreira era, na segunda metade do séc. XIX, não sei se por compra se por herança (tentarei averiguar isso) de um Senhor Pinto. Na sequência de uma tragédia familiar de contornos pouco precisos que terá atingido meu tetravô José Pacheco de Amorim, meu trisavô Manuel, ainda muito novo, ficou sob a tutela do então senhor da Casa e Quinta da Sobreira, admito que amigo ou parente de meu tetravô. E lá foi criado como filho da casa. Por morte do mesmo senhor Pinto veio a herdar metade da Quinta da Sobreira. A outra metade, incluindo, como é natural, a casa principal, ficou para a filha co-herdeira tendo vindo, mais tarde, a ser herdada pelo seu filho, contemporâneo e amigo de meu bisavô Diogo, Joaquim Pinto da Mota.

2. Por morte de seu pai, o eng. Carlos Dantas da Cunha herdou parte da Quinta da Laranjeira. Mais tarde, irá para trinta anos, decidiu comprar aos herdeiros de Joaquim Pinto da Mota, por morte deste, a metade da Quinta da Sobreira, com a sua Casa e capela. Por morte do eng Carlos os seus herdeiros venderam esta metade a uns espanhóis, julgo que mais tarde presos por tráfico de droga.

3. Foi a outra metade, ou melhor, parte dela, que meu bisavô Diogo herdou e à qual juntou a Quinta de Montes, por ele comprada.

4. Assim sendo, a família Pacheco de Amorim, desde sempre ligada a Ponte de Lima e à freguesia de Refóios, só tardiamente e por motivos fortuitos, se liga a Monção e à Quinta da Sobreira. E esta a razão pela qual tão dificilmente lhe poderei ser útil nas suas pesquisas.

5. Contudo, tentarei saber, junto de meu tio José, mais pormenores admitindo que possa saber algo que seja do seu interesse. Se assim for, de imediato o contactarei.

Cumprimentos amigos do

Lopo Pacheco de Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Montes - Troviscoso - Monção

#104190 | victória | 31 out 2005 12:18 | Em resposta a: #104064

Caro Lopo

A sua mensagem vai de acordo com aquilo que eu conheço da actualidade das ditas quintas. O passado é que se torna confuso. COmo tive já oportunidade de dizer em mensagens já colcoadas, tenho uns ascendentes Sousa/ ou Sousa Lobato que casam com uns Araújos, mas que tem filhos Barbosas, aos quais não encontro a ligação/filiação, sei contudo que existiram Barbosas ligados a Pereiras de Castro na sobreira, razão primeira pela qual julguei que o ligação à sobreira me levaria, talvez, ao F. Gayo, e me daria pistas mais concretas sobre estes meus ascendentes. Terei de continuar a investigação e encontrar um possivel casamento.
De qualque maneira agradeço a sua preciosa ajuda quanto à sobreira e a montes.
Com os melhores cumrpimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 17:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen