Conservatória do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Conservatória do Porto

#98083 | Maria Barreiro | 18 ago 2005 11:07

Caros confrades

Pedi uma certidão à conservatória do Porto. A data (ano de 1940) e freguesia de nascimento estão muito bem identificadas, uma vez que constam no registo de nascimento da filha. No entanto, da conservatória responderam que não encontraram a referida certidão, o que achei muito estranho.
Peço que me ajudem a compreender o que se poderá passar.

Com os melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Porto

#98358 | texmel | 23 ago 2005 17:46 | Em resposta a: #98083

cara maria
mande à conservatória fotocopia do documento que tem e aguarde a resposta
cumprimentos j.l.

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Porto

#98376 | Maria Barreiro | 23 ago 2005 21:15 | Em resposta a: #98358

Caro J.L.

Agradeço a ajuda. Assim farei.

Com os melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Porto

#162496 | marciohbc | 12 jul 2007 13:23 | Em resposta a: #98376

Prezado Maria,

Desculpe me intrometer neste tópico, mas preciso de ajuda no Arquivo Distrital do Porto e agradeceria muitíssimo se pudésseis me auxiliar.

Estou a procurar informações a respeito do passaporte do meu avô, Antonio Barbosa, que teria vindo para o Brasil em torno de 1904, natural de Matosinhos, nascido em 22/12/1899 ou 22/11/1900, filho de Antonio Gomes Barbosa e Rita Rosa de Jesus.

Ele estaria então com cerca de 5 anos de idade quando emigrou para o Brasil, segundo os relatos mantidos em família. De sua viagem tenho apenas a data provável, 1904, declarada por ele próprio em sua inscrição consular de 1939, quando não soube informar mais nenhum outro detalhe.

Sei que até 1924, data do seu casamento no Brasil, sua mãe Rita Rosa de Jesus, deveria ainda estar viva, pois em sua certidão de casamento consta como falecido apenas Antonio Gomes Barbosa, seu pai. Ele teria vindo, portanto, no mínimo, acompanhado da mãe, mas não posso confirmar se teria vindo junto com o seu pai.

Meu objetivo final com essa pesquisa é identificar, com mais exatidão, a naturalidade do meu avô, a fim de solicitar com precisão a sua Certidão Narrativa de Nascimento, pois, na verdade, não tenho certeza quanto à sua naturalidade ser de Matosinhos.

Já solicitei esta mesma pesquisa no Arquivo Distrital do Porto, mas nada foi encontrado no ano de 1904.

Grato.
Marcio Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Porto

#162510 | Maria Barreiro | 12 jul 2007 16:23 | Em resposta a: #162496

Caro Marcio

Foi pena não ter "falado" mais cedo, estive ontem no arquivo. Não sei ainda se voltarei lá na próxima semana, mas se for farei a pesquisa.

Só vejo um pequeno problema: quando fala Matosinhos poderá ser freguesia ou concelho. Sendo na freguesia, a pesquisa será mais limitada e, por isso, mais fácil. Sendo no concelho, a pesquisa terá que ser feita em várias freguesias, o que levará mais tempo. Embora, se a memória não me falha, nos anos que refere o concelho de Matosinhos ainda se chamava de Bouças.

De qualquer forma, quando lá voltar farei a pesquisa.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Porto

#162523 | marciohbc | 12 jul 2007 18:32 | Em resposta a: #162510

Prezada Maria,

Conheço a denominação de Bouças, mas a tradição da família diz Matosinhos mesmo. Isso também me deixou em dúvida quanto a naturalidade dele ser realmente essa.

Com a dúvida achei melhor confirmar pesquisando os registos de passaporte do quais tinha mais informações. Mas no AD Porto não encontraram nenhum passaporte em 1904.

Vou tentar explicar-me melhor. Estou a reunir documentos para recompor a historia de imigração da minha familia e também solicitar a nacionalidade portuguesa. Para tanto, necessito obter o assento de nascimento do meu avô. Os demais documentos já possuo.

O problema é que não estou certo da naturalidade dele. Procuro pelo passaporte exatamente para melhor identificar a sua naturalidade.

Outra dificuldade é que meu avô veio criança para o Brasil, junto com sua família. Sendo assim, deveria, na verdade, procurar pelo passaporte dos seus pais ou outro familiar, pois ele é provavelmente apenas mencionado.

De acordo com os relatos de nossa família, ele seria de Matosinhos, mas não tenho nenhum documento que comprove isso. Além disso tenho um passaporte, de uma tia ou avó dele, não estou certo, que era de Santo Tyrso e foi emitido pelo Governo Civil do Porto. Sendo assim, os passaportes dos seus pais e outros familiares também devem estar localizados lá.

A data informada por ele da viagem para o Brasil foi 1904. Não tenho o mês nem o dia. Sabemos também que ele veio com cerca de 5 anos. Há uma incerteza com relação ao ano de seu nascimento se 1899 ou 1900, pois tenho documentos contraditórios. Fazendo algumas contas, poderia ter vindo em 1904 ou 1905, se considerar alguma margem de erro temos um intervalo de 1903 à 1906. O passaporte de sua tia/avó consta 1901. Portanto não foi antes disso.

Com estas informações, solicitei uma pesquisa ao Arquivo Distrital do Porto, que localizou rapidamente o passaporte da tia/avó, mas nada encontrou do meu avô ou dos seus pais em 1904.

Estes são os nomes dos pais do meu avô: Antonio Gomes Barbosa e Rita Rosa de Jesus.

Esta seria uma tia que também teria vindo, não sei se na mesma data: Maria Rosa.

A outra tia ou avó, pois nasceu em 1850, era Anna Rosa. É desta que tenho um passaporte muito bem conservado do Governo Civil do Porto, datado de 1901.

Como atualmente encontro-me em um impasse, toda ajuda seria inestimável. Se puderes realizar esta pesquisa agradeceria muitíssimo.

Grato,
Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Porto

#162796 | marciohbc | 16 jul 2007 11:45 | Em resposta a: #162510

Prezada Maria Barreiro

Gostaria de lhe agradecer pelo vosso interesse. Graças a Deus, estou obtendo muitas respostas de apoio.

Se, como disseste, puderes estar no AD Porto nesta semana, seria muito importante para mim.

Recebi também resposta da Stella para o meu pedido de auxílio. Não sei se a conheçes, mas ela só poderá comparecer ao AD em meados de Agosto.

Quero parabenizar a todos pela excelente ferramenta de colaboração e pesquisa que desenvolveram neste site.

Agradeço especialmente à Stella, ao J.Correia, ao Lourval e a si pela boa vontade em auxiliar-me.

Grato.
Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Porto

#162882 | Maria Barreiro | 17 jul 2007 16:32 | Em resposta a: #162796

Caro Marcio

Não me vai ser possível voltar ao arquivo esta semana. Agora só em meados de Agosto. Mas antes de ir aviso-o e assim poderá dizer-me se entretanto já obteve ou não os dados que precisa.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Porto

#163173 | recio | 22 jul 2007 16:04 | Em resposta a: #162496

Caro Marcio
Que surtudo estive ajudando para uma Sonia Barbosa na pesquisa da chegada de seu avo ao brasil de nome Antonio Alves Barbosa , hoje reciclando papeis encontrei os ditos Antonio Barbosa e como já não necessito destes apontamentos (reciclo)= a Lixo logo apos pensei vou dar uma vista no Genea que sorte ainda tenho o lixo em casa.
Vamos ao que interessa.
Mandei mensagem para a Sonia caso ela não tenha recebido a outra o antonio dela não encontrei mas....
ENCONTREI o Antonio Gomes Barbosa Microfilme FHLINT 1285567 INDICES 4 DE MAIO DE 1888 A 29 DEZEMBRO DE 1888 LIVRO 13 folha 113 ano de 1888. Nº do Projecto BRZC 4 - 124 Rolo 02.
Agora é entrar em contacto com o memorial do Imigrante e com estes dados pedir a certidão de desembarque.
Boa Sorte
Fico esperando para saber o resultado
Abraços
Ana Recio-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Porto

#163176 | recio | 22 jul 2007 16:22 | Em resposta a: #162796

caro Marcio já me antecipei e pidi ao memorial do imigrante a informação assim que chegue logo o informo.
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Porto

#163677 | marciohbc | 27 jul 2007 19:33 | Em resposta a: #163173

Prezada Ana,

Agradeço o auxílio, mas não estou certo de que este Antônio que encontrastes seja o mesmo que estou a procurar.
Conheço o Memorial do Imigrante e também já fiz algumas pesquisas lá. A base de dados do Memorial é principalmente, senão somente, referente a São Paulo. Acontece que a família do meu avô desembarcou no Rio de Janeiro e fixou-se em São Gonçalo.
Os dados deste Antonio a que se refere e de sua família encontram-se disponíveis no site e não batem com as informações que tenho.
De qualquer forma, obrigado pelo vosso interesse.

Cordialmente,
Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Porto

#163681 | marciohbc | 27 jul 2007 20:11 | Em resposta a: #162882

Prezada Maria,

Se antes não é possível, que há de fazer-se ? Se não conseguir até lá, avisarei. Obrigado mais uma vez.
Só gostaria de acrescentar algumas informações recentes que obtive ao solicitar uma cópia do processo de habilitação de casamento do meu avô. Neste processo consta que a freguesia era MOREIRA. Apenas isto.
Fiz algumas pesquisas e encontrei várias freguesias com este nome. Mas considerando a tradição insistente da família em apontar para MATOSINHOS, acredito que a melhor opção seja a freguesia de MOREIRA no concelho de MAIA, vizinho ao de MATOSINHOS.
Após consultar o histórico de MAIA, vi que o concelho passou por várias mudanças adminstrativas, no passado, que envolveram diversas freguesias. Assim, acho possível até que naquele tempo esta freguesia estivesse realmente ligada a MATOSINHOS.
Repetindo as informações a respeito do meu avô:

Nome: ANTONIO BARBOZA
Nascimento: 22/12/1899 ou 22/11/1900
Pai: ANTONIO GOMES BARBOZA
Mãe: RITA ROSA DE JESUS
Concelho: MAIA (no passado talvez MATOSINHOS)
Freguesia: MOREIRA

O que achas agora ?

Obrigado,
Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Porto

#165095 | marciohbc | 15 ago 2007 16:42 | Em resposta a: #162882

Prezada Maria,

Renovo o meu pedido de auxilio. Como não sei se lestes a minha última mensagem, repito os dados atualizados do meu avô:

Nome: ANTONIO BARBOZA
Nascimento: 22/12/1899 ou 22/11/1900
Pai: ANTONIO GOMES BARBOZA
Mãe: RITA ROSA DE JESUS
Concelho: MAIA
Freguesia: MOREIRA

Fiz o mesmo pedido à colega Stella, mas como até o momento ainda não recebi nenhuma resposta, peço por gentileza, informar-me da sua disponibilidade.

Espero que tenhas aproveitado merecidas férias.

Obrigado,
Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Porto

#166024 | marciohbc | 29 ago 2007 16:54 | Em resposta a: #162882

Prezada Maria,

Renovo o meu pedido. Aguardo sua resposta para decidir se darei novo rumo à minha pesquisa.

Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Porto

#166715 | isiscastro01 | 07 set 2007 02:42 | Em resposta a: #163173

Ana :lendo mensagens verifiquei que vc é interessada em resolver problemas de pessoas com grandes dificuldades em descobrir como ,porque e onde procurar documentos e familiares.Tenho vindo a Portugal e meu marido idem,visitar filhos e netos.Por diversas vezes procuramos dados referenciais sobre antepassados de uma amiga idosa ,porém com esperança,que consigamos um documento onde prove que seus ascendentes viviam como proprietários ou não,na "Quinta de Naia",em Penafiel na Freguezia deSantoAndré,deMarécos,Comarca de Penafiel,Distrito e Bispado do Porto.Nomes:Antonio Pinto de AlmeidaCoelho,filho legítimo de Francisco Coelho e Isabel de Jesus Coelho,nascido em 1º de janeiro de 1859 e batisado em 6 de janeiro do mesmo ano.Faleceu em 14 de Janeiro de 1885.A partir desse ano não conseguimos encontrar (talvez por não irmos ao lugar adequado)o inventário dos mesmos a partir desta última data.Em 28 de abril de 1929 minha amiga chegou a receber correspondência sobre remessa de documentos para inventário de Ana Rita de Jesus ,cujo marido seria Joaquim da Rocha. O nome do advogado era Ignácio Teixeira Dias.Retorno ao Brasil,outra vez ,não dando perspectiva de provar um último desejo ,de saber a verdade sobre seus parentes ,para minha doente e confiante amiga.Minha última esperança vai ,se Deus assim e vc quizer,com um grande abraço!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 07:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen