procuro ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Formação

procuro ajuda

#98093 | albi | 18 ago 2005 12:11

estou a tentar conhecer as minhas raizes paternas e maternas será que alguém me sabe dizer como?o meu pai chamava-se António Monteiro era filho de Francisco Monteiro e eram naturais do concelho de Idanha-a-Nova o meu pai freguesia de Zebreira lugar de Toulões o meu avô paterno não sei.A minha mãe chamava-se Maria Robalo Heleno natural Zebreira lugar de Toulões,o meu avô materno era José Heleno penso que de Monsanto Idanha-a-Nova a minha avó materna Maria Robalo não sei a naturalidade mas penso que no concelho de Idanha-a-Nova e o meu bisavô materno Francisco Moreira não sei a naturalidade mas talvez no mesmo concelho.Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: procuro ajuda

#98109 | Cordeiro | 18 ago 2005 13:55 | Em resposta a: #98093

Ola muito simples se nasceram ha menos de 100 anos pede para aconservatoria de onde eles nasceram uma certidâo de nascimento e ai fica a saber quem eram seus avos ou vosavos.
Pode entrar no site do cidadâo que encontra no sapo e pedir pela net.
Atenciosamente Cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: procuro ajuda

#98130 | albi | 18 ago 2005 18:43 | Em resposta a: #98109

Obrigado pela dica.Os meus avós já nasceram a mais de cem anos mas de qualquer modo vou tentar.Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: procuro ajuda

#98131 | Cordeiro | 18 ago 2005 18:45 | Em resposta a: #98130

Caro senhor se foi ha mais de 100 anos entâo tem que ir ao arquivo destrital Idanha é castelo Branco e o outro nâo sei bem.
Atenciosamente Cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: procuro ajuda

#98144 | albi | 18 ago 2005 20:28 | Em resposta a: #98131

Mais uma vez o meu muito obrigado.Vou então tentar por aí depois digo quais os resultados.Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: procuro ajuda

#98150 | Maria Barreiro | 18 ago 2005 21:58 | Em resposta a: #98093

Caroa albi

Como tem algumas incertezas, creio que deverá começar pelas certidões de nascimento de seus pais, na conservatória de registo civil de Idanha-a-nova (se nasceram após 1900). Nessas certidões obterá dados concretos sobre os seus avós (data e freguesia onde nasceram).

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: procuro ajuda

#98152 | albi | 18 ago 2005 23:01 | Em resposta a: #98150

Obrigado vou talvez começar por aí.Obrigado.

Resposta

Link directo:

Como ajudar-se a si próprio.

#98153 | victorferreira | 18 ago 2005 23:11 | Em resposta a: #98093

Caro/a «albi»,
As intervenções dos nossos confrades levam-no no caminho certo.
Há só uns pontos que me permito sublinhar porque vai esbarrar neles mais cedo ou mais tarde:
1- começar pelas certidões de nascimento de pessoas de que saiba a data de nascimento e os locais de origem, no caso, a sua, e as dos seus pais;
2- nessas certidões não vêm as datas de nascimento dos pais e avós (eu pelo menos não tenho encontrado) mas somente (e às vezes há enganos ...) os LOCAIS de origem. Por isso não espere encontrar datas de nascimento de pais e avós sobretudo nos registos paroquiais de baptismo. Quando muito pode aparecer a idade dos noivos nos registos paroquiais de CASAMENTO;
3- a partir do momento em que tenha um registo paroquial ou certidão (seja de quem fôr), tem que começar a procurar a dos pais da pessoa. E se não sabe quando nasceram, aí começará o 'queimar de pestanas' com as contas que se terá que fazer para trás, aos tais 20 a 25 anos que costuma ser a idade média de casamento. Mas quem disse que a pessoa que encontrou foi o primeiro filho? Às tantas foi o quinto ou sexto e os pais já tinham uns trinta e tal ... E lá temos nós que andar a ver livros de uma Freguesia por intervalos de 20 anos até descobrir o registo de nascimento de um dos pais ou de ambos. Há outra maneira? Procurar o registo de casamento primeiro e depois andar uns vinte, vinte e cinco anos para trás, às vezes dezoito para a esposa ... Há outra maneira? Ter uma sorte enorme e descobrir que alguém já fez a nossa 'árvore' ... Há outra maneira? Não.
4- vá lá ou comunique-se pela via que melhor lhe aprouver (com a Conservatória para menos de cem, ao Arquivo para mais que cem anos), tente o que puder por via remota. Mas a partir de uma certa altura, se a coisa 'pega', é quase certo que para progredir lá temos o confrade (ou confreira?) «albi» (será de Albicastrense?) a visitar o Arquivo Distrital de Castelo Branco, ou outro qualquer, em tempo de férias ...
Boas pesquisas e se tiver mais dúvidas, pergunte.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Como ajudar-se a si próprio.

#98186 | albi | 19 ago 2005 14:01 | Em resposta a: #98153

Boa tarde.Exactamente sou de Proença-a-Nova mas vivo em Castelo Branco na realidade já tive imensos problemas nas conservatórias porque não sei as datas de nascimento nem o ano mas vou continuar a procurar.Mais uma vez obrigado a todos .

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 09:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen