Familia Gonzaga Ribeiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Gonzaga Ribeiro

#98180 | LGR | 19 ago 2005 13:05

Procuro informações a respeito desta grande familia. Alguem pode dar qualquer informação?

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro

#98184 | Cordeiro | 19 ago 2005 13:57 | Em resposta a: #98180

Ola como pode compreender nâo é facil se nâo tem dados sobre algum deles a nâo ser que sejam pessoas publicas ou com ascendentes muito importantes deve haver muitas pessoas com esses apelidos.
Espero consiga atenciosamente Cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro

#98294 | Luis K. W. | 22 ago 2005 08:59 | Em resposta a: #98180

Caro LGR
Podia começar por ASSINAR as suas mensagens e dizer de onde vem.
Só aqui NESTE site tem vários GONZAGA-RIBEIRO:
• Ester Ferreira Gonzaga Ribeiro
• Eugénia Maria Sousa Afonso Gonzaga Ribeiro
• João Gonzaga Ribeiro * 1901
• José de Melo Breyner Gonzaga Ribeiro
• Luis Gonzaga Álvares Ribeiro * 1894
• Luís Gonzaga Casal Ribeiro Cabral * 1946
• Luis Gonzaga Fonseca Álvares Ribeiro * 1933
• Luis Gonzaga Ribeiro
• Luis Gonzaga Ribeiro
• Luis Gonzaga Ribeiro Júnior
• Maria João Gonzaga Ribeiro de Lemos, 4ª viscondessa de Real Agrado * 1954
• Maria de Lourdes Gonzaga Ribeiro
• Maria Luísa Caldas Gonzaga Ribeiro * 1929
• Mário Gonzaga Ribeiro

O que é que vc pretende EXATAMENTE saber?
Luis K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro

#98297 | LGR | 22 ago 2005 10:44 | Em resposta a: #98294

Caro Luis
Muito obrigado pela sua resposta e acertou em cheio. Realmente a lista que deu é toda da minha Familia, sendo eu o Luis Nuno Dias Gonzaga Ribeiro, filho de Luis Gonzaga Ribeiro Junior. ( Aproveito e peço desculpa por não ter assinado a mensagem mas agora já sabe quem sou...). Porém, já agora sem o querer importunar muito, poderá me explicar como é que posso actualizar o meu casamento e colocar os meus filhos, assim como fazer o mesmo com os meus irmãos?
Obrigado de novo e 1 abraço,
Luis Nuno Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro

#98303 | melisa | 22 ago 2005 14:41 | Em resposta a: #98297

Caro Luis Gonzaga Ribeiro

Penso que posso ajudá-lo.

Vá à Base de Dados, e na página do seu pai tem no lado esquerdo uma janela que diz: SUGERIR CORRECÇÃO DESTA PÁGINA. Clique aí.

Surge uma página de Informações/Correcções.

Aí, depois de ler os procedimentos de forma a actuar de conformidade, deve preencher no espaço FILHOS, o seu nome cc (casado com) (nome da sua esposa), em (data e local do casamento). Já agora se tiver filhos ponha CG (com geração).

Também tem de indicar as fontes ( que no seu caso julgo bastar a indicação do BI)

Depois é só indicar o seu nome e email.

Clique em enviar dados, e daqui a algum tempo (poderá ser mais de um ou dois meses) terá a sua própria página onde poderá introduzir do mesmo modo outros dados que queira divulgar.

Desculpe o detalhe destas indicações, mas...

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro

#98304 | LGR | 22 ago 2005 14:47 | Em resposta a: #98303

Cara Elisa
Muito obrigado pela indicação. Contudo, penso que se eu "comprar" o acesso ao GeneaPlus, posso actualizar directamente a base de dados, correcto? Em todo o caso, já segui a sua orientação e já pedi a correcção da forma que disse.
Saudações,
Luis Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro

#98306 | melisa | 22 ago 2005 14:56 | Em resposta a: #98304

Caro Luis Gonzaga Ribeiro

Com o GeneaPlus, o que poderá é utilizar o programa informático do Genea para criar a sua própria base de dados.

No entante ela estará SEMPRE SEPARADA da Base de Dados do Genea, onde qualquer introducção só poderá ser feita pelos próprios administradores do Genea, depois de analisados os dados enviados e a fim de evitar que apareçam engraçadinhos a introduzir disparates.

Daí o tempo de espera.

Disponha.
Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro

#98307 | LGR | 22 ago 2005 15:02 | Em resposta a: #98306

Cara Elisa
Também achei estranho a possibilidade de se fazer a actualização directamente mas como, qd tentei, apareceu uma janela a dizer que é para quem tem apenas o acesso GeneaPlus fui induzido a erro...portanto, conforme disse, pensa que o tempo de espera é aproximadamente 2 meses?
Melhores cumprimentos,
Luis Nuno Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro

#98310 | melisa | 22 ago 2005 15:20 | Em resposta a: #98307

Caro Luís

O tempo depende da disponibilidade que os introdutores tiverem para o fazer.

Mas não costuma ser menos de um mês. E como estamos em período de férias...

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro

#98311 | LGR | 22 ago 2005 15:32 | Em resposta a: #98310

Cara Elisa
Tenho visto a sua pessoa numa serie de "tópicos" deste fórum ( Cistovão Colombo, por exemplo..).
Apenas para satisfazer a minha curiosidade, vc é apenas uma entusiastica participante ou faz parte da organização do site?
Já agora, tb por curiosidade, a Elisa é de Lisboa ou de outra cidade.
É que admiro a sua participação tão activa...!!
Cumprimentos,
Luis Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro

#98312 | melisa | 22 ago 2005 15:47 | Em resposta a: #98311

Caro Luís

Sou apenas uma participante.

Nasci em lisboa. onde vivi até há cerca de 10 anos, mas agora moro em Alvor.

Aliás a minha família tem maioritariamente raízes algarvias.

Interesso-me muito por genealogia e vou pesquisando sempre que posso, e claro a troca de ideias aqui no Fórum abre-nos muitas vezes novos caminhos.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro

#98313 | LGR | 22 ago 2005 16:16 | Em resposta a: #98312

Cara Maria Elisa
Curiosidade satisfeita e parabens pela sua pró actividade e sentido de participação e ajuda aos outros utilizadores.

Até breve,
Luis Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro

#98559 | GonzagaRibeiro | 26 ago 2005 01:52 | Em resposta a: #98180

Procuro qualquer informação sobre a família de Carolina Lydia Gonzaga, natural de Macau, filha de Maria Barbara Rangel Gonzaga e de Guilherme Gonzaga.

Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro

#98562 | GonzagaRibeiro | 26 ago 2005 02:29 | Em resposta a: #98559

Qual a ligação entre a Família Gonzaga Ribeiro e a família Vaz Monteiro?

Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro

#98565 | LGR | 26 ago 2005 10:13 | Em resposta a: #98559

Caro confrade

Creio que deva abrir um novo Tópico para averiguar este tema.

Abraço,
LNGR

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro

#98566 | LGR | 26 ago 2005 10:15 | Em resposta a: #98562

Caro

Que eu saiba não existe nenhuma ligação.
O que o leva a fazer esta pergunta?

Cumprimentos,
LNGR

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro

#98572 | LGR | 26 ago 2005 11:04 | Em resposta a: #98562

Caro confrade

Fazendo uma pesquisa da Familia Vaz Monteiro, a qual segue abaixo, não observo nenhum apelido em comum, mesmo observando os seus ancestrais.

• Ana Luisa de Melo Cardoso Vaz Monteiro
• Ana Virgínia Vaz Monteiro * 1872
• Ema Margarida Vaz Monteiro * 1897
• Francisco Vaz Monteiro
• Francisco Vaz Monteiro
• Francisco Vaz Monteiro de Goes du Bocage * 1918
• Joao Manuel Vaz Monteiro de Carvalho
• João Manuel Vaz Monteiro de Figueiroa Rego * 1958
• João Monteiro Pinto da Fonseca Vaz, 1º conde de Sena * 1840
• José Joaquim Vaz Monteiro de Vasconcellos Franco * 1929
• José Manuel Vaz Monteiro de Goes du Bocage * 1921
• José de Vaz Monteiro
• José Vaz Monteiro * 1900
• Lourenço Vaz Preto Monteiro, alcaide-mór de Vila Nova do Pinhal
• Luis Ricardo Vaz Monteiro de Vasconcellos Franco * 1941
• Manuel Vaz Preto Monteiro
• Maria Amélia Vaz Monteiro de Azevedo e Silva
• Maria de Lourdes Nunes Landeiro de Vaz Monteiro Marques * 1926
• Maria Luisa Vaz Monteiro Silva
• Maria Tasso Vaz Monteiro de Vasconcellos Franco * 1904
• N Vaz Monteiro
• Piedade Tasso Vaz Monteiro
• Ricarda Amélia Vaz Monteiro

Qual a razão ou duvida que o leva a fazer esta pergunta?

Cumprimentos,
LGR

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro e Vaz Monteiro

#98624 | S.João de Rei | 26 ago 2005 16:45 | Em resposta a: #98562

Caro Filipe Gonzaga Ribeiro

Tive um colega interno na Escola de Regentes Agrícolas de Santarém, Gonzaga Ribeiro. Com quem tinha boa relação e simpatia.
Conheci a sua mãe no Rio de Janeiro em 1976. Penso que ela era irmã, de um piloto de automóveis Português, muito conhecido no final dos anos 60, inicio dos 70.
Sabe-me localizar esse possível seu parente ?
Entretanto um amigo meu Brasileiro, que vive entre Minas e Goiás, a família da mãe da sua filha é Vaz Monteiro, será neta ou bisneta de um Vaz Monteiro que foi Governador de Angola. Segundo o meu amigo Mauro, os filhos desse governador teriam emigrado para o Brasil, um fixando-se em Goiás e outro em Santos, onde me encontro. Desta gente, com certa facilidade poderei ter mais informações.
Cumprimentos

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro e Vaz Monteiro

#98657 | GonzagaRibeiro | 26 ago 2005 21:21 | Em resposta a: #98624

Caro José de Azevedo Coutinho

Esse Gonzaga Ribeiro que conheceu na Escola de Regentes Agrícolas de Santarém é meu primo e cunhado. Ele chama-se Antonio Luís Gonzaga Ribeiro Buisel. Já entrei em contacto com ele e fui autorizado a dar-lhe o seu contacto: Telemóvel 96 202 46 83. Ele lembra-se bem de si. A mãe dele (minha sogra) esteve no Brasil nessa altura mas o piloto não era irmã dela, mas sim um colaborador de uma empresa ligada ao Autodromo do Estoril. Era o Francisco Santos, campeão de rallys de Portugal nos anos 60.
Os meus cumprimentos,

Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro

#98665 | GonzagaRibeiro | 26 ago 2005 23:13 | Em resposta a: #98572

Maria Luísa Vaz Monteiro Silva era casada com João de Mello Breyner Gonzaga Ribeiro, irmão de Luis de Mello Breyner Gonzaga Ribeiro e de José de Mello Breyner Gonzaga Ribeiro. A família Vaz Monteiro é das mais conhecidas na Arruda dos Vinhos, com a sua quinta em pleno centro da vila.
Abraço,
FGR

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro e Vaz Monteiro

#98698 | S.João de Rei | 27 ago 2005 15:48 | Em resposta a: #98657

Caro Filipe Gonzaga Ribeiro

Um abraço especial ao seu cunhado António.
Peço-lhe que lhe transmita o meu mail, joseazevedocoutinho(arroba)yahoo.com.br
Entretanto se quiser iniciar o tópico dos Vaz Monteiros, na seqüência do que lhe transmiti ...na mensagem, faça favor!
Curiosamente António e eu fomos também colegas em Santarém, de Damião Maria Raposo Góes du Bocage, com quem sempre tive boa relação. Como veterano “salvou-me” várias vezes, a mim “bicho” de situações delicadas !
Damião era filho de Francisco Vaz Monteiro de Góes du Bocage ... Com estes dados e certamente com os seus... o tópico Vaz Monteiro, terá razões para se iniciar, creio !
Abraços,

Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro e Vaz Monteiro

#98797 | GonzagaRibeiro | 30 ago 2005 02:16 | Em resposta a: #98698

Caro José Azevedo Coutinho

A pedido do meu cunhado Antonio Buisel Gonzaga Ribeiro, envio-lhe o e-mail dele para que possam entrar em contato: agonzaga@remax.pt
Um abraço,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro

#241170 | avgsilva | 05 out 2009 16:42 | Em resposta a: #98562

Bem já passaram quatro anos e só agora dei por isto.
Mas... posso esclarecer.
Aqui vai caro primo "macaísta":
A relação entre os Gonzaga Ribeiro e os Vaz Monteiro faz-se pelo casamento da minha bisavó Eliza Gonzaga Ribeiro (filha de Gregório José Ribeiro e de Carolina Lídia Rangel Gonzaga) com o meu bisavô José Vaz Monteiro Jr, em Lisboa, São Pedro de Alcântara, 1891. A história dos Gonzaga Ribeiro e dos Vaz Monteiro é interessante (já a investiguei um pouco) mas não há espaço aqui para ela. A minha bisavó (embora ele tivessa nascido e vivido em Macau de onde a família materna era originária, sendo o pai ofifial de Marinha) e o meu bisavô viviam ambos, em solteiros, na Rua da Escola Politécnica em Lisboa. Parece que ali se conheceram (chegei a ouvi-la falar disso pois moreeu em 1959 quando eu tinha 12 anos). Ela, no "prédio Gonzaga Ribeiro" (onde existe ainda hoje com uma cantaria co GR gravado, referenciado, por exemplo, nos dois dois livros do Prof. José Augusto França sobre aquela zona de Lisboa), ele no conhecido palácio dos Cruz Alagoas (vêr os livros de Gustavo de Matos Sequeira e de José Augusto França) que era então propriedade do seu pai o Dr. José Vaz Monteiro, médico, deputado, proprietário e empresário agrícola e director da Companha das Águas de Lisboa (natural da Carregurira, Camusca, 1819). Após o casamento foram viver para a Quinta da Ponte, Arruda dos Vinhos que tinha sido herdada do barão da Arruda, Bartolomeu de Gamboa e Liz. Os meus bisavôs tiveram três filhos: a minha avó, Amélia Gonzaga Ribeiro Vaz Monteiro (1892-1980), que casou com o meu avô Gonçalo Guimarães em 1921 (pais da minha mãe Maria de Lurdes Vaz Monteiro Guimarães) a minha tia-avó Carolina e o meu tio-avô José.
Também um sobrinho da minha bisavó Eliza, filho do seu irmão Luís Gonzaga Ribeiro, penso que Luís de Mello Breyner Gonzaga Ribeiro casou em primeiras núpcias com uma sobrinha do meu bisavô José (filha da sua irmã Josefina), de nome Maria de Lurdes Vaz Monteiro Silva (Lulu), mas não tiveram descendência.
Sobreviventes, além de mim, a minha mãe e os meus irmãos Maria Teresa Guimarães da Silva de Serpa Pimentel e José Duarte Guimarães da Silva e ainda a nossa prima Tersa Vaz Monteiro (filha do irmão da nossa avó, José) e a sua descendência (que, ao que sabemos, vivem no Porto).
Também houve Gonzaga Ribeiro que ficaram pela Arruda dos Vinhos, para onde iam para casa da minha bisavó Eliza, por Gregório Gonzaga Ribeiro, filho de outro irmão da minha bisavó, Mário, ter casado com Maria Augusta Bastos e Silva, de uma família arrudense (deste casamento nasceram Armando José, Maria Luísa e Mário, este ainda vivo).
O último contacto que tive com os Gonzaga Ribeiro foi há cerca de cinco ou seis anos em casa da Ester Gonsaga Ribeiro, ainda a mãe Maria de Lurdes Gonzaga Ribeiro Carmo estava viva (estavam também os irmãos da Ester que na altura estavam de visita, vindos do Brasil).
António Vasco Guimarães da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonzaga Ribeiro

#241187 | FGR | 05 out 2009 18:43 | Em resposta a: #241170

Caro primo António Vasco

Nestes últimos 4 anos e depois de muita pesquisa já conheço melhor a relação entre as duas famílias.
A tua bisavó Elisa era irmão do meu bisavô Luís GR, também oficial da Marinha. Ela não morreu em 1959 mas sim em 1957 na Quinta da Ponte (Arruda) onde lá estive várias vezes. Quem herdou essa quinta do Barão da Arruda e porquê?
Ando há 2 anos tentando descobrir o "Prédio Gonzaga Ribeiro" na Rua da Escola Politécnica mas os números que me deram na Junta de Freguesia de São Mamede não estão corretos. Sabes me dizer qual o número da porta do prédio e qual a razão do nome? Como os nossos bisavós tinham um irmão mais velho (Alfredo César) que era arquitecto e projectou a Estrada da Pontinha, será que foi ele o arquitecto do prédio?
A tua avó Maria Amélia, segundo a certidão, nasceu em 27.01.1893.
O sobrinho da tua bisavó que casou com a sobrinha do teu bisavô José foi o João de Mello Breyner GR; o Luís de Mello Breyner GR era o meu avô.
Pensava que a tua irmã Maria Teresa tinha casado com um Van Zeller e não com um Serpa Pimentel...
Não sabia que o irmão da tua avó (José GR Vaz Monteiro) tinha casado e uma filha. Quem é a mãe da tua prima Teresa?
O Mário GR, ainda vivo, é primo direito do meu pai. Hoje mora tb na Arruda na Quinta da Malafaia.
A Ester GR é minha prima direita (a mãe dela e o meu pai eram irmãos).
Conheço bem a tua mãe, onde estive várias vezes na casa da Guerra Junqueiro. Há uns meses a Ester tentou saber da tua mãe mas o telemóvel e o telefone de casa não atendiam. Calculámos que estivesse em Viseu para onde costuma ir por vezes. Tu então nasceste em 12971, certo?
Sou eu que ando fazendo a árvore genealógica da família neste site do GeneAll e nas Páginas Familiares.
Para futuras trocas de informações, este é o meu e-mail: fgonzagaribeiro@gmail.com

Grande abraço do primo,
Luís Filipe Dias Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

Familia Gonzaga Ribeiro

#356063 | Joman | 24 mar 2015 09:24 | Em resposta a: #98180

Gregório José Ribeiro

Estou a escrever um livro que reproduz o diário de Gregório José Ribeiro durante a viagem do brigue Mondego, de cuja tripulação era oficial, e que transportou a Bangkok o Governador de Macau e Ministro Plenipotenciário de Portugal, Izidoro Francisco Guimarães , para a feitura do Tratado de Amizade e Comércio entre Portugal e o Sião, em 1859.

Na carta primeira do livro “De Macau a Fuchau”, escreveu Gregório José Ribeiro:

Estas cenas e estes dias que formam, por assim dizer, a maior parte das páginas do livro da minha vida, acham-se miudamente descritas em dez volumosos livros, porque então tinha por único lenitivo o escrever em forma de jornal todas as sensações, boas ou más, que experimentava. Era assim que, matando o tempo, adoçava os azedumes da vida de bordo, e o ócio das horas de folga, enchendo de cursivo cadernos de papel sem conto.”

A minha primeira pergunta é:

Conservará alguém da famíla Gonzaga Ribeiro esses cadernos de papel sem conto? Poderão esses escritos ser analisados por quem prepara o livro que mencionei atrás, para outras eventuais edições de escritos de Gregório José Ribeiro?

Para o livro que estou a escrever, encontrei uma foto de Gregório José Ribeiro na net. Não está grande coisa. Será que a Família Gonzaga Ribeiro tem fotos dele e poderá cedê-las para o livro que preparo e, eventualmente, para outros escritos dele que se venham a editar?

Antecipadamente, muito obrigado.

Jorge Morbey

(morbey.jorgev@gmail .com)

Resposta

Link directo:

Familia Gonzaga Ribeiro

#356064 | totas | 24 mar 2015 09:43 | Em resposta a: #356063

Sou trineto de Gregório José Ribeiro. Até hoje, ninguém que dele descenda deu resposta a essa pergunta...
António Vasco Guimarães da Silva

Resposta

Link directo:

Familia Gonzaga Ribeiro

#356067 | FGR | 24 mar 2015 10:14 | Em resposta a: #356063

Caro Jorge Morbey,

Sou trineto de Gregório José Ribeiro:

http://geneall.net/pt/nome/339521/gregorio-jose-ribeiro/

Devido a mudança de residência da família de Macau para Portugal por volta de 1872, e sendo uma família muito numerosa, infelizmente foram perdidos muitos documentos.

Tenho algumas fotos que lhe poderei ceder e verificarei com alguns outros primos o que podemos agrupar de documentação e obras.

Cumprimentos,
Luís Filipe Dias Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 01:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen