Familia Barbeito(s)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Hispânia

Familia Barbeito(s)

#9853 | fjardim | 27 set 2001 14:51

Caros participantes,

Peço informações da familia Barbeito(s), de qualquer ponto do territorio nacional e Espanhol ( visto haver um ramo desta familia em titulo de Barbeito Padrão que veio da galiza para o norte de Portugal (ligou-se na Galiza aos Araujos -- que por esse casamento foram Sr. vall de Poldros e do Couto Campello -- e mais tarde vieram para Portugal ligamdo-se aos Machados (da quinta da Amiosa), dando origem aos Machados de Araujo( Ficaria especialmente grato informaçoes da ligação com estes ultimos).

Cumprimentos, e agradeço antecipadamente a colaboração

Fjardim

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#9893 | sapeca | 27 set 2001 22:35 | Em resposta a: #9853

Caro Fjardim:
Recordo-me que essa família, os Barbeito y Padron, vem referida no livro de José Garção Gomes "Monção e o seu alfoz na Heráldica Nacional". Também me recordo de referências à mesma no "Arquivo do Alto Minho". Mas são tantos os números que, de momento, não o poderei ajudar mais.
Mas tente consultar esta última obra, se ainda o não tiver feito.
Cumprimentos.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#9994 | bigmoor | 29 set 2001 18:51 | Em resposta a: #9853

Olá Filipe!

Já está Vossa Excelência na Madeira?

Um abraço,

Paulo Reis Mourão.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#10056 | magalp | 30 set 2001 20:52 | Em resposta a: #9853

Conheci (por alta fama) um Capitão Barbeitos na Guiné Portuguesa (1968-1970). Creio que era Fernando. Distinto e muito valente oficial, foi louvado e condecorado pelo seu mérito, pelo então General Spínola. Tenho ideia de que pertenceu ao extinto Commissariado do Desemprego. Tinha as suas origens no alto Minho (Ponte do Lima ?)
onde há ainda muitos Barbeitos.
Cmptos.
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#10305 | fjardim | 05 out 2001 15:38 | Em resposta a: #9893

Caro Fernando Monteiro

Obrigado pela informação.

Gostaria que me indicasse onde posso consultar estas obras, e se porventura exite algum site associado a este tema.

cumprimentos

Filipe Homem de Gouveia P. Jardim

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#11252 | fjardim | 17 out 2001 16:05 | Em resposta a: #10305

Caros,

Venho justificar o que provavelmente é injustificavel para alguns...

Por uma questão de principos e modo de estar e principalmente por respeito por todos os que participam neste forum...

--infelizmente neste tópico do dia 5/10/2001, aparece a minha assinatura com "Homem de gouveia". Não é correcto e peço as minhas sinceras desculpas, que pecam pelo atraso deste pedido de clarificação.

-- Da minha parte posso garantir a todos que foi involuntário e sem minha autorização, que passo a explicar:

-----Essa mensagem infelizmente foi escrita pela minha queridissima companheira C. Homem de Gouveia Spínola Fernandes - sem o meu campo de visão e lógicamente comigo a citar - que por uma questão de amabilidade (conhecimento do meu carinho especial por esta familia) e alguma ponta de brincadeira (como não participa neste forum não tem as responsabiliades de quem participa).

----Felizmente sou coerente e tenho noção do que escrevo para o forum. E para provar a minha boa fé basta consultar os tópicos participados pela minha pessoa onde é referida esta familia, sem eu nunca a assumir como minha, bem pelo contrário sublinho precisamnete o inverso:"familia Homem de gouveia", "todos os titulos da Madeira", "Pedro homem e os doze de Inglatera".


----Os meus costados são:

Avô paterno: Bento de gouveia (titulo:brasões Gouveia), jardim (deconheço titulo)

Avó materna: Barbeito Padrão (neste titulo), Diniz (titulo: Viveiros Diniz)

cumprimentos,
fjardim

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#44482 | Txispa | 06 jul 2003 15:06 | Em resposta a: #9853

Ola Fjardim
O apelido Barbeito existe desde há muito na Galiza. Umas das famílias máis importantes esteverom fixados na cidade de Pontevedra. Os Barbeito de Pontevedra forom mercadores, mareantes e pelo tanto deverom ter muita relação comercial com Portugal.
No Livro "Galicia en el comercio marítimo medieval" da profesora galega da Universidade de Santiago de Compostela, Mª Elisa Ferreira Priegue encontrará muitas informações sobre os Barbeito de Pontevedra e as suas viagens.
No livro "Ayer de Pontevedra" de Modesto Rodríguez Figueirido aparecen máis dados sobre os Barbeito de Pontevedra.
Com os melhores cumprimentos
Celso Milleiro, de Pontevedra (Galiza)

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#44532 | zea | 07 jul 2003 01:18 | Em resposta a: #9853

Há pouco tempo resolvi "meter-me" com o nosso advogado e amigo de muitos anos e provar-lhe que apesar da sua bússola estar sempre virada para leste, também ele tinha a sua ascendência rafinée. Sorriu, recusou-se a acreditar, mas a verdade é que em 5 minutos apanhei os Araújo Padrón e Barbeitos (de Barbeita-Monção) logo no site do Abade de Prozelo. A partir de aí parte-se para mais informação. Sem dúvida que o nosso amigo teve um irmão piloto-aviador que morreu em serviço. Será o mesmo? De esquerda, mas gente verticalíssima e honesta!
Espero tê-los ajudado.Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#44544 | filipejardim | 07 jul 2003 10:42 | Em resposta a: #44532

seria possivel indicar-me qual o endereço dessa página- ou quais as palavras chaves a introduzir num motor de busca.

Como entroncou com tanta rapidez esse seu colega com os barbeitos da galiza?

cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#44549 | zea | 07 jul 2003 11:23 | Em resposta a: #44544

Caro Filipe Jardim,
Como eu não sei nada de genealogia, as minhas pesquisas são artesanais e de instinto. Oxalá nunca arranje um sarilho a alguém.
Ora eu sabia que o meu amigo, além de Barbeitos era também Araújo Padrón. Procurei no Google no site de Genealogia do Abade de Prozelo que é normalmente onde encontro "os fantasminhas" da terra do meu marido cuja família é de Melgaco. A terra onde ele têm a casa é Barbeita-Monção. Toda aquela gente diz, e eu acredito, ter tido, ao longo dos séculos, laços familiares com os da Galiza.
Experimente ver o site do Abade "todinho".
Na altura, imprimi tudo o que encontrei e enviei ao Carlos Barbeitos. Vou perguntar-lhe se atirou tudo para o lixo. Se guardou, há uma esperança de que lhe possa fornecer mais dados.
Melhores cumprimentos.
Maria José de Zea Bermúdez

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#44563 | filipejardim | 07 jul 2003 13:53 | Em resposta a: #44549

Obrigada pela sua rápida resposta,

Recapitulando; vou ao site do google no motor de busca introduzo "Abade de Prozelo", e de seguida...

Toda a informação, pois é escassa relativamente a esta familia, é para mim bem vinda...

mais uma vez obrigada...

cumprimentos,
filipe

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#44571 | abivar | 07 jul 2003 16:08 | Em resposta a: #10305

Caro Filipe Jardim:

Já “tropecei” vária vezes em Barbeitos Padrões em andanças pelos paroquiais de freguesias de Monção e Melgaço e como testemunhas em processos de H.S.O. e/ou Ordem de Cristo. Tenho à mão também uma genealogia extraída do Nobiliário de Rangel de Macedo (B.N., Reservados, pombalina, nº 404, fls. 251 “Mais Villarinhos”, cf. também ANTT, manuscritos genealógicos, 21 F 34, fls. 242) onde aparece uma “D. Brites Alz. Barbeito e Padram” casada com João Lopes Villarinho. Interessou-me esta genealogia porque João Lopes villarinho era irmão de outra Beatriz Álvares (Villarinho), casada com Gregório Soares de Brito, ascendentes dos Caldas do largo do Caldas de Lisboa, família cujo estudo abordei em tempos e que está ligada pelos Villarinhos, Caldas, etc. a ascendentes meus. Julgo que alguns descendentes deste João Lopes Villarinho e de sua mulher usaram o apelido “Barbeito e Padrão” durante diversas gerações.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#44667 | zea | 08 jul 2003 19:15 | Em resposta a: #9853

Caro Filipe Jardim,
Continuo à procura do Carlos Barbeitos que nos intervalos da barra do tribunal rega o seu Alvarinho em Monção. Esperemos que tenha os papeis. Mas, entretanto, encontrei um que diz "Vale a pena consultar o site dos monumentos de Val de Poldros na Galiza onde podemos visionar o brasão da casa de Maria Barbeitos Padrão de Araújo, filha de Pedro Barbeitos Padrão. No 3º cartel as armas dos Barbeitos Padrão são as descritas na Enciclopédia Luso-Brasileira".
Isto ajuda-o, ou já era do seu conhecimento?
De qualquer forma, vou tentanto.
Cumprimentos.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#44690 | filipejardim | 09 jul 2003 09:10 | Em resposta a: #44667

É exactamente de D. maria Barbeitos padrão de araújo que descende o ramo dos Barbeitos da Madeira...excelente pista...

Qual a morada desse site?

Cumprimentos,
Filipe jardim

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#44696 | jpcmt | 09 jul 2003 10:51 | Em resposta a: #44563

Caro Filipe Jardim:
Sou o autor da "página" em questão e o texto da "Genealogia do Abade de Prozelo" foi também por mim publicado nas "Raízes e Memórias" nº 16.
Se o quiser em "Word", dê-me o seu endereço de
e-mail para [iniciais acima]+netcabo.pt
Terei muito gosto em enviá-lo a outros possíveis interessados.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#44702 | zea | 09 jul 2003 11:50 | Em resposta a: #44696

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira
Eu já tinha percebido que é ao senhor que devemos o prazer de ver na Net a Genealogia do Abade de Prozelo. É uma verdadeira delícia e, pela minha parte, agradeço-lhe muito. Foi bom ter agora esta oportunidade de o fazer.
Melhores cumprimentos.
Maria José de Zea Bermúdez

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#44703 | jpcmt | 09 jul 2003 12:10 | Em resposta a: #44702

Senhora Dona Maria José de Zea Bermúdez:
Agradeço reconhecido a sua muito simpática nota e fico ao seu inteiro dispor.
Melhores cumprimentos de
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#44725 | filipejardim | 09 jul 2003 17:33 | Em resposta a: #44690

caro Mello Trovisqueira,

consultei o site do abade de Prozelo e não encontrei referencias á família barbeito- foi uma consulta rápida de qualquer forma voltarei lá hoje.

Agradecia muito, se possivel, mandesse-me a informação que dispo~e para filipejard arroba mail . pt

antecipadamente agradecido,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#45023 | zea | 14 jul 2003 23:05 | Em resposta a: #44725

Caro Filipe Jardim,
Apanhei o Carlos Barbeitos. Tem todo o material que eu lhe havia enviado na sua casa de Barbeita no Minho. Não o deitou para o lixo.
Pelo que vejo nas suas mensagens já está muito mais avançado nas pesquisas. Porém, creio que ainda há um texto sobre uma doação que a D. Maria Barbeitos teria feito a uma banda de música e um livro escrito por um familiar também de nome Barbeitos (creio que espanhol) que descreve uma das casas e armas.
Proximamente voltará ao Minho e prometeu-me fazer fotocópias de tudo o que encontrar e que depois lhe enviarei, com muito gosto.
Disse-me que o tal Fernando que esteve na Guiné não era o seu irmão, mas um primo com quem se dava pouco.
Melhores cumprimentos.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#45058 | filipejardim | 15 jul 2003 13:53 | Em resposta a: #45023

agradeço a sua prestavel ajuda e interesse neste tema,

Novamente pergunto-lhe como entroncou os Barbeitos nos Araujos do Abade de Prozelo- é o ramo ascendente da casa de Barbeita? como pode ter a certeza que essa casa dá origem aos Barbeitos de Monção (Barbeito Padrão)- Já tive oportunidade de trocar mail com o João Trovisqueira, que infelizmente não estava a par do tema dos Barbeitos...

Agradecia-lhe, realmente, se conseguisse disponibilizar-me as informações que esse seu colega tem...

pedia-lhe que mandasse-me o seu email para filipejard arroba mail . pt


Cumprimentos,
filipe

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#45062 | zea | 15 jul 2003 14:29 | Em resposta a: #45058

Caro Filipe,
Não conte comigo para lhe dar respostas seguras e científicas. Eu sou como aqueles músicos que tocam de ouvido. Se o meu amigo e advogado se chama Barbeitos e a sua família era Araújo e ao mesmo tempo Padrón, para mim já é tudo família... Não entronco nada. Meto todos no shaker e faço um cocktail! É o inconveniente de estar a falar com alguém que não sabe nada de genealogia. Mas em contrapartida, aprecio muito vê-los a funcionar e, de vez em quando, faço-lhes companhia aqui no fórum. Desculpe-me.
Um abraço.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#45352 | mavasf | 19 jul 2003 16:02 | Em resposta a: #9853

Caro Filipe,
Deduzo que já viu alguma info sobre este tópico em Famílias da Madeira e do Porto Santo, Cónego M Vaz.
Adquiri há pouco tempo, na Livraria Esperança, alguns dos Fascículos? (Revistas?) desta obra. Tenho os n.ºs 5,6,8, 9, 10,11, 12 e 15. Sabe onde poderei encontrar os restantes? Mesmo fotocopiados?

Agradeço desde já a sua ajuda.
MAVASF

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#45527 | filipejardim | 23 jul 2003 18:36 | Em resposta a: #45352

desculpe a demora pela resposta...

Não sei dizer-lhe se esse é o único lugar de venda desses fascículos- certo é, que não devem ser muitos- a única solução ou a mais fácil será, tirar cópias ou na Drac ou na antiga FAOJE- onde tem uma biblioteca.

Por curiosidade; como descobriu a livraria esperança e o que achou da paisagem, ou o que mais lhe agradou?


Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#45528 | zea | 23 jul 2003 22:24 | Em resposta a: #45527

Caro Filipe Jardim,
Eu bem me lembrava que tinha lido qualquer coisa relacionada com música. Ora aqui tem:
"
A Banda Musical da Casa do Povo de Tangil, foi fundada em 1838, fruto da vontade de um pequeno grupo de tangilenses iniciados na música pelo seu primeiro Regente e apoiados por Dª Francisca Rosa Joana de Barbeitos Padrão, viuva do Capitão Manuel de Sousa Lobato, da Casa de Ladreda, que ofereceu á banda o primeiro instrumental."
Eu nem sei onde fica Tangil...
Cumprimentos.
MJ

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#45551 | mavasf | 24 jul 2003 10:11 | Em resposta a: #45527

Caro Filipe,

Obrigada pela dica.

Quanto à Livraria, sou madeirense .... portanto, conheço-a desde sempre.

Cmpts.
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#45564 | filipejardim | 24 jul 2003 13:58 | Em resposta a: #45551

Vai-me desculpar,

Pura distração- dá nisto escrever á pressa quase sem pensar...pois está claro que já sabia...desculpe novamente.

Relativamente á informação organizada que pretende- é mais a falta de tempo para escrever no computador do que organizar propriamente os dados...mas não me esqueci.

cumprimentos,
filipe

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#119078 | jbarbeitos | 22 mai 2006 14:31 | Em resposta a: #45564

Podem encontrar aqui o web site que eu fiz sobre a minha familia (Barbeitos)

http://genealogia.netopia.pt/0972/

Se me podese dar informações sobre os Barbeitos, seria muito agradeçido.

Jean-Pierre Barbeitos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#119279 | jbarbeitos | 25 mai 2006 12:07 | Em resposta a: #119078

E aqui un novo web site mais completo mas por en quanto en francês :
(...)

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#126168 | tmacedo | 28 ago 2006 11:49 | Em resposta a: #9994

Caro Paulo Reis Mourão:

Por pesquisa no google sobre "Melchior Teixeira"cheguei ao seu estudo "Sugestão para uma genealogia dos Carneiros Lopes de Medeiros". Há muitos anos consultei a obra do padre Manuel de Queiroga e, a partir dela, fui juntando os elos que me foram aparecendo. O "Melchior Teixeira" tem sido o pivot dessa investigação. Recentemente, respondendo a uma questão colocada neste forum (Faro, de Bragança), enviei uma série de dados que tomo a liberdade de aqui anexar.
Aguardando com expectativa os comentários, achegas ou dados novos que possa trazer.

Com os melhores cumprimentos



Envio-lhe uma lista resumida de descendentes do tal "Faro" de Chaves.
Por simplificação (não tenho os dados digitalizados nem sequer os tinha reunido numa árvore descendente) não lhe envio as referências de suporte dos dados. A maior parte deles foram retirados das inquirições de “genere” dos padres António da Cunha Teixeira (filho de Pedro Teixeira de Macedo e de sua mulher Francisca Correia de Sá, de Alfarela de Jales) e de Francisco Teixeira Botelho (filho de João Correia da Mesquita e de sua mulher D. Joana Botelho, de Carva. Neto materno de António Teixeira de Macedo e de sua mulher D. Ana Botelho, de Carva).
Nunca consegui saber quem era o Gaspar de Araújo, da Torre, do tronco de Mécia de Araújo.
Também não são referidos processos da inquisição pelas testemunhas de Vila Pouca nas inquirições daqueles padres, nem no processo do morgadio de Fiolhoso que é transcrito num deles (de meados do século XVII). Não são ouvidas testemunhas em Chaves. Um Pedro da Fonseca, casado em Alfarela de Jales com Catarina de Miranda (irmã de Pedro Teixeira de Macedo casado com Isabel de Araújo) afiança nesse processo saber, pelos seus parentes de Chaves, ser esse Faro, pai de Mécia de Araújo x.n. São “ilibados do defeito”. O apelido FARO desaparece na descendência do casal.
Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

1-Nicolau Teixeira, procurador de nº de Vila Pouca, escrivão das sisas. Casou com Mécia de Araújo, da vila de Chaves, filha de um fulano Faro, que seria cristão novo. Mécia de Araújo descendia dos Araújos, nobres de Chaves, do tronco de Gaspar de Araújo, da Torre. Este Nicolau Teixeira, que recebeu ordens menores em 1502, era filho de João Afonso Chamorro (já falecido em 1516) e de sua mulher Inês Teixeira, de Bornes de Aguiar.

Tiveram:

2- Melchior, recebeu ordens menores em 1542/3
2- António, recebeu ordens menores em 1542/3
2- Baltasar, recebeu ordens menores em 1542/3
2- João, recebeu ordens menores em 1547
2- Diogo de Araújo, recebeu ordens menores em 1547, onde se continua
2- Antónia de Araújo que casou com Gonçalo Rodrigues. Viveram em Vila
Pouca, "à lei da nobreza".
3- Leonardo de Araújo que tirou inquirição de genere. S.m.n.

2- Diogo de Araújo foi tabelião de Vila Pouca e capitão de ordenanças. Ainda era vivo em 1601. Casou na casa do Outeiro, na freguesia do Salvador de Ribeira de Pena, com Genebra da Cunha Nunes. Na inquirição feita em Ribeira de Pena, para o processo do padre António da Cunha Teixeira, é dito que ele era aparentado por essa via com António Leitão de Meireles (escrivão da câmara e em 1701 dono da casa do Outeiro), com o morgado da Olaria, com António Borges Leitão, escrivão dos órfãos e senhor da casa das Pereiras, com Manuel Borges da Cunha e muitos outros. Todos eles seriam descendentes de Fernão Borges (escrivão do almoxarifado de Vila Real, escrivão das sisas da Pena, procurador de nº da Pena e escrivão dos contos de Vila Real, tudo por cartas de D. João III) que, segundo Gaio terá casado na casa do Outeiro com uma filha de Jorge Gomes, escrivão da Câmara, tabelião e escrivão dos órfãos da Pena. Este Jorge Gomes teria sucedido a João da Pena (possuidor do casal do Outeiro em 1516, escrivão dos órfãos da Pena por carta de D. João II- lº16, f.ª 35vº).
Tiveram:
3-filha que casou no lugar da Quintã em Ribeira de Pena
3-Isabel de Araújo, onde se continua

3- Isabel de Araújo que casou com Pedro Teixeira de Macedo, de Alfarela de Jales, filho de Melchior Teixeira, tabelião, juiz dos órfãos e escrivão das sisas, por renúncia de seu irmão Baltasar Teixeira (moço fidalgo da Casa de D. Sebastião) que foi viver para Monforte de Rio Livre, e de sua mulher Maria de Macedo (da numerosa descendência deste casal provém toda a nobreza da terra de Jales no final do século XVII). Neto paterno de Pedro Teixeira (irmão de Aires Teixeira, tabelião de Vila Pouca de Aguiar), que possuía os ditos ofícios de seu filho, e de sua mulher Isabel Taveira. Neto materno, segundo creio, de Pedro Taveira de Sá e de Juliana de Macedo Pinto, de Vila Real. Pedro Teixeira de Macedo sucedeu a seu sogro no ofício de tabelião de Vila Pouca.
Tiveram:
4- António Teixeira de Macedo. Casou 1ª vez em Carva em 1/5/1650
Ana de Novais, viúva de Manuel de Novais. Sem geração.
Casou 2ª vez com D. Ana Botelho, filha de Sebastião Borges Botelho
e de D. Faustina Lobo Barbosa, da quinta da Seara em Poiares.
Viveram em Carva. Foi tabelião em Alfarela (1649). Faleceu em
Carva em 30/11/1662.
D. Ana Botelho casou 2ª vez com António de Barros Guedes, capitão-
mor de Alfarela, com geração.
5- D. Joana Botelho. Nasceu em 24/1/1662 e foi
baptizada em Carva a 5/2. Casou com João Correia
da Mesquita, “o beiço rachado”, de Vila Real, filho de
Miguel Pimentel da Mesquita, FSO, de Vila Real, e de
sua mulher Leonor Correia Alcoforado, da Quinta da
Portela (Sedielos), filha esta de Gonçalo Pereira, “o
velho”. Foram moradores em Carva e tiveram:
Francisco Teixeira Botelho que tirou inquirição de
genere em 1731, João Correia da Mesquita, sargento
mor de Alfarela e D. Rosa Maria.

4-Juliana de Macedo que casou com Baltasar Barroso. Este sucedeu no
ofício de tabelião de seu sogro. com geração
5- D. Francisca de Azevedo casada com José Carneiro da
Fontoura, de Jou. Com geração na Casa de Jou e em
Murça, da qual se destaca o genealogista transmontano
Manuel de Queiroga Correia Carneiro da Fontoura.
5- D.Ana de Macedo com Manuel Taveira da Fontoura, de Jou,
irmão de José Carneiro acima. Sucedeu no ofício de
tabelião de Vila Pouca. Com geração na casa de Souto de
Escarão, Mondrões e S.Lourenço.
4- Genebra da Cunha que casou com Francisco Pereira Pinto, 1º
morgado de Fiolhoso, instituido por seu tio, Gaspar Rodrigues Pereira,
falecido na Índia. Com geração
5- Francisco Pereira Pinto, morgado de Fiolhoso
4- Catarina de Miranda que faleceu solteira.
4- Isabel de Araújo que casou com Domingos Machado. Moraram em
Nozedo, fregusia de Vila pouca.
4- Pedro Teixeira de Macedo. Casou 1ª vez com uma filha do padre
António Guedes Pinto, vigário de Alfarela, morgado de Sanhoane
(irmã inteira de Manuel Guedes Pinto, que sucedeu a seu pai no
morgadio). Sem geração.
Casou 2ª vez com Francisca Correia de Sá, de Sabrosa.
5- frade franciscano em Castela
5- frade em Castela
5- padre António da Cunha Teixeira. Vigário de Três
Minas e depois de Alfarela. Sendo frequentemente
ouvido em processos de inquirição de genere, diz ter
estudado as genealogias das terras de Aguiar, Jales e
Murça. Foi antepassado do Dr. Júlio Teixeira, autor
dos “Fidalgos e morgados de Vila Real e seu Termo”.
5. Maria da Cunha Teixeira, que faleceu solteira.
5- Eusébio da Cunha Teixeira que casou com sua prima
Catarina de Miranda. Com geração
5- Luís Taveira de Macedo, falecido em Sevilha.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#126827 | bigmoor | 31 ago 2006 22:21 | Em resposta a: #126168

Caro Amigo,

proponho uma leitura da minha revisão do trabalho citado, especialmente a secção "Da ascendência de Manuel Queiroga Carneiro da Fontoura":

(..)
Um abraço,

Reis Mourão.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#126979 | tmacedo | 01 set 2006 15:04 | Em resposta a: #126827

Caro senhor Paulo Mourão:

Foi a consulta desse seu trabalho que me levou a tomar a liberdade de me dirigir a si. Achei que lhe podiam interessar os múltiplos dados que obtive da ascendência de Manuel de Queiroga, que não constam daquele seu trabalho. E que poderia ter comentários ou achegas a fazer...., mas, não sendo o caso...

P.S. o manuscrito do padre Manuel de Queiroga, que conheço há mais de vinte anos, foi a base da minha continuada investigação sobre Teixeiras de Vila Pouca de Aguiar. Um ramo dessa frondosa árvore, por descender do tal Faro de Chaves, foi por mim referido no tópico Faro de Bragança. Creia que lamento tê-lo importunado,

Sinceras desculpas,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#151232 | sbarbeitos | 04 abr 2007 05:08 | Em resposta a: #44482

Boas eu sou da familia Barbeitos de Barbeitas. Se poder ser util em alguma questão.
Obrigado e cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#157265 | Carla B | 25 mai 2007 14:54 | Em resposta a: #151232

Olá! O meu nome é Carla e também me chamo Barbeitos! Sempre tive curiosidade pelo meu nome. O meu nome Barbeitos vem do meu avô que se chamava Carlos e era de Monção.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#177806 | Natali | 26 dez 2007 09:45 | Em resposta a: #157265

O meu nome é Maria Natália Covas Barbeitos, sou natural da vila de Monção, o meu pai faleceu hà 2 anos e chamava-se Rodolfo Augusto Barbeitos. Era natural de Melgaço. Tenho 4 irmãs, estando a mais velha a residir em Monção.
Tenho curiosidade em conhecer mais membros desta família.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#204624 | jbarbeitos | 01 ago 2008 14:52 | Em resposta a: #177806

Olà prima,

Jà pode visitar esta pagina...

http://pt.rodovid.org/wk/Pessoa:151379

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#204843 | Natali | 05 ago 2008 13:43 | Em resposta a: #204624

Gostaria de saber quem é o autor desta mensagem

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barbeito(s)

#204846 | jbarbeitos | 05 ago 2008 13:53 | Em resposta a: #204843

Sou o autor desta mensagem : http://pt.rodovid.org/wk/Pessoa:151013

E se não me engano, somos primos.

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Familia Barbeito(s)

#353085 | xikorapao | 23 dez 2014 00:24 | Em resposta a: #9853

olá,eu sou um barbeitos.e resido em monção,onde esta familia é muito vasta.

Resposta

Link directo:

Familia Barbeito(s)

#353092 | Samuel C O Castro | 23 dez 2014 11:08 | Em resposta a: #353085

Prezado Xikorapao,

Em meus estudos da família Castro, que são muito retratados nos estudos genealógicos dessa vasta região do norte de Portugal, inclusive do oeste da Espanha, tenho visto alguns casais formados pelas famílias Barteitos e Castro, sendo alguns casos não ligados à minhas pesquisas.

Para as ascendências abaixo citada:

"Luís Manuel de Araújo e Sousa (ou Luís Manuel de Araújo e Lira) - N-18.9.1752 - Herdou a Casa de Barro, em São Ciprian de Ribarteme. Esposa: Isabel de Castro (Isabel Barbeitos Padrão) - Sra. da Casa do Rosal, em Valadares - NFP, vol II, Araújo, $408, N30 – Primos ? (Filha de Estevão de Barbeitos Padrão, de Salvaterra, e de Teresa Pereira de Castro, ou Teresa de Castro Sarmento, de Guimarães, no Batismo dela, neta de Gregório de Castro, ou Gregório Pereira de Castro Sarmento, N-9.5.1635, Cabreira, Salvaterra, Capitão e de Micaela Soares de Puga, de S Lourenço de Salvaterra, Tui, Galiza, bisneta de Francisco Pereira de Castro e de Maria de Castro Sarmento)

Por acaso saberias informar os ascendentes do Francisco Pereira de Castro e da Maria de Castro Sarmento?

"Baltazar de Araújo Sotomayor – N-2.5.1639 – F-5.2.1670, sendo enterrado na Capela de Parderrubias. Sr. de Pedra de Água e de Pedras Rúbias - NFP, vol II, Araújo, $131, N27
Esposa: Ana Tomásia da Cunha e Castro – Primos ? (Filha de João de Barbeitos Padrão e de D. Maria Velasco Sotomayor, neta paterna de Esteban Barbeito Padrão e de Maria de Castro e Cunha, bisneta de San Juan Arines Trancoso - F-1602, Vigo, e de Maria Alonso de Castro, herdeira de seus tios no Maiorazo de Fontan, sendo esta sobrinha do casal Inês Fernandes de Castro, cujo avô materno era Álvaro Garcia, e de Gregório Calzado, ambos falecidos em 1603, s. s. . Srs. da Maiorazo de Fontan, Manhufe, Gondomar).

Meu interesse é na ascendência das citadas Mara Alonso de Castro, como também da Inês Fernandes de Castro.

Para o casal abaixo, saberias me informar a descendência deles:

Lourenço Ribeiro de Figueiredo e Castro - N-25.5.1904, Casa da Carvalheira, Alvaredo
Esposa: Maria José Domingues Barbeitos – De Ponte do Mouro, Monção – c. s.

Se por acaso em seus estudos de sua ancestralidade dos Barbeitos, tiveres dados deles vinculados aos Castros e puder fazer a gentileza de aqui expô-los, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Deixo os meus votos de um FELIZ NATAL e um ANO NOVO repleto de ótimas realizações. Abraço fraterno.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

Familia Barbeito(s)

#362684 | abarbeitos | 22 out 2015 15:01 | Em resposta a: #9853

Boa tarde
Só descobri agora esta mensagem.
É o meu Pai e vive na freguesia de Ceivães, concelho de Monção.

Resposta

Link directo:

Familia Barbeito(s)

#362690 | natercia7 | 22 out 2015 15:33 | Em resposta a: #362684

Bom dia. Entro na conversa ao titulo de monçanense.
Conheci nos anos 40, uma familia Barbeitos, com raizes na Ponte do Mouro. Viviam entre Lisboa e Monção. Chamavam-se Eleutério e Januàrio Barbeitos. Os filhos eram Pompilio e Elio e a esposa do Eleutério, amiga da minha Mãe, chamava-se D. Amélia. Haverà ligação com estes referidos aqui ?
Evidentemente todos os que nomeei devem ter falecido, mas talvez haja descendentes na Vila ?
Saudações da Natércia ( residindo em França desde hà mais de 60 anos)

Resposta

Link directo:

Familia Barbeito(s)

#362709 | abarbeitos | 23 out 2015 11:08 | Em resposta a: #9853

Bom dia
São primos direitos.

Resposta

Link directo:

Familia Barbeito(s)

#365736 | aenariel | 04 fev 2016 16:26 | Em resposta a: #9853

Boa tarde,

O meu avô materno era Fernando Barbeitos e a informação que nos deu era de que a sua família seria originalmente de Monção (ele nasceu em Viana). Os seus irmãos tinham o sobrenome Simas, apenas ele e um outro irmão eram Barbeitos, eu nunca soube explicar porque motivo.

Ainda tenho (orgulhosamente) o nome do meu avô, apesar de não ser o meu último nome, e gostaria de saber mais sobre a proveniência da família, agradecido desde já pelas informações aqui disponibilizadas.

Resposta

Link directo:

Familia Barbeito(s)

#365740 | natercia7 | 04 fev 2016 17:03 | Em resposta a: #365736

Boa tarde.
Sempre nos anos 30 e 40, em Monção, lembro-me de SIMAS. Não havia um, talvez o Pai dos que refere, que seria chefe da Estação dos Caminhos de Ferro ? E talvez filho desse, parece-me que havia um Màrio SIMAS, que era um "Cristiano Ronaldo" na equipe do Desportivo de Monção. Os meus tios maternos e paternos faziam parte também. Alèm do football, eram jogadores de Ténnis, eram campeões de natação, etc. Infelizmente a sobrinha, alèm de uns passeiinhos a pè, nunca praticou desportos. Espero ajudar. Cpts Natércia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 00:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen