Família Buisel

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Buisel

#98552 | GonzagaRibeiro | 26 ago 2005 01:06

Alguém poderia-me dar alguma informação sobre a família Buisel? Sei que é oriunda da alemanha e radicaram-se no Algarve, em Portimão.
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Buisel

#98569 | LGR | 26 ago 2005 10:22 | Em resposta a: #98552

Caro irmão

Porque duas perguntas iguais no forum???

Cump
LNGR

Resposta

Link directo:

RE: Família Buisel

#98573 | LGR | 26 ago 2005 11:26 | Em resposta a: #98552

Caro confrade

Aqui segue a unica matéria que consegui da Familia Rangel, mas penso não ser a mesma a que se refere, uma vez que não consta nenhum apontamento de Macau:

Rangel
História

Nome de raízes toponímicas, deverá ter sido tirado da designação de uma Quinta de Ronge, depois de Rangel, sita no termo de Coimbra, e cujos proprietários haviam adoptado como apelido. A um ramo dos Rangéis, dito de Coimbra foram concedidas as armas que a seguir se descrevem.
Armas

De ouro, uma flor-de-lis de prata; bordadura de ouro, carregado de sete romãs de verde, abertas de vermelho. Timbre: um ramo de romeira com três romãs abertas, tudo de sua cor, ou um escudete de azul, carregada de uma flor-de-lis de prata.
Aos Rangéis ditos de Aveiro, que provêm deste sangue por via feminina, atribui-se: de ouro, seis cabeças de corvo de negro postas em duas palas, tendo cada uma no bico um pão de sua cor. Timbre: um ramo de romeira ou romanzeira com três romãs abertas, tudo de verde.
Títulos, Morgados e Senhorios
Barões de São João da Barra
Senhores de Vila Boa de Quires
Viscondes de Beire
Viscondes de Maiorca
Viscondes de São João da Barra

Cargos e Profissões
Cavaleiros da Ordem de Cristo
Comendadores da Ordem de Cristo
Familiares do Santo Ofício
Fidalgos da Casa Real

Saudações,
Luis Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Buisel

#98634 | texmel | 26 ago 2005 18:19 | Em resposta a: #98552

Caro Gonzaga Ribeiro
Sobre a familia Buisel devo informa-lo que ha cerca de 7o anos tive como colega na então intrução primária, um rapaz de nome Mário Buisel,mais tarde encontrei -o e nessa altura era dirigente do Club de futebol Estoril Praia e estava radicado no Estoril com a familia.Penso que alguem do Estoril lhe possa dar noticias sobre esta
familia , Penso que oPai é que era Buisel e a Mãe era da familia de Cesar Guimarães,então com casa em Santo Tirso e donos da Quinta de Varziela,tambem em Santo Tirso.Penso que pelo lado materno estavam ligados à familia Ferreira de Lemos,tambem de Santo Tirso e hoje a viverem na Foz do Douro.
É tudoo que posso informar .Cumprimentos do TEXMEL

Resposta

Link directo:

RE: Família Buisel

#98659 | GonzagaRibeiro | 26 ago 2005 21:23 | Em resposta a: #98569

Porque a primeira não estava inserida na sala correcta: "Familias".
Abraço,
FGR

Resposta

Link directo:

RE: Família Buisel

#98663 | GonzagaRibeiro | 26 ago 2005 22:58 | Em resposta a: #98634

Obrigado pela informação.
Realmente, soube que o Mário Buisel já faleceu e hoje existe o filho também com o mesmo nome e que mora em Birre - Cascais.
Há uns 60 anos atrás a equipe do Futebol Estoril Praia era formada pelos "Buiseis" e pelos "Gonzagas Ribeiros".
Cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Buisel

#98689 | JBdeS | 27 ago 2005 13:28 | Em resposta a: #98663

Caro Filipe Gonzaga Ribeiro,

Nos anos 30/40 houve uma actriz de teatro Julia ou Julieta Buisel.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Família Buisel

#98714 | melisa | 27 ago 2005 20:10 | Em resposta a: #98689

Caros Filipe Gonzaga Ribeiro e José Berquó de Seabra

Morador em Portimão foi o professor José Buísel, que aliás dá o nome a uma escola do ensino básico (2,3).

Com origem nesta região temos a Júlia Buísel que segundo sei nunca foi actriz, mas sim anotadora nos primórdios da nossa televião e depois com Manuel de Oliveira e mais tarde também guionista.
Também com origem nesta região temos a Júlia Barroso, cantora nos aos 40,50 do século passado.

Quem foi actriz, do teatro Nacional D.Maria nos anos 40 , foi a Dr Maria de Jesus Barroso, quem embora nascida fora do concelho de Portimão aqui tem as suas raízes familiares.

Acho que será da conjunção destas três pessoas que surge a confusão.

Melhores cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

Família Buisel

#98717 | victorferreira | 27 ago 2005 21:01 | Em resposta a: #98552

Caro confrade,
Tem alguma relação familiar com os Buísel?
É que eu conheço pelo menos uma família de alguma forma relacionada com esse apelido em Cascais / Birre. Um dos meus filhos foi colega de turma de uma jovem desse apelido.
Cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Família Buisel

#98719 | JBdeS | 27 ago 2005 23:02 | Em resposta a: #98714

Cara M. Elisa,

Agradeço as suas informações. Júlia Buísel entrou em várias peças de teatro, existem programas que o comprovam. Foi com certeza, segundo me diz, mais importante como anotadora e guionista. Desconhecia essa faceta.
Mas não a confundi com a antiga actriz Maria Barroso, mulher do antigo Presidente Mário Soares. Desconhecia as origens algarvias de ambas, assim como da cantora Júlia Barroso.

Os meus melhores cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Família Buisel

#98720 | melisa | 27 ago 2005 23:17 | Em resposta a: #98719

Caro José Berquó de Seabra

Claro que me fio apenas na memória relativamente à Julia Buísel, pois lembro-me ainda de ver o seu nome como anotadora da TV em muitos programas, e como era conhecida da minha mãe...

Relativamente à Dra Maria Barroso pertence aos Barrosos tratados neste Fórum no tópico Barrosos da Mexilheira Grande e Lagoa

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Família Buisel

#98729 | GonzagaRibeiro | 28 ago 2005 03:21 | Em resposta a: #98717

Caro Victor Ferreira

A minha relação com os Buisel é que sou casado com uma.
Essa jovem que o seu filho foi colega deve ser uma das primas de minha mulher que vivem em Birre, filhas do Mário Buisel.
Cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Buisel

#98772 | texmel | 29 ago 2005 03:03 | Em resposta a: #98729

Caro VIctor Ferreira
Por acaso a sua esposa nunca ouviu falar, que na sua mocidade, o avô Mário
Buisel vivendo em Santo Tirso frequentou lá a instrução primária e era aparentado pelo lado materno com a fmilia Lemos? Foi meu colega na primária
isto há mais de 70 anos !!!!!
Espero que me confirme o que digo,pois será para mim grande satisfação.
Cumprimentos afectuosos de José Luiz Teixeira de Melo

Resposta

Link directo:

RE: Família Buisel

#98774 | texmel | 29 ago 2005 03:10 | Em resposta a: #98729

Peço desculpa ao Vctor Ferreia.

A minha menssagem ere para o Filipe Gonzaga ,a quem tambem espero ne desculpe.
Desculpas do Texmel para ambos.

Resposta

Link directo:

Família Buisel

#98780 | victorferreira | 29 ago 2005 09:17 | Em resposta a: #98729

Caro Filipe G. R.,
O meu filho Miguel e a Matilde (Buísel) têm dezasseis anos. De facto conheci o pai da Matilde (de que não me recordo o nome) numa das festas de anos do meu filho, e fui levá-lo duas ou três vezes a Birre. Pessoas extremamente simpáticas. Ao que me parece, na casa de Birre moram os avós.
Os meus cumprimentos.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Buisel

#98796 | GonzagaRibeiro | 30 ago 2005 01:52 | Em resposta a: #98780

Caro Victor Ferreira

Realmente a Matilde é filha do Mário Buisel (primo direito da minha mulher) e neta do também Mário Buisel (tio já falecido da minha mulher). Nessa casa em Birre mora agora a avó da Matilde.
Cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Buisel

#98798 | tito sousa | 30 ago 2005 02:44 | Em resposta a: #98796

Caros Victor Ferreira e Filipe Gonzaga Ribeiro

Conheço relativamente bem a Matilde Buisel visto que a minha irmã andou com ela na mesma turma nos salesianos do estoril, estando também na mesma turma que o Miguel Ferreira. Gostaria só de saber especificamente o interesse que o caro confrade Filipe Gonzaga Ribeiro demonstra ter por esta família que, como já disse, é "sua" por afinidade.
Cumprimentos,
Francisco Franco de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Buisel

#98805 | LGR | 30 ago 2005 09:25 | Em resposta a: #98798

Caro Francisco de Sousa

Embora a sua mensagem não seja dirigida à minha pessoa, não posso deixar de comentar que é muito fácil ver porque que o confrade Filipe G.R. tem interesse em saber mais dados a respeito da Familia Buisel.
Ora, se ele é casado com uma Buisel, nada mais normal que ele ( e sua mulher ) tenham interesse em recolher o máximo de dados possiveis. Como disse - e bem - o confrade Filipe tem um grau de parentesco " por afinidade" mas a sua mulher, como é óbvio - tem um grau de parentesco directo, certo??

Cumprimentos,
Luis Nuno Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Buisel

#98849 | vbriteiros | 30 ago 2005 17:51 | Em resposta a: #98805

Caro Confrade.
Pode ainda acrescentar o Pedro Buisel, que era de Portimão e gerente da minha conta bancária "in illo tempore".
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Buisel

#98878 | tito sousa | 30 ago 2005 22:50 | Em resposta a: #98805

Caro Luis Nuno Gonzaga Ribeiro

A minha pergunta talvez tenha sido mal feita, eu apenas quis saber específicamente as informações que o caro confrade Filipe G.R. gostaria de obter relativamente a esta família para, se conseguisse, o poder ajudar na sua pesquisa. Claro que percebo a razão pela qual quer obter informações sobre os Buisel, mas em mais concreto.......

com os meus sinceros cumprimentos
Fracisco Franco de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Buisel

#98880 | LGR | 30 ago 2005 23:03 | Em resposta a: #98878

Caro Francisco F. de Sousa

OK, talvez tenha sido eu que não entendi bem o "espirito" da sua pergunta, mas agora está tudo claro.

Muito obrigado pelo seu desempenho nesta tentativa de ajudar.

1 abraço,
Luis Nuno Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 17:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen