Condes da Castanheira

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

Condes da Castanheira

#9862 | zamot | 27 set 2001 16:47

Verifico que por falta de descendencia da 7ª Condessa da Castanheira, o titulo reverteu para a coroa. Agradeço que me informem como é que entretanto este passa para o 8º Conde D. sebastião Telles da Gama - 3º Conde de Cascais

Obrigado

José Tomáz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Condes da Castanheira

#9865 | LCM | 27 set 2001 17:03 | Em resposta a: #9862

Caro Zé Tomaz,

Segundo o "Anuário da Nobreza de Portugal" (vol.I, p.324) e a "Nobreza de Portugal e do Brasil" (vol. II, p.496) o título foi concedido a por decreto do D. Carlos de 2-12-1906, a D. Sebastião Teles da Gama, filho dos Condes de Cascais e neto paterno dos Marqueses de Niza, em cuja Casa estava a representação do título de Conde da Castanheira, entre outros.
Espero ter ajudado.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Condes da Castanheira

#9866 | LCM | 27 set 2001 17:05 | Em resposta a: #9865

Peço desculpa mas falta a palavra "Rei" antes de D. Carlos, ficando "...decreto do Rei D. Carlos...". As "gralhas" não nos largam mas há que corrigir as deste tipo, para manter os respeito.

Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Condes da Castanheira

#9880 | zamot | 27 set 2001 20:49 | Em resposta a: #9866

Caro Lourenço,

Como sempre uma enciclopédia. Obrigado

Zé Tomáz

Resposta

Link directo:

RE: Condes da Castanheira

#185514 | lbecari | 20 fev 2008 17:00 | Em resposta a: #9862

Senhor José Tomáz,

Procurando o pai de meu bisavô, que foi--segundo minha tataravó, seus filhos e uma neta que viu a pessoa do conde várias vezes-- filho bastardo do Conde de Castro Daire, recebi resposta da embaixada de Portugal na França com uma fotocópia de um livro de brasões que dizia ser o TIO de sebastião Teles da Gama, Tomás Francisco Maria Pedro Antonio Teles da Gama Castro Ataíde Noronha Silveira e Sousa, o representante "dos títulos de Marquês de Niza e de Cascais, de Conde de Monsanto, de Castanheira e de Castro Daire". Como este título chegou em posse de Sebastião é um mistério, uma vez que Tomás teve descendência--José Xavier, seu filho, veio a ser herdeiro da Casa, sendo o "10º Marques de Niza, 16º conde da Vidigueira, 11º conde de Unhão, etc" e consta que esse José era o legítimo representante do título de Castanheira e Castro Daire. A informação acima se encontra em:
"A Descendência Portuguesa de El Rei D. João II" de Fernando de Castro da Silva Canedo, página 112 do volume II.

Não sei explicar a confusão, e tenho também nos meus arquivos que Sebastião foi mesmo Conde da Castanheira, mas é um mistério pra mim. Se por ventura descobrir, ficarei grata se me contar. Mesmo por que, segundo a informação que tenho, o único capaz de ser o pai de meu bisavô (que nasceu em 1894) e era maduro o suficiente para ter seduzido uma camareira de hotel(minha tataravó), era o Tomás, tio do Sebastião. Se ele não era o real representante do título, então talvez ele não seja, de fato, o pai do meu bisavô, e esta é uma informação muito importante para as minhas pesquisas.

Se não me engano, a representação da castanheira e Castro daire acabou caindo na de cascais por meio de linhas femininas( Barbara Isabel de Lara e etc-- se me lembro bem), fazendo alguns retrocessos ao longo do caminho, o que dificulta bastante. Eu sabia dessa história toda, mas não me lembro mais. Se descobrir nos meus papéis, volto a me comunicar. De qualquer maneira, espero que essa informação complemente em algum modo a sua procura. Se souber de algo sobre essa confusão, se importaria de me comunicar suas descobertas?

Muito obrigada e os melhores Cumprimentos,
Luiza Becari

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 jun 2024, 02:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen