Pe. José de Almeida prior da Ig.do Campo Grande?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Pe. José de Almeida prior da Ig.do Campo Grande?

#98778 | luis262 | 29 ago 2005 08:02

Caros participantes:

Procuro dados sobre o Pe. José de Almeida nascido em Arganil, Cerdeira, c. de 1825 e que segundo creio , veio a ser prior da Igreja do Campo Grande, em Lisboa por volta de 1870.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pe. José de Almeida prior da Ig.do Campo Grande?

#98926 | luis262 | 31 ago 2005 11:04 | Em resposta a: #98778

Renovação de pedido.
Luis Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pe. José de Almeida prior da Ig.do Campo Grande?

#98975 | JASP | 31 ago 2005 16:30 | Em resposta a: #98778

Caro Luís Piçarra

Apesar de hoje pertencer a Lisboa, entre 1852 e 1886 a freguesia do Campo Grande pertenceu ao concelho dos Olivais. Segundo os documentos existentes no Arquivo Municipal de Loures, neste período era pároco da igreja do Campo Grande o padre João Crisóstomo Luís Pereira. Nas restantes freguesias do concelho dos Olivais não encontrei referência à pessoa que procura.

Se necessitar de mais esclarecimentos estou ao dispôr.

Cumprimentos
Jorge Afonso
(jorge.afonso@mail.pt)
Arquivo Municipal de Loures

Resposta

Link directo:

RE: Pe. José de Almeida prior da Ig.do Campo Grande?

#99028 | luis262 | 31 ago 2005 23:10 | Em resposta a: #98975

Caro Jorge Afonso:

Obrigado pela sua importante informação.
Essa hipótese, que me tinham mencionado, fica excluída, o que é um avanço.
O Pe. José de Almeida terá pois sido prior de uma outra Igreja em Lisboa.
A época é que será efectivamente essa, uma vez que as suas fihas, que eram gémeas, nasceram em Cerdeira em 1863, e ainda eram crianças quando se viu obrigado a vir para Lisboa, onde o facto de ter de cuidar da família, passava mais facilmente despercebido.

Vou pois tentar informar-me melhor sobre o assunto.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pe. José de Almeida prior da Ig.do Campo Grand

#101081 | JCALD | 21 set 2005 23:02 | Em resposta a: #98778

Caro Luís Piçarra:

Tenho seguido este seu tópico e outros com ele relacionados, pois também investigo as famílias dessa região.

O seu antepassado Pe. José de Almeida vem mencionado no livro «João Brandão», da autoria do Dr. J. M. Dias Ferrão (Porto, 1928), nas páginas 484 até 530.
Caso não possua o livro ou não tenha possibilidade de o consultar, queira informar-me para jcaldarrobavizzavipontopt e far-lhe-ei chegar fotocópias dessas páginas.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Pe. José de Almeida prior da Ig.do Campo Grand

#101588 | luis262 | 27 set 2005 22:29 | Em resposta a: #101081

Caro José Caldeira:

Estou realmente muito interessado no livro e enviei-lhe uma mensagem para o endereço que indicou.
Tenho no entanto receio que tenha havido algum problema, pois houve uns dias emque o meu mail não estava " grande coisa". Neste momento, parece que já está tudo bem.Sem o querer estar a maçar, não quero deixar de lhe agradecer a sua disponibilidade . Pode contactar-me para picarras23@clix.pt.
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pe. José de Almeida prior da Ig.do Campo Grand

#101595 | luis262 | 28 set 2005 00:05 | Em resposta a: #101588

Caro josé Caldeira:

Na continuação da resposta: caso não lhe seja possível contactar-me através desse endreço, poderá fazê-lo através de luispicarra25arrobasapopontopt
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pe. José de Almeida prior da Ig.do Campo Grand

#101599 | JCALD | 28 set 2005 00:55 | Em resposta a: #101588

Caro Luís Piçarra:

Recebi a sua mensagem e tratei imediatamente de fotocopiar as páginas do livro.
No entanto, como a carta ficou muito volumosa, precisei de ir à estação dos correios para pesar e só hoje me foi possível fazê-lo. Penso que amanhã deve estar a recebê-la acompanhada por uma carta onde lhe dou mais alguns esclarecimentos.
Gostaria de saber a sua opinião, aqui no forum ou, se preferir, pelo e-mail.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Pe. José de Almeida prior da Ig.do Campo Grand

#101841 | luis262 | 30 set 2005 18:45 | Em resposta a: #101599

Caro José Caldeira:

Achei extremamente interessante a leitura das fotocópias das páginas do livro " João Brandão" que me enviou, pois para além das referências ao papel do meu trisavô Pe. José de Almeida (ou José Fernandes de Almeida) que era para mim desconhecido e das perspectivas a nível da minha investigação genealógica, trata-se de uma preciosidade no campo da descrição do panorama da época, que retrata de forma muito viva.
Para lhe dizer o que penso, posso resumir afirmando que, pelas páginas que li, trata-se uma obra que merecia ser reeditada.
Quanto ao que eu conhacia àcerca desse meu trisavô A puco se resumia:
Vivia maritalmente couma prima sua, minha tisavó, Antónia de Almeida cujos ascendentes penso que já conhece, pois o que sei deles consta de uma certidão de nascimento que possuo e está editado nas páginas do GENEA. Tiveram duas filhas gémeas, Maria Adelaide de Almeida que casou, em Lisboa, com Juan António Ramil Fernandes ( ou Ramil Fernandes Pardo), nascido em San Martin de Lanzós, Villalba, Lugo e falecido em Lisboa, todos também na base de dados
Quanto à outra irmã , Maria Alexandrina de Almeida, ( que na página que tem aqui é, por lapso , chamada de Alexandina...) casou com Francisco António Lopes de quem teve por sua vez ,Maria Eugénia Lopes, n. cerca de 1905 , prima de minha avô e que eu cheguei a conhecer e pelo menos outra filha de cujo nome não me rcordo.
Casou Maria Eugénia Lopes com João Guilherme de Meneses Ferreira, com geração, que em grande parte conheci e conhaço.
Viviam, pelo menos até finais dos anos cinquenta, numa casa da R. Joaquim António de Aguiar, do lado direito de quem desce quase ao chegar à Rotunda.
Mas voltando ao padre José de Almeida oque se sabia, era que pelo facto de viver na Cerdeira com a prima , foi chamado ao bispo que o intimou a deixar a mulher e as filhas, o que recusou.
Terá sido então colocado numa paróquia lisboeta- diz-se que na do Campo Grande- , quando as filhas ainda eram crianças.
Quanto à minha bisavó, Maria Adelaide, viveu na Avenida da Liberdade no 2º andar de um pédri, onde até há pouco tempo a Ordem dos Médicos e que era e ainda é conhecido pela "casa dos bicos" por a parte de cima da cantaria das janelas formar um ângulo agudo.
Eram primas, não sei como de Mariano Cirilo de Carvalho, que foi ministro da Fazenda e outros cargos desempenhou, nos ultimos anos da monarquia, e que possuía uma casa grande, na Rotunda do Marquês, onde mais tarde seria a sede da "Obra das Mães", até à sua demolição.A família reunia-se muita vez nessa casa e por sinal foi lá, que a minha a minha bisavó, já então viúva, se refugiou com as filhas (na Rotunda!) no 5 de Outubro de 1910.
E depois deste "naco" de história lisboeta, voltando à Cerdeira, é curioso que o padre que baptizou Antónia de Almeida( Ribeiro) assinava José de Abranches Suares (assim com "u"), e o padrinho de baptismo de minha bisavó Maria Adelaide, foi António Suares, casado, proprietário, natural da Cedeira. Seriam estes familiares de um António Soares Abranches , que é mencoinado no livro?
Conheci tambem umas primas Almeidas , que tinham casa em Algés e que eram parentes, ou mesmo descendentes do meu trisavô. O filho de uma delas foimeu colega em Arquitectura , mas vive actualmente na Suécia onde é professor na Universidade de Upssala, se não estou em erro. Foi ele uma das pessoas que falou na existência de uma ligação qualquer com o João Brandão e na magnífica Biblioteca que o Pe Almeida possuía.

Isto já vai longo e vou ter de interromper, mas alguns nomes que constam m do livro e me parece ter qualquer coisa sobre eles
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pe. José de Almeida prior da Ig.do Campo Grand

#101854 | luis262 | 30 set 2005 21:07 | Em resposta a: #101841

Caro José Caldeira:

Peço que me desculpe pelas "gralhas" que impunemente saltitam ao longo da minha mensagem...
A razão da sua exisência, inútil e incómoda , é simples de explicar: nunca gostei de teclados ( sou mesmo daqueles "nabos " que escreve só com um dedo!) e quando não tenho tempo de rever o que escrevi, como há pouco aconteceu, resultam coisas quase ilegíveis.
Posto isto, queria acrescentar o seguinte: na certidão de nascimento da filha mais velha da minha bisavó, Maria José de Almeida Ramil n. em Lisboa, São José a 5.10.1888, foi padrinho de baptismo José Mendes de Vasconcelos Guimarães, menor e madrinha sua mãe Dona Maria José Mendes de Vasconcelos Guimarães. Será que têm aguma coisa a ver com os Vasconcelos da Cerdeira?

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 03:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen