Famílias de Cerdeira, Arganil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias de Cerdeira, Arganil

#98845 | luis262 | 30 ago 2005 16:57

Caros participantes do fórum:

Procuro informações sobre famílias de Cerdeira, concelho de Arganil, entre elas ALMEIDA, RIBEIRO e RITTA ( esta última de Anceriz).

Tenho alguns elementos que podem sevir de base a esta pesquisa:

Maria Adelaide de Almeida, n. em Arganil, Cerdeira em 16.09.1863 e + Cascais Parede a 06.09.1935 c.c. José Ramil Fernandes, ( que tb. assinou José Ramil Fernandes Pardo), nascido em Espanha, Villalba, S.Martin a 3.5.1862 e + Lisboa S.José em 7.9.1898, com geração. Filha de:

Antónia Almeida n. em Arganil, Cerveira a 14.12.1829 , solteira e de seu primo o Padre José de Almeida, n. em Arganil, Cerdeira c. 1830. com geração.
(Desta união nasceu tb. uma irmã gémea de Maria Adelaide acima mencionada, cujo nome não tnho presente, que viria a casar ,c.g.)

Nota: O Padre José de Almeida foi na altura aconselhado a não viver com a mãe dos suas filhas e com estas. Chamado à presença do seu bispo, declarou que não podia abandonar a família. Foi então " transferido " para a Igreja do Campo Grande, em Lisboa, onde foi prior. Tinha uma importante biblioteca que viria e ser herdada por descendentes seus.
Antónia de Almeida era filha de:
José Ribeiro neta paterna de Manuel Ribeiro tb n. de de Cerdeira e de Mariana Ritta nascida em Anceriz, na Quinta da Ribeira das Casas e materna de António de Almeida e de Luiza Maria, n. de Pardieiros, freguesia da Benfeita.

Acrescento :

Benjamim José de Almeida, ao que julgo, natural de Arganil Cerdeira n. cerca de 1890 casado com Rosa Dias Freire. Tiveram:

João Luís Freire de Almeida, n. em Lisboa S.José a 18.11.1919 e + em Lisboa, Campo Grande a 10.9.1992.
Foi Oficial do Exército, para além de diversos cargos de comando,nomeadamente durante a guerra em África. Foi Professor do Colégio Militar. Passou à reserva quando ocupava o posto de coronel.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cerdeira, Arganil

#98888 | luis262 | 30 ago 2005 23:44 | Em resposta a: #98845

Adenda:

Por lapso não mencionei a mãe de Antónia de Almeida n. cerca de 1805 em Arganil, Cerdeira.
LP

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cerdeira, Arganil

#99234 | luis262 | 03 set 2005 00:08 | Em resposta a: #98888

Renovação de pedido.
LP

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cerdeira, Arganil

#107602 | luis262 | 18 dez 2005 16:26 | Em resposta a: #98845

Adenda:
O Pe. José de Almeida , que também se assinou José Fernandes de Almeida, nasceu cerca de 1832 e, era filho de José de Almeida e de Maria Fernandes. Uma vez que há notícia de viver alternadamente na Cerdeira e na Moura, Avô, ( actualmente concelho de Oliveira do Hospital ), pode significar que um dos seus progenitores fosse natural dessa localidade.

Antónia de Almeida também é referida como Antónia Ribeiro, ou Antónia de Almeida Ribeiro.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cerdeira, Arganil

#107603 | luis262 | 18 dez 2005 16:52 | Em resposta a: #107602

Adenda II:

-O Pe. José Fernandes de Almeida, veio para Lisboa ficando como pároco de uma Igreja da cidade, mas não se confirma que fosse a do Campo Grande, não tendo eu ainda conseguido apurar qual.

- A outra filha deste e de Antónia de Almeida Ribeiro , ( e irmã gémea de Maria Adelaide de Almeida ), chamava-se Maria Alexandrina de Almeida, casou com Francisco António Lopes também natural de Arganil, Cerdeira.
Tiveram Eugénia de Almeida Lopes ,que casou com João Guilherme de Menezes Ferreira nascido em Lisboa, Mártires, a 29.10.1889, com geração.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cerdeira, Arganil

#107605 | luis262 | 18 dez 2005 18:38 | Em resposta a: #107603

Adenda III:

O já referido Coronel João Luís Freire de Almeida, conforme certidão de nascimento passada pela 6ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa,assento nº 829 de 1919, era filho de Benjamim José de Almeida e de sua mulher D.Rosa Dias Freire, ambos de trinta anos de idade, neto paterno de Luís José de Almeida e D. Maria dos Prazeres de Almeida e materno de José Dias Freire e D. Maria da Conceição Rodrigues.
Foram padrinhos (os já mencionados neste tópico) João Guilherme de Menezes Ferreira, Capitão de Infantaria e sua mulher Maria Eugénia Lopes.
Casou pela primeira vez com Natália da Ponte Carvalho Pascoal, c.g. e depois do falecimento desta c. D. Maria Cecília Filgueiras.

Fico a aguardar contribuições sobre ascendentes ou familiares das pessoas que referi nestas intervenções, ou de outras com ligações ou naturais de Cerdeira, Arganil.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cerdeira, Arganil

#107797 | luis262 | 21 dez 2005 23:47 | Em resposta a: #107605

Renovação de pedido.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cerdeira, Arganil

#316895 | MFMG | 09 nov 2012 02:22 | Em resposta a: #107797

Caro Luís Piçarra

Tenho alguns antepassados da freguesia de Cerdeira, Arganil, a saber:

Mariana de Abrantes *22.03.1676 Sto. António de Cerdeira, Arganil (tif:159 - M-1), filha de Manuel de Costa e de Cecília de Abrantes. Segundo o registo de batismo de Mariana, os pais são moradores em Cerdeira.
Não consegui encontrar este casamento em Cerdeira.

Mariana de Abrantes casou aos 15.08.1701 em Coja, Arganil, com Manuel Nunes (tif:147 - M-2).
Deste casamento nasceu Ana Roiz Abrantes * 03.08.1704 em Coja (fl.80 - Tif: 230 - M-2).

Mariana teve uma irmã Maria que se casou aos 27.09.1702 em Coja com Pedro Nunes filho do Reverendissimo Padre António Nunes e de Maria Domingas, solteira. (Ainda não encontrei o nascimento dessa Maria).

Mariana Casou 2ª vez a 01.09.1711 com António Rodrigues Catatau em Coja (tif:111 - M-2) e casou 3ª vez aos 31.12.1732 com Bernardo Antunes em Coja (fl. 5 - tif: 5).

É o que tenho de antepassados em Cerdeira já encontrados.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cerdeira, Arganil

#316931 | JCALD | 10 nov 2012 01:28 | Em resposta a: #316895

Caro Miguel Gonçalves:

Nos meus apontamentos tenho o casamento de Manuel da Costa, ou melhor Manuel da Costa Fatela (n. Folques), em Vila Cova de Sub-Avô a 9-2-1673 com Cecília de Abranches (n. Vinhó, freg.ª de Vila Cova). O casamento não tem filiações.
O mesmo acontece com o segundo casamento de Manuel da Costa Fatela (Coja 25-3-1678) com Iria Cardoso n. Coja. Deste casamento também houve geração.
Fatela foi um apelido usado em Arganil e em Folques, certamente de origem gentílica. No caso de Folques os vários Costas Fatelas aparecem ligados aos Costas Leitões.
As filhas de Manuel da Costa Fatela e Cecília de Abranches, Maria e Mariana, vêm referidas nos respectivos casamentos como naturais de Coja. Já vimos pela sua investigação que a Mariana nasceu na Cerdeira e a Maria também não deve ter nascido em Coja, apenas para lá foram morar quando o pai lá casou segunda vez.
Tenho também um apontamento que diz que Manuel da Costa Fatela morreu a 14-4-1706, presumo que em Coja.
Estes meus apontamentos estão um pouco confusos e há muito que não lhes mexia, mas servirão como pistas.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cerdeira, Arganil

#316936 | MFMG | 10 nov 2012 03:57 | Em resposta a: #316931

Caro José Caldeira

Agradeço a sua atenção e as suas informações.

Penso que estamos a falar das mesmas pessoas. Estive a rever o registo do casamento de maria (filha de Manuel da Costa e de Cecilia de Abrantes, que não sei se é Abranches?) e esta Cecília era natural de Vinhó, Vila Cova, o que confere com as suas informações.

Encontrei o óbito da Cecília aos 11.10.1677 em Cerdeira (M1-FL.24- TIF:263), o que vem comprovar a sua teoria da ida de Manuel da Costa de Cerdeira para Coja onde relamente casou 2ª vez com Iria Cardoso.

No entanto quem morreu aos 14.4.1706 (M2- TIF:50 - Coja) foi a Iria Cradoso e não o Manuel da Costa.

Sobre a Maria, irmã da mariana, não encontrei o seu batismo entre 1673 (data do casamento de seus pais) e 1677 (data da morte da sua mãe) em Coja, Folques, Vila Cova e Cerdeira. Onde ela terá nascido continuará a ser uma ingógnita.

Grato pelas suas informações.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cerdeira, Arganil

#316968 | joão reis | 10 nov 2012 17:17 | Em resposta a: #316936

Caro Miguel Gonçalves (e também meu caríssimo Primo Zé Caldeira)


Eu descendo da Maria de Abranches que casa em Coja com o citado Pedro Nunes, como já tive oportunidade de comentar com o primo Zé Caldeira.
A Cecília de Abranches de Vinhó, será com toda a certeza a Cecília, bp. em Vila Cova de Sub-Avô em 22/11/1642, filha de Manuel de Abranches e Maria Antunes (presentes em Raízes da Beira, no tit. de Abranches de Vila Cova). Tenho certa esta filiação, pois percorrido os registos paroquiais de Vila Cova, lendo os registos de baptismo de 1632 a 1657 (para que a Cecília tenha à data de casamento entre 16 e 41 anos) apenas encontrei uma outra Cecília, em 1650, filha de Miguel fernandes e Maria Jácome, de Vila Cova, que não sendo de Vinhó e não tendo qualquer pai com o apelido Abranches, não me parece que seja a nossa Cecília. Sendo que a outra para além de ser de Vinhó, é filha de um Abranches, não tenho qualquer dúvida da sua identidade.
Se não tiver acesso à referida obra peça os dados da ascendência da Cecília aqui no fórum. Eu identifico-a como sendo a Cecília, presente no Vol I, pag 159, tit. de Abranches de Vila Cova de Sub-Avô, §5).

Com os melhores cumprimentos (para o primo Zé Caldeira um grande abraço)


João Reis Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cerdeira, Arganil

#316973 | JCALD | 10 nov 2012 18:30 | Em resposta a: #316968

Caro Primo João Caldeira:

Mais um parentesco.
Eu descendo da Maria de Abranches n,º 5, mais ou menos a meio da página 152, que não faleceu solteira a 27-11-1688, mas casou-se em Folques e foi morar para o Casal de São Pedro, dando origem a todos os Abranches de Arganil, São Pedro, Sarzedo, Secarias, etc. Hoje o apelido subsiste na forma Abrantes, fenómeno frequente na região.
Gostei de saber de mais este parentesco.

Um grande abraço,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cerdeira, Arganil

#317091 | Rui Santos Bernardes | 12 nov 2012 09:44 | Em resposta a: #316973

Caro confrade José Caldeira

Terá por acaso elementos referentes à ascendència de Domingos Antunes e Maria Quaresma, pais de Helena Quaresma(do Pisão), casada a 5/5/1696 com Manuel Garcia o Moço?

Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cerdeira, Arganil

#317147 | MFMG | 12 nov 2012 20:56 | Em resposta a: #316968

Agradeço aos dois primos José e João Caldeira, pelas informações prestadas.

Sobre os ascendentes da Cecília de Abranches, existente no livro "Raízes da Beira" gostaria de saber se algum dos confrades o possui, pois eu não o tenho, e se me poderiam dar as informações aí constantes (não querendo abusar da vossa boa vontade).

Mais uma vez muito obrigado.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cerdeira, Arganil

#317164 | JCALD | 13 nov 2012 00:38 | Em resposta a: #317091

Caro Rui Bernardes:

Conforme já lhe disse noutro tópico, não tenho mais informações sobre estas pessoas.
Se alguma vez deparar com outros, certamente que os colocarei aqui.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cerdeira, Arganil

#317165 | JCALD | 13 nov 2012 00:42 | Em resposta a: #317147

Caro Primo Miguel Gonçalves:

Escreva-me para o meu endereço electrónico jcald arroba vizzavi ponto pt
Verei o que posso fornecer-lhe.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Cerdeira, Arganil

#317237 | Rui Santos Bernardes | 14 nov 2012 18:02 | Em resposta a: #317164

Caro confrade José Caldeira


Desculpe a insistência, mas não tinha percebido que não tinha mais informações sobre o referido casal.


Cumprimentos
Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 15:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen