Família Gonçalves na ilha da Madeira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Gonçalves na ilha da Madeira

#98848 | Adelino | 30 ago 2005 17:35

Ficaria agradecido em saber quais foram os primeiros Gonçalves a chegar à ilha da Madeira e de que zona do continente português eram provinientes!

Visto que a ilha da Madeira era despovoada antes da sua descoberta nos princípios do século 16, quando é que os Gonçalves vieram para a ilha?

Agardecia que alguém me esclarecece sobre esta questão.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves na ilha da Madeira

#158228 | carmobrazao | 03 jun 2007 15:02 | Em resposta a: #98848

Eu também sou Gonçalves. Omeu avô Francisco sales Gonçalves era de Camara de Lobos, casou com Maria Sara de Jesus da Freguesia da Camacha.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves na ilha da Madeira

#158263 | salen | 03 jun 2007 22:14 | Em resposta a: #98848

1. Como deve saber das aulas de História do Secundário (nem me passa pela cabeça que não se estude isto, mas da maneira que vai o ‘ensino’, nunca se sabe …), quem tem os méritos do descobrimento do arquipélago entre 1418 e 1420 são nada mais nada menos que um senhor Tristão Vaz Teixeira (no Porto Santo), um Perestrelo (na Madeira) e um senhor ... João Gonçalves (em ambas), que segundo uns, por ser meio vesgo ou cego de um olho, tinha por alcunha 'o Zarco' (que quer dizer 'zarolho'), ou segundo outros, é porque teria olhos azuis. Diz-se que seria neto de João Afonso, Vedor da Fazenda de D. João I: a seguir os patronímicos o pai poderia ter-se chamado Gonçalo Anes. A base do Genea não pensa assim: o pai seria Gonçalo Esteves e o avô seria um Estêvão Pires, e mete-lhes a todos um “Zarco” pelos nomes acima (ou abaixo, como queira).
2. A julgar pela historinha acima, a resposta à sua pergunta seria: ora viva! todos os Gonçalves da Madeira seriam descendentes do João! Era bom era. Nem sequer todos os seus filhos receberam ‘Gonçalves’, e nenhum era ‘Zarco’ (gaD): um leva com Rodrigues e outra com um Abreu (era assim: os apelidos ‘flutuavam’ muito);
3. Gonçalves é um patronímico muito comum e não era por essa época (em geral) um apelido de família. João Gonçalves era Gonçalves porque o seu pai se chamava 'Gonçalo'; se fosse Rodrigo era Rodrigues, etc. Deveria haver uma data de marinheiros nessa esquadra e dezenas que escalavam a Madeira a seguir que tinham o patronímico Gonçalves, em primeiro lugar sem ter nada a ver uns com os outros, em segundo, que não o passaram para filhos, que levariam o seu patronímico diferente;
4. Ponho as mãozinhas no fogo se alguém algum dia descobrir – para além do que já se sabe – quantos mais Gonçalves foram pioneiros do povoamento e que fixaram o patronímico como apelido;
5. Dito isto, o que pode fazer é fazer a sua pesquisa, avançando até haver livros paroquiais.
Cumprimentos. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves na ilha da Madeira

#197251 | NeGiVini | 20 mai 2008 16:17 | Em resposta a: #158263

Procuro por familiares:
João Gonçalves Ribeiro casado com Ludovina Cândida de Jesus.
Manuel Fernandes Rochinha casado com Maria Augusta Martins.
Se alguem souber algo, por favor me comunique.

Resposta

Link directo:

Madeira

#197286 | salen | 20 mai 2008 18:42 | Em resposta a: #197251

Então procure 'a sério' no site do Arquivo Histórico Regional da Madeira, onde constam muitos registo (não 'todos', mas muitos) de baptismo, matrimónio e óbito.
Convém é ter uma ideia da janela temporal: que século? que intervalo de anos?
Está comunicado.

Resposta

Link directo:

RE: Madeira

#197348 | NeGiVini | 21 mai 2008 00:23 | Em resposta a: #197286

Nao consigo ver óbitos, somente matrimonio e batismo, assim mesmo nao consigo achar .
Joao Gonçalves Ribeiro e Ludovina Cândida de Jesus.
Manuel Fernandes Rochinha e Maria Augusta Martins.

Resposta

Link directo:

Madeira

#197453 | salen | 21 mai 2008 19:50 | Em resposta a: #197348

Se não consegue achar é porque os registo que procura estão fora dos limites temporais e espaciais que constam no site.
Recordo-lhe:
"...
Pesquisa de casamentos: Estão disponíveis os registos de todas as freguesias do Arquipélago da Madeira até 1911, num total de 166.585 registos.

Pesquisa de baptismos: Estão disponíveis todos os registos de Baptismos do Porto Santo até 1911, freguesias de São Martinho (1860 a 1911), Santo António (1894 a 1910), São Roque (1860 a 1911), Monte (1894 a 1911), Sé, São Pedro e Santa Luzia (1894 a 1911), num total de 45.171 registos.

Pesquisa de passaportes: Estão disponíveis os registos de 1872 a 1910, num total de 35.686 registos.
..."

Fora disso, escreva para o AHRM e exponha os seus dados. Aliás, os registos estão todos em livros publicados pelo Governo Regional. É só comprá-los ou pedir a pesquisa no Arquivo.

Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Madeira

#197459 | salen | 21 mai 2008 20:12 | Em resposta a: #197348

Há uma Ludovina Cândida cc José (e não 'João') Gonçalves Ribeiro, no Faial, em 1851, lvº 740 f. 179.
Pode ser erro de leitura J ou Jº lido como José ou João. O 'Jesus' pode ter sido omitido no registo. A data faz sentido?
VF

Resposta

Link directo:

RE: Madeira

#197468 | NeGiVini | 21 mai 2008 22:24 | Em resposta a: #197459

Pois eh!, tbm achei essa ludovina, mas preciso de dados mais concretos, vou pesquisar melhor talvez em outro site.
Obrigada pela informaçao.

Resposta

Link directo:

RE: Madeira

#197470 | NeGiVini | 21 mai 2008 22:25 | Em resposta a: #197453

Eh isso mesmo!
Obrigada pela informaçao!

Resposta

Link directo:

'sites'

#197475 | salen | 21 mai 2008 22:52 | Em resposta a: #197468

Cara confreira,
Não se fie em que uma pesquisa deste tipo encontra dados em sites: não encontra.
Para Portugal (e para a maior parte do mundo), o AHRM junto com uma ou outra excepção, não passam disso mesmo: excepções.
Os dados estão nos livros. Os livros não estão tdos nem de perto nem de longe informatizados ou digitalizados. É preciso mexer neles, «fisicamente».
Isso frustra um bocado os desejos de pesquisa 'por telecomando', mas é um facto incontornável.
Sendo os que procura da Madeira (e ainda não os situou no tempo ...) haveria maiores hipóteses de encontrá-los no site. Não os encontra. Dificilmente os encontrará em outro lugar senão nos livros.

Há uma outra possibilidade: a organização americana mais conhecida por 'os mórmons'. Vá ao site do familysearch, a uma sede local, mande vir os microfilmes se eles os tiverem, e veja no que dá.
Boa sorte. VF

Resposta

Link directo:

RE: 'sites'

#197494 | NeGiVini | 22 mai 2008 01:54 | Em resposta a: #197475

Estou muito agradecida pela sua ajuda.
Vou procurar pelos "Mormons" sim.
Lendo suas mensagens tenho na lembrança. a maneira que meus avós falavam, fico muito feliz!
Muito obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: 'sites'

#197574 | salen | 22 mai 2008 20:33 | Em resposta a: #197494

Cara participante (ainda não identificada, coisa que fica mal neste Forum!)
Sem qualquer espécie de falsa modéstia, digo-lhe com amizzade que fico contente de saber que os seus avós falavam bem a língua que deu origem ao mundo lusófono.
E que graças a Deus essa língu rica e vincada é o Português, original, que evolui sim senhores, mas dentro da sua 'originalidade', entendida como 'fonte', 'origem'.
Perdoe-me alargar-me no tema, mas estamos numa fase de aprovação de uma coisa chamada 'Acordo Ortográfico' que por estas bandas tem sido tudo menos 'acordo', e com o qual eu manifestamente não desenvolvi simpatias, bem pelo contrário.
Se o seu comentário foi um elogio aos seus avós, então fico eu muito mais contente.
Sempre disponível para dar o meu palpite de amador, e com os melhores cumprimentos,
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: 'sites'

#197750 | NeGiVini | 23 mai 2008 23:28 | Em resposta a: #197574

Oi Victor,
Sou Maria Georgina Mungo Ribeiro Zamberlan , moro no Brasil, em Presidente Prudente -Sp.
Eu fico feliz em ser descendente de portugueses, mesmo porque carrego em minha genética muitos traços portugueses tanto é que, algumas pessoa me chamam de "Protuguesa", apesar de ser neta de italianos e calabreses, mas o sangue portugues falou mais alto.
Sou casada à 29 anos e muito feliz, tenho tres filhos maravilhosos, todos formados cuidando de suas proprias vidas, louvo a Deus todo instante. Tenho uma filha casada mas num sou vovó ainda.
Também sou muito grata pela educaçao que tive por ter tido avós exemplares, tanto do lado materno como que do lado paterno e pais maravilhosos.
Teci elogois aos meus avós sim.
Um abraço e fique com Deus!

Resposta

Link directo:

RE: 'sites'

#197752 | salen | 23 mai 2008 23:45 | Em resposta a: #197750

Cara Maria Georgina Ribeiro,
Afinadas as concordâncias, partilhados os valores e feitas as apresentações, reitero os desejos do melhor sucesso nas suas pesquisas.
Caso tenha dúvidas ou bloqueios, volte a este seu tópico (não abra outro) e pergunte.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

Família Gonçalves na ilha da Madeira

#436779 | jandersonlg | 03 out 2021 10:55 | Em resposta a: #98848

Olá, acabei de descobrir meu bisavô, Manuel Gonçalves, falecido em 17/06/1939 em Santos-SP, estou procurando mais informações, alguém pode ajudar, por gentileza? Agradeço

Resposta

Link directo:

Família Gonçalves na ilha da Madeira

#436783 | Jorge Resende | 03 out 2021 14:51 | Em resposta a: #98848

Janderson, se pede ajuda, tem de dizer que tipo de informações necessita!!!!
O referido era português? Se sim , de onde, quando nasceu, etc...
Tem de ajudar isso sim com mais informação vinda de si, ajude-se, ajudando quem poderá ajudar!

Resposta

Link directo:

Família Gonçalves na ilha da Madeira

#436784 | jandersonlg | 03 out 2021 17:52 | Em resposta a: #436783

Rsrs, claro, ele foi da ilha da madeira para Santos-SP...estou procurando mais informações...

Resposta

Link directo:

Família Gonçalves na ilha da Madeira

#436785 | Jorge Resende | 03 out 2021 18:06 | Em resposta a: #98848

Tem o assento de óbito dele? Morreu com que idade? Casou com quem e onde e quando? Tem algum documento sobre ele???? É que o nome dele é tão sujeito a surgirem homónimos que se torna dificil
ajuda!!!!!

Resposta

Link directo:

Família Gonçalves na ilha da Madeira

#436790 | jandersonlg | 03 out 2021 20:44 | Em resposta a: #436785

Exato, por isso estou iniciando a busca, ainda não tenho o documento do óbito, casou em Santos SP, com Luiza de Jesus, falecida em 1937

Resposta

Link directo:

Família Gonçalves na ilha da Madeira

#436795 | Jorge Resende | 03 out 2021 22:12 | Em resposta a: #98848

Se alguns nomes trouxer, sempre que possível que sejam nomes completos para facilitar pesquisa

Resposta

Link directo:

Família Gonçalves na ilha da Madeira

#436797 | mila1000 | 04 out 2021 13:11 | Em resposta a: #98848

Janderson,


Se Manuel casou com Luiza, creio que você sabe o nome dos pais dele. Se quer que lhe ajudem, tem que colocar nome dos pais, ano de nascimento.

Volte ao tópico com mais informações.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 08:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen