Soromenho (Benafim-Alte)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Soromenho (Benafim-Alte)

#98854 | henrique1968 | 30 ago 2005 18:22

meu nome é vitor manuel silva henrique e o meu avó, já falecido chamava-se manuel soromenho e nasceu na freguesia de alte. Ainda tenho um tio-avó vivo ou seja irmão do meu avó que se chama francisco soromenho. Eu não herdei este apelido vai-se lá saber porque mas uma das minha tias, irmã da minha mãe e já falecida chamava-se maria da conceiçao soromenho bernardo. Já os filhos do meu tio avó francisco continuam a ter este apelido. Toda esta descendencia está ligada as freguesias de alte e benafim no algarve. Gostaria de saber noticias de alguem que me possa ajudar a encontrar mais descendentes desta minha familia.

Resposta

Link directo:

RE: soromenho(benafim-alte)

#98863 | LGR | 30 ago 2005 19:22 | Em resposta a: #98854

Tenho uma prima que foi casada com um António Manuel Alves Soromenho que, infelizmente, faleceu a uns 4 anos.

Sei que eles moraram muito tempo em África ( Moçambique ) e voltaram para Portugal em 1975.

Boa sorte na sua pesquisa,
Luis Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Benafim-Alte)

#98875 | henrique1968 | 30 ago 2005 21:13 | Em resposta a: #98854

obrigado pela dica luis foste bem atencioso por acaso nao sabes em que zona de portugal mora esse antonio que esta casado com a tua prima?se souberes agradecia .

um abraço

vitor henrique

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Benafim-Alte)

#98885 | LGR | 30 ago 2005 23:17 | Em resposta a: #98875

Caro Vitor

Como eu lhe disse, o António Manuel Alves Soromenho faleceu há uns 3 anos mas a mulher dele, minha prima, Maria Luisa Silva Gonzaga Ribeiro mora em Lisboa, na Rua Artilharia 1 - salvo erro - mas passa a vida num apartamento que tem em cascais, logo na entrada perto do antigo cinema S. José.

Vou tentar descobrir o telefone e passo para si.

Cumprimentos,
Luis Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Benafim-Alte)

#98935 | henrique1968 | 31 ago 2005 12:25 | Em resposta a: #98885

obrigado pela colaboração é sempre bom tentarmos encontrar familiares que não conhecemos quem sabe o consiga.

Um abraço para si luis

vitor henrique

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Benafim-Alte)

#98970 | GonzagaRibeiro | 31 ago 2005 15:46 | Em resposta a: #98885

Caro Luís
Lamento informá-lo mas a sua prima Maria Luíza faleceu há 2 anos estando sepultada na Arruda dos Vinhos.
Cumprimentos,
FGR

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Benafim-Alte)

#98971 | LGR | 31 ago 2005 15:50 | Em resposta a: #98970

Caro Vitor Henrique

Apesar de ambos terem falecido, existe um "filho adoptivo" que foi criado com eles desde criança.

Se quiser, poderemos ver o contacto dele e enviar para si.

Cumprimentos,
LGR

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Benafim-Alte)

#111927 | jcteixeira | 13 fev 2006 00:30 | Em resposta a: #98854

Caro Henrique

Existe uma família Soromenho em Castro-Marim. Sei que alguns descendentes vieram para Lisboa com o apelido Soromenho Rocha.

Melhores cumprimentos,
José Carlos Teixeira.

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Benafim-Alte)

#253101 | Pedro_Eu | 13 abr 2010 20:30 | Em resposta a: #111927

Sim são Soromenho Rocha

Mas também vieram só Soromenho - como eu vindo do meu pai

E sim vieram de Castro Marim , mais concretamente da Minhhã Avó Soromenho e do Meu avô Rocha

Estou a verificar a proveniência dos Soromenho de Castro Marim

O Rocha vem do meu Avô Manuel José Fernandes Rocha e vem de Monchique

Atentamente

Pedro Soromenho

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Benafim-Alte)

#253114 | Genea Portugal | 13 abr 2010 23:30 | Em resposta a: #253101

Caro Pedro Soromenho,

Também descendo de Soromenhos de Castro Marim.
Os meus vieram para Lisboa no princípio do séc. XIX : http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=22040

Cumprimentos,

Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Benafim-Alte)

#253131 | Pedro_Eu | 14 abr 2010 10:34 | Em resposta a: #253114

Bom dia Marcos

Pode ser que na minha pesquisa se venha a cruzar alguma informação.

vamos a ver ainda estou no início, mas toda a ajuda e informação é Importante

Atentamente

Pedro Soromenho

Resposta

Link directo:

RE: Mimoso Soromenho de Castro Marim

#253134 | marsousa | 14 abr 2010 12:02 | Em resposta a: #253101

Caro Pedro Soromenho

Respondo neste tópico por ter menos mensagens do que o dos Soromenho de Sesimbra em que refere descender da família Mimoso Soromenho de Castro Marim.
A ser assim grande parte da ascendência está estudada e perfeitamente documentada.
No tópico que eu refiro anteriormente estão muitas informações mas com tantas mensagens é natural que se perca um pouco.

Descendo dos Mimoso de Castro Marim e tenho antepassados comuns com os Soromenho, antes de se ligarem aos Mimoso. Sou portanto várias vezes sua parente.
Creio que o posso ajudar. Para tal precisava de saber alguns nomes/datas dos seus Mimoso Soromenho para os enquadrar.

Poderá responder para o Fórum o que é uma vantagem para os muitos frequentadores que aqui podem colher preciosas informações o que, como espero, irá ser o seu caso.
Também poderá contactar-me para o endereço que uso para a Genealogia
nellsousaarrobahotmailpontocom

Cumprimentos da prima
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Mimoso Soromenho de Castro Marim

#253135 | Pedro_Eu | 14 abr 2010 12:10 | Em resposta a: #253134

Bom Dia D. Maria Manuela

Aparentemente a minha pesquisa está praticamente efectuada e vai me ser mais fácil saber as minhas origens e da Família Soromenho.

Logo á Noite já coloco a informação que tenho sobre o meu Bisavô sobre seu pai e depois receber a informação de que tem.

Atentamente

Pedro Soromenho

Resposta

Link directo:

RE: Mimoso Soromenho de Castro Marim

#253177 | Pedro_Eu | 15 abr 2010 12:58 | Em resposta a: #253135

Bom dia Coloco então a informação que tenho

João Manuel Mimoso Soromenho (10-11-1884 / 14-04-1964) - Meu Bisavô
Casou com
Joaquina Margarida Alfarrobinha (01-06-1890 / 21-04-1978)

Filhos
João Manuel Alfarrobinha Soromenho (22-02-1924 / 17-01-1987)
Casado com
Maria Julia Mendes (22-07-1924)
* Filhos
e
Maria dos Ramos Alfarrobinha Soromenho (09-04-1922)
Casada com
Manuel José Fernandes Rocha ( 07-06-1920 / 09-04-2003) - Familia de Monchique

Netos:
Filhos de João Manuel Alfarrobinha Soromenho e Maria Julia Mendes

João José Mendes Soromenho (02-09-1946 / 30-12-2009)
Casado sem filhos

Julio Manuel Mendes Soromenho (24-02-1950 / 24-04-2000) - Meu Pai
casado com
Margarida Maria Soromenho Fernandes Rocha ( 15-05-1950) - Minha Mãe - Meus pais são Primos Irmãos

Maria Margarida Soromenho Fernandes Rocha ( 18-01-1950)
Casada e com 1 Filho

Netos:
Filhos de Maria dos Ramos Alfarrobinha Soromenho e Manuel José Fernandes Rocha

João Manuel Soromenho Fernandes Rocha ( 21-08-1948)
Casado e com 2 Filhos

Margarida Maria Soromenho Fernandes Rocha ( 15-05-1950 ) - Minha Mãe
Casada e com 2 Filhos

Eugénio José Fernandes Rocha ( 08-04-1951 )
Casado e com 2 Filhos

Maria Teresa Soromenho Fernandes Rocha ( 22-01-1955)
casada com 2 filhos

Maria de Fátima Soromenho Fernandes Rocha ( 17-07-1958 )
Casada com 1 Filho

Maria do Rosário Soromenho Fernandes Rocha (01-05-1960)
Casada sem Filhos

e

Maria Isabel Soromenho Fernandes Rocha (21-10-1964)
Sem filhos

Atentamente

Pedro Soromenho

Resposta

Link directo:

RE: Mimoso Soromenho de Castro Marim

#253196 | marsousa | 15 abr 2010 18:14 | Em resposta a: #253177

Caro Pedro Soromenho

Muito agradeço as suas informações.

Quanto à sua bisavó, não conheço a ascendência.

Em relação ao seu bisavô, tenho na minha base de dados os nomes de vários Mimoso Soromenho da geração anterior.
Um deles será certamente o pai do seu bisavô. Se me indicar o nome dele poderei confirmar a ascendência.

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Benafim-Alte)

#253317 | tiagosoromenho | 18 abr 2010 18:10 | Em resposta a: #98854

Eu chamo-me Tiago Soromenho de Almeida Pereira...e nao faço ideia da origem da familia Soromenho...
Se me puderem ajudar..

Obrigado

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Benafim-Alte)

#253434 | Pedro_Eu | 20 abr 2010 18:24 | Em resposta a: #253317

Boa tarde

Conforme já lhe salientado o pai do meu Bisavó era o também João Manuel Mimoso Soromenho.

Atentamente

Pedro Soromenho

Resposta

Link directo:

RE: Mimoso Soromenho de Castro Marim

#253477 | marsousa | 21 abr 2010 10:54 | Em resposta a: #253434

Caro Pedro Soromenho


Na minha base de dados tenho o seguinte registo:

Casamento a 15.10.1883 em Castro Marim:

JOÃO MANUEL MIMOSO SOROMENHO n. 19.12.1858 Odeleite, filho de João Manuel Álvaro Soromenho, de Odeleite e D. Catarina Cândida Nogueira Mimoso, de Castro Marim

Com

TOMÁSIA DA CONCEIÇÃO E SILVA n. 1860/1861 Castro Marim, filha de João da Silva e Isabel Maria, ambos de Castro Marim

Na base de dados do Geneall já estão os pais de João Manuel Mimoso Soromenho (filho) mas o pai, João Manuel Álvaro Soromenho, aparece apenas como João Manuel Soromenho. Se clicar no link abaixo verá que ele é filho de outro João Manuel Álvaro Soromenho e poderá ir descobrindo muitos outros antepassados e parentes.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1046443

Há lá mais antepassados mas não está feita a ligação pois faltam algumas gerações.

No que diz respeito a D. Catarina Cândida Nogueira Mimoso,

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1043547

estão muito mais antepassados, embora haja ramos em que já houve mais desenvolvimentos. Esses e muitas outras informações sobre a família Nogueira Mimoso de Faro, de que descendemos, aparecem, por exemplo, num artigo de que sou co-autora, no nº 22 da revista “Raízes e Memórias”, da Associação Portuguesa de Genealogia.

Refere-se à ascendência de D. Bárbara Joaquina de Sequeira Mimoso, trisavó de Fernando Pessoa. D. Bárbara Joaquina era irmã do nosso antepassado António José Nogueira Mimoso (seu 7º avô e meu 6º avô), tio e padrinho de baptismo de Joana, bisavó do Poeta de quem somos, portanto, parentes.

D. Catarina Cândida Nogueira Mimoso, sua 4ª avó, é minha tia-trisavó pois D. Amália Rita Nogueira Mimoso, minha trisavó, é irmã dela.

João Manuel Álvaro Soromenho, seu antepassado, também é meu parente pois tinha antepassados comuns com a esposa várias gerações atrás (dos que ainda não estão ligados no Geneall, como lhe disse). Por outro lado volta a ser meu parente por ter antepassados comuns com a minha quarta avó D. Ana dos Mártires Nunes Correia, mãe de António de Sousa Faísca, marido de D. Amália Rita.

Voltando ao casamento que indiquei no início desta mensagem, gostava que confirmasse ser o dos pais do seu bisavô. (Para além dele o casal acima teve pelo menos mais cinco filhos, cujos nomes colocarei oportunamente.)

Poderá então, por intermédio deles, ficar ligado às gerações mais antigas que estão no Geneall, uma vez que o Pedro e os seus antepassados que indicou na mensagem de 15 de Abril já lá estão.


Cumprimentos da parente
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Benafim-Alte)

#253581 | jcteixeira | 23 abr 2010 14:11 | Em resposta a: #253101

Viva Pedro,

Conheço a tua Mãe e os teus tios embora já não os veja à alguns anos. A tua Bisavó Joaquina Margarida Alfarrobinha era afilhada da minha Bisavó Materna Mariana da Encarnação Pereira Nogueira e a tua Avó Maria dos Ramos Alfarrobinha Soromenho é afilhada da minha Avó Materna Rita dos Mártires Pereira Nogueira (já falecida). A minha Mãe Mariana Nogueira Antunes Costa da Silva Teixeira fez o Liceu em Faro e quando veio para a Faculdade em Lisboa ficou a viver em casa dos teus Avós, primeiro na Miguel Bombarda e depois no Restelo.

Passei alguns Verões de férias em Castro Marim com as tuas tias Belinha e Rosarinho, mais da minha idade. O Geninho e a tua Mãe Guidinha eram mais velhos. Lembro-me bem da tua Avó Maria dos Ramos e o do teu Avô Rocha, ... bons tempos.

Um abraço e beijinhos à tua Mãe meus e da minha Mãe Mariana.
José Carlos Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Mimoso Soromenho de Castro Marim

#253916 | Pedro_Eu | 29 abr 2010 11:01 | Em resposta a: #253477

Bom dia

Confirmo de que o casamento de que salienta é dos pais do meu bisavô.

Vamos lá ver se actualizam os dados que faltam.

Atentamente

Pedro Soromenho

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Benafim-Alte)

#254342 | Pedro_Eu | 07 mai 2010 11:02 | Em resposta a: #253581

Sr. José Carlos Teixeira

Só agora vi a mensagem que me deixou.

Como não recebo notificação de todas as mensagens colocadas passou despercebida.

Atentamente

Pedro Soromenho

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Benafim-Alte)

#255100 | marsousa | 22 mai 2010 16:57 | Em resposta a: #253434

Caro Pedro Soromenho

Com as indicações que me deu, verifiquei que sou parente do seu bisavô Soromenho por 5 casais que estão aqui no Geneall. São os primeiros antepassados comuns comigo de cada ramo:

Sebastião António Nogueira Mimoso e D. Maria da Encarnação Monteiro
José Rodrigues Mascarenhas e Catarina Lopes
Domingos Vaz e Maria Castilho
João Rodrigues Mascarenhas e Maria Fernandes
Miguel Rodrigues e Beatriz Correia

Todos são antepassados do meu avô paterno Mário Nogueira Mimoso e o último casal também da minha avó paterna Mariana Pires. Esta ainda não está ligada a esses antepassados no Geneall. Tenho vindo pouco a pouco a colocar os pais (e outros parentes) em vários ramos da família mas só posso continuar quando já estiverem colocados os anteriores e este processo leva meses.

Alguns dos que eu refiro também não estão ligados aos seus no Geneall mas vou esclarecê-lo sobre esse assunto.
Não sei se está familiarizado com a notação Sosa-Stradonitz.
Nessa notação, uma pessoa e os seus antepassados vão sendo numerados.
A pessoa em causa é o nº1, o pai, o nº2, a mãe, o nº 3. Vai-se duplicando o nº de cada pessoa para se saber o nº do pai. A mãe corresponde ao nº seguinte ao do pai. O avô paterno do nº 1 (pai do pai) será o nº4 e a avó paterna, o nº5, o avô materno, o nº6 e a avó materna o nº7 e assim sucessivamente.
Vou então colocar aqui nessa notação os nomes que conheço dos antepassados do seu quarto avô, João Manuel Álvaro Soromenho.

Primeira Geração

1. João Manuel Álvaro Soromenho
Cas. Castro Marim 30.01.1856 com D. Catarina Cândida Nogueira Mimoso

Segunda Geração

2. Cap. João Manuel Álvaro Soromenho n. São Bartolomeu, Castro Marim. Cas. Odeleite, Castro Marim 14.02.1810 com:
3. D. Maria Xavier de Brito Miranda n. Odeleite, Castro Marim 3.12.1782.

Terceira Geração

4. Cap. José Gomes Relego n. Castro Marim. Cas. Castro Marim 4.07.1790 com:
5. D. Maria Rita Joana Mascarenhas n. Castro Marim.

6. Cap. João Xavier de Brito Miranda n. Tavira 10.09.1746. Cas. 21.12. 1772 com:
7.D. Catarina Pereira n. Castro Marim.

Quarta Geração

8. José Gomes Relego n. Quinta do Sobral, Castro Marim 5.03.1747. Cas. Castro Marim 12.01.1767 com:
9. Joana Baptista Mascarenhas n. Castro Marim, 23.06.1734

10. Alf. Álvaro Pereira Soromenho de Orta n. Lagos. Cas. Castro Marim 13.01.1763 com :
11. D. Teresa Jacinta Mascarenhas n. Castro Marim.

12. Francisco Xavier de Brito Miranda n. Tavira. Cas. com:
13. Maria Freire de Lima n. Tavira.

14. Manuel Gonçalves n. Odeleite, Castro Marim. Cas. com:
15. Maria Pereira n. Odeleite, Castro Marim.

Quinta Geração

16. Cap. António Vaz Relego n. Lavajo, Castro Marim. Cas. Castro Marim 2.11.1740 com:
17. Maria Gomes n. Quinta do Sobral, Castro Marim

18. José Rodrigues Mascarenhas n. Castro Marim. Fal. (sep) Castro Marim 12.11.1761. Casou Castro Marim 14.08.1726 com:
19. Catarina Lopes n. Castro Marim, 12.02.1708 . Fal. (sep) Castro Marim 20.08.1762

20. Cap. Gaspar Soromenho de Orta n. Lagos. Cas. com:
21. Margarida Rodrigues dos Prazeres n. Marmelete, Monchique.

22. Domingos Martins Mascarenhas n. Castro Marim 7.05.1701 Cas. Castro Marim 13.08.1731 com:
23. D. Isabel Lopes n. Castro Marim 19.11.1702

24. Manuel da Costa de Brito Cas. com:
25. Catarina da Luz

26. João Pereira Faleiro Cas .com:
27. Isabel da Conceição

Sexta Geração

32. Domingos Vaz n. Lavajo, Castro Marim. Cas. com:
33. Maria Castilho n. Lavajo, Castro Marim. Fal. (sep) Lavajo, Castro Marim 14.11.1747

34. Luís Romeira n. Quinta do Sobral, Castro Marim. Cas. com:
35. Maria Gomes n. Azinhal, Castro Marim

36. João Rodrigues Mascarenhas n. Castro Marim. Cas. Castro Marim 28.06.1694 com:
37. Maria Fernandes n. (bap) Castro Marim 11.11.1674

38. Cristóvão Velho de Sarre n. (bap) Castro Marim 4.08.1674. Cas. Castro Marim 12.04.1706 com:
39. Águeda Lopes n. (bap) Castro Marim 13.02.1688

44. João Rodrigues Mascarenhas= nº 36
45. Maria Fernandes = nº 37

46. Domingos Lopes Sobrinho n. Castro Marim (bap) 14.10.1664. Cas. com:
47. Catarina Martins n. (bap) Castro Marim 14.06.1671

Sétima Geração

64. Francisco Relego Cas.com:
65. Maria Marques

72. Manuel Mascarenhas n. Castro Marim. Fal.14.03.1705. Cas.com:
73. Beatriz Jorge n. Castro Marim.

74. Domingos Martins da Costa n. Ayamonte, Espanha. Cas.com:
75. Ana Correia Fernandes n. Ayamonte, Espanha.

76. João Velho de Sarre n. Castro Marim. Cas.com:
77. Inês Rodrigues n. Castro Marim.

78. Fernando Anes n. Castro Marim. Cas. com:
79. Leonor Fernandes Jorge n. Castro Marim.

92. Luís Gonçalves Cas. com:
93. Maria Jorge

94. Francisco Gonçalves Cas. com:
95. Isabel Rodrigues

Oitava Geração

152. Cristóvão Velho de Sarre Cas. Castro Marim.29.10.1635 com:
153. Maria Pereira

186. Manuel Jorge Cas. com:
187. Catarina Lopes Fal. 3.09.1697

Nona Geração

304. Jorge Colaço Velho Cas. Castro Marim.13.02.1600 com:
305. Ana de Orta

306. Luís de Castro Cas. com:
307. Joana Pereira

Pode então verificar que alguns até estão no Geneall mas não estão ligados e outros nem lá estão como é o caso do último casal, Luís de Castro e Joana Pereira, também meus antepassados.

O apelido Soromenho aparece no nome do avô materno de João Manuel Álvaro Soromenho e do pai deste que são de Lagos (está em dois registos paroquiais). Mas João Manuel Álvaro Soromenho descende por varonia, isto é, por via masculina, de Francisco Relego e Maria Vaz, outros antepassados meus.

O túmulo de Domingos Martins Mascarenhas (nº 22) e da segunda mulher, D. Isabel Lopes, está no Revelim de Santo António em Castro Marim. Nunca o visitei. Domingos Martins Mascarenhas não é meu antepassado mas descendo, tal como D. Catarina Cândida Nogueira Mimoso, de um irmão dele, do qual o próprio João Manuel Álvaro Soromenho também descende, José Rodrigues Mascarenhas (nº 18). Pode ver que o nº 36 = nº 44 e o nº 37 = nº 45. São os pais dos irmãos Mascarenhas, José e Domingos.

Esta família Mascarenhas, a quem eu chamo Mascarenhas mareantes (para distinguir dos Figueiredo Mascarenhas de outro estatuto social indicadas como “das primeiras famílias da cidade de Faro”, também nossos antepassados) enriqueceu com a pesca. Domingos Martins Mascarenhas era considerado um homem rico. Um dos filhos do segundo casamento com D. Isabel Lopes era formado em Cânones pela Universidade de Coimbra e foi Familiar do Santo Ofício. Do primeiro casamento de Domingos Martins Mascarenhas, com Maria Marques, há descendência no Brasil.

Por falar em riqueza, dizia o Marquês de Fronteira, ao tempo Governador do Algarve, sobre Francisco Martins Coelho, nosso antepassados, que era “um dos homens ricos deste reino” (leia-se reino do Algarve). Casou em 1664 com Maria Fernandes Mestre. Tenho fotocópias das assinaturas de ambos. E nessa época era raro uma senhora assinar. Outro Francisco Martins Coelho, filho deles, é que vai casar com D. Luísa Maria de Figueiredo Mascarenhas, dos referidos Mascarenhas de Faro.

Na antiga Igreja da Misericórdia no Castelo de Castro Marim, na capela do Morgado instituído por outro Francisco Martins Coelho, pai do primeiro Francisco que referi, está uma lápide tumular onde pode ler-se “Sepultura de Diogo Gonçalves Coelho seus herdeiros 1628”. Este Diogo, pai do Instituidor do Morgado, é nosso antepassado: é meu 12º avô 2 vezes e seu 13º avô quatro vezes.

Creio que por agora já chega de informações. Se tiver dúvidas procurarei esclarecê-lo.
Se quiser pesquisar outros antepassados que sejam de Castro Marim ou de outra região diga. Pode ser que o possa ajudar.
Do Algarve tenho antepassados desde Sagres até Vila Real de Santo António. Mas “percorro” Portugal inteiro em termos de Genealogia, com excepção da Madeira onde não tenho notícia de ter qualquer antepassado.

Cumprimentos da prima
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 18:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen