Brasão (uso correcto)

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Brasão (uso correcto)

#99284 | GonzagaRibeiro | 03 set 2005 17:44

Prezados Confrades:

Em qual das mãos e em qual dos dedos é usual e praxe usar-se o anel brasão?
Meus cumprimentos
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Brasão (uso correcto)

#99289 | Diogo Taveira | 03 set 2005 18:39 | Em resposta a: #99284

Caro Gonzaga Ribeiro
penso que será na mão direita, dedo mindinho.
espero ter ajudado, mas não dou certezas de nada.
Os meus cumprimentos,
Diogo Taveira Teixeira e Silva Tapada

Resposta

Link directo:

RE: Brasão (uso correcto)

#99331 | GonzagaRibeiro | 04 set 2005 03:04 | Em resposta a: #99289

Caro Diogo Taveira
Usar o anel brasão no dedo mindinho é como eu também julgo que seja. Resta-me agora a dúvida sobre qual das mãos, pois eu julgo que seja na mão esquerda mas, tal como o confrade tembém afirma, eu não dou certezas de nada.
Os meus cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Brasão (uso correcto)

#99345 | melisa | 04 set 2005 13:10 | Em resposta a: #99331

Caro Filipe Gonzaga Ribeiro

Se o anel for de família o seu uso depende do dedo em que o mesmo caiba.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Brasão (uso correcto)

#99357 | feraguiar98 | 04 set 2005 17:45 | Em resposta a: #99331

Caro confrade,

Para além da notável e verdadeira asserção da confrade Maria Elisa - a quem o sexo feminino e a vivência rural conferiram um eminente sentido prático - acrescento apenas que conheço ambos os usos, no anelar e no mindinho mas, no primeiro sempre esquerdo e com a ponta do escudo para o interior (palma da mão) e no segundo mais vulgarmente no direito e com a ponta do escudo para fora.

Esta última posição, mindinho direito com a ponta para fora, era "de règle" nas senhoras pois, por cortesia, deviam apresentar o brasão de frente, quando dessem a mão a beijar.
Quando enviuvavam e herdavam o anel do marido - olvidando o pormenor de ser um escudo e não uma lisonja - e como bem observou a confrade Maria Elisa, usavam no dedo que coubesse.

Diria ainda que o tópico teria sido melhor chamado "uso mais tradicional" ou "uso mais corrente" pois não creio que se trate de correcto vs. incorrecto.

Melhores cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Brasão (uso correcto)

#99367 | LGR | 04 set 2005 21:11 | Em resposta a: #99357

Caros Fernando

Embora eu tb não posso garantir o dedo e mão correcta, o que tenho reparado nas fotografias de diversas pessoas brasonadas, é sempre ( ou quase ) na mão esquerda no dedo mindinho!

Estarei certo que manda a tradição se neste dedo/mão?

Cumprimentos,
Luis Nuno Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Brasão (uso correcto)

#99372 | feraguiar98 | 04 set 2005 22:04 | Em resposta a: #99367

Caro Luís Nuno,

Corrigindo a msg anterior.
Para homem está certo. Mindinho esquerdo como mais frequente, anelar esquerdo, menos frequente.
Para senhora nem tanto. Sobretudo em senhoras casadas e em meio social onde fosse corrente o cumprimento de beija-mão, creio que a mão direita era a mais frequente.

Sinceramente não sei se há tradição associada.
Parece-me contudo mais provável que mais do que tradição fosse uma moda coincidente com os primeiros tempos em que se começaram a usar anéis de brasão como forma de ostentação e que suspeito não sejam tempos muito remotos.

Não como moda, mas como símbolo de poder, os anéis foram usados em diversos dedos - todos com a possível excepção do polegar - e se imaginar uma utilização práctica como sinete, as melhores posições serão na mão direita - salvo para canhotos - no dedo médio ou no anelar mas com a ponta para fora ou seja, o contrário do uso actual e do passado recente.

Mas agora, eu próprio estou curioso e desejando a intervenção no tópico de alguém que saiba mais.

Cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Brasão (uso correcto)

#99381 | JCC | 04 set 2005 23:17 | Em resposta a: #99357

Caro Fernando Aguiar

Não creio que as viúvas herdassem o anel dos seus maridos já que quem teria direito a usar aquelas armas seria o seu filho mais velho. Por outro lado este anel teria certamente um escudo e às senhoras compete uma lisonja.

Enfim, é só um comentário que nada adianta a este tma...
Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Brasão (uso correcto)

#99453 | Avintes | 05 set 2005 20:16 | Em resposta a: #99284

Onde der mais jeito...

Resposta

Link directo:

Brasão (uso correcto)

#362058 | Josecampos | 02 out 2015 19:48 | Em resposta a: #99284

Se temos um dedo chamado ANELAR , não vejo qual a dúvida,
Quanto á mão é sempre a esquerda.

Por vezes o anel é herdado e serve onde serve .
- Mas isso é únicamente um desenrascanço!
José Campos e Sousa

Resposta

Link directo:

Brasão (uso correcto)

#373968 | alentem2 | 21 set 2016 18:19 | Em resposta a: #99284

Caros confrades,

Li, não sei onde, não encontrei a fonte, que o anel de brasão (excepto o de sinete, que normalmente é usado no dedo mindinho da mão esquerda) deve ser usado do dedo anelar da mão em que não estejam colocados outros anéis.
Só mais uma achega.
António Queiroz e Menezes

Resposta

Link directo:

Brasão (uso correcto)

#373981 | saintclair | 22 set 2016 14:49 | Em resposta a: #373968

-
Caro Confrade;
Tinha um certo interesse saber onde leu;
"Li, não sei onde, não encontrei a fonte,"!...
Aguardamos as suas notícias.
Saudações Genealógicas.
Sc.

Resposta

Link directo:

Brasão (uso correcto)

#410382 | maob55 | 11 dez 2018 20:08 | Em resposta a: #99284

Caros,

O Príncipe de Gales usa o anel do brasão de seu título no dedo mindinho da mão esquerda sobre sua aliança de casamento. Alguns de seus ancestrais e colaterais faziam o mesmo.

Na França, é possível ver exemplos como o de Hubert de Boüard, proprietário do Château Angélus, que usa a aliança no anular e o anel de brasão - ou chevalière, como o chamam os gauleses - no mindinho. Pessoalmente, julgo ser pouco estética essa opção.

A prática de voltar o brasão para a ponta dos dedos ou para o dorso da mão é francesa: no primeiro caso, o portador está "livre", solteiro; no segundo, comprometido. Como fazem chiste os próprios franceses, "era o Tinder antes de nosso tempo"...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 20:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen