Familia De Oliveira em Tras Os Montes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#99348 | silvia da costa | 04 set 2005 15:27

Eu Procuro todos as pessoas que tem o nome de Oliveira em tras os montes, porque a minha mae disse me que nos somos + ou - 200 familias a ter o mesmo nome e que apertencia a uma e so familia De oliveira e que somos todos primos, A minha mae é na "zona da lomba" no concelho de vinhais distrito de Bragança.

Resposta

Link directo:

RE: Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#99352 | Cordeiro | 04 set 2005 15:53 | Em resposta a: #99348

Muito simples entre neste site e depois escreva o nome oliveira
www.118.pt
Atenciosamente Cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#172653 | Janaina2007 | 13 nov 2007 15:31 | Em resposta a: #99352

Cara Silvia,

vc já encontrou seus parentes "De Oliveira"

Estou a procura de meu bisavô Firmo de Oliveira filho de josé de Oliveira e Joaquina de Jesus , veio para o Brasil em 1910. Era de Trás-os-Montes.

estarei no aguardo de seu contato.

abraço
Janaina

Resposta

Link directo:

RE: Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#172658 | Janaina2007 | 13 nov 2007 15:53 | Em resposta a: #172653

Alguem saberia me informar em que lugar de tras os montes é mais frequente o aparecimento "De Oliveira"

grata,
janaina

Resposta

Link directo:

RE: Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#219314 | ManuelaOliveira09 | 23 jan 2009 13:34 | Em resposta a: #99348

Cara Silvia

Eu sou descendente de uma família Oliveira de raiz transmontana, portanto fico feliz se me responder.

Meu pai, Mário Mesquita d´Oliveira,nasceu em Valverde da Gestosa, concelho de Mirandela, distrito de Bragança; emigrou para Moçambique/África Oriental com 19 anos ( 1929 ) e, mais tarde, aos 36, foi a Trás-os-Montes escolher noiva ( coisas daquele tempo ), que veio a ser minhamãe, Lucinda da Encarnação Miranda, de Torre de Dona Chama.

Tenho quase a certeza que minha família é das originais, portanto terei gosto em trocar mensagens consigo.

A minha vida também tem sido uma aventura. Moro há 32 anos no Brasil, onde exerço a minha profissão de Engenheira Portuária.

Cordiais saudações

Maria Manuela da Encarnação Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#219315 | ManuelaOliveira09 | 23 jan 2009 13:45 | Em resposta a: #172653

Cara Janaína

Sua tetravó chamava-se Joaquina de Jesus e era de Trás-os-Montes? A minha parece que também.
Seriam originários de Valverde da Gestosa, Mirandela.

Escreva-me, por favor! També ando á procura de meus antepassados e tenho parentes em São Paulo de que perdi a pista.

Cordiais saudações

Manuela

PS: também moro no Brasil, mas sou portuguesa.

Resposta

Link directo:

Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#348972 | pgermano.jr | 06 ago 2014 18:06 | Em resposta a: #99348

Pessoal,

Estou à procura de informações sobre meu bisavô Jose Bernardo de Oliveira. Segundo meu pai, ele dizia que era da região de Tras Os Montes. Imagino que ele tenha nascido entre 1890 e 1910. Também não sei dizer em que cidade ele nasceu ou foi batizado.

Ele veio para o Brasil no início do século passado. Os filhos dele já nasceram por aqui.

Qualquer informação será bem vinda.

Desde já agradeço.

Atc

Paulo Germano

Resposta

Link directo:

Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#445737 | Carla81 | 07 fev 2023 21:15 | Em resposta a: #99348

Olá a todos!
Minha avó e bisavó vem de Trás-os-Montes e elas tem de Oliveira no sobrenome. Estou a procura de mais informações sobre elas. Jurema de Oliveira Silva e Rosalina de Oliveira Silva. Se alguém puder me ajudar?

Agradeço

Resposta

Link directo:

Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#445746 | ADB | 08 fev 2023 01:03 | Em resposta a: #445737

Olá Carla

Que tal dar mais informações? Datas e locais de nascimento, casamento e óbito, nome dos pais e dos cônjuges. Data da chegada ao Brasil e com quem foram. Tem de colocar todas as informações e não só 2 nomes, não há milagres!

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#445750 | Carla81 | 08 fev 2023 17:44 | Em resposta a: #99348

Obrigada Felipe.

Então. Estou procurando informações da mãe(Jurema de Oliveira Silva) do meu pai,(Carlos Castilho de Oliveira Floriano) minha avó. Ela veio de Trás- os- Montes para o Rio de Janeiro, Niterói. Com a minha avó Jurema, vieram também minha bisavó Rosalina de Oliveira Silva (existe um problema com o sobrenome dela, pois na certidão do meu pai consta Rosalina Silva e Alcides Damasceno, como avos maternos) e suas 4 irmãs Diva de Oliveira Silva, Marly ou Marli de Oliveira Silva, Creuza de Oliveira Silva e Ineida de Oliveira Silva (a família não tem contato com nenhuma delas e os nomes delas podem ter mudado se elas casaram-se).

Minha família disse que minha avó chegou no Brasil com 10 anos mais ou menos e que ela a Jurema nasceu em 23-06-1936 em Portugal. Contaram também que minha bisavó deixou com o pai(Alcides Damasceno) um filho em Trás os Montes, que se estiver vivo tem mais de 80 ou 90 anos.

Minha avó faleceu em Niterói dia 29-06-2004. (não sei se a data está certa, mas é o que me disseram) Minha avó não se casou, mas constituiu família com meu avô José de Oliveira Floriano nascido em 8-03-1934 e também possuía o sobrenome Oliveira vindo de sua mãe que veio do nordeste. (ninguém lembra de onde) Minha avó teve meu pai Carlos Castilho de Oliveira Floriano, José de O. Floriano Filho, Selma Floriano Maciel (casada) Rosa de Oliveira Floriano, Paulo Cesar de O. Floriano.(faleceu). E outros que ela perdeu.

A família do meu pai, minhas tias, não conseguem encontrar certidão, ou qualquer documento sobre a minha avó.

Meu pai me contou que se lembra que sua avó Rosalina queria voltar para Trás os Montes e que ela e seu ex marido Alscides eram judeus. Daí eu pensei que por isso ela não queria mostrar o sobrenome dela nos documentos, mas as filhas que se naturalizaram brasileiras podiam ter. Pela a data aproximada da saída delas de Portugal a II guerra mundial tinha acabado de terminar e nós sabemos que eles pegavam todos os judeus que vissem.

Eu estive em Bragança, na região de Trás os Montes e me disseram que a maioria dos judeus desta região se concentram em Carção. Não tive mais tempo para pesquisar lá. Moro na Dinamarca, não estou sempre no Brasil.

Eu tenho uma árvore genealógica no familyseach também.

Se souberem de mais coisas ou puderem me ajudar nesta busca infinita, agradeço imensamente!

Atenciosamente,

Carla da Silva Floriano

Resposta

Link directo:

Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#445801 | ADB | 11 fev 2023 00:20 | Em resposta a: #445750

Olá Carla

O seu caso está difícil de resolver. Fiz uma pesquisa no Family Search mas lá só localizei o óbito de um filho da sua avó, Paulo César.

Vi lá a sua árvore e, na naturalidade da sua avó, está indicado Trás-os-Matos, Leiria. Mandei uma mensagem para a Conservatória de Pombal (esse é um lugar de uma freguesia do concelho de Pombal, distrito de Leiria) mas, entre 1931 e 1941 nada localizaram. Pergunto: porquê Trás-os-Matos, que é tão específico? Consta de algum documento? Mas afinal é Trás-os-Montes? E porquê Bragança e não Vila Real, ou até outro distrito?

Em termos de passaportes nada localizei mas, também não sei se os da década de 1940 estão descritos nos sites. O ideal era tentar descobrir a data exata da chegada ao Brasil. Não tem nenhum documento que mencione isso?

Entretanto, surgiu-me uma dúvida: será que a sua avó nasceu mesmo em Portugal? É que ela e as irmãs têm todas nomes brasileiros, não acha isso estranho? Não terão nascido no Brasil, vindo a Portugal e depois voltado definitivamente? Tem de explorar isso, caso não o tenha feito já. A não ser que algum dos pais fosse brasileiro e por esse motivo pusessem nomes brasileiros às filhas.

Se conseguir localizar o casamento de alguma dessas filhas (já sei que perderam o contato mas, algum documento devem ter, não?), indicará a naturalidade.

No nascimento do seu pai e tios, diz que a sua avó era portuguesa? Se sim, será esse informação fidedigna?

E o óbito da sua bisavó? Ela deve ter falecido no Brasil, certo? Talvez com a filiação dela (naturalidade em princípio não deve ajudar porque deve dizer Portugal) se possam efetuar mais pesquisas pelos nomes. Será que ela era só Silva e quem era Oliveira era o marido? Rosalina da Silva há muitas. É que no Google aparecem documentos brasileiros sobre um Alcides Damasceno de Oliveira e também fala de um Alcides Damasceno de Oliveira Júnior ... Será o seu bisavô e um filho dele? É uma hipótese.

Só com as informações que colocou aqui não vai ser fácil. Veja se tem ou se consegue documentos que contenham mais informações. Se conseguir colocá-los aqui, muito bem. Se desejar, pode enviar-mos por e-mail, é o mais que lhe posso fazer.

Fico a aguardar.

Filipe

Resposta

Link directo:

Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#445804 | mila1000 | 11 fev 2023 09:29 | Em resposta a: #99348

Carla,

Converse com seus familiares ,e, pergunte se Dilson Damasceno da Silva é parente.

Dilson damasceno da Silva, nascido em 28/5/1929 Niterói
filho de Alcides Damasceno da Silva ( filho de português) e Rosalina Oliveira da Silva brasileira
neto paterno Manuel da Silva e Maria de Jesus

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6GP9-XQ9?cc=1582573


Concordo com o confrade Filipe que os nomes Jurema, Creuza são brasileiros...


Mila

Resposta

Link directo:

Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#445808 | Carla81 | 11 fev 2023 14:27 | Em resposta a: #445801

Obrigada Felipe,

Mas meus bisavós eram portugueses, porque toda a minha família confirma isso. E minha avó e irmãs também. Não tenho dúvidas a essa questão. Isso já foi questionado. É exatamente como escrevi o que me contaram. A não ser que tudo esteja errado e que eles não sabem de nada.
Mas a minha família conta que minha avó não conhecia o pai, meu bisavô Alcides Damasceno.

Minha avó veio pro Brasil com mais ou menos 10 anos e não o conhecia e que o pai ficou com um irmão lá em Portugal.

Eu coloquei Trás os Matos pensando estar certo, que era o mesmo que Trás os Montes, logo quando comecei a pesquisar. Não conhecia bem o familysearch e tampouco que era outro lugar. Mas já tirei e coloquei a cidade certa Trás-os-Montes.

Mas sinceramente elas podem ter vindo de qualquer lugar em Portugal, porque só meu pai se recorda dessa estória. Diz ele que minha bisa Rosalina contou pra ele e vovó Jurema também, que era um lugar muito bonito cheio de plantações de uva. E minha bisa Rosalina queria voltar para sua terra, mas adoeceu e não deu.

Sobre o meu bisavô Alcides não sabemos nada. Somente que ele era português e que ficou com um menino em Portugal. Se ele veio pro Brasil ninguém sabe, porque ninguém nunca viu ele lá e minha bisavó Rosalina sempre esteve só, sem marido.
Já perguntei sobre documentos, mas minhas tias que tinham algo, não sabem aonde colocaram. Não acha nada. Vou continuar perguntando!

E também dizem que o sobrenome de Oliveira vem da mãe ou seja minha bisavó Rosalina. E que por isso o nome dela seria Rosalina de Oliveira Silva, como os nomes das filhas também. Tudo que tenho é a certidão do meu pai que mostra meus avós Jurema de Oliveira Silva e José de Oliveira Floriano. Meus bisavós maternos Alcides Damasceno e Rosalina Silva. Mas por que ela tirou o Oliveira do nome dela eu não sei.... O que sei é que todos dizem que Oliveira vem da minha bisavó.

Eu estou tentando localizar uma das irmãs da minha avó Jurema, mas ainda não consegui. Moro fora do Brasil. A única pista que tenho é que uma delas a Creusa morava ou mora em Charitas, Niterói.
Muito difícil mesmo... Vou continuar procurando...

Resposta

Link directo:

Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#445809 | Carla81 | 11 fev 2023 14:50 | Em resposta a: #445804

Obrigada Mila,

Não conhecem.

Resposta

Link directo:

Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#445810 | Carla81 | 11 fev 2023 14:57 | Em resposta a: #445801

E sim, este óbito é do meu tio Paulo. Está anexado a minha árvore.

Resposta

Link directo:

Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#445814 | ADB | 11 fev 2023 18:12 | Em resposta a: #445810

Olá Carla

Só disse que não conhecem esse Dilson ... Não leu com atenção o assento de nascimento? É claro que ele é irmão da sua avó e, a teoria da família de que os seus bisavós eram portugueses está efetivamente errada pois, são os dois brasileiros. Só os pais dele (avós paternos do Dilson) é que seriam portugueses.

Portanto, o que eu disse sobre a sua avó e irmãs está correto, são nomes tipicamente brasileiros e elas nasceram no Brasil. Mas, poderá ser que os seus bisavós tenham feito uma viagem a Portugal e a sua avó tenha nascido cá. Para já, o mais certo é ter sido no Brasil. É necessário procurar o nascimento dela e das irmãs que mencionou. Também se pode localizar o casamento dos pais, que foi no mesmo local. E não deve ser difícil de localizar porque esse Dilson deve ser o mais velho, já que a mãe tinha apenas 18 anos.

Filipe

Resposta

Link directo:

Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#445819 | ADB | 11 fev 2023 19:01 | Em resposta a: #445814

Carla

Irmãos (que aparecem na pesquisa por nomes, pode haver outros) da Rosalina: Maria Balbina de Oliveira Freziero, Albertina de Oliveira Figueiredo, João Manoel de Oliveira, Noemia Oliveira Motta. Há ainda outros irmãos, só por parte do pai, que depois de enviuvar teve, de Stella Maria da Silva, solteira, a Anselmo da Silva Oliveira, Almerindo e Walter da Silva, gémeos. E aparece também uma filha (Laurinda) dele com uma Francisca Maria da Silveira que, pela data, parece ser a mais velha, talvez filha de solteiro ou de um 1º casamento.

Infelizmente o assento da Rosalina não foi até ao momento indexado.

Como vê, a sua família tem muito que se lhe diga ...

Filipe

Resposta

Link directo:

Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#445822 | ADB | 11 fev 2023 19:41 | Em resposta a: #445819

Carla

Afinal Laurinda é legítima (talvez 1º casamento do pai). Encontrei num índice em que diz que é legítima.

Filipe

Resposta

Link directo:

Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#445828 | mila1000 | 12 fev 2023 00:35 | Em resposta a: #99348

No registo Dilson consta que Alcides casou com Rosalina na circunscriçao. Deve ser no Segundo distrito ou no Distrito S.João Batista em Niterói.

Resposta

Link directo:

Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#445829 | ADB | 12 fev 2023 00:46 | Em resposta a: #445828

Mila

Já lhe enviei mensagens (uma hoje) diretas para o e-mail e nunca me respondeu. Pode responder por favor?

Obrigado,

Filipe

Resposta

Link directo:

Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#445843 | Carla81 | 12 fev 2023 20:09 | Em resposta a: #445804

Obrigada Mila, por descobrir este parente. Muito interessante!

Resposta

Link directo:

Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#445844 | Carla81 | 12 fev 2023 20:22 | Em resposta a: #445819

Nossa... Quanta surpresa! Minha família entendeu tudo errado... Eu só tenho que agradecer a todos vocês por me ajudar tanto.

Vou pesquisar todos estes nomes e tentar descobrir mais. Afinal por que é tão difícil encontrar o registro da minha avó Jurema? Para entender porque me dizem que ela é portuguesa... Não faz sentido quando se tem um nome brasileiro.

E depois partir para a próxima pesquisa. O meu bisavô Barão de Goytacazes.

Resposta

Link directo:

Familia De Oliveira em Tras Os Montes

#445856 | ADB | 13 fev 2023 20:32 | Em resposta a: #445844

Pois é, o seu caso é semelhante a muitos outros, de brasileiros que dizem que o avô ou bisavô era português e depois prova-se que não era. No seu caso, talvez confusão por os pais dele serem portugueses, não sei. Mas daí a dizer que a esposa veio a Portugal, onde deixou um filho com o pai ... Até pode ser que pai tenha vindo para cá com algum filho mas, provar isso não será tão fácil.

Não está descartada a hipótese da sua avó ter nascido em Portugal. Os pais podem ter vindo cá em viagem e ela ter nascido cá. O que está provado é que pelo menos um irmão nasceu no Brasil e os pais eram ambos brasileiros e aí casaram. É fundamental localizar o casamento deles e, claro, o nascimento da sua avó. Quanto a ela, porque não localiza o óbito? Lá deve dizer de onde ela era natural. E o óbito é recente, não deve ser difícil localizar.

E a Rosalina (o marido não sei) deve ter falecido no Brasil. Seria interessante localizar o óbito dela.

Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 23:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen