Família Tato de Anta (antigo termo da Feira)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Tato de Anta (antigo termo da Feira)

#99380 | João Borges | 04 set 2005 23:13

Caros confrades

Gostaria de obter informações sobre esta família, que viveu em Anta (actualmente uma freguesia de Espinho) no séc. XIX. Procuro ascendentes e colateriais de Francisco Fernandes Tato c.c Joana Gomes Folha (ca. 1832) cujos descendentes se ramificaram em Matosinhos e depois no Porto.

cumprimentos
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#221936 | Júlio Pinto da Costa | 23 fev 2009 17:17 | Em resposta a: #99380

Um dos meus bisavós paternos chamava-se Manuel Fernandes Tato e foi casado com Emília Soares Figueiredo. Nasceu em Anta (Espinho), em 1884 e casou-se em Matosinhos, em 1904.
Era filho de Manuel Fernandes Gomes Tato e Maria Rodrigues, naturais e moradores em Anta (Espinho).
Alguém conhece os antepassados destes?

O meu bisavô tinha um irmão que também vivia em Matosinhos (ou Leça da Palmeira?), mas não sei o seu nome. Os seus filhos chamavam-se Rosa, Eponina, Manuel, Lança e Beatriz. E sobre este ramo, mais não sei.

Se me puderem ajudar, agradeço.

Cumprimentos

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#221944 | João Borges | 23 fev 2009 18:25 | Em resposta a: #221936

caro Júlio Pinto da Costa

Os nomes que refere são familiares da minha mulher Teresa Tato Brito. Os seus bisavós são bisavós também da Teresa! O ramo da Eponina é um dos ramos dos irmãos Tato que vieram para Matosinhos; ver http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1048065

Vou perguntar dados e informo-o. Já agora, tem alguma informação dos ascendentes tato do seu bisavô

cumprimentos,
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#221948 | Júlio Pinto da Costa | 23 fev 2009 19:07 | Em resposta a: #221944

Caro João Borges

Eis o que sei sobre os ascendentes de Manuel Fernandes Tato:
Pai: Manuel Fernandes Gomes Tato era natural de Anta (Espinho) e vivia na rua Vasco da Gama.

Mãe: Maria Rodrigues, natural da mesma freguesia.

Manuel Fernandes Tato casou com Emília Soares Figueiredo no dia 15/10/1904 na igreja de Matosinhos. Foram testemunhas: António Fernandes Tato (não sei qual a ligação), alfaiate; Adélia Rodrigues, costureira, ambos de Anta (Espinho - rua Vasco da Gama), e José da Silva Neves, empregado, morador em Matosinhos, na rua do Godinho. O Manuel F. Tato era carpinteiro e a Emília S. Figueiredo era costureira.

Sobre os ascendentes é tudo o que sei. Como estou de férias vou tentar (um dia destes)pesquisar no Arquivo Distrital de Aveiro.

Cumprimentos

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#221952 | João Borges | 23 fev 2009 19:26 | Em resposta a: #221948

caro Júlio Pinto da Costa

O pai do Manuel Fernandes Gomes Tato chamava-se Francisco Fernandes Tato, natural de Anta, e era casado com Joana Gomes Folha, de Matosinhos. Nada mais investiguei anteriormente.

Porque linha é que o Júlio descende? É um primo relativamente próximo da minha mulher! Tem mais dados do ramo Figueiredo?

cumprimentos,
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#221964 | Júlio Pinto da Costa | 23 fev 2009 21:05 | Em resposta a: #221952

Boa noite

Antes de mais deixe-me dizer-lhe que quase nada percebo de genealogia. Sei um pouco de história, mas apenas por curiosidade, já que esta não é a minha área.

A curiosidade leva-me ao ponto de tentar ligar os diferentes ramos Tato: os Tato Pinto da Costa (é o meu); os Tato Diogo; os tato Marinho; os Tato Leite; os Tato Fidalgo de Freitas, etc. Enfim, uma infinidade de Tatos.

Para além dos laços familiares, importa-me conhecer a história da família, as suas profissões, etc.

Postos estes considerandos e, desde já, agradecendo-lhe profundamente a sua ajuda, aqui vai de onde eu descendo.

Manuel Fernandes Tato e Emília Soares Figueiredo tiveram os seguintes filhos:
Maria; Francisco; João; Maurícia; Cândida; Alice.

Alice Fernandes Tato casou com Júlio Pinto da Costa. Tiveram três filhos: Eduardo; Maria Celeste; Manuel Fernandes Pinto da Costa (conhecido como Neca Tato). Este último, o mais velho e o único ainda vivo, casou com Maria Natália da Rocha Gomes. E foi só então que eu nasci (20/12/1954): Manuel Júlio da Rocha Pinto da Costa, para ser mais preciso. Depois nasceu a minha irmã, Maria Isabel. Por curiosidade, a minha mulher também descende da família Tato, se bem que de um ramo muito afastado, que ainda não pesquisei.

No que respeita aos Figueiredos, aqui vai o que sei.

Emília Soares Figueiredo é filha de Manuel Soares Figueiredo e Rosa Pereira Sanguedo. Ele, é filho de José Soares Figueiredo e Bernarda Marques da Silva. Ela, é filha de Manuel da Silva Fumega e Maria Pereira Sanguedo.

O José S. Figueiredo é filho de António Soares Figueiredo e de Delfina dos Santos. A Bernarda M. da Silva é filha de Manuel Ferreira Pedro e de Maria Marques da Silva.

E é tudo o que sei sobre os Figueiredo. Gostava de ligá-los ao compadre Figueiredo, meu antigo vizinho, pai da Margarida que foi casada com o meu grande amigo e professor Miguel Martins, mas ainda não cheguei lá.

Um abraço

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#222025 | João Borges | 24 fev 2009 11:50 | Em resposta a: #221964

caro Júlio

Podemos dizer que a linha da minha mulher são os "Tato Brito". Genealógicamente falando os Tato que menciona, descendem dos Fernandes Tato, ou seja, o "tronco" dos Tato que vieram de Anta para Matosinhos e aí se instalaram em finais do séc. XIX. Eu presumo que o apelido é oriundo de uma alcunha ou nome "absorvido" num evento pessoal do Francisco Tato pois no Arquivo de Aveiro não descurtinei qualquer outro ascendente com esse apelido. Contudo só vasculhando outras freguesias é que se pode ter uma certeza. Estes Tato eram tanoeiros (3 gerações consecutivas) e viveram em Anta, lugar de grande tradição em tanoaria.
Quando eu tiver mais informações sobre o ramo da sua prima Eponina, contacto-o por este site.

cumprimentos,
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#222026 | João Borges | 24 fev 2009 11:54 | Em resposta a: #222025

"Adenda": quando referi nome de Francisco Tato queria dizer Francisco Fernandes Tato (c.c. Joana Gomes Folha)!

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#222260 | Júlio Pinto da Costa | 26 fev 2009 21:48 | Em resposta a: #222026

Caro João Borges

Estive hoje no Arq. Dist. de Aveiro, mas pouco descobri. Investiguei, no que respeita a Tatos e Figueiredos, a freguesia de Anta. Copiei o assento de casamento de José Soares Figueiredo com Bernarda Marques (avós de Emília Soares Figueiredo). Eis o resultado: 28/10/1855; igreja de Anta; ele, filho de António Soares Figueiredo e Delfina Santos, ambos do lugra de Espinho (freg. de Anta); neto paterno de José Soares e Maria Ferreira; neto materno de Manuel de Oliveira Dias e Joaquina dos Santos. Ela, filha de Manuel Ferreira Pedro e Maria Marques da Silva, tb. do lugar de Espinho; neta paterna de António Ferreira Pedro e Joana Gomes; neta materna de Ventura Gomes e Maria Marques da Silva. Testemunhas: José Vieira da Silva e António Dias da Silva.

Tirando o acima exposto, descobri também alguns Sanguedo, mas ainda não os consigo ligar à Emília Soares Figueiredo. Em Ovra, descobri o casamento (14/1/1854) de um Francisco Fernandes Tato com Maria de Oliveira - também não consigo ligar aos Tato conhecidos.

Um abraço

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#222317 | João Borges | 27 fev 2009 12:01 | Em resposta a: #222260

caro Júlio

Há uma certidão de nascimento de um Manoel, filho de José Fernandes Gomes tato (irmão de manuel Fernandes Gomes tato, seu ascentral) que data de 16.9.1873, de Anta, em que foca o seu avô Francisco Fernandes Tato c.c. Joana Gomes Folha. O Francisco que encontrou é de certeza familiar do "nosso" Francisco! Na certidão não referia a filiação?
Ora por contas avulsas, o "nosso" Francisco deve ter nascido 45 a 60 anos antes do neto!. Como na certidão diz serem paroquianos de Anta, deve-se procurar por essas datas em freguesias ou paróquias limitroges. Eu pesquisei por alto e nada encontrei nessas datas, mas se o Júlio tiver um bocadinho de tempo talvez tenha sucesso.

cumprimentos,
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#222330 | Júlio Pinto da Costa | 27 fev 2009 14:33 | Em resposta a: #222317

Caro João

O Francisco Fernandes Tato que descobri em Ovar era filho de João Fernandes Tato e de Antónia de Oliveira, neto paterno de Francisco Fernandes Tato e de Antónia Rodrigues (moravam todos na rua da Oliveirinha), e materno de Manuel Gomes Cascarejo e de Maria de Oliveira (moradores na rua do Outeiro). Casou em 14/1/1854 com Maria de Oliveira.

Abraço

JPC

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#222931 | Júlio Pinto da Costa | 05 mar 2009 17:25 | Em resposta a: #222330

Caro João

Descobri mais alguns Tato. Quando tiver tempo vou ligar todos estes ramos. Suponho que parte do problema se resolve com a descendência de Francisco Fernandes Tato, casado com Joana Gomes Folha, em +-1832. Tiveram os seguintes filhos: Manuel Fernandes Gomes Tato (casou com Maria Rodrigues); José António Fernandes Tato (casou com Maria Gomes Remelgado); Vitorino Fernandes Tato (casou com Maria Gomes); Augusto Fernandes Tato (casou com Joana Rodrigues). Pelo menos estes foram os que encontrei até agora. O meu ramo é o do Manuel; o da minha mulher, tudo leva a crer que seja o do Vitorino. Para já, mais não sei.

Em relação aos Figueiredo, (Emília Soares Figueiredo, casada com Manuel Fernandes Tato) tmabém já avancei e a curto prazo farei também ligações com outros ramos. O Américo Miguel, meu amigo de infância, filho do falecido professor Miguel Martins (conhece?), que é neto, pela mãe, do "célebre" compadre Figueiredo (conhece?) já me ajudou a ligar os 2 ramos de Figueiredo.

Cumprimentos

JPC

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#223345 | LOURENCOLX | 10 mar 2009 05:59 | Em resposta a: #222931

Caros Confrades

Não pesquiso o nome Tato e é nome que não me diz nada mas ao pesquisar pela net deparei com uma página em que está uma reportagem escrita por um Tato que de todos nomes nestas mensagens relacionadas com a Familia Tato aqui, não vejo o nome da pessoa que escreveu a reportagem! O senhor que falo é o Josué Gomes Fernandes Tato e junto com o artigo publicado tem a foto dele. Caso os confrades estejam interessados é entrarem em contacto com o meu e-mail para eu passar o endereço da página web.

lourenco underscore f arroba hotmail ponto com

Cumprimentos

Fernando Lourenço

Resposta

Link directo:

Família Tato de Anta (antigo termo da Feira)

#223366 | Júlio Pinto da Costa | 10 mar 2009 15:10 | Em resposta a: #223345

Boa tarde

Conheço o Josué Gomes Fernandes Tato. Escreveu um livro sobre a indústria conserveira em Matosinhos. Trabalhou com o meu pai na fábrica Garantia, propriedade de Francisco Fernandes Tato. Não conheço a ligação dos dois ramos (há muitos) Tato, mas vou tentar descobrir. Seja como for, obrigado.

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#224479 | João Borges | 21 mar 2009 09:34 | Em resposta a: #222931

caro Júlio

Por qualquer razão não me foi enviado um mail a informar deste seu post, que vi agora. Não conheço as pessoas que evoca no último parágrafo, pelo menos pelo nome. Tive conhecimento de uma Ana de Tato Almeida, que vive em Anta e que contactou uma prima comum. Parece que temos matéria para pelo menos conferir o ramo da descendência de Francisco Fernandes Tato. Vejo que andou a esgravatar bem no ADA.
Uma nota: sabe a filiação da Bernarda Marques da Silva? Seria natural de Paranhos, Porto?

abraço
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#224481 | João Borges | 21 mar 2009 09:37 | Em resposta a: #222931

Caro Júlio

Reli agora a filiação da Bernarda Marques da Silva, que já me havia enviado!

abraço
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#224567 | Júlio Pinto da Costa | 21 mar 2009 23:45 | Em resposta a: #224481

Caro João

Porque tenho muito para dizer, vou procurar ser sucinto.
1. Fui 3 dias completos ao ADA. Dois deles, tudo bem; no outro nada descobri.
2. A Bernarda Marques da Silva é natural de Anta e casou em 1855. Ainda não descobri o assento de baptismo. Tenho dúvidas que esteja em Anta.
3. Ainda não consegui ligar os Tato. Só sei fazê-lo para o meu ramo. Aqui vai a lista dos que conheço, começando pelo mais velho e sem grandes pormenores:
Francisco Fernandes Tato casou com Antónia Roíz (?), de quem teve, pelo menos, um filho:
Francisco Fernandes Tato, que casou com Joana Gomes Folha, de quem teve,
tudo leva a crer(1), 7 filhos:
José Fernandes Tato - casou com Maria Rosa Gomes - 1 filho (Albano)
António
Augusto Fernandes Tato - casou com Joana Rodrigues
Joaquim Fernandes Tato - casou com Maria Oliveira Pinto - 4 filhos (Alberto;
Delfim; Conceição; Delfim, que casou com Isabel Santos)
José António Fernandes Tato - casou com Maria Gomes Remelgado - 2 filhos
(Manuel Fernandes Tato; António Fernandes Tato, que casou com Emília
Rosa do Amaral, de quem teve uma fiha chamada Augusta)
Vitorino Fernandes Tato, que casou com Maria Gomes
Manuel Fernandes Gomes Tato - casou com Maria Rodrigues, de quem teve,
que eu saiba, um filho chamado Manuel Fernandes Tato, que casou com
Emília Soares Figueiredo.

O resto já você sabe.

(1) - Digo isto, porque a Joana Gomes Folha, para além deste nome, é, aparentemente, tratada também por Joana Gomes (neste caso tenho a certeza) e Joana Gomes de Jesus.

4. Uma das minhas dificuldades está em que ainda não consegui descobrir o casamento de Francisco Fernandes Tato e Joana Gomes Folha. Outra resulta do facto de não conseguir ligar o João Fernandes Tato (casado com Rosa Oliveira) e o filho deste (José Fernandes Tato, casado com Beatriz Honorina Sousa Pinto Tato), com a lista anterior.

5. Também não sei ligar o Vitoriano Fernandes Tato (casado com Maria Gomes do Caetano e pai de Francisco Fernandes Tato, casado com Inês de Jesus de Oliveira Brandão) com aquela lista.

Se quiser mais algums pormenor que eu consiga descobrir, diga.

Abraço

Júlio

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#224587 | João Borges | 22 mar 2009 09:20 | Em resposta a: #224567

caro Júlio

Vejo que foi profícuo. Numa certidão que eu tenho, diz que o José é filho de Francisco Fernandes Tato e de Joana Gomes Folha, não diz que são "casados"; pode acontecer não serem casados de facto! A Joana Gomes Folha pode ser natural de Matosinhos, e ter de se procurar no ADP!
Eu informo-o do que for sabendo. Obrigado pelas suas notas.

abraço
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#224588 | João Borges | 22 mar 2009 09:22 | Em resposta a: #224567

Caro Júlio

... Antónia Roíz é Antónia Rodriguez (s)...

abraço
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#224593 | Marco | 22 mar 2009 11:04 | Em resposta a: #224588

Caros João Borges e Júlio Pinto da Costa,

Pode ter interesse para o vosso estudo dos Tatos:

Ermelinda Gomes Tato, filha de Francisco Fernandes Tato e de Joana Gomes Folha, neta paterna de Francisco Fernandes e de Antónia Rodrigues, neta materna de António da Cunha Folha e de Ana Gomes Remelgado, casou a 28.8.1859, na igreja paroquial da fregª de Anta, Espinho, com Manuel Rodrigues Pinto Pinhal.........

Cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#224594 | João Borges | 22 mar 2009 11:08 | Em resposta a: #224593

Caro José António Reis

Um abraço e obrigado pela achega

João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#224595 | João Borges | 22 mar 2009 11:10 | Em resposta a: #224593

Caro José Reis

Reparei melhor na sua descrição: o Francisco Fernandes (c.c. Ana Rodrigues) tem o "Tato" escrito na certidão?

abraço
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#224596 | Marco | 22 mar 2009 11:13 | Em resposta a: #224595

Caro João Borges,

Não tem!

Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#224610 | Júlio Pinto da Costa | 22 mar 2009 15:21 | Em resposta a: #224596

Caros João e José Reis

Desde já muito obrigado pelos contributos.
Aqui vão alguns pedidos e esclarecimentos:
1. Quando o João fala no José, de quem se trata?
2. No assento de casamento do Vitorino, diz que Joana Gomes Gomes é de Anta. Idem no do Augusto. No do Manuel Fernandes Gomes Tato diz que é da Praia. Suponho que seja Praia - Espinho - Anta.
3. Neste último diz que a mãe se chama Joana Gomes de Jesus. Como no baptismo lhe chama apenas Joana Gomes, e tudo o resto é coincidente, então estamos a falar da mesma pessoa.
4. No caso da Ermelinda e no do Manuel Gomes Fernandes tato, tudo coincide (inclusive os nomes dos avós - um deles Folha). Assim, concluo que a Joana Gomes, a Joana Gomes de Jesus e a Joana Gomes Folha são a mesma pessoa.
5. O apontamento sobre a Ermelinda permite também concluir (claro que isto tem de ser demonstrado) que os Pinhais (da fábrica de conservas) são primos do Tatos, tal como a minha falecida avó sempre me disse.
6. Ainda um esclarecimento sobre o nome Tato. No assento de baptismo de manuel Fernandes Gomes Tato, diz claramente que o pai se chama Francisco Fernandes Tato - ou seja, lá está o Tato.
7. O contributo do João Borges (Rodrigues=Roíz) permitiu-me ligar mais umas peças soltas que apanhei no ADA: Francisco Fernandes Tato e Antónia Rodrigues (é assim que neste registo lhe chamam) tiveram um outro filho, de nome João Fernandes Tato, que casou com Antónia de Oliveira. Destes nasceu o Frnacisco Fernandes Tato, que casou com Maria de Oliveira.
8. O contributo do José Reis permitiu-me concluir que o Francisco e Joana tiveram amis um filho, a Ermelinda - se não estou enganado já vai em oito.

Abraços para os dois e obrigado

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#224619 | Marco | 22 mar 2009 16:54 | Em resposta a: #224610

Caro Júlio Pinto da Costa,

Entre outros estou a trabalhar em 3 títulos genealógicos ligados a pescadores, "Graças", "Arteiros" e "Dourados", da Póvoa de Varzim.
O que reparei é que são quase todos primos.
Mais, estes nomes repetem-se em Ovar, Matosinhos, Leça da Palmeira, Vila do Conde e Afurada, sem falar de outros sitios que desconheço.
Por isso, as ligações entre Folhas, Remelgados, Arteiros, Tatos, Oliveiras, Pinhais, são constantes ao longo das gerações de pescadores.
Eu descendo de Arteiros, Dourados, Graças, Cadilhes e mais alguns da Póvoa e de Viana do Castelo e La Guardia.
Se nas minhas pesquisas "encontrar" Tatos, Fernandes não deixarei de vos dizer.

Um abraço

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#224687 | Júlio Pinto da Costa | 23 mar 2009 00:34 | Em resposta a: #224619

Caro José Reis
De facto, no tempo que passei no ADA pude constatar que Ovar, Bunheiro, Anta, Murtosa e outras terras em volta, são espelhos umas dos outros e também de Matosinhos. São frequentes pessoas com os seguintes apelidos: Tato; Figueiredo; Sanguedo; Manarte; Cadilhe; Pinto Soares;Esteves Galego; Pinhal; Faustino; Remelgado; Folha; Récio; etc.
Já agora, e sem querer abusar da sua paciência, se alguma vez descobrir (primeira metade do Século XIX ou anterior) pessoas da família Récio ou Sanguedo, agradeço que informe.
Procurarei fazer o mesmo em relação aos seu familiares.

Abraço

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#224761 | João Borges | 23 mar 2009 19:58 | Em resposta a: #224610

Caro Júlio

Refiro-me a José António Fernandes Tato casado com Maria Gomes Remelgado, filho de Francisco Fernandes Tato e de Joana Gomes Folha.

De notar que a profissão, destes Tatos-homens era a Tanoaria, ligada à carpintaria/marcenaria e não a pesca, o que não quer dizer que as suas famílias não estivessem ligadas a essa actividade.

abraço
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#224780 | Júlio Pinto da Costa | 24 mar 2009 00:27 | Em resposta a: #224761

Caro João

OK. Confirmo. Obrigado.
Naquelas terras, assim como em Matosinhos, em particular nas freguesias de Lavra e Perafita, era frequente os homens ou os casais, dedicarem-se a duas actividades, sendo uma a da pesca.

Abraço

Júlio

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#224857 | Júlio Pinto da Costa | 25 mar 2009 11:11 | Em resposta a: #224780

Meus caros

Alguma vez consultaram o CEPESE? O tipo de informação que possuem vale a pena?
Tenho alguns familiares que aparecem nas suas listas, como tendo viajado para o Brasil. Podemos pedir elementos relativos a essas pessoas, mas isso custa algum dinheiro e não é propriamente barato. Por isso, pedir certidões, só se o conteúdo compensasse.

Abraço

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#233945 | joaquim josé | 11 jul 2009 18:16 | Em resposta a: #224567

Prezados amigos
entrei por acaso no site e achei interessante saber alguma coisa dos Tatos, pois sou neto do Jose fernades tato casado coma Beatriz Honorina
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#233947 | Júlio Pinto da Costa | 11 jul 2009 20:19 | Em resposta a: #233945

Caro Joaquim José
Boa tarde

Já tenho o seu nome na minha lista de centenas de Tatos. Foi a Joana Coutinho que me forneceu os dados do ramo dos seus Tatos.

Brevemente escrever-lhe-ei (para o fórum) a dar-lhe mais informações sobre a família.

Cumprimentos

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#233971 | joaquim josé | 12 jul 2009 07:33 | Em resposta a: #233947

Caro Julio
Recebi a mensagem e agradeço a disponibilidade
Cumprimentos
Joaquim José

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#233994 | Júlio Pinto da Costa | 12 jul 2009 13:42 | Em resposta a: #233971

Caro Joaquim José

1. Até agora, o Tato mais antigo que conheço é Francisco Fernandes Tato, casado com Antónia Roíz, ambos naturais de Ovar.
Deste casamento nasceram: João Fernandes Tato, casado com Antónia Oliveira, e Francisco Fernandes Tato, casado com Joana Gomes Folha. Estes últimos naturais de Anta (n. +-1854)

2. Deste último casamento nasceram:
2.1. Vitorino F. T., casado com Maria Gomes - ascendentes da minha mulher;
2.2. Ermelinda Gomes T., casada com Manuel Rodrigues Pinto Pinhal;
2.3. Manuel Fernandes Gomes Tato (vice-presidente da primeira Junta de Paróquia de Espinho, quando esta se tornou independente de Anta; n. 4/3/1854 em Anta) casado (24/4/1880, Anta) com Maria Rodrigues (n. +-1860 em Anta) - nossos (meus e seus) ascendentes comuns.
2.4. José F. T., casado com Maria Rosa Gomes, naturais de Anta.
2.5. Joaquim F. T. (natural de Espinho) casado com Maria Oliveira Pinto (natural de Matosinhos).
2.6. Augusto F. T. casado com Joana Rodrigues, naturais de Anta, onde casaram em 14/4/1880.
2.7. José António F. T. (natural de Espinho) casado com Maria Gomes Remelgado (natural de Lordelo) - deste casal descende o Josué Gomes F. T., já mencionado neste fórum.

3. Pegando apenas no Manuel Fernandes Gomes Tato e em Maria Rodrigues (filha de Florêncio Alves da Rocha e Bernarda Rodrigues, naturais de Anta), vejamos os seus descendentes:
3.1. João F. T (natural de Anta) casado com Rosa Oliveira - tiveram um filho, José F. T. (nascido em Espinho, a 26/8/1901?) que casou com Beatriz Honorina Sousa Pinto Tato. estes tiveram três filhos: José Guilherme Pinto F. T., Maria Nazaré Pinto F. T. Leite e Maria Esmeralda Pinto F. T. de Freitas.
3.2. A Maria Esmeralda casou com Joaquim Fidalgo de Freitas, de quem o meu caro amigo descende.
3.3. Claro que esta última parte já conhece, mas ao mencioná-la, fico na esperança que corrija algo que não esteja correcto e complete os dados que me faltam (locais e datas de nascimento, casamento e óbito); também tenho dados sobre os seus irmãos, filhos e sobrinhos, mas mais uma vez não tenho datas nem locais).

4. Agora o meu ramo. Um outro filho de Manuel Fernandes Gomes Tato e Maria Rodrigues Foi Manuel Fernandes Tato (portanto, irmão do seu bisavô) casado com Emília Soares Figueiredo, que teve seis filhos: Alice F. T., Cândida F. T., Maria Soares Figueiredo. Maurícia f. T., Francisco F. T. e João F. T.
4.1. A Alice F. T. casou com Júlio Pinto da Costa e tiveram três filhos: Manuel Fernandes Pinto da Costa, Maria Celeste Fernandes Pinto da Costa e Eduardo Augusto Pinto da Costa.
4.2 O Manuel Fernandes Pinto da Costa casou com Maria Natália da Rocha Gomes, que são os meus pais.

Notas finais:
Quando eu praticava natação no Leixões S. C. suponho que havia um Fidalgo de Freitas que também praticava no Fluvial (?). Não sei se exactamente na mesma altura ou uns anos antes (eu nasci em 1954).
Se precisar de mais algum dado, sobre qualquer ramo dos Tato diga. Terei todo o gosto em fornecê-lo.

Cumprimentos

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#234060 | joaquim josé | 13 jul 2009 09:09 | Em resposta a: #233994

Prezado amigo
Mais uma vez agradeço a informação detalhada, que penso vai deliciar a minha mãe que tem muita curiosidade pela familia d pai. Se houverem alguns dados que eu possa eventualmente fornecer fico ao dispor.
Na realidade eu sou o Fidalgo Freitas, nascido em 1947 e que nadei no CDUP e mais tarde fui para Coimbra estudar e nadar para a AAC. Ainda continuo a nadar nos Masters da AAC. A partir da sua informação o seu nome não me é estranho como nadador, pois tenho ideia de um Julio dessa época que penso do inicio da natação do Leixões
Até á proxima e com amizade o Fidalgo Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#234235 | Júlio Pinto da Costa | 15 jul 2009 01:13 | Em resposta a: #234060

Caro Joaquim José

1. Fui dos primeiros nadadores do Leixões, tendo conhecido e nadado com os que fundaram a Secção: Ramos, Manel, Ramalheira, Cristina (?) Costa Pereira, Fernanda, ...
Esta última era filha do treinador. Só mais tarde é que o Manuel Gonçalves ingressou no Leixões na qualidade de treinador.
Pratiquei 3 ou 4 anos natação, mas os estudos, a prática de outras modalidades (basquetebol e xadrez),a música e a ... praia, afastaram-me dos treinos. Em resumo, fui um atleta apenas razoável.

2. Em relação à genealogia, à família, tenho mais dados que lhe posso fornecer (datas, locais, histórias, etc.). É só dizer quais (as pessoas) os que pretende e, se eu os tiver, enviar-lhos-ei. Vou comprando monografias e livros de história, não apenas de Matosinhos, como também de Espinho, Foz, etc. Uma, recente, fala sobre o José Fernandes Tato, piloto da barra. O boletim Maré também fala dele.
Outra nota interessante: uma prima direita sua, a Quecas (Maria José) é casada com um primo da minha mulher, o Quico (Joaquim Soares de Oliveira).

3. Pode-me ajudar, se concordar e tiver disponibilidade, fornecendo-me dados sobre os seus parentes mais chegados, dado que só disponho dos nomes (inclusive o seu). Na minha lista de nomes registo os locais e as datas relativas aos seguintes eventos: nascimento; casamento; óbito.

4. Em relação aos Tatos, as fotografias mais antigas que tenho são as de Manuel Fernandes Gomes Tato, seu trisavô, esposa e alguns filhos. Não tenho qualquer problema em enviá-la por mail (se me fornecer o seu endereço electrónico). Vai gostar! Se tiver fotografias dos seus antepassados que possa enviar, o meu endereço é julio.p.costa@clix.pt.

Abraço

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#234236 | Marco | 15 jul 2009 01:36 | Em resposta a: #234060

Tato,

Este jornal talvez te interesse:
http://jornal.mare.googlepages.com/
Um abraço

Zétó Reis
(amigo do Manel César, andamos juntos no D. Manuel e nadamos muito em Angeiras)

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#234347 | joaquim josé | 16 jul 2009 19:25 | Em resposta a: #234236

Caro Zétó
Fico-te grato um grande abraço de amizade
do tato

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#234348 | joaquim josé | 16 jul 2009 19:34 | Em resposta a: #234235

Caro Julio
Mais uma vez grato pelas informações e por sentir que o mundo é tão pequeno. Nó próximo sábado vou batizar um neto e vou estar com a minhã mãe e irmã e vou po-las atrabalhar na recolha dos dados possiveis. No que se refere á fotografia eu penso que a tenho e foi-me dada em 1980 por um primo Alberto Ribeiro Fernandes Tato que morava na altura em Matosinhos e andava a tirar o Curso de Psicologia. Vou tentar obter algumas fotos e envio posteriormente. Meu endereço electrónico é fidalgodefreitas@lix.pt ou gmail.com
Um abraço do
Tato de Viseu

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290433 | CTato | 03 nov 2011 22:54 | Em resposta a: #221936

Gostaria de saber se existem mais informações sobre este tópico, dado que o último foi em 2009.

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290439 | Júlio Pinto da Costa | 03 nov 2011 23:44 | Em resposta a: #290433

Boa noite

Até este momento (não tenho tido tempo para mais pesquisas) o Tato mais antigo que conheço é Ventura Fernandes, nascido em Ovar por volta de 1770. Casou com Tomásia Silva, também de Ovar e, possivelmente, com idade próxima da do marido.

Tiveram pelo menos um filho, Francisco Fernandes Tato, que casou com Antónia Roíz, ambos de Ovar. Daqui nasceram 3 filhos: o João, o José António e o Francisco. É a descendência deste último que venho investigando e sobre a qual, em alguns casos, tenho já muitos dados.

Se me disser os seus antepassados (que conhece) pode ser que os mesmos constem da minha lista. Caso não constem, ou na hipótese de possuir mais elementos que eu, será sempre uma forma de aumentar a minha lista.

Responda-me para que lhe possa dar mais elementos.

Cumprimentos

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290443 | CTato | 04 nov 2011 01:10 | Em resposta a: #290439

Boa noite,


Obrigada pela sua resposta. Depois de ter passado tanto tempo desde o último post, não acreditava que conseguisse alguma resposta.

Aqui vai a minha contribuição para a sua lista de elementos da familia.


Como diz num dos seus posts, um dos seus bisavôs chamava-se Manuel Fernandes Tato e foi casado com Emilia Soares Figueiredo. O meu avô chamava-se António Fernandes Tato e foi casado com Ana Soares Figueiredo, ou seja o meu avô era o irmão que diz saber que o seu bisavô tinha mas não sabia o nome. A minha avó era irmã da sua bisavó. Sempre ouvi o meu pai comentar, que na nossa familia dois irmãos tinham casado com duas irmãs o que resultou na junção dos Tatos com os Figueiredos. Tiveram mais filhos dos que mencionou: Rosa, Eponina, Perseverança(Lança), Beatriz, Manuel, Agostinho e Djalme. Eu sou filha do Manuel.


O meu avô tinha pelo menos que eu saiba uma irmã, chamada Claudina que vivia em Belém do Pará e que convenceu o meu avô a emigrar para lá, quando os filhos ainda eram pequenos. O meu avô não foi só, levou com ele uma empregada que sempre ouvi tratar por D. Maria e com ela constituiu familia. Tenho conhecimento de que nasceram dois filhos, um rapaz chamado Walter e uma rapariga que desconheço o nome. A minha tia Eponina, acredita que os actores brasileiros das novelas de Globo, Tato Gabus Mendes e Cassiano Gabus Mendes descendem desses filhos do meu avô.

Este ramo do Brasil e para o qual o meu avô contribuiu, será bastante interessante de explorar.


Para terminar dou-lhe conta da minha última descoberta. Encontrei no facebook, alguém com o nome igual ao meu: Cristina Tato. Descobri que é uma senhora que vive no Uruguai, e que desconhece tudo sobre os seus antepassados, só sabe que o pai nasceu em 1918, na Corunha e foi para o Uruguai em 1923, com os irmãos e irmãs e que o avô se chamava Andrés Tato. Será que tem alguma informação sobre esta familia?


Agradeço desde já a sua disponibilidade.


Cristina Tato

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290444 | MCNN | 04 nov 2011 01:50 | Em resposta a: #290443

Boa noite Cristina


Como creio que poderá ser do seu interesse, deixo-lhe aqui este link que contém informação sobre uma pessoa que creio tratar-se do seu avô:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=56620&FileID=_2433621

De notar que a pessoa antes do seu avô chamava-se Maria da Silva Santos e também ia para Belém do Pará. O seu avô era alfaiate e esta senhora era modista. Quem sabe não se tratava da D. Maria que referiu ...

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290445 | MCNN | 04 nov 2011 01:55 | Em resposta a: #290439

Boa noite


Como penso que poderá ser do seu interesse, deixo-lhe um link com informação relativa a Francisco Fernandes Gomes Tato, filho de Manuel Fernandes Tato e de Emília Soares de Figueiredo:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56620&FileID=_2433551

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290459 | CTato | 04 nov 2011 14:46 | Em resposta a: #290444

Boa tarde,

É de facto o meu avô e a pessoa que está antes deve ser quase de certeza a D. Maria.
Já sabia que o meu avô tinha sido alfaiate e foi com essa profissão que viveu em Belém do Pará. A primeira profissão do meu pai, também foi alfaiate. Tinha sido grande desejo do meu avô que o meu pai desse continuidade à alfaiataria que ele tinha em Belém e para isso o meu pai esteve no Brasil durante 3 meses, mas como sentiu saudades da familia, regressou a Portugal.
Nessa época já existiam os dois filhos que o meu avô teve com a D. Maria. Sobre eles, como já disse só sei o nome do rapaz e desconheço o da rapariga.

Obrigada pelo links que me enviou.

Cristina Tato

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290467 | Júlio Pinto da Costa | 04 nov 2011 16:34 | Em resposta a: #290443

Boa tarde Cristina

Como o mundo é pequeno!
Ainda bem que entrou nesta conversa.
Hoje estou um bocado atrapalhado de tempo para dar a resposta que merece - completa. Talvez amanhã.
Mas eis, desde já, algumas notas:
1. O seu pai, que por sinal tem o nome do meu (Manuel), deu-me algumas lições de viola quando eu era mais novo e andava pelos conjuntos de música rock, ... As lições eram em vossa casa e ainda guardo os apontamentos tirados nessa altura.
2. Conheço e dou-me muito bem com a Eponina, com quem às vezes me encontro. Ela ajudou-me nas minhas pesquisas e forneceu-me fotografias (não sei se você as tem), duas das quais até já foram publicadas no livro do meu amigo Belmiro sobre o teatro Constantino Nery. Algumas das fotos são muito antigas. Uma delas é de Rosa Pereira Sanguedo (mãe da Emília e da Ana). Outras são dos Tatos, incluindo do António e do seu pai.
3. Não sei onde disse que não sabia o nome do seu avô, porque, de facto, já o conheço desde o início (neste caso, foi o meu pai que me deu a lista). É possível que não me tenha expressado correctamente. Mas, com tempo, vou pesquisar.
4. Deu-me pistas muito interessantes e a MCNN, que escreveu a seguir a si, também. O agradecimento vai para as duas.
5. O Brasil é importante e a Eponina tem-me pedido para eu ver se descubro algumas coisa. Até já deixei mensagens sobre o assunto. Não tive resposta. Quanto ao Gabus Mendes, não creio na ligação.
6. Vou voltar a contacta-la para lhe fornecer os dados que possuo. Veja se quer alguma fotografia. Depois, vou também pedir-lhe alguns esclarecimentso complementares sobre os seus familiares mais chegados. Espero não estar a roubar-lhe muito tempo.
Cumprimentos

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290477 | Júlio Pinto da Costa | 04 nov 2011 20:28 | Em resposta a: #290443

Boa tarde Cristina

De facto, tem razão. Na primeira mensagem (e na segunda) não identifiquei o António Fernandes Tato, seu avô. Já não sei porquê. Talvez porque ainda não tivesse organizado os registos dispersos que possuía.

Fica feita a correcção.

Cumrpimentos

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290487 | MCNN | 04 nov 2011 23:27 | Em resposta a: #290467

Boa noite


Deixo-lhe aqui mais dois registos que encontrei para Francisco Fernandes Gomes Tato:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=56617&FileID=_2431953

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=56622&FileID=_2434277


Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290493 | Júlio Pinto da Costa | 05 nov 2011 00:34 | Em resposta a: #290445

Boa noite Maria César Navarro

Obrigado pelas informações.

Não sei como as consegue obter tão rapidamente. Já as teria previamente identificado? Já vinha pesquisando, anteriormente, a família Tato?

Suponho que os ficheiros que enviou são do Arquivo Distrital do Porto. Passaportes?

Já agora: O Francisco F. T. era irmão da minha avó, Alice F. T.

Cumprimentos

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290496 | CTato | 05 nov 2011 01:27 | Em resposta a: #290467

Boa noite Julio,

Veja só a coincidência, afinal até nos conhecemos e desde longa data!

O Brasil é para mim um mundo a descobrir e tenho falado sobre isso várias vezes com a tia Eponina. É pena que a distância e a falta de informação tornem tudo tão difícil.

O contributo do MCNN, foi muito interessante e mostrou uma foto do meu avô e da D. Maria, esta que não conhecia.

Estou à sua disposição para lhe prestar todos os esclarecimentos que pretender, é um prazer. Sabe, o meu pai sempre me ensinou a respeitar muito o nome da nossa familia e explicou-me que fez questão que no meu nome constasse o Fernandes, porque isso significava que eu era uma Tato genuína. Quando li num dos posts alguém dizer que Fernandes Tato constinuiam o "tronco da família achei engraçado, pois vai ao encontro do que o meu pai sempre disse.

Cumprimentos

Cristina Tato

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290512 | Júlio Pinto da Costa | 05 nov 2011 15:24 | Em resposta a: #290496

Boa tarde Cristina

Vamos então por partes (primeiro alguns apontamentos):
1. Tenho muitas dúvidas quanto aos Tato brasileiros que referiu e que são actores de cinema e telenovela. Li em qualquer lado, que são Tato apenas por alcunha. Mas...
2. Há Tato espalhados por todo o mundo: Espanha, Itália, Brasil, México, Estados Unidos, Uruguai, etc. E, claro, Portugal. Pensa-se que os Tato são oriundos de Itália, onde governaram diversas cidades, foram reis, e ocuparam lugares do maior relevo. Um deles terá viajado de barco e naufragado junto a Espinho, onde acavou por se fixar e constituir família. Tudo isto é verdade, mas não demonstra a ligação aos nosso Tato. Pode simpelesmente acontecer que Tato seja uma alcunha.
3. A comprovar as minhas dúvidas expressas no ponto anterior está o facto do familiar mais velho que conheço, o Ventura Fernandes, não ter o apelido Tato.
4. Também não me importaria de chamar Tato, mas os cruzamentos familiares não conduziram a isso. O meu avô era Júlio Pinto da Costa e a minha avó Alice Fernandes Tato. O meu pai ficou a chamar-se Manuel Fernandes Pinto da Costa (Neca Tato, como era conhecido, apesar de tudo). E eu, Manuel Júlio da Rocha Pinto da Costa.
5. A ideia de tentar novamente "explorar" o Brasil é interessante. Pelo menos já existe um nome, uma profissão, um lugar, etc.

Vou acabar este post e fazer outra dedicado à troca de informações.

Cumprimentos

Até já.

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290513 | Júlio Pinto da Costa | 05 nov 2011 15:38 | Em resposta a: #290496

Boa tarde (novamente)

Então, aqui vai o conjunto de pedidos, caso tenha a disponibilidade e a amabilidade de mos fornecer. Começando nos seus pais, seguindo pelos filhos, netos, ..., e respectivos conjuges:

NOME COMPLETO
DATAS E LOCAIS DE NASCIMENTO, CASAMENTO E ÓBITO (sempre que tal se aplique).

Poderá enviar para o meu email pessoal (julio.p.costa@sapo.pt).
Nota: também estou no facebook (Júlio Pinto da Costa)

Elementos que tenho e que posso fornecer:
a) Árvore genealógica dos Tato e Figueiredo;
b) Gráficos de linhagem, começando em Alice Fernandes Tato;
c) Fotografias antigas (espólio cedido pela Eponina, ...). Entre elas dos pais e irmãos Tato (inclui o seu avô e o meu bisavô), a de Rosa Pereira Sanguedo, sua bisavó, algumas com o seu pai, a Eponina, Beatriz, a minha avó e algumas irmãs, etc.

No entanto, a forma de as enviar teria que ser através do seu email, com anexos em ficheiros Excel, Word, etc. Se quiser fazer o favor de mo fornecer...

Cumprimentos

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290528 | MCNN | 05 nov 2011 23:04 | Em resposta a: #290493

Boa noite Júlio Pinto da Costa


Os registos que lhe enviei correspondem, efectivamente, a passaportes do Arquivo Distrital do Porto. O irmão de sua avó, aparentemente, viajou com bastante frequência para o Brasil nesse período.

Como é que os descobri ? Isso é fruto de um processo de busca algo complicado e que não é infalível, mas eu espero em breve conseguir abrir um tópico sobre esse tema, pois existem decerto interessados em pesquisar esses registos.

Já agora, deixo-lhe aqui mais um registo de passaporte, de 1913, de um Joaquim Fernandes Tato, de 13 anos de idade, filho de outro Joaquim Fernandes Tato:

(registo 737)

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56721&FileID=_2459603

Como neste longo tópico vi referido um Joaquim Fernandes Tato (casado com Maria de Oliveira Pinto), mas não vi nenhuma referência a um filho com o mesmo nome, fui dar uma vista de olhos aos baptismos de Matosinhos de 1900 e rapidamente encontrei (pois o livro tem índice) o assento de baptismo deste Joaquim Fernandes Tato:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=10101&FileID=_277337

Era, de facto, filho de Joaquim Fernandes Tato e de Maria de Oliveira Pinto.

Finalmente, queria apenas alertá-lo para o facto de eu ser Mário e não Maria ;)

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290531 | Júlio Pinto da Costa | 05 nov 2011 23:41 | Em resposta a: #290528

Boa noite Mário Navarro

Em 1º lugar as minhas desculpas pela troca do nome. Leio e escrevo tão depressa (faz parte das minhas tarefas diárias), que este tipo de erros, por vezes, acontecem. Masi uma vez as minhas desculpas.

Em 2º lugar, o meu muito obrigado pela sua ajuda.

Em 3º lugar, dizer-lhe que tem razão em relação ao Joaquim F. T. (nome muito comum nos Tato, só ultrapassado pelos Franciscos). Sabia do pai, mas não do filho.

Em 4º, dizer-lhe que já fui aos registos de passaportes só para dar uma vista de olhos. Não sabia que estavam digitalizados. Do ponto de vista académico, eu não sou desta área (muito longe disso). Acontece, que me dá um enorme satisfação "descobrir" os antepassados, saber onde viviam, o que faziam, ... Mas, pelo que já disse, há pormenores (registos) e procedimentos que me escapam.

Em 5º lugar, sem querer maça-lo e se for fácil para si, pedir-lhe que se descobrir os registos de passaporte de António Lopes Pereira Récio (morreu em Manaus, em Janeiro de 1887), José Rocha Oliveira (morreu em Manaus, em Maio de 1900), José da Silva Gomes (morreu em Manaus, em 1907 e Henrique da Silva Gomes (morreu no Brasil, em ? - Século XX), me informe. Logo que possa, tenciono iniciar essa pesquisa, mas o único método que conheço é a leitura registo a registo.

Mais uma vez, obrigado

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290555 | CTato | 06 nov 2011 15:45 | Em resposta a: #290513

Boa tarde Júlio,

O mundo é mesmo pequeno!
Quando me disse que tinha passado pela minha casa para as aulas de viola com o meu pai fiquei curiosa em saber de quem se tratava e quando me indicou a sua pagina no facebook fui de imediato espreitar e reconheci-o logo. Lembro-me perfeitamente de si e continuei a vê-lo por Matosinhos até que deixei de viver em casa dos meus pais e vim morar para a Sra da Hora.

Vou recolher toda a informaçõa que me pediu e depois envio-lhe.

Tudo o que tiver sobre os Tato, agradeço-lhe muito que me envie para o meu e-mail: c_tatto@hotmail.com

Obrigada

Cumprimentos

Cristina Tato

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290556 | CTato | 06 nov 2011 15:48 | Em resposta a: #290528

Boa tarde Mário,

Gostaria de saber se tem alguma ligação com os Tato.

Obrigada


Cumprimentos

Cristina Tato

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290557 | CTato | 06 nov 2011 16:05 | Em resposta a: #290512

Mais uma vez boa tarde Júlio,

Peço desculpa por não estar a responder-lhe na mesma ordem em que recebi os seus posts, mas o tempo limitado por vezes não ajuda.

1. Sobre os Tatos brasileiros, o que sustenta a opinião da tia Eponina é o facto de dum deles, o Cassiano Gabus Mendes, ser bastante parecido com o meu avô, numa das fotos de que dispomos. É claro que é uma teoria bastante discutível, porque existem imensos exemplos de pessoas parecidas e que não têm nenhuma relação familiar e outras que têm e nem se nota.

2. Sempre ouvi dizer que havia Tatos espalhados pelo mundo, por isso quando recevi a msg da Cristina Tato, do Uruguai, conforme já lhe disse, não me surpreendeu.

3. O meu pai também era conhecido por Neca Tato, e no meio da lota de Matosinhos, onde trabalhou tantos anos acrescentaram "dos Pinhais", porque desde que me lembro que o meu pai trabalhou lá.

A teoria já apontada aqui, não sei por quem, de que Tatos e Pinhais eram primos, também já sabia, pois sempre ouvi o meu pai dizer isso.

Quanto aos outros assuntos, já respondi no outro post que enviei.

Cumprimentos.

Cristina Tato

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290558 | MCNN | 06 nov 2011 17:09 | Em resposta a: #290531

Boa tarde Júlio Pinto da Costa


Dentro do que me for possível, vou tentar encontrar esses passaportes. Mas repito que nem sempre é fácil e o êxito não é garantido.

Sabe donde essas pessoas eram naturais ? Eram de Matosinhos ?

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290559 | MCNN | 06 nov 2011 17:10 | Em resposta a: #290556

Boa tarde Cristina

Não tenho nenhuma relação com os Tato.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290568 | Júlio Pinto da Costa | 06 nov 2011 20:01 | Em resposta a: #290558

Boa tarde Mário César Navarro

São todos naturais da freguesia Matosinhos, excepto José da Silva Gomes, que já apareceu como natural de Guifões e de Custóias (em ambos os casos, actual concelho de Matosinhos).

No caso deste José, a situação é mais complicada, porque nunca descobri o registo de nascimento. É filho de pais incógnitos. De acordo com os registos privativos do meu bisavô, terá nascido em 20/6/1855. Casou-se em 29/8/1883, em Matosinhos, com Carolina Rosa de Oliveira.

Desde já, muito obrigado pela ajuda que possa dar e as minhas desculapas pela maçada. Se puder ser útil em alguma coisa, faça o favor de dizer.

Cumrpimentos

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290582 | MCNN | 06 nov 2011 22:36 | Em resposta a: #290568

Boa noite Júlio

E cá vai o primeiro ....

Encontrei o que parece ser o passaporte para o Brasil (Pará) pedido no Porto, em 19/09/1883, por António Lopes Pereira Récio, de 33 anos de idade, natural de Bouças (que, como sabe, era a denominação antiga de Matosinhos), casado, marítimo.

É o registo 1003:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56569&FileID=_2419428

Mas encontrei também um pedido de passaporte feito na véspera, também para o Brasil (Pará), de uma pessoa cujo nome me parece Domingos Lopes Pereira Récio, de 40 anos, casado, natural de Matosinhos e igualmente marítimo. Não tenho a certeza absoluta que o apelido seja Récio, mas é o que me parece.

É o registo 995

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=56569&FileID=_2419429

Partindo do princípio que o primeiro registo que encontrei é o da pessoa que pretende (e não de um homónimo), sabe da existência de algum familiar dele (eventualmente irmão ?) de nome Domingos ?

Como pode ver, infelizmente os livros nessa época não comportavam espaço para indicar os pais dos requisitantes de passaportes.

Quando encontrar mais alguma coisa, eu volto a este tópico.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290583 | Júlio Pinto da Costa | 06 nov 2011 22:49 | Em resposta a: #290582

Boa noite Mário

De facto é muito rápido.

O Domingos é irmão (mais velho) do António. Não sabia que também tinha emigrado. O meu antepassado directo (trisavô) é o António.

Muito obrigado.

Cumprimentos

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#290584 | CTato | 06 nov 2011 22:54 | Em resposta a: #290559

Boa noite Mário,

Obrigada.

Cumprimentos

Cristina Tato

Resposta

Link directo:

RE: Família TATO de Anta (antigo termo da Feira)

#343559 | Fernandes Tato | 10 mar 2014 06:59 | Em resposta a: #290584

Bom dia venho de encomtrar este magnifico travalho e se puder gostaria de ajudar a fazer crescer esta arvore que tambem me conserna sendo eu um Fernandes Tato nascido . tambem em Anta lugar da Quinta Espinho no ano de 1956 neto de josé Fernandes Tato e de Aurora Morais Monica .
Filho de Fernando José Fernandes Tato.

Resposta

Link directo:

Família Tato de Anta (antigo termo da Feira)

#361480 | jmb2000 | 16 set 2015 02:52 | Em resposta a: #99380

Boa noite , Srs. João Borges , Julio Pinto da Costa e
sr. Fernandes Tato.
Li vagamente este tópico e reparei que andam a tentar compreender
a história dos Tato de Espinho.
Eu pessoalmente nada sei , mas também gostava de saber e compreender
os meus ascendentes já que sou neto paterno de:

Francisco Fernandes Tato , nascido em 10/01/1895 e falecido em 27/0/1977
e
Inês de Jesus Oliveira Brandão nascida em 24/10/1904 e falecida em 18/11/1948.

Moravam em Matosinhos , o meu avô era pescador e consta que tinha muitos parentes em Espinho,

Deste casal nasceu o meu pai de nome Manuel de Jesus Oliveira Brandão e o meu Tio de nome ,
Emídio Oliveira Brandão.

Se estas informações puderem ajudar em algo fico muito satisfeito e se eu souber mais do que sei , melhor ainda.

Sem mais de momento,
Cumprimentos a todos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 05:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen