Familia Esteves

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Familia Esteves

#99392 | naesc | 05 set 2005 02:30

Gostaria de saber se alguem conhece a familia de José Maria Esteves, que nasceu em Viseu (Portugal) em 15 de maio de 1818. Tinha um irmão, Padre Esteves residente em Lisboa. José Maria partiu para o Brasil no navio Belmont em 21 de Dezembro, não sei o ano.
Nair

Resposta

Link directo:

Familia Esteves

#111514 | Lourval | 07 fev 2006 19:16 | Em resposta a: #99392

Cara Nair,
Você ´conhece´ Firmino Esteves, casado com Maria d´Assumpção, com uma filha Ana Luísa Esteves? Ana Luísa nasceu cerca de 1865 então acho que os pais nasceram cerca de 1840.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Familia Esteves

#112751 | naesc | 23 fev 2006 14:36 | Em resposta a: #111514

Caro Lourval, já respondi a mensagem mas não a vejo no fórum. Assim estou mandando novamente.
Não conheço Firmino , Maria d'Assumpção nem Ana Luísa.
Minha bisavó se chamava Leopldina Carolina da Glória Esteves, nasceu em 1845 ( Irajá - Rio de Janeiro)e morreu em 1932.
Até breve
Nair

Resposta

Link directo:

RE: Familia Esteves

#112752 | naesc | 23 fev 2006 14:39 | Em resposta a: #112751

Corrigindo: Leopldina leia-se Leopoldina.
Nair

Resposta

Link directo:

Familia Esteves

#112768 | Lourval | 23 fev 2006 17:31 | Em resposta a: #112751

Cara Nair,
Agradeço de qualquer forma sua atenção.
Lourval

Resposta

Link directo:

José Maria Esteves

#112798 | victorferreira | 24 fev 2006 10:10 | Em resposta a: #99392

Cara participante,
Sugestões:
1- Tenho sérias dúvidas de que haja emissões de passaportes para datas tão recuadas, mas se houver, procure o e-mail do Arquivo Distrital de Viseu no site do Instituto dos Arquivos Nacionais - Torre do Tombo (3w iantt ponto pt).
Mande estes mesmos dados ao cuidado da Drª Mª Almeida Henriques, e peça para fazerem uma pesquisa nos verbetes de emissão de passaportes até uns meses anteriores ao dia do embarque ... mas é natural que seja mais fácil se descobrir que ano foi esse. Pesquise mais um pouco. Imagine que o José Maria poderia ter ido quando tinha entre os 15 e os 35 anos (o que era o mais normal). Teriam os desgraçados dos funcionários que pesquisar 20 anos de verbetes!
2- Como o mais narural é não haver passaportes dessa altura nos Distritais, pode tentar a Torre do Tombo, que é simultaneamente o Distrital de Lisboa e por a mesma questão.
5- Escrever ou mandar um e-mail para o Governo Civil de Lisboa (procure um site num motor de busca, p.ex. o Sapo.pt) para tentar descobrir nos Arquivos deles (que por acaso estão num sótão gélido) algum registo de passagem do Belmont por Lisboa num dia 21 de Dezembro, dando um intervalo razoável (eu arriscaria entre 1835 e 1845).
4- se não tiverem nada, começa (ou aprofunda-se) o seu trabalho de detective.

O nome é bastante comum em todo o espaço da lusofonia. Não exise 'uma' família Esteves, nem sequer no espaço restrito de 'Viseu': existem centenas. Como sabe, 'Esteves' é um patronímico (filho de Estêvão) dos mais comuns. Outra coisa: 'Viseu' quê? "Região"? Concelho? Cidade? Cada uma dessas divisões administrativas pode ter dezenas de subdivisões até chegar à Freguesia, que são as fontes dos livros Paroquiais. Aí é que se pesquisam as pessoas, folha a folha, pó a pó, traça a traça ... Não há nenhuma base de dados com todos os portugueses que já viveram (nem nenhum país tem isso). Por isso, é fundamental que descubra a Freguesia, no mínimo o Concelho de origem do José.

Ainda outra coisa. Imagine que conseguimos reunir um batalhão de pesquisadores às suas ordens (quer dizer, 'pagos' por si) com todos os livros de todas as Freguesias do Distrito de Viseu que incluam o dia 15 de Maio de 1818. Nos registos de baptismo aparece "baptizei a José, filho de ... etc": quantos Josés, filhos de alguém com apelido 'Esteves' nasceram nesse dia? P. ex., quinze. Qual é o seu? O de Torredeita? O da Sé de Viseu? Os dois de Moimenta da Beira? O de Resende?
Ou seja, se não sabe a localidade, tem que saber pelo menos um dos pais para confirmar. E mesmo assim ainda lhe podem aparecer quatro Josés filhos de outros tantos José Esteves a nascer em 15 de maio de 1818.

Bom, e daí desistir? Nem pensar. Você tem um nome, uma data segura e uma que pode ajuadar, e isso é muito bom. Cumpra os passos que lhe sugeri e aproveite outras opiniões que aqui apareçam. E vá dando notícias.
VF
P.S.: Não se esqueça de reunir toda a documentação e referências, mesmo que aparentemente irrelevantes, que puder encontrar por onde passou o José e os seus filhos (escrituras, cartas, actos notariais diversos, a cartidão de casamento, de óbito, o que seja) porque aí poderão estar dados importantes para a localização da sua origem e da data de chegada ao Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: José Maria Esteves

#113253 | naesc | 02 mar 2006 16:03 | Em resposta a: #112798

Agradeço a gentileza das informações. Parece mais complicado que eu pensava, vou ver se consigo mais dados.
Obrigada, Nair

Resposta

Link directo:

Familia Esteves

#410732 | Andrenoah | 26 dez 2018 02:27 | Em resposta a: #99392

Olá procuro informações sobre minha trisavô Anna adeilade Esteves , ela teve 3 filhas , Guiomar , Dorothea , Alice , todos do rio de janeiro ...

Resposta

Link directo:

Familia Esteves

#410733 | mila1000 | 26 dez 2018 09:56 | Em resposta a: #99392

Todos registros estão na 12 circunscrição RJ, freguesia Irajá.

Procure saber se Anna casou na igreja, creio que seria a da N. Sra da Apresentação. Vá até a Curia do RJ, lá possuem dispensa matrimonial de ambos, e, poderia fazer com que descobrisse o local de nascimento de Anna. Parece que vi que era brasileira.

12 circunscrição
– casamento 28/09/1901 Dorothea(nascida em 1884) filha de Anna Adelaide Esteves de Freitas e Eduardo Borges de Freitas em

Casamento Alice(nascida em 1886) 30/03/1901 nascida na freguesia Irajá
Arminda nascida em 5/12/1893
Belarmina 26/12/1899


Boa sorte.

Resposta

Link directo:

Familia Esteves

#410734 | mila1000 | 26 dez 2018 10:13 | Em resposta a: #99392

casamento religioso de Anna - Eduardo

11/02/1882 - igreja N. Sra Apresentação

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R8LD-6?i=27&wc=M6Z5-B3D%3A131775101%2C131869901%2C132116601&cc=1719212

Resposta

Link directo:

Familia Esteves

#418889 | Andrenoah | 23 out 2019 01:41 | Em resposta a: #410734

Olá obrigado por responder , eu já encontrei a certidão de casamento , e de nascimento dela , sei que sei pai se chamava José Xavier esteves , ele era Barbeiro sangrador no rio de janeiro , os pais de José Xavier , se chamava José Liberato esteves , e Ana José das neves , natural da freguesia de nossa senhora das neves Braga , não encontro o registro dele , pois não encontro essa freguesia , pois tem uma com o mesmo nome em beja , mais ele não é dessa também

Resposta

Link directo:

Familia Esteves

#418890 | Andrenoah | 23 out 2019 01:47 | Em resposta a: #99392

Olá caros amigos , a muito tempo coloquei uma mensagem em busca de Ana Adelaide esteves de Freitas , encontrei deu registro de casamento e batismo , ela era filha de José Xavier esteves , barbeiro sangrador no rio de janeiro , no registro dele de casamento ele diz que é natural da freguesia de nossa senhora das neves Braga , mais não o encontro , pois não sei onde fica essa freguesia !!! Tem uma com o mesmo nome em beja , mais não o encontro nessa . Ele é filho de José Liberato esteves , e Maria Teresa esteves , mais no registro de sua filha ele o José coloca o nome de sua mãe de Maria José das neves . O José Xavier esteves foi bem conhecido no rio , encontrei até um estudo sobre ele de uma faculdade do rio de janeiro , mais nada que me acrescente para avançar na pesquisa . Eu acredito que ele seja de família cristã nova , até pelas pesquisas que fiz sobre a a profissão , e vi que em muitos processos tinha muitos barbeiros . Se alguém puder me ajudar seria de grande ajuda !!

Resposta

Link directo:

Familia Esteves

#419344 | sousa42 | 12 nov 2019 18:38 | Em resposta a: #418890

Boa tarde

Seu antepassado é esta pessoa: https://www.familysearch.org/tree/person/details/9FP6-YXQ

Por esta linha pode avançar nas suas pesquisas até 1600.

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Familia Esteves

#419360 | Andrenoah | 13 nov 2019 00:30 | Em resposta a: #419344

Olá , muito obrigado mesmo , eu encontrei a certidão de nascimento do José Xavier esteves , e depois localizei a certidão de casamento de seus pais , o José liberato esteves , mais infelizmente não consigo avançar nas pesquisas , pois não tem os livros anteriores de batismo . E essa árvore que me enviou o link também não tem até os anos de 1600 .

Resposta

Link directo:

Familia Esteves

#419361 | sousa42 | 13 nov 2019 01:14 | Em resposta a: #419360

Não consegue? Siga esta linha ascendente: http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVLP21-002-036

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Familia Esteves

#419450 | Andrenoah | 16 nov 2019 23:56 | Em resposta a: #419362

Muito obrigado

Resposta

Link directo:

Familia Esteves

#419452 | Andrenoah | 17 nov 2019 00:38 | Em resposta a: #419361

Sabe me dizer se tem os livros de batismo de possacos ?

Resposta

Link directo:

Familia Esteves

#419453 | sousa42 | 17 nov 2019 00:55 | Em resposta a: #419452

Boa noite,

A resposta é não. Também descendo das famílias Esteves e Gonçalves, dos Possacos.

Não me parece que este ramo tenha alguma ligação com judeus sefarditas.

Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 07:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen