Dr Francisco Xavier Bustorff- Portimão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Dr Francisco Xavier Bustorff- Portimão

#99474 | melisa | 05 set 2005 23:55

Caros Confrades

A propósito de médicos do partido. encontrei em Portimão, o Dr. Francisco Xavier Bustorff, médico do partido municipal pelo menos a partir de 1740.

Sei que o mesmo era filho de Maximiliano Bustorff "olandes de nação " , que chegou a Portimão em meados do seculo XVII.

Alguém possui mais dados sobre os seus ascendentes e descendentes?

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Dr Francisco Xavier Bustorff- Portimão

#100585 | rmfrp | 15 set 2005 21:44 | Em resposta a: #99474

Cara M. Elisa:

Relativamente a Maximiliano Bustorff, a informação que tenho é que foi casado com Brites Nunes, filha de António de Arez de Oliveira e de Constança Dias da Costa. Do casamento de Maximiliano Bustorff e Brites Nunes tenho referenciados como filhos: António Bustorff, Maria Arcângela Bustorff (c. c. Diogo Fernandes Crespo) e uma outra filha de nome desconhecido. Não sei se o Dr. Francisco Xavier Bustorff seria também filho de Brites Nunes.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Dr Francisco Xavier Bustorff- Portimão

#100609 | melisa | 16 set 2005 00:33 | Em resposta a: #100585

Caro Rui Pereira

Curiosamente o que tenho é o casamento de Felícia Caetana Perpétua em Portimão aos 7/1/1701 com o Dr José Nunes Pinto, filho de Francisco Nunes Pinto cc Mariana da Luz, moradores em Lagos.

Os nubentes apresentaram dispensa do 2º e 3º grau de consanguinidade.

A noiva era filha de Maximiliano Bustorff e Brites Nunes da Costa (conforme vem mencionado no registo e de quem desconhecia o nome dos pais).

Será certamente esta a outra filha que refere.

Suspeitava que Maria Arcângela Bustorff fosse filha daquele casal, mas não tinha elementos documentados, pois apenas tenho o casamento de seu filho Francisco Nunes Bustorff com D. Gertrudes Valente Castelo Branco em Portimão aos 11/9/1743.

Por acaso tem a data e o local do casamento de Maria Arcângela?

Relativamente ao Dr Francisco Xavier Bustorff é neto de Maximiliano Bustorff (filho de Felícia Caetana Perpétua).

O António Bustorff a que se refere é o que foi pai de Pedro Martins, filho natural (?)
que teve com Sebastiana Martins, escrava que foi de Joaquim Ferreira, e que casa em 1730 com Francisca Nunes?

Melhores cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Dr Francisco Xavier Bustorff- Portimão

#100787 | rmfrp | 18 set 2005 13:22 | Em resposta a: #100609

Cara M. Elisa:

Muito obrigado pelas suas indicações.

Não tenho a data de casamento de Maria Arcângela. E também não disponho de quaisquer dados relativos à descendência de António Bustorff, pelo que não sei se será o mesmo que refere.

Os dados que tenho destes Bustorff podem não ser 100 por cento fiáveis. Estão contidos na habilitação do Santo Ofício de Alexandre José Teles. Aí, numa inquirição de testemunhas em Portimão, em 1769, o Juiz Vereador Belchior Velez de Morais Bettencourt apresenta uma certidão de um caderno que entronca um considerável número de pessoas num casal do século XVI, António de Arez Monteiro e sua esposa Mécia Álvares de Oliveira, alegadamente cristã-nova. Entre esses alegados descendentes conta-se Brites Nunes, esposa de Maximiliano Bustorff:

1. Brites Nunes

2. António de Arez de Oliveira
3. Constança Dias da Costa

4. Simão Rodrigues de Oliveira
5. Branca Rodrigues

8. António de Arez Monteiro
9. Mécia Álvares de Oliveira

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Dr Francisco Xavier Bustorff- Portimão

#100845 | SUÃO | 19 set 2005 01:07 | Em resposta a: #100787

Caro Rui Pereira:

Como na BD do GENEA corre igual filiação a respeito de Simão Rodrigues de Oliveira, mercador cristão-novo, c.c. Branca Rodrigues, passo a informar o seguinte:

1-SIMÃO RODRIGUES DE OLIVEIRA, mercador ausente em Castela em 17.05.1636, nasceu em Silves ci de 1570 (segundo a idade que ele próprio declara num seu testemunho). Segundo o processo da Inquisição de Évora de seu filho Manuel de Oliveira, b. VNP 28.03.1617 e preso pelo SO em 29.04.1670, c.c. Violante Pessanha, XN de Albufeira (TT, IE, processo 1311), seria filho de:

2-FRANCISCO RODRIGUES
3-MÉCIA RODRIGUES, sua mulher, naturais e moradores de Silves.

Admito que os pais deste 2-Francisco Rodrigues ou de 3-Mécia Rodrigues fossem os por si citados 8- António de Arez [sem Monteiro, que é confusão com António de Arez Monteiro, meu ascendente, filho de Manuel de Oliveira, XN (irmão do referido Simão Rodrigues de Oliveira), e de sua mulher Gracia Bentes Monteiro, XV, de Alcantarilha] e 9-Mécia Álvares de Oliveira

Com os meus cumprimentos

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Dr Francisco Xavier Bustorff- Portimão

#100982 | rmfrp | 20 set 2005 22:14 | Em resposta a: #100845

Caro Miguel Côrte-Real:

Muito obrigado pela sua correcção. Já admitia que, dadas as características da fonte, pudessem existir erros nos dados que apresentei.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Dr Francisco Xavier Bustorff- Portimão

#103202 | melisa | 17 out 2005 16:11 | Em resposta a: #100982

Caros Miguel Côrte-Real e Rui Pereira

Agradeço os contributos dados.

Surgem-me no entanto algumas dúvidas resultantes da minha pouca experiência.

Se bem entendi:

1-António de Arez (sem Monteiro) nascido provavelmente no 1º quartel do sec XVI cc Mécia Alvares de Oliveira, poderiam ter sido pais de um dos elementos do casal:

2-Francisco Rodrigues cc Mécia Rodrigues ( naturais e moradores em Silves).

Por sua vez deste casal descendem:

3- Manuel de Oliveira (XN) cc Grácia Bentes Monteiro (XV de Alcantarilha),pais de:

4- António de Arez Monteiro cc Maria Freire de Andrade (segundo a BD casado em Portimão aos 28/3/1624)

Do casal (FR e MR) descende também:

3-Simão Rodrigues de Oliveira (mercador,nascido em Silves ci 1570 cc Branca Rodrigues, pais de:


4- Manuel de Oliveira (b. Portimão 1617 e preso pelo SO em 1670) cc Violante Pessanha

4- António de Arez de Oliveira cc Constança Dias da Costa, pais de:

5- Brites Nunes Da Costa cc Maximiliano Bustorff (Portimão 19/5/1669)

Será assim?

Desde já agradecida pelo vosso esclarecimento

Os meus melhores cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Dr Francisco Xavier Bustorff- Portimão

#103208 | SUÃO | 17 out 2005 16:54 | Em resposta a: #103202

Cara Melisa:

É exactamente como estruturou. Claro que existem mais filhos de vários dos casais aí apresentados.

Com os meus cumprimentos

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Dr Francisco Xavier Bustorff- Portimão

#103212 | melisa | 17 out 2005 17:07 | Em resposta a: #103208

Caro Miguel Côrte-Real

Fico muito grata pelo seu esclarecimento.

Foi mais um passo nas minhas origens, já que sobre Maximiliano Bustorff pouco mais ou nada posso avançar.

Os meus renovados cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Dr Francisco Xavier Bustorff- Portimão

#104207 | Leote | 31 out 2005 15:49 | Em resposta a: #103212

Caríssimos,

Adorei ver este tema discutido. Pena só ter visto agora. De qualquer modo a qui vai minha contribuição.

Eu descendo de Modesto e de Maria Teresa del Risco. Desse ramo tenho toda (!?) a descendência. Também chego aos Júdice Bustorf Silva da Maria Arcângela.
Caso queiram.....

Saudações.

Descendentes de Maximiliano Bustorf


Geração n.º 1

1. Maximiliano1 Bustorf C.c. Brites Nunes1 19-V-1669 em Portimão, (N.ª Sr.ª Conceição)1, filha de António Oliveira e Constança Costa.

Notas sobre Maximiliano Bustorf:
No processo nr 698 do Arquivo Militar do Exército, encontram-se umas notas de um outro investigador em que refere a existência desta personagem e que "em 1669 residia no Algarve" o pedido é feito por Armando da Costa Paes e datado de 3-1-1949.

Mais sobre Maximiliano Bustorf: "... olandes de nação ..." (Genea)

Filhos de Maximiliano Bustorf e Brites Nunes:
+ 2 i. António2 Bustorf.
+ 3 ii. Felícia Caetana Perpétua. (GENEA)
+ 4 iii. Maria Arcângela Bustorf.


Geração n.º 2

2. António2 Bustorf C.c. Maria Josefa Pacheco.

Mais sobre António Bustorf: Não sei se existe esta ligação

Filhos de António Bustorf e Maria Pacheco:
5 i. Modesto Henriques3 Bustorf, nasceu entre 1709 - 1711 em Portimão, (N.ª S.ª Conceição)2. C.c. Maria Teresa del Risco3 09-X-1736 em Lagos, (S. Sebastião)4; nasceu 15-VII-1717 em Lagos, (S. Sebastião).

Notas sobre Modesto Henriques Bustorf:
Segundo o processo nr.º 576 do Arquivo Militar do Exército, foi Capitão de Infantaria. Parece que tinha 6 filhos "dados" ao exército.
Foi graduado em Alferes em 1735, Tenente em 1736 e Capitão em 1752.

Mais sobre Modesto Henriques Bustorf: Capitão do Regimento de Infantaria 2; Assentou praça de soldado em 1727

Notas sobre Maria Teresa del Risco:
Foi padrinho Rui da Silveira e Távora, provedor das almadravas em Vila do Bispo.



3. Felícia Caetana2 Perpétua6. C.c. Dr. José Nunes Pinto 07-I-1701 em Portimão, (N.ª Sr.ª Conceição)6, filho de Francisco Pinto e Mariana Luz.

Filhos de Felícia Perpétua e José Pinto:
6 i. Dr. Francisco Xavier3 Bustorf6.

Mais sobre Dr. Francisco Xavier Bustorf: Médico do partido judical de Portimão em 1740


4. Maria Arcângela2 Bustorf 6. C.c. Diogo Fernandes Crespo. Nasceu em Lagos.

Filhos de Maria Bustorf e Diogo Crespo:
7 i. Francisco Nunes3 Bustorf, nasceu em Portimão, (N.ª S.ª da Conceição). C.c. Catarina Gertrudes Valentes Castelo Branco 11-IX-1743 em Portimão, (N.ª Sr.ª Conceição)6; nasceu em Portimão, (N.ª S.ª da Conceição).

Resposta

Link directo:

RE: Dr Francisco Xavier Bustorff- Portimão

#104255 | MCN | 01 nov 2005 00:00 | Em resposta a: #104207

Caro Leote,

Por acaso sabe quem eram os pais de Maria José Pacheco, mulher de António Bustorf?

Cmtos,
Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

RE: António Bustorf- Portimão

#104275 | melisa | 01 nov 2005 12:04 | Em resposta a: #104207

Caro Leote

Obrigada pela sua contribuição.

Por acaso tem mais dados sobre os descendentes de António Bustorf e Maria Pacheco? Parece-me que por qualquer motivo a sua mensagem não foi toda publicada.

Agora sobre António Bustorf. Encontrou alguma prova documental que o mesmo seja filho , como tudo o indica, do casal Maximiliano Bustorf e Brites Nunes da Costa?
Eu por enquanto ainda nada encontrei, embora tudo conduza nesse sentido.

Julgo que este António Bustorf será o mesmo que testemunha em 1701, o casamento de Felícia Caetana Perpétua (sua irmã?)com o Dr. José Nunes Pinto, natural de Lagos , filho de Francisco Nunes Pinto cc Mariana da Luz ( já falecidos à data). Este casamento teve dispensa de 2º e 3º grau de consanguinidade.

Mais tarde testemunha (25/8/1709 – Portimão) o casamento de outro dos filhos de Francisco Nunes Pinto e Mariana da Luz ( que pelo exposto acima seriá seu parente muito próximo) – Bartolomeu Sanches Pinto (solt) com Ana Martins viúva de Inácio de Oliveira e filha de António Martins Sardinha (de Lagos) e de Felipa Lopes (já defunta à data) .

Julgo ser ainda este António Bustorf que tem filho ilegítimo de Sebastiana Martins , escrava que foi de Joaquim Ferreira.

Este filho , Pedro Martins casa em Portimão com Francisca Nunes , filha de Manuel Lobato cc Margarida Nunes.

Encontro ainda António Bustorf a apadrinhar em Portimão a partir de 1698.

Aguardando mais notícias suas , os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: António Bustorf- Portimão

#104430 | Leote | 03 nov 2005 17:23 | Em resposta a: #104275

Caros confrades

De facto não tenho confirmação da ligação entre António e Maximiliano. Apesar de muito procurar ainda nada encontrei. Da mesma maneira não aparecem os pais de Maria Pacheco. De qualquer modo aqui vai o que tenho sobre a descendência de António Bustorf.

Entretanto podem dar-me alguma descendência de FELICIANA CAETANA PERPÉTUA, e de sua irmã MARIA ARCANGELA BUSTORF?

Merci!
Cumprimentos
Leote



Descendentes de António Bustorf


Geração n.º 1

1. António2 Bustorf (Maximiliano1) C.c. Maria Josefa Pacheco.

Filhos de António Bustorf e Maria Pacheco:
+ 2 i. Modesto Henriques3 Bustorf, nasceu entre 1709 - 1711 em Portimão, (N.ª S.ª Conceição).


Geração n.º 2

2. Modesto Henriques3 Bustorf (António2, Maximiliano1) nasceu entre 1709 - 1711 em Portimão, (N.ª S.ª Conceição)1. C.c. Maria Teresa del Risco2 09-X-1736 em Lagos, (S. Sebastião)3, filha de Lopo Tavares e Joana Risco. Nasceu 15-VII-1717 em Lagos, (S. Sebastião).

Filhos de Modesto Bustorf e Maria Risco:
+ 3 i. Teresa Eufrásia Joaquina del4 Risco.
4 ii. António Xavier Bustorf, nasceu 07-VI-1740 em Lagos, (S. Sebastião)5.
5 iii. Francisco, nasceu 03-XII-1741 em Lagos, (S. Sebastião)6.
+ 6 iv. Lopo Xavier Bustorf, nasceu 08-VII-1743 em Lagos, (S. Sebastião).
+ 7 v. Ana Máxima Victória del Risco, nasceu 10-XII-1745 em Lagos, (S. Sebastião).
8 vi. João, nasceu 23-X-1747 em Lagos, (S. Sebastião)7.
+ 9 vii. Ten-Cor Francisco Xavier Bustorf, nasceu 15-II-1750 em Lagos, (S. Sebastião); Faleceu antes de 1841.
10 viii. Joana, nasceu 09-V-1754 em Lagos, (S. Sebastião).
11 ix. Manuel, nasceu 29-IX-1756 em Lagos, (S. Sebastião).
Notas sobre Manuel:
Padrinho Francisco José Furtado.
+ 12 x. José Joaquim Bustorf, nasceu 27-XII-1758 em Lagos, (S. Sebastião).
13 xi. Maria, nasceu 22-V-1752 em Lagos, (S. Sebastião).


Geração n.º 3

3. Teresa Eufrásia Joaquina del4 Risco (Modesto Henriques3 Bustorf, António2, Maximiliano1) C.c. Alexandre Manuel de Mongros, filho de Marco António e Francisca Xavier.

Filhos de Teresa Risco e Alexandre Mongros:
+ 14 i. Maria Claudina5 Bustorf, nasceu 20-XII-1760 em Lagos, (S. Sebastião).
15 ii. Modesto, nasceu antes de 1759; Faleceu a/em 1762.
16 iii. Lopo, nasceu 22-XI-1769 em Lagos, (S. Sebastião).
Notas sobre Lopo:
Padrinho António Xavier Bustorf.
17 iv. João Xavier Bustorf, nasceu 14-II-1773 em Lagos, (S. Sebastião).


6. Lopo Xavier4 Bustorf (Modesto Henriques3, António2, Maximiliano1) nasceu 08-VII-1743 em Lagos, (S. Sebastião)13. C.c. Sabina Dorothea, filha de João Gama e Ana Xavier. Nasceu 19-II-1749 em Lagos, (S. Sebastião)14.

Filhos de Lopo Bustorf e Sabina Dorothea:
+ 18 i. António Xavier5 Bustorf, nasceu 27-XII-1773 em Lagos, (S. Sebastião); Faleceu a/em 28-VI-1830 em Lagos.
19 ii. José Maria Bustorf, nasceu 1781 em Lagos15; Faleceu a/em Morreu primeiro que Maria Paula, sua mulher. C.c. Maria Paula da Silva Pegado depois de 1813; nasceu 30-I-1788 em Lagos, (St.ª Maria).
+ 20 iii. Cap. João Xavier Bustorf, nasceu 25-I-1778 em Lagos.


7. Ana Máxima Victória del4 Risco (Modesto Henriques3 Bustorf, António2, Maximiliano1) nasceu 10-XII-1745 em Lagos, (S. Sebastião)16. C.c. Corn. Francisco José de Moura, filho de Diogo Moura e Antónia Sousa.

Filhos de Ana Risco e Francisco Moura:
21 i. Clemência5, nasceu 13-IV-1767 em Lagos, (S. Sebastião); Faleceu antes de 01-VIII-1774.

Notas sobre Clemência:
Padrinho António Xavier Bustorf e tia Clemência Inácia.

22 ii. Diogo, nasceu 02-III-1769 em Lagos, (S. Sebastião).

Notas sobre Diogo:
Padrinho o tio Ten. António Xavier Bustorf.

Mais sobre Diogo; Baptismo: 10-III-1769, Lagos, (S. Sebastião)

23 iii. Maria, nasceu 25-IX-1771 em Lagos, (S. Sebastião)17.

Notas sobre Maria:
Padrinho o tio Ten. António Xavier Bustorf

+ 24 iv. Cap. Modesto Henriques Bustorf, nasceu 21-XI-1772 em Lagos, (S. Sebastião).
25 v. Clemência Joaquina de Moura, nasceu 06-VIII-1774 em Lagos, (S. Sebastião). C.c. António Pedro Bicker 24-VII-1813 em Portimão, (N.ª Sr.ª Conceição)18; nasceu em Portimão.

Mais sobre António Pedro Bicker: Era viúvo de Maria Libânia Tavares Júdice.

Notas sobre o casamento de Clemência Moura e António Bicker:
Foram testemunhas deste casamento, Teodoro Maria Bicker de Gusmão, e Patrício António Mendes Bicker, ambos de Portimão.


9. Ten-Cor Francisco Xavier4 Bustorf (Modesto Henriques3, António2, Maximiliano1) nasceu 15-II-1750 em Lagos, (S. Sebastião)20, e Faleceu antes de 1841. C.c. Violante Narcisa Xavier, filha de Joaquim Lobo e Isabel Maria.


Filhos de Francisco Bustorf e Violante Xavier:
+ 26 i. Maria Isabel5 Bustorf.


12. José Joaquim4 Bustorf (Modesto Henriques3, António2, Maximiliano1) nasceu 27-XII-1758 em Lagos, (S. Sebastião)22. C.c. (?). Faleceu a/em entre 1837 - 1838.


Filhos de José Bustorf e (?):
27 i. Bustorf5, nasceu depois de 1807.
28 ii. Bustorf, nasceu depois de 1805.
29 iii. Bustorf, nasceu depois de 1805.
30 iv. Bustorf, nasceu antes de 1805.
31 v. Bustorf, nasceu antes de 1805.


Geração n.º 4

14. Maria Claudina5 Bustorf (Teresa Eufrásia Joaquina del4 Risco, Modesto Henriques3 Bustorf, António2, Maximiliano1) nasceu 20-XII-1760 em Lagos, (S. Sebastião)23. C.c. Domingos Francisco Nogueira.

Filhos de Maria Bustorf e Domingos Nogueira:
+ 32 i. Francisco José6 Nogueira, nasceu 1828 em Lagos.


18. António Xavier5 Bustorf (Lopo Xavier4, Modesto Henriques3, António2, Maximiliano1) nasceu 27-XII-1773 em Lagos, (S. Sebastião)24, e Faleceu a/em 28-VI-1830 em Lagos.

Filhos de António Xavier Bustorf:
33 i. José António de Sousa6 Bustorf, nasceu circa 180926.


20. Cap. João Xavier5 Bustorf (Lopo Xavier4, Modesto Henriques3, António2, Maximiliano1) nasceu 25-I-1778 em Lagos27. C.c. Maria Isabel Bustorf, filha de Francisco Bustorf e Violante Xavier.

Filhos de João Bustorf e Maria Bustorf:
34 i. Francisco Xavier6 Bustorf, nasceu 08-V-1814 em Lagos, (S. Sebastião).
Mais sobre Francisco Xavier Bustorf; Baptismo: 25-V-1814, Lagos, (S. Sebastião)29

35 ii. Violante Máxima Bustorf.


24. Cap. Modesto Henriques5 Bustorf (Ana Máxima Victória del4 Risco, Modesto Henriques3 Bustorf, António2, Maximiliano1) nasceu 21-XI-1772 em Lagos, (S. Sebastião).

Filhos de Cap. Modesto Henriques Bustorf:
+ 36 i. José Henriques6 Bustorf de Moura, nasceu circa 1800 em Portimão, (N.ª S.ª Conceição); Faleceu a/em 01-V-1865 em Lagos.
37 ii. João Pedro Correia32, nasceu circa 1800 em Portimão, (N.ª S.ª Conceição).


26. Maria Isabel5 Bustorf (Francisco Xavier4, Modesto Henriques3, António2, Maximiliano1) C.c. Cap. João Xavier Bustorf, filho de Lopo Bustorf e Sabina Dorothea. Nasceu 25-I-1778 em Lagos33.


Mais sobre Cap. João Xavier Bustorf:
Date nasceu 2: 1778, Lagos34

Ver a descendência no número (20) João Xavier Bustorf.

Geração n.º 5

32. Francisco José6 Nogueira (Maria Claudina5 Bustorf, Teresa Eufrásia Joaquina del4 Risco, Modesto Henriques3 Bustorf, António2, Maximiliano1) nasceu 1828 em Lagos.

Filhos de Francisco José Nogueira:
38 i. Isabel7 Nogueira35. C.c. Pedro Alves da Silva Nogueira.


36. José Henriques6 Bustorf de Moura (Modesto Henriques5 Bustorf, Ana Máxima Victória del4 Risco, Modesto Henriques3 Bustorf, António2, Maximiliano1) nasceu circa 1800 em Portimão, (N.ª S.ª Conceição), e Faleceu a/em 01-V-1865 em Lagos36. C.c. . depois de 1821.

Resposta

Link directo:

RE: António Bustorf- Portimão

#104451 | SUÃO | 03 nov 2005 22:30 | Em resposta a: #104430

Caros Maria Elisa e Leote:

De António Bustorf, natural de Vila Nova de Portimão, colhe-se a filiação (em Maximiliano Bustorf e sua mulher Brites Nunes da Costa) por exemplo do seu casamento em Alcantarilha a 10.02.1706 com Maria Domingues Pacheco, de seu nome completo, filha de António Neto Monteiro e de s/m Catarina Dias Pacheco (estes casaram em Alcantarilha a 14.01.1686, e aí viveram no sítio das Quinta); neta pat. de Afonso Fernandes Monteiro e de s/m Maria Domingues, de Alcantarilha, tendo ela falecido em Monchique; neta mat. de João Luís Bentes e de s/m Isabel Lourenço, de Monchique.

Com os meus cumprimentos

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: António Bustorf- Portimão

#104453 | SUÃO | 03 nov 2005 22:32 | Em resposta a: #104451

Corriga-se "sítio das Quinta" por sítio das Quintas

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: António Bustorf- Portimão

#104525 | melisa | 04 nov 2005 16:59 | Em resposta a: #104453

Caro Miguel Côrte-Real

Mais uma vez estou muito agradecida pela ajuda dada.

Por acaso sabe onde casou a Maria Arcângela e a data do casamento?

Os meus melhores cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: António Bustorf- Portimão

#104556 | melisa | 04 nov 2005 21:11 | Em resposta a: #104430

Caro Leote

Muito obrigada pela sua informação.

Relativamente aos descendentes de Felícia Caetana Perpétua cc Dr José Nunes Pinto :
2-Dr Libório José Bustorf que casou com Úrsula Joaquina Xavier de Palácios a 29/5/1746 em Portimão.
e
2- Dr Francisco Xavier Bustorf (médico do partido) que casou em Portimão a 21/12/1746 com Maria Raimunda Xavier.

As noivas eram ambas filhas de João (ou será José?) Cláudio da Cunha, já falecido e natural da Beira e de Mariana Josefa de Palácios.

Do 1º casamento foi testemunha além do Dr. Francisco Xavier Bustorf, José Maria da Encarnação, irmão da noiva.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: António Bustorf- Portimão

#104563 | SUÃO | 04 nov 2005 23:37 | Em resposta a: #104525

Cara Melisa:

Não tem de quê. Por acaso sei. Casou em Portimão a 01.05.1713.

Os meus cumprimentos e uma boa noite.

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: António Bustorf- Portimão

#104605 | melisa | 05 nov 2005 14:58 | Em resposta a: #104563

Caro miguel Côrte-Real

Os meus agradecimentos.

Bom fim de semana
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: António Bustorf- Portimão

#104689 | Leote | 06 nov 2005 21:53 | Em resposta a: #104556

Cara M.Elilsa

Muito obrigado pela informação.
Se quiser a dfescendência completa (o que eu tenha!) do Modesto Henriques Bustorf, tenho todo o gosto em fornecer.
Se estes manos, Libório e Francisco (médico do partido) tiverem descendência e estiver de acordo em partilhar, gostaria de saber qual é.
O meu correio é
joao_esquivelarrobanetcabo.pt
cumprimentos,
João Luíus Esquível

Resposta

Link directo:

RE: António Bustorf- Portimão

#104915 | melisa | 09 nov 2005 14:57 | Em resposta a: #104689

Caro João Luís Esquível

Agradeço a sua disponibilidade, até porque embora pense que a minha ascendência não passa por Modesto Henriques Bustorf, não tenho ainda certeza em qual dos irmãos teria origem.
O que sei é que a minha bisavó usava esse apelido, bem como outro irmão.

É ainda um trabalho de pesquisa que me encontro a fazer e como os paroquiais de Alvor terminam bem cedo...

Relativamente a Libório e a Francisco ainda não tenho a sua descendência, mas logo que a tenha comunicar-lha-ei com todo o gosto.

Entretanto encontrei em Alvor o registo de baptismo de Bárbara, nascida a 24/8/1774, filha de João Xavier (porta bandeira do Regimento de Lagos) e de s/mer Joana Xavier, neto paterno do capitão Modesto Henriques (Bustorf) e de s/mer D. Maria del Risco e neto materno de: João Baptista Fereosimo (?) natural de França e de s/mer Francisca Xavier.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: António Bustorf- Portimão

#104944 | rmfrp | 09 nov 2005 22:13 | Em resposta a: #104556

Cara M. Elisa:

Creio que o nome do marido de Mariana Josefa de Palacios era João.

João Cláudio da Cunha era de Coimbra, e sua esposa Mariana Josefa de Palacios era de Ayamonte. Foram também pais de Brites Arcângela de Palaciod, que casou a 09.02.1751 em Portimão com António José Pacheco de Andrade Lobo, filho do Cap. Francisco Soares da Palma Pacheco e de sua primeira esposa Inês de Camila Lobo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: António Bustorf- Portimão

#104955 | melisa | 10 nov 2005 00:14 | Em resposta a: #104944

Caro Rui Pereira

Obrigada pela correcção.

Realmente fiquei em dúvida relativamente ao seu primeiro nome.

Temos assim pelo menos quatro filhos para o casal referido.

Como sei que conhece esta família Bustorff talvez me possa tirar uma dúvida:

Sabe-me dizer a data de nascimento de José Inacio Bustorff, filho de Francisco Nunes Bustorff e de s/mer D.Catarina Gertrudes Valente Castelo Branco?

Sei que foi pai em 1828 de António José Bustorff que casa em Alvor a 19/4/1859.

Por outro lado encontro um José Inácio Bustorff, ainda solteiro, como testemunha do casamento de Álvaro de Oliveira Jaques em 1797.

Pelas relações familiares julgo ser o mesmo.
Poder-me-à confirmar?

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: António Bustorf- Portimão

#104972 | Leote | 10 nov 2005 10:54 | Em resposta a: #104955

Cara Confrade

Deste ramo tenho mais um filho de Francisco Nunes Bustorff e Catarina Gertrudes Castelo Branco, ambos de Portimão e casados a 11-9-1743 tb em Portimão.
O nome do filho é (!?!):
João Neponuceno da Silva Jacques de Paiva que casa com Maria José Mascarenhas de Mendonça Pessanha em 9 de Abril de 1809 em Portimão, sendo ela filha de João Baptista Ribeiro de Lagos e de Ana Paula Manoel Mascarenhas Pessanha de Faro.

Este último casal ainda teve:
Roque, n. 16-8-1786 Lagos, (S.M.ª)
João Veloso Pessanha Mascarenhas Cabral, n. 28-1-1768 e
Pedro Mascarenhas Pessanha Cabral
Lázaro António Pessanha
Leonor Tomásia de Mascarenhas Pessanha
Cumprimentos,
João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

RE: António Bustorf- Portimão

#105002 | melisa | 10 nov 2005 20:08 | Em resposta a: #104972

Caro João Luís Esquível

Curiosos os dados que agora transmite.
Assim:
Encontrei um António Xavier Bustorf, que julgo ser o filho de Lopo Xavier Bustorf e neto paterno de Modesto Henriques Bustorf, a apadrinhar em Lagos um filho do Ajudante Lázaro António Pessanha a comprovar como os diferentes ramos desta família estavam interligados.

Encontrei também Lopo Xavier Bustorf como testemhunha de um casamento na Mexilheira Grande em 19/4/1796 ( não tirei os nubentes, mas dentro de alguns dias poderei dizer-lhe quem eram).

Já tinha conhecimento de João Nepunucenoda Silva Jaques de Paiva, nascido salvo erro em 1755, que em apontamentos de familiares meus davam como pai de José Inácio Bustorff casado com Catarina Júlia Colaço ( de Castro Verde).

Ora acontece que no registo de casamento de António José Nobre Bustorff (ALvor 19/4/1859) com Albertina Augusta dos Prazeres Cabrita, diz claramente que os pais do noivo são: José Inácio Bustorff, de Portimão e s/ mer. D. Catharina Júlia, da vila de Castro Verde, sendo neto paterno de FRANCISCO NUNES cc D.Gertrudes Valente Castelo Branco (sem o 1º nome de Catarina).

O que leva-me a crer que José Inácio Bustorff não seria filho mas sim irmão de João Naponuceno.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: José Inácio Bustorff

#105019 | rmfrp | 10 nov 2005 22:48 | Em resposta a: #104955

Cara M. Elisa:

De José Inácio Bustorff só posso informar que o seu nome aparece nas pautas de Portimão para 1794/1796. Era solteiro. Tinha 4.000 cruzados. Já tinha servido várias vezes como Vereador, sendo considerado capaz, zeloso e activo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: José Inácio Bustorff

#105023 | melisa | 10 nov 2005 23:20 | Em resposta a: #105019

Caro Rui Pereira

Muito obrigada.

Agora só me resta saber se na realidade havia um ou dois José Inácio Bustorff: um filho de Francisco Nunes Bustorff e D. Catarina Gertrudes, ou também um neto deste casal, filho de João Nepunoceno, conforme tenho apontamento de familiares.

Com os meus melhores cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: António Bustorf- Portimão

#106142 | Leote | 25 nov 2005 18:09 | Em resposta a: #104556

Cara M.Elisa

Como estuda o ramo Bustrof de portimão, pode ajudar-me a esclarecer uma dúvida?

Tenho uma Maria Amélia Bustorf(?) Júdice Pargana, que morreu no séc. passado, filha de Luís Júdice Pargana Teixeira de Castro e de Doroteia ? Teotónio Pereira.

O meu avô: Lopo Leote Tavares, tratava-a por prima. Não pode ser pelo lado Júdice nem pelo Pargana. (!?!) Será pelo Bustorf?

Em contrapartida tenho duas irmãs:
1) Gertrudes Felícia Caetana de Gusmão, casada com Mateus Nunes José de Macedo, que foram pais de José António Paulo de Macedo, que casou por duas vezes. A primeira com sua prima irmã Francisca Xavier Pargana Teixeira e Castro a 2.ª com Leonor Tomásia de Mascarenhas Pessanha.

2)Francisca Xavier Josefa de Gusmão, casada com António Luís Pargana Teixeira e Casto (juiz de fora em Silves, nascido em Portimão de quem não tenho ascendência), tiveram:
2.1) Francisca Xavier Pargana Teixeira e Castro, veja-se acima.
2.2) Bernardo Pedro Pargana Teixeira e Casto (Vereador em Portimão entre 1797 e 1824) que casou com Maria Perpétua (filha de Alexandre Lopes Farto e de Ana Gertrudes) que tiveram:
2.2.1)António Alexandre Pargana Teixeira e Castro (Também vereador em Portimão) cc Maria Firmina Judice (filha de Lourenço Pereira Amado e de Ana Teresa Judice).

Será que é esta a ligação? Parece ser. Mas afinal onde entra o Bustorf???

Alguma ajuda seria agradecida.
Cumprimentos
João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

RE: António Bustorf- Portimão

#106161 | melisa | 25 nov 2005 23:37 | Em resposta a: #106142

Caro Luís Esquível

Infelizmente não tenho nenhuma informação das pessoas que refere.

As minhas pesquisas em Portimão têm sido transversais e essencialmente nos séc. XVII e XVIII.

Quero no entanto colocar-lhe a seguinte questão: Na sua opinião Doroteia (?) Teotónio Pereira era natural de Portimão e nascida mais ou menos em que ano?

Qual a relação das duas irmãs com a filha da senhora acima? Elas eram filhas de quem? A primeira tem um nome muito sugestivo Gertrudes FELÍCIA CAETANA, que sugere ser descendente de Felícia Caetana Perpétua , filha de Maximiliano Bustorf. A 2ª tem um nome vulgar nos Bustorf sobretudo nos homens, onde se encontram vários Francisco Xavier em gerações diferentes e nos diferentes ramos.

Também curioso é Alexandre Lopes Farto (acho que já o encontrei mas não me lembro a que título).Seria familiar do Major António Escoleta Farto, padrinho em 1814 do meu 1º Bustorf até agora confirmado ?

Muitas questões e nenhuma resposta. A ver vamos.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: António Bustorf- Portimão

#106170 | melisa | 26 nov 2005 00:39 | Em resposta a: #106142

Caro João Luís Esquível

Já depois de lhe ter respondido lembrei-me de alguém que usava Júdice Bustorf, embora desconheça a origem de Júdice.

Trata-se de D.CATARINA JÚDICE BUSTORF, que casou em Portimão em Fevereiro de 1858 com António Francisco Themudo, natural de Castro Verde e morador em Portimão (fº de António José Nobre e de D.Teresa Maria Themudo, neto paterno de António Nobre e de D.Francisca Teresa Colaço , natural de Sta Bárbara de Padrões (ou Paderne?) e neto materno de José Rodrigues Themudo e D.Ana Maria Themudo.

D.Catarina Júdice Bustorf era filha de José Inácio Bustorf e de D. Catarina Júlia (Collaço) natural de Castro Verde.

Neta paterna de Francisco Nunes Bustorf e de D.Catarina Gertrudes Valente Castelo Branco.

Neta materna do Major António José Nobre de Castro (que penso ser o pai do noivo noutro casamento, dado ter havido dispensa do 2º e 3º grau de consanguinidade) e de D.Mónica Teresa Collaço , de Castro Verde.

Porque é que usava Júdice não faço a menor ideia.

Pelo lado paterno tinha ascendência Fernandes Crespo, Bustorf, Arez de Oliv Jaques de Paiva, Varela, Mendes de Miranda e Castelo Branco.

Pelo lado materno apenas sei o que aqui refiro.

Os irmãos que conheço não usavam Júdice eram:

- José Inácio Bustorf ( nome do pai),

- Francisco Nunes Bustorf ( nome do avõ paterno)

- António José Nobre Bustorf (nome do avõ materno retirado o Castro e acrescido de Bustorf).

Ela era Catarina como a mãe e a avó paterna.
Agora o Júdice...

Não sei se com os elementos que tem consegue estabelecer alguma relação.

Renovados cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 03:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen