RE: Registos Paroquiais na Alemanha

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Registos Paroquiais na Alemanha

#99503 | apsotomayor | 06 set 2005 08:43

Caros Confrades.

Alguém me sugere qual a melhor forma de, não sabendo palavra de alemão, fazer uma consulta nos Registos Paroquiais da vila de Poellwitz, distrito de Zeulenrada (Leipzig) ?

Desde já agradecido,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais na Alemanha

#99505 | Paulo | 06 set 2005 10:00 | Em resposta a: #99503

Caro António,

Descobrimos a origem dos Freixior???

Um abraço amigo,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais na Alemanha

#99515 | Carlos Silva | 06 set 2005 10:56 | Em resposta a: #99503

Caro António Pedro de Sottomayor,

Tem uma possibilidade, que é a seguinte :

1) pesquisa - identificaçào do registo

No Sitio da "Familysearch.org" (da igreja mormon)
Veja na "Library"
e depois na "Family History Library Catalog"
na "Place search"
inscreva : Pollwitz
(pois Poellwitz nào resulta)
Vai achar Pöllwitz (Zeulenroda), com pouco resultado, todavia.

2) consulta

Caso interesse os referidos registos, deve poder requisitar e consultar nos endereços referidos no topico seguinte, se estiver em Lisboa.
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=77290

Quanto a mim nunca pesquisei por essa via, e nào sei ao certo se vale a pena.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais na Alemanha

#99520 | apsotomayor | 06 set 2005 11:46 | Em resposta a: #99505

Caro Paulo,

Sempre atento, não é verdade ?

Infelizmente, não é sobre os Freixiol, mas sim sobre os meus Neuparth.

Contudo, sobre aqueles, os registos que já descobrimos dão-nos o Jacob Fleislhavier (em Portugal Freixiol), casado com a Maria da Conceição (filha de pais incógnitos) na Venda da Serra em 26 de Janeiro de 1815.
Esse Jacob era filho de João Fleislhavier e de Secília Merpar, da freguesia de Valprepar, Bispado de Bippaden, ambos de nação alemã.
Presumo que a razão da sua presença em Portugal nesta época coincida com os motivos porque o meu antepassado Neuparth também por cá apareceu: as invasões francesas !
Estes Jacob e a Maria da Conceição tiveram pelo menos um filho, já baptizado com o apelido de Freixior, mas casado sob o apelido de Freixiol !
Estas referências geográficas, ou outras muito semelhantes (devido à dificuldade ortográfica) ainda não as consegui referenciar na Alemanha.

Obrigado pelo contacto,
um grande abraço,

António Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais na Alemanha

#99521 | apsotomayor | 06 set 2005 11:49 | Em resposta a: #99515

Caro Carlos Silva.

Muito obrigado pela dica.

Os melhores cumprimentos.

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais na Alemanha

#99525 | feraguiar98 | 06 set 2005 12:15 | Em resposta a: #99503

Caro António Pedro,

Receio que tenha entre mãos uma má transcrição.

Não encontrei nenhuma localidade denominada Pöllwitz. Algumas firmas entre elas uma fábrica de porcelanas, mas no distrito (kreis) Greiz, na Turíngia. Isto sugere que Pöllwitz seja um apelido, eventualmente um lugar mas não uma paróquia.

Leipzig fica na Saxónia (Sachsen) e não encontrei na área, nem Pöllwitz nem Zeulenrada.

Sendo um nome que não parece comum, arriscaria o "stadt" Zeulenroda, no referido distrito de Greiz, hoje com cerca de 49 km2 e 14 mil habitantes.
A pronúncia do "o" em Zeulenroda será fechada e foneticamente não muito distante do nosso "a" surdo, pelo que seria um erro fácil de ocorrer.
Poderia então ser 07937 Zeulenroda (Kreis Greiz) Thüringen.

Suponho que já tenha pesquisado o(s) apelido(s) que lhe interessa(m) nos Mormons. Se eles microfilmaram Zeulenroda poderia pedir uma investigação a um profissional alemão ou americano. Infelizmente, por um acordo com os registos alemães, os microfilmes dos mormons podem ser consultados na Alemanha e nos Estados Unidos mas não podem circular na Europa. Eu estou a pagar a uma americana que vive na California pesquisas na Prússia.

Se não tem qualquer prática de pesquisa no familysearch dos mormons, envie-me para o meu e-mail - é o username seguido de arrobapontohotmailpontocom - os dados, nomes, locais e datas aproximadas e, pelo menos, poderei ver se o(s) nomes aparecem em extractos com alguma coincidência de local e época.

Cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais na Alemanha

#99536 | apsotomayor | 06 set 2005 13:04 | Em resposta a: #99525

Caro Fernando.

Os dados que referenciei provêm de uma certidão original que tenho na minha posse, enviada da "Paróquia de Poelwitz, aos 8 dias de Abril de 1833", selada e assinada pelo Pastor de então, Franz Helfer. A mesma certidão conclui da seguinte forma: "O que antecede está perfeitamente conforme com o livro de registo paroquial de Poellwitz e fica por este meio atestado "sub fide pastorali"."
Noutros documentos que possuo referencia-se Poellwitz no districto de Zeulenrada (concordo com o seu Zeulenroda), e também surge a referencia a Greiz. A zona geográfica parece pois coincidente.
Não tenho qualquer prática na pesquisa através dos Mormons, logo a sua amável oferta é bem vinda.
Procuro um Erdmann Neupart, nascido a 6 de Janeiro de 1784 e baptizado no dia seguinte (em Poellwitz), filho de Miguel (Michael) Neupart e Dorotea.
Desde já agradecido,
os meus melhores cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais na Alemanha

#99555 | aeiou2 | 06 set 2005 16:21 | Em resposta a: #99503

Ex.mo Senhor A.P.de Sottomayor,

Também nada sei de alemão,embora com costela alemã.Se escrever no motor do Sapo,Mundial ,Poellwitz,encontrará um site Neupart,o 8 link.

Julgo que será Poellwitz,Zeuleuroda,Thüringen,Preussen.

Vou desbravar o referido site .
Se tiver dúvidas diga porque tenho primos alemães que me traduzem para o Inglês.
Também,e não tenho perdido nada por isto, envio e-mail se houver local para contacto,em Inglês pois quase todos falam Inglês e se colocaram o seu "data"na internet é porque querem partilhá-lo.
Já me aconteceu ter enviado vários e-mail para tudo o que era contacto e só obtive resposta de grande jornal alemão e que me deram todas as indicações possíveis e quem devia contactar.

No familysearch,indicado aqui no GP,só encontrei Neupart em França

Boas pesquisas

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais na Alemanha

#99562 | aeiou2 | 06 set 2005 16:56 | Em resposta a: #99503

Ex.mo Senhor A.P.de Sottomayor,

Também nada sei de alemão,embora com costela alemã.Se escrever no motor do Sapo,Mundial ,Poellwitz,encontrará um site Neupart,o 8 link.

Julgo que será Poellwitz,Zeuleuroda,Thüringen,Preussen.

Vou desbravar o referido site .
Se tiver dúvidas diga porque tenho primos alemães que me traduzem para o Inglês.
Também,e não tenho perdido nada por isto, envio e-mail se houver local para contacto,em Inglês pois quase todos falam Inglês e se colocaram o seu "data"na internet é porque querem partilhá-lo.
Já me aconteceu ter enviado vários e-mail para tudo o que era contacto e só obtive resposta de grande jornal alemão e que me deram todas as indicações possíveis e quem devia contactar.

No familysearch,indicado aqui no GP,só encontrei Neupart em França

Boas pesquisas

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais na Alemanha

#99565 | feraguiar98 | 06 set 2005 17:53 | Em resposta a: #99536

Caro António Pedro,

Não encontrei Pöllwitz como paróquia porque só procurei em mapas e nos códigos postais, onde tem o mesmo de Zeulenroda.
Ao contrário do que lhe disse a sempre prestável Dra. Maria Oom, encontram-se 40 Neupart na Alemanha e a maioria na "sua" zona geográfica. Há menos Neuparth, também da mesma zona e muitos Neupert mas já de diversas áreas.

O único livro de Pöllwitz de que foram feitos extractos, foi o de 1619-1674, demasiado antigo para o que procura e não sei ver se existem focopiados outros livros.
Sugeria-lhe que aproveitasse o oferecimento da Dra. Maria Oom e, mesmo por e-mail consultasse a Igreja Evangélica de Pöllwitz,
a) dizendo o que procura;
b) perguntando onde podem ser consultados os livros e como podem ser pedidas informações dos registos;
c) pedindo o contacto de um investigador local a que pudesse recorrer se necessário.
Já me aconteceu um pouco de tudo. Não me responderem, reenviarem o pedido para o local onde estão os livros e, uma vez, enviarem-me a fotocópia do grupo familar - pelo que fiquei a saber a data de nascimento de todos os irmãos, de casamento dos pais, do próprio e de alguns irmãos e profissão do pai, tudo acompanhado de uma amável nota com leitura dos nomes mais difíceis.
Para tudo é preciso sorte mas sem esforço nada se consegue.
A segunda questão é porque, se a Turíngia tem a mesma prática do Württemberg, os livros podem já estar no equivalente a um arquivo de diocese.
A terceira porque a igreja não irá indicar um investigador que não seja de alguma confiança mas os custos mais significativos podem ser os de deslocação.
O e-mail é kirchgemeinde.poellwitz@gmx.de
repito caso as regras do site eliminem: kirchgemeinde ponto poellwitz arroba gmx ponto de
e o nome da Pastora (Pfarrerin) é Christina.

Pode compensar-lhe o investigador porque há indícios que a sua "gente" já era de Pöllwitz pois encontram-se, por 1730 referências à construção de um orgão em que trabalhou um ferreiro de armas Johann Michael Neupart e ofereceu a madeira um Michael Neupart. Em 21.9.1648, foi concedida uma Carta de Comércio e Fabrico (Kauf -und Lehnbrief) ao ferreiro (schmied) Stephen Neupart e seus descendentes. Assim, com sorte, o mesmo investigador sem mais deslocações, poderá recuar-lhe 2 ou 3 gerações.

Uma última dica. Se porventura tiver de efectuar qualquer pagamento na Alemanha, peça sempre, o IBAN, o SWIFT code e o Clearing code. Qualquer banco dá estas códigos ao seu cliente e com eles assegura uma transferência rápida, segura e ao mesmo preço do que se fosse nacional.

Como não podia deixar de ser, desejo-lhe sorte.

Cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais na Alemanha

#99631 | apsotomayor | 07 set 2005 08:26 | Em resposta a: #99565

Caro Fernando.

Dicas fantásticas, que irei seguir e aproveitar. Quando tiver alguma resposta, positiva ou negativa, dir-lhe-ei.

Até lá, um abraço agradecido,

António Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais na Alemanha

#99633 | apsotomayor | 07 set 2005 08:31 | Em resposta a: #99555

Ex.ma Senhora Maria Oom Oliveira Martins.

Muito obrigado pelo seu interesse neste tema particular, cujas sugestões irei aproveitar. Quando conseguir novos resultados destas buscas volto ao forum por forma a partilhar os conhecimentos desta experiência de "busca internacional".

Os meus melhores cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais na Alemanha

#99640 | aeiou2 | 07 set 2005 10:52 | Em resposta a: #99633

Caro Senhor,

Trate-me apenas por Maria como é hábito neste espaço sff.
Terei muito gosto em partilhar as suas descobertas,pois sei o que isso é,e se precisar de ajuda estarei ao seu dispor naquilo que souber ou julgar que sei....
Já visualizei a cidade natal dos Neupart via net,e deve ser bem agradável e bonita.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais na Alemanha

#99652 | fsomr | 07 set 2005 12:52 | Em resposta a: #99503

Caro António Pedro de Sottomayor,
Tenho uma ascendência alemã, da família Heusch, de Aachen.
Existe uma editora alemã muito boa para a qual escrevi e me enviaram um livro com a história toda da família Heusch incluíndo o meu antepassado que veio para Portugal. Se fosse a si consultava os catálogos da referida editora pois pode ser que já tenham estudado as famílias que procura.
Veja em http://www.starkeverlag.de/startsites/homepage.html
O nome da editora é C.A.Starke Verlag.
Se apagarem o endereço de e-mail peça-mo para francisco.rebelo@brisa.pt
cts
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais na Alemanha

#100776 | fsomr | 18 set 2005 12:18 | Em resposta a: #99652

Caro António Pedro de Sottomayor,
Encontrou o que queria?
cts
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais na Alemanha

#183500 | Paulo | 04 fev 2008 14:23 | Em resposta a: #100776

Caros confrades,

Gostava de saber se alguém tem informações relativamente a um

Matias de Faro Viana Pereira de Almeida (vide base de dados)

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=408207

Obrigado.

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais na Alemanha

#236196 | M.Ribeiro | 11 ago 2009 00:17 | Em resposta a: #183500

Famílias alemães no Brasil.

www.brasilalemanha.com.br

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 02:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen