Jorge Sampaio (familia paterna)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Jorge Sampaio (familia paterna)

#9956 | Carlos Silva | 28 set 2001 22:03

Caros colegas,

Disseram-me que a familia (paterna)do Presidente Jorge Sampaio é oriunda de Guimaràes.

Alguem tem mais informaçoes ?

Obrigado

Carlos Silva

P.S. : A familia materna, que nào falta de interesse, està ja estudada na base de dados de GP.

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#13064 | Wellington | 16 nov 2001 20:02 | Em resposta a: #9956

Oi Carlos,

Voce esta pesquisando a família Sampaio?
Em caso positivo gostaria de poder trocar algumas informaçoes com você.

Grato

sampwell@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#13066 | Carlos Silva | 16 nov 2001 20:26 | Em resposta a: #13064

Minha pesquisa sobre Jorge Sampaio é antes de mais motivada pela curiosidade.
Simplesmente gostaria de saber se a familia do Presidente Sampaio é Vimaranense como creio que é.

Afinal sou mais um Vimaranense que um Sampaio.

Tenho um pouco de Sampaio, mas julgo que serà derivado do lugar de S. Paio, na freguesia de Cabeçudos (V.N. Famalicào), como alias o historiador Alberto Sampaio que penso nào ter origem diferente (e mesmo provavelmente a mesma).
Esse lugar de S. Paio constitui entào um "ninho" de Sampaios de que nào sào oriundos todos os Sampaios, longe disso.

Como a ligaçào de Alberto Sampaio com Guimaràes é bem conhecida, gostaria de saber se o Presidente Sampaio é um pouco Vimaranense, e até se tem algum parentesco com o autor das "povoas maritimas".

Os Sampaios trasmontanos, que de certo modo, sào os que originaram o nome, foram ja tratados aqui se nào me engano.

melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#13079 | magalp | 17 nov 2001 00:48 | Em resposta a: #13066

Meu Caro Carlos

Não estou tão certo assim que os Sampaio/Sampayo/São Payo/Sanpayo ditos de Traz-os-Montes sejam os primeiros, que tenham originado este tão discutido título. Evidentemente que os próprios não tem a menor dúvida sobre o assunto, sendo q. no 1ºramo e na 1ªlinha estaria o Marquez de Sampaio, ou de São Payo, como mais gostam de escrever e mesmo usar. Seram ainda, no 2º ramo, os Mello Vaz de São Payo - representando o infeliz Lopo Vaz de Sampaio (assim assinava...) 9º Governador da Índia, por este não ter deixado netos.
Mas, se nos detivermos um pouco na leitura do "Flos Sanctorum", respeitante ao Santo Payo e se depois analizarmos a corografia no noroeste da península, vamos ao encontro de cetenas de lugares e pueblos Sam e San Payos! Naturalmente por aí, milhares de pessoas a usarem o dto nome, por essa e por aquela razão. No q. me respeita (e mto. principalmente aos meus nobres primos Mello Vaz de Sampaio, da Ordem de Malta, etc. etc.) a maior valia estará na extensa varonia (creio que sobre 600 anos)e nas felizes ligações q. souberam fazer, mais do q. real protagonismo histórico, de toga ou espada.
Sobre o nosso simpático PR, sei que é oriundo de Guimarães, suponho q. de Freitas. Ouvi isso da sua própria boca!
Grande abraço!
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#13085 | Carlos Silva | 17 nov 2001 10:18 | Em resposta a: #13079

Carissimo Manuel Maria Magalhàes,

A referencia aos Sampaios de Tras-os-Montes era apenas destinada a servir talvez de orientaçào de pesquisa para Wellington Sampaio. A familia Sampaio medieva é geralmente associada à regiào Trasmontana, digo sem garantir.
Mas minha competencia para entrar em debate sobre a referida familia està muito perto de zero.

Sirva tambem de orientaçào para o nosso colega o facto de se achar um “ninho” de Sampaios donde saiu por exemplo o ja referido historiador Alberto Sampaio, na freguesia de Cabeçudos, e existir outro “ninho”, embora menos representativo, bem perto, que creio ter identificado em S. Paio de Ceide (vizinha a S. Miguel de Ceide). Ilustrativo com certeza dois “ninhos” a menos de 5 kilometros.

No entanto, nào significa que Sampaio seja um apelido tào representado no concelho de Famalicào.

A freguesia de Freitas (se eu percebi bem), pode se considerar na area de influencia historica de Guimaràes, mas pertence ao concelho de Fafe.

Fica a questào aberta.

Forte abraço

Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#13086 | magalp | 17 nov 2001 10:53 | Em resposta a: #13085

Meu Caro Carlos Paulo

Pouco ou nada sei das origens do noosso PR para além do que se lê ou leu nos jornais. Suponho que o pai dele foi um distinto médico q. terá tido responsabilidades administrativas no anterior regimen (Estado Novo), dentro da área da saúde. Como disse, sei são oriundos de Guimarães, por declaração do próprio - no aeroporto do Porto, ao cabo de uma visita a Foz Côa, onde ali terá produzido divertidos comentários sobre o afamado vinho e as pinturas rupestres. Mto. apreciativos. natural/. Não me lembra sequer se referiu a freguesia.Esta ideia de Freitas pode ser um palpite completam/ errado.
Tomara eu e muita mais gente, ter o seu conhecimento zero nestes assuntos que nos prendem...
Grande abraço!
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#13087 | magalp | 17 nov 2001 10:59 | Em resposta a: #13086

(aditamento)

esqueceu-me referir q. o Dr. Daniel Sampaio podera responder a esta questão e aumentar muita coisa. De resto acho q. ele mesmo poderia tirar vantagem do conhecimento deste Fórum, sobretudo do sâo comportamento da esmagadora maioria dos jovens intervenintes.
Talvez até nos podesse dar grande ajuda na quele interessante tópico da genética, tão precocemente abandonado.

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#46797 | MSPAGraça | 03 set 2003 12:43 | Em resposta a: #9956

Caríssimos

Constou-me que Jorge Sampaio descende de um sub-Ramo de um sub-Ramo de um sub-Ramo, por bastardia, dos Sampayos de Pombeiro de Riba de Vizela.

Como é sabido, os Riba de Vizela são descendentes dos São Payo (Sampayo) de Trás-os-Montes, sendo mesmo um dos grandes Ramos desta Família (derivados da linha primogénita), de que também descendem os Mello Vaz Sampayo, os Sampayo Pimentel (Pereira de Sampayo), os Teixeira de Sampayo (da Ilha Terceira), etc., etc., bem descritos em várias obras...

No Minho, existem também os Castro de Sampayo e Mello, descendentes dos de Pombeiro, que estiveram no Brasil e sobre os quais existem vastas referências nos apontamentos genealógicos existentes no Arquivo da Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães.

Costumo dizer que me recuso aparentar, qualquer que seja a forma, com um Presidente da R...; aliás, costumo dizer que o Senhor Chefe de Estado usurpou o Apelido e o Paço Real... por piada, entenda-se, porque contra factos não há argumentos...

Manuel de Sampayo P. A. Graça

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#46955 | vbriteiros | 05 set 2003 00:04 | Em resposta a: #13086

Caro Manel
Com esta dispersão de Sampaios ( sem y) qualquer dia chegam aos de Santo Adrião de Famalicão, dos quais tambem descendo e sem querer fico aparentado com S. Bento. Dispensava
Um abração
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#46962 | MSPAGraça | 05 set 2003 09:12 | Em resposta a: #46955

Caro Vasco

Parece que tudo é possível... Se estiver interessado em pesquisar essa sua ascendência, volto a relembrar os manuscritos existentes na Martins Sarmento, em Guimarães, por onde se dispersam muitas famílias da região, entre as quais os Sampaio (com e sem y, com o santo integrado e desentegrado, enfim, conforme ele tem vindo a ser usado pelos seus muitos e muito dispersos Ramos).

Um abraço

Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#46984 | magalp | 05 set 2003 13:15 | Em resposta a: #46955

Meu caro Vasco

Eu não tenho q.q. dúvida sobre a enorme dispersão deste apelido!
Ainda q. frondosíssima a árvores dos Sampaio não esgote (nem por sombras!)a sua razão de ser.
Como o nosso Carlos Silva mto. bem disse, há dezenas de lugares, freguesias e pueblos na Península que deram origem a muitos Sampaio, Sampayo, São Paio, São Payo e até Pelayos e Pelajos...

Em relação ao PR muito embora a minha linha de pensamento seja totalmente oposta, não deixo de simpatizar com ele em muitas coisas, sobretudo quanto a classificação de tintóis!!

Outo abraço
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#46986 | magalp | 05 set 2003 13:28 | Em resposta a: #46797

Meu caro Manuel Sampayo Pimentel Graça

Os Sampayo e Mello "minhótos" (cujo representante é um primo muito querido) tem a mesma origem origem dos Mello Vaz de São Paio...
Tem isso muito bem explicado em "O Parágrafo Segundo" da autoria do Prof. Luís Mello São Payo, Senhor da Ribalonga, etc. e seu representante varonil.
Ando a estudar essa preciosidade há semanas, maravilhado com a sabedoria e rigor do Autor.

Por curiosidade, o seu Graça é o mesmo do Dr. Carlos Gagliardini Graça?

cmptos.
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#46989 | MSPAGraça | 05 set 2003 13:43 | Em resposta a: #46986

Caro Manuel Maria Magalhães

Quanto à origem dos Sampayo e Mello minhotos e dos Mello Vaz de Sampayo transmontanos, claro que a origem é a mesma, pois descendem dos dois filhos de Vasco Pires de Sampaio, 1.º Senhor de Vila Flor e de Ansiães, etc., bens que distribuiu pelos dois filhos varões.

Os primeiros, pelo filho primogénito, Fernão Vaz de S., 2.º Senhor de Vila Flor, pai de Vasco Fernandes de S., 3.º Senhor da mesma Vila, avô de D. João de Melo, Comendador de Pombeiro, de quem descendem os Mello Sampayo de Pombeiro.

Os segundos, pelo secundogénito, Lopo Vaz de S., 2.º Senhor de Ansiães, do qual também veio Lopo Vaz de S., 8.º Gov. da Índia, os mencionados Mello Vaz de S., de Ribalonga, e os Pereira de S., a que pertenço.

Mas estes dados conhece bem, pois estão já muito bem estudados e publicado, não só no «Parágrafo 2.º», mas também no Júlio A. Teixeira, nos «Nomes de Portugal», etc.. Aliás, também eu já abordei aqueles Senhores de Pombeiro, na identificação de um brasão da Igreja de Vila Marim, publicado na evistar da U. Moderna do Porto.

Quanto aos meus Graça, na realidade nada tem que ver com os Gagliardini Graça. Aqueles, como sabe, são açoreanos, instalados em Vila do Conde. Os meus, são barcelenses, instalados em Sto. Tirso. Mas penso serem os mesmos Graça de Vairão, faltando-me a ligação...

Cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#46990 | LCM | 05 set 2003 14:00 | Em resposta a: #46986

Meu Caro Manuel Maria,

A propósito de São Payos e seus ramos uma história passada com o velho Marquês de São Payo, D. António Pedro Maria da Luz de São Payo Melo e Castro Torres e Lusignan (1902-1981), Chefe de nome e armas dos São Payo, Presidente do Instituto Português de Heráldica e distinto historiador.
Um dia, em conversa, alguém lhe dizia "eu também tenho uma linha Sampaio, que ramo é o seu?" ao que o Marquês respondeu exaltado, carregando nos erres, "Ramo? eu não sou um ramo, eu sou o trrronco!"
Estórias...

Um grande abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#47004 | magalp | 05 set 2003 16:00 | Em resposta a: #46990

Sábio Lourenço

Bem apanhado! Oportuno e bem observado...
Estou com pressa pois já devua estar na estrada a caminho de paço de Sousa, um sítio onde te sentitias óptimamente, sobretudo se por lá estivesse o Zé antº Ribera, qDT...

Mas não resisto a contar-te outra do "Nobre Lusignan, chefe das armas e do nome Sampaio"!

Um dia estavam 4 digníssimos cavalheiros, titulares, em amena conversa, não sei se num casamento, se no Club, se mesmo em Paço de Sousa, Gaia ou S. Marcos... eram eles, António Sampaio, Francisco Alpedrinha, Basílio Sousa Pinto e Francisco Alpendurada.

Pois o Conde Villa-Flôr mostrava ao Visconde de S. Jerónimo, um estudo sobre os "Magalhaens de Canavezes", com grande entusiasmo deste!
Era cousa apurada, resultado de muita investigação feita pelo primo Thomaz Vilhena, Conde ve Villa-Flôr, Alpedrinha, etc., da Academia de História de Madrid, Assoc. de Arqueólogos Portugueses e distinto fundador do IPH... (aliás na memória colectiva daqui, era distinto em tudo!).
Pois o nosso Lusignan que não tinha o teu sentido de oportunidade, comentou:
"Não sabia nada q. o Francisco Alpendurada tinha tantos avós Magalhães..."

Ao q. Francisco Vilhena, tb. carrrregando nos errres, retorquiu:
"Por este lado tem tantos como tu e eu, os avós são comuns, por outros, (Magalhães)palpita-me que terá mesmo mais!

Outro abraço
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#47007 | joseantonioreis | 05 set 2003 16:15 | Em resposta a: #46989

Caro Manuel Azevedo Graça,

Descendo de uma família Graça, da Póvoa de Varzim, mas só tenho elementos até 1700.
Será que os seus Graças, andaram por aqueles lados?
Terá elementos que me possa facultar?.
Desculpe o atrevimento, mas como não consigo descobrir nada, recorro a quem percebe disto...
Cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#47009 | MSPAGraça | 05 set 2003 16:21 | Em resposta a: #47007

Caro José António Reis

Curiosamente, o meu pai nasceu na Póvoa de Varzim, mas por desvio de percurso dos meus avós...

Ainda não investi muito a fundo nestes Graça, cujo estudo penso começar lá para meados do próximo ano. Até lá, talvez possa fornecer mais dados a mim do que eu a si... Apenas tenho algumas poucas informações sobre uma amiga minha, Manuela Carmona Graça, ela sim, dos da Póvoa de Varzim.

Cumprimentos e até breve (com muitos dados dos Graças)

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#47034 | amtf | 05 set 2003 19:28 | Em resposta a: #47009

Caro Manuel Azevedo Graça,

Seria muito incómodo pedir-lhe o favor de ler o tópico: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=45654 ?
Talvez me possa dar alguma ajuda...
Grato em qualquer circunstância,
Melhores cumprimentos
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#47211 | MSPAGraça | 08 set 2003 09:51 | Em resposta a: #47034

Caro António Maria Fevereiro

Creio que estes Sampaio a que se refere sejam a sua ascendência Sampaio Fevereiro. Não lho posso jurar, mas penso já ter visto a ligação aos de Vila Flor.

Dê-me algum tempo, para procurar a referência.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Família Graça-Póvoa Varzim

#47222 | jpcmt | 08 set 2003 11:16 | Em resposta a: #47007

Caro José António Reis:
Não sei se o distinto etnógrafo poveiro António dos Santos Graça pertence à sua família. Conheço uma sua neta, que, julgo, estaria interessada em saber algo mais de sua
ascendência. Se assim for, agradeço-lhe qualquer informação que possa contribuir para este fim.
De uma "webpage" tirei o seguinte perfil desse
autor:
"ANTÓNIO DOS SANTOS GRAÇA
- Nasceu na Póvoa de Varzim em 16.01.1882 e faleceu em 07.09.1956.
- Jornalista, etnógrafo e político.
- Fundou o jornal O Comércio da Póvoa de Varzim, dirigiu o jornal O Progresso, fundou o Grupo Folclórico Poveiro, fundou e dirigiu o Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim, foi dirigente político, deputado e senador, foi um dos fundadores do Clube Naval Povoense, foi provedor da Santa Casa da Mesericórdia, presidente da Associação Comercial e fez parte do Corpo Auxiliar dos Bombeiros.
- Principais obras:
O Poveiro ( 1932 ).
A Crença do Poveiro nas Almas Penadas ( 1933 ).
Inscrições Tumulares por Siglas ( 1942).
A Canção do Berço ( 1945 ).
A Epopeia dos Humildes ( 1952 )."
Tem uma interessante obra sobre as "marcas" dos
pescadores, verdadeira "heráldica" da gente do mar que, provavelmente, conhecerá.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira
jpcmt[at]netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#47240 | amtf | 08 set 2003 13:35 | Em resposta a: #47211

Caro Manuel Azevedo Graça

Se me permite respondo aqui ao lado, no tópico “Sampayos, do Couto de Santa Maria de Pombeiro”…

Melhores cumprimentos
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Graça-Póvoa Varzim

#47248 | joseantonioreis | 08 set 2003 14:01 | Em resposta a: #47222

Caro J.de Castro e Mello Trovisqueira,

Na verdade António Santos Graça é meu familiar.
Aliás, tenho na Póvoa de Varzim algumas gerações de Pachecos, Graças, Dourados ,Gonçalves de Castro, que ali chegaram vindos uns de Viana do Castelo e La Guardia(A Guarda), outros de Barcelos ,Fafe.
Vou enviar para o seu e-mail um estudo genealógico que fiz sobre a ascendencia de António Santos Graça.
Já agora, para quem estiver interessado, nestas zonas, podem visitar o Museu Etnográfico da Póvoa e agora em frente o Arquivo Municipal, que são muito interessantes.
E os óptimos boletins culturais da Camara.
Cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Família Graça-Póvoa Varzim

#47250 | jpcmt | 08 set 2003 14:11 | Em resposta a: #47248

Caro José António Reis:
Muito obrigado pela sua pronta resposta.
Aguardarei, então, a chegada dos elementos que,
muito amavelmente, quis pôr à minha disposição.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Graça-Póvoa Varzim

#47254 | MSPAGraça | 08 set 2003 14:17 | Em resposta a: #47248

Caro José António Reis

Desculpe-me o abuso do pedido... mas, será possível disponibilizar esse estudo aqui no forum, ou para o meu e-mail: manuelspagraca arroba hotmail ponto com

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Família Graça-Póvoa Varzim

#47257 | joseantonioreis | 08 set 2003 14:50 | Em resposta a: #47254

Caro Manuel Azevedo Graça,

Como o meu estudo genealógico está em árvore de costados ,não é possivel colocá-lo em anexo na mensagem aqui no Genea, por isso vou enviar o trabalhinho para o seu e-mail.
Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Família Graça-Póvoa Varzim

#47258 | MSPAGraça | 08 set 2003 14:52 | Em resposta a: #47257

Caro José António Reis

Muito lho agradeço... Pode ser que consiga ligar aos meus Graças.

Entretanto, estou a recolher dados dos Graças de Vairão, à qual pertence a amiga de que falei.

Enviar-lhe-ei os dados logo que possível

Muitos e os melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#47273 | Carlos Silva | 08 set 2003 17:22 | Em resposta a: #46962

Caro Manuel Sampayo Pimentel Graça,

Creio perceber entào que o Arquivo e os manuscritos da sociedade Martins Sarmento estào acessiveis ao vulgo? Como proceder para consultar? Sabe se existe algum indice dos tais documentos?

Queira desculpar por tanta pergunta.

Cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#47319 | MSPAGraça | 09 set 2003 08:47 | Em resposta a: #47273

Caro Carlos Silva

A minha passagem pela Martins Sarmento foi um bocado atribulada. Antes de mais, há que não desesperar...

Em primeiro lugar, aconselho a escrever uma carta, pedindo para consultar a documentação, esperando que lhe respondam com brevidade.

Depois, há sempre que ir contando com os horários de expediente, das 9.30 às 12 e das 14 às 17 (qualquer coisa do género).

Existe um ficheiro de índices na sala de leitura. Procure por Genealogias e por Abade de Tagilde, pode ser que tenha sorte nas suas pesquisas (assim o espero). Há muito material ali guardado.

A sala de leitura fica no 2.º piso, enquanto a funcionária costuma ficar em baixo, junto à portaria. Está a imaginar como se processam os pedidos...

Boa sorte

Cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Jorge Sampaio (familia paterna)

#47325 | Carlos Silva | 09 set 2003 09:54 | Em resposta a: #47319

Caro Manuel Azevedo Graça,

Agradeço a disponibilidade e os conselhos.

Vejo que vai ser necessario "merecer" as informaçoes. O resultado (se houver)terà mais sabor.
A paciência é o desporto do genealogista.

cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

Arnaldo Sampaio

#94310 | Carlos Silva | 24 jun 2005 21:29 | Em resposta a: #9956

Foi Daniel Sampaio quem se referiu à vida e obra de seu pai, o insigne médico, investigador e mentor da criação dos centros de saúde no país, nascido em Guimarães, em Gémeos, e cujo nome foi instituído no passado sábado no Centro de Saúde de Guimarães, um dos centros piloto, dos 202 com os quais avançou, enquanto Director Geral de Saúde, em 1972.

Jorge Sampaio, comovido com a homenagem, apenas corroborou a opinião do seu irmão de que “a luta” do homem que quis generalizar cuidados de saúde de qualidade a toda a população na área da prevenção “ainda precisa de ser continuada”[…]

Jorge Sampaio e Daniel Sampaio, descerraram a placa que agora dá o nome de Centro de Saúde Prof. Dr. Arnaldo Sampaio à sede da Amorosa do Centro de Saúde de Guimarães.

Várias eram as personalidades ligadas à família de Arnaldo Sampaio, à área da saúde, à política local e nacional e prestigiadas figuras da cidade e do distrito que esperavam os representantes da família Sampaio, para homenagear o vimaranense, nascido em 1908 e que, entre a década de 50 e 70, depois de estudar na primária e no Liceu de Guimarães, foi cursar medicina na Universidade do Porto, onde se tornou professor catedrático, e que obteve um grau “master” em saúde pública numa universidade americana, esteve no Centro Mundial da Gripe em Londres, criou e dirigiu os laboratórios de virologia e bacteriologia do Instituto Ricardo Jorge, onde efectuou estudos que deram origem ao Plano Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, tendo chegado a ser membro do Conselho de Executivo da Organização Mundial de Saúde.Por tudo isto, Arnaldo Sampaio é considerado o médico português que chegou mais alto em termos de estatuto mundial […]
Não terá sido também e sobretudo a acção de Arnaldo Sampaio, enquanto Director Geral de Saúde, entre 1972 e 1978, onde se notabilizou pela concepção dos centros de Saúde e o avanço para a instalação de 202 pelo país, sendo o de Guimarães, o de Vila Verde e o de Fafe, os três centros piloto. Arnaldo Sampaio estabeleceu ainda, enquanto executor deste alto cargo do Estado, protocolos de cooperação com as misericórdias proprietárias então da generalidade dos hospitais e criou ainda o Serviço Médico à Periferia e foi ainda responsável pela direcção, entre 1974 e 1976 da Escola Nacional de Saúde, o que implicava uma concepção totalmente nova da saúde que pretendia torná-la realmente pública, quer fazendo-a chegar a todos os cidadãos, quer pela generalização pelo país dos centros de saúde, quer sensibilizando a classe médica, através da formação, para a ideia de que o exercício exclusivo da medicina privada limitava o acesso generalizado da população portuguesa à saúde.Esta ideia como outras, um tanto ou quanto democráticas demais para a altura, ficaram bem expressas numa entrevista concedida a 10 de Março de 1972 ao Diário de Lisboa, “poucos dias antes do 25 de Abril”, conforme assinalou Daniel Sampaio que não resistiu, em Guimarães, a “ler três linhas” dessa mesma entrevista, onde “o meu pai deixou a sua concepção dos centros de saúde”.“Nesta entrevista” - frisou Daniel Sampaio – “estão muitas ideias que o meu defendia e que continuam a ser perfeitamente actuais e algumas, infelizmente, continuam a não ser colocadas em prática... Tudo para dizer que a luta de Arnaldo Sampaio precisa de ser continuada por todos aqueles com responsabilidade na área da saúde pública.”[…]

Arnaldo Sampaio faleceu em 1984.

Expresso do Ave online 28-06-2002

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 04:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen