Pesquisa na Torre do Tombo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Património

Pesquisa na Torre do Tombo

#99618 | LGR | 07 set 2005 03:17

Caros confrades

Sei que é possivel fazer pesquisas na Torre do tmbo mas não faço a menos ideia do grau de dificuldade ( ou facilidade ) que existe.

Alguem poderá indicar-me onde e como fazer?

Obrigado antecipadamente,
Luis Nuno Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa na Torre do Tombo

#99638 | JCC | 07 set 2005 10:49 | Em resposta a: #99618

Caro Luis Nuno Gonzaga Ribeiro

A sua primeira pergunta tem uma resposta fácil: Onde? - Na Torre do Tombo. A TT fica em Lisboa na Alameda de Universidade.

Quanto ao como sugiro-lhe que leia o que está no próprio site da TT www.iantt.pt

Aí poderá ver quais os fundos documentais existentes bem como as regras para a sua consulta e ainda os horários.

Gostaria de recordar que no mesmo edifício se encontra todo o acervo do Arquivo Distrital de Lisboa.

Cumprimentos

João Cordovil Crdoso

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa na Torre do Tombo

#99654 | LGR | 07 set 2005 13:13 | Em resposta a: #99638

Caro João

Obrigado pela sua resposta e irei ver o site sugerido, pois certamente vai-me ajudar a pesquisar o que pretendo.

Abraço,
Luis Nuno Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa na Torre do Tombo

#102732 | pimpinho | 11 out 2005 12:15 | Em resposta a: #99618

Caros Senhores,

Estou presisando achar o registro de nascimento de meus avós, pois quando fizeram em um Cartório a habilitação de casamento, existe um documento em que eles pedem ao Juiz para casarem sem suas respectivas certidões de nascimento , pois não tinham meios para mandar buscá-las em Portugal, e esse pedido está assinado por duas testemunhas na época (1930).

Os dados que passarei me foram fornecidos por duas primas de meu pai, pois meus parentes (pais, avós, tios já estão mortos), daí não saber se tais informações são exatas.

Meu avô- José Antonio Pereira - filho de Antonio José Pereira e Joaquina Rosa Vieira, nasceu em 24/07/1904, Conselho de Vila Verde, Distrito de Braga, Freguesia de Godinhaços( em um local de nome parecido com Salmamede).

Minha Avó - Lucinda dos Anjos Mathias, filha de serafim dos anjos e Maria Thereza Mathias, nasceu em 14/02/1901, Trás-os-Montes, Vila Real, Sabrosa, freguesia de Vilarinho de São Romão.

Fico no aguardo de vossa resposta,
Atenciosamente,
Luciléa

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa na Torre do Tombo

#105034 | pinheirov | 11 nov 2005 01:00 | Em resposta a: #99618

Prezado Luis Nuno Gonzaga Ribeiro

Nota: Insisto por responder à sua mensagem em resposta à minha de hoje sob a rúbrica «Urgência», abusivamente retirada do circuito (sem mais comentários a este respeito)

«Agradeço a opinião emitida, certamente bem fundamentada, a qual me tranquiliza como tranquilizará com certeza outros membros deste Forum. O propósito é pertinente.
Foco porém que não houve da minha parte qualquer apelo de responsabilidade, e que desse facto, a Lei de Protecção de Dados por mim invocada não encontrará talvez justificação; mas o contexto é talvez diferente no país em que resido e nestas coisas, só de facto os juristas se possam entender. Evitemos esse percurso.
A referência à Lei será então compreendida como uma manifestação de precaução motivada pelo acontecimento que relatei, com a intenção de salvaguardar pormenores de informação (datas vivas) sem interesse para os efeitos em causa. Aliás, segundo observo, é uma prática corrente em vários «sites» de genealogia. O meu pedido é por conseguinte justificado pessoalmente e não colectivamente, respondendo assim, igualmente ao pertinente comentário-interrogação do membro JTMB, na mensagem que precede a sua.

Mencionarei no entanto, que se não há responsabilidade nem obrigação na sua execução (o que admito sem dificuldade) há pelo menos, do simples ponto de vista ético, uma obrigação de satisfação e respeito pela vontade de um subscritor de preservar uma parte da sua identidade. É simples; e foi o que pedi, para mim e quatro outros familiares ainda em vida, por ter encontrado a tempo para alguns outros, uma maneira de contornar o problema.
Agradeço mais uma vez o seu esclarecimento e aguardo a concordância da Genea.»

Meus cumprimentos

Victor M.Pinheiro

Resposta

Link directo:

Pesquisa nos Arquivos Distritais

#105121 | victorferreira | 12 nov 2005 18:50 | Em resposta a: #102732

A sua pesquisa não é para ser feita na Torre do Tombo.
Deve tentar entrar em contacto com os Arquivos Distritais dos Distritos de BRAGA para o primeiro caso e de VILA REAL de Trás-os-Montes para o segundo, munida dos dados que tem, mas a que deve acrescentar umas datas (mesmo que aproximadas) de nascimento, casamento e óbito relativas aos descendentes das pessoas que procura.
Pode encontrar os sites desses Arquivos no site do Instituto dos Arquivos Nacionais - Torre do Tombo (IANTT), que já foi citado em outra mensagem deste tópico.
Se 'engasgar' no percurso, volte ao Forum que haverá sempre algum palpiteiro de serviço.
Boa sorte.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa na Torre do Tombo

#105126 | recio | 12 nov 2005 19:56 | Em resposta a: #102732

Olá Lucileia
a Lucileia já tem os dados todos,agora é só pedir para as respetivas conservatorias o nascimento deles José Antonio Pereira nascido a 24/7/1904 na freguesia de Godinhaços, vila Verde,Braga, filho de .... e de.....
Conservatoria do Registo Civil de Braga
São João do Souto-Avenida Central
CP 4710- Braga

Para a Lucinda
Lucindados Anjos Mathias nascida a 14/2/1901,Vilarinho de São Romão,Sabrosa,Vila Real
Filha de.... e de.....
Conservatoria do Registo Civil de Vila Real
Rua Marechal Teixeira Rebelo
CP 5000-525 Vila Real
Manda 1 Euro colado com fita cola ao pedido e uma carta selada e endereçada a ti para eles te enviarem as fotocopias.
Se precisares de mais ajuda é só dizeres.
Um abraço
Ana Recio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 03:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen