Francisco de Sequeira Mimoso Pinto Pacheco

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Francisco de Sequeira Mimoso Pinto Pacheco

#9963 | rmfrp | 29 set 2001 00:23

Boa noite.

No âmbito de pesquisas que tenho vindo a efectuar sobre a descendência dos Mimosos de Tânger, encontrei o seguinte (Mordomia da Casa Real - Livro 10, folha 102 verso; Livro 12, folha 263 verso; Livro 25, folha 57 verso; Livro 26, folha 16):

FRANCISCO DE SEQUEIRA MIMOSO PINTO PACHECO, filho legítimo de António José Pinto Pacheco, natural de Lisboa, neto de Amaro de Sequeira Mimoso Pinto Pacheco, bisneto de José Pinto Pacheco e terceiro neto de Francisco Pinto Pacheco - Cavaleiro-Fidalgo da Casa Real em 1822, e Fidalgo-Cavaleiro da Casa Real em 1826.

Nos elementos acima está implícita a descendência por varonia dos antepassados referidos. No entanto, em dados de absoluta confiança - um registo paroquial e uma habilitação do Santo Ofício - tenho que:

Amaro de Siqueira Mimoso (filho de Manuel Rolão e de Joana Mimoso) casou em 1710 com D. Catarina de Azevedo Freire, sendo esta filha de José Pinto Pacheco (e de D. Maria Josefa Freire de Andrade). José Pinto Pacheco era filho de Francisco Pinto Pacheco (e de D. Isabel Figueira de Padilha). De Amaro e D. Catarina só conheço até ao momento uma filha.

Com estes dados cheguei à hipótese de que FSMPP, acima, já seria bastante idoso quando teve os referidos foros, e será de facto descendente dos citados, só que o avô não se chama Pinto Pacheco e é genro, e não filho, do bisavô indicado. E, estranha coincidência, este foi exactamente o erro que Felgueiras Gayo cometeu ao indicar a filiação de Amaro de Siqueira Mimoso (título de Mouras Coutinhos, § 19, n. 9), colocando-o como filho dos seus verdadeiros sogros.

Assim, gostaria de obter informações que me permitam esclarecer as dúvidas acerca da ascendência de Francisco de Sequeira Mimoso Pinto Pacheco, nomeadamente data (mesmo aproximada) e local de nascimento, nome da mãe, nomes dos avós, etc..

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Sequeira Mimoso Pinto Pacheco

#9964 | PMEQAAT | 29 set 2001 00:40 | Em resposta a: #9963

Caro Rui Pereira

Não o posso ajudar pois você está muito mais dentro do assunto do que eu mas estou a seguir o seu raciocínio.Como sabe,tenho todo o interesse em ir tomando conhecimento do avanço das suas pesquisas e respectivas conclusões sobre a verdadeira rede genealógica que compõe e liga estas famílias.
Infelizmente não tenho o tempo que desejaria para dedicar a esta nossa paixão que é a genealogia.

Cordiais cumprimentos,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Sequeira Mimoso Pinto Pacheco

#10033 | rmfrp | 30 set 2001 14:11 | Em resposta a: #9964

Caro Pedro Ahrens Teixeira:

De facto, a investigação deste nosso primo acabou por me levar ao erro na ascendência de Amaro de Siqueira Mimoso que aparece em Felgueiras Gayo. Não sei exactamente em que anos escreveu Gayo o seu nobiliário, mas sei que foi pela mesma época.

Quando tiver confirmada a ascendência de FSMPP colocarei aqui as informações relevantes.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Sequeira Mimoso Pinto Pacheco

#24717 | rmfrp | 21 jul 2002 12:50 | Em resposta a: #9963

Caros leitores do Fórum:

Posso agora confirmar que Francisco de Sequeira Mimoso Pinto Pacheco, n. 1764 em Lisboa, CFCR em 1822 e FCCR em 1826, era filho do Cap. António José Pinto Pacheco, n. 1721 em Faro, e de D. Rita Teresa Gertrudes de Sousa; e neto paterno do Dr. Amaro de Siqueira Mimoso e de D. Catarina de Azevedo Freire. Fica assim entroncado na família Mimoso de Tânger.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 02:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen