Como descobrir livros de determinada Familia?

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Como descobrir livros de determinada Familia?

#99743 | LGR | 07 set 2005 21:42

Caros confrades

Estando a pesquisar uma certa e determinada Familia, existe alguma forma de se conseguir detectar o nome dos livros que têm referências dessa Familia?

Agradeço que alguém me possa informar se sim ou não, ou uma outra forma que me facilite a pesquisa através dos livros com apontamentos da genealogia familiar desta familia.

Esclareço que é uma Familia muito antiga e tradicional e com ligações à Nobreza Portuguesa, tendo já sido referenciada em alguns livros de genealogia ( DJJ Descendencia de El-Rei D. João II e no ANP Anuário da Nobreza Portuguesa).

A minha duvida, e onde peço a v. ajuda, é saber como posso identificar outros livros que possam terem sido editados onde constem mais apontamentos para poder aumentar o nível de pesquisa que estou a realizar.

Cumprimentos,
Luís Nuno Dias Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Como descobrir livros de determinada Familia?

#99781 | jliberato | 08 set 2005 07:45 | Em resposta a: #99743

Caro Luís Ribeiro,
Sem querer entrar em polémicas, a investigação deve ser feita principalmente com fontes primárias: paroquiais, familiares do Santo Ofício, Inquisição, Mercês, etc.
No caso de investigações feitas por terceiros nunca tem a certeza da sua fiabilidade. Além do mais, vários nobiliários, embora sempre de leitura interessante, são relativamente fantasiosos.
Respondendo à sua pergunta, só vendo os respectivos índices, parece-me a mim.
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: Como descobrir livros de determinada Familia?

#99786 | aeiou2 | 08 set 2005 08:14 | Em resposta a: #99743

Caro amigo,

Se puder vá à Biblioteca Nacional em Lisboa,ao Campo Grande e lá poderá perguntar ou então pesquisar on line no site de referida Biblioteca Nacional,ou escrever o apelido pretendido no motor de busca do Sapo, e clicar.
Às vezes têm-se grandes surpresas

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Como descobrir livros de determinada Familia?

#99812 | LGR | 08 set 2005 11:26 | Em resposta a: #99786

Cara Maria

Excelente dica.....muito obrigado!

Já agora, qual é o site da Biblioteca Nacional?

Cumprimentos,
Luis Nuno Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Como descobrir livros de determinada Familia?

#99823 | aeiou2 | 08 set 2005 14:48 | Em resposta a: #99812

Escreve Biblioteca Nacional no motor de busca do Sapo e encontra-o facilmente.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Como descobrir livros de determinada Familia?

#99858 | LGR | 08 set 2005 20:15 | Em resposta a: #99823

Cara Maria

Obrigado de novo....vivendo e aprendendo!!


Cumprimentos,
LNGR

Resposta

Link directo:

Como descobrir livros de determinada Familia?

#99900 | Lourval | 09 set 2005 07:00 | Em resposta a: #99858

Maria......quero falar contigo!!! Sobre genealogia....é claro!!!! Me escreva por favor: lourval2004@yahoo.com
Sou brasileiro, professor e tenho como passa-tempo a genealogia. Cheguei aqui dando busca em ´família Folgado´. Tenho uma tataravó Rosa Folgado nascida em Castelo Branco pelo ano de 1865, mais ou menos. Eu preciso urgentemente acelerar minhas pesquisas e gostaria imensamente de umas idéias. Agradeço antecipadamente.

Resposta

Link directo:

RE: Como descobrir livros de determinada Familia?

#100005 | LGR | 10 set 2005 01:12 | Em resposta a: #99900

Caro Louval

Se eu puder ajudar conte comigo e entre em contacto pelo Forum.

Cumprimentos,
Luis Nuno Dias Gonzaga ribeiro

Resposta

Link directo:

acesso aos dados

#100007 | Lourval | 10 set 2005 01:32 | Em resposta a: #100005

Oi Luis....agradeço muito. Sou iniciante quando comparado a vocês. Em alguns ramos de minha família estou na sétima geração. Estou muito dependente das Conservatórias de Portugal e como estou no Brasil, o processo de aquisição de um nome ou uma data é demorado e caro. Como acelerar? Como acessar aos dados on line?
Cumprimentos,
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: acesso aos dados

#100008 | LGR | 10 set 2005 01:42 | Em resposta a: #100007

Olá Lourval

Sei das dificuldades que passa aí em obter dados familiares, principalmente de outros países, e não só, até porque embora eu seja genuinamente Português, morou alguns anos aí, após um atriste época Portuguesa em 1974, e conheço pefeitamente a burocracia, dificuldade e falta de interesse genealogico existente nas terras de Vera Cruz, embora saiba de toda a regra tem a sua excepção.

Da minha parte, e pelo apreço que tenho ao povo Brasileiro ( apreço real, pois nunca contei piadas de Brasileiros em portugal e, se o quisesse, até contaria episódios reais e humoristicos sem serem ficção...) estou inteiramente à sua disposição para o ajudar através dos meios que temos em portugal, salvaguardando os meus milites de tempo para isto.

Mais uma vez, questione e pergunte o que precisar que, dentro das minhas possibilidades, tentarei ajudar ao máximo.

1 abraço,
Luis Nuno Dias Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

acesso aos dados

#100011 | Lourval | 10 set 2005 02:18 | Em resposta a: #100008

Luis. Agradeço muito mesmo. Bom, estou atacando em várias frentes. Estou atrás do assento de nascimento de Julio Teixeira, meu tataravô. Ele é português, casado com Anna Luiza Esteves, também portuguesa. Eles tiveram os seis filhos aqui no Brasil e o primeiro nasceu em 1887. Eu diria que Julio Teixeira e Anna Luiza Esteves nasceram ao redor de 1865. O problema é que eu não sei onde em Portugal eles nasceram. A informação se perdeu aqui. Um pista porém: eles foram passear em Portugal e lá nasceu Maria Teixeira ao redor do ano de 1900 e na certidão de óbito da Maria Teixeira diz que ela nasceu em Caldas da Rainha. Qualquer informação seria bem vinda....ou dos pais ou da Maria.

abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

acesso aos dados

#100012 | Lourval | 10 set 2005 02:28 | Em resposta a: #100008

Luis Nuno,
Em um outro ramo, estou atrás do assento de nascimento de Rosa Folgado. Ela era casada com João dos Santos Silva. Este nasceu em 14 de junho de 1862 em Alcains, Castelo Branco. Os nomes dos pais da Rosa Folgado eram: Julio Franco e Isabel Folgado.
Qualquer informação, um novo dado seria extremamente bem-vindo.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: acesso aos dados

#100016 | LGR | 10 set 2005 03:00 | Em resposta a: #100012

Caro Lourval

Acontece que aqui em Cascais são agora 3 hoas da manhã e estou quase a ir deitar até porque amanhã terei aqui na minha casa um autentico " churrasco a gaucho" com mais de 40 pessoas e preciso de estar "esperto" como aí se diz...

Contudo prometo fazer uma pesquisa tão logo seja possivel ( breve) e passar para vcs.

Vamos mantendo o contactp.

Em todp o caso, mando-lhe um site que vs poderá ir investigando, embora estas coisas demorem para acharmos o fio à meada mas, com persistencia e boa vontade sempre chegaremos a algum lugar.

O site é : http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=317497

Boa sorte,
Luis Nuno Dias Gonzaga ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: acesso aos dados

#100030 | aeiou2 | 10 set 2005 09:12 | Em resposta a: #100012

Ói Brasil,

Neste caso :

João dos Santos Silva,*14 .6.1862,Castelo Branco,Alcains,freguesia ?,terá que saber quem são os pais,pois assim será muito difícil ter a certeza de ter encontrado o respectivo assento.Mas nada como tentar...

Rosa Folgado,data de nascimento será +- 1864,terá que saber o Distrito,talvez Catelo Branco?,talvez Alcains?,freguesia ?,filha de Julio Franco e Isabel Folgado

Terão casado em Alcains? em 1887+-?,freguesia ?geralmente a da noiva.

Com estes dados muito incompletos poderá tentar o Arquivo Distrital de Castelo Branco
morada
Casa dos Motas
Largo da Praça Velha

6000 Castelo Branco Tel /Fax 272321161
Espero que esteja tudo actualizado,mas poderá verificar neste site em Arquivos.Também têm endereço electrónico que depois lhe envio

Boa sorte.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: acesso aos dados

#100031 | aeiou2 | 10 set 2005 09:21 | Em resposta a: #100011

Ói Brasil,

Aqui tem :

Maria Teixeira *1900+-,Leiria,Caldas da Rainha,freguesia ? filha de Julio Teixeira e Anna Luiza Esteves.
morada do Arquivo Distrital de Leiria
Rua Marcos Portugal,4
2400-179
Leiria
Portugal
telf.244820050/7 Fax.244820059 adlra@adleiria.pt

Como há vários filhos nascidos no Brasil se conseguir os assentos de nascimento deles,talvez consiga obter mias dados.è de investigar

Resposta

Link directo:

RE: acesso aos dados

#100033 | aeiou2 | 10 set 2005 09:34 | Em resposta a: #100011

Correcção do endereço electrónico do ADLeiria

ADLeiria é:

adlra@adleiria.iantt.pt

o do ADCBranco é:

adct@adcbranco.iantt.pt

Boa sorte

Maria

PS.
O GP ainda tem como morada do ADCBranco-- Rua de São Marcos 3
6000 Castelo Branco

Mas com os endereços electrónicos tudo será mais facilitado,para confirmar , pedir e perguntar

Resposta

Link directo:

RE: acesso aos dados

#100050 | Lourval | 10 set 2005 17:56 | Em resposta a: #100033

Oi Maria. Te agradeço imensamente.
Sou brasileiro, neto e bisneto de portugueses. Adquiri a nacionalidade portuguesa no ano de 2000. Como ter acesso aos dados on line? Tem uma tal Torre do Tombo...ou algo assim :)
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: acesso aos dados

#100052 | Lourval | 10 set 2005 18:03 | Em resposta a: #100030

Oi Maria.
Os pais do João dos Santos Silva são Francisco dos Santos Silva e Maria José. Os dados on line deste site não me deram nenhum retorno. Há outros? Como ter acesso à Torre do Tombo?
Um abraço
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: acesso aos dados

#100059 | aeiou2 | 10 set 2005 19:31 | Em resposta a: #100050

Boa tarde,

Não temos acesso aos dados on line,temos que os pedir ou para ANTT,que em

princípio deveria ter tudo,mas também há os ANTT dos respectivos Distritos.Para

o que pediu aqui no Fórum mesmo com as falhas de dados pode fazê-lo por e-mail ,para os dois arquivos distritais,e perguntar como pode pagar e pedindo

sempre fotocópias dos respectivos assentos para efeitos de pesquisa genealógica ,porque se forem certificadas,ainda sai mais caro .

Veja se consegue saber mais desses seus antepassados as ? que eu escrevi e depois pedir

O ANTT (Arquivo Nacional da Torre do Tombo)em Lisboa é na Almeda da Universidade Lisboa

Boa sorte

Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 15:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen