Meio-irmão de Mário Soares

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Meio-irmão de Mário Soares

#99797 | joão pombo | 08 set 2005 09:51

Caros Participantes:
Movido apenas por mera curiosidade, pergunto-vos se sabem quem foi Tertuliano Soares, meio-irmão do Dr. Mário Soares (por via paterna), actual candidato à presidência da República e ex-PR. É estranho, mas creio que nunca ouvi falar dele, apesar de ser meio-irmão e filho de quem é...
As várias biografias televisivas de MS também nunca o referiram, o que mais me aguça a curiosidade.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Meio-irmão de Mário Soares

#99818 | aeiou2 | 08 set 2005 13:43 | Em resposta a: #99797

Já está no acervo do GP.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Meio-irmão de Mário Soares

#99824 | Paulo | 08 set 2005 14:53 | Em resposta a: #99797

Caro João Pombo,

Há uns 15 anos atrás estive num casamento e fiquei na mesa de um senhor que era familiar do Dr. Mário Soares. Desconheço se se chamava Tertuliano, recordo-me apenas que era uma pessoa extremamente simples (no bom sentido da palavra) e simpática, fisicamente mais alto e mais magro que o irmão.

Também a respeito do Dr.Mário Soares contava o falecido Dr.Guilherme Soeiro, antigo Presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere, que em criança o actual candidato à presidencia costumava acompanhar com o pai nas visitas que ambos faziam ao Padre António Ferreira, do lugar da Pombeira, freguesia de Ferreira do Zêzere.

O Dr. João Soares (pai do Dr. Mário Soares) manteve ao longo de muitos anos uma ligação com este Concelho pois aqui residiram os seus antigos colegas e amigos de Seminário o Padre Elisio de Campos, com quem chegou a editar um atlas geografico escolar e o supracitado Padre António Ferreira.

O Padre Elisio de Campos chegou mesmo a presidir à Junta de freguesia de Águas Belas conforme o atestam os livros de actas existentes no Arquivo desta freguesia.

Também num Arquivo Particular deste Concelho existe uma outra acta que dá conta da primeira viagem de automóvel à Pombeira, realizada na década de 20 e na qual participou o Dr.João Soares e por mim publicada no Despertar do Zêzere em 2004.

O Veículo utilizado foi um Overland e o condutor foi Horácio de Matos, atirador olímpico e irmão do Tenente Virgílio de Matos este último durante vários anos Vereador da Câmara Municipal de Tomar.

Não sei se estas informações podem ter alguma utilidade para os investigadores que por aqui passam mas aqui ficam estas referência, quanto mais não seja a título de curiosidade.

Cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Meio-irmão de Mário Soares

#99826 | joão pombo | 08 set 2005 15:08 | Em resposta a: #99818

Cara Maria:

Foi precisamente pelo GP que descobri o referenciado, que, segundo o mesmo, foi genro de Amadeu Gaudêncio, nome que também não me é estranho.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Meio-irmão de Mário Soares

#99829 | joão pombo | 08 set 2005 15:17 | Em resposta a: #99824

Caro Paulo Alcobia:

Afinal, sempre consegui "sacar" alguma coisa sobre Tertuliano Lopes Soares.
É um excerto duma entrevista do Dr. Mário Soares ao DN, onde refere a existência de seu meio-irmão, que provavelmente já terá falecido.
"DN: Os outros irmãos não viviam consigo?
MS: Quando o meu pai esteve exilado, viviam. Tinham mais 17 e 18 anos do que eu. O meu irmão mais velho tinha um nome horrível, chamava-se Tertuliano. O meu pai era professor de História, gostava muito de Roma e pôs-lhe um nome romano. Como me pôs a mim, e pôs a um sobrinho meu Augusto. Eu disse-lhe: «Olhe que o pai, se me tem posto a mim Tertuliano, nunca mais lhe tinha perdoado».
DN: Seria um complexo na televisão, ter um nome desses.
MS: O meu irmão até gostava do nome, tanto que o pôs a uma data de afilhados. Os meus pais, apesar da vida agitadíssima do meu pai, viviam muito concentrados sobre mim. Suponho que fui asmático até aos 16 anos, pela ansiedade da minha mãe. A minha mãe estava sempre a encher-me de camisolas, punha-me pachos de algodão em rama com álcool para não me constipar no Inverno, punha-me botijas na cama... (...)" (sic)
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Meio-irmão de Mário Soares

#99834 | aeiou2 | 08 set 2005 17:00 | Em resposta a: #99824

Caro Paulo Alcobia Neves,

Fora do tópico,mas por si citado,o que mais sabe sobre o Padre António Ferreira ?

Desde já agradeço qualquer informação

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Meio-irmão de Mário Soares

#99889 | montedor | 08 set 2005 23:38 | Em resposta a: #99826

Caros senhores:
Os dados do genea estão incompletos. omitem onome da mulher de Amadeu Gaudêncio que, caso os srs. não saibam foi o maior empresáro [ como se diz agora ] da construção civil nos anos 30 e sgts. Esta chamava-se Claudina.
Cprtos
M.

Resposta

Link directo:

RE: Meio-irmão de Mário Soares

#99911 | joão pombo | 09 set 2005 09:45 | Em resposta a: #99889

Caro M:

É verdade, o nome de Amadeu Gaudêncio não me era nada estranho e agora percebo porquê.
O cantor Rui Veloso não pertence à Família desse empresário?
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Meio-irmão de Mário Soares

#99988 | montedor | 09 set 2005 22:59 | Em resposta a: #99911

Caro Pombo:
Não faço a mínima ideia. O que sei se Amadeu Gaudêncio prende-se com o facto de ele ter sido padrinho da mina mãe.
O meu avô elaborou bastantes projectos de arquitectura para ele.
o tertuliano tenho notícia de um almoço de homenagem ao arq. Cristino da Silva em que ambos estiveram presentes.
Cprtos
Pedro Martins

Resposta

Link directo:

RE: Meio-irmão de Mário Soares

#100088 | Paulo | 11 set 2005 00:22 | Em resposta a: #99834

Cara Maria Oliveira Martins,

Este Padre António Ferreira, e vou falar de memória porque estou fora de casa, paroquiou a freguesia de Paio Mendes e foi dirigente da Sociedade Filarmónica Carrilense onde, em 1890, Alfredo Keil terá ensaiado a primeira orquestração da "Portuguesa" (21 anos antes de ser decretada Hino Nacional).

Na Colectênea Fotográfica de Ferreira do Zêzere surge nalguns dos clichés de Alberto Garcez e também está desenhado por Keil no livro Tojos e Rosmaninhos.

Do desenho que consta deste fabuloso album (1ª edição a título póstumo promovida pelo filho do pintor e compositor com reedição da C.Municipal de Ferreira do Zêzere em 1990 onde se pode adquirir por 7,5 Eur) há uma fotografia que está no Arquivo Fotográfico do Palácio da Ajuda.

Também no cemitério de Ferreira está o jazigo dos pais por este mandado edificar.

Não encontrei qualquer ligação familar entre os Ferreiras do Padre António e os de D. Maria Dias Ferreira, antepassada dos seus (e também meus embora por ramos diferentes) primos Oom de Ferreira do Zêzere.

De todo modo prometo, em casa, verificar se disponho de mais algum elemento que possa ser do seu interesse.

Cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Meio-irmão de Mário Soares

#100118 | aeiou2 | 11 set 2005 08:53 | Em resposta a: #100088

caro Paulo ,

Eu não sou parente dos Ferreira por esse lado já que sou Oom por ter-mos o mesmo ascendente Conselheiro Thomas Oom e Maria Cristina Montano P Carvalho,meus trisavós.Os Ferreira que me estão a interessar neste momento são outros,mas da família do meu Pai.
De qualquer modo muito obrigada.Deixei uma mensagem para si antes de ler esta ,nos Costa Félix.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 05:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen