Família Mata - Alentejo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Mata - Alentejo

#99840 | Filipe Prista Lucas | 08 set 2005 18:13

Caros todos,

Procuro informações - eventualmente para início de um estudo mais aprofundado - acerca dos descendentes dos meus antepassados João da Mata Franco Silveiro Bicho (1780-?) e Dona Maria Manuel Panasco da Silveira Banazol de Ataíde (1789-1860) - ele filho de Manuel Rodrigues Silveiro Bicho e de Dona Isabel Narcisa Falcato, ela de José Mendes Belo de Ataíde e de Dona Maria Ana Panasco da Silveira.

Eu, em particular, descendo do seu filho José Manuel da Mata Franco Bicho, natural da Sé de Elvas, onde nasceu em 1828, tendo aí casado em 1854 com Dona Maria da Natividade de Sousa Carvalho, filha do Tenente José Maria de Sousa Gusmão e de Dona Maria Balbina de Carvalho, de quem teve:

1- Dona Eugénia Adelaide de Sousa e Mata, c.c. André Gomes Pereira c.g.
2- Dona Maria Isabel de Sousa e Mata, c.c. Silva Marques c.g.
3- José Avelino de Sousa e Mata, c.c. Dona Maria da Conceição Veiga c.g.
4- Artur Jaime de Sousa e Mata, c.c. Dona Adelaide Amália Soares de Mendonça c.g. (meus trisavós)

Desde já agradecido pela atenção,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Família Mata - Alentejo

#99906 | vbriteiros | 09 set 2005 09:14 | Em resposta a: #99840

Caro Filipe Prista Lucas
Uma pequena dica sobre "Matas"
1- Os Marqueses de Penafiel
2- Os Correios-Mór " Mata Coronel"
Deve ter aqui na BD elementos sobre eles
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Mata - Alentejo

#99922 | Filipe Prista Lucas | 09 set 2005 11:51 | Em resposta a: #99906

Caro Vasco Briteiros,

A família Mata de que descendo não será, com toda a certeza, relacionada com qualquer outra família Mata, tendo em conta que advém de um nome próprio. De facto, o meu antepassado João da Mata (nomes próprios) Franco Silveiro Bicho (apelidos) deixou o nome Mata aos filhos e netos, que o adoptaram em prejuízo dos seus verdadeiros apelidos familiares (Franco Silveiro Bicho).

Com os melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Família Mata - Alentejo

#99980 | JPL | 09 set 2005 20:27 | Em resposta a: #99840

Caro Filipe Prista Lucas,

Não será muito o que tenho para o ajudar, mas "quem dá o que tem, a mais não é obrigado", faço-o na esperança que lhe possa ser minimamente útil. Cumpri parte do serviço militar, no Regimento de Infantaria de Elvas. Aí havia um simpatico Capitão Miliciano, em 1988 que usava o apelido Mata. É tudo o que sei, provavelmente já se terá reformado, mas no quartel provavelmente o poderão informar onde o encontrar.

Cumprimentos,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Família Mata - Alentejo

#99984 | carlos luiz | 09 set 2005 21:58 | Em resposta a: #99840

Caro Filipe Tenho pena de não o poder ajudar,Tenho um ramo;desta freg. da Sé de Elvas!Mariana da Conceição,filha de Thomaz Vila Nova,e de Domingas Azevedo,ou Domingas Rosa,nasçeu nesta freguesia em 1832;foi casar ao Redondo Domingos Isidoro Penin!
Cumprimentos
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Família Mata - Alentejo

#100101 | jramos | 11 set 2005 01:57 | Em resposta a: #99840

Caro Filipe Prista Lucas

Tenho informações sobre um Dr. José Avelino da Silva e Mata, nascido em Elvas em 10 de Novembro de 1795, que foi, entre outras coisas juiz em Moura e escreveu os Anais de Moura, e parece que tembém foi investigador da história de Elvas. Parece que foi casado com D. Maria Amália Peregrina de Mendonça, natural de santarém
Não sei se é o seu José Avelino de Sousa e Mata.

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Família Mata - Alentejo

#211510 | Seita | 24 out 2008 19:10 | Em resposta a: #100101

Caro João Ramos


Descobri agora que José Avelino da Silva e Mata, foi meu 4º Avô, casado com Maria Amélia Peregrina Vieira de Mendonça. Gostaria de saber onde descobriu estes dados e se tem mais alguns.
Adianto apenas que para alem dos Anais de Moura, como você diz, escreveu também os Anais de Elvas.

Cumprimentos

Gonçalo Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Família Mata - Alentejo

#217163 | Cofrani | 03 jan 2009 04:50 | Em resposta a: #211510

José Avelino da Silva Matta foi Juiz em Portalrgre e é o autor de uma monografia de Elvas, "Anais de Elvas" (não publicada).
Creio que foi governador Civil de portalegre, pertence á descendência do Correio-Mor.
É parente (creio que irmão) do General Mata que traçou as estradas ao redor de Elvas e como tinha o fascínio das rectas ( tendo dividido a sua propriedade ao meio para náo fazer curvas) foi conhecido com Engº "Linhas Rectas".
Era parente do Coronel Médico José Matta.
Tem ramificações em Elvas em Antunes Guerra; Antunes Guerra; Barradas.

Resposta

Link directo:

RE: Família Mata - Alentejo

#224672 | mariamattaantunes | 22 mar 2009 22:31 | Em resposta a: #100101

Relativamente a Jose Avelino da Silva e Matta era meu tetravô e escreveu os Anais de Moura, cujo fotocópia eu possuo.
Foi Pai do General Matta.
A filha do do General Matta, minha bisavó Maria José, vivia na rua do Padrão nº 7.
O seu filho Avelino da Matta Antunes era meu avô e casou com Maria Ana Marçal Cary de Macedo y Toro natural de Olivença.
Maria de Fátima Matta Antunes
mariamattaantunes@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Mata - Alentejo

#224674 | mariamattaantunes | 22 mar 2009 22:36 | Em resposta a: #217163

Era meu têtravô e Pai do General Matta. Escreveu os Anais de Moura, cuja fotocópia possuo.
Avô de Maria José da Sillva e Matta, mãe de Avelino da Matta Antunes que veio a casar com a minha Avó Maria Ana Marçal Cary de Macedo y Toro (natural de Olivença). O meu Pai e o filho mais velho de 8 irmãos chamava-se Avelino Marçal da Matta Antunes.
O Coronel Médioc José Matta era irmão da minha bisavó Maria José.

Resposta

Link directo:

RE: Família Mata - Alentejo

#224739 | JCC | 23 mar 2009 17:01 | Em resposta a: #224672

Olá Tica, também por aqui?
Bjs

João

Resposta

Link directo:

RE: Família Mata - Alentejo

#224759 | Seita | 23 mar 2009 19:51 | Em resposta a: #224674

Cara Maria

Tambem eu sou Tetraneto de José Avelino da Silva e Matta, portanto somos Primos.
Pelo que presumo, você descende de Manuel Joaquim da Silva e Matta e eu de sua Irmã Mariana Carolina da Matta.
Os Mattas chegaram a Elvas, através do nosso Hexavô Paulo Lopes da Matta Morgado, nascido na Sertã, cerca de 1740.
Gostaria de ter uma cópia dos Anais de Elvas e de Moura, sei que a Camara Municipal de Moura os publicou em 1991, e estou a tratar de obter um exemplar, na de Elvas não existe publicação, o que é uma pena, pois trata-se de um documento precioso para a História de Elvas. Já li alguns Capitulos.
Tenho uma cópia do Assento de Baptismo do nosso Tetravô José Avelino que nasceu a 10-11-1795 e foi baptizado a 18-11-1795 na Igreja do Salvador - Elvas.
Vou ter que fazer a correção, pois no Genea, vem nascido cerca de 1815.

Cumprimentos

Gonçalo Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Família Mata - Alentejo

#228168 | Cofrani | 02 mai 2009 03:21 | Em resposta a: #224759

Caro Gonçalo
Gostaria de saber a sua ascendência Guerra, pois sou casado com uma descendente (neta e bisneta de Joaquina Mata Antunes Guerra e de Maria José Matta ( esta filha de José Avelino). Não consigo fazer a ligação à familia Guerra que conheço, como descendente de Mata, na medida em que os netos de Maria José Matta com apelido Guerra são o meu sogro e o irmão dele e o Gonçalo não descende de nenhum deles. Obrigado
A. Franco

Resposta

Link directo:

RE: Família Mata - Alentejo

#228196 | Seita | 02 mai 2009 16:54 | Em resposta a: #228168

Caro A. Franco

O meu Tetravô José Joaquim da Guerra cc. Mariana Rosa do Couto, tiveram 5 filhos, António Germano da Guerra
José Maria da Guerra
João Joaquim da Guerra
Joaquim José da Guerra cc. Ana da Encarnação de Sousa Jordão (meus Trisavós)
Manuel Joaquim da Guerra cc. Emilia Julia Torres Vivas ( vossos ascendentes)

Joaquim José e a Ana da Encarnação tiveram o meu Bisavô António Joaquim Jordão Guerra que se casou com Catarina Amélia da Mata Costa.

A minha Bisavó Catarina Amélia é filha de Mariana Carolina da Mata, irmã do vosso ascendente Manuel Joaquim da Silva e Mata cc. Joaquina Reia de Campos.

Portanto os nossos ascendentes comuns são:

José Joaquim da Guerra cc. Mariana Rosa do Couto e José Avelino da Silva e Mata cc. Maria Amália Peregrina Vieira de Mendonça.

Não sei se me expliquei bem, se tiver alguma duvida diga.
Todos estes nomes estão na base de dados do Genea.

Um abraço

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Família Mata - Alentejo

#238781 | Lidon | 11 set 2009 16:53 | Em resposta a: #224672

Caros confrades e

olá Maria,

O meu Avô chamava-se Manuel Bento Lidon foi Baptizado pelo Arcebispado De évora em 1908 na Freg São Vicente
na paróquia de São Salvador

seus padrinhos foram Joaquim Antunez Barradas e a madrinha, penso ser a sua bisavó Dona Maria José da Silva Matta e Antunez.

Visto que estou a tentar reconstruir a historia de familia, gostaria que me pudesse dar mais informação acerca de sua bisavó.

meu contacto de mail é paulo_brandao@mail.com
´
Saudações
Paulo Brandão

Resposta

Link directo:

Família Mata - Alentejo

#372121 | quintadosloios | 18 jul 2016 20:46 | Em resposta a: #99840

Boa noite

Não sou nem descendo de ninguém de Apelido Mata... tive no entanto um grande amigo e colega de trabalho que nos anos 80 ficou residência na Suiça, ele sim de apelido Mata, tal como os irmãos e pai... presumo... Todavia a família era natural de Portel ... e não vi menção a esse "ramal" nos textos deste forum.

Como há cerca de 20 e alguns anos que não sei nada dele... gostaria de saber se alguém aqui, conhece esse ramal dos Mata e me pode dar alguma pista.

Obrigada desde já... ahhh o nome desse amigo é José Maria Mendes Mata e sei que tem dois irmãos, mais concretamente uma irmã, que já residia na Suiça e um irmão que, suponho, à época era funcionário da Transtejo...
Grata pela atenção.

Maria Rosário

Resposta

Link directo:

Família Mata - Alentejo

#438146 | carledu79 | 21 dez 2021 21:46 | Em resposta a: #228196

O comendador João Joaquim da Guerra, filho de José Joaquim da Guerra e de Mariana Rosa, reconheceu, em junho de 1869, em Salvador, Elvas, ser pai de Ana, nascida a 6 de julho de 1854 (registada como de pais incógnitos). O registo de legitimação indica também o nome da mãe, Josefa Rosa, mas à margem indica que a mãe era incógnita.

Essa Ana, Ana da Conceição Guerra, casou-se com Júlio César Ferreira Quaresma aos 21 de junho de 1876, também em Salvador, Elvas. Esses são os pais da jornalista, republicana, feminista, negra, Virgínia Quaresma, nascida também em Salvador, Elvas, em 28 de dezembro de 1882.

Resposta

Link directo:

Família Mata - Alentejo

#438168 | mariafaia | 23 dez 2021 20:50 | Em resposta a: #438146

mas o comendador era negro? Parece-me que não e a filha seria tão só mulata.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 13:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen