«Corografia Portuguesa» CD-Rom (?)

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

«Corografia Portuguesa» CD-Rom (?)

#99842 | pinheirov | 08 set 2005 18:30

Prezados Membros

Solicito ajuda.
Numa mensagem do tópico «Honra de Barbosa» de um dos membros deste Forum (Sr.Vasco Jácomo) com quem não consigo corresponder sem que eu perceba porquê, é referida uma obra intitulada «Corografia Portuguesa» do autor Pe. A. Carvalho da Costa.
O autor da mensagem menciona possuir um CD-R da mesma.
Estou interessado nessa publicação digital, e grato ficaria se algém me puder informar qual a sua origem e onde a procurar, se é que existe comercialmente.
Agradecendo, com os melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: «Corografia Portuguesa» CD-Rom (?)

#99845 | Genea-Portugal | 08 set 2005 18:41 | Em resposta a: #99842

PinheiroV,

O nosso estimado amigo Vasco Jácome, grande colaborador deste Fórum, faleceu prematuramente em Dezembro do ano passado, razão pela qual já não o poderá contactar.

Pode ser que haja mais quem tenha a Corografia Portuguesa em CD-R e lha possa facultar.

Cumprimentos,

Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: «Corografia Portuguesa» CD-Rom (?)

#99847 | amtf | 08 set 2005 19:07 | Em resposta a: #99845

Caro participante,

A "Corografia Portugueza" está disponível on-line no site da Biblioteca Nacional Digital.

Cumprimentos
amtf

Resposta

Link directo:

RE: «Corografia Portuguesa» CD-Rom (?)

#99860 | pinheirov | 08 set 2005 20:52 | Em resposta a: #99845

Genea Portugal

Agradeço a informação, embora que lamentando a triste ocorrência.
Cumprimentos

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: «Corografia Portuguesa» CD-Rom (?)

#99863 | pinheirov | 08 set 2005 21:11 | Em resposta a: #99847

Caro participante amtf

Agradeço a pronta resposta e fico-lhe grato pela informação enviada a qual me prodiga mais do que eu esperava, ou seja, o conhecimento de uma fonte que desconhecia. Nela encontrei de facto o que pretendia.
Meus cumprimentos e sinceros agradecimentos.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: «Corografia Portuguesa» CD-Rom (?)

#100075 | nmadureira | 10 set 2005 23:22 | Em resposta a: #99860

O CD-ROM da Corografia Portuguesa" foi editado pela Ophir - Biblioteca Virtual dos Descobrimentos Portugueses" em 2001

Resposta

Link directo:

RE: «Corografia Portuguesa» CD-Rom (?)

#100099 | Paulo | 11 set 2005 01:45 | Em resposta a: #99860

Caro Victor Pinheiro,

Como tem passado?

Vou ver se localizo essa edição e caso seja bem sucedido pedirei ao seu sobrinho que lha faça chegar. Aproveito para lhe comunicar que mudei de email para jpalcobia@gmail.com

Um abraço amigo,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: «Corografia Portuguesa» CD-Rom (?)

#100152 | amtf | 11 set 2005 18:49 | Em resposta a: #100099

Caro Paulo Alcobia Neves,

O CD estava à venda na última edição da feira do Livro de Lisboa no stand da Assembleia da República.

Com os meus cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: «Corografia Portuguesa» CD-Rom (?)

#100154 | pinheirov | 11 set 2005 20:23 | Em resposta a: #100075

Caro «nmadureira»

Agradeço a informação. Já comuniquei com os serviços-info da Assembleia Nacional onde, segundo outra informação recebida do mebro «amtf», o CD-R pode ser adquirido.
Meus cumprimentos

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: «Corografia Portuguesa» CD-Rom (?)

#100156 | victorferreira | 11 set 2005 20:42 | Em resposta a: #99847

Mas oh meu caro AMFevereiro,
Em que feliz hora consultei este Tópico: a corografia on-line é um espanto!
Ontem esqueci-me das horas a consultar as minhas terriolas.
Ainda não desisti, mas fiquei um bocado frustrado ao não encontrar uma territa referida mum registo de Baptismo de uma ancestral como 'Freguesia e lugar de Samora, no Bispado de Lamego", que o seria mais ou menos pela altura em que a corografia foi escrita, mas que nas minhas pesquisas ainda não descobri em nenhum motor de busca.
Será que 'desapareceu' nalguma praga de formigas? Mudou de nome? [não terá nada a ver com o 'Machel', certamente ...]. Já ouviu falar em Samora, sem 'Correia'?
Reitero agradecimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: «Corografia Portuguesa» CD-Rom (?)

#100164 | pinheirov | 11 set 2005 22:32 | Em resposta a: #100099

Prezado Paulo Alcobia Neves

Foi com satisfação que recebi a sua mensagem após várias tentativas de comunicação para o seu antigo endereço depois que nos cruzamos há cerca de tres anos no Convento de Cristo, em Tomar. Nem as minhas mensagens redirigidas ao Paulo Cosme tiveram maior sucesso, nem tão pouco tive oportunidade de o procurar a quando das minhas passagens por Portugal onde, como sabe, vou todos os anos. Por outro lado, sem querer interpretar a razão do seu silêncio às minhas mensagens, não ousei voltar a comunicar através do Forum. Mas agora que conheço o seu novo endereço, fa-lo-ei concerteza, na melhor oportunidade.

Em resposta à sua mensagem quero, primeiro, agradecer-lhe a atenção prestada ao meu pedido e em segundo, informar-lo de que o trabalho sobre a genealogia da família avançou consideravelmente pela linha directa de minha avó paterna Malafaia até 1555 (até um Pedro Roiz Malafaia, meu 10 Avô, filho de Belchior, neto de Pantalião, dos de Arouca) a pontos de pensar que tudo o que poderei continuar a investigar será talvês de menor importância por referir agora unicamente a colaterais (258 individuos documentados através dos ADVC, ADAVR, ADS, AUC, e do ADL-ANTT). Penso parar por aqui, a não ser que a coragem me assista ainda.
Tive neste imenso trabalho, a preciosa colaboração do Arq. e amigo Fernando Abrunhosa de Brito que termina estes dias uma monografia sobre as principais «Gerações de Arouca» de 1500 a 1800, e de Alberto Gonçalves, presidente da Associação Histórica Arouquense.
Não tive porém o mesmo successo com a linha paterna Pinheiro (da qual tive o privilègio de obter os primeiros indícios, da sua parte, dos de Ferreira do Zêzere). A pesquisa sobre estes parou, infelizmente, por falta de outros indícios nos paroquiais da Lousã, anos 1750. Deu no entanto para compreender certas interrogações veiculadas através do tempo na memória da família, ou não fosse a genealogia também questão de sociologia e de história.
Para mim, é este um dos aspectos mais significativos e interessantes da genealogia.
Espero ter um destes dias, a oportunidade de conversar consigo sobre tudo isto.

Mais uma vez agradeço o seu contacto.
Com os melhores cumprimentos, e ao dispor.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: «Corografia Portuguesa» CD-Rom (?)

#100176 | amtf | 11 set 2005 23:18 | Em resposta a: #100156

Caro Victor Ferreira,

Realmente não encontro na "Corografia" outra Samora diferente da Correia.
Tenho a obra no tal CD, com outros recursos de busca e maior rapidez de consulta, e só aparece a Çamóra Correia (sic) da Comarca de Setúbal.

Certamente já consultou o portal "Minha Terra", da ANAFRE. Por vezes o descritivo histórico das freguesias enuncia os lugares que as integram.

Cordiais cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: «Corografia Portuguesa» CD-Rom (?)

#100200 | victorferreira | 12 set 2005 10:29 | Em resposta a: #100176

O problema é certamente êrro de leitura. Cheguei à conclusão que será provavelmente 'Lamosa', ali ao lado de Caria, o que dá facilmente confusão.
Como desse registo só tenho apontamentos, e como foi há muito tempo quando ainda não tinha o treino da leitura que tenho agora, vamos ver se da próxima vez fotocopio e leio como deve ser.
Obrigado mais uma vez.
VF

Resposta

Link directo:

RE: «Corografia Portuguesa» CD-Rom (?)

#100293 | Paulo | 13 set 2005 00:18 | Em resposta a: #100164

Caro Victor Pinheiro,

De facto tive imensa pena de não nos termos voltado a encontrar durante a sua passagem por Tomar. Espero numa próxima oportunidade poder encontrá-lo de novo e tomar contacto com os seus costados Ferreirenses.

Despeço-me com amizade,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: «Corografia Portuguesa» (off-topic)

#106385 | pinheirov | 29 nov 2005 03:36 | Em resposta a: #100293

Prezado Paulo

Espero se encontre bem. Perdi mais uma vez o seu endereço web, pelo que utilizo o deste forum.
Tempo é de lhe dar de novo notícias e cumprimenta-lo, depois deste longo silêncio. Tinha planeado ve-lo no próximo Natal, numa próxima passagem por Tomar, para «bater-mos um papo» sobre estas coisas e muitas mais, mas um sério problema de saúde na família obrigou-me a tudo anular e a remeter a viagem para a Primavera.
Assim, quero agora informar-lo de que terminei (?... se tal é possível dizer) a investigação na qual tive o privilégio de ter a sua ajuda no início, em relação aos de F.do Zêzere.
Poderá consultar o resultado, se assim pretender, através de go...le: Família Malafaia-Pinheiro.
Aí encontrará, naturalmente, referência à sua pessoa.
Refiro esta via porque o meu site pessoal está actualmente em revisão, razão porque lhe comunicarei o endereço deste, mais tarde; a informação é aí mais vasta em termos de informações complementares, relações, genogramas, cronogramas e estatísticas, dada a extenção da árvore.
Aproveito agora, embora que com alguma antecedência, para lhe desejar as melhoras venturas para a próxima quadra festiva do Natal e Ano-Novo.
Com os meus agradecimentos,

Victor M.Pinheiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 09:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen