familia pombo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

familia pombo

#99963 | ricardo pombo | 09 set 2005 18:55

Sou brasileiro, resido em São Paulo, e gostaria de saber se V. S. tem ou sabe se há algum parentesco com Américo Teixeria Pombo, que é meu avô.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: familia pombo

#99970 | ricardo pombo | 09 set 2005 19:35 | Em resposta a: #99963

Pombo -
Etimoloxía.-
Nome galego máis usual da Columba palambus, tamén denominada na Galiza como torcaza ou trucaza.
Lugares.- Atopamos topos nas freguesias de Añá (Frades) e Pravio (Cambre). Existe un regueiro na parróquia de Toirán (Láncara) e un monte na freguesia de Ledoira (Frades).
Distribución no País Galego.-
Província da Coruña: 445 abonados
Província de Lugo: 70 abonados
Província de Ourense: 12 abonados
Província de Pontevedra: 96 abonados
En Portugal: Moi espallado polo país irmán.

HERÁLDICA
Linaxe.- De orixe galega. Os primeiros dados deste apelido remontan-se á batalla de Clavijo, no 825. Proba fidalguia na Real Chancelaria de Valladolid. No 1872, Don Xoán Pombo é feito Marqués de Casa Pombo.
Probaron su nobleza en la Chancillería de Valladolid:
Arés Pombo, Burgo de Osma, 1537
Fernán Pombo, Criacostela, 1529
Juan Pombo, Pedriñas, 1554

Armas.-
1. En campo de gules, unha pomba de prata.

Vicente de Cadenas y Vicent “Repertorio de Blasones de la Comunidad Hispánica”:
2. En campo de ouro, unha árbore de sinople, “nurido”.
3. En campo de azur, unha muralla de prata, almenada e mazonada, de sabre.
Bibliografía.- Gran Enciclopédia Galega, Diccionário da Real Académia Española, Diccionário Xerais, Telefónica da Galiza e Telecom de Portugal.

Ricardo Pombo.

Resposta

Link directo:

RE: familia pombo

#99972 | joão pombo | 09 set 2005 19:48 | Em resposta a: #99970

Caro Ricardo Pombo:

Em primeiro lugar e confessando a m/ignorância, gostaria de lhe perguntar o que significa "abonados".
Em segundo lugar, devo dizer que para mim constitui uma novidade a origem galega ou, pelo menos, a existência deste apelido na Galiza.
Normalmente, refere-se sempre as origens cristãs-novas dos Pombos, partindo do pressuposto que todos os Judeus adoptavam como apelidos nomes de animais ou árvores. Claro está que tratando-se de Pombos das Beiras, a origem judaica poderá ter muito fundamento.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: familia pombo

#99974 | ricardo pombo | 09 set 2005 20:04 | Em resposta a: #99972

Caro João Pombo.
Em primeiro lugar, saiba que é com grande alegria que recebo suas palavras .
Confessando também minha ignorância (rsrsrsrsrs) também não faço a menor idéia do que signifique esta palavra "abonados" .
Descorbi a origem deste sobrenome(apelido) quando estive na Espanha , através de e um guia que começou a me chamar de galego, e perguntei então a ele o porque de me chamar de por galego ?
Foi quando ele me disse que no norte da Espanha , mais precisamente na galicia existem muitos Pombos de família nobres em La Coruna e outras regiões .

De princípio sempre achei Pombo fosse de origem Portuguesa, e para minha surpresa, fui informado sobre a origem galega do nome Pombo, que dizem ser tipicamente "nômades " sairam para muitos lugares da Europa e américa, onde tenho relatos de Pombos também aqui na Colombia .

Meus avós são portugueses, sei que meu avô veio de Poryugal ainda Jovem , cursava a universidade de medicina em Coimbra, mas deixou os estudos, a mando do pai(meu bisavô) , e veio ao Brasil, onde ficou para sempre até falecer .

Bom João.
Se tiveres alguma noticia , agradeceria imensamente , mas sei que será difícil , pois são muitos os Pombos ai em Portugal .
Um grande abraço.
E quem sabe quando eu voltar ai para europa, eu não passe novamente para rever esse maravilhoso e acolhedor pais que é Portugal.

Um grande abraço.
Ricardo Pombo.

Resposta

Link directo:

RE: familia pombo

#100082 | MSá | 10 set 2005 23:47 | Em resposta a: #99974

Nos anos sessenta e setenta vivia em Cuiabá, Mato Grosso o rev. pe. Raimundo Pombo, salesiano de famila matogrossense, que foi por muito tempo presidente do Conselho Estadual de Educação.

Cordialmente
Luiz M. Sá

Resposta

Link directo:

RE: familia pombo

#100232 | ricardo pombo | 12 set 2005 15:30 | Em resposta a: #100082

Caro Luiz
Fiquei muito feliz em saber a respeito do Rev. Pe Raimundo Pombo, ainda mais sendo um sacerdote .
Agradeço muito atenção .
Um grande abraço .

Ricardo Pombo .

Resposta

Link directo:

RE: familia pombo

#100263 | ricardo pombo | 12 set 2005 20:42 | Em resposta a: #99963

Mais alguns dados sobre meu bisavô .
Nome : Com. João Teixeira Pombo (bisavô) , comerciante e industrial de São Paulo .
Em 1912 adquiriu a usina Cia de Gás e Óleos Minerais de Taubaté.
Fundou a Panal Cia Nacional de Óleos Minerais S/A , destinada a extração do xisto na cidade de Tremembé .
Faleceu em 1940 .

Ricardo Pombo .

Resposta

Link directo:

RE: familia pombo

#117248 | 500170584 | 24 abr 2006 17:52 | Em resposta a: #99963

o meu bisavô é o mesmo.o meu avô chamava-se joão teixeira pombo junior.tinha vários irmãos um deles era américo.por isso pôs o nome ao filho mais velho - américo.sei que havia um médico, outro advogado e creio que um juiz.o meu avô era jornalista e andou ligado ao admar de barros, creio.se quiser pode contactar-me via email.luis manuel pombo v.n.gaia portugal.um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: familia pombo

#117261 | fertelde | 24 abr 2006 20:05 | Em resposta a: #99972

AT: Sr. Joao Pombo,
Gostaria de perguntar- lhe onde obteve esses datos que "todos os judeus adoptavam como apelidos nomes de animais ou árvores"...(sic)
Creio em primeiro lugar, que è bastante temerário certo tipo de afirmaçôes, e, creio, com todo o respeito que essa è uma de elas.-
Em toda a Europa, poderá verificar que os nomes tem origem em arvores, plantas, animais, geográficos, etc. Nao creio que se possa afirmar que todos os europeus somos de origem judia, porque adotaram nomes de fauna, plantas geograficos etc...
Lendo qualquer livro de história medieval, em principal de origem heraldica, se verifica que muitos dos nomes que logo deram origem a apelidos, tem origem em fauna, flora e geografia...
Nao sei qual a voluntariedade da pretençao Judia, Arabe ou Visigoda da origem dos apelidos, a nao ser que pretenda ter um vinculo que o ajude a emigrar a Israel, ( o que me parece uma pretençao absolutamente do seu direito e de merecimento), mas nao vejo a obseçao por afirmar que tal ou qual nome tem obrigatoriamente uma origem Judia ou Cristâo-Novo, ( alias, com uma rotunda falsidade em conectar obrigatóriamente Criatâo-Novo= Judio, pois esta designaçao, também servia para aqueles que haviam abandonado outras fés nao Cristâs.-)
Normalmente, os batizados de pé, recebiam como nome, ou apelido, o dos padrinhos, que de forma maioritária deveriam ter pertencido aos proprios membros da Igreja. Nao estou a ver à plebe a ser chamada a apadrinhar a um nâo Cristâo. Deveria ser farto dificil de convencer a um aldeao a ser padrinho de alguèm para o transformar em Cristao-Novo...( esta ultima afirmaçâo minha, também è fortemente temerária)...
Por outro lado nao sei porquê os seus Pombos das Beiras tenham que ser, "com mais fundamento", de origem Hebraica, pois a deslocaçao das populaçoes do norte de Portugal para o sul, nao tiveram motivos raciais em concreto, mas obdeceram a uma emigraçao lógica de militares, conegos, populaçoes rurais que pretendiam abandonar o dominio senhorial do norte, foragidos e também, como nao, a cidadaos Craistaos-Novos, que assim escapavam ao control dos velhos conhecidos e vizinhos Cristâos-Velhos.-
Com amizade,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: familia pombo

#117267 | joão pombo | 24 abr 2006 21:39 | Em resposta a: #117261

Caro Fernando de Telde:

Quando referi, o ano passado, que "todos os judeus adoptavam como apelidos nomes de animais ou árvores"(sic), limitei-me a reproduzir algo que sempre fui ouvindo ao longo dos anos.
Como é evidente, nunca concordei com esse raciocínio. Se tal fosse verdade em Portugal, uma percentagem muito significativa da n/população teria ascendência judaica. Ora, no seu apogeu, a comunidade judaica portuguesa representava cerca de 10% da população. Actualmente, nem 1% representa, sendo certo que muitos dos actuais judeus portugueses nasceram em países da Europa Central e só passaram a Portugal para fugir ao Holocausto.
Quanto aos Pombos da Beira, a explicação tem unicamente que ver com a presença de judeus nesta região do país (Vg. Belmonte, Covilhã, etc...). A probabilidade de ascendência judaica será maior nesta região do que noutras.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: familia pombo

#117311 | fertelde | 25 abr 2006 10:17 | Em resposta a: #117267

Estimado Joao Pombo: Assim è. Entretanto ao ler todas as mensagens acima, quanto a ABONADOS, em espanhol significa que estao na lista telefonica.
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: familia pombo

#117359 | ricardo pombo | 25 abr 2006 19:38 | Em resposta a: #117248

Olá Luis, que alegria !
Com todo certeza são eles mesmos, e somos primos !
Meu avô, pai do meu pai, chamava-se Américo Teixeira Pombo, estudou medicina em Coimbra e depois veio para o Brasil, esteve ligado aqui a exploração do xisto, aqui no Vale do Paraiba, São Paulo .
Eu resido em São Paulo.
Aliás, quase me foi colocado este mesmo nome , Américo, mas como um primo já chamava-se Américo , me foi colocado Ricardo, mas seria uma honra para mim.
Engraçado, ainda pequeno, cheguei a conhecer o irmão de meu avô , João, que parecia-se muito com meu avô Américo.

Meu e-mail é : rickpombo@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: familia pombo

#117360 | ricardo pombo | 25 abr 2006 19:42 | Em resposta a: #117248

Mande-me teu e-mail novamente .
Por favor

Ricardo Pombo

Resposta

Link directo:

RE: familia pombo

#117424 | 500170584 | 26 abr 2006 19:30 | Em resposta a: #117360

caro ricardo,
as normas do forum não permitem enviar os endereços electronicos.no entanto vai ao google.pt (pombo)e encontrarás o que petendes.até breve.um forte abraço.luís

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 22:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen