Torre de Airó, Barcelos?
Este tópico está classificado nas salas: Património | Heráldica | Regiões
Torre de Airó, Barcelos?
Precisava de toda a informação que tivessem sobre o assunto. Vem na sequência da minha pesquisa sobre os antigos Villas-Boas de Vila do Conde, que outrora (pelo menos desde finais séc. XV) tinham casa abrasonada em Vila do Conde. Quando a sua casa foi destruída, o escudo de armas terá ido para esta torre acima mencionada, pertencente à casa da mesma família.
Procuro, agora, mais informação sobre o assunto.
Agradecendo desde já a vossa atenção, cumprimentos.
Eliana Sousa
Link directo:
RE: Torre de Airó, Barcelos?
Minha Senhora:
Segundo se pode ler nas "Pedras de Armas e Armas Tumulares do Distrito de Braga" de Vaz-Osório da Nóbrega (Vol. VI, nº 9), na Quinta do Paço de Airó, há uma pedra de armas (arrecadada) proveniente da demolida Capela de Santa Luzia em Vila do Conde.
O escudo é esquartelado: I e IV, Vilas-Boas / II, Machado / III, Araújo; chapéu eclesiástico com cordões e quatro borlas pendentes de cada lado.
O livro tem a fotografia da pedra de armas.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira
Link directo:
RE: Torre de Airó, Barcelos?
Segundo o que consta das "Pedras de armas e armas tumulares do distrito de Braga", vol VI (concelhos de Barcelos e Esposende), a fls. 20 e 21, da autoria de Artur Vaz Osório da Nóbrega, consta que existe na Quinta do Paço de Airó, em S. Jorge de Airó (Barcelos), uma predra de armas de granito (séc. 17) procedente da antiga Capela de Santa Luzia (demolida), em Vila do Conde, em que a descrição heráldica é a seguinte:
Classificação de heráldica - heráldica das dignidades eclesiásticas
Escudo peninsular e chapéu eclesiástico com cordões e quatro borlas pendentes a cada lado (1,2 e 1), - o conjunto assente numa cartela decorativa.
Escudo:
Composição: esquartelada
I e IV Vilas-Boas; II Machado e III Araújo.
A quinta do Paço de Airó, e a sua Capela de S. José, pertenciam aos herdeiros dos primeiros Condes de Vilas-Boas, em cuja posse julgue ainda se encontre.
Com os meus cumprimentos,
José Huet de Bacellar
Link directo:
RE: Torre de Airó, Barcelos?
Caro Senhor:
Antes de mais, deixe-me agradecer-lhe a atenção por si disponibilizada. De facto, ontem mesmo, encontrei essa referência no Arquivo Municipal de Guimarães, cidade onde actualmente estou a trabalhar.
Quem me deu a "dica" da localização desta pedra de armas foi seu primo, Dr. Francisco de Vasconcelos, com quem me tenho comunicado ultimamente.
Mais uma vez, muito obrigado.
Cumprimentos,
Eliana sousa
Link directo:
RE: Torre de Airó, Barcelos?
Caro Senhor:
Como já tive oportunidade de responder a quem também me deu a mesma indicação, ontem mesmo encontrei essa obra. Obrigado.
Agora pergunto-lhe outro coisa: qual a sua ligação familiar com o Dr. António Alberto Huet Bacelar, de quem sou amiga, antigo funcionário do departamento de geologia da Faculdade de Ciências da Univ. do Porto?
Melhores cumprimentos,
Eliana Sousa
Link directo:
Vilas-Boas e Torre de Airó, Barcelos?
Cara Eliana
Andei a pesquisar alguns tópicos menos recentes e deparei-me com uma sua pesquisa sobre os Vilas-Boas que também eu procuro para entroncar uma avoenga, Mariana do Rego Villas-Boas, filha de Simão natural de Viana da Foz do Lima (actual Viana do Castelo) por volta de 1630.
Terá por ventura dados que me auxiliem a avançar na sua ascendência?
O trisavô de minha esposa tinha ainda em suas armas (de que temos fotos) a representação do apelido Vilas-Boas que os seus filhos ainda usaram.
Cumprimentos,
Rui Correia
Link directo:
RE: Vilas-Boas e Torre de Airó, Barcelos?
Caro Rui Correia:
Os Villas-Boas em Vila do Conde continuam, para já (e espero que não por muito mais tempo), a ser um caso ainda muito incompleto. Recentemente voltei a pegar num antigo trabalho de Heráldica que tinha feito nos tempos de faculdade, e só agora é que estou a terminar a pesquisa bibliográfica local (entenda-se de Vila do Conde). Quando passar aos manuscritos (Arquivo Municipal) é que talvez vá ter mais algumas informações sobre esta família (espero!), até porque estão ligados a um facto importante na história desta cidade, que é a passagem do rei D. Manuel I por cá, a caminho de Santiago de Compostela, tendo o monarca ficado hospedado na casa dos Villas-Boas, segundo "reza a história".
No seu caso, se calhar o que lhe aconselharia (permita-me), visto que os nomes que indica não me são conhecidos, é consultar o livro indicado pelos outros confrades (jpcmt ou jhuet). Eu tenho toda a parte dedicada aos Villas-Boas, que são MUITOS! Se não me engano, fala dos de Viana do Castelo.
A minha "missão" é encontrar donde vieram os "meus" Villas-Boas (Viana?). Pode ser que encontremos um elo perdido no tempo, e ainda nos vamos ajudar mutuamente!
Cumprimentos,
Eliana
Link directo:
RE: Torre de Airó, Barcelos?
Tenho na minha genealogia um Manuel dos Reis Vilas-Boas (n. cerca de 1780) em Esposende, alguém sabe alguma coisa deste personagem?.
Melhores Cumprimentos
Manuel Marques
Link directo:
RE: Vilas-Boas e Torre de Airó, Barcelos?
Prezado Rui :
Sua avoenga Mariana do Rego Villas-Boas, filha de Simão da Rocha Villas Bôas, neta de Jácome de Villas Bôas Reymonde, bisneta de Álvaro Annes Villas Bôas, trineta de João Gonçalves Villas Bôas .... tenho toda a ascendência de Mariana até nosso genearca João Annes de Villas Bôas. Estes dados estão em "Nobiliário de Famílias de Portugal", Felgueira Gayo, VOL. 28, Título Villasboas, pág 253 $20, N13
Mantenho uma página sobre nossa vasta família aqui no Brasil : www.genealogiavillasboas.v10.com.br ou ainda em www.villas.brturbo.com.br
Abraços fraternais.
Luís Antônio Villas Bôas.
Link directo:
Villas Boas em São Lourenço do Mato
Caros :
Procuro pelo batismo de João de Abreu Villas Bôas, batizado em São Lourenço do Mato, Termo de Albergaria, Braga, em aprox. 1738, filho de Antônio de Abreu e de Teresa da Costa. Estamos em busca da razão de assinar Villas Bôas, provavelmente por parte de algum dos seus avós. Este João de Abreu Villas Bôas casou-se em São João del Rei (Minas Gerais) em 1763 e tem vasta descendência no Brasil, mas nada encontramos dele aí na sua origem portuguesa. Agradecemos ajuda.
Luis Antonio Villas Bôas === VILLASarrobaBRTURBOpontoCOMpontoBR
Link directo:
Família Ferreira de Freitas
Caro Luis,
Delfino Ferreira de Freitas é bisavô de meu sogro José Joaquim Teles. Ele nasceu cerca de 1860 não sabemos onde. Ele era casado com Teresa Cândida de Jesus. A filha do casal, avó de meu sogro é Maria Cândida de Jesus a qual faleceu em Divinópolis, Minas Gerais, cerca de 1935.
Coincidência ou não eu encontrei em seu sítio Delfino Ferreira de Freitas com ascendência em Minas Gerais. Será que há ligação?
Aguardo seus comentários
Lourval
Link directo:
RE: Villas Boas em São Lourenço do Mato
Luis,
São Lourenço do Mato pertençe ao concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo.
http://www.freguesiasdeportugal.com/distritoviana/07/Mato/historia.htm
cumprimentos
Paula
Link directo:
Torre de Airó, Barcelos?
Caros,
Estou buscando informações da razão de João Francisco Villas Bôas (bisavô do Frei Manuel do Cenáculo Villas Boas) ter esse sobrenome. Foi batizado em 1643 em Vila do Conde, filho de Paschoal Francisco e de Maria Francisca (casamento 1638). Neto paterno de Francisco Antonio e Maria Francisca. Neto Materno de Bento Francisco e Isabel Gonçalves.
Morava na rua de Santa Luzia com duas irmãs com sobrenome Villas Bôas antes de se ausentar para Lisboa e teve 3 filhos religiosos:
Joseph de Villasboas e Manoel Dias Villas Boas que era da Cia de Jesus e morreram indo para a India
Frei Pedro de Villasboas leigo arrabido, Santo Antonio dos Capuchos.
Não consegui encontrar nada dos avós dele, somente alguns registros do cartório.
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 jan 2025, 22:51