Família Ornelas e Vasconcelos
Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões
Família Ornelas e Vasconcelos
exmos. srs.
procuro informações sobre a familia ornelas e vasconcelos.
(madeira - funchal)
antecipadamente agradeco a colaboração.
o.v.
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Ornelas e Vasconcelos,
Existe imensa informação genealogica desta familía. Aconselho-o a consulta do livro "familías de Gaula",de Gouveia de Freitas
onde em titulo de Ornelas e Vasconcelos, morgados da Torre, é descriminado o tronco dos Conde da Calçada,Barão de São Pedro...,morgados do Caniço (ramo primogénito desta familía, e que há noticias aqui no forum;
http://www.geneall.net/forum/msg.php?id=7684
Era para dar seguimento a este tópico, continuando com a ligação ás casas titulares da ilha- Estão ligados, por consaguinidade, ou por casamentos a todos os titulos (pelo menos os mais importantes- dos titulares residentes).Aconselho a dar uma vista de olhos;
http://www.geneall.net/forum/msg.php?id=7104
No entanto, é necessário especificar qual o ramo que lhe interessa. Estarei á sua disposição, no que puder ajudar.
cumprimentos
filipe jardim
Por mera curiosidade; é residente na Madeira?
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Agradeço a V. Colaboração.
Sou residente na Madeira
Porquê?
Logo que me seja possível escrevo novamente para o forum.
Cumprimentos,
O.V.
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Agradecido pela sua colaboração!!
Sou residente na Madeira.
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro O.V.
Em braga ,anos 40/50, havia uma família Ornelas com Quinta na freguesia de Sequeira.
Mais não sei.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Ornelas,
Perguntei pelo simples facto de praticamente não existirem madeirenses a participar no forum.
E também porque este sobrenome, já não é muito comum na ilha, aliás o único ramo do meu conhecimento que ainda usa este nome ligou-se aos Morais Sarmento- concerteza que deve haver ourtos.
Cumprimentos,
Filipe
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Prezado Sr. Ornelas e Vasconcelos
Apenas por curiosidade vai a informação, caso não a tenha. Jeronimo de Ornelas Menezes e Vasconcelos recebeu uma sesmaria em 1740, correspondente em área a aproximadamente 1/3 da cidade de Porto Alegre, hoje com 1.300.000 habitantes, capital do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Jeronimo teve imensa descendência, se fosse possível contar seu número até os dias atuais provavelmente chegariam a algumas dezenas de milhares. Saudações. Jorge. Em tempo. Existem inúmeros trabalhos de genealogia publicados sobre a ascendência e sobre a descendência de Jeronimo.
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Duas observações, se me permite:
1) Em nenhum lugar que eu saiba ele se assina ``Vasconcellos.'' Sempre aparece como Hieronimo Dornellas de Menezes.
2) Sua genealogia é bem conhecida: sua varonia é dos Ruas de Porto Santo, e ainda inclui, além dos Dornellas, Pestanas Velosas, Dorias da Madeira, Lomellinis, Monizes, Usodimares, etc.
fa
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Se assim assinava não sei, vou confiar no amigo, que de genealogia, certamente sabe mais do que eu; quanto a Hieronimo ou Jeronimo parece-me mera questão de ortografia, que da 17xx para cá já teve consideráveis mudanças...
Talvez Jeronimo ou Hieronimo, como queira, tenha adotado o Vasconcellos (ou Vasconcelos) após sua vinda para o Brasil. O que sei é que, tendo em vista a sua importância histórica para a cidade de Porto Alegre, foi extensamente estudado por inúmeros historiadores e genealogistas de renome; é ampla a literatura, inclusive genealógica, a seu respeito. Cito, entre outros: " O Sesmeiro do Morro Sant´Anna " , de Jorge Godofredo Felizardo; " a Nobre Ascendência de Jeronimo de Ornelas Menezes e Vasconcelos " , de José de Araújo Fabrício; " Troncos Seculares - O Povoamento do Rio Grande do Sul" , do Gen. Borges Fortes; " Descendência de J.O. M. e V. ", de J.G. Felizardo. Todos refem-se a ele pelo nome Jeronimo de Ornelas Menezes e Vasconcelos. Aliás, ao que sei " De Ornelas ou De Ornellas, Dornelas, Dornellas ou Dorneles ou ainda Dornelles" são apenas maneiras diferentes, conforme a época de escrever o nome da mesma família. Desculpe qualquer coisa, não pretendo polemizar o assunto. saudações. Jorge.
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Jorge,
Não conheço tanto assim; sou apenas velho, e cheio de histórias que ouvi desde criancinha para contar.
Colecionei vários docs. assinados por, ou referindo-se a Hierônimo Dornellas de Menezes. Em nenhum aparece o Vasconcellos; só post-mortem. Ele descendia (por fêmeas) da linha madeirense dos Ornellas Gamboas, e não entra o Vasconcellos nesta linha. Na varonia era, como disse, dos Ruas, e o Menezes vem-lhe dos Monizes. Qualifico minha observação anterior: já esgruvinhei toda a ascendência deste, várias vezes, e nunca vi nenhuma linha Vasconcellos nos seus costados.
Vc tem razão qto ao Hierônimo/Jerônimo; ele assinava Hierônimo, mas isso é irrelevante (não escrevemos Chlodweg para Clóvis, é pedantismo inútil). Mas Dornelas é preferível a de Ornelas, porque o nome vem de um diminutivo de Dornas.
Concordas, ó primo?
;-)))
Gdes abcs, fa
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Meus Caros
Acabo de ler:
João d´Ornellas teve inquirições "de genere" para familiar do Santo Ofício n ano de 1711 e da sua petição se vê que ao tempo era estudante de direito na Universidade de Coimbra e já tinha sido agraciadocom o foro de fidalgo da Casa Real, que de direito lhe cabia pelo lado paterno. Seu pai, Vicente da Fonseca de Ornellas foi como ele natural de do lugar de Beijoz, no concelho de Oliveira do Conde, ao passo que o avô paterno, João de Ornellas de Gamboa, tinha nascido no Funchal. Este era fidalgo da Casa Real, cavaleiro da O.C., juiz de fora em Coimbra-1662. Sua mulher, D. Joana da Veiga, era natural de Viseu e filha de Manuel Rodrigues da Veiga e de Antónia Lopes.
in "Apontamentos para a História de Algumas Famílias Originárias da Beira", por A.B.C.V., Lx 1912, pag 70 ( Separata do Tombo Histórico Genealógico de Portugal).
Vasco Briteiros
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Muito interessante. Ela era dos Veigas judeus?
fa
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Fa
Não posso responder de imediato pois ainda não acabei a leitura do texto e posteriormente terei que tentar enquadrar os dados genealógicos que me parecem umtanto soltos. Logo que tenha uma opinião voltarei aqui.
Cumprimentos
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Grato. Tentei localizar estes nos Ornelas Gamboas da Madeira, em Noronha, sem sucesso.
Aguardo suas observações. Bom fim de semana,
fa
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Amigo:
O Vicente de Ornelas FCCR(28/6/1631),Sr do Morgado de Beijós,Carregal do Sal,é o ascendente dos Barões de Tondela e dos Ornelas da Abrunheira (Campos de Coimbra).Era filho do Dr João de Ornelas Gamboa e de sua mulher D.Joana da Veiga,filha esta deManuel Roiz da Veiga e de Antónia lopes do Loureiro.NP de António da Fonseca Ornelas e de Bárbara Correia,Bisneto pela mesma linha do Dr Francisco da Costa Fonseca e de D.Maria de Ornelas,filha de António Garcia de Gamboa e de D.Luisa de Ornelas ,Herdeira do vínculo de S.António da Sé do Funchal,por seu pai Jerónimo de Ornelas de Abreu,ccD.Catarina de Barros da Cunha.Este Jerónimo era filho do 2º matrimónio de Álvaro de Ornelas de Saavedra com D.Branca Fernandes de Abreu .Álvaro de Ornelas casou 1ªvez com D.Antónia Constança de Mendonça e VASCONCELOS,cg nos Morgados do Canisso(1449).Por sua vez o Álvaro de Ornelas era filho de Álvaro de ORNELAS E VASCONCELOS,e de D.Elvira Fernandes de Saavedra das Canárias.In "Tombo Histórico Genealógico",Affonso de Dornellas e A.Gusmão Navarro,Vol I-ano 1911 ,Ferin.São ascendentes de minha mulher .
Cumprimentos.
G.Calheiros
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Grato pela resposta. Mais uma linha dos Ornelas Gamboas que recupero. Mas vc os coloca tendo origem num Ornelas e Vasconcelos? Essa a minha dúvida - porque me parece que estes não seriam ascendentes dos Ornelas Gamboas. Vou checar de novo em Noronha, minha única fonte, no caso.
Obrigado, fa
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Sr. Gonçalo Calheiros,
Visitando o forum, efetuei a consulta ao presente tópico, o que venho fazendo com certa regularidade nos últimos dias, sempre tendo a remota esperança em encontrar algum elemento de ligação com os Ornelas da Abrunheira, o que agora ocorreu.
Acontece que meus parentes viscondes de Ponte da Barca, um ramo dos meus Pereira de Vasconcelos, uniram-se aos ditos Ornelas da Abrunheira. Sei que ainda hoje o Solar da Abrunheira ainda está em poder de parentes que, infelizmente, não tenho nenhum contato.
Fernando Luís Pereira de Vasconcelos - 2º Visconde de Ponte da Barca casou com Maria Eduarda Ornela e Napoles Ferreira Pimentel, dos Ornelas da Abrunheira. Foram eles pais do 3º visconde do mesmo título, falecido sem descendência.
Com a sua exposição sobre a origem dos Ornelas, agradoço-lhe imensamente pois me poupou grande trabalho, não somente tendo a distâncio de Atlantico a me separar de Portugal, consequentemente das fontes documentais, como por não dispor da necessária bibliografia para tanto.
Cordialmente,
José Roberto Vasconcelos
os-vasconcelos@uol.com.br
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Na presunção que terão dificuldade em encontrar a obra que referi,bem como a "Genealogia dos Costas"do Bispo da Guarda,passo a informar:O referido Vicente da Fonseca Ornelas cc D.Luísa de Abreu,filha de Roque Fernandes de Abreu e de D.Maria Garcia de Sequeira (Costas,do Bispo,#13).
Tiveram ,entre outros a João de Ornelas Rolin de Abreu,q segue e a José Caetano de Ornelas que casou na Qta da Abrunheira (hoje Verride,Montemor-o-Velho)-Já vi o assento,tomei nota ,mas não sei o que lhe fiz...O João cc D.Maria Caetana da Costa Froes,f. do Dr Bernardo Craveiro Froes e de D.Bernardina Antónia da Costa Monteiro.Foram pais de D.Maria Margarida de Ornelas de Abreu Rolim,cc Bartolomeu da Costa Tavares Coutinho,FCR,pais de D.Margarida Francisca Tavares da Costa Rolim e Ornelas ccPedro de Aragão da Costa e Sá ,pais do 2ºBarão de Tondela,entre outros.De todos estes ramos presumo que exista geração.
Quanto à ascendência de Alvaro de Ornelas e Vasconcellos-É filho de Lopo esteves de Dornellas(ou Ornelas)ccD.Maria de Ayala.N P.de Pedro Annes de DornelasccD.Estefânia "bastarda da Casa Real",Bisneto de João de Dornelas e de D.Maria Pires Cardoso.
Cumprimentos
G.Calheiros
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Ornelas e Vasconcelos
Sendo menbro da família que pretende, que parece res também a sua, venho ,por este meio por-me à sua disposição para lhe responder a tudo o que quiser saber visto ter em meu poder todas as informações que pretenda.
Agradeço que me elabore um memoradum
Com um abraço de amizade
Duarte Lino de Ornelas e Vasconcelos Jardim
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
caro Amigo
Nem sempre as pessoas que se passaram para as colónias "assinavam" o seu verdadeiro nome; por vezes até o escondiam.Especialmente quando eram "filhos" segundos...
No caso vertente averdadeira família era Vasconcelos
Um abraço
Duarte lino de Ornelas e Vasconcelos
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Peço-lhe então que me diga como entra, na ascendência de Hierônimo Dornelas de Menezes (assim ele se assinava), o sangue Vasconcellos. Não era dos Ornellas e Vasconcellos; era dos Ornellas Gamboas. E de seus costados, bem conhecidos aliás, não consegui ``puxar'' nenhuma linha Vasconcellos.
Na mesma época fixou-se na Bahia um seu parente, Cristóvão de Ornellas e Vasconcellos. Também dos Ornellas Gamboas. Aqui as coisas tornam-se confusas, porque casou-se com uma Vasconcellos baiana, D. Maria de Vasconcellos, e seu filho com duas Vasconcellos Doria, tias-tatatatataravós minhas. (Eram todas as três de uma linha dos chamados ``Vasconcellos do Seixo.'')
Se você souber-lhes a ascendência Vasconcellos, muito lhe agradeço. Tratam-se de pessoas, todos, muito documentadas, e favorecidas pela administração colonial; não precisariam esconder o próprio nome. (Isso ocorreu com João Fernandes Vieira, olim Francisco de Ornellas Moniz, para esconder uma origem bastarda.)
fa
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Confrade,
Apenas uma "dica": O livro intitulado "Descendência de D. Gonçalo Afonso d'Avis Trastamara Fernandes" de Luiz Peter Clode, tem vários ramos de Ornelas e Vasconcelos. Foi editado pelo Governo Regional da Madeira em 1983. Como reside na Ilha, não deve ser difícil consultá-lo.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Doria
como deve imaginar numa terra tão pequena como era a Ilha da Madeira, na altura todas as grandes famílias tinham relações de sangue COMUNS. Ainda hoje eu próprio tenho sangue GAMBOA, ORNELAS E VASCONCELOS,ETC E ETC,até DORIA...
TODOS OS GENEALOGISTAS madeirenses consideram que o referido senhor é de ascendência desta ilha e ORNELAS,MENEZES E;TAMBÉM VASCONCELOS.
COMO TODA AGENTE PODEM ESTAR ENGANADOS!
E O SENHOR TAMBÉM!
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Ornelas há muitos!!!
Vasconcelos há muitos!!!
Mas senhor, O.V.
Que família tem, passada pela CONSELHO DA NOBREZA o RESPECTIVO ALVARÁ?
respeitosamente
Duarte Lino Ornelas e Vasconcelos Jardim
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Tudo bem, Duarte, posta a linha, então... Hierônimo Dornellas de Menezes aliás descendia dos Dorias da Madeira, nos Pestanas Vellozas Dorias. Mas não lhe sei de ascendência nos Vasconcellos; se você soube-la, mostre-a, por favor.
Meu nome Doria vem doutros cantos, de uns mercadores que financiaram primeiro Colombo, e depois D. João III: o facsímile de um padrão de juros de 1557, passado em favor de Aleramo Doria, mercador genovês com negócios em Lisboa através de Benedetto Centurione, me observa agora aqui da parede de meu escritório...
Forte abraço, fa
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Dória
Não vamos "brigar" por causa disso...
Sei minimamente a história dessa ilustre personagem e tenho lido que terá origem na Madeira-éisso que me interesa!
Não tem nada a ver com a minha ascendencia apesar de todos os ORNELAS ou DORNELAS da Madeira serem directa ou indirectamente meus parentes porque conheço a história da minha família desde a descoberta da Madeira.
Um forte abraço de amizade e admiração porque sou um simples curioso destes assuntos...
Duarte Ornelas e Vasconcelos Jardim
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Vou fazer o seguinte: vou ver se preparo uma árvore de costados do Hierônimo Dornellas. Pode ser que me haja enganado, e de repente aparece essa linha Vasconcellos que não identifiquei, e outras pessoas aqui no Brasil.
Em abril estive em Porto Alegre, onde dois amigos, o Piccoli e o Buratto, me levaram à Av. Jerônimo de Ornellas, e ao Morro de Sant'Anna (hoje sede da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), onde tinha sede a sesmaria do Hierônimo/Jerônimo. Também fui fotografado junto da estátua de Bento Gonçalves, o farroupilha, neto do nosso personagem.
Forte abraço, fa
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Doria
Descobri nos meus parentes D. Maria Josepha de Menezes e Vasconcelos QUE CASOU com MIGUEL MANUEL DIAS DE ORNELAS E VASCONCELOS ESTE MEU RAMO familiar vem do ramo "ORNELAS GAMBOA" fILHA DO CAPITÃO NICOLAU lOBO DE MATOS E SUA FILHA ANTÓNIA MARIA MENEZES E VASCONCELOS.
Como lhe afirmei tudo isto é muito confuso E não é a minha especialidade sou apenas um curioso.
Saudações
Duarte Ornelas e Vasconcelos Jardim
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Os Ornelas Gamboas descendem originalmente de um ramo feminino dos Ornelas que não alcança o casamento Vasconcellos original, o que dá o nome à linhagem.
Você tem sua linha nos Ornelas e Vasconcelos? Pode postá-la?
fa
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Prof. Dr. Francisco Antonio A. Doria
À "intellgenzia" brasileira, q. tão bem representa, ao comum do País Irmão que é e será sempre o Brasil, os meus sinceros parabéns por mais esta vossa ( tb. nossa de algum modo...) vitória!
Até eu que não gosto de futebol, gostei!
Abraços!
MMM
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Não só lhe agradeço os votos (desta vez assisti ao jogo: não ia perder uma final dessas...) como faço-os comuns, à nossa herança comum, que estamos vendo a toda hora aqui na Genea...
Muito grato, fa
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Qual é a dúvida?
Quer que eu lhe revele o álvara do Conselho da Nobreza assinado pelo MARQUÊS DE POMBAL, ONDE FORAM ATRIBUÍDOS OS TÍTULOS FRANÇA, ORNELAS, VASCONCELOS E TEIXEIRA À MINHA FAMÍLIA?
Como vivo numa cidade de 150 mil habitantes não é preciso por que toda a gente sabe.
Se me apresentar uma razão muito forte talvez...
DUARTE LINO ORNELAS E VASCONCELOS JARDIM
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Calma, Duarte, não estou duvidando de nada. Sou genealogista, e tenho curiosidade a respeito, só isso. Vou contar a você algo que você provavelmente não sabe: Braamcamp Freire levantou uma dúvida -que não elucidou - sobre a origem de dois dos ramos dos Vasconcellos da Madeira. De fato, o que os nobiliários dizem - que Martim Mendes de Vasconcellos, e o irmão, Mem Rodrigues, aquele genro do Zarco, e este do Perestrello eram filhos de Martim Mendes e da Alvarenga. Isso é *cronologicamente impossível*, pois Joane Mendes, filho daquele casal, era jovem em 1345, por aí.
Descendo de ambos, como você também, penso, e tenho algumas conjecturas sobre onde se entroncam.
Fique à vontade: se você quiser, você posta sua linha; caso contrário, não tem problema.
Com um abraço do parente, inda que distante, no espaço e na família,
fa
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Prof. Dr. Dória
Como,penso, todos os Vasconcelos da Madeira Descendem de Martim Mendes de Vasconcelos.
Não sou genealogista, apenas um modesto Professor de Matemática e jornalista nas horas vagas.
Quando tiver tempo tratarei de lhe fornecer parte da minha "árvore",porque deoutra maneira é quase impassível.
Desculpe mas tenho que ir trabalhar.
Duarte Lino Ornelas e Vasconcelos Jardim
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Prezado Duarte,
Há alguns outros, como disse, que descendem da família dos Vasconcellos Teixeiras; ainda outros, de Mem Rodrigues de Vasconcellos, genro do Perestrello - este Mem, com maior descendência em Portugal (Vasconcellos ditos ``do Seixo'') e no Brasil, na Bahia - Mellos Vasconcellos, Carvalhais de Vasconcellos, e até Vasconcellos Dorias e, não se surpreenda, uns Ornellas e Vasconcellos Doria. Daqui descende o ex-ministro do governo atual, Waldeck Ornellas.
Você é professor de matemática? Meu doutorado é em física matemática, e você pode ler a respeito do que fiz na área, por exemplo, no livro de Ian Stewart, _From Here to Infinity; A Guide to Today's Mathematics_, Oxford, 1996, pp. 270-270. Ian Stewart explica minha contribuição à teoria do caos, contribuição essa que Steve Smale, medalha Fields de 1966, resumiu como, ``caos é indecidível.''
Genealogia é um hobby, ou, como dizemos aqui, uma cachaça...
Forte abraço do colega, Francisco Antonio Doria
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Professor Doutor
Francisco António Dória
Como você me facultou alguns dados pessoais aqui vão alguns meus.
O meu pai chamava-se LINO FREIRE DE ORNELAS E VASCONCELOS JARDIM e era casado com MARIA CECÍLIA DE MORAIS SARMENTO RODRIGUES.
Sou o primeiro filho destes.
Sou professor do ENSINO SECUNDÁRIO, LIGADO A PROBLEMAS DE ECONOMIA, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA, fui dirigente do CLUBE DESPORTIVO NACIONAL DA MADEIRA,sou jornalista do DIÁRIO DE NOTÍCIAS- mail: duarte.jardim@netmadeira.com
Quero lembrar ao ILUSTRE ACADÉMICO, QUE PODE CONSULTAR neste FORUM a densa informação que aqui existe sobre tanto a família de meu pai como da minha mãe.
Pode consultar os números 23536, nú mero 23712 E 23526 deste forum e outros trabalhos do jovem genealogista Dr. Filipe Jardim, que nada tem a ver com a minha família mas que espero conhecer em breve porque é natural desta mesma cidade do FUNCHAL.UMA PERGUNTA?
O Sr.PROFESSOR tem ligações com os França Doria da Madeira?
Um abraço
do
Duarte Lino O. V. Jardim
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Prezado Duarte,
Grato pela resposta. Acrescento ao que já disse que sou professor titular aposentado (catedrático reformado) da Univ. Federal do Rio de Janeiro, e, no momento, professor titular (catedrático) visitante da Univ. de São Paulo.
Descendo dos Dorias da Madeira pelo personagem que aqui nos aproximou, Hierônimo Dornelas. Dos Franças Dorias, tenho-me correspondido com Miguel de França Doria.
Meu nome Doria vem da Bahia. A linha é:
1. Aleramo di Francesco Doria; neto materno de Luigi Centurione, é atestado com negócios em Lisboa em 1557. C.c. Alessandra Cattaneo. Identificado ao ``Lourenco de Oria'' que notícias de começos do século XVII dão como pai da que segue (``Lourenco'' = Loramo, Laramo):
2. Clemenza Doria. N., provavelmente em Gênova, c. 1535; enviada ao Brasil em 1553; † após 1591. C. (1) c. Sebastião Ferreira. C. (2) em 1557 c. Fernão Vaz da Costa, † 1567, filho de Lopo Alvares Feyo e de Margarida Vaz da Costa, e primo (``sobrinho'') de D. Duarte da Costa, gov.-geral do Brasil. P.d.:
3. Cristóvão da Costa Doria, n. 1560, † após 1606. C.c. Maria de Meneses, filha de Jerônimo Moniz Barreto de Meneses e de s.m. Mécia Lobo de Mendonça. P.d.:
4. D. Antonia de Meneses, n. 1606, † após 1648. C. em 1631 c. Antonio Moreira de Gamboa, dado como FCR, filho de Martim Afonso Moreira, n. 1550 em Setúbal, † após 1622, e de s.m. Joana de Gamboa; n.p. de Antonio Moreira, dos de Basto. P.d.:
5. Martim Afonso de Mendonça, FCR, n. Salvador em 1632, † em Salvador após 1675. Casou três vezes. Da terceira, em 1665, no Monte (Recôncavo da Bahia), c. D. Joana Barbosa. P.d.:
6. Gonçalo Barbosa de Mendonça, capitão de cavalos. N.c. 1675, † 1737, S. Francisco do Conde, Bahia. C. 1716 c. D. Antonia de Aragão Pereira. P.d.:
7. Cristóvão da Costa Barbosa (1731-1809), sr. do engenho ``Ladeira,'' S. Fco do Conde. C.c. a prima D. Antonia Luisa de Vasconcellos Doria, n. 1744, † 1825, filha de Manuel da Rocha Doria e de s.m. D. Ana Maria de Jesus e Vasconcellos. P.d.:
8. Manuel Joaquim da Costa Doria, n. 1775, † após 1843. C. 1808 c. a prima direta D. Teresa Mariana (ou Sebastiana) de Menezes Doria, filha do cel. José Luiz da Rocha Doria e de sua 2a. m.er D. Francisca Xavier de Menezes Doria. P.d.:
9. José da Costa Doria, n. 1809 em Rio Fundo, Bahia, † em Aracaju (SE), 1871. C.c. a parenta D. Helena Bernardina de Souza Mendonça, ou Mendes de Vasconcellos, filha de Antonio Ponciano de Souza Mendonça e de s.m. D. Elena de Vasconcellos. P.d.:
10. Diocleciano da Costa Doria, n. Itapicuru (BA), 1841, † no Rio, 1920. Médico, deputado provincial em Sergipe; diretor de higiene e instrução públicas em S. Catarina. C. 1870, em Estância, c. D. Dária de Azevedo Moutinho, filha de Antonio da Silva Moutinho e de s.m. D. Turíbia de Azevedo - filha esta do cônego Antonio Luiz de Azevedo e de D. Jacinta Clotildes do Amor Divino, que era negra, e ex-escrava ou filha de escravos. P.d.:
11. Raul Moitinho da Costa Doria, n. Estância, 1871, † Rio, 1948. C. 1899 no Rio c. D. Inesilla do Valle e Accioli de Vasconcellos, n. 1882 no Rio, e lá † 1946, filha do cel. Francisco de Barros e Accioli de Vasconcellos, e de s.m. D. Maria do Carmo do Valle. P.d.:
12. Gustavo Alberto Accioli Doria, n. no Rio, 1910; † 1979. Crítico de teatro e professor universitário; dá seu nome a uma rua no Rio. C. em 1944 c. Silvia Cresta Mendes de Moraes (1913-1969), filha de Justo Rangel Mendes de Moraes e de s.m. Herminia Gomes de Mattos Cresta.
São meus pais. Forte abraço, fa
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Professor Doutor Francisco Antònio Dória
Dada a sua simpatia vou resumir a minha "árvore"desde o XIV
Manuel de Ornelas e Vasconcelos
=
Isabel Teixeira de Lordelo
XV
Manuel de Ornelas e Vasconcelos
=
Francisca da Côrte de Barros De Oliveira
XVI
António de Ornelas e Vasconcelos
=
Valentina de Heredia e Vasconcelos(Tº Herédias)
XVII
Miguel Manuel Dias de Ornelas e Vasconcelos
=
Maria Josefha de Menezes e Vasconcelos
XVIII
João Pedro de Ornelas e VASCONCELOS
=
Josepha de Luciana Rosa
XIX
Sabino José de Ornelas e Vasconcelos
=
Galdina Lory de Brito
XX Antero de Ornelas e Vasconcelos
=
Júlia Adelaide Freire De França e Almeida (Tª Franças)
XXI
Mathilde de Ornelas e Vasconcelos
=
Francisco Maria Jardim(Tº Jardim e Teixeiras)
O resto VOCÊ JÁ SABE
Um abraço do Duarte Lino O.V.Jardim
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Obrigado por sua gentileza, Duarte. Qdo tiver tempo - estou meio atrapalhado com vários afazeres - vou postar os costados de Hierônimo Dornelas.
Forte e grato abraço, fa
PS: Dispensa o ``Professor Doutor'': na Web, somos todos iguais, e o melhor tratamento é o direto, informal.
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caros Senhores,
Antes de mais quero esclarecer que não "procuro" titulos, apesar da avó (descendente dos Escórcios-Quinta do Roboredo Mª da Conceição Ornelas e Vasconcelos, O.V. por parte do marido) da minha bisavó - Maria da Encarnação Ornelas e Vasconelos casada com um primo legitimo - Tomé de Ornelas e Vasconcelos, referir a existência de um titulo.
"Daí transcrevo a mensagem que deixei no Fórum:
Desde algum tempo que "investigo" as origens da Familia Ornelas e
Vasconcelos, contudo deparei-me com alguns entraves, nomeadamente no Arquivo
do Funchal, pois faltam documentos do séc. XVIII, falta essa resultante da
destruição desses registos devido a uma tempestade qu ocorreu na Freguesia
de Santa Maria Maior (Funchal). Gostaria de saber como posso contornar este
problema, uma vez que apenas tenho acesso ao registode baptizado do meu
bisavô Tomé de Ornelas e Vasconcelos. Tenho também em meu poder um livro
publicado pelo Arquivo do Funchal - "Arquivo da Familia Ornelas e
Vasconcelos", mas não sei se há alguma relação com a minha familia ou se
será outro ramo da familia.Já tentei esclarecer esta dúvida, mas sem sucesso
devido à inexistência dos registos acima referidos."
Informo que tenho mais dados, como datas e nomes - registos de casamento, mas no momento não as tenho comigo.
Peço desculpa pela estrutura da mensagem,estou com pouca disponilbilidade no momento.
Vou me ausentar por alguns dias, logo que me seja possível entro novamente em contacto com V. Exas.
Com os melhores cumprimentos,
Bruno Nóbrega de Ornelas e Vasconcelos
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Professor
Quando possa era interessante que abordasse o nosso "contertúlio" filipejardim ,porque ele fez
chegar à minha posse um estudo em que aborda as relações dos França Dória com a minha família (da parte Freire) e a dos Homem de Gouveia.(23719 e 23536)
Um abraço do
DUARTE O.VASCONCELOS JARDIM
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
caro colega
Era possível informar-me se ainda tem família em SANTA CRUZ ( MADEIRA).
Duarte Jardim
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Obrigado, Duarte. Aliás, tenho pensado em disponibilizar de algum modo os documentos que possuo, de várias fontes, dos Dorias, da Madeira e da Bahia. Já publiquei alguns.
Forte abraço, fa
PS: Meu e-mail: doria_gen@yahoo.com.br
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
caro Duarte,
Aqui tem, alguma informação adicional, dos vários ramos Ornelas e Vasconcelos, que entroncam no seu ramo-n e colaterais. Este é um deles:
1) Manuel Fernades de Castro casou em 1540 com Brites de Goes, filha de Mem de Ornelas e Vasconcelos, que herdou o morgadio do Caniço- por onde segue o ramo primogénito- filho de Álvaro de Ornelas e Saavedra e de Constança de Mendonça e Vasconcelos- veja a informação do Sousa Cyrne- , neto materno de Mem Rodrigues de Vasconcelos e de Catarina Furtado de Mendonça, filha de João Teixeira, 3º filho de Tristão Vaz Teixeira. Mem de Ornelas era casado com Helena de Goes, filha de Fernão Nunes Cardoso de Gaula e de Helena de Goes, filha esta de lançarote teixeira e neta paterna do 1º morgado de São João do Latraõ ( vinculo instituido a 03/04/1511), tiveram;
2) Dogo de Ornelas e Vasconcelos, filho1º, casou com Ana Ferraz de Abreu, Tiveram;
3) Manuel de Castro de Ornelas casou com Brites Lopes, que segue;
3) Álvaro de Ornelas e Vasconcelos casou com Maria de Andrade, Tiveram;
4) Morgado Diogo de O. e Vasconcelos cc Francisca de Vasconcelos, Tiveram;
5) àlvaro de O. e Vasconcelos casou com catarina Fé de Cisneiros por onde descende Afonso Dornelas Cisneiros, nascido em 1880, fundador do concelho nobiliárquico de Portugal, do instituto Português de Heráldica, sócio-fundador e 1º secretário da academia Portuguesa de História... daqui se vê que a varonia dos Ornelas Cisneiros é Castro...bem como dos Ornelas Linhares.
3) Manuel de castro de Ornelas cc Brites Lopes, tiveram
4) Isabel de ornelas e Vasconcelos cc Francisco Gomes Correia, destes descende o Dr. António Evaristo de Ornelas, 1º Barão de Ornelas, nascido no funchal por 1830 c.g.
4)Maria Ornelas e Vasconcelos casou com Luiz Meireles tº Ornelas Coelho, tiveram:
5) Manuel de Ornelas e Vasconcelos casou com Isabel Teixeira de Lordelo, por onde descende entre outros o 1º Barão de São Pedro, 1ª baronesa de Oliveira Lima, 1º Condessa da Calçada- Albuquerque de freitas, outros...
Com os melhores cumprimentos,
Filipe
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Filipe
Estas pessoas figuram na minha "árvore"...
A seguir vem António de Ornelas e Vasconcelos
casado com Valentina de Herédia e Vasconcelos.
Provavelmente, parente da mulher de D. Duarte.
Quando chegares à Madeira entra em conctato comigo para poderes ver o resto - se já não lá chegaste!
Um abraço do
Duarte Jardim
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Duarte Lino Jardim,
Como membro da família Bettencourt Vasconcelos Correia e Ávila, também já suspeitava que iria encontrar o nome Ornelas e Vasconcelos entre os meus ancestrais das ilhas. Assim:
1 Maria de Vasconcelos da Câmara * 1530 Terceira, cc João de Bettencourt de Vasconcelos * antes de 1530 Madeira;
2 Pedro Alvares da Fonseca da Câmara * c 1500 Terceira
3 Andreza de Casconcelos * c 1500 Terceira
4 André Lopes da Fonseca * c 1465 Terceira
5 Margarida de Ornelas * c 1470 Terceira
11 Catarina de Ornelas Savedra * c 1440 Terceira
22 Alvaro Ornelas de Vasconcelos * c 1400 Terceira.
Este último entronca em alguma daslinhas que conhece?
Cumprimentos
Alexandre Burmester
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
caro Alexandre
Pouco percebo de genealogia mas, consultada a minha linha encontro dois nomes:
ALVARO DE ORNELAS E VASCONCELOS
ELVIRA TERNANDES SAAVEDRA( CANÁRIAS)
ALVARO DE ORNELAS SAAVEDRA
CONSTANÇA DE MENDONÇA E VASCONCSLOS
Das Canárias além dos Saavedra
tenho na minha "arvore" Herédia e Cubas:
a minha penta-avó era Valentina de Herédia e Vasconcelos casada com António de Ornelas e Vasconcelos.
Mas como lhe disse percebo pouco de genealogia...
É só por curiosidade...
Duarte O.V. Jardim
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Amigo,
Já agora, se vir as minhas mensagens detsa data, das 13.09 e 17.22, será que me poderia ajudar. É que, como verá, também tenho ancestria Ornelas e Vasconcelos e estou a tentar entroncá-la.
Um abraço
Alexandre Burmester
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Alexandre,
Vou verificar, e logo dirte-ei quando souber.
Um abraço,
Grande Cisne
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Alexandre
Vamos lá ver se vos dou uma ajuda: segundo as minhas fontes Pedro Alvares da Camara era sobrinho de ZARGO (Capitania do Funchal).
Um abraço
Duarte O. V.Jardim
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Alexandre
Vamos lá ver se vos dou uma ajuda: segundo as minhas fontes Pedro Alvares da Camara era sobrinho de ZARGO (Capitania do Funchal).
Um abraço
Duarte O. V.Jardim
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Prof.Dr.Francisco António Dória
Quero dar-lhe conhecimento da série de artigos que o DIÁRIO DE NOTÍCIAS do Funchal voltou a publicar, cento e vinte ecinco anos depois,a propósito de Jerónimo de Ornelas Menezes e Vasconcelos.
A ultima parte do trabalho diz o seguinte:
"o Rio Grande do Sul teve, como sua primeira capital, a vila do RIO GRANDE(1737-1763 que invadida pelos espanhóis, passou para Viamão e,depois de perambular daqui para ali durante alguns anos, mudou-se definitivamente para PORTO ALEGRE em 24 de Julho de 1773. A povoação foi elevada à categoria de vila em 11 de Dezembro de 1810 e mais tarde,em 14 de Novembro de 1822; à categoria de cidade.
Se focalizamos este assunto histórico, é apenas para lembrar uma das muitas contribuições madeirenses ao progresso de Brasil.Sim!Porque aquele homem ousado que primeiro pisou o atrás mencionado rincão gaúcho, chama-se JERÓNIMO DE ORNELAS MENEZES E VASCONCELOS e era natural da Madeira"
Foi desta maneira que o maior jornal que se publica em Portugal (fora de Lisboa e Porto)
abordou este assunto que lhe é tão caro.
Pode contactar com o referido jornal em www.dnotícias.pt
O nome do seu director é JOSÉ BETTENCOURT DA CÂMARA
Um abraço do amigo
Duarte Lino de Ornelas e Vasconcelos Jardim
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Prezado Duarte,
Muito, muito obrigado pela notícia. Vou, sim, entrar em contacto com o diretor do Diário de Notícias. Como já o disse, sou um dos mais que milhares de descendentes de Jerônimo de Ornellas. Tirei recentemente umas fotografias debaixo de uma placa da avenida que o homenageia, em Porto Alegre (RGS, Brasil), e também junto da estátua de Bento Gonçalves, líder da Revolução Farroupilha, e seu neto.
Grato, sempre,
fa
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Boa Tarde,
Estou de volta.
Confirmo que ainda tenho familia em Stª Cruz, o meu avô, porquê?
Cumprimentos,
Bruno Ornelas e Vasconcelos
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Ornelas e Vasconcelos
Por isso é praticamente impossível termos parentes comuns.
Atenciosamente:
Duarte Lino de Ornelas e Vasconcelos Jardim
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Exmo. Senhor
Peço-lhe a gentileza de me informar onde consultar (ou adquirir) a obra que refere ("in "Apontamentos para a História de Algumas Famílias Originárias da Beira", por A.B.C.V., Lx 1912, Separata do Tombo Histórico Genealógico de Portugal)).
Antecipadamente grata pela atenção dispensada, aceite os meus melhores cumprimentos,
Rita Cabeça Ramos
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Exmo. Senhor
Peço desculpa da intromissão. Despertou a minha atenção a referência bibliográfica que faz e a citação do sobrenome Craveiro. Tenho ascendentes com esse sobrenome, precisamente do distrito da Guarda, concelho de Manteigas, freguesia de Sta. Maria (séc. XVIII).
Senão for muito incomodo, e caso seja possível, peço-lhe o favor de me informar da origem geográfica do Dr Bernardo Craveiro Froes e da existência, ou não, de outras referências ao sobrenome em causa na obra que menciona.
Desde já o meu muito obrigada, aceite os melhores cumprimentos,
Rita Cabeça Ramos
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Cara Senhora
O que de imediato lhe posso dizer é o seguinte:
D.Maria Caetana da Costa Froes nasceu na Qtª do Paço de S.Cristóvão,em Cabanas(de Viriato?).
Os seus pais,Dr Bernardo Craveiro Froes era de Melo(salvo erro conc. Gouveia) e amãe ,D.Bernardina,era de Oliveira do Conde.Julgo que terei mais alguma coisa mas de momento não sei onde pára.Se descobrir lho envio. Cumprimentos
Gonçalo Calheiros
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Estimado Senhor
Muito agradeço a pronta resposta. Efectivamente Melo é uma freguesia do Concelho de Gouveia e embora essa freguesia não faça fronteira com o concelho de Manteigas, a distância não será certamente grande, mesmo para os tempos de que falamos - 1750-1700 (ainda não tenho dados anteriores), no caso dos "meus" Craveiros. Resulta assim que estou muito curiosa em qualquer informação adicional que tenha a gentileza de me disponibilizar.
Bem haja
Rita Cabeça Ramos
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Duarte,
Julgo que em momento algum referi que teriamos parentes em comum!!
Contudo, acho que os "actuais" Ornelas e Vasconcelos da Ilha da Madeira devem ter a(s) mesma(s)origens ou não??
Será que há alguma ligação com os Ornelas e Vasconcelos de um livro publicado pelo Arquivo Regional da Madeira??
A falta de dados faz com que eu fico um pouco perdido.
Já agora,é Ornelas e Vasconcelos por linha materna??
Com os melhores cumprimentos,
Bruno Nóbrega de Ornelas e Vasconcelos
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Duarte,
Devo informar que, apesar de ter familia em Stª Cruz, os meus ascendentes são oriundos de S. Pedro- Funchal.
Cumprimentos,
Bruno Ornelas e Vasconcelos
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Ornelas e Vasconcelos,
Sem grandes polémicas, e como participei neste tópico, que porventura serviu de base para a informação da descendência por femêa...
Na realidade os ramos mais ilustres dos Ornelas e Vasconcelos, são obviamente o ramo primogénito- morgados do caniço, viscondes de São João... e representantes dos Ornelas em Portugal, e o ramo dos Condes da Calçada primos próximos dos primeiros e a familía da mulher deste, que aliás era sua prima ( do Conde) bem como do Barão de São Pedro e da Baronesa de Oliveira Lima, familiares do frof. Duarte (aliás o bisavô deste casou segunda vez com a filha do 1º Conde da Calçada s.g.) parentes ainda por tronco comum aos Barões de Ornelas e da sua irmã ( do Barão) a condessa de Brucher casada com um aristocrata françês.
Evidente que esta é uma analise simplista da questão, no entanto, caso o prof. Duarte não tivesse a varonia Castro talvez estas ligações não fossem tão próximas.
Com os melhores cumprimentos,
Filipe
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Filipe,
Não foi minha intenção causar qualquer tipo de polémica.
Talvez a minha última mensagem deixá-se transperecer tal, por ser curta e consisa, mas é que estou cheio de trabalho.
Logo que possível volto a falar consigo.
Bruno Ornelas e Vasconcelos
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Exª Senhora
Ainda àcerca do Dr.Bernardo Craveiro Froes:
Cursou Leis ,em Coimbra,entre 1664/1683-Pelos visto já nessa altura se gostava de ser estudante....
Nasceu em Nabais,filho de Manoel Craveiro e de s/mulher Maria Froes
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Estimado Senhor
Agradeço imenso a atenção.
Sei que não era comum as licenciaturas naquela altura, mas o comentário será também pela idade do Dr. Bernardo Craveiro Froes à data?
Cumprimentos (por favor trate-me por Rita)
Rita
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Cara Rita
Não sei a idade,mas andou pelos bancos da universidade 19 anos...
Cumprimentos
Gonçalo
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Gonçalo
Mais uma vez obrigada pela atenção e peço desculpa, mas não reparei no intervalo de tempo.
Cumprimentos
Rita
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Alexandre,
O que encontrei sobre os Ornelas dos Açores;
Começando por este;
1) Alvaro de Ornelas e Vasconcelos casou com Elvira Fernades de Saavedra- filha do Marquês de Lançarote. Teve vastas terras de sesmaria no caniço. Teve:
2) Alvaro de Ornelas Saavedra- por onde descende a linha dos Morgados do Caniço C.G.
2) João de Ornelas Saavedra, foi para a ilha Terceira onde mandou construi a igreja da Nossa Senhora da Pena na Vila da Praia da Vitória e instituiu com sua mulher o morgado das Fontainhas e a capela da Nossa Senhora do Rosário na referida igreja. Casou com Francisca de Teive de Gusmão, filha de Diogo de Teive Ferreira e de Maria Gonçalves de Vargas e Gusmão. Tiveram:
3) João de Ornelas Saavedra foi 4º avô de Filipa de Bettencourt de Vasconcelos por quem descendem numerosas familias entre as quais; Condes da Praia da Vitória, viscondes de Bruges, Barões de Ramalho, Viscondes de Noronha, os Infante da Câmara ...
Cumprimentos,
Filipe
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Meus Caros Senhores,
Também estou bastante interessado como vós,nos ramos Vasconcellos.Meu avô,Julio Emilio da Rocha Vasconcellos,casou com minha avó,D.Adelaide Gloria Castro do Rio de Mello e Faro Mendonca Furtado e Menezes de Vasconcellos.Meu avô, nasceu em Besteiros-Penafiel.Era filho de José Borges de Vasconcellos e de Emilia Precioza da Rocha Mattos,filha de Miguel da Rocha Mattos e de Maria da Rocha Mattos.Gostaria de saber qual a minha ascendência dos Vasconcellos.Será possível?.Meu bisavô,teria nascido em Barcelos pelos anos 1840,e,foi um dos Abades de Leca da Palmeira.Respeitosos cumprimentos, vascoese
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Meu Caro Doria,
De facto não é caso para nos aborrecermos,porque o que na realidade se pretende é saber-se as relacões Familiares, o que segundo penso, para todos nós é bastante relevante.Quanto no que me diz respeito,não sei qual o ramo a que pertenco.No entanto,julgo estar algo relacionado com os de Fermentelos-Tondela.Cumprimentos,vascoese
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Olhei esse ``Vasconcellos'' de Hierônimo Dornellas de Menezes, entre outras coisas, porque descendo de várias linhas dos Vasconcellos pelo lado de meu pai. Minha avó paterna era Acciaioli de Vasconcellos; a trisavó na mesma linha agnata, Mendes de Vasconcellos, do que parecem ser os descendentes dos do Esporão, membros de cujo ramo se atestam nas guerras holandesas do Brasil, século XVII. E enfim a 5a. avó era dos Mellos e Vasconcellos da Bahia, ramo dito dos Comendadores do Seixo.
Do lado de minha mãe não vi nenhuma linha Vasconcellos, salvo essa, muito duvidosa imho do Hierônimo.
Gdes abcs, fa
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Doria,
Acabei de lêr sua mensagem,e,parece-me evidente que tenhamos relacões familiares.Meu avô,médico e engenheiro,foi para o Brasil,afim de tratar de uma descoberta de uma máquina a vapôr.Acontece porém,que na casa onde residia(a dona da casa ),nãolhe entregou a carta para êsse encontro,e dêste modo quando o vei a saber, meses mais tarde,o negócio teria sido anulado.Seu nome:Júlio Emilio da Rocha Vasconcellos.Por êste motivo, acabou por se suicidar.
Respeitosos cumprimentos;
Vascoese
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Se vc quiser, me envia em pvt sua linha nesses Vasconcellos, que envio a vc a minha - meu e-mail é doria_gen@yahoo.com.br
Que história trágica!
fa
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Meu Caro Doria,
Antes de mais agradeco desde já sua atencão.
Quanto aos meus Vasconcellos:
Meu avô Dr.Júlio Emilio de Vasconcellos,era filho de José Borges de Vasconcellos e de Emilia Precioza da Rocha Mattos.Meu Bisavô,José Borges,foi um dos Abades de Leca da Palmeira-Matosinhos.Há também um livro de Camilo Castelo Branco (intimo amigo de meu avô,Julio Emilio),intitulado "Familias Ilustres de Portugal",primeira edicão,que fala àcêrca dele.Livro êste que até à data, ainda não consegui encontrar.
Com um abraco,
vascoese.
Meu E-mail: avsimoes@sapo.pt
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Doria,
Emiti um erro no apelido de meu avô.
Seu nome todo: Júlio Emilio da Rocha Vasconcellos.
Obrigado
Link directo:
Acciaioli de Vasconcellos
Descendo dos Vasconcellos da Madeira (nos Acciaiolis de Vasconcellos de minha avó paterna), e nos de Porto Santo, do casamento de Mem Rodrigues de Vasconcellos com uma das filhas do Perestrello.
Posto em seguida a linha Acciaioli/Acciaioli de Vasconcellos, até meu bisavô:
----------
1. Gugliarello Acciaioli
Passa de Brescia a Florença em 1161; inscreve-se na Arte del Cambio—é banqueiro. C.c. ... Riccomanni. Referido num documento de 1237. Pais de:
2. Riccomanno Acciaioli
Citado em 1237, casou com uma ...Guidalotti? Pai de:
3. Acciaiolo Acciaioli
Do Sesto di Borgo e do popolo da S.S. Trinità. Entre outros teve o filho:
4. Lotteringo Acciaioli
Enterrado em frente ao altar-mor da igreja de’ S.S. Apostoli em Florença. Atestado entre 1260 e 1293; está entre os que em 1280 assinam a paz intermediada pelo cardeal Latino. Casou com Bella di Guido Mancini. Pais de:
5. Leone Acciaioli
Do Consiglio de’ Priori em 1311. Pai de:
6. Zanobi Acciaioli
Casou em 1352 com Lena d’Uberto di Lando degli Albizzi. Pai de:
7. Michele Acciaioli
Dos priores em 1396 e em 1409. Casou com Lisa di Paolo di Cino de’ Nobili. Tiveram a:
8. Zanobi Acciaioli
Inimigo acérrimo dos Médicis, ao contrário de seus filhos e demais parentes, esteve em 1433 na balía que determinou o exílio de Cosimo de' Medici, “il Vecchio.” Foi prior em 1418 e 1430, e casou com Lia Lapaccini. Pais de:
9. Benedetto Acciaioli
†1506, prior em 1470, podestà de Civitella (1488). De Nanna d’Ormanozzo Dati, teve:
10. Zanobi Acciaioli
N. 26.9.1476, e casou com Ginevra Amadori, irmã de Benozzo Amadori, filhos de Niccolò Amadori e netos de Angiolo Amadori, casado com Lucia Acciaioli, irmã de Neri II, † 1453, e Antonio II, ambos Duques de Atenas. Pais de:
11. Simone Acciaioli
Simão Achioli, n.c. 1497, †15.2.1544, tronco dos Acciaiolis e Acciolis no Brasil e em Portugal—passou à Madeira em 1515. Casou com Maria Pimentel Drummond, filha de Pedro Rodrigues Pimentel e de Izabel Ferreira Drummond. Tiveram a:
12. Zenóbio Acciaioli
† 20.5.1598. Casou em 19.5.1562 com D. Maria de Vasconcellos, † 24.9.1621, filha de Duarte Mendes de Vasconcellos, †1554, dos bons Vasconcellos Alvarengas, descendentes de Egas Moniz “Aio” e dos Abunazares da Maia, parentes do Profeta do Islã, e de Joana Rodrigues Mondragão. Pais de:
13. Gaspar Acciaioli de Vasconcellos
N. e † na Madeira, 1578-4.5.1668. Passou ao Brasil, a Pernambuco, onde casou em 10.6.1618 com D. Ana Cavalcanti de Albuquerque, †...3.1674, filha de João Gomes de Mello e de s.m. Margarida de Albuquerque, e por esta neta de Filippo Cavalcanti e de Catarina de Albuquerque. Filho:
14. João Batista Acciaioli
(1623-1677),sargento-mor da comarca de Pernambuco, e casado com D. Maria de Mello, filha de Manuel Gomes de Mello e de s.m. D. Adriana de Almeida Lins. (Maria de Mello fora common-law wife de Kasper von Neuhof, gennant Lei — Gaspar Wanderley.) Filha destes:
15. D. Maria Acciaioli
Casouem 1668 com José de Barros Pimentel, filho de Rodrigo de Barros Pimentel e de s.m. D. Jerônima de Almeida Lins, a matrona. José de Barros Pimentel foi capitão-mor e sr. do engenho “do Morro” em Porto Calvo. Pais de:
16. Francisco de Barros Pimentel
N.c. 1680 ou depois; mudou-se para a Vila das Alagoas, onde foi sr. do engenho “Novo.” Casou com D. Antonia de Caldas de Moura, filha do sargento-mor da Vila das Alagoas (1696) Manuel de Chaves Caldas. Francisco de Barros Pimentel chegou a cel. das ordenanças, e estava viúvo em 1732. Segue:
17. Inácio Acciaioli de Vasconcellos
(c.1725—após1802), casado com D. Ana da Silveira de Albuquerque, filha do cap. Antonio de Toledo Machado, da varonia dos Fragosos de Albuquerque. Filho:
18. Inácio Accioli de Vasconcellos
(c.1775,Vila das Alagoas—†após 1849), sr. do engenho “Ingazeiras” em Pilar, casou com D. Margarida Correia Maciel, irmã do Pe. Manuel Correia Maciel, vereador em Maceió em 1826 e 1828. Tiveram a:
19. José de Barros Accioli Pimentel
(1820-19.4.1879), n. em Massagueira, perto de Maceió, “pai da medicina alagoana.” Casou c. 1845 com D. Ana Carlota de Albuquerque Mello. Pais de:
20. Francisco de Barros e Accioli de Vasconcellos
(N. em 28.9.1846 na Vila das Alagoas e † no Rio em 25.9.1907). Tenente-Coronel honorário do exército (fez carreira na guerra do Paraguai), foi diretor-geral de terras e colonização durante o segundo império, e coordenou a imigração italiana para o Brasil. Casou (1872) com D. Maria do Carmo do Valle, † 1925, filha de João Maria do Valle, fidalgo cavaleiro da casa real, e de s.m. D. Antonia Brandina de Castro Pessoa. Foram os pais de:
—D. Quintilla do Valle e Accioli de Vasconcellos (1874-1941), c.c. Humberto Saraiva Antunes, c.g.;
—D. Lucilla do Valle e Accioli de Vasconcellos (1876-1953), c.c. Eduardo Rabello, c.g.;
—D. Inesilla do Valle e Accioli de Vasconcellos (1882-1946), c.c. Raul Moitinho da Costa Doria, c.g.;
—D. Filenilla do Valle e Accioli de Vasconcellos (1884-1977);
—Altamir do Valle e Accioli de Vasconcellos (1890-1935).
Link directo:
RE: Acciaioli de Vasconcellos
Quanto a mim,nada posso dizer porque nada sei!.
Só espero que com vossa ajuda e de outros,o possa vir a saber...
Link directo:
RE: Acciaioli de Vasconcellos
Bom, no que puder ajudar, à disposição. Mas, no Brasil, ramos dos Vasconcellos que conheço - e apenas esses - são mais de uma dezena...
fa
Link directo:
RE: Acciaioli de Vasconcellos
Caro Confrade,
Mais uma vez agradeco a sua atencão,mas na realidade,Vasconcellos há centenas.Quais os meus,não sei.No entanto penso que com a vossa ajuda,chegarei a uma conclusão.Quanto à sua Familia Acciaioli,também tem Familiares nas Lages,Acôres.
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
caro Dória.
Venho lançar de novo o nome de Jeronimo de Ornelas de Menezes e Vasconcelos.
O site brasileiro fotonadia.art.br vem criar alguma confusão neste vosso amigo:
Afinal,de fonte brasileira, oseu nome é tal como foi registado na ilha da Madeira.
Gostaria de saber a sua douta opinião.
Volto a conctactar em breve.
Duarte Ornelas e Vasconcelos Jardim
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
caro Prof. Dória
Desculpe os erros da última mensagem
Duarte
Link directo:
RE: Castros - familia ornelas e vasconcelos
Caro Filipe,
Tem alguma info. acerca de:
Manuel Fernandes de Castro casou em 1540 com Brites de Goes, filha de Mem de Ornelas e Vasconcelos (irmão de Pedro de Castro meu ascendente)
sem ser aquela que consta do tópico Solar de Castro, Carrazedo?
Grata
mavasf
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro Filipe Jardim,
Tenho seguido o vosso debate com a maior curiosidade. Descendo dos Teixeira de Mendonça que são do Caniço, havendo um José Marques Teixeira de Mendonça, que segundo documentos não oficiais seria morgado do Caniço. Penso que deveriam existir diversos morgados qualquer-coisa-do-Caniço. Acha possível?
Estes Teixeira de Mendonça descendem de Gaspar Rodrigues ou Roiz Teixeira.
Cumprimentos
José Berquó de Seabra
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
CAro José berquó de Seabra,
Como devem estar todos na praia, dou-lhe uma ajuda:
Existe um tópico no forum "morgados da madeira" iniciado por filipe teixeira. Tente por aí.
cmpts
mavasf
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Cara mavasf,
Obrigado pela sua dica. Graças a Deus na Madeira acho que ainda não chegaram os fogos.
Cá, ou é praia ou apagar fogos. Brinco, mas é sério.
Cumprimentos
José Berquó de Seabra
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Desculpe, digo filipe jardim.
Se se interessa pela história das famílias da madeira, entre no :3w ponto nesos ponto net
faça uma busca "famílias" e encontrará muita info.
Lamento os fogos, este ano já tivemos alguns também.
cmpts
mavasf
Link directo:
RE: familia ornelas e vasconcelos
Caro G. Calheiros,
tem alguma informação sobre a descendência dos 2ºs Barões de Tondela?
Cumprimentos,
C. Peixeira
Link directo:
RE: Vicente da Fonseca de Ornelas
Caros confrades,
Este Vicente foi baptizado em Beijós em 9-2-1862, portanto a data que Gonçalo Calheiros apresenta para FCCR não pode estar correcta.
Alguém tem informação sobre a sua ascendência por via materna, i.e. a ascendência de D. Joana da Veiga?
Cumprimentos,
C. Peixeira
Link directo:
RE: Família Ornelas e Vasconcelos
Bom dia,
Após uma leitura (longa) aqui no forum parece que tenho uns quantos "primos", com mais tempo voltarei, quem sabe não descubro mais "primos".
Um abraço a todos,
Bruno Nóbrega de Ornelas e Vasconcelos (Madeira)
Link directo:
Família Ornelas e Vasconcelos
Caro Confrade Gonçalo Calheiros,
Li com muita uriosidade os dados que teve a amabilidade de partilhar sobre os ascendentes de Vicente da Fonseca de Ornelas, natural de Beijós, que por acaso despertaram a minha curiosidade e passei a recolher.
Gostaria de lhe perguntar se pesquisou em detalhe os assentos paroquiais de Viseu e se encontrou dados do casamento entre o Dr. João de Ornelas de Gamboa e D. Joana da Veiga. Eu fiz algumas pequenas pesquisas em Beijós e Cabanas [de Viriato] e encontrei alguns dados que tenho registados.
Saudações,
Fernandes Diniz
Link directo:
Família Ornelas e Vasconcelos
Só hoje dei conta deste Forum e verifiquei que o Sr. Filipe Jardim diz a dada altura que o nome Ornelas e Vasconcelos não é muito comum na Ilha da Madeira. Esse é um facto, todavia, devo referir, que pertenço a uma familia que é oriunda de Gaula e mantemos ainda o nome de Ornelas e Vasconcelos, neste momento, ainda vivos, somos nove membros.
Cumprimentos
Luis de Ornelas e Vasconcelos
Link directo:
Família Ornelas e Vasconcelos
Esquecedu-me referir que ainda residimos na Madeira.
Luis de Ornelas e Vasconcelos
Link directo:
Família Ornelas e Vasconcelos
A minha trisaavó era Candida Ornelas filha de Henrique João de Ornelas e de Ana Rosa.casada com Guilherme Henrique Sarsfield. Por acaso sabe dizer mais pormenores sobre a Candida. Qual era a Familia? Nos registos não tem mais nomes.
Cumprimentos
Antonio David Sarsfield
Link directo:
Família Ornelas e Vasconcelos
Gostaria de saber mais pormenores relativos a este "Vasconcelos". Será possível?
obrigada
Ana
Link directo:
Família Ornelas e Vasconcelos
Bom agradeço desde já todas as informações do forum e aos esforços de cada um aqui prestados !
bom a minha linhagem segue da seguinte forma :
Jeronimo de Ornellas Menezes e Vasconcellos casado com Lucrecia Leme Barbosa
filha do casal acima Tereza Barbosa de Menezes casou com Agostinho Gomes jardim
filho do casal acima José Gomes de Vasconcellos Jardim " Revolucionário Farroupilha " que casou com Izabel Leonor ferreira .
que tiveram o filho Angélico Gomes jardim que casou com Carlota Gonçalves Jardim
que tiveram o filho Teófhilo Vasconcellos jardim ,que casou com Auria Vasconcellos Jardim (primos )
que tiveram como filho Hilário Vasconcellos Jardim que casou com Ignácia de Oliveira jardim (primos irmãos)
que tiveram a filha Maria Vera Jardim que casou com Clóvis dos Santos Jardim (primos )
que Me tiveram Marilisa Jardim ( que na realidade eu era para ser Jardim Jardim por meus pais são jardim) isso é uma prévia ,porque não contei os filhos de meus antepassados !
sendo assim como podem ver o Vasconcellos acaba retornando a José Gomes de Vasconcellos Jardim meu tataravô e segue até meu avô Hilário Vasconcellos Jardim !
Sendo assim acredito que devido ao fato de muitas vezes os antepassados terem colocado novamente os sobrenomes em seus filhos ,haja muitas complicações em pesquisas geneologicas,quando não se esta na familia ou a descendencia é longínqua e não se tem posse de documentos dos mesmos ,apenas uma suposição de problemas aos quais passei nos percursos de montar a minha árvore geneologica .
por isso sou grata a todos vocês pesquisadores e não menos aos curiosos como eu .
caso eu possa ajudar a alguém referido a atualizações por favor entre em contato através de meu E-mail : marylisajardim@gmail.com grata desde ja pela atenção
Link directo:
Família Ornelas e Vasconcelos
Boa Tarde o meu marido madeirense, tem na carta de brazão do Pai no primeiro quartel Ferreiras,no segundo os Durmonds, no terceiro os Ornellas e no quarto Vasconcelos. O Timbre é dos Ferreiras.
Morgado José Leão Drumond e Vasconcellos.
Link directo:
Família Ornelas e Vasconcelos
Boa tarde tenho uma carta de Brasão da família Madeirense do meu marido.Em nome de José Drumond de Vasconcellos de 1770, aparecem nesta carta Ornellas Saavedra e Drumond.O título Morgado de Leão.
RespostaLink directo:
Família Ornelas e Vasconcelos
Boa tarde Filipe Jardim, minha cunhada esta estudando a família Ornelas de Vasconcelos, você consegui achar informações sobre o nascimento, casamento de Francisco de Ornelas Vasconcelos, e também comprovar se ele era filho do Manuel ou do Agostinho.
Obrigada
vaneidesalles@hotmail.com
Link directo:
Família Ornelas e Vasconcelos
Boa tarde, minha cunhada esta estudando a família Ornelas de Vasconcelos, você consegui achar informações sobre o nascimento, casamento de Francisco de Ornelas Vasconcelos, e também comprovar se ele era filho do Manuel ou do Agostinho.
Obrigada
vaneidesalles@hotmail.com
Link directo:
Família Ornelas e Vasconcelos
https://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/casamento/index.php?marido=francisco+ornelas+e+vasconcelos&mulher=&local=&data=&livro=
Varios casamentos de indivíduos de nome Francisco Ornelas Vasconcelos
Link directo:
Família Ornelas e Vasconcelos
Boa tarde, é o Francisco Ornelas de Vasconcelos casado com a Inês da Silva, só tem o registro de um outro Francisco casado com Inês Pinheiro
RespostaLink directo:
Família Ornelas e Vasconcelos
O meu décimo quinto Avô foi Álvaro de Ornelas. Sei que tinha ligação á família Vasconcellos, mas desconheço em que ano e como a ligação se deu. Poderá ajudar-me nesta curiosodade ? Obrigado
RespostaLink directo:
Família Ornelas e Vasconcelos
Era meu bisavô.
Sei que fugiu para o Brasil por ser republicano e parece que constituiu família por lá.
Era militar e possivelmente médico.
Não tenho muita informação. Gostava de saber mais, também.
Link directo:
Família Ornelas e Vasconcelos
Também ouvi essa história pelo meu avô, Aníbal Cândido de Vasconcelos, filho de Júlio Emílio Rocha de Vasconcelos.
RespostaLink directo:
Família Ornelas e Vasconcelos
Boa noite
Seu bisavô aparentemente terá casado com uma outra senhora portuguesa de nome Amelia Duarte Ribeiro.
Neste link pode ver o assento de nascimento de uma filha de nome Bertha, a qual nasceu em 23/05/1905:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-63K7-W22?i=49&cc=1582573
Neste outro link pode ver o assento de óbito de Amélia Duarte Ribeiro, que faleceu em 24/10/1906. Pela leitura desse assento de óbito é dito que a senhora deixou duas filhas, a já citada Bertha de um ano de idade e uma Beatriz de 6 anos de idade:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DBRQ-V57?i=36&cc=1582573
Já agora, aparentemente seu bisavô esteve envolvido na rocambolesca tentativa de fuga, em 1892, ao degredo em Angola a que haviam sido condenados dois dos implicados na revolta do 31 de Janeiro de 1891, o capitão António Amaral Leitão e o ator Miguel Verdeal.
Resumindo a história, eles meteram-se dentro de um caixote de madeira que foi despachado por seu bisavô num barco francês. Como um tripulante francês ouviu vozes que vinham de dentro do caixote, ele assustou-se, chamou o capitão, abriram o caixote e desembarcaram os clandestinos no porto de Ambriz. Seu bisavô também foi preso por ter sido ele que havia despachado o caixote.
Neste link pode ver uma notícia do incidente relatada num jornal brasileiro:
http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=705110&pesq="julio emilio rocha vasconcellos"&pasta=ano 189&pagfis=30611
Mas se procurar pode encontrar mais pormenores desta tentativa de fuga mal sucedida mas bastante engraçada.
Cumprimentos
Mário César Navarro
Link directo:
Família Ornelas e Vasconcelos
Boa Noite,
Júlio Emílio da Rocha Vasconcelos ( terceiro filho de Emília Preciosa Rocha de Matos e do Abade José Borges de Vasconcelos) era funcionário/despachante da alfandega do Porto - na zona de desembarque das mercadorias, sito em Leixões).Não me parece que tenha sido militar.... Ligados ao exército estiveram os seus cunhados (António Cândido e Carlos Alberto), irmãos de Adelaide Glória Mendonça Furtado de Menezes Pinto, esta por seu turno mulher do dito Júlio Emílio.
Cumprimentos,
Ana
(sou casada com um neto de Virginia Beatriz - ou o inverso...- filha do casal Jílio Emílio/Adelaide Glória acima referenciados)
Link directo:
Família Ornelas e Vasconcelos
....
corrijo:
...
Ana
(casada com um bisneto..... claro!)
Link directo:
Família Ornelas e Vasconcelos
Júlio Emílio da Rocha Vasconcelos ( terceiro filho de Emília Preciosa Rocha de Matos e do Abade José Borges de Vasconcelos) era funcionário/despachante da alfandega do Porto - na zona de desembarque das mercadorias, sito em Leixões).Não me parece que tenha sido militar.... Ligados ao exército estiveram os seus cunhados (António Cândido e Carlos Alberto), irmãos de Adelaide Glória Mendonça Furtado de Menezes Pinto, esta por seu turno mulher do dito Júlio Emílio.
Cumprimentos,
Ana
(sou casada com um bisneto de Virginia Beatriz de Vasconcelos - ou o inverso...- filha do casal Júlio Emílio/Adelaide Glória acima referenciados)
Link directo:
Família Ornelas e Vasconcelos
Ex. mo Ornelas e Vasconcelos. Sou portadora de uma CBA dada ao sétimo Avô do meu marido Madeirense. Trata-se de José Leão Drummond de Vasconcellos. Morgado de Leão 1770.
RespostaLink directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 nov 2024, 00:16