Casas do Mosteiro - Vieira do Minho
Este tópico está classificado nas salas: Património | Pessoas | Famílias | Regiões | Bibliografia
Casas do Mosteiro - Vieira do Minho
Caros confrades,
O assunto aqui tratado baseia-se em informações retiradas do livro "Vieira do Minho – Notícia Histórica e Descritiva", actualizada em alguns casos, através de informação obtida em assentos de baptismo e casamento e em Inquirições de Génere existentes no Arquivo Distrital de Braga, servindo para divulgar, a quem tiver interesse nesta freguesia, os dados genealógicos encontrados.
1.ª - Casa da Pena
Pertenceu a fidalgos de Marvão, da freguesia do Côrgo, concelho de Celorico de Basto.
Sem notícia genealógica, só refere que D. Maria Vieira de Carvalho, de Marvão, está sepultada na Capela da Pena, tendo falecido no Gerez. Esta senhora doou a Quinta da Pena a seu afilhado Manuel Joaquim da Cunha Vieira de Carvalho, que a hipotecou a 07.04.1877 à Ordem Terceira de S. Francisco da cidade de Guimarães, que o executou, tendo a Quinta da Pena ida à praça por volta de 1884 sendo arrematada por José Joaquim da Costa Simões, natural de Vilar Chão, concelho de Vieira do Minho.
2.ª – Casa da Lage
A genealogia da família proprietária desta casa começa no Título dos Vieiras do Nobiliário de Felgueiras Gayo, §134, pág. 226 (N 17 GABRIEL VIEIRA), onde são enumerados os seus filhos. (ver: H.G. 40115 V. página 226, disponível em linha no sítio da Biblioteca Nacional)
Continuação da descendência (mantendo a numeração, e com base no livro supra citado):
N 18 Jerónimo Vieira Rebelo, filho do último, foi também Capitão de Ordenanças e casou com D. Susana Maria Martins, filha do Capitão António Machado Coelho e de D. Angélica de Andrade, da Quinta do Pombal, com sua Torre, no lugar da Lama, em Rossas. Tiveram:
19 D. Jacinta Rebelo de Bouro
N 19 D. Jacinta Rebelo de Bouro casou com João Vieira de Araújo, senhor da Casa da Lage, filho de Domingos Vieira, senhor da Casa da Lage, e de D. Maria de Araújo. Tiveram:
20 D. Tomásia Luísa Vieira Rebelo
N 20 D. Tomásia Luísa Vieira Rebelo casou a 02.08.1764 com João Simões Dias, familiar do Santo Ofício, que esteve na comarca de Sabrará (Minas), oferecendo ao Estado 12 arrobas de ouro (1753); era irmão de Bernardo José Simões e ambos filhos de José Simões e de D. Domingas Dias. Tiveram:
21 António Joaquim Vieira Rebelo
21 Reverendo Joaquim António Simões Vieira Rebelo, nasceu a 29.07.1760, cónego da Sé de Angola (1796) e Cavaleiro de Cristo (1798) - Inquirição de Génere ADB Processo n.º 23386.
N 21 António Joaquim Vieira Rebelo, familiar do Santo Ofício, Monteiro-mór de Vieira (1798). Tirou brasão de Vieiras e Rebelos a 21.04.1802. Casou com D. Antónia Luísa de Oliveira, filha de Rafael Lopes de Oliveira e de D. Ana Teresa de Araújo (irmã do Reverendo João Baptista de Araújo, abade de Eira Vedra e Comissário do Santo Ofício de Coimbra). Tiveram:
22 D. Ludovina Rosa Vieira Rebelo
22 Reverendo Inácio Joaquim Vieira Rebelo, nasceu a 23.02.1801, Vigário de Brufe e Prior da Abadia - Inquirição de Génere ADB Processo n.º 1743.
22 Reverendo Alexandre Joaquim Vieira Rebelo, Abade de S. Paio da Carvalheira - Inquirição de Génere ADB Processo n.º 11672.
22 Reverendo António Fernando Joaquim Vieira Rebelo, Prior de Margaride - Inquirição de Génere ADB Processo n.º 12038.
N 22 D. Ludovina Rosa Vieira Rebelo casou com Bento Manuel Vieira Ramalho de Sousa e Castro, Senhor do Morgadio de Reguengo, filho de João Vieira Ramalho e de D. Maria José de Sousa e Castro. Tiveram:
23 D. Belarmina Joaquina Vieira Rebelo, que morreu solteira
23 D. Maria Máxima Vieira Rebelo, que casou com João Belmiro de Araújo Rebelo, sg.
23 Joaquim Baltazar Vieira Ramalho
23 D. Triburtina Rosa Vieira Rebelo, que casou com Florentino Nicolau Vieira da Mota, sg.
N 23 Joaquim Baltazar Vieira Ramalho de Sousa e Castro, Senhor do Morgado do Reguengo e da Casa da Lage, casou com D. Umbelina Rosa Pereira, filha de Domingos José Pereira Magro, sobrinho do Reverendo Bento Manuel Pereira Magro, Abade da Caniçada. Tiveram:
24 José, que morreu solteiro
24 D. Cacilda, que morreu solteira
24 D. Benedita, que morreu solteira
24 D. Josefina, solteira
24 Alfredo Inácio Pereira Ramalho
24 Alípio, viúvo, sg.
24 D. Augusta, viúva, sg.
N 24 Alfredo Inácio Pereira Ramalho, senhor da Casa da Lage, Capela da Conceição e do Morgado do Reguengo, Presidente da Câmara de Vieira do Minho, casou com D. Júlia Carolina Vieira de Carvalho, filha de João Baptista Vieira de Carvalho, de Cantelães e neta paterna de Romoaldo Vieira de Carvalho, de Cantelães. Tiveram:
25 D. Umbelina Maria Vieira Ramalho, casou com Almeno Didaco Leite da Costa e Brito. Tiveram:
26 D. Josefina
26 João
26 D. Narcisa
26 Alfredo
26 D. Alice
25 D. Maria Umbelina
25 Manuel Joaquim
25 D. Gertrudes Maria, casada com o Dr. Abílio Antero Vilela Areias, da Casa do Couço (Lourêdo)
25 Gaudêncio
25 João Baptista Vieira Ramalho, bacharel formado em Direito
25 Joaquim Baltazar
25 D. Augusta Maria
25 D. Luísa Maria, casada com José Maria da Costa Álvares
25 D. Conceição Maria
25 Miguel Manuel
25 Juvenal Baptista
N 25 Joaquim Baltazar Vieira Ramalho, sucessor, Contador da Comarca de Vieira
NOTA: A Casa da Lage tem brasão de armas, cuja carta foi passada a pedido de António Joaquim Vieira Rebelo, por ordem do Príncipe Regente D. João sendo datada de 21.04.1802.
3.ª – Casa de Lamas
N 1 Francisco Soares da Casa do Riado, em Eira Vedra casou com D. Maria Martins Fagundes, do lugar do Moinho, em Cantelães. Tiveram:
2 Constantino Martins Soares
N 2 Constantino Martins Soares, da Casa do Riado, nasceu em Eira Vedra (Vieira do Minho) e foi baptizado a 05.03.1700, casou em S. João de Limões, concelho de Cerva (actual Ribeira de Pena - Vila Real), a 21.12.1730 com D. Joana Francisca, filha de David Gonçalves e de D. Maria Francisca, da mesma freguesia. Tiveram:
3 D. Sebastiana Maria Soares, casada com José Simões da Silva (Ver mensagem “Casas de Cantelães” – 1ª Casa da Igreja ou dos Viscondes de Vieira, N 3)
3 Domingos Martins Fagundes
N 3 Domingos Martins Fagundes casou com D. Margarida Vieira de Lemos, filha de Custódio Garcia e de D. Brígida Vieira de Lemos que em 1769 residiam no Porto. Tiveram:
4 Alexandre José de Lemos
4 José, nasceu em Eira Vedra a 30.04.1729
N 4 Alexandre José de Lemos, Professo na Ordem de Cristo, familiar do Santo Ofício de Coimbra, Capitão-mór de Vieira, Cônsul de Génova em Caminha, que fundou a Casa de Lamas sendo-lhe concedida carta de nobreza com os apelidos de Vieira e Lemos. Casou com D. Maria Bernarda Luís Leite de Almeida, de Brancelhe (actual Vieira do Minho), que julgo ser filha de Francisco Luís Vieira, de Lamas, Capitão-mór de Vieira, que fez testamento em 1734. Tiveram:
5 Alexandre António de Lemos
N 5 Alexandre António de Lemos, Professo na Ordem de Cristo, Capitão-mór de Vieira, senhor da Casa de Lamas, casou com D. Margarida Emília Ribeiro, irmã do Reverendo Arcediago de Celorico, na Sé da Guarda. Tiveram:
6 Alexandre António Ribeiro de Lemos
6 D. Emília, casada com João Eduardo Malheiro, de quem teve:
7 Eduardo de Lemos Malheiro, sg.
7 Alfredo de Lemos Malheiro, casou no Brasil cg.
7 D. Camila Cândida, morreu solteira
N 6 Alexandre António Ribeiro de Lemos, bacharel formado em Direito, do Conselho de S. Majestade, Moço fidalgo com exercício e com acrescentamento de Fidalgo Cavaleiro, Juiz substituto no Porto, senhor da Casa de Lamas. Casou com D. Francisca Claudina Rebelo, da Casa de Real, filha de Máximo Joaquim Rebelo, Cavaleiro da Ordem de Cristo, neta paterna de António Rebelo da Mota, Senhor da Casa de Real em Cantelães e de D. Claudiana Maria Rebelo Vieira. Tiveram:
7 D. Margarida Emília Rebelo Vieira Ribeiro de Lemos
7 Alexandre António, que morreu no Brasil
7 António Alexandre, que morreu em Vieira ficando herdeira sua irmã
N 7 D. Margarida Emília Rebelo Vieira Ribeiro de Lemos, senhora da Casa de Lamas, com sua capela, e de toda a casa de seu pai, casou com Álvaro José de Miranda Magalhães e Meneses(1), bacharel formado em Direito, Presidente da Câmara de Vieira, Juiz substituto na mesma comarca, senhor da Casa da Cuqueira e do Morgado de Dentro da Vila em Ruivães, filho de Severino José de Miranda Magalhães e Meneses, bacharel formado em Direito, Juiz de 1ª Instância, Moço fidalgo com exercício e com acrescentamento de Fidalgo Cavaleiro e de Cavaleiro Fidalgo, senhor da dita Casa da Cuqueira e do Morgado de Dentro da Vila em Ruivães, com sua capela e do da Torre do Bairro em Rossas, etc., e de sua mulher D. Maximina Vieira Dias de Alvarenga, senhora da Casa do Outeiro em Rossas e da de Silvares em Daivões (Ribeira de Pena), neto paterno de João Baptista de Carvalho (de Vieira do Minho) e de D. Maria Genoveva Clara de Miranda Magalhães, que era filha de José Maria de Miranda Magalhães e Menezes, Escudeiro e Cavaleiro Fidalgo, Capitão-mór de Ruivães e senhor do Morgado e de D. Maria Rosa de Araújo e Silva. Tiveram:
8 Álvaro
8 D. Margarida
8 Alexandre
8 D. Irene
8 D. Maria
(1) – Esta família tem brasão de armas outorgado por Carta Régia de D. José I datada de 05.08.1775.
NOTA: A Casa de Lamas tem brasão de armas, cuja carta foi passada a pedido de Alexandre José de Lemos, por ordem da Rainha D. Maria I sendo datada de 19.10.1779.
4.ª – Casa do Rio
N 1 Gabriel Ribeiro casou com D. Teresa Rebelo, da freguesia do Mosteiro. Tiveram:
2 Manuel Rebelo
N 2 Manuel Rebelo morou na sua Casa do Rio, da freguesia do Mosteiro, e casou com D. Maria Josefa Carneiro que nasceu a 14.08.1715, filha de Paulo Leitão, de Brancelhe (actual Vieira do Minho), e de D. Maria Caetana Carneiro. Tiveram:
3 Francisco José Rebelo
3 D. Anastácia Maria Rebelo, que nasceu a 06.04.1750, e casou com António José de Abreu, filho de Manuel de Abreu e de D. Brígida Pereira, da freguesia do Pinheiro. Tiveram:
4 Joana Teresa
N 3 Francisco José Rebelo, nasceu no Mosteiro (Vieira do Minho) a 28.03.1747 e morreu no Rio de Janeiro em 1805, casou com D. Eufémia Maria Vieira de Araújo, nasceu no Mosteiro (Vieira do Minho) a 14.06.1747, filha de Francisco Vieira, baptizado no Mosteiro a 08.12.1700 e de D. Luísa Vieira de Araújo, nasceu no Mosteiro a 26.07.1704, neta paterna de João Francisco Vieira, de Salgueiros casado a 26.01.1699 com D. Serafina Vieira, a qual era filha de Francisco Gonçalves, do Mosteiro e de D. Maria Vieira, do Requeixo; e neta materna de Domingos Vieira, da Casa da Lage em Brancelhe (actual Vieira do Minho), e de D. Maria de Araújo. Tiveram:
4 D. Claudiana Maria Rebelo Vieira casou com António Rebelo da Mota (Ver mensagem “Casas de Cantelães” – 2.ª Casa de Real, N 20)
4 Manuel José Rebelo
4 José António Rebelo
4 D. Francisca Teresa Rebelo, nasceu no Mosteiro (Vieira do Minho) a 05.02.1783 casou com Joaquim Manuel da Silva (Ver mensagem “Casas de Cantelães” – 1ª Casa da Igreja ou dos Viscondes de Vieira, N 4). Tiveram:
5 D. Quitéria Joana Rebelo nascida em Cantelães a 21.04.1828
N 4 Manuel José Rebelo, nasceu no Mosteiro (Vieira do Minho) a 12.02.1781 e casou no Rio de Janeiro com D. Francisca Luísa de Rademaker, que nasceu em Sta. Rita (Rio de Janeiro) a 10.10.1788, irmã do Dr. António José de Rademaker, Cônsul geral do Brasil em Haia e depois ministro plenipotenciário (Embaixador) em Haia, Estocolmo e em Copenhaga e de D. Catarina de Rademaker, açafata da Rainha D. Carlota Joaquina, no Rio de Janeiro, eram filhos de José António de Rademaker, de origem holandesa, natural de S. Nicolau (Lisboa), que foi para o Brasil com a Corte de D. João VI, exercendo aí as funções de Tesoureiro do Real Erário, e de D. Ana Joaquina Darrigue que nasceu em N.ª S.ª da Candelária (Rio de Janeiro) a 09.09.1749, e faleceu a 27.04.1825 em Sta. Rita (Rio de Janeiro), irmã do Cónego José Baptista Darrigue, da Catedral do Rio de Janeiro. Neta paterna de António da Cruz de Rademaker e de D. Rosa Maria Grave, e neta materna do Dr. Jean Baptiste Darrigue, natural de Saint Martin de Hinx (Landes - França), (filho de Joseph Darrigue e de D. Francisque Deicharr), Físico-mór da esquadra que aportou ao Rio de Janeiro em 1710, de quem descendem também os Barões de Rio Bonito e de D. Catarina Maria Correia dos Santos, que nasceu em N.ª S.ª da Candelária (Rio de Janeiro) a 01.11.1722 (filha de Domingos Francisco Silva e de D. Isabel Correia da Paz). Tiveram:
5 Manuel José Rebelo
5 Ana Luísa Rademaker Rebelo, casou com seu primo Máximo Joaquim Rebelo
N 5 Manuel José Rebelo, do Conselho do Imperador D. Pedro II, Comendador da Ordem de N.ª S.ª da Conceição de Vila Viçosa, Dignitário de número da Imperial Ordem da Rosa do Brasil, Cônsul Geral do Brasil no Porto, sócio honorário da Associação Comercial do Porto, Irmão benemérito da Santa Casa da Misericórdia por serviços prestados, era natural de N.ª S.ª da Candelária (Rio de Janeiro) e casou em St.º Estêvão de Cantelães (Vieira do Minho) a 26.06.1850 com sua prima D. Quitéria Joana Rebelo nascida em Cantelães a 21.04.1828, filha de sua tia D. Francisca Teresa e de Joaquim Manuel da Silva, Sargento de milícias, que esteve na acção de Torres Vedras, e morreu com perto de 100 anos na sua Casa da Igreja, em Cantelães, era irmão do Reverendo João Baptista Simões da Silva, Abade de Cantelães. Tiveram:
6 Júlia Ana Rademaker Rebelo
6 D. Maria Magdalena casada com Gabriel de Mesquita Queiroz
6 D. Elisa casada com o Major de Engenharia Manuel José Vieira Ribeiro
6 D. Carolina casada com Gustavo Barbosa
6 D. Emília casada com Amândio Celestino Vieira Lisboa, médico de Ponte de Lima
6 D. Elvira, solteira
6 D. Adelaide, solteira
6 Alfredo José Rebelo, morreu em Coimbra quando frequentava o 3º ano de Direito
6 Victor, morreu no Brasil
N 6 D. Júlia Ana Rademaker Rebelo nasceu a 25.01.1851 em S. João do Souto (Braga), faleceu em Rossas (Vieira do Minho) a 15.06.1899. Casou na Cedofeita (Porto) a 24.05.1881 com António Joaquim da Silva Peixoto de Magalhães, natural de S. Sebastião (Guimarães) onde nasceu a 14.02.1851, bacharel formado em Direito, Senhor da Casa da Torre da Lama, em Rossas, Juiz de Direito em Fafe, faleceu em Rossas (Vieira do Minho) a 21.11.1930. Tiveram:
7 Maria Luísa
7 Ernani Rebelo Peixoto de Magalhães
N 7 Hernâni Rebelo Peixoto de Magalhães nasceu a 17.12.1885 em Cedofeita (Porto), Senhor da Casa da Torre da Lama, em Rossas, bacharel formado em Direito, Advogado, Conservador do Registo Civil em Rossas e na Figueira da Foz, Administrador e Presidente da Câmara de Vieira do Minho, faleceu em Rossas (Vieira do Minho) a 25.03.1958, tendo casado a 29.12.1912 em S. João de Rei (Póvoa de Lanhoso) com D. Maria Augusta Simões Veloso de Almeida, que nasceu a 20.01.1886 em S. João de Rei (Póvoa de Lanhoso), falecida em Rossas (Vieira do Minho) a 18.12.1982, filha de João José Simões Veloso de Almeida e de D. Rita Joaquina de Almeida, neta paterna de António Vicente Simões e de D. Maria Rosa Veloso de Almeida, e neta materna de Francisco Manuel de Almeida e de D. Maria Joaquina de Almeida.
Cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães
Link directo:
RE: Casas do Mosteiro - Vieira do Minho
Caros confrades,
Com licença do administrador, forneço o atalho para o sítio referido.
Ver: H.G. 40115 V. página 226, disponível em linha no sítio da Biblioteca Nacional: http://purl.pt/12151/1/hg-40115-v/hg-40115-v_item3/P482.html
Cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães
Link directo:
RE: Casas do Mosteiro - Vieira do Minho
Caro confrade
Acaso poderá ajudar-me com esta minha gente:
- Maria Rebelo casada em 1/7/1744 em Rossas (Vieira do Minho) ,com João Braz.Ela filha (penso que ilegítima) de Maria Gonçalves e de Gonçalo Rodrigues , do lugar de Calvos (Póvoa de Lanhoso), e ele filho de Manuel Brás e de sua mulher Maria Teixeira, da fregª de S.João de Bucos ( Cabeceiras de Basto).Aquele casal ( João Braz e Maria Rebelo que viveram em Cazares -Bucos) foram pais de Marcelino Braz que casou em Rossas 16/6/1786 com Mª Gonçalves (fª de Bento Gonçalves e de Luiza Gonçalves, do Lugar da Fonte Rossas) ,testemunhando o casamento entre outros um tal de Manuel Rebello Lobo, do Pombal.
Grato pela atenção.
Os melhores cumprimentos
António Godinho de Carvalho
Link directo:
RE: Casas do Mosteiro - Vieira do Minho
Caro confrade:
Tenho grande interesse nestas freguesias de Vieira do Minho, dado a minha mulher ser descendente dos Miranda Magalhães e Menezes de Rossas.
Um facto genealógico interessante será a ligação dos Vieira com os Lemos ( Vieira de Lemos ) que se verifica na casa de Lamas ! Ainda não percebi a sua ligação e não encontrei a sua ascendência ( anterior à senhora que viveu no Porto em no séc. XVIII,D. Brígida Vieira de Lemos).
Os melhores cumprimentos
Ricardo Teixeira
Link directo:
RE: Casas do Mosteiro - Vieira do Minho
Caro António Godinho de Carvalho,
Lamento, mas não encontro os nomes que refere na minha árvore.
Cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães
Link directo:
RE: Casas do Mosteiro - Vieira do Minho
Caro Ricardo Teixeira
Tenho aqui duas Familias, penso que vai gostar.
Francisca Julia, nasceu em Montalegre a 07-02-1879. Filha do Bacharel - Severino
José de Miranda Magalhaes e de ......
Neta paterna Joao Baptista de Carvalho, -de Ruivaes, e de
Rosa Maria Genoveva Josefa Clara de Miranda Magalhaes e Meneses, de ROSSAS.
Esta Família, nao sei se tem ligacao com a primeira.
Anna Vitória Maria, nasceu em Montalegre a 15-11-1786
Joao António, é irmao.
Filhos de António Luiz de Miranda Meneses de Magalhaes, Capitao-mor de Ruivaes.
Vieira do Minho. Netos Paternos António José Almeida Magalhaes.
Foi o que se pode arranjar.
Se souber de Mirandas desta zona nao se esqueca de mim.
Os meus Cumprimentos
Manuel Miranda
Link directo:
RE: Casas do Mosteiro - Vieira do Minho
Caro Manuel Miranda
Essa familia de aqui tratou é a família da minha mulher, cuja a árvore genealógca esta feita.
Por acaso não tem o casamento dessa Francisca Julia ?
As duas familias estão ligadas, sendo o Severino bisneto de António Luiz.
E a descendencia desses filhos de António Luis, não a tem?
Cumprimentos
Ricardo Teixeira
Link directo:
RE: Casas do Mosteiro - Vieira do Minho
Caro Ricardo Teixeira
Esta mensagem que me era destinada nao chegou ao meu pc, vi-a por acaso, mesmo assim vou tentar responder ás suas perguntas:
Nos meus apontamentos nao tenho o casamento da Francisca Julia, mas tambem nao deve de haver problema porque ela casaria cerca de 1900, talvez em Montalegre, é só pedir para a Biblioteca de Vila Real, pode ser que encontre.
Tambem nao tenho a descendencia dos filhos de António Luis, mas ai é mais complicado porque sao antigos.
Tambem me diz que a sua árvore genealógica, já está feita, gostava de saber se ela se cruza com a minha. Como é que a posso obter?
Os meus Mirandas sao oriundos todos do Baixo Barroso, como: Cabril, Ferral, Parada-Outeiro e Campos.
Cumprimentos
Manuel Miranda
Ps: Desculpe o meu PC nao tem acentos.
Link directo:
RE: Casas do Mosteiro - Vieira do Minho
Caro Manuel
Mande-me os seus dados dos Mirandas que eu vejo-lhe isso.
Tem acesso ao Arquivo de Vila Real? Tenho muito interesse nuns assentos relacionados com estes Mirandas, nomeadamente de uma casa em Daivões, Ribeira de Pena, Casa do Silvado. O proprietário era Luis Anes Carvalho. Se me puder ver isso agradeço-lhe.
Cumprimentos
Ricardo Teixeira
PS: a ascendência destes Mirandas está no Felgueiras Gaio.
Link directo:
RE: Casas do Mosteiro - Vieira do Minho
Caro Ricardo Teixeira,
Também sou parente da família da Casa de Lamas, pelo que presumo, que também devo ser parente da sua esposa.
Quanto à ligação dos Vieira com os Lemos, infelizmente, nada lhe posso adiantar.
Irei colocar uma nova mensagem com o título "Casas de Rossas – Vieira do Minho", onde poderá consultar a família Miranda Magalhães e Menezes. Consulte essa mensagem, pois poderá ter dados interessantes sobre antepassados da sua esposa.
Com os melhores cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães
Link directo:
RE: Casas do Mosteiro - Vieira do Minho
Caro João Peixoto
Agradeço a mensagem enviada.
Relativamente aos Miranda Magalhães e Menezes tenho a sua árvore genealógica até vários séculos atrás.
Estou curioso relativamente ao que vai publicar.
Trocaremos certamente muitos dados.
Melhores cumprimentos
Ricardo Teixeira
Link directo:
RE: Casas do Mosteiro - Vieira do Minho
Caro João Peixoto de Magalhães,
Lendo sua mensagem, fiquei muito animado. Tenho um ancestral por nome António José Simões Dias, que seria português, e que viveu em 1763 em Sabará, fixando residência em S. João del Rei, onde ocupou o cargo de alferes e merinho.
Consta que ele era filho de José Simões e Domingas Dias, porém, não sei o nome de sua freguesia de origem.
Gostaria de saber se o amigo dispõe de dados sobre a naturalidade deste João Simões Dias, que acredito ser irmão de meu ancestral, casado na casa da Lage com Tomásia Luísa Vieira Rebelo.
Cumprimentos,
Luiz Gustavo de Sillos
Link directo:
RE: Casas do Mosteiro - Vieira do Minho
Lisboa, 8/12/2008
Caro Luiz Gustavo de Sillos,
Infelizmente não o posso ajudar, pois os dados que divulguei foram retirados do livro referido, onde não são referidas as freguesias. No entanto penso que através da Inquirição de Génere (normalmente com informações sobre os pais e avós dos inquiridos) indicada no filho do referido casal (N 21) ou pelo assento de casamento de D. Tomásia Luísa Vieira Rebelo que casou a 02.08.1764 com João Simões Dias (possivelmente na freguesia do Mosteiro, concelho de Vieira do Minho), poderá desvendar o seu problema.
Poderá efectuar os pedidos das fotocópias da Inq. Génere ou do assento de casamento para o Arquivo Distrital de Braga, a resposta normalmente é rápida, e os custos inerentes são-lhe comunicados pelo Arquivo.
Espero tê-lo ajudado, e caso a sua hipótese seja confirmada, agradeço que divulgue aqui, os dados que descobrir, para podermos enriquecer essa árvore genealógica.
Cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães
Link directo:
RE: Casas do Mosteiro - Vieira do Minho
Caro João Peixoto de Magalhães,
Já obtive as informações necessárias sobre os ancestrais do João Simões Dias. Assim que possível, entrarei em contato com o Arquivo Distrital de Braga, a fim de tentar localizar o registo de batismo de António José, filho de José Simões e Domingas Dias, nascido na freguesia de S. Estevão de Cantelães, entre os anos de 1715 a 1735.
Grato,
Luiz Gustavo
Link directo:
RE: Casas do Mosteiro - Vieira do Minho
Caro confrade,
Terá por acaso alguma informação sobre António Rebelo e Maria Carvalha, pais de Gregório Vieira, natural de Figueiro, S. João do Mosteiro, que casou em 1720 em Montemor-o-Novo?
Antecipadamente grato,
Jorge Veiga Testos
Link directo:
Casas do Mosteiro - Vieira do Minho
Pertenço a familia de Josephina Rosa Vieira Ramalho, 2ª casa da Lage.
RespostaLink directo:
Casas do Mosteiro - Vieira do Minho
Bom dia,
Não encontro essa senhora na mensagem sobre a Casa da Lage (2ª), poderá fazer a ligação sequencial à Casa da Lage até à senhora que menciona?
Cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães
Link directo:
Casas do Mosteiro - Vieira do Minho
Bom dia,
Claro, estou fazendo uma pesquisa de nossa genealogia e encontrei esse fórum, a sequência é: 2. Casa da Lage, N24, 26. D. Josefina, o sobrenome Vieira Ramalho é o mesmo, mas o nome de D. Josefina está incompleto.
Toda informação para essa pesquisa será bem vinda.
Atenciosamente,
Tatiani Martins
Link directo:
Casas do Mosteiro - Vieira do Minho
Bom dia,
Claro, estou fazendo uma pesquisa de nossa genealogia e encontrei esse fórum, a sequência é: 2. Casa da Lage, N24, 26. D. Josefina, o sobrenome Vieira Ramalho é o mesmo, mas o nome de D. Josefina está incompleto.
Toda informação para essa pesquisa será bem vinda.
Atenciosamente,
Tatiani Martins
Link directo:
Casas do Mosteiro - Vieira do Minho
A minha Trisavó Florinda da Luz (da Lús) morou na casa número 36 até a ocasião de sua morte em 27 de outubro de 1884. Ela era filha de Joze (José) Maria Vieira da Silva e Luiza Thereza Marques (Rodrigues), Neta paterna de Antonio Joze Vieira da Silva e Joanna Maria Marques (de Salgueiros) e neta materna de Francisco José Rodrigues e Maria José Marques (de Pinheiro).
Como eu poderia ter acesso a informações dessas outras casas?
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 nov 2024, 22:55