Conde de Caria
Este tópico está classificado nas salas: Títulos
Conde de Caria
O primeiro conde de Caria era Homem Machado, e vivia em Gouveia.
Gostaria de saber, mais informações deste titulo, e principalmente do ramo dos Homem.
Agradeço antecipadamente,
fjardim
Link directo:
RE: Conde de Caria
Condes de Caria - título criado por el rei D. Luís I, por decreto de 14.8.1879, em favor de José Homem Machado de Figueiredo Leitão, 1.º Visconde de Caria, 1, Barão de Caria, FCCR, bach. dir., filho de José Homem de Figueiredo Leitão, FCCR, Desembargador da Relação do Porto, e de D. Josefa Emilia Pinto Boto de Sá Machado.
O 1.º conde de caria era 4.º neto por varonia de Manuel Homem de Távora, natural da vila de Oliveira do Conde, cujo bisneto José Homem de Figueiredo, bach. dir., irmão do bispo do algarve, D. Bernardo António de Figueiredo, foi f.c.c.r, e com sua mulher, D. Guiomar Antónia Maria Ferreira Leitão, instituiu para seu filho primogénito, pai do 1.º conde, um vínculo de bens dotais de D. Guiomar.
Varonia da representação do titulo é Mendes de Almeida pelo casamento (a 4.5.1910) de D. Maria Emília Homem Machado, 3ª Condessa de Caria, com Boaventura Mendes de Almeida.
ANP, tomo 3, vol 1, p. 305.
Espero que o ajude a começar. Estou certo que mais gente o vai ajudar.
Rodrigo Ortigão de Oliveira
* ortigao@netcabo.pt
Link directo:
RE: Conde de Caria
caro ortigão,
A minha curiosidade neste titulo reside no facto de existir uma familia na Madeira cujo nome é "homem de gouveia" (já lancei este tópico aqui no forum) aparece pela primeira vez no inicio do século XVI, cuja carta de brasão diz o seguinte:
Francisco Homem, morador na ilha da Madeira, na villa Calheta, filho de Francisco Homem, neto de Pero Homem, que foi morador em Gouveia, e era fidalgo muito honrado e do verdadeiro tronco d’esta linhagem. (carta d'armas no sanches de baena com o número 776).
Como o conde de caria vivia em gouveia, despertou-me a curiosidade. Mas Pelos vistos não existe qualquer relação
Já consultei o felgueiras gayo, e encontrei um sub-titulo em Homem telles, moradores em gouveia. Se calhar estou restrigindo-me demasiadamente á area geografica...
Tenho alguma curiosidade de saber qual o ramo deste "Homem" que foi para a Madeira, e cuja actual representação está nos Perestrelos, que foram donatários da ilha dos Porto Santo.
cumprimentos, Fjardim
Link directo:
RE: Conde de Caria
só uma pequena nota: espero que não tenha sido mal interpretado quando insinuei que sendo o conde de Caria de gouveia, porventura poderia existir alguma relação.
Desde já foi sem qualquer tipo de busca desemfreada por querer qualquer tipo de protagonismo para esta familia da Madeira.
Na realiade estou mais preocupado no ramo desta familia da Madeira, do que no conde de Caria. Fiz refencia a este titulo, simplesmente por ser da área geográfica, da familia da Madeira. Pois os meus conhecimentos do Conde de Caria estão limitados ao livro da nobreza de Portugal e do Brasil,foi neste sentido que eu fiz referencia ao titulo do Conde de Caria.
Para acabar o titulo é do século passado, no entanto pensei que o ramo Homem do dito conde pudesse estar na região de gouveia muito antes.
cumprimentos e mais uma vez obrigado,
fjardim
Link directo:
RE:Costados Figueiredo e Ferreira (Caria-Gouveia)
Caro Rodrigo Ortigão Oliveira
Peço desculpa da intromissão.
Possui algumas informações, ou algum dos senhores participantes do fórum, sobre qual a ascendência dos ramos Figueiredo e Ferreira - "José Homem de Figueiredo, bach. dir., irmão do bispo do algarve, D. Bernardo António de Figueiredo, foi f.c.c.r, e com sua mulher, D. Guiomar Antónia Maria Ferreira Leitão" - acima referidos?
Antecipadamente agradecida
RitaCR
Link directo:
RE:Costados Figueiredo e Ferreira (Caria-Gouveia)
Cara RitaCR
Respondendo ao seu apelo, tenho muitos costados do Dr. José Homem de Figueiredo e s. m. Guiomar Antónia Maria Ferreira Leitão, meus 5.os avós.
Não é possível aqui dar-lhe todos os elementos. Se quiser, poderei enviar-lhe por e-mail.
Cumprimentos
Eduardo Osório
Link directo:
RE:Costados Figueiredo e Ferreira (Caria-Gouveia)
Caro Eduardo Osório
As minhas desculpas por só agora lhe responder. Provavelmente devido às férias e a uma mudança de endereço electrónico a sua gentil resposta "escapou-me". Só hoje a li, numa (re)leitura sobre tópicos "Figueiredo".
Renovo o meu interesse nos ramos Figueiredo e Ferreira, de Gouveia, uma vez que tenho variadissimos ascendentes dessa localidade com esses apelidos (Figueiredo e Miranda e Ferreira Ortigueira são os que me lembro de momento, uma vez que há largos meses que não trabalho estas linhas e não tenho comigo os documentos). Disponibilizo-me desde já a fornecer os dados que tenho, caso veja interesse (só recuei até 1700-1750, por enquanto).
O meu endereço de contacto mais seguro é: jmaraujoarrobanetcabopontopt.
Muita obrigada.
Com os meus melhores cumprimentos,
Rita Cabeça Ramos
Link directo:
RE:Costados Figueiredo e Ferreira (Caria-Gouveia)
Cara Rita Cabeça Ramos:
Envio-lhe dois textos: o primeiro, relativo à ascendência de António de Figueiredo Ferreira, fundador com sua mulher do colégio dos Jesuítas, hoje Câmara Municipal. O segundo, sobre a descendência de Manuel Francisco de Figueiredo, de Oliveirinha, casado com Antónia Lopes Ferreira, de Gouveia, entre a qual aparece o António de Figueiredo Ferreira, acima referido.
Peço desculpa de os textos irem com muita "palha", mas é o resultado da base de dados. Não sei aliás como vai ficar a formatação...
Cumprimentos
Eduardo Osório
ASCENDÊNCIA DE ANTÓNIO DE FIGUEIREDO FERREIRA
1. António de Figueiredo Ferreira n. cerca de 1660 (em Gouveia?), c. 1690 c. Brígida de Távora Cardoso Mascarenhas, n. 1667, Oliveira do Conde, Carregal do Sal. Fidalgo da Casa Real, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Mestre de campo na Guarda. Instituíu com sua mulher o colégio dos Jesuítas em Gouveia. Sem geração.
Parents
2. Mamede Ribeiro d Figueiredo n. cerca de 1620 em Vila Cova à Coelheira, Seia, c. c. F. Familiar do Santo Ofício, com diligências aprovadas a 05.11.1662 (TT-SO). Irmão de Domingos Ribeiro, morador em Gouveia.
3. F n. cerca de 1630 em Gouveia.
Grand Parents
4. Pedro Francisco d Figueiredo n. cerca de 1590 em Oliveirinha, Tábua, c. c. Maria Ribeiro de Figueiredo, n. cerca de 1590 em Vila Cova à Coelheira, Seia. 2º marido de sua mulher. «Pessoas bem nascidas e de bem».
5. Maria Ribeiro d Figueiredo n. cerca de 1590 em Vila Cova à Coelheira, Seia. Casou duas vezes.
Great Grand Parents
8. Manuel Francisco d Figueiredo n. cerca de 1560 em Oliveirinha, Tábua, c. (1) 06-07-1578 em Sameice, Seia, c. Ana Rodrigues Brandão, n. cerca de 1560 em Sameice, Seia, c. (2) c. Antónia Lopes Ferreira, n. cerca de 1570 em Gouveia. Sr. do vínculo de Lourosa. «Gente honrada que vivia de suas fazendas, sem ofício». Casou duas vezes.
9. Antónia Lopes Ferreira n. cerca de 1570 em Gouveia. 2ª mulher de seu marido. NOTA: Verificar filiação. Aparece como «filha de Diogo Tavares Ferreira, padroeiro das igrejas de Orjais e Verdelhos», mas em SO10256 vem como filha de Francisco Lopes «do Adro» e de Isabel ou Catarina Ferreira.
10. Leão Ribeiro de Figueiredo n. cerca de 1560 em Vila Cova à Coelheira, Seia, c. em 1582, em Vila Cova à Coelheira, Seia, c. Domingas Francisca Tavares, n. cerca de 1560 em Vila Cova à Coelheira, Seia.
11. Domingas Francisca Tavares n. cerca de 1560 em Vila Cova à Coelheira, Seia.
Great Great Grand Parents
16. Pedro Afonso de Figueiredo n. em 1525, Ázere, Tábua, c. a 10-05-1551, em Bobadela, Oliveira do Hospital, c. Ana Francisca Nunes, b. a 25-07-1533 em, Bobadela, Oliveira do Hospital, f. em 1594, em Oliveirinha, Tábua. Pedro f. em 1610, em Oliveirinha, Tábua. Escudeiro-fidalgo. Sr. da Casa de Ázere. Instituidor com sua mulher da capela de Nª Srª do Pranto em Oliveirinha. «Lavrador abastado de criados, negros e negras, e rendeiro de muitas rendas, e mercador de panos de linho, e ter seu cavalo na estrebaria (...) tinha os ofícios mais honrosos da terra» (SO6982).
17. Ana Francisca Nunes b. a 25-07-1533 em Bobadela, Oliveira do Hospital, f. em 1594, Oliveirinha, Tábua.
3rd Great Grand Parents
32. Afonso Gonçalves de Figueiredo n. cerca de 1490, c. c. Agostinha Lourenço, n. cerca de 1490. Sr. da Casa de Ázere.
33. Agostinha Lourenço n. cerca de 1490.
34. Francisco Gonçalves n. cerca de 1500, c. c. Catarina Nunes, n. cerca de 1500, Bobadela, Oliveira do Hospital. Francisco f. 23-04-1566, Bobadela, Oliveira do Hospital. Faleceu sem testamento. Viveram na Bobadela.
35. Catarina Nunes n. cerca de 1500, Bobadela, Oliveira do Hospital.
DESCENDÊNCIA DE MANUEL FRANCISCO DE FIGUEIREDO E DE ANTÓNIA LOPES FERREIRA, DE GOUVEIA
1. Manuel Francisco de Figueiredo born cir 1560, Oliveirinha, Tábua, (son of Pedro Afonso de Figueiredo and Ana Francisca Nunes) married (1) 06-07-1578, in Sameice, Seia, Ana Rodrigues Brandão, born cir 1560, Sameice, Seia, (daughter of João Álvares Brandão and Maria Rodrigues de Macedo) married (2) Antónia Lopes Ferreira, born cir 1570, Gouveia. Sr. do vínculo de Lourosa. «Gente honrada que vivia de suas fazendas, sem ofício» (SO7166). Casou duas vezes. Ana: 1ª mulher. Antónia: 2ª mulher. NOTA: Verificar filiação. Aparece como «filha de Diogo Tavares Ferreira, padroeiro das igrejas de Orjais e Verdelhos», mas em SO10256 vem como filha de Francisco Lopes «do Adro» e de Isabel ou Catarina Ferreira.
Children by Antónia Lopes Ferreira:
+ 2. i João Ferreira de Figueiredo born cir 1590.
+ 3. ii Pedro Francisco de Figueiredo born cir 1590.
+ 4. iii Manuel Francisco de Figueiredo born cir 1600.
+ 5. iv Joana Francisca Lopes born cir 1600.
6. v Maria Lopes born cir 1600, Oliveirinha, Tábua, married 1630, in Oliveirinha, Tábua, Lourenço Nunes, born cir 1600, Travanca de Lagos, Oliveira do Hospital. Prima de seu marido, dispensados em 3º grau.
Second Generation
2. João Ferreira de Figueiredo born cir 1590, Oliveirinha, Tábua, married Mariana Pedroso, born cir 1590, Moimenta da Serra, Gouveia. Sr. do vínculo de Lourosa. Mariana: Srª do morgado de Moimenta da Serra.
Children:
+ 7. i Manuel Ferreira de Figueiredo Pedroso born cir 1620.
3. Pedro Francisco de Figueiredo born cir 1590, Oliveirinha, Tábua, married Maria Ribeiro de Figueiredo, born cir 1590, Vila Cova à Coelheira, Seia, (daughter of Leão Ribeiro de Figueiredo and Domingas Francisca Tavares). 2º marido. «Pessoas bem nascidas e de bem» (SO10256). Maria: Casou duas vezes.
Children:
+ 8. i Mamede Ribeiro de Figueiredo born cir 1620.
4. Manuel Francisco de Figueiredo born cir 1600, Oliveirinha, Tábua, married 30-09-1642, in Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital, Maria de Abreu, born 1618, Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital, bap. 10-09-1618, Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital, (daughter of Belchior Dias and Isabel Nunes de Abreu). Viveram em Oliveirinha, onde eram «pessoas honradas,sem ofício algum mecânico, só serviam os ofícios honrados da Igreja e República (...) viviam de suas fazendas» (SO7166).
Children:
9. i Maria Nunes de Abreu born cir 1645, Oliveirinha, Tábua, married 09-06-1659, in Oliveirinha, Tábua, Jorge Boto Machado, born cir 1630.
10. ii Manuel de Abreu born cir 1650, Oliveirinha, Tábua, married 19-08-1669, in Covas, Tábua, Ana de Abranches, born cir 1640, Covas, Tábua, (daughter of Manuel de Abranches de Figueiredo and Maria Nunes de Figueiredo). Familiar do Santo Ofício por carta de 18.08.1694 (TT-SO). Ana: Sem geração.
5. Joana Francisca Lopes born cir 1600, Oliveirinha, Tábua, married 1621, in Oliveirinha, Tábua, Manuel Nunes Homem, born 1600, Cerdeira, Coja, Arganil, bap. 17-09-1600, Coja, Arganil, (son of Simão Nunes Homem and Jerónima Gaspar). «Da principal gente da vila» (OS10915).
Children:
+ 11. i Manuel Nunes Homem born cir 1630.
Third Generation
7. Manuel Ferreira de Figueiredo Pedroso born cir 1620, Moimenta da Serra, Gouveia, married 24-07-1658, in Lourosa, Oliveira do Hospital, Teodora de Abreu, born cir 1630, Lourosa, Oliveira do Hospital, (daughter of Manuel Gonçalves de Abreu and Maria (Mariana) de Abreu). Sr. do morgado de Moimenta da Serra. Viveram em Lourosa, «de suas fazendas» (SO7112).
Children:
12. i Arcângela Ferreira de Abreu born 1659, Lourosa, Oliveira do Hospital, bap. 10-05-1659, Lourosa, Oliveira do Hospital. NOTA: Apelido não confirmado.
+ 13. ii Mariana Ferreira de Abreu born 1664.
+ 14. iii Manuel Ferreira de Abreu born cir 1670.
+ 15. iv Jerónimo Ferreira de Figueiredo e Abreu born cir 1670.
8. Mamede Ribeiro de Figueiredo born cir 1620, Vila Cova à Coelheira, Seia, married N, born cir 1630, Gouveia. Familiar do Santo Ofício, com diligências aprovadas a 05.11.1662 (TT-SO). Irmão de Domingos Ribeiro, morador em Gouveia.
Children:
16. i António de Figueiredo Ferreira born cir 1660, Gouveia?, married 1690, Brígida de Távora Cardoso Mascarenhas, born 1667, Oliveira do Conde, Carregal do Sal, (daughter of Manuel Homem de Távora and Joana, (Maria ou Josefa) de Vasconcelos). Fidalgo da Casa Real, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Mestre de campo na Guarda. Instituiu com sua mulher o colégio dos Jesuítas em Gouveia. Brígida: «Senhora de importantes propriedades na Bobadela». Sem geração.
11. Manuel Nunes Homem born cir 1630, Cerdeira, Coja, Arganil, married 30-04-1659, in Cerdeira, Coja, Arganil, Maria Madeira, born 1636, Cerdeira, Coja, Arganil, bap. 21-07-1636, Cerdeira, Coja, Arganil, (daughter of António (o Pacho) Fernandes and Eulália Madeira).
Children:
17. i Amaro Nunes born 1662, Cerdeira, Coja, Arganil, bap. 22-01-1662, Cerdeira, Coja, Arganil. Fez ordens menores em 1680 (AUC-OS).
18. ii Apolónia Nunes born 1664, Cerdeira, Coja, Arganil, bap. 16-02-1664, Coja, Arganil. NOTA: Apelido não confirmado.
Fourth Generation
13. Mariana Ferreira de Abreu born 1664, Lourosa, Oliveira do Hospital, bap. 07-09-1664, Lourosa, Oliveira do Hospital, married 23-02-1686, in Lourosa, Oliveira do Hospital, Daniel Rodrigues da Fonseca, born 1646, Avô, Oliveira do Hospital, bap. 13-10-1646, Avô, Oliveira do Hospital, (son of Silvestre Rodrigues (Machado) da Fonseca and Isabel da Fonseca da Costa) died 23-01-1727, Avô, Oliveira do Hospital. Mariana died 23-04-1713, Avô, Oliveira do Hospital. Daniel: Capitão de ordenanças em Avô, Familiar do Santo Ofício por carta de 26.03.1695 (TT-SO). Viveram em Avô, onde eram «dos principais da vila» (OS10731). Teve geração legítima e natural. Fez testamento (RP).
Children:
19. i Maria Rodrigues da Fonseca born 1686, Avô, Oliveira do Hospital, bap. 18-11-1686, Avô, Oliveira do Hospital. NOTA: Apelido não confirmado.
20. ii Silvestre Rodrigues da Fonseca born 1687, Avô, Oliveira do Hospital, bap. 22-12-1687, Avô, Oliveira do Hospital. Fez ordens menores em 1706, inquirições "de genere" em 1716 e escritura de património em 1717 (AUC-OS).
+ 21. iii João Manuel da Fonseca born 1689.
22. iv Teresa Rodrigues da Fonseca born 1690, Avô, Oliveira do Hospital, bap. 12-09-1690, Avô, Oliveira do Hospital. NOTA: Apelido não confirmado.
23. v Susana Manuel da Fonseca born 1691, Avô, Oliveira do Hospital, bap. 12-12-1691, Avô, Oliveira do Hospital. NOTA: Apelido não confirmado.
24. vi Isabel born 1693, Avô, Oliveira do Hospital, bap. 25-10-1693, Avô, Oliveira do Hospital. Morreu certamente em criança, pois tem uma irmã mais nova com o mesmo nome.
25. vii Daniel (Frei) da Fonseca born 1695, Avô, Oliveira do Hospital, bap. 06-04-1695, Avô, Oliveira do Hospital. «D. Prior da Ordem de Cristo em Tomar» (AB).
26. viii Isabel Rodrigues da Fonseca born 1697, Avô, Oliveira do Hospital, bap. 11-04-1697, Avô, Oliveira do Hospital. NOTA: Apelido não confirmado.
27. ix Paula Madeira born 1698, Avô, Oliveira do Hospital, bap. 26-10-1698, Avô, Oliveira do Hospital. NOTA: Madrinha em 1718 (RP).
+ 28. x Manuel Rodrigues da Fonseca born 1701.
14. Manuel Ferreira de Abreu born cir 1670, Lourosa, Oliveira do Hospital?, married Maria Abranches Tavares Morais da Cunha, born 1673, Nelas, bap. 22-06-1673, Nelas, (daughter of Marcos de Abranches Tavares and Marta de Morais da Cunha). Bacharel em Cânones pela Universidade de Coimbra, Familiar do Santo Ofício por carta de 12.12.1702 (TT-SO). Maria: 3ª srª do morgado de Santiago, em Nelas, e da casa de Lourosa. Prima de seu marido.
Children:
29. i João Ferreira de Abreu Tavares born cir 1710, Nelas, married 03-03-1761, in Covas, Tábua, Josefa Leonor Tavares de Figueiredo, born cir 1730, Moimenta da Serra, Gouveia, (daughter of António Tavares de Figueiredo and Paula Isabel Tavares da Silva Figueiredo). Nome completo: João Ferreira de Abreu Tavares Pinto de Figueiredo, conforme o assento do seu casamento (RP).
15. Jerónimo Ferreira de Figueiredo e Abreu born cir 1670, Lourosa, Oliveira do Hospital?, married Joana de Morais da Cunha Tavares, born cir 1670, Nelas, (daughter of Marcos de Abranches Tavares and Marta de Morais da Cunha) died 1767, Ázere, Tábua. Casou duas vezes, a 1ª com Maria de Proença Pedroso, c. g. extinta. Faleceu com testamento de 12.12.1701, sendo sepultado na sua capela de São João Baptista. Sr. do morgado de Moimenta da Serra. Joana: NOTA: Também chamada Joana de Abranches e Morais. Faleceu com testamento de 29.09.1743. 2ª mulher de seu marido.
Children:
+ 30. i António Tavares de Figueiredo born 06-01-1703.
Fifth Generation
21. João Manuel da Fonseca born 1689, Avô, Oliveira do Hospital, bap. 31-03-1689, Avô, Oliveira do Hospital, married 27-02-1718, in S.Gião, Oliveira do Hospital, Úrsula Freire da Cunha, born 1679, S.Gião, Oliveira do Hospital, bap. 03-09-1679, S.Gião, Oliveira do Hospital, (daughter of Martim Afonso Pereira and Águeda Freire da Cunha) died 04-04-1724, Avô, Oliveira do Hospital. Sargento-mor de Avô, como consta do assento de casamento de sua filha Maria Rosa. Úrsula: Não fez testamento (RP).
Children:
31. i MªRosa Luísa Bernarda Freire da Fonseca born cir 1730, Avô, Oliveira do Hospital, married 02-02-1750, in Avô, Oliveira do Hospital, Vicente António de Paiva Manso, born cir 1720, Miranda do Corvo. Com geração. Vicente: Capitão-mor de Miranda do Corvo. Filho de António de Paiva Manso e de s. m. D. Jacinta Maria Teresa.
28. Manuel Rodrigues da Fonseca born 1701, Avô, Oliveira do Hospital, bap. 14-06-1701, Avô, Oliveira do Hospital, married 22-10-1737, in Travanca de Lagos, Oliveira do Hospital, MªJosefa de Abreu Godinho, born 1712, Andorinha, Travanca de Lagos, OHP, bap. 29-02-1712, Travanca de Lagos, Oliveira do Hospital, (daughter of Caetano Godinho de Miranda and Mariana de Abreu e Azevedo). Familiar do Santo Ofício por carta de 05.07.1734 (TT-SO), em cujas inquirições se refere que «o dito justificante trata-se limpa e abastadamente com seus moços e criados». Viveram em Avô, onde eram «pessoas principais da vila, que se sustentavam dos seus rendimentos sem trabalharem» (OS10731). MªJosefa: Habilitada pelo Santo Ofício a 24.08.1737 para casar com seu marido (SO7124).
Children:
32. i Caetano Godinho da Fonseca e Abreu born 1745, Avô, Oliveira do Hospital, bap. 24-05-1745, Avô, Oliveira do Hospital, married MªRosa Caldeira, born cir 1750, Fundão. Fez ordens menores em 1759 (AUC-OS). Licenciado. «Casou contra a vontade da família e parentes» (AB).
33. ii Teresa Bernarda Fonseca Godinho de Abreu born cir 1750, Avô, Oliveira do Hospital, married 24-11-1779, in Avô, Oliveira do Hospital, António Modesto Godinho Viegas, born 08-06-1745, Bobadela, Oliveira do Hospital, bap. 15-06-1745, Bobadela, Oliveira do Hospital, (son of Bernardo António Godinho de Abreu Viegas and Teodora de Meira de Figueiredo Vital). Prima 2ª de seu marido. António: Fez inquirições «de genere» em Lisboa em 1762 (TT-CEL). Monteiro-mor da Bobadela por carta de 27.07.1767 (Chancelaria de D. José, 30-204).
30. António Tavares de Figueiredo born 06-01-1703, Moimenta da Serra, Gouveia, bap. 13-01-1703, Moimenta da Serra, Gouveia, married 09-09-1720, in Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital, Paula Isabel Tavares da Silva Figueiredo, born cir 1700, Barcelos, (daughter of Domingos Marques Tavares Cardoso and Luísa da Silva e Figueiredo). «Homem nobre». Cavaleiro da Ordem de Cristo com 30.000 reis de tença (06.06.1725). Sr. do morgado de Moimenta da Serra, onde viveram. Faleceu com testamento de 27.03.1778, em que deixou por herdeiro seu filho Jerónimo, reservando para sua filha Maria Vitória vários prazos e muitos legados. Viveram em Moimenta da Serra. Paula: Herdeira do morgado de Coja, teve de seu pai o dote do hábito de Cristo e de sua mãe o dote de 4.000 cruzados.
Children:
34. i Diogo Inácio de Abranches Cardoso born 1726, Moimenta da Serra, Gouveia. Fez inquirições "de genere" em 1743 e escritura de património em 1749 (AUC-OS).
35. ii Josefa Leonor Tavares de Figueiredo born cir 1730, Moimenta da Serra, Gouveia, married 03-03-1761, in Covas, Tábua, João Ferreira de Abreu Tavares, born cir 1710, Nelas, (son of Manuel Ferreira de Abreu and Maria Abranches Tavares Morais da Cunha). João: Nome completo: João Ferreira de Abreu Tavares Pinto de Figueiredo, conforme o assento do seu casamento (RP).
Link directo:
RE: Conde de Caria
Caro FJardim:
Apesar de a sua mensagem ser de Junho de 2001, não quero deixar de responder, até porque também me interessa o ramo dos Homens, que investiguei há anos. Gostaria dos seus comentários.
Cumprimentos
Eduardo Osório
Ascendência de José Homem Machado de Figueiredo Leitão
Ramo dos Homens e Cardosos
1. José Homem Machado de Figueiredo Leitão n. em Gouveia a 22-03-1832. Fidalgo da C. Real, 1º conde de Caria, 2º senhor do morgado de Gouveia, Presidente da Câmara de Gouveia e juiz de direito substituto na mesma comarca. Estudou no colégio da Calçada do Marquês de Tancos, em Lisboa. Casou com Maria Emília de Meneses Abreu Castelo Branco. Com geração.
Pais
2. José Homem de Figueiredo Leitão n. em Jarmelo, Guarda a 11-09-1791 e f. em Lisboa a 12.01.1845. Fidalgo da C. Real, Bacharel em Leis e em Cânones pela UC, Juiz de Fora em Porto de Mós (1816) e Trancoso (1820), Corregedor em Faro (1825), Desembargador da Relação do Porto (1827), Cavº da Ordem de Nª Srª da Conceição de Vila Viçosa, deputado às Cortes de 1834 e 1835. Foi o 1º administrador do vínculo instituído por seu pai em Gouveia. Em 1834 comprou o Colégio dos Jesuítas e o convento de São Francisco, em Gouveia. Fundou com seu irmão Frei Bernardo a 1ª fábrica de lanifícios da vila. Casou em S. Pedro - Gouveia em 1816 com Josefa Emília Pinto Boto de Sá Machado, b. em S. Pedro - Gouveia a 17-03-1797 e f. em Meruge, Oliveira do Hospital a 18-07-1868, srª da casa de Meruge, filha de António Pinto Boto de Sá Machado, FCR, Capitão-mor de Gouveia, etc., e de s. m. Maria Cândida Cabral de Figueiredo de Melo Pinto.
Avós
4. José Homem d Figueiredo n. em 1756 em S. Julião – Gouveia e f. a 29-08-1829 em S. Pedro – Gouveia. Fidalgo-cavaleiro da C. Real (02.01.1826), Bacharel em Leis, juiz de fora em Vila da Barca (1787) e Castelo Branco (1796), superintendente nas comarcas de Leiria, Aveiro e Coimbra (1802). Foi instituidor com sua mulher de vínculo em Gouveia e Caria em 1825, por provisão régia. Vereador da Câmara de Gouveia em 1783 (ANTT – Desembargo do Paço – Beiras, Maço 1045). Casou em Jarmelo – Guarda com Guiomar Antónia Maria Ferreira Leitão, n. em Alcaide e b. em 26-01-1763 em Caria – Belmonte, Senhora das casas de Caria, Alcaide, Jarmelo, e outras.
Bisavós
8. Pedro de Figueiredo Homem de Távora b. em S. Julião – Gouveia a 23-06-1714 e aí f. 17-11-1784. Proprietário, vereador da Câmara de Gouveia e também juiz ordinário e dos órfãos. Casou em S. Pedro – Gouveia a 04-10-1741 c. Rosa Jacinta Ferreira d Almeida, b. em S. Pedro – Gouveia a 15-03-1716, filha de José de Almeida, capitão de Infantaria de Auxiliares da Beira Alta, e de s. m. Maria do Couto Ferreira, que viviam em Gouveia «de seu contrato de panos e fazendas».
3.os avós
16. Pedro de Figueiredo Homem de Távora n. em Fiães e b. em Oliveira do Conde a 07-03-1644, e f. em 1723. Escrivão da Câmara de Gouveia, lugar em que sucedeu a seu pai, e vereador da mesma em 1709. Era filho natural de seu pai que o teve de Ana Álvares de Figueiredo, dos Fiais, «sua criada, e que o conservou em casa e reputou por seu filho». Casou duas vezes: a 1ª em S. Julião – Gouveia a 25-05-1667, c. Maria Rodrigues, a 2ª em S. Julião – Gouveia a 26-03-1713 c. Catarina Rodrigues, n. de S. Julião.
4.os avós
32. Manuel Homem Cardoso de Távora n. cerca de 1610 em Oliveira do Conde, onde possuía uma boa casa, chamada "Casa dos Cid". Tabelião do Público e Judicial de Oliveira do Conde e Escrivão dos órfãos de Currelos por carta de 13-08-1646 (RGM - Torre do Tombo, 12-286). Parece ter sido também Escrivão proprietário da Câmara de Gouveia. Casou em Oliveirinha, Tábua a 20-11-1635 c. Maria Marques Mascarenhas, parece que sem geração, tendo o filho natural que vai acima.
5.os avós
64. Dionísio Cardoso Homem de Távora n. cerca de 1580 em Oliveira do Conde, Tabelião do Público e Judicial de Oliveira do Conde e Escrivão dos Órfãos de Currelos. Casou com Maria de Figueiredo Castelo Branco, n. de Oliveira do Conde onde f. em Janeiro de 1624, filha de Manuel Rodrigues Castelo Branco Moreira e de s. m. Antónia de Almeida. Após o seu falecimento, sua mulher obteve em 01.09.1628 mercê da propriedade dos mesmos ofícios para seu filho mais velho Manuel. NOTA: A mercê é de Filipe II?, havendo treslado na Chancelaria de D. João IV (RGM, 12-286). Há quem chame a esta sua mulher Maria Mascarenhas, mas parece confusão com a Maria Marques Mascarenhas casada com seu filho Manuel.
6.os avós
128. Manuel Homem de Sousa, n. cerca de 1550, Escrivão das Sisas e Tabelião de Oliveira do Conde (Chancelaria de D. Sebastião, 10-124v e 14-351v). Casou com Bárbara Cardoso de Távora, que numa genealogia manuscrita vem referida como «filha do Desembargador Francisco Cardoso».
7.os avós
258. Francisco Cardoso n. cerca de 1520, Desembargador da Casa da Suplicação, vereador em Lisboa, Corregedor da Corte no tempo de Filipe II. Fidalgo da Casa Real a 03.08.1556. Comendador de Castelo Mendo (na Ordem de Cristo?). Casou com Antónia de Cáceres.
8.os avós
516. Vasco Dias Cardoso de Sequeira n. cerca de 1490 em Fornos de Maceira Dão, Mangualde, Cavaleiro da Ordem de Cristo em 17-12-1515. F. Gaio, em ttº Gouveias, chama-lhe Vasco Dias e não lhe dá ascendentes. Casou com Isabel Cardoso, filha herdeira de seus pais, 5ª senhora do morgado dos Coutos junto de Viseu, etc. Ver também F. Gaio, ttº Cardosos §48.
Link directo:
Casa de Ázere, Coitena, Nª Sra. do Pranto
Caro Eduardo Osório Gonçalves
Aproveitando para lhe agradecer uma vez mais a maçada que aí teve comigo por causa das fotocópias no outro fim de semana, quero perguntar-lhe se me confirma, como julgo, que o nº 16 do seu texto é pai igualmente do 2º morgado de Nª Sra. do Pranto, em Vila Nova de Oliveirinha, de nome Manuel de Abranches de Figueiredo, n. em 1596 na Casa de Ázere (sr. tb da Casa e Quinta da Coitena, ao que julgo) junto à Bobadela, actual concelho de Oliveira do Hospital, cc D. Maria Nunes (de Figueiredo?), fª de Domingos Nunes (de Figueiredo?) e sm Isabel Simões. Ainda não percebi por aonde veio a Coitena aos morgados do Pranto. Só conhecia até este Manuel de Abranches de Figº, até ler o seu post.
Nós tínhamos aí combinado escrever a respeito de um assunto que, sinceramente, esqueci qual fosse. São muitas coisas na cabeça... O que seria?
Melhores cumprimentos
Alexandre Tavares Festas
Link directo:
RE:Costados Figueiredo e Ferreira (Caria-Gouveia)
Caro Eduardo Osório:
Como sempre óptimas as suas prestações neste Forum.
Só uma achega: A data de nascimento de Vicente António de Paiva Manso é 5-4-1721 (onde?), segundo António Machado de Faria, «Gente da Beira – Sacaduras», pág. 194, onde também vem a descendência do casal, que parece ter-se extinto na geração dos netos.
Cumprimentos,
José Caldeira
Link directo:
RE:Costados Figueiredo e Ferreira (Caria-Gouveia)
Caro Eduardo Osório:
Ao consultar os dados que disponibilizou neste Fórum relativos à descendência de Manuel Francisco de Figueiredo e Antónia Lopes Ferreira, encontrei alguns nomes que podem ter ligação à minha família. Refiro-me à família Nunes do número 11, Manuel Nunes Homem, da Cerdeira.
Sou descendente de Domingos Nunes e Maria Soares, casados na Cerdeira a 25 de Novembro de 1659. Infelizmente, o registo deste casamento não indica os pais dos contraentes mas apenas as testemunhas, que são: Pedro Marques, Gaspar Nunes Homem, Manuel Nunes e Manuel Afonso.
Domingos Nunes e Maria Soares foram pais de Ana Nunes, natural da Cerdeira, que casou com Domingos Francisco, natural de Casegas (Covilhã), com descendência nesta localidade.
Gostaria de saber se dispõe de mais alguma informação relativa a esta família Nunes.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Link directo:
Nunes Homens, da Cerdeira
Caro Rui Pereira:
Caro Rui Pereira:
As informações de que disponho acerca dos Nunes, da Cerdeira, têm a ver com uma família NUNES HOMEM, que podem ou não ser parentes dos seus Domingos Nunes x Maria Soares. Pelo menos duas das testemunhas que indica – Gaspar Nunes Homem e Manuel Nunes (Homem) devem ser os referidos abaixo.
Esta linha começa assim:
1 – Simão Nunes de Figueiredo, n, cerca de 1540, sr. da casa de Lavadouros em Vila Cova de Sub-Avô (actualmente Vila Cova do Alva) c. c. Branca Fernandes Homem, n. de Ázere, irmã do Dr. Manuel Homem, Desembargador em Lisboa, ambos filhos de João Afonso de Figueiredo, que julgo n. de Oliveirinha, e de s. m. Catarina Anes Homem, n. de Besteiros. Viveram em Vila Cova e tiveram pelo menos 11 filhos, muitos casados com geração, entre os quais:
2 – Simão Nunes Homem, n. cerca de 1570, c. na Cerdeira a 24.10.1598 c. Jerónima Gaspar, n. da Cerdeira, filha de Gaspar Dias, «mercador», e de s. m. Antónia Nunes, «pessoas muito honradas e principais». Viveram na Cerdeira e tiveram:
3 – Manuel Nunes Homem, b. a 17.09.1600, c. em Oliveirinha em 1621 c. Joana Francisca Lopes, n. de Oliveirinha, «da principal gente da vila», filha de Manuel Francisco de Figueiredo e de s. m. Antónia Lopes Ferreira, neta paterna de Pedro Nunes de Figueiredo e de s. m. Ana Francisca Nunes e neta materna de Diogo Tavares Ferreira, «padroeiro de Orjais e Verdelhos». Viveram na Cerdeira ou em Oliveirinha e tiveram pelo menos:
4 – Maria Nunes de Figueiredo, c. na Cerdeira a 13.09.1656 c. António Nunes Fragoso, filho de Miguel Nunes e de s. m. Leonor Fragoso. Com geração.
4 – Manuel Nunes Homem, c. na Cerdeira a 30.04.1659 c. Maria Madeira, b. na Cerdeira a 21.07.1636, filha de António Fernandes «o Pacho» e de s. m. Eulália Madeira. Com geração.
3 – Antónia, b. a 17.09.1600, irmã gémea de Manuel, acima.
3 – António Nunes Homem, b. a 12.03.1602, fez ordens menores em 1621 (AUC). Casou c. Catarina Leitão Castelão, n. de Pampilhosa, filha de Diogo Castelão, n. de Pampilhosa e de s. m. Margarida Leitão, n. de Pedrógão. Tiveram:
4 – Custódio Homem Castelão, c. c. Mariana de Oliveira Tavares, filha de António de Oliveira, Capitão-mor de Arganil, e de s. m. Maria do Souto Tavares, n. de Celavisa. Com geração.
3 – Gaspar Nunes Homem, b. a 18.01.1604. Julgo ter c. c. Maria do Amaral, n. de Oliveirinha, filha de António Nunes de Figueiredo e de s. m. Maria do Amaral.
3 – Ana, b. a 08.03.1608.
3 – Maria Nunes, que aparece com seu irmão Gaspar Nunes Homem, como padrinhos, em 1661.
Espero que isto lhe sirva de alguma coisa, mas é difícil atendendo ao hábito da época dos nomes muito curtos.
Cumprimentos.
Eduardo Osório
Link directo:
RE: Casa de Ázere, Coitena, Nª Sra. do Pranto
Caro Alexandre Tavares Festas:
Manuel de Abranches de Figueiredo, n. em Ázere em 1596, 2º sr. do morgado de Nª Sra. do Pranto, era:
Filho de Francisco Nunes de Figueiredo, n. cerca de 1560, 1º sr. do mesmo morgado, e de s. m. Beatriz de Abranches.
Neto paterno de Pedro Afonso de Figueiredo, n. em 1525 (filho de Afonso Gonçalves de Figueiredo e de s. m. Agostinha Lourenço) e de s. m. Ana Francisca Nunes (filha de Francisco Gonçalves e de s. m. Catarina Nunes).
Neto materno de Domingos João do Amaral – também chamado Domingos João Pais da Costa – FCR, e de s. m. Branca Fernandes de Abranches, n. das Contenças (filha de Domingos Marques Pimentel e de s. m. Branca Fernandes de Abranches).
Tenho uma única referência genealógica, entre muitas fontes, ao facto de o Manuel de Abranches de Figueiredo ser também sr. da Quinta da Coitena junto à Bobadela, pelo que não confirmo, embora tenha ideia que são parentes, mas neste momento não posso assegurar como.
Também já não me lembro do que tínhamos falado. Quando me lembrar contacto.
Cumprimentos
Eduardo Osório
Link directo:
Isabel Simões, de Covas
Caro Eduardo Osório
Muito obrigado por todas estas informações. Compreendi que embora Pedro Afonso de Figueiredo tenha instituido o vínculo do Pranto, deve tê-lo feito nomeando como primeiro administrador da capela esse seu filho Francisco Nunes de Figueiredo que aqui me faltava para completar a linha, daí se contar este seu filho Fcº Nunes como 1º morgado, e não os seus pais.
Fiquei curioso de saber se existem elementos mais para cima sobre estes Figdº da Casa de Ázere, cruzados com os morgados de Covas, mas sobretudo queria perguntar-lhe se tem alguma coisa na ascendência de Isabel Simões, «da gente principal de Covas, tal como seu marido Domingos Nunes». Domingos Nunes pode ter sido Domingos Nunes de Figueiredo, vindo pela sua mãe dos mesmos Figdº. Mas é sobretudo ISABEL SIMõES que eu gostaria de subir pelas mulheres: ela é a mãe da D. Maria Nunes (de Figueiredo?) cc o 2º sr. do morgado do Pranto, Manuel de Abranches de Figueiredo. É o ponto em que estou na subida matrilinear de minha Avó paterna, e caso na sua BD exista alguma coisa sobre ela, e mãe dela, agradeço imenso que me diga.
Suspeito que a entrada do apelido Abranches reflicta vinculações, ligadas à Coitena, que se juntem aqui aos bens da capela do Pranto decerto ligadas ao sobrenome Figueiredo. A junção dos dois apelidos mantém-se depois várias gerações, por via matrilinear das morgadas sucessoras na Casa, o que me parece indicativo.
Quanto ao assunto que tínhamos por falar, lembrei-me que era sobre a Casa Miranda Brandão, de Seia. Nos apontamentos do primo João Soares Coelho, existe a menção de numerosa descendência ilegítima de José Bernardo de Miranda Brandão CB, FCR, morgado de Seia, capitão-mor e sargento-mor de Seia e seu termo, monteiro-mor de Seia em 1766, + em 12 X 1798, e tendo sido morgada a filha mais nova deste penso que os MB de Seia devam ser oriundos de uma dessas linhas naturais vindas ou do próprio José Bernardo de Miranda Brandão ou de seu filho Henrique de Miranda Brandão CB, FCR, capitão-mór de Seia, monteiro-mor de Seia em 1766, morgado de Seia, como seu pai, e de Tonda, por sua mãe, e ainda morgado de Vila Nova do Rego e de Oliveirinha, o qual não teve sucessão legítima, e foi irmão de D. Ana Máxima Soares de Albergaria, senhora dos 4 morgados atrás, cc Alexandre José de Figueiredo e Melo Cardoso, FCR, morgado de Avô, tenente coronel de Milícias do Regimento de Arganil e sargento-mor de Avô. Mas pode tb dar-se o caso de José Bernardo de Miranda ter tido algum irmão ou tio mais novo, não referidos que eu saiba nas obras e em João Soares Coelho, de que haja descendência não sucessora no morgado de Seia, que tenha comprado ou edificado para residência o edifício da actual Biblioteca Municipal. E este vínculo de Oliveirinha será outro que o do Pranto, cuja linha tenho, mas não sei qual seja. Desculpe pensar em voz alta consigo.
Aonde será Vila Nova do Rego, que Oliveirinha será esta? A Oliveirinha chamada Vila Nova de Oliveirinha sede da capela do Pranto, que será a mesma Oliveirinha que conheço bem junto a Oliveira do Conde? Tudo perguntas.
Gratos cumprimentos
Alexandre Tavares Festas
Link directo:
RE: Nunes Homens, da Cerdeira
Caro Eduardo Osório:
Muito obrigado pelas informações relativas à família Nunes Homem.
Os escassos elementos de que disponho relativamente à origem dos meus Nunes são os que indiquei na minha mensagem anterior. Não deixarei de dar conta no Fórum de novos dados que venha a obter.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Link directo:
RE: Conde de Caria
cARO EDUARDO,
também interessa-me o ramo dos Homens: relativamente após a chegada destes á Madeira- estão bem ide3ntificados; tanto os Homens Sousa, como os Homens de Gouveia. O problema é o anterir á sua chegada... pelo menos para mim...
Cumprimentos,
Filipe
Link directo:
RE: Isabel Simões, de Covas
Caro Alexandre Tavares Festas:
Acerca da sua ISABEL SIMÕES e seu marido Domingos Nunes, tenho apenas três fontes documentais fidedignas de três netos deste casal:
Inquirições «de genere» de Ana de Abranches, inseridas no processo de habilitação de seu marido Manuel de Abreu, FSO em 1694 (ANTT-HSO).
Inquirições «de genere» do Padre João Nunes Homem de Figueiredo, n. de Vila Cova, ordenado em 1648 (AUC).
Inquirições «de genere» de 1621 de António Nunes de Figueiredo, n. de Covas (AUC).
Em qualquer destes processos não consta a filiação de Domingos Nunes nem de Isabel Simões, pelo que a menos que apareça outro documento, só poderemos especular...
Cumprimentos
Eduardo Osório
Link directo:
RE:Costados Figueiredo e Ferreira (Caria-Gouveia)
Caro Eduardo Osório
Muito obrigada pelas informações que disponibilizou.
As minhas desculpas pelo atraso na resposta. Pretendi primeiro organizar os dados que tenho sobre Figueiredos e Ferreiras de Gouveia antes de lhe responder.
Embora não se cruzem com os que disponibilizou, aqui vão:
FERREIRA ORTIGUEIRA:
1. FRANCISCO-FERREIRA ORTIGUEIRA, n. de Gouveia, cc. BRIGIDA-BORGES, n. de Gouveia, S. Pedro
Tiveram:
2. JOÃO-FERREIRA ORTIGUEIRA, n. de Gouveia, S. Pedro (1760/70) cc. (15 Setembro 1792 Gouveia, S. Pedro) TERESA-MARTINS-FERREIRA DE FIGUEIREDO BARATA,. Gouveia, S. Pedro (1762-72) (usa diferentes apelidos nos vários assentos que consultei), fª de MANUEL-DE-FIGUEIREDO BARATA, n. Viseu, Rio de Moinhos, e de sua mulher JOSEFA-FERREIRA, n. Gouveia, s. Pedro
Tiveram:
3. ANTº-FERREIRA ORTIGUEIRA, b: 26 Janeiro 1793 in Gouveia, S. Pedro, cc. (1818, Gouveia, S. Pedro) Mª-DA-CONCEIÇÃO BERNARDA DE FIGUEIREDO, b: 8 Setembro 1793 in Gouveia, S. Pedro
Tiveram:
4. Mª- DA-CONCEIÇÃO ROSA FERREIRA ORTIGUEIRA, b: 14 Agosto 1830 in Gouveia, S. Pedro cc.( 5 Agosto 1835 Gouveia, S. Pedro) BERNARDINO RAMOS, b: 5 Novembro 1811 in Gouveia, S. Pedro
Tiveram:
5.1. AUGUSTO JOSÉ RAMOS, b: 30 Junho 1847 in Gouveia, S. Pedro
5.2. MANUEL JOSÉ RAMOS, b: 28 Abril 1853 in Gouveia, S. Pedro
FIGUEIREDO:
1. Mª-DE-FIGUEIREDO, n. Gouveia, S. Pedro, cc. N. MARTINS, n. Gouveia, S. Pedro
Tiveram:
2. FRANCISCA-BERNARDA MARTINS, n. Gouveia, S. Pedro, cc. JOSÉ-ROIZ PEDROSO, n. Ervedal
Tiveram:
3. Mª-DA-CONCEIÇÃO BERNARDA DE FIGUEIREDO, b: 8 Setembro 1793 in Gouveia, S. Pedro cc. ANTº FERREIRA ORTIGUEIRA (nº3 acima)
FIGUEIREDO E MIRANDA:
1. Mª-DE-FIGUEIREDO E MIRANDA, n. Gouveia, S. Pedro, cc. JOSÉ-RODRIGUES, n. Nabais
Tiveram:
2. Mª-DE-FIGUEIREDO E MIRANDA, n. Gouveia, S. Pedro, cc. JOÃO-DIAS VANANA (FANANA?), n. Gouveia, S. Pedro (fº de ANTº DIAS VANANA (?) e de sua mulher LEONARDA NUNES)
Tiveram:
3. Mª-DE-FIGUEIREDO E MIRANDA, b: 8 Janeiro 1770 in Gouveia, S. Pedro , cc. (m: 25 Julho 1801 Gouveia, S. Pedro) MANUEL RAMOS, b: 14 Março 1778 in Manteigas, S. Pedro
Tiveram:
4. BERNARDINO RAMOS cc. Mª-DA-CONCEIÇÃO FERREIRA ORTIGUEIRA (nº4 acima)
Com os meus melhores cumprimentos,
Rita Cabeça Ramos
Link directo:
RE: Isabel Simões, de Covas
Caro Eduardo Osório
Muito obrigado pela informação, que me poupa um precioso tempo muito preciso para outras coisas no AUC. Bem haja por isso. Acredito também que Isabel Simões seja fim de linha matrilinear, a menos que se revele entretanto algum documento insupeito, como refere.
Esqueceu-me ontem de lhe referir que inadvertidamente apaguei a pasta aonde estava toda a minha correspondência no Outlook, pelo que estou impossibilitado de me corresponder consigo, como aliás com muitas outras pessoas, senão por aqui, até me voltar a escrever.
Cumprimentos
Alexandre Tavares Festas
Link directo:
RE: Nunes Homens, da Cerdeira
Caro Eduardo Osório:
Em complemento da anterior mensagem, comunico que encontrei o casamento de um Gaspar Nunes Homem com uma Maria do Amaral na Cerdeira a 16-9-1669. Parecem ser os que refere no n.º 3. Infelizmente o assento não tem as filiações e é um pouco tardio no caso dele (65 anos).
Entretanto parece-me útil lembrar aqui que Manso de Lima trata desta família em título próprio, confirmando muita da informação que disponibilizou. Em tempos fiz uma cópia desse título que é mais ou menos como segue (fui introduzindo mais alguns elementos colhidos aqui e além):
I - ANTÓNIO NUNES HOMEM vivia em Vila Cova de Sub-Avô, na segunda metade do século XVI. [Será o António Nunes f.º de Heitor Nunes (+) e Isabel Pires que casou em Vila Cova a 15-2-1580 c. Maria Álvares f.ª de Álvaro Nunes e Cecília Madeira (++) ? ]. Foi seu filho:
II - SIMÃO NUNES HOMEM que viveu no lugar da Cerdeira, então no termo da vila de Coja, casado com JERÓNIMA GASPAR. Pais de:
---1(III) António, que segue.
---2(III) Gaspar Nunes Homem, que casou em Oliveirinha [aliás na Cerdeira 16-9-1669]com D. Maria do Amaral, f.ª de António Nunes de Figueiredo e de D. Maria do Amaral (dos de Mangualde). Pais de:
--- ---2.1(IV) D. Maria do Amaral e Figueiredo, que viveu em Bobadela, onde casou com Inácio de Amaral Lobo. Tiveram 2 filhas que morreram solteiras.
III - ANTÓNIO NUNES HOMEM filho que deve ter sido o primogénito dos anteriores, foi viver para a vila da Pampilhosa, onde faleceu a 20 de Maio de 1684 e onde casou duas vezes. Recebeu-se primeiro a 19 de Novembro de 1637 com MARIA TAVARES, natural do Ervedal da Beira, falecida a 25 de Dezembro de 1639. Era filha de António Esteves e Catarina Tavares, [de quem descendem também os viscondes do Ervedal da Beira], e era já viúva de António Rebelo. Enviuvando deste seu primeiro casamento, António Nunes Homem, que dele tivera um filho único, passou a segundas núpcias em 4 de Fevereiro de 1641 com CATARINA LEITÃO, nascida na Pampilhosa a 25 de Novembro de 1522, filha de Diogo Castelão Barata, baptizado a 26 de Dezembro de 1589, na Pampilhosa, onde faleceu a 26 de Novembro de 1663, e de sua 1ª mulher (cc 25 de Outubro de 1621) e parente em 4.º grau, Margarida Leitão, que faleceu a 6 de Abril de 1625. Filho do primeiro casamento:
---1(IV) Luís Homem (1633/1642)
Do segundo matrimónio foram filhos:
---2(IV) Manuel (1642);
---3(IV) Padre Diogo Leitão (1644);
---4(IV) Mariana (1645);
---5(IV) Ana (1647);
---6(IV) Teodósio (1651);
---7(IV) Custódio que segue;
---8(IV) Teresa (1653);
---9(IV) Teresa (1655);
---10(IV) Escolástica (1657).
IV - CUSTÓDIO HOMEM CASTELÃO BARATA filho sucessor dos anteriores, nasceu aos 19 de Julho de 1654, na vila da Pampilhosa da Serra, onde viveu. Casou na de Arganil, a 13 de Setembro de 1696, com D. MARIANA DE OLIVEIRA TAVARES ou D. Maria de Oliveira Tavares, etc., onde vem também a sua ascendência. Pais de:
---1(V) José Homem Castelão Barata, n. Pampilhosa, e «casou à sua vontade indo-se receber a Castela com Domingas de Almeida sua criada filha de António de Almeida, carpinteiro». Teve também uma filha de Brites Francisca, n. Papão (Pampilhosa). Filhos do matrimónio:
--- ---1.1(VI) Custódio Homem Leitão de Brito Castelão Barata ou Custódio Homem Castelão de Brito Leitão, n. Pampilhosa. Estudou em Coimbra e vivia na Pampilhosa da Serra em 1705, casado com Maria Inês Josefa Barata de Lima, de Alvares, filha de Manuel Barata de Carvalho e de Ana Maria Barata. Pais de:
--- --- ---1.1.1(VII) Rafael Homem Castelão de Brito Leitão
--- --- ---1.1.2(VII) D. Jacinta Teodora Castelão de Brito Leitão e Lima, n. na Pampilhosa e aí casou a 23-1-1785 com seu parente Feliciano António de Melo Bulhões, com geração.
--- --- ---1.1.3(VII) D. Ana Joaquina Leitão da Mota Castelão e Brito q. c. na Cap. de Santa Rita (de seu pai), Pampilhosa, a 20-6-1767 c. José Leitão Queirós de Andrade e Sequeira filho de António Queirós Carvalho de Figueiredo n. Pedrógão Grande e de D. Joana Joaquina Queirós da Mota n. Álvaro
--- ---1.2(VI) Mariana
--- ---1.3(VI) Catarina
--- --- Filha natural de Custódio Homem Leitão e Brites Francisca:
--- ---1.4(VI) Ana Castelão Leitão e Oliveira n. Papão e c. Pampilhosa 9-6-1737 c. seu primo em 4º grau Domingos Fernandes F.º de Domingos Fernandes Castelão n. Sobral Magro e de Isabel Vaz n. Pescanseco Fundeiro.
---2(V) Francisca que n. a 10-12-1699.
---3(V) D. Teodósia Francisca Leitão de Brito Castelão, n. Pampilhosa da Serra e + em Arganil a 29-11-1768, c. [na igreja da Misericórdia de Arganil a 24-1-1723] com seu duplo parente José de Melo Quaresma Godinho da Fonseca e Bulhões, filho Manuel Quaresma da Fonseca e Figueiredo Godinho, e de sua mulher e parente D. Ana Maria Josefa de Bulhões, ambos de Arganil, Capitão-Mór e Monteiro-Mór da vila de Arganil, sucedeu ao pai na Capela de São Pedro em Arganil e à mãe no morgado de São Carlos da Isna em Várzea dos Cavaleiros no concelho da Sertã e do da Serra dos Freitas em Aljubarrota, com geração [avós paternos de D. Maria Isabel de Melo Freire de Bulhões, Condessa das Canas, (+ 1879), em quem se extinguiu a família].
As datas da Pampilhosa vêm no original de Manso de Lima e algumas foram por mim confirmadas. Os dados entre parênteses rectos não são daquele linhagista. Segundo creio, estes Leitões eram da família de Manso de Lima.
Cumprimentos,
José Caldeira
Link directo:
RE: Nunes Homens, da Cerdeira
Caro José Caldeira:
Agradeço a sua mensagem! Tem várias coisas que para mim são novidade, e também dúvidas e erros, segundo me parece. Solicitando a sua paciência, temos:
Simão Nunes Homem não era filho de António Nunes Homem. Foi b. em Vila Cova a 07.12.1577, sendo filho de Simão Nunes de Figueiredo, sr. da Casa dos Lavadouros, e de s. m. Branca Fernandes Homem, n. de Ázere (irmã do Desembargador Manuel Homem de Figueiredo), ambos filhos de João Afonso de Figueiredo, n. da Barrosa e «morador em Ázere onde jaz em túmulo armoriado», e de s. m. Catarina Anes Homem, n. de Besteiros, srª da Torre de Vila Pouca (?) «de cujo matrimónio teve muitos filhos, e todos casaram de quem procedem a maior parte dos cavalheiros que há nesta província principalmente na comarca de Viseu, do apelido de Homens e Figueiredos».
Aquele João Afonso de Figueiredo seria filho de Afonso Gonçalves de Figueiredo e de s. m. Agostinha Lourenço.
Simão Nunes Homem casou de facto na Cerdeira, a 24.10.1598, c. Jerónima Gaspar, filha de Gaspar Dias e de s. m. Antónia Nunes. Viveram na Cerdeira e tiveram pelo menos três filhos:
Manuel Nunes Homem, b. na Cerdeira a 17.09.1600, que tenho casado em Oliveirinha em 1621 c. Joana Francisca Lopes, com pequena geração (nos meus elementos).
António Nunes Homem, b. a 12.03.1602, fez ordens menores em 1621 (AUC) onde vêm seus pais e avós. Tenho-o de facto casado com Catarina Leitão Castelão, mas é para mim grande novidade saber que também casou a 19.11.1637 com Maria Tavares, da casa do Ervedal! Gostaria imenso de saber se este dado é confirmado e onde foi o casamento.
Gaspar Nunes Homem, b. a 18.01.1604, tenho-o casado em Oliveirinha a 11.09.1668 com Maria do Amaral! Fui verificar os meus elementos e o registo diz mais ou menos o seguinte: «(...) Gaspar Nunes Homem, da Cerdeira, com Maria do Amaral, filha de Manuel da Fonseca, de Oliveirinha». Será que não são os mesmos? A filha, Maria do Amaral e Figueiredo, tinha-a desentroncada, embora n. da Cerdeira e casada com Inácio do Amaral Lobo, dos Lobos da Bobadela.
Cumprimentos
Eduardo Osório
Link directo:
RE: Nunes Homens, da Cerdeira
Caro Eduardo Osório:
Encontrei o referido título sobre os «Homens» no Manso de Lima em 1979, quando andava em pesquisas sobre a ascendência da Condessa das Canas, para um artigo comemorativo do 1.º centenário da sua morte.
Transcrevi-o integralmente e guardo esse manuscrito desde então. Mas como tenho a minha papelada muito desorganizada desde que me mudei definitivamente para esta casa no ano passado, não consigo encontrá-lo. A versão que enviei colhi-a num ficheiro informatizado que em tempos elaborei.
Espero entretanto encontrar o outro apontamento. Pode até ser que algum confrade que possua a cópia «stencil» do nobiliário queira fazer o favor de o disponibilizar aqui. É um título relativamente curto.
Darei notícias.
Cumprimentos,
José Caldeira
Link directo:
RE: Conde de Caria
Caro Eduardo Osório,
Felicito-o pelas suas intervenções sempre muito bem documentadas. No seu estudo dos Homens encontrou algum Homem do Amaral?
Interessa-me especialmente este que julgo ser da Madeira e ter passado ao Brasil onde deixou
descendência, entre outros António Bandeira Homem do Amaral.
Desde já lhe agradeço as informações que puder dar-me.
Cumprimentos
José Berquó de Seabra
Link directo:
RE: Conde de Caria
Caro José Berquó de Seabra:
Infelizmente nada tenho sobre os seus Homens do Amaral. As famíilas que conheço destes apelidos são as da região de Viseu e estão relativamente estudadas, mas que eu saiba sem ligações à Madeira. Lamento não poder ajudar, embora me tenha sempre à disposição.
Cumprimentos
Eduardo Osório
Link directo:
RE: Conde de Caria
Caro Eduardo Osório,
Agradeço-lhe o seu esclarecimento pronto.
Penso que os Homens a que me refiro seriam da zona de que fala ou então de Chaves.
Há um hiato entre o meu antepassado António
Bandeira Homem Brederode do Amaral e o seu trisavô, António Homem, que julgo ser da zona
de Viseu e Coimbra e não, apesar de Brederode,
dos Teixeira Homem.
Cumprimentos
José Berquó de Seabra
Link directo:
RE: Nunes Homens, da Cerdeira
Caro Eduardo Osório,
A 1ª mulher de Gaspar Nunes Homem, Penólia de Oliveira, falece 04.12.1667, Cerdeira (i250, Mistos, 1572/1720). Devem ter casado por volta de 1630/40, mas não encontrei nem o casamento nem baptismos dos filhos. Todavia, foram padrinhos em muitos baptismos.
O casamento com Maria do Amaral ocorreu em 16.09.1669, na Cerdeira (imagem 220, Mistos, 1572/1720), como refere o confrade José Caldeira.
Cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Link directo:
Os Soares, da Cerdeira
Caro Primo Rui Pereira,
A leitura cruzada dos registos paroquiais da Cerdeira permite-me avançar com algumas hipóteses sobre a ascendência (e descendência), dos nossos Soares, da Cerdeira.
Manuel Fernandes Soares é o 1º a usar este apelido. É filho de António Fernandes, Almocreve, e de Maria Martins (também referida como Maria Dias), b.26.11.1576 (i05, Mistos, 1572/1720), que casam - 2º casamento pela parte de António Fernandes -, em 28.01.1601 (i79), na Cerdeira. O 1º casamento foi com a Maria Álvares, filha de Domingos Álvares e de Domingas Dias, em 14.02.1599 (i79), sem descendência, pois a Maria Álvares falece em 27.10.1600 (i104).
O António Fernandes é filho de Ambrosio(?) Fernandes e de Maria Pires (f. 30.10.1598, i103) e a A Maria Martins (ou Dias), que f.05.01.1624 (i111), é filha de João Martins e de Catarina Dias, filha de Pedro Anes, do Casal do Valado, Avô, que casam em 28.08.1575 (i75). A Catarina Dias falece em 11.09.1591 (i99).
Manuel Fernandes Soares (tratado também por Manuel Fernandes ou por Manuel Soares), b. 08.10.1606 (i29), casa duas vezes, a 1ª, com Cecília Dias, em 23.01.1633 (i88), e a 2ª vez, com Águeda Simões, filha de Luís Simões e Maria Simões, em 21.02.1656 (i215), após o falecimento da Cecília Dias em 22.11.1655 (i253).
Do 1º Casamento (penso que de uma forma exaustiva...), tenho os seguintes filhos:
I.1. Isabel, b. 01.10.1634 (i55);
I.2. Maria, falecida em 02.09.1642 (i119)
I.3. Manuel Fernandes, b.30.01.1638 (i57), que falece em 21.01.1659 (i258);
I.4. Cecília, b.13.01.1641 (i60);
I.5. Maria Soares (a nossa antepassada), b. 02.09.1644 (i65), que casa com Domingos Nunes, em 25.11.1659 (i217), com pouco mais de 15 anos;
I.6. Mónica Fernandes, b.12.05.1647 (i68), que casa – com 16 anos, quase com 17 anos - com Manuel Francisco Casegas (ou que veio de Casegas, como é referido no baptismo de um neto no século XVIII), em 12.03.1664 (i218).
Penso que é esta ligação que permite explicar os casamentos das filhas de Maria Soares com naturais de Casegas. Este casal tem, entre outros, os seguintes filhos. Pedro Francisco, Domingos Francisco; Domingos Soares, Mónica Fernandes que cc João Nunes Fragoso, em 29.10.1713 (i236), filho de António Nunes Fragoso e Águeda Fernandes;
I.7. Matias Fernandes, b.03.03.1650 (i126);
I.8. Simão, b.03.11.1652 (i129);
I.9. Ana Soares, b.20.08.1655 (i133), que casa com Agostinho André, em 19.01.1676 (i222)
Do 2º casamento (não exaustivo):
II. 1. Domingas, b.01.06.1659 (i138);
II.2. Domingos Soares, b. 15.05.1661 (i141). Penso que é o Domingos Soares que casa com Ana Nunes, em 17.04.1689 (i226)
Os filhos de Manuel Fernandes Soares utilizam tanto o Fernandes como o Soares. Todavia, muitos dos netos e bisnetos usam o Soares. Por exemplo:
- Manuel Soares, filho de Matias Fernandes, casa com Catarina Quaresma, filha de António Lourenço, em 27.04.1698 (i230);
- Simão Soares cc Domingas Dias, em 28.01.1703 (i232). Ver, por exemplo, o baptismo de Simão, filho deste casal, com os seguintes padrinhos: Padre António Soares, cura de Cerdeira, e Ana Soares, solteira, filha de Matias Fernandes (16.11.1715, i210). Será que o Padre António Soares é neto de Manuel Fernandes Soares?
- Domingos Soares, filho de Manuel Francisco Casegas e de Mónica Fernandes, cc Ana Quaresma, filha de Domingos Fernandes e Maria Quaresma, em 10.05.1721 (i124, Mistos, 1717-...);
- Lúcia Soares, filha de Manuel Francisco Casegas e de Mónica Fernandes, cc Domingos Lopes, filho de Domingos Lopes e Maria Nunes, em 08.01.1722 (i125, Mistos, 1717-1772);
- Manuel Soares, f.20.01.1726, filho de Agostinho André e de Ana Soares.
A ausência de outros Soares, no século XVII, em Cerdeira, permite avançar com alguma certeza sobre as relações expressas.
Em relação às ligações com os Nunes Homem. Do Domingos Nunes? É possível, mas os baptismos dos filhos de Manuel Nunes Homem e Joana Francisca não ocorreram na Cerdeira. Tenho identificados 2/3 Domingos Nunes, mas necessito de tempo para aprofundar as informações recolhidas.
Poderá vir do casamento de Maria Madeira com Manuel Nunes Homem? A referida Maria Madeira é filha de António Fernandes «o Pacho» e de Eulália (Olaia) Madeira, que casam em 09.01.1634. Penso que este António é o irmão do Manuel Fernandes Soares baptizado em 07.12.1603 (i27).
Mas, a ligação é anterior, pois das 6 filhas do casal António Fernandes e Eulália Madeira, o Gaspar Nunes Homem foi padrinho de quatro. Essa ligação não fica por aqui, pois dos baptismos dos filhos de Manuel Fernandes Soares, o Gaspar Nunes Homem é padrinho em 2 e as sobrinhas, Maria Nunes de Figueiredo, filha de Manuel Nunes Homem, é madrinha em 3, e a Ana, solteira, filha de Manuel Nunes (Homem) é de 1.
Aguardo os seus comentários.
Um abraço,
José Fernandes Rodriguez
Link directo:
RE: Nunes Homens, da Cerdeira
Caro José Fernandes Rodriguez,
Muito obrigado pelo seu esclarecimento. A sua "Penólia" deve ser Apolónia, certamente.
Cumprimentos
Eduardo Osório
Link directo:
RE: Nunes Homens, da Cerdeira
Caro Eduardo Osório,
Com certeza! Mantive a grafia do registo paroquial, mas a grafia que encontro no século XVIII para as minhas ascendentes com este nome é Apolónia.
Aproveito a ocasião, e certamente abusando da sua disponibilidade, para lhe solicitar duas informações:
1. Tem alguma informação sobre os baptismos dos filhos de Manuel Nunes Homem e Joana Francisca Lopes? Os registos de Oliveirinha apenas se iniciam em 1832 e os de Covas em 1637.
2. Nas suas pesquisas das inquirições de genere em Coimbra encontrou algum processo dos Padres António Soares (XVII/XVIII) e Pedro Soares (XVIII), da Cerdeira?
Antecipadamente, o meu muito obrigado.
Os meus melhores cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Link directo:
RE:Costados Figueiredo e Ferreira (Caria-Gouveia)
Caro Primo Rui Pereira,
Esqueci-me de referir que a nossa ascendente Maria Soares foi madrinha de baptismo de:
António, filho de Manuel Francisco Casegas e Mónica Fernandes, em 18.02.1672 (i154), Cerdeira;
Manuel, filho de Matias Fernandes e de Isabel Fernandes, em 26.09.1672 (i154), Cerdeira.
Não podemos esquecer que, de acordo com o meu levantamento, a Maria Soares, a Mónica Fernandes e o Matias Fernandes são irmãos, filhos de Manuel Fernandes Soares e de Cecília Dias.
Um abraço,
José Fernandes Rodriguez
Link directo:
RE: Nunes Homens, da Cerdeira
Caro José Fernandes Rodriguez,
Os registos de Oliveirinha (Vila Nova de Oliveirinha) iniciam-se em 1567. Tenho três filhos documentados de Manuel Nunes Homem e Joana Francisca Lopes. Segue a descendência, tal como consta nas "Raízes da Beira":
5 MANUEL NUNES HOMEM, b. a 17-09-1600, casou em Oliveirinha a 26-09-1621 com JOANA FRANCISCA LOPES, daí natural, filha de Manuel Francisco de Figueiredo e de sua mulher Antónia Lopes Ferreira, referidos no ttº Figueiredos Homens, § 6, nº 3. Viveram em Oliveirinha onde eram da principal gente da vila e tiveram:
6 Ana, b. no dia do Corpo de Deus de 1622.
6 Maria Nunes de Figueiredo, que segue.
6 Manuel Nunes Homem, b. a 19-11-1626, casou na Cerdeira a 30-04-1659 com Maria Madeira, aí b. a 21-07-1636, filha de António Fernandes o Pacho e de sua mulher Eulália Madeira. Viveram na Cerdeira e tiveram:
7 Amaro Nunes, b. a 22-01-1662, tomou ordens menores em 1680 (AUC – Ordenações sacerdotais, cx. 28).
7 Apolónia, b. a 16-02-1664
6 MARIA NUNES DE FIGUEIREDO, n. em Janeiro de 1624, casou na Cerdeira a 13-09-1656 com seu primo – dispensados em 3º grau – ANTÓNIO NUNES FRAGOSO, daí natural, filho de Domingos Nunes e de sua mulher Leonor Fragoso. Viveram na Cerdeira e tiveram:
7 Domingas Nunes de Figueiredo, que segue.
7 DOMINGAS NUNES DE FIGUEIREDO, b. a 10-08-1660, casou com ANTÓNIO MANUEL, n. do Fajão, filho de Matias João, n. do Porto da Balsa, e de sua mulher Catarina Antunes, n. do Ceiroco da mesma freguesia. Viveram na Cerdeira e tiveram:
8 Bento António de Figueiredo, que fez inquirições de genere em 1721 e escritura de património em 1722 (AUC – Ordenações sacerdotais, cx. 279).
Acerca dos processoa de ordenação no AUC, encontrei os seguintes Soares, da Cerdeira:
António Soares de Abranches (Cx. 257)
Inquirições de genere, ordens menores e património, tudo em 1777
Filho de Manuel Jorge e de Ana Soares, lavradores
Neto paterno de António Jorge Caridade (filho de Manuel Jorge Caridade e de Isabel Fernandes) e de Ana Fernandes (filha de Manuel Fernandes Carvalho e de Catarina Francisca), que viviam de seu trabalho e agência
Neto materno de Manuel Simões, almocreve (filho de António Fernandes Vendeiro e de Maria Simões), e de Ana Soares, ou Ana Francisca (filha de Manuel Fernandes, n. de Casegas, e de Mónica Fernandes
José de Abranches Soares (Cx. 808)
Inquirições de genere, de vita et moribus e património, tudo de 1814
Filho de José Soares, n. da Cerdeira, e de Maria Gonçalves, n. do Sardal - Benfeita
Neto paterno de Manuel Jorge (filho de António Jorge Caridade e de Ana Fernandes), e de Ana João (filha de Manuel Simões e de Ana Soares)
Neto materno de José Gonçalves, n. do Sardal (filho de António Gonçalves e de Isabel Francisca), e de Cecília Nunes, n. das Relvas - Teixeira (filha de Manuel Nunes e de Maria Dias).
Há pelo menos um terceiro processo, de Luís Bernardo Soares (Cx. 1103), mas não encontro as notas que tirei.
É o que se pode arranjar.
Cumprimentos
Eduardo Osório
Link directo:
RE: Conde de Caria
Peço desculpa pela intromissão, para fazer uma pergunta: esta Caria era um antigo concelho e actual freguesia de Moimenta da Beira (distrito de Viseu)?
Obrigado,
José Manuel Correia Alves
Link directo:
RE: Nunes Homens, da Cerdeira
Caro Eduardo Osório,
Muito obrigado pelas informações que disponibilizou. Como sempre, é de uma enorme gentileza.
Em relação aos dados, tenho apenas três notas:
1. Tenho o ANTÓNIO NUNES FRAGOSO como filho de Miguel Nunes e não de Domingos Nunes e de sua mulher Leonor Fragoso. Ver imagem 215 ( Mistos, 1572/1720), do casamento entre António Nunes Fragoso e Maria Nunes;
2. Tenho a Ana Soares, ou Ana Francisca como filha de Manuel Francisco e não Fernandes e de Mónica Fernandes. Ver casamento destes em 12.03.1664 (Mistos, 1572/1720, i218);
3. Tenho a Ana João como Ana Soares, filha de Manuel Simões e de Ana Soares. Ver, por exemplo, baptismo de José, filho de Manuel Jorge e de Ana Soares em 1749 (Mistos, 1717/1772, i59).
O Padre António Soares que me interessava, para cruzar com a ascendência dos Soares da Cerdeira, é morador e pároco na Cerdeira por volta de 1715. Sobre estes, e quando tiver tempo, veja, se fizer o favor, a mensagem que enviei ao confrade Rui Pereira, neste mesmo tópico.
Para quando uma reedição do "Raízes da Beira"? A 1º edição, está mesmo esgotada - como refere o Guarda-Mor -, ou ainda se encontram alguns exemplares à venda?
Meus melhores cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Link directo:
RE: Nunes Homens, da Cerdeira
Caro José Fernandes Rodriguez,
Muito obrigado pelas suas palavras. De facto, o "de Miguel" deu "Domingos". É o resultado das pressas... Tomei nota das outras correcções.
Vou ver se em próxima ida a Coimbra, descobrimos esse Padre António Soares.
As "Raízes da Beira" estão de facto esgotadas. A questão é que não sou capaz de fazer uma reedição, sem proceder às correcções dos lapsos e omissões entretanto encontrados, o que obriga na prática a uma repaginação integral. É como fazer um livro novo...
Cumprimentos
Eduardo Osório
Link directo:
Padre António Francisco, da Cerdeira
Caro Eduardo Osório,
Desculpe o atraso da resposta e o meu muito obrigado pela sua disponibilidade.
Entretanto, encontrei o rasto do Padre António Francisco, da Cerdeira, filho de Domingos Francisco e Ana Nunes, baptizado como o irmão (gémeo) Manuel, em 12.06.1611 (i35), com o seguintes padrinhos: do Manuel, Manuel Agostinho (Filho), solteiro, da Barrosá, Tabua, e Maria Gaspar, mulher de Aleixo de Abrantes; e do António, Manuel Agostinho (Pai) e Leonor Fragoso, mulher de Miguel Nunes.
Domingos Francisco e Ana Nunes casam em 08.01.1608 (i82) e são filhos, respectivamente, de Francisco Anes, Pomares, já defunto, e de Maria Gaspar; e de Miguel Nunes e Helena Agostinho, já defunta.
O Francisco Anes (f.02.04.1599) e a Maria Gaspar (f.23.11.1614) casam em 16.07.1582 (i75), e são filhos, respectivamente, de Francisco Anes e Maria Álvares, Pomares, e de Gaspar Dias, Mercador, e de Antónia Martins ou Nunes - Estes apelidos são utilizados, cada um deles, em diversas ocasiões. Estaremos a falar da mesma Antónia ou de duas?
Uma curiosidade: Em Arganil, encontrei pela mesma altura, um Gaspar Dias, mercador, casado com Leonor Dias (baptismo do filho António, 13.03.1572, i254), PP António Dias, mercador e Antónia Dias). A coincidência é interessante e a imaginação reduzida! :)
Cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Link directo:
RE: Padre António Francisco, da Cerdeira
Caro José Fernandes Rodriguez,
A Antónia deverá ser a mesma. Eu tenho apenas Antónia Nunes, mas era frequente mudarem de apelido. Relativamente ao Gaspar Dias, será uma coincidência, embora pela cronologia pudesse ser irmão de Maria Gaspar, ambos filhos do outro Gaspar Dias, mercador.
Cumprimentos
Eduardo Osório
Link directo:
Os Soares, da Cerdeira e da Benfeita
Caro Eduardo Osório,
Pesquisando, nos paroquiais da Benfeita, outros ramos da minha árvore beirã, encontrei informações interessantes sobre os Soares da Cerdeira e dos que passaram para a Benfeita.
António Soares, filho de Agostinho André e de Ana Soares e neto, pelo lado paterno, de Agostinho André e Maria Fernandes, da Cerdeira e, do lado materno, de Manuel Fernandes Soares e de Cecília Dias, da Cerdeira, casa pelo menos duas vezes:
(1) Maria Quaresma (não encontrei o registo deste casamento), filha de António Quaresma e de Cecília Dias (ou Nunes), que casam em 12.09.1683 (i92), da Benfeita, com o seguintes filhos (levantamento não exaustivo):
Paulo, b25.01.1706 (i175), PP, Padre António Soares, natural da Cerdeira e Maria Gaspar, mulher de António Dias Quaresma;
Maria, b15.08.1715 (i258), PP, Padre Francisco Nunes Quaresma e esperança, filha de Aleixo Ribeiro;
Mariana, b10.02.1717 (i262), PP, Domingos António e Esperança Ribeiro, solteira;
Isabel, b09.07.1720 (i273), PP, Padre António Soares, da Cerdeira e Maria Nunes, mulher de Pedro Nunes, da Benfeita;
José, b.17.12.1722 (i286), PP, Padre António Soares e a sua irmã, Ana Soares, da Cerdeira;
(2) Maria Lopes, em 03.12.1726 (i19), filha de Manuel Francisco e de Maria Lopes, com pelo menos...
Gregório, b.22.11.1727 (i306), PP, Padre Paulo Soares Quaresma (com 21 anos!), seu irmão e a sua avó materna, Maria Lopes.
3 Notas: o referido padre António Soares foi pároco na Benfeita no ano de 1722; o António Soares é referenciado como Barbeiro e temos um novo Padre nos Soares (...), o padre Paulo Soares Quaresma.
Dois sobrinhos do António Soares, Barbeiro, filhos do irmão Simão Soares cc Domingas Dias, casam na Benfeita:
Em 20.09.1735 (i30), Simão Soares, filho de Simão Soares e de Domingas Dias, da Cerdeira, cc Agueda(?) Lopes, filha de João Manuel e de Paula Francisca;
Em 12.08.1742 (i38), Manuel Soares, filho de Simão Soares e de Domingas Dias, da Cerdeira, cc Ana Simões, filha de Domingos Francisco e de Domingas Simões,
Cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Link directo:
RE:Costados Figueiredo e Ferreira (Caria-Gouveia)
Caro Eduardo
Ao ler estes nomes e a coincidência de lugares, só dá ideia que há outro filho , irmão ou primo , que é o MEU Eu procuro a origem de 1 Manuel Francisco de Figueiredo de Nelas casado com Rita Maria Gonçalves de Unhais da Serra .Ele é filho de Domingos Francisco da Póvoa da Luziana e de Maria Paes de Nelas.Ela é filha de Manuel Nunes de Lorosa e de Isabel Gonçalves de Unhais da Serra.Os 9 filhos que ttveram desde 1758 a 1774-estão todos em Alpedrinha
Entre eles minha 5ª Avó Rosa Maria nascida em 26/9/1764 e casada com José Pedro Paes do Amaral nasc. em 18/10/1758 , filho de Leonardo Paes do Amaral e de Maria Jacinta , Leonardo é filho de Luisa Paes do Amaral casada com José Rodrigues e creio que posteriormente com Miguel Jose de FUNDÔES, Santiago de Cassurrães.
Ando à procura do Menuel , ou melhor dos antepassados do Manuel, porque não consigo ir mais para trás da Luísa Paes , pois os registos dos Fundões estão na posse de um particular e tem sido um problema para ver se os entrega no Arquivo Distrital .Então pensei ir pelo lado da 5ª Avó dado se dar a coincidência de A Mãe do Manuel ser Maria Paes.Nos microfilmes de Alpedrinha também há imensa gente de Gouveia.Aliás do país inteiro.Desde Lamego, atá ao Algarve, parec que toda a gente para ali foi parar.
Algum destes nomes lhe diz alguma coisa?Se assim for agradeço imenso ou a qualquer dos confrades que estiverem neste tópico
Cumprimentos
M.Alice
Link directo:
RE:Costados Figueiredo e Ferreira (Caria-Gouveia)
Cara M. Alice,
O Manuel Francisco de Figueiredo e sua mulher Antónia Lopes Ferreira, que refiro no texto, nasceram por 1560 - 1570 e viveram em Oliveirinha, concelho de Tábua, pelo que não parece terem relação com os que refere.
Cumprimentos
Eduardo Osório
Link directo:
RE:Costados Figueiredo e Ferreira (Caria-Gouveia)
Caro Eduardo Osório
Se calhar são ascendentes dos seus, nunca se sabe.De toda a maneira muito obrigada.
Em relação ao seu nome Osório, tem alguma coisa a ver com António Osório de Azevedo da Costa filho de João Dias da Cruz Fragueiro e de Maria Paulina Osório de Azevedo do Rego Sarafana?
É que este António Osório casou em 16/571866 com Maria da Conceição Rosa Dias de Brito Paes do Amaral nascida em Alpedrinha em 29/3/1839l filha de Fernando Paes do Amaral e de Maria Rita de Brito.
Este Fernando foi filho de Bento José Paes do Amaral c/c/ Francisca Joaquina Xavier da Costa Tavares .
Por sua vez este Bento foi filho de meu 6º Avô Leonardo Paes do Amaral o tal natural dos Fundões de que já falei c/c/ Maria Jacinta.
Estes dizem-lhe alguma coisa?
Cumprimentos
M.Alice
Link directo:
RE:Costados Figueiredo e Ferreira (Caria-Gouveia)
Cara M. Alice,
Não encontro ligação com as pessoas que refere. A minha família Osório é da Ratoeira, junto de Celorico da Beira. Mas é possível que os Osórios sejam os mesmos.
Cumprimentos
Eduardo Osório
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 dez 2024, 01:53