Guedelha Palaçiano
Este tópico está classificado nas salas: Pessoas
Guedelha Palaçiano
Uma figura muito interessante do tempo de D. João II. Alguém sabe algo sobre este homen ou da sua família?
Aparentemente têve uma filha, e sua esposa vendeu a sua "herença à família Autoguia. Agradecida. Marialao
Link directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Cara Marialao,
Pode falar um pouco sobre Guedelha Palaciano?
Link directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Caro João Gaspar, afinal não fui eu a fazer a pergunta?
Aparentemente ele têve de deixar o reino (acusado de atentado contra o rei?) e foi para Itália onde faleceu.
Creio ter sido astrónomo, cientista... Necessito de saber mais informação sobre a sua vida em Portugal, assim como da sua família. Obrigada. Marialao
Link directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Pensei que procurava informãções genealogicas sobre a figura de Guedelha Palaçano e que teria informações biográficas.
RespostaLink directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Cara Marilao:
Na net há muitas referências esse judeu do século XV.
Veja:
D. Afonso V perdoa a justiça régia a Álvaro Eanes, morador na vila de Sesimbra, por ter queimado matas e charnecas de Álvaro Carvalho, e de Rodrigo Eanes, moradores na dita vila, de Catarina Afonso Cabelios e de Guedelha Palacano, rendeiro do príncipe, mediante o perdão das partes, e na sequência do perdão geral outorgado aos homiziados.
1480-07-31
Chancelaria de D. Afonso V, liv. 32, fl. 117
Cumprimentos,
António Taveira
Link directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Procuro de todas as informações que me possam ser dadas. Quando procuro na Google, nada aparece. Obrigada pela sua informação António Taveira.
RespostaLink directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Cara Marialao,
Guedelha Palaçano Foi Rabi-Mór no tempo de Dom Afonso V, proprietário das terras junto ás Portas de Santa Catarinda de Lisboa, onde foi Construido o Bairro Alto.
Pequena Biografia
médico e astrólogo judeu
De seu nome Abraam Guedelha, conhecido por Guedelha Palaçano.
nasceu em Lisboa, entre 1390e 1400. Ficaram célebres os horóscopos que fez por ocasião das coroações de D. Duarte(1433) e de D. afonso V (1438).Como recompensa, D. afonsoV concedeu uma tença à filha do astrólogo. Grato, Abraam Guedelha Palaçano escreveu um tratado de astrologia, actualmente desaparecido, onde era explicada a previsão do futuro através da leitura dos astros, obra que lhe concedeu grande notoriedade. acusado de ter participado na conjura para depor D. João ii, em 1483 foi expulso do país. em finais do séc. XV, era proprietário de terras agrícolas
a ocidente da muralha fernandina. Na sequência da sua venda e associada a um conjunto de medidas tomadas por D. Manuel i para fazer face ao acentuado crescimento da população, a urbanização destes terrenos, ao longo de todo o séc. XVi, viria a representar aquilo que pode ser considerado como o primeiro plano urbanístico de Lisboa, tendo surgido
então a Vila Nova de andrade, actual Bairro alto.
Sinceros Cumprimentos,
João Gaspar,
(bisneto de Manuel Miguel da Costa Guedelha, dai a minha curiosidade pelo apelido Guedelha)
Link directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Cara Marialao:
Pesquise em Guedelha Palaçano enão Gudelha Palaçiano. verá que as informações são muitas. Se está no Google procure também em livros: encontrará dados interessantes.
Poderá também pesquisar nos índices das Chancelarias que estão on line.
Cumprimentos,
António Taveira
Link directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Veja aqui;
http://ttonline.dgarq.gov.pt/PDF/ID/1/34/PT-TT-ID-1-34_96v_c0198.pdf
Link directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Caro João Gaspar:
Repare na mensagem que enviei em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=254167.
Se consultar o link da mensagem, dos índices da Chancelaria de D. Afonso V, verá que Guedelha é nome próprio no século XV. ter-se-á transformado em patronímico e depois em apelido familiar. Não deverá haver pois uma origem ancestral comum a todos os que o ostentem.
Cumprimentos,
António Taveira
Link directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Caro António Taveira,
Obrigado pela atenciosa mensagem.
Eu estive a ver o link com atenção e realmente Guedelha aparece como nome próprio.Embora Guedelha Palaçano tivesse o nome de Abraam Guedelha e fosse apenas tratado por Guedelha Palaçano!
Eu pensei que fosse uma alcunha, sendo nome próprio qual a sua origem?
Os meus Guedelhas são do Algarve, passam alguns para a Argentina no Sec. XX e não encontro mais pistas sobre eles.Sinto-me um pouco frustrado com relação a esse ramo, pois não consigo encontrar uma pista.
Desculpe os meus lamentos :)
Cumprimentos,
João Gaspar
Link directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Caro João Gaspar:
A singularidade do nome Guedelha, certamente de origem judia, tem levado a que se faça uma grande confusão, atribuindo a um único indivíduo façanhas de vários. Bastará ver na net em Guedelha. O registo mais antigo que vi foi, na Chancelaria de D. Duarte, um mestre Gudelha. Este terá sido físico e astrónomo famoso. Mas, segundo dados na net, apercebemo-nos de uma enorme confusão. Chamam-lhe também Abraam Guedelha, com uma longa vida, que vai do reinado de D. Fernando até exercer funções no reinado de D. João II, o que é totalmente impossível. Terá havido vários Guedelhas, alguns familiares entre si que se dedicariam aos messmos assuntos, daí a confusão.
Faz-me lembrar a pesquisa que fiz há muitos anos sobre o apelido Juzarte. Até ter percebido que era um nome próprio usado no século XV que de patronímico se transformou em nome de família. Mas por que é que só no século XV é que aparece esse nome próprio ? Nos séculos anteriores não encontrei referência a ninguém que o usasse. Para mim, e estou firmemente convencido disso, é corruptela e abreviatura do nome próprio Lizuarte, tão difundido pelo Amadis de Gaulla. Há sempre uma razão e uma explicação para tudo.
Terá de fazer a difícil e trabalhosa pesquisa de ascendentes do seu mais remoto antepassado Gudelha, até perceber como aparece na sua família.
Cumprimentos,
António Taveira
Link directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Caro confrade
Peço desculpa de estar a interromper este tema mas como diz que os seus Guedelha são do Algarve, por acaso terá alguma referência a um Antonio Lopes Guedelha (nascido por volta de 1700) casado com Antonia Martins Pestana, que tiveram uma filha Isabel Domingas todos de Olhão.
A Isabel Domingas veio a casar com um Gaspar Martins Salreta em 3/3/1741 em Olhão, daí o meu interesse.
Obrigado
L.Salreta
Link directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Caro João Gaspar:
Embora, nos indices das Chancelarias, só tenha encontrado o nome próprio Guedelha a partir do reinado de D. Duarte, ele é muito mais antigo.
Veja o seguinte texto (se meter no google encontará o link). Com sabe não devemos deixá-los nas mensagens.
"1304 — D. Guedelha, judeu filho de D. Judá, já ocupa o cargo de rabino-mor de Portugal. "
Na base de dados do Genea o mais antigo parece ser um Pedro Fernandes Guedelha que terá vivido no século XVII em Manteigas, terra onde havia muitos cristãos novos.
Link directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Caro João Gaspar:
Veja na Chancelaria de D. Dinis:
http://ttonline.dgarq.gov.pt/PDF/ID/1/25/PT-TT-ID-1-25_78_c0161.pdf
Link directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Caro João Gaspar:
Mais dados da net..
...é possível que a origem desta palavra seja hebraica («Da palaura Ebrea, Gedelim, que tem o meSmo Significado, Se perSuade OleaStro teue deriuação a noSSa PortugueSa Guedelha»).....
§1. Em «os Judeus em Portugal no Sec. XIV» por Maria José Tavares:
- ABRAÃO GUEDELHA (chancelaria de D Afonso IV, liv. 4, fls 71-71v), arrendatário (foreiro) em Coimbra
- GUEDELHA 27-12-1369, ferreiro na Arruda (chancelaria de D Fernando)
- JOSÉ GUEDELHA, 8-4-1370, mercador (chancelaria de D Fernando)
- GUEDELHA FRAIRE (ou Freire, ou Frade), 16-12-1381, rendeiro em Torres Vedras (chanc. D Fernando, liv 3, fl 22)
- GUEDELHA NEGRO, irmão de David Negro, lojista de Lisboa
- GUEDALIAH, pai de Dom Juda (IAHUDAH), rabi-mor ("arraibi" ou "Arraby-môr dos Iudeus") do rei D. Dinis, avô de outro rabi-mor (de D Dinis e de D. Afonso IV) de nome GUEDELHA. Este ultimo recebe de D Dinis: em 1306, duas
torres em Beja para fazer casas, e que «as aja pera sempre» (chancelaria de D Dinis Liv 3, fl 49); em 1324, já rabi-mor, o monarca dá-lhe hereditariamente uma quinta no reguengo de Frielas, em paga do «muyto serviço que mi el fez e faz bem e lealmente com sseu corpo e com sseu aver» (ib. fls 162).
Link directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Sois sapientes! Desde já os meus agradecimentos. Como resido em N.Y., quando faço perguntas ao google, simplesmente diz não encontrar. Este google é muito manhoso. Já viram quandlo lê nomes em português, rejeita.
Vou entrar atravéz da sapo a ver se chego lá. Mais uma vez os meus agradecimentos.
Já agora, guedelha não tem a ver com cabelo? Verifiquei no dicionário do meu pai, mas só diz que quer dizer fouçe (foiçe), e colher para tirar a sopa. É, é, dicionário muito antigo. Mas como o nome também o é...
Afinal quer ou não quer dizer cabêlo?. Marialao
Link directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Cara Marialao:
De facto guedelha quer dizer cabelo.
Vou-lhe resumir a definição da GRANDE ENCICLOPÉDIA PORTUGUESA E BRASILEIRA*****- GUEDELHA ou GADELHA, s.f. Cabelo comprido;melena, madeixa;grelha; pelo: "muito fértil de mantimentos e de fruitas de muitas criaçõesd de gados e de camelos pretos de GUEDELHA", Mestre Afonso, Itinerário, cap. 2, pág. 26.....***Fig. Vantagem, lucro***As guedelhas em disputa, briga, questão....***S.m.Prov. Diabo (Do lat. viticula, pequena vide, gaste folhuda de trepadeira).
Gadanha é que é uma grande foice
Cumprimentos,
António Taveira
Link directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Caro confrade,
Não interrompe nada, afinal o forum é aberto a todos e este tópico é sobre Guedelhas.
Eu infelismente não tenho informações sobre os Guedelhas. Apenas estou no meu bisavô Manuel Miguel da Costa Guedelha e de sua irmã Maria Gertrudes Guedelha ( que morou em Albufeira) tia de minha avó Elisa das Cândeias da Costa de Sousa, natural de Loulé.
Como não consigo recuar na ascendencia de Manuel Miguel da Costa Guedelha, por não conseguir encontrar o nome dos seus pais, não consigo recuar na sua ascendencia e a minha unica esperança é encontrar alguem que saiba alguma coisa sobre os Guedelhas Algarvios, o que para já não sou eu.
Vamos de qualquer forma trocando informações pois é de todo o meu interesse conhecer a história destes Guedelhas que penso ser uma mesma familia.
Cumprimentos
João Gaspar
Link directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Caro António Taveira,
Nem sei como lhe agradecer a sua ajuda incansável neste tema.
Vou aqui partilhar consigo porque não consigo recuar na ascendencia deste meu bisavô Guedelha.
Manuel Miguel da Costa Guedelha , pai de minha avó Elisa das Cândeias da Costa de Sousa não consta no seu registo de baptismo. Ou seja, a história é um pouco complicada e como tal muito interessante, pelo menos para mim que sou neto destes!
Manuel Miguel da Costa Guedelha http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=620389 teve filhos de Maria das Cândeias da Costa, natural de Querença, Loulé. Filha de Sebastião da Costa (Ameixial, Loulé) e de sua mulher Maria das Cândeias de Sousa Coelho, (Querença, Loulé).
A minha avó contava que a sua mãe fugiu duas vezes para casar com Manuel Miguel, seu pai, por ser um casamento contra a vontade de seu avô (Sebastião da Costa), consta que o caso foi a tribunal e que Maria das Cândeias foi deserdada na segunda vez que fugiu.
Não sabiamos o porquê do desagrado, a minha avó justificava dizendo que o avô era homem muito rico ao contrário da familia do seu pai. Mas através das fotos de familia e das informações que tivemos depois ele Manuel Miguel da Costa Guedelha, como Ganadeiro e Coudeleiro parecia viver bem com negócios até na Argentina onde tinha uma irmã a morar e seus sobrinhos.
Quando fui a Faro pesquizar este ramo da familia, vejo que na certidão de nascimento da minha avó constava que esta era filha de pai incognito (??) foi total o meu espanto. Os meus bisavós não eram casados! e como tal os filhos eram ilegitimos?
Penso que a justificação que a avó dava da diferença de classes não faz sentido, e que talvez ela contava isto aos filhos por ter algum pudor em falar do assunto. O que era bastante incomodo.
A minha avó com 15 anos fica orfã de mãe, morrem tambem as irmãs e o irmão e o pai estava a combater na 1º Grande Guerra Mundial.
Ela foi viver com a tia Maria Gertrudes Guedelha e depois foi morar para a Vila de Alhos Vedros à tutela da familia Grade, corticeiros Algarvios que eram conhecidos dos seus pais, onde casou e morreu.
Adiante, toda esta situação caótica que a minha avó atravessou, fez com que ela não falasse da sua história aos filhos, tinha realmente um grande trauma, e nós os netos pouco ou nada sabemos.
Desconfio sim que ou Manuel Miguel da Costa Guedelha era casado e separou-se da mulher para viver maritalmente com a minha bisavó, que faz algum sentido e que sendo assim deve existir um casamento com os dados da sua ascendencia ou mesmo filhos(?) ou ela seria de uma familia de Judeus e como tal a impossibilidade de se casarem perante a Igreja.
Devo acrescentar que a minha avó nasceu em 1904 em Loulé, e que já depois de casada e a morar na Vila de Alhos Vedros, voltou a encontrar o pai, que era sobrevivente da 1ª Grande Guerra, ficando em sua casa durante uma semana e regressando ao Algarve, creio que morreu num lar em Loulé(?).
Todos estes dados são transmitidos pelas minhas tias e pela minha mãe e não sei como os trabalhar de modo a que consiga de forma fidedigna encontrar e reescrever a história dos meus bisavós Manuel Miguel da Costa Guedelha e Maria das Cândeias da Costa.
Agradeço desde já a sua atenção,
Cumprimentos,
João Gaspar
Link directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Caro João Gaspar:
Camilo Castelo Branco construiria um belo romance se pegasse na vida de sua avó e seus pais. A genealogia, muito mais do que a junção de nomes duma mesma família, é a reconstituição da vida (com os seus sucessos e insucessos) ao longo das várias gerações dum mesmo clã familiar.
Não sei se há registos das incorporações dos combatentes da 1.ª Guerra Mundial. Se houver, poderá ir por aí. Se seu bisavô se deslocou ao estrangeiro (parece lá ter tido negócios) pode pesquisar pelo pedido de passaporte (eram concedidos pelo Governo Civil). É natural que estejam no Arquivo Distrital de Faro. Finalmente poderá pesquisar o registo de óbito em Loulé.
Se nada disto der certo, então tentar saber em que zona do Algarve aparece o apelido Guedelha. E procurar aí o rasto do seu bisavô.
Cumprimentos,
António Taveira
António Taveira
Link directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Alguem no forum consegue dados exactos sobre Guedelha Palaciano, proprietário de importante parte dos terrenos que deram origem ao Bairro Alto, Abrãao Guedelha uma e a mesma pessoa, foi rabi mor de lisboa, astrologo, fisico, casado com "a judia", (desconheço o nome),
pai pelo menos de uma filha, que recebeu tenças reais.
"A judia", ficou viuva e vendeu todas as suas terras á família Atouguia.
Sou autarca numa das Juntas de freguesia do Bairro Alto, (Encarnação), há 28 anos, sempre que se escreve sobre a história do Bairro, este
Guedelha Palaciano, não é estudado e penso que é uma falha importante. Gostava de contrariar esta situação por uma questão de rigor histórico.
Por outro lado, já encontrei neste forum confrades, que têm antepassados com este sobrenome.
não parece fácil, já que aparecem vários em tempos diferentes.
Mas, não ressisto em lançar o desfio.
Geneologia e história, não lhes parece interessante?
estou certa que sim.
cumprimentos
emilia antunes dos santos
Link directo:
RE: Guedelha Palaçiano
Não sei se ainda vou a tempo, e se este meu esclarecimento ainda vem contribuir alguma coisa.
Guedalia é um nome próprio hebraico, que significa qualquer coisa como "Deus me fez crescer".
Quando aparece em Portugal como segundo nome, quer me parecer que será um patronímio.
Judas Guedelha, arrabi-mor de D. Dinis era filho de um Guedelha.
Se filho também se chamou Guedelha (Guedalia) seguindo o costume sefardita de dar ao primogénito o nome do avô. Os judeus ashkenazis têm o mesmo costume, mas não dão o nome do avô, se este estiver vivo.
Por motivo desse costume sefardita, há vários Guedelha na família Ibn Yahya, descendentes dos primeiro arrabi-mor do reino, Yahya ben Yaish. Estou a tentar destrinçar a ligação entre eles.
Um Abraham Guedelha soa-me mais a Abraão filho de Guedelha.
Uma pergunta que me faço é se o Guedelha Palaciano será também um dos Ibn Yahya, chamado assim por estar ligado à corte.
Link directo:
Guedelha Palaçiano
Hello
I m trying to make my family genealogy and i found that a part of my ancester went to Salonique and livorno then tunisia and morocco.
Could you help me ! I m really not specialist
Link directo:
Guedelha Palaçiano
Creo que esta información puede ser de su interés, aunque sólo sea un dato muy pequeño.
El 15 de marzo de 1394, un grupo de 150 judíos portugueses pidieron licencia al rey Juan I de Aragón para residir en Mallorca. Se les dio permiso, prometiendo el rey su protección.
El 26 de marzo de 1395 solicitaron permiso para abrir una sinagoga y les fue concedido.
En ambos casos, los representantes del grupo fueron Isaac Guiadela que quizás se corresponda con Guedelha por equivocación del escribano y Abraham Baguali.
Desgraciadamente, no se conoce nada sobre cual fue su futuro.
Agradeceré cualquier información sobre la emigración de judíos portugueses hacia la Corona de Aragón, Cataluña, Reino de Valencia o Reino de Mallorca a finales del siglo XIV.
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 nov 2024, 14:43