Engª Maria de Lurdes Pintasilgo-In Memoriam

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Engª Maria de Lurdes Pintasilgo-In Memoriam

#69336 | sapeca | 11 jul 2004 10:55

Não posso, nem o coração me permite, deixar passar mais este momento de luto do mundo da Política e da Sociedade portuguesa.
Faleceu uma grande Senhora!
Maria de Lurdes Pintasilgo, personalidade que pelas suas posições de intervenção foi alvo de julgamentos e simpatias diferentes e contraditórias, foi acima de tudo uma Mulher de grande coração, de incontestável valor intelectual, de uma enorme coerência na luta por ideais que considerava estarem contidos no seu caminhar religioso: o Catolicismo.
Pessoalmente, tendo tido o enorme privilégio de conhecer pessoalmente (ainda que muito superficialmente) Maria de Lurdes Pintasilgo, é com enorme mágoa que recebo a notícia do seu falecimento. Acima de tudo, sempre me impressionou n'Ela uma enormíssima capacidade para AMAR, uma incansável vontade de SERVIR, um total empenhamento na defesa dos ideais em que sempre acreditou.
A sua estatura moral e cívica devem ser reconhecidas. A sua Memória deve ser lembrada.
Fraternidade, Paz e Justiça: são alguns dos valores mais importantes no caminhar da sociedade humana. E por eles combateu, incansavelmente, a Engª Maria de Lurdes Pintasilgo.
Paz à sua Alma! Esta a expressão que me leva a curvar-me perante a Memória de alguém por quem nutria um enorme carinho e respeito.
Apenas uma lágrima, uma lágrima somente. Aquela que se derrama nos momentos em que o CORAÇÃO se sobrepõe à RAZÃO.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

Engª Lurdes Pintasilgo-Genealogia

#69337 | jliberato | 11 jul 2004 11:12 | Em resposta a: #69336

Caros confrades,
No momento do falecimento, penso que pessoas que, como ela, desempenharam o lugar de Primeiro-Ministro de Portugal, merecem a nossa homenagem cívica. Mesmo se discordei em grande medida de grande parte do seu pensamento.
Mas, como disse em várias outras homenagens, entendo que a maior homengem que um Forum de genealogia pode prestar é aprofundar a sua genealogia.
Ora Maria de Lourdes Pintasilgo não consta da nossa base de dados.
Apenas sei que nasceu em Abrantes aos 18-01-1930. Talvez fosse a ocasião de saber mais.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Engª Lurdes Pintasilgo-Genealogia

#69341 | Mavasc | 11 jul 2004 12:27 | Em resposta a: #69337

Caros confrades

Trabalhei na Presidência do Conselho quando a Eng. Maria de Lourdes Pintasilgo foi Primeiro -Ministro e dela guardo a mais grata lembrança de inteligência,honestidade, simpatia, humanidade, e defesa dos valores cristãos em que firmemente acreditava.
Sinto a maior mágua com a perda desta Senhora que tanto podia ainda dar á Nação e cujo espírito de Servir e coragem cívica são um exemplo para todos.
Como portuguesa e como cristã junto-me a esta homenagem em boa hora lembrada pelo confrade Fernando Sá Monteiro.

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Engª Lurdes Pintasilgo-Genealogia

#69401 | Paulo | 12 jul 2004 12:10 | Em resposta a: #69337

Caro Nunes Liberato,

Faço minhas as Suas palavras acrescentando que a Eng.ª Maria de Lourdes Pintassilgo nasceu na região de Abrantes e que tinha relações de parentesco com as principais famílias locais. Vou ver o que consigo agradecendo desde já qualquer colaboração.

Cumprimentos

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Engª Maria de Lurdes Pintasilgo-In Memoriam

#69412 | Aqua | 12 jul 2004 15:06 | Em resposta a: #69336

Gostava de também associar o meu nome a esta singela homenagem.
Que Deus a tenha.
Rosário Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Engª Maria de Lurdes Pintasilgo-In Memoriam

#69413 | agp | 12 jul 2004 15:29 | Em resposta a: #69336

Caros confrades

Aqui deixo o meu primeiro contributo para a genealogia da Engª Maria de Lourdes Pintasilgo, primeira primeira-ministra, primeira engenheira química industrial, primeira procuradora à Câmara Corporativa, por quem sentia enorme admiração.

Consta no registo de nascimento o seguinte:

"As vinte horas do dia dezoito do mês de Janeiro do ano de mil novecentos e trinta, nasceu na rua do Brazil, número trinta e nove, da freguesia de São João Batista desta cidade (Abrantes), um indivíduo do sexo feminino, a quem foi posto o nome de Maria de Lourdes Ruivo da Silva Matos Pintasilgo, filho legítimo de Jaime de Matos Pintasilgo, de trinta e três anos de idade, no estado de casado, de profissão comerciante, natural da freguesia da Conceição do concelho da Covilhã, e de Amália do Carmo Ruivo da Silva Matos Pintasilgo de trinta e um anos de idade, no estado de casada, de profissão doméstica, natural da freguesia de Vendas Novas, Montemor-o-Novo, domiciliados na rua do Brazil, neto paterno de Jerónimo de Matos Pintasilgo e de Bárbara Saraiva Tavares Matos e materno de José Ruivo da Silva e de Raquel do Carmo Ruivo da Silva.
Foram testemunhas e padrinhos Augusto Ruivo da Silva, solteiro, maior, oficial do Exército e Raquel do Carmo Ruivo da Silva, viúva, doméstica, domiciliados em Abrantes.
A declaração de nascimento foi feita pelo pai."

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Engª Maria de Lurdes Pintasilgo-In Memoriam

#69440 | sapeca | 12 jul 2004 19:18 | Em resposta a: #69413

Caro António Pereira:
Permita-me que lhe dirija esta mensagem de saudação pelo contributo valioso que aqui quis deixar, para uma genealogia da família da saudosa Engª Maria de Lurdes Pintasilgo.
Deste modo, o meu ilustre confrade veio valorizar um tópico que eu iniciei e que tenderia, naturalmente, a desaparecer por não conter matéria genealógica.
Pela minha parte, pois, fico-lhe deveras agradecido. Por valorizar o tópico e por me dar a conhecer um pouco mais que eu desconhecia.
Aceite um abraço de respeitosos cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Engª Maria de Lurdes Pintasilgo-In Memoriam

#69444 | joão pombo | 12 jul 2004 19:39 | Em resposta a: #69413

Caros Participantes:

Também eu quero prestar aqui a minha homenagem à memória da Engª. Maria de Lurdes Pintasilgo, cuja grandeza como pessoa se mostra evidenciada pelo facto de, na hora da morte e mesmo em vida, merecer de todos os Portugueses e da Classe Política em particular o maior respeito e consideração.
Representou, para muitos, o lado mais humano da Política e serviu o interesse público abnegadamente e quase até ao último dos seus dias.
A sua ascendência interessa-me em particular pelo facto de o seu Pai ter nascido na mesma freguesia do meu Avô paterno, Conceição, Covilhã.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Engª Maria de Lurdes Pintasilgo-In Memoriam

#69448 | agp | 12 jul 2004 20:39 | Em resposta a: #69440

Caro Fernando de Sá Monteiro

A base de dados do Génea já contém os dados que eu disponibilizei em:

http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=276020

Agora, com alguma pesquisa nomeadamente nos arquivos de Castelo Branco e Évora, poderemos ficar a saber algo mais sobre a ascendência da saudosa Engª Maria de Lurdes Pintasilgo.

Entretanto, hoje, em conversas na cidade de Abrantes, fiquei a saber que o pai tinha uma loja de lanifícios no centro da cidade (onde hoje se situa uma conhecida sapataria) sendo a sua maior especialidade a venda de cortes de tecido para fatos de homem. Também me disseram que foi pioneiro em Abrantes dos cartões de loja. Os titulares destes antigos cartões pagavam semanalmente uma pequena importância durante um certo período tempo e quando tinham o cartão preenchido ganhavam o direito a compras com um pequeno desconto. E poderiam beneficiar de um prémio, quando o número do cartão coincidia com a terminação da lotaria nacional, prémio esse que consistia no preenchimento automático do cartão.

A Engª Maria de Lurdes Pintasilgo deixou Abrantes muito nova. Segundo algumas pessoas teria cinco anos quando foi com os pais para Lisboa. Outras pessoas dizem que terá ido um pouco mais tarde.

Tem familiares em Abrantes, pelo menos, os descendentes de uma prima, pelos Ruivos, de quem foi grande amiga. Entre eles conta-se o Engº José Eduardo Marçal que foi Governador Civil de Santarém no tempo dos Governos do Professor Cavaco Silva.

Sei que vinha muito raramente à sua terra. Numa das últimas vezes visitou a casa onde nascera.

Aceite igualmente um abraço de respeitosos cumprimentos.

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Engª Maria de Lurdes Pintasilgo-In Memoriam

#69451 | agp | 12 jul 2004 22:22 | Em resposta a: #69413

Caros confrades

O nome da mãe da Engª Maria de Lourdes Pintasilgo que consta no registo de nascimento é Amélia, e não Amália como indiquei na transcrição que publiquei acima.

A todos apresento as minhas desculpas

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Engª Maria de Lurdes Pintasilgo-In Memoriam

#69489 | artur41 | 13 jul 2004 13:54 | Em resposta a: #69451

Caríssimos,


Presto, também, a minha homenagem.

Que Nosso Senhor a tenha em descanso!


Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Engª Maria de Lurdes Pintasilgo-In Memoriam

#79492 | agp | 15 dez 2004 23:37 | Em resposta a: #69336

Caros confrades

Aqui deixo mais um contributo para a genealogia da Engª Maria de Lourdes Pintasilgo. No assento de baptismo do seu pai consta o seguinte:

"Aos seis dias do mês de Janeiro do ano de mil oitocentos e noventa e sete, nesta Igreja Parquial da Nossa Senhora da Conceição da cidade e concelho da Covilhã, diocese da Guarda, baptizei solenemente um indivíduo do sexo masculino, a quem dei o nome de Jaime, que nasceu às cinco horas da tarde de nove de Dezembro de mil oitocentos e noventa e seis, nesta freguesia, filho legítimo de Jerónimo de Matos Pintasilgo, fabricante, e de Bárbara Saraiva, de ocupação doméstica, naturais esta da freguesia de S. Martinho desta cidade, e aquele da de S. Pedro, ali recebidos, paroquianos e moradores nesta da Conceição: neto paterno de Francisco Jerónimo de Matos e de Mariana Rosa, e materno de António Joaquim Agostinho e de Maria Angélica Saraiva. Foram padrinhos Casimiro Fortunato da Costa e Silva, ourives, e sua esposa Adelaide das Dores Morais e Silva, de ocupação doméstica, moradores nesta freguesia. E para constar ... "

Na margem esquerda há duas notas:

"Nº 1 - Casou civilmente com Amélia do Carmo Ruivo da Silva de vinte e nove anos, filha de José Ruivo da Silva e de Raquel do Carmo Silva, natural de Vendas Novas, Montemor-o-Novo, na Conservatória do Registo Civil de Abrantes no dia catorze de Março de mil novecentos e vinte e nove ..."

"Nº 2 - Faleceu no freguesia do Socorro, Lisboa, pelas quatro horas do dia 10 de Outubro de mil novecentos e cinquenta e nove ..."

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Engª Maria de Lurdes Pintasilgo-In Memoriam

#79659 | jliberato | 17 dez 2004 21:03 | Em resposta a: #79492

Caro António Pereira,
Achei muito interessante esta sua investigação deste curioso ramo covilhanense da eng. Maria de Lurdes Pintasilgo.
Vai prosseguir? Se o fizer não deixe de nos ir informando dos seus resultados.
Boas Festas e um abraço do
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Engª Maria de Lurdes Pintasilgo-In Memoriam

#79664 | agp | 17 dez 2004 21:27 | Em resposta a: #79659

Caro José Liberato

Tenciono, de facto, investigar um pouco mais a ascendência da eng. Maria de Lurdes Pintasilgo. O que conseguir apurar será disponibilizado neste espaço.

Boas Festas para si e toda a sua família.

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Engª Maria de Lurdes Pintasilgo-In Memoriam

#79665 | jliberato | 17 dez 2004 21:42 | Em resposta a: #79664

Caro António Pereira,
Bem haja.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Engª Maria de Lurdes Pintasilgo-In Memoriam

#83690 | agp | 07 fev 2005 19:47 | Em resposta a: #79665

Caros confrades

Localizei os assentos de baptismo dos avós paternos da Engª Maria de Lurdes Pintasilgo.

A avó Bárbara, nasceu na freguesia de S. Martinho, da Covilhã, aos 1.1.1873, filha do segundo matrimónio de António Joaquim Agostinho e do primeiro de Maria Angélica, ela natural desta freguesia e ele da de Orjais deste concelho e bispado, fabricantes, moradores na rua de S. João, neta paterna de José Agostinho e de Rosa Tavares e materna de Firmino António Saraiva e de Maria da Piedade.

O avô Jerónimo nasceu na freguesia de S. Pedro, da Covilhã, aos 21.5.1866, filho de Francisco Jerónimo de Matos, tecelão, e de Mariana Rosa, costureira, moradores na Travessa da rua das Flores, recebidos na freguesia de S. Silvestre, moradores na de S. Pedro, aquele natural da de Santa Marinha e esta da Mata, todas da vila da Covilhã, neto paterno de José Jerónimo de Matos, natural da freguesia do Tortosendo, e de Maria dos Santos, da freguesia de Santa Marinha, e materno de José Rodigues Pintasilgo, da freguesia da Mata, e de Maria Raquel, da freguesia da Madalena.
O assento de Jerónimo diz pouca coisa dos avós. A maior parte dos dados foi tirada do assento do irmão Manuel nascido aos 29.5.1861 na mesma freguesia de S. Pedro.

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Engª Maria de Lurdes Pintasilgo-In Memoriam

#83818 | agp | 09 fev 2005 19:11 | Em resposta a: #83690

Caros confrades

Localizei, hoje no Arquivo Distrital de Castelo Branco, nos livros da freguesia de S. Martinho, da Covilhã, o assento de casamento aos 29.7.1868, de António Joaquim Agostinho, de 37 anos, natural dos Orjais, viúvo de Bárbara da Assumpção, filho de José Agostinho, dos Orjais, e de Rosa Tavares, de Sarzedo, com Maria Angélica, de 21 anos, natural da freguesia de S. Martinho, filha de Firmino António Saraiva, da freguesia de Santa Maria, e de Maria da Piedade, da freguesia de S. Martinho, todas do concelho da Covilhã.

A continuação do estudo dos costados paternos da Engª Maria de Lurdes Pintasilgo terá agora de ser realizada na Torre do Tombo, em Lisboa. Haverá alguém interessado em dar uma ajuda? E, por Évora, há alguém que possa dar uma ajuda no lado materno?

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Engª Maria de Lurdes Pintasilgo-In Memoriam

#84832 | almiro63 | 20 fev 2005 23:48 | Em resposta a: #83818

Caro António Pereira

Tenho alguns "Almeida Saraiva" da Covilhã e na recolha destes, também recolhi outros Saraivas também daí.

Assim aqui deixo a minha contribuição sobre a ascendência de Maria Angélica Saraiva (bisavó da Engª. Maria de Lurdes Pintasilgo)

Maria Angélica Saraiva era filha de Firmino António Saraiva e de sua segunda mulher Maria da Piedade.

Firmino António Saraiva (*1813 Santa Maria - +1875 São Martinho) era filho de Estevão Pereira Saraiva e de s/m Rita Maria. Firmino casou duas vezes; a primeira com Maria de Jesus e a segunda com Maria da Piedade e quando morreu deixou 6 filhos.

Estevão Pereira Saraiva (natural de Santa Maria) era filho de Francisco Saraiva e de Matilde do Rosário. Casou com Rita Maria, filha de José António e de Maria Fernandes.

Francisco Saraiva (natural de S. João de Malta) era filho de José Saraiva e de Ana Rodrigues. Casou em Santa Maria em 1774 com Matilde do Rosário (natural de Santa Maria), filha de Manuel Pereira e de Helena da Cruz

Tenho também alguns colaterais, mas pouca coisa.

Cordialmente

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Engª Maria de Lurdes Pintasilgo-In Memoriam

#84865 | agp | 21 fev 2005 16:46 | Em resposta a: #84832

Caro J. Almiro

Muito obrigado pelo seu contributo para o estudo dos costados da Engª Maria de Lurdes Pintasilgo.

Cordialmente

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Engª Maria de Lurdes Pintasilgo-In Memoriam

#123822 | avoana | 29 jul 2006 00:32 | Em resposta a: #83690

Caros confrades

Sou bisneta de Manuel Jerónimo de Matos, irmão do Avô de Mª de Lurdes Pintassilgo. O meu bisavô tirou o Pintassilgo do nome pois era uma alcunha de um seu antepassado que assobiava como um pintassilgo. Agradeço as vossas pesquisas pois apenas sabia o nome do meu bisavô e o grande homem que foi na Covilhã pelas histórias que me contava a minha Mãe quando eu era pequena.
Qualquer outra informação agradeço que me seja enviada para o meu e-mail: anaml.castro@netcabo.pt
Obrigada a todos
Ana Castro

Resposta

Link directo:

RE: Engª Maria de Lurdes Pintasilgo-In Memoriam

#202794 | LProjecto | 10 jul 2008 07:58 | Em resposta a: #83818

Caro parente António Pereira,

Só hoje, por mero acaso, me deparei com este seu "convite" de 2005. Tentarei, logo que me for possível, prosseguir com o estudo da ascendência materna da Engª Maria de Lurdes Pintassilgo, pelo menos enquanto os registos se encontrarem no ADE, e caso ainda não tenha sido desenvolvido - como deduzo, partindo do pressuposto de que toda a ascendência publicada no geneall corresponde a tudo o que foi investigado.
Brevemente darei notícias neste mesmo tópico.
Já agora, como interpreta as datas correspondentes à passagem do avô paterno para os respectivos bisavós?

Um abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Engª Maria de Lurdes Pintasilgo-In Memoriam

#202868 | agp | 10 jul 2008 19:05 | Em resposta a: #202794

Caro Parente Luís Projecto Calhau,

Agradeço o seu cuidado.

Tanto quanto sei, a ascendência pelo lado materno da Engª Maria de Lurdes Pintassilgo está parada. Convinha começar pelo assento de nascimento da sua mãe, cerca de 1899, em Vendas Novas.

Nas datas correspondentes à passagem do avô paterno para os respectivos bisavós há erro (200 anos). Os nomes, que resultaram das minhas pesquisas no ADCB, estão correctos. Francisco Jerónimo de Matos (id=138820), por exemplo, deve ter nascido cerca de 1835.

Um abraço,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Actualização Costados da Engª Maria de Lurdes Pintasilgo

#303588 | agp | 20 abr 2012 18:54 | Em resposta a: #69413

Caros Confrades,

Aqui deixo uma actualização da árvore de costados de Maria de Lurdes Pintasilgo, a qual foi publicada na edição de Abril do Jornal de Alferrarede.

1. Maria de Lourdes Ruivo da Silva Matos Pintasilgo nasceu a 18.1.1930 em Abrantes. Faleceu a 10.7.2004 em Lisboa.

2. Jaime de Matos Pintasilgo, comerciante, nasceu a 9.12.1896 na Covilhã. Faleceu a 10.10.1959 em Lisboa. Casou a 14.3.1929 em Abrantes.
3. Amélia do Carmo Ruivo da Silva, de Vendas Novas.

4. Jerónimo Matos Pintassilgo, fabricante, nasceu a 21.5.1866 na Covilhã
5. Bárbara Saraiva Tavares Matos nasceu a 1.1.1873 na Covilhã.
6. José Ruivo da Silva, militar, faleceu em 1918.
7. Raquel do Carmo.

8. Francisco Jerónimo de Matos, tecelão, da Covilhã.
9. Mariana Rosa, da Covilhã.
10. António Joaquim Agostinho, fabricante, de Orjais.
11. Maria Angélica Saraiva, da Covilhã.

16. José Jerónimo de Matos, do Tortosendo.
17. Maria dos Santos.
18. José Rodrigues Pintassilgo, da Covilhã.
19. Maria Raquel, da Covilhã.
20. José Agostinho, da Covilhã.
21. Rosa Tavares.
22. Firmino António Saraiva, da Covilhã.
23. Maria da Piedade.

(a partir daqui não consta na base de dados do geneall)

36. João Rodrigues Pintassilgo nasceu a 12.1.1750 na Covilhã.
37. Catarina Joaquina, da Covilhã.
38. Manuel Lopes Catalão, da Covilhã.
39. Josefa Maria, da Soalheira.
44. Estevão Pereira Saraiva, da Covilhã, Santa Maria.
45. Rita Maria.

72. Rodrigo José Pintassilgo, da Covilhã.
73. Catarina da Silva nasceu, com o pai já falecido, a 23.5.1734 na Covilhã.
74. Cristóvão de Paiva, de Manteigas.
75. Luísa Maria, de Pinhel.
88. Francisco Saraiva, da Covilhã. Casou em 1774 na Covilhã.
89. Matilde do Rosário, da Covilhã,
90. José António.
91. Maria Fernandes.

144. Luís Rodrigues Pintassilgo, da Covilhã.
145. Luísa de Oliveira, do Tortosendo.
146. Manuel Pereira, de Manteigas.
147. Maria da Silva, da Covilhã.
176. José Saraiva.
177. Ana Rodrigues.
178. Manuel Pereira.
179. Helena da Cruz.

292. Manuel Pereira, de Manteigas.
293. Maria Fernandes, de Manteigas.
294. Domingos da Silva, do Porto.
295. Ana Rodrigues, da Covilhã.

Cumprimentos

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Engª Maria de Lurdes Pintasilgo, lado materno

#348108 | agp | 10 jul 2014 15:27 | Em resposta a: #69336

Caros Confrades,

Hoje, dia do 10º aniversário da morte de Maria de Lourdes Pintasilgo, deixo-lhes o que apurei da sua genealogia pelo lado materno. Não consegui encontrar o assento de batismo da sua mãe. Localizei, contudo, os assentos de batismo de dois tios, José e Augusto Ruivo da Silva, ambos militares, em Amarante, São Gonçalo, o que permitiu avançar na sua genealogia.

É assim:

1. Maria de Lourdes Ruivo da Silva Matos Pintasilgo.

Segunda Geração

2. Jaime de Matos Pintasilgo.
3. Amélia do Carmo Ruivo da Silva, de Vendas Novas.

Terceira Geração

6. José Ruivo da Silva nasceu a 30.8.1862 em Abrantes, São Vicente, Sentieiras. Faleceu a 1918. Casou com Raquel do Carmo a 8.10.1888 em Amarante, São Gonçalo. 2º sargento da primeira bateria do Regimento de Artilharia nº 2, em 1888, quando casa, em 1889, quando nasce filho João, e em 1891, quando nasce filho Augusto. Foi morador na rua Teixeira de Vasconcelos, em Amarante.
7. Raquel do Carmo, costureira, nasceu a 28.10.1869 em Amarante, São Gonçalo. Faleceu a 14.5.1952 in Lisboa.

Quarta Geração

12. João Ruivo da Silva, jornaleiro, nasceu a 4.8.1833 nas Sentieiras.
13. Quitéria da Silva nasceu a 26.5.1834 no Sardoal, Quinta do Vale da Lousa.
14. António Félix, lampianista, nasceu a 2.2.1827 em Amarante, São Veríssimo. Casou com Maria dos Mártires, no estado de viúva, a 26.7.1865 em Amarante, São Gonçalo. O registo da batismo foi feito em 1865, um pouco antes do casamento. Aquando do casamento, os noivos moravam no Convento de São Gonçalo.
15. Maria dos Mártires, costureira, nasceu a 19.8.1835 em Olhão, Nossa Senhora do Rosário.

Quinta Geração

24. João Ruivo, das Sentieiras.
25. Madalena de Jesus, das Sentieiras.
26. José Dias da Silva (Canha), do Sardoal.
27. Helena Ribeiro, das Sentieiras.
28. Félix Leite, de Amarante, São Veríssimo.
29. Marcelina Antónia, de Amarante, São Veríssimo.
30. Domingos dos Santos, trabalhador, do Porto.
31. Maria dos Santos, de Olhão, Pechão.

Sexta Geração

48. Manuel Rodrigues Ruivo nasceu a 4.9.1766 no Sentieiras.
49. Maria Cristóvão nasceu a 17.8.1772 no Sentieiras.
50. Manuel Batista, de Abrantes, São Vicente, Sentieiras.
51. Ana Luísa, de Abrantes, São Vicente, Sentieiras.
52. José Dias Canha, do Sardoal.
53. Mariana de Oliveira, do Sardoal.
54. João Antunes, das Sentieiras.
55. Maria do Ribeiro, de Abrantes, Souto, Brunheta.
56. Francisco Soares, de Amarante, São Veríssimo.
57. Maria Joaquina, de Amarante, São Veríssimo.
58. José Luís Teixeira, de Amarante, São Gonçalo.
59. Teresa Bernardo, de Amarante, São Gonçalo.
60. João dos Santos.
61. Maria, de Olhão.
62. Manuel de Sousa, de Quelfes.
63. Maria Angélica, de Faro, Conceição.

Sétima Geração

96. José Rodrigues Ruivo nasceu a 19.10.1743 no Sentieiras.
97. Maria Rosa, das Sentieiras.
98. António Cristóvão, das Sentieiras.
99. Francisca Rosa do Espírito Santo nasceu a 6.6.1754 no Fratel, Marmelal.
100. João Batista, da Abrançalha.
101. Maria Lourenço.
102. José Dias Manana, do Sardoal, Cabeça das Mós.
103. Mariana da Rosa, das Sentieiras.

Oitava Geração

192. Manuel Rodrigues Ruivo, do Sardoal, Valhascos.
193. Joana Batista, das Sentieiras.
194. Manuel Dias, de Caxarias, Perucha.
195. Isabel Marques, do Sardoal, Entrevinhas.
196. João Cristóvão, do Sardoal, Folques.
197. Maria Batista, das Sentieiras.
198. Manuel Rodrigues Grencho, do Fratel, Marmelal. Casou com Engrácia Dias a 16.4.1736 no Fratel.
199. Engrácia Dias nasceu a 24.4.1717 no Fratel, Marmelal.
204. Manuel Dias Manana, do Sardoal, Cabeça das Mós.
205. Maria da Silva, de Mação, Penhascoso, Casal da Serra.
206. João Rodrigues Machoco.
207. Ana da Rosa

Nona Geração

384. Manuel Rodrigues Ruivo, do Sardoal, Valhascos. Casou com Maria Lopes Chambel a 31.5.1694 no Sardoal.
385. Maria Lopes Chambel, do Sardoal, Valhascos.
386. Domingos Fernandes, das Sentieiras.
387. Joana Lopes, do Sardoal, Mogão.
388. Pedro Luís, de Caxarias, Perucha.
389. Isabel Fernandes, de Caxarias, Perucha.
390. João Marques, de Alcaravela, Casal dos Panascos. Casou com Maria Pires a 18.9.1700 no Sardoal.
391. Maria Pires, do Sardoal, Entrevinhas.
392. Manuel Cristóvão, do Sardoal, Entrevinhas. Casou com Joana Dias a 4.1.1710 no Sardoal.
393. Joana Dias, de Abrantes, Souto, Brunheta.
394. João Batista, das Sentieiras. Casou com Ana Lopes a 15.11.1711 no Sardoal.
395. Ana Lopes, das Sentieiras.
396. Pedro Simão nasceu a 17.8.1642 no Fratel, Marmelal (id=1170177).
397. Catarina Simoa, do Fratel, Perdigão.
398. Manuel Fernandes nasceu a 27.9.1674 no Fratel, Marmelal.
399. Margarida Dias, de Proença-a-Nova, Peral.

Décima Geração

768. João Rodrigues, do Sardoal, Valhascos.
769. Isabel Lopes, do Sardoal, Valhascos.
770. Manuel Simões, do Sardoal, Valhascos.
771. Isabel Lopes, do Sardoal, Valhascos.
772. Manuel Fernandes, das Sentieiras.
773. Joana Mendes, do Outeiro da Cortiçada.
774. António Jorge, do Sardoal, Mogão.
775. Isabel Lopes, do Sardoal, Mogão.
780. Manuel Marques, de Alcaravela.
781. Maria Domingues, de Alcaravela.
782. Jorge Pires.
783. Isabel Lopes.
784. Diogo Cristóvão, do Sardoal, Valhascos.
785. Isabel Gonçalves, do Sardoal, Valhascos.
786. Pedro Fernandes, de Abrantes, Souto, Brunheta.
787. Joana Dias, de Abrantes, Souto, Brunheta.
788. Manuel Alves, das Sentieiras.
789. Simoa Fernandes, das Sentieiras.
790. João da Costa.
791. Ana Lopes.
792. Simão Pires, do Fratel, Marmelal. (id=1175887)
793. Maria Domingues, do Fratel, Marmelal. (id= 1175888)
794. Manuel Rodrigues, do, Fratel, Perdigão.
795. Maria Simoa, de Vila Velha de Ródão, Sarnadas de Ródão.
796. Manuel Fernandes.
797. Mónica Vaz.
798. Manuel Fernandes, de Proença-a-Nova, Peral.
799. Margarida Dias, de Proença-a-Nova, Peral.

O lugar das Sentieiras pertence atualmente à União de Freguesias de Abrantes (São João Batista e São Vicente Mártir) e Alferrarede e pertenceu anteriormente à freguesia de São Vicente do concelho de Abrantes e antes disso à freguesia e concelho do Sardoal.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Engª Maria de Lurdes Pintasilgo. Atualização da sua genealogia.

#445370 | agp | 18 jan 2023 19:55 | Em resposta a: #69336

Hoje, dia do 92º aniversário do nascimento de Maria de Lourdes Pintasilgo, atualizo aqui o que apurei da sua genealogia. Destaco que localizei, entretanto, o batismo de sua mãe que tendo nascido em Vendas Novas veio a ser batizada na freguesia de São João Batista em Abrantes.
Então, é assim:
1. Maria de Lourdes Ruivo da Silva Matos Pintasilgo nasceu a 18.1.1930 em Abrantes, São João Batista. Foi batizada a 8.4.1930 em Abrantes, São João Batista sendo padrinhos o tio materno Augusto Ruivo da Silva e a avó materna Raquel do Carmo. Faleceu a 10.7.2004 em Lisboa.

Segunda Geração

2. Jaime de Matos Pintasilgo nasceu a 9.12.1896 em Covilhã, Conceição. Foi batizado a 6.1.1897 em Covilhã, Conceição. Faleceu a 10.10.1959 Lisboa, Socorro. Casou com Amélia do Carmo Ruivo da Silva a 14.3.1929 em Abrantes.

3. Amélia do Carmo Ruivo da Silva nasceu a 13.5.1899 em Vendas Novas. Foi batizada a 24.12.1900 em Abrantes, São João Batista. Faleceu a 26.10.1976 em Lisboa, Pena.


Terceira Geração

4. Jerónimo Matos Pintasilgo nasceu a 12.5.1866 em Covilhã, São Pedro. Foi batizado a 21.5.1866 em Covilhã, São Pedro.

5. Bárbara Saraiva Tavares Matos nasceu a 16.12.1872 em Covilhã, São Martinho. Foi batizada a 1.1.1873 em Covilhã, São Martinho.

6. José Ruivo da Silva nasceu a 30.8.1862 em Abrantes, São Vicente, Sentieiras. Faleceu a 1918. 2º sargento da primeira bateria do Regimento de Artilharia nº 2, pelo menos de 1888 a 1891. Foi morador na rua Teixeira de Vasconcelos, em Amarante. Casou com Raquel do Carmo a 8.10.1888 Amarante, São Gonçalo.

7. Raquel do Carmo, costureira, nasceu a 28.10.1869 Amarante, São Gonçalo. Foi batizada a 30.10.1869 Amarante, São Gonçalo. Faleceu a 14.5.1952 Lisboa.

Quarta Geração

8. Francisco Jerónimo de Matos, tecelão, nasceu a 25.11.1820 em Covilhã, Santa Marinha.

9. Mariana Rosa costureira, da Covilhã, São João da Malta.

10. António Joaquim Agostinho, da Covilhã, Orjais. Casou com Maria Angélica Saraiva a 29.7.1868 em Covilhã, São Martinho.

11. Maria Angélica Saraiva, da Covilhã, São Martinho.

12. João Ruivo da Silva, jornaleiro, nasceu a 4.8.1833 em Sardoal, Sentieiras. Casou com Quitéria da Silva a 17.4.1861 em Abrantes, São Vicente.

13. Quitéria da Silva nasceu a 26.5.1834 em Sardoal, Quinta do Vale da Lousa.

14. António Félix, lampianista, nasceu a 2.2.1827 Amarante, São Veríssimo. Casou com Maria dos Mártires a 26.7.1865 Amarante, São Gonçalo.

15. Maria dos Mártires, costureira, nasceu a 19.8.1835 Olhão, Nossa Senhora do Rosário.


Quinta Geração


16. José Jerónimo de Matos, da Covilhã, Tortosendo.

17. Maria dos Santos, da Covilhã, Santa Marinha.

18. José Rodrigues Pintasilgo, da Covilhã, São João de Malta.

19. Maria Raquel, da Covilhã, Madalena.

20. José Rodrigues Agostinho, da Covilhã, Orjais.

21. Rosa Tavares nasceu a 25.9.1791 em Covilhã, Sarzedo.

22. Firmino António Saraiva, da Covilhã, Santa Maria.

23. Maria da Piedade, da Covilhã, São Martinho.

24. João Ruivo, do Sardoal, Sentieiras.

25. Madalena de Jesus, do Sardoal, Sentieiras.

26. José Dias da Silva (Canha), do Sardoal.

27. Helena Ribeiro, do Sardoal, Sentieiras.

28. Félix Leite, de Amarante, São Veríssimo.

29. Marcelina Antónia, de Amarante, São Veríssimo.

30. Domingos dos Santos, trabalhador, do Porto.

31. Maria dos Santos, de Olhão, Pechão.


Sexta Geração

32. José Jerónimo, da Covilhã, Tortosendo.

33. Ana Maria Mendes, da Covilhã, Tortosendo.

34. Francisco Rodrigues Zacarias nasceu a 7.7.1760 em Covilhã, Santa Marinha. Casou com Marcelina Luísa Mendes a 19.11.1783 em Covilhã, Santa Marinha.

35. Marcelina Luísa Mendes, da Covilhã, Santa Marinha.

36. João Rodrigues Pintasilgo nasceu a 12.1.1750 em Covilhã, São João de Malta.

37. Catarina Joaquina, da Covilhã, Santa Marinha.

38. Manuel Lopes Catalão, da Covilhã, Santa Maria.

39. Josefa Maria, da Soalheira.

40. José Agostinho, de Belmonte, Caria, Malpique. Casou com Helena Martins (Barrosa) a 13.6.1779 em Covilhã, Orjais.

41. Helena Martins (Barrosa), da Covilhã, Orjais.

42. António Paulo nasceu a 15.10.1764 em Covilhã, Sarzedo. Casou com Isabel Tavares a 8.8.1784 em Covilhã, Sarzedo.

43. Isabel Tavares nasceu a 29.7.1767 em Covilhã, Sarzedo.

44. Estêvão Pereira Saraiva, da Covilhã, Santa Maria.

45. Rita Maria, da Covilhã, Vale Formoso.

46. Fernando Rodrigues, da Covilhã, São Martinho.

47. Brígida Rosa, da Covilhã, São Martinho.

48. Manuel Rodrigues Ruivo nasceu a 4.9.1766 em Sardoal, Sentieiras.

49. Maria Cristóvão nasceu a 17.8.1772 em Sardoal, Sentieiras.

50. Manuel Batista, do Sardoal, Sentieiras.

51. Ana Luísa, do Sardoal, Sentieiras.

52. José Dias Canha, do Sardoal.

53. Mariana de Oliveira, do Sardoal.

54. João Antunes, do Sardoal, Sentieiras.

55. Maria do Ribeiro, de Abrantes, Souto, Brunheta.

56. Francisco Soares, de Amarante, São Veríssimo.

57. Maria Joaquina, de Amarante, São Veríssimo.

58. José Luís Teixeira, de Amarante, São Gonçalo.

59. Teresa Bernardo, de Amarante, São Gonçalo.

60. João dos Santos.

61. Maria, de Olhão.

62. Manuel de Sousa, de Olhão, Quelfes.

63. Maria Angélica, de Faro, Conceição.


Sétima Geração

68. Miguel Rodrigues (Francisco) Zacarias, da Covilhã, Santa Martinho.

69. Catarina Maria, da Covilhã, Santa Marinha, Ribeira da Fábrica.

70. Matias Mendes Alçada, da Covilhã.

71. Maria Geraldes, da Covilhã.

72. Rodrigo José Pintasilgo, da Covilhã, Madalena.

73. Catarina da Silva nasceu a 23.5.1734 em Covilhã, São João de Malta.

74. Cristóvão de Paiva, de Manteigas, São Pedro.

75. Luísa Maria, de Pinhel.

80. Agostinho Gonçalves, da Guarda, Benespera, Quinta das Escoladas.

81. Luísa Pereira, de Belmonte, Caria.

82. Manuel Lopes Barroso, da Covilhã, Orjais.

83. Antónia Maria, de Belmonte, Caria, Malpique.

84. Paulo Rodrigues, da Covilhã, Sarzedo. Casou com Tomásia da Ascensão a 12.9.1752 em Covilhã, Sarzedo.

85. Tomásia da Ascensão, da Covilhã, Sarzedo.

86. Manuel Rodrigues Alfaiate nasceu a 5.3.1719 em Covilhã, Sarzedo. Casou com Isabel Tavares a 27.7.1755 em Covilhã, Sarzedo.

87. Isabel Tavares nasceu a 21.10.1734 em Covilhã, Sarzedo.

88. Francisco Saraiva, da Covilhã, São João de Malta. Casou com Matilde do Rosário 1774 em Covilhã, Santa Maria.

89. Matilde do Rosário, da Covilhã, Santa Maria.

90. José António.

91. Maria Fernandes.

96. José Rodrigues Ruivo nasceu a 19.10.1743 em Sardoal, Sentieiras.

97. Maria Rosa, do Sardoal, Sentieiras.

98. António Cristóvão, do Sardoal, Sentieiras.

99. Francisca Rosa do Espírito Santo nasceu a 6.6.1754 em Vila Velha de Ródão, Fratel, Marmelal.

100. João Batista Pato, de Abrantes, São Vicente, Abrançalha.

101. Maria Lourenço, do Sardoal, Sentieiras.

102. José Dias Manana, do Sardoal, Cabeça das Mós.

103. Mariana da Rosa, do Sardoal, Sentieiras.


Oitava Geração

136. José Rodrigues Zacarias, da Covilhã, Santa Marinha.

137. Helena Francisca, da Covilhã, Santa Marinha.

138. António de Paiva Leitão, da Covilhã, Santa Marinha, Ribeira da Fábrica.

139. Maria Dinis, da Covilhã, Santa Marinha, Ribeira da Fábrica.

140. Manuel Mendes Alçada, da Covilhã.

141. Isabel Fernandes, da Covilhã, Tortosendo, Casal da Serra.

143. Luísa Geraldes, da Covilhã, Santa Marinha.

144. Luís Rodrigues Pintasilgo, da Covilhã, Madalena.

145. Luísa de Oliveira, da Covilhã, Tortosendo.

146. Manuel Pereira, de Manteigas.

147. Maria da Silva, da Covilhã, São Tiago.

168. Manuel João foi batizado a 30.4.1675 em Covilhã, Verdelhos. Casou com Maria Antunes a 5.9.1723 em Covilhã, Sarzedo.

169. Maria Antunes nasceu a 15.10.1687 em Covilhã, Sarzedo.

170. Manuel Pais nasceu a 9.3.1686 em Covilhã, Sarzedo. Casou com Isabel Rosa a 13.8.1714 em Covilhã, Sarzedo.

171. Isabel Rosa, da Covilhã, Sarzedo.

172. Francisco Rodrigues Alfaiate nasceu a 10.9.1695 em Covilhã, Sarzedo.

173. Maria Dias nasceu a 11.1.1701 em Covilhã, Sarzedo.

174. José Tavares nasceu a 30.1.1701 em Covilhã, Sarzedo. Casou com Teresa Gonçalves a 23.5.1720 em Covilhã, Sarzedo.

175. Teresa Gonçalves nasceu a 15.10.1698 em Covilhã, Sarzedo.

176. José Saraiva.

177. Ana Rodrigues.

178. Manuel Pereira.

179. Helena da Cruz.

192. Manuel Rodrigues Ruivo, do Sardoal, Valhascos.

193. Joana Batista, do Sardoal, Sentieiras.

194. Manuel Dias, de Ourém, Caxarias, Perucha.

195. Isabel Marques, do Sardoal, Entrevinhas.

196. João Cristóvão, do Sardoal, Casal de Folques.

197. Maria Batista, do Sardoal, Sentieiras.

198. Manuel Rodrigues Grencho, de Vila Velha de Ródão, Fratel, Marmelal. Casou com Engrácia Dias a 16.4.1736 no Fratel.

199. Engrácia Dias nasceu a 24.4.1717 em Vila Velha de Ródão, Fratel, Marmelal.

204. Manuel Dias Manana, do Sardoal, Cabeça das Mós.

205. Maria da Silva, de Mação, Penhascoso, Casal da Serra.

206. João Rodrigues Machoco, do Sardoal, Sentieiras.

207. Ana da Rosa, do Sardoal, Sentieiras.


Nova Geração

292. Manuel Pereira, de Manteigas.

~ 293. Maria Fernandes, de Manteigas.

294. Domingos da Silva, do Porto.

295. Ana Rodrigues, da Covilhã.

336. Manuel João, da Covilhã, Verdelhos.

337. Maria Geraldes, da Covilhã, Vila do Carvalho.

338. Domingos Antunes, da Covilhã, Sarzedo. Casou com Domingas Martins a 15.6.1681 em Covilhã, Sarzedo.

339. Domingas Martins foi batizada a 15.2.1655 em Covilhã, Sarzedo.

340. Manuel Pais, da Covilhã, Sarzedo. Casou com Maria Simões a 1.5.1685 em Covilhã, Sarzedo.

341. Maria Simões, de Seia, Sameice.

342. Manuel da Rosa nasceu a 6.4.1651 em Covilhã, Sarzedo. Casou com Maria Rodrigues a 11.7.1678 em Covilhã, Sarzedo.

343. Maria Rodrigues, da Covilhã, Sarzedo.

344. Manuel João, da Covilhã, Sarzedo. Casou com Maria Rodrigues a 11.6.1686 em Covilhã, Sarzedo.

345. Maria Rodrigues, da Covilhã, Sarzedo.

346. Manuel Dias, da Covilhã, Sarzedo. Casou com Maria Rodrigues Galisteu a 26.11.1699 em Covilhã, Sarzedo.

347. Maria Rodrigues Galisteu, da Covilhã, Sarzedo.

348. João Duarte Canha nasceu a 6.1.1672 em Covilhã, Sarzedo. Casou com Maria Tavares a 1.9.1692 em Covilhã, Sarzedo.

349. Maria Tavares foi batizada a 12.5.1676 em Covilhã, Sarzedo.

350. Domingos Gonçalves, da Covilhã, Sarzedo. Casou com Maria Jorge a 2.5.1686 em Covilhã, Sarzedo.

351. Maria Jorge, da Covilhã, Sarzedo.

384. Manuel Rodrigues Ruivo, do Sardoal, Valhascos. Casou com Maria Lopes Chambel a 31.5.1694 em Sardoal.

385. Maria Lopes Chambel, do Sardoal, Valhascos.

386. Domingos Fernandes, do Sardoal, Sentieiras.

387. Joana Lopes, do Sardoal, Mogão.

388. Pedro Luís, de Ourém, Caxarias, Perucha.

389. Isabel Fernandes, de Ourém, Caxarias, Perucha.

390. João Marques, do Sardoal, Alcaravela, Panascos. Casou com Maria Pires a 18.9.1700 em Sardoal, Sardoal.

391. Maria Pires, do Sardoal, Entrevinhas.

392. Manuel Cristóvão, do Sardoal, Entrevinhas. Casou com Joana Dias a 4.1.1710 em Sardoal.

393. Joana Dias, de Abrantes, Souto, Brunheta.

394. João Batista, do Sardoal, Sentieiras. Casou com Ana Lopes a 15.11.1711 em Sardoal.

395. Ana Lopes, do Sardoal, Sentieiras.

396. Pedro Simão nasceu a 17.8.1642 em Vila Velha de Ródão, Fratel, Marmelal.

397. Catarina Simoa, de Vila Velha de Ródão, Fratel, Perdigão.

398. Manuel Fernandes nasceu a 27.9.1674 em Vila Velha de Ródão, Fratel, Marmelal.

399. Margarida Dias, de Proença-a-Nova, Peral.


Décima Geração

676. Domingos Antunes, da Covilhã, Sarzedo.

677. Maria Dias, da Covilhã, Sarzedo.

678. Manuel Martins, da Covilhã, Sarzedo.

679. Beatriz Pires, da Covilhã, Sarzedo.

680. Manuel Pais, da Covilhã, Sarzedo. Casou com Maria Antunes a 25.4.1655 em Covilhã, Sarzedo.

681. Maria Antunes, da Covilhã, Sarzedo.

682. Domingos Fernandes, de Seia, Sameice.

683. Catarina João, de Seia, Sameice.

684. Manuel da Rosa, da Covilhã, Sarzedo.

685. Maria Miguel, da Covilhã, Sarzedo.

686. Domingos Rodrigues, da Covilhã, Sarzedo.

687. Isabel Francisca, da Covilhã, Sarzedo.

688. Pedro João, da Covilhã, Sarzedo.

689. Maria Mateus, da Covilhã, Sarzedo.

690. Pedro Rodrigues, da Covilhã, Sarzedo. Casou com Ana Fernandes a 15.7.1661 em Covilhã, Sarzedo.

691. Ana Fernandes, da Covilhã, Sarzedo.

692. António Dias nasceu a 16.7.1649 em Covilhã, Sarzedo. Casou com Luísa Lopes a 20.11.1672 em Covilhã, Sarzedo.

693. Luísa Lopes, da Covilhã, Sarzedo.

694. Manuel Fernandes Alfaiate (Galisteu), de Fornos de Algodres, Figueiró da Granja. Casou com Maria da Costa a 8.4.1674 em Covilhã, Sarzedo.

695. Maria da Costa, da Covilhã, Sarzedo.

696. Manuel Duarte Canha, da Covilhã, Sarzedo. Casou com Maria Pais a 24.4.1660 em Covilhã, Sarzedo.

697. Maria Pais, da Covilhã, Sarzedo.

698. Francisco Marques, da Covilhã, Sarzedo. Casou com Isabel Tavares a 11.8.1669 em Covilhã, Sarzedo.

699. Isabel Tavares, da Covilhã, Sarzedo.

700. Domingos Gonçalves, da Covilhã, Sarzedo.

701. Maria Antunes, da Covilhã, Sarzedo.

702. Sebastião Jorge, da Covilhã, Sarzedo. Casou com Isabel Francisca a 29.4.1657 em Covilhã, Sarzedo.

703. Isabel Francisca, da Covilhã, Sarzedo.

768. João Rodrigues, do Sardoal, Valhascos.

769. Isabel Lopes, do Sardoal, Valhascos.

770. Manuel Simões, do Sardoal, Valhascos.

771. Isabel Lopes, do Sardoal, Valhascos.

772. Manuel Fernandes, do Sardoal, Sentieiras.

773. Joana Mendes, do Outeiro da Cortiçada.

774. António Jorge, do Sardoal, Mogão.

775. Isabel Lopes, do Sardoal, Mogão.

780. Manuel Marques, do Sardoal, Alcaravela, Monte Cimeiro.

781. Maria Domingues, de Mação, Aboboreira, Louriceira.

782. Jorge Pires.

783. Isabel Lopes.

784. Diogo Cristóvão, do Sardoal, Valhascos.

785. Isabel Gonçalves, do Sardoal, Valhascos.

786. Pedro Fernandes, de Abrantes, Souto, Brunheta.

787. Joana Dias, de Abrantes, Souto, Brunheta.

788. Manuel Alves, do Sardoal, Sentieiras.

789. Simoa Fernandes, do Sardoal, Sentieiras.

790. João da Costa.

791. Ana Lopes.

792. Simão Pires, de Vila Velha de Ródão, Fratel, Marmelal.

793. Maria Domingues, de Vila Velha de Ródão, Fratel, Marmelal.

794. Manuel Rodrigues, de Vila Velha de Ródão, Fratel, Perdigão.

795. Maria Simoa, de Vila Velha de Ródão, Sarnadas de Ródão.

796. Manuel Fernandes.

797. Mónica Vaz.

798. Manuel Fernandes, de Proença-a-Nova, Peral.

799. Margarida Dias, de Proença-a-Nova, Peral.


Oitava Geração

1380. Pedro Rodrigues, da Covilhã, Sarzedo.

1381. Maria Fernandes, da Covilhã, Sarzedo.

1382. Miguel Pires, da Covilhã, Sarzedo.

1383. Isabel Dias, da Covilhã, Sarzedo.

1384. António Dias, da Covilhã, Sarzedo.

1385. Ana Gonçalves, da Covilhã, Sarzedo.

1386. Domingos Lopes, da Covilhã, Sarzedo.

1387. Maria Tavares, da Covilhã, Sarzedo.

1390. Manuel da Costa, da Covilhã, Sarzedo.

1392. Francisco Rodrigues, da Covilhã, Sarzedo.

1393. Catarina Duarte, da Covilhã, Sarzedo.

1394. Pedro Rodrigues, da Covilhã, Sarzedo.

1395. Isabel Pais, da Covilhã, Sarzedo.

1396. Francisco Marques, da Covilhã, Sarzedo.

1397. Maria Marques, da Covilhã, Sarzedo.

1398. Domingos Lopes, da Covilhã, Sarzedo.

1399. Maria Tavares, da Covilhã, Sarzedo.

1404. Sebastião Jorge, da Covilhã, Sarzedo.

1405. Catarina Francisca, da Covilhã, Sarzedo.

1406. Baltazar Fernandes, da Covilhã, Sarzedo.

1407. Isabel Francisca, da Covilhã, Sarzedo.

O lugar das Sentieiras pertence atualmente à União de Freguesias de Abrantes (São João Batista e São Vicente Mártir) e Alferrarede. Pertenceu anteriormente à freguesia de São Vicente do concelho de Abrantes e antes disso à freguesia e concelho do Sardoal.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 dez 2024, 12:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen