CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Janeiro
Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil
CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Janeiro
Dado que neste Fórum também têm participado genealogistas brasileiros, coloco um problema que passa por esse país: tenho um costado brasileiro de que pouco sei além de alguns dados de tradição de família. No entanto, gostaria de obter mais informações sobre estes meus antepassados:
I- JOSÉ CARNEIRO DA SILVA, nasceu em Portugal, mas foi para o Brasil onde foi tenente-coronel do regimento de artilharia de São Paulo, no início do séc. XIX. Em Portugal foi Fidalgo de Cota d‘Armas (Arquivo Heráldico, de Sanches de Baena, Nº 1485).
Casou com ...............??? (em São Paulo ?).
(meus quintos avós)
filho:
II- ARLINDO CARNEIRO DA SILVA BRAGA, nasceu no Brasil (São Paulo ?), foi Juiz de Direito no Rio de Janeiro. Terá tirado o curso de Direito na Universidade de Coimbra.
Casou (em São Paulo ou Rio ?) com:
AMÉLIA CAROLINA (ou Carolina Amélia) DE OLIVEIRA, nascida provavelmente em São Paulo ou Rio, filha de ..............???
(meus quartos avós)
filhas (entre outros):
1- D. ....... casada com o Barão de Tinguá, Francisco Pinto Duarte, C.G. no Brasil (alguma cruzou-se com a dos Barões e Viscondes de S. Gabriel). Infelizmente na “Nobreza de Portugal e Brasil” não há informação sobre este casamento por falta de dados.
2- Virgínia, que segue
III- VIRGÍNIA AMÉLIA CARNEIRO, nascida em São Paulo ou Rio ?
Casou no Rio com:
JOSÉ SILVINO (ou Silvério) PEREIRA DE CARVALHO, que nasceu em Braga, Portugal, a 5-11-1858 e foi para o Rio.
(Meus terceiros avós)
filha:
IV- BRIZABELA CARNEIRO DE CARVALHO, nascida em S. José do Rio de Janeiro a 26-01-1893. Veio para Portugal onde casou.
Era minha bisavó.
O meu principal interesse é obter dados sobre a família da minha quarta-avó Amélia Carolina (ou Carolina Amélia) de Oliveira e da minha quinta avó, casada com o José Carneiro da Silva.
Segundo as memórias familiares uma delas seria parente de uma família PENTEADO de São Paulo.
Será efectivamente possível obter estas informações? Talvez a partir do nascimento de minha bisavó, que tem local e data indicado.
Outra hipótese de busca, é verificar a mencionada frequência da Universidade de Coimbra por parte de Arlindo Carneiro da Silva. Existirá um arquivo de estudantes que dê resposta a esta questão?
Obrigado pela atenção,
Vasco Jácome
Link directo:
RE: CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Janeiro
Caro Vasco,
Existe um Dicionário de Familias Brasileiras, cujo autor é o Deputado Cunha Bueno, que poderá eventualmene falar nesses Carneiro da Silva.
Nesse mesmo livro faz menção a uma familia Pinto da Cunha e Souza, que eventualmente poderá ser um ramo da Torre de Moreira que foi para o Brasil.
O meu bisavô João Machado Pinto da Cunha e Souza,advogado, posteriormente á implantação da República fugiu para o Brasil, tendo lá falecido. Após inúmeras tentativas nunca consegui obter o seu óbito.
Um abraço,
Carlos Pinto Machado
Link directo:
RE: CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Janeiro
CARLOS EDUARDO DE ALMEIDA BARATA
Ilustre genealogista Vasco Jácome,
QUE LOUCURA !!!!
É a frase que registro com relação as informações que me enviaste sobre os Marinho Falcão, do Morgado de Lamoso.
Fiquei impressionado com a precisão de alguns dados dos próprios Marinho Falcão, e, principalmente, com o conhecimento que o velho linhagista tinha dos Baratas, no Brasil.
Há algumas pequenas alterações, porém, evidente que houve algum informante do lado de cá do Brasil.
No entanto, este assunto vai descrito no tópico Marinho Falcão.
Entrei neste tópico, por seu o que se refere aos Carneiro da Silva - que eu não sabia existir.
1.º - Ainda estou procurando a formatura de Arlindo, em São Paulo. Eu tenho um guia, de 1888, dos formandos na Faculdade de São Paulo que, confesso, não o estou achando no momento, para me orientar.
2.º - Após ver sua (permita-me éste tratamento)mensagem de ontem, procurei ver se conseguia mais informações sobre esta família. Encontrei, assim, outro integrante da mesma, sem no entanto ter qualquer referência genealógica (pais, esposa, filhos, etc.)
Trata-se de AMÉLIO CARNEIRO DA SILVA BRAGA - Natural da província de São Paulo, onde tem residênci, e que parece ter servido como oficial do exército.
A referência Província de São Paulo, pode fificultar um pouco a busca de dados, já que Província pode referir-se a todo o estado de São Paulo, e não só a capital.
Amélio, foi também escritor, e dedicou-se ao gênero da poesia. Era sócio do Ateneu Paulistano - o que pode facilitar alguma busca nos arquivos do mesmo (se é que existe).
Escreveu: 1 - Miscelania poetica. São Paulo (É uma coleção de diversas composições suas)
2 - Echos de Piratininga. São Paulo, 1864, 311 págs. in-8.º. É um livro dividido em duas artes, onde estão colecionadas novas comosições em verso. A data da publicação, o deixa em um período próximo aos possíveis irmãos de Arlindo - temos aqui dois nomes com letra A (pode ser concidência), e se tivesse cerca de 20 a 25 anos quando publicou a obra (o que é muito provável), teria nascido por volta de 1840 a 1844. Levando em conta que José Silvino (ou Silvério), é de 1858, sua esposa, seria, aproximadamente de 1861, o que leva ao Amélio a se aproximar mais de Arlindo, do que dela. Tudo conjecturas.
3 - Poesias avulsas em revistas e outras publicações literárias, como o Almanack Literário de São Paulo, de José Maria Lisboa, publicação anual que teve início em 1875.
3 - A referência de JOsé Carneiro da Silva Braga, foi tirada da obra Genealogia Paulistana, volume 8, pág. 50, Título Dias, 1905, de autoria de Silva Leme - que merece credibilidade.
No citado título, ao tratar dos filhos de Antonio Joaquim Gomes Varela e de sua esposa Maria Leopoldina Marcondes, informa:
8-4 Anna Rosa Marcondes Varella, falecida, casada com o tenente João Carneiro da Silva Braga, filho do doutor Arlindo Carneiro da Silva Braga.
8-7 Luiza Marcondes Varella, casada com o tenente João Carneiro da Silva Braga, viúvo de 8-4. Com geração.
4 - Silva Leme, no volume 5, Título Alvaregnga, pág. 429, registra um capitão Luiz Carneiro da Silva Braga, que foi casado com Joaquina, filha de Joaquim Pedro do Canto e de Rita Dias
5 - Silva Leme, no volume 7, Título Moraes, pág. 119, registra outro ( ou seria o mesmo)Luiz Carneiro da Silva Braga (sem a patente), que foi casado com Augusta, filha de Antonio Candido Ferreira de Abreu, bacharel em Direito, e de Maria Candida Guimarães.
Espero conseguir achar o ano de formatura de Arlindo, caso tenha se formado no Brasil.
Um forte abraço,
Cau Barata
Link directo:
RE: CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Janeiro
Caro Cau Barata
Como já tinha dito na mensagem original, segundo a memória familiar, Arlindo Carneiro da Silva terá retornado a Portugal, para se formar em Coimbra. Mas isto poderá estar errado, principalmente se já existia uma Universidade em S. Paulo a dar formaturas em Direito.
Quanto aos outros que me refere, também não os conhecia.
Não sei é se tem alguma coisa sobre a descendência dos Barões e Viscondes de S. Gabriel, os Mena Barreto. Essa descendência cruzou-se com a do barão de Tinguá e ainda existirá hoje no Rio.
Com os Melhores Cumprimentos,
Vasco Jácome
(PS: algum dos que menciona, tinha algum parentesco com um dos primeiros Presidentes da República?)
Link directo:
RE: CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Janeiro
Prezado Vasco Jácome
Estava procurando informações para um colega de outra lista genealógica sobre o litoral sul de São Paulo e encontrei algo interessante.
Temos o Padre Antonio Carneiro da Silva Braga. Batizado em Iguape, litoral sul de São Paulo, em 16/9/1821. Recebeu ordens sacras em 1846. Vigário em Iguape por quase quarenta anos (1850-1849). Nomeado Cônego Honorário da Catedral de São Paulo por Carta Imperial de 21/5/1879. Faleceu em São Paulo aos 1/3/1891. Sepultado em Iguape. Filho do Capitão Francisco Carneiro da Silva Braga (de Braga-Portugal) e de Francisca Diniz Carneiro (de Iguape). Neto paterno de José Carneiro da Silva (de Braga-Portugal). Neto materno do Capitão Antonio Borges Diniz ( Ilha terceira) e de Maria Xavier da Conceição (de Iguape). Fonte : Antigos Vigários do Litoral de São Paulo. D. Paulo de Tarso Campos. Revista do Arquivo Municipal de São Paulo. XCIV. 1944, 23-231 O seu processo de genere deverá estar na Cúria de São Paulo. Lá teremos mais informações genealógicas e mais detalhes desta família, que são seus antepassados. O Arquivo da Cúria de SP é bem organizado. Os processos de genere de SP estão microfilmados. O problema é que foram microfilmados por ano. Na Cúria de SP eles têm um índice nominal. O jeito é perguntar ao Arquivo da Cúria, ao funcionário Roberto, neste endeço-e, qual é o ano arquivo.curia.sp@terra.com.br . De posse do ano é só solicitar ao pessoal da LDS os microfilmes e saborear os detalhes. O processo deve ser um deste filmes : http://www.familysearch.org/Eng/Library/fhlcatalog/supermainframeset.asp?display=titlefilmnotes&titleno=333341&disp=Autos_de_habilitação_de_genere_et_moribu&first=151&last=200&columns=*,180,0
Outra solução é saber se algum colega residente em São Paulo vai lá e pode repassar os dados ! Eu pretendo ir a São Paulo em algum momento nesse ano. O importante é que existe um documento que poderá reconstituir esta família. Pena que o artigo não indique a mulher do José Carneiro da Silva. Estamos à sua disposição e de qualquer colega genealogista para ajudar no que estiver ao nosso alcance.
Nossos cumprimentos.
Ricardo Costa de Oliveira
Link directo:
RE: CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Janeiro
Caríssimo Vasco Jácome,
Na sequência da sua mensagem, e a propósito da frequência por parte de Arlindo Carneiro da Silva da Universidade de Coimbra, deixo-lhe ficar a indicação de que o Arquivo da Universidade de Coimbra, sito na Rua de S. Pedro, 3, Coimbra, dispõe de todos os registos relativos aos seus estudantes desde 1537, nomeadamente Matrículas, Frequências, Actos e Graus.
Através deles se poderá confirmar a filiação e a naturalidade.
O seu endereço electrónico é:
http://www.uc.pt/auc/
Com os meus melhores cumprimentos,
Eduardo Albuquerque
Link directo:
RE: CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Janeiro
Caro Eduardo Albuquerque
Agradeço-lhe a informação, mas já em tempos tentei o contacto com esse arquivo sem obter qualquer resposta. Pelos visto esteve (ou ainda está) desactivado devido a um problema qualquer.
De qualquer modo, um dia destes, sou capaz de tentar outra vez.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Link directo:
RE: CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Janeiro
Caro Ricardo Costa de Oliveira
Muito lhe agradeço essa informação. É possível que esse padre seja sobrinho do José Carneiro da Silva com que comecei a minha 1ª mensagem.
Se calhar, pode ajudar o que conheço sobre a sua ascendência, que é o que está no texto da Carta de Armas publicado por Sanches de Baena no “Archivo” com o Nº 1485:
José Carneiro da Silva Braga, natural do lugar do Porto, comarca de Barcelos (desconheço a que freg. isto pertence), filho de José Carneiro da Silva Braga e de sua m.er D. Ana Maria; neto paterno de Caetano da Silva e m.er D. Josefa Carneiro; bisneto de Inácio da Silva e m.er D. Maria Francisca; neto materno de Manuel Pereira Machado e m.er D. Maria Josefa; bisneto de André Pereira Machado e m.er D. Maria da Silva.
Agradecendo a vossa disponibilização,
Vasco Jácome
Link directo:
RE: CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Janeiro
Caro Vasco
O processo de genere em questão deve apresentar a freguesia de nascimento do José Carneiro da Silva. Alguns processos têm relatos de testemunhas de Portugal, o que permite a reconstrução da vida da família em questão, tanto em Portugal como no Brasil. Vale a pena tentar consutá-lo. Estarei atento sobre os outros membros dessa família no Brasil. Informarei sobre alguma outra descoberta !
Abraços
Link directo:
RE: CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Janeiro
Caro Ricardo de Oliveira
Serve a presente para lhe agradecer mais uma vez as suas dicas, pois ontem recebi cópia do registo de nascimento José Carneiro da Silva. Graças às suas sugestões e às informações dadas pela Cúria de S. Paulo, foi-me finalmente possível localizar a origem portuguesa destes meus antepassados: Lama, Santo Tirso.
Foi assim alcançado um dos meus objectivos do lançamento deste tópico! Assim, quando tiver disponibilidade já tenho um ponto de partida para continuar as minhas buscas.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Link directo:
RE: CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Janeiro
Caro Ricardo de Oliveira
Serve a presente para lhe agradecer mais uma vez as suas dicas, pois ontem recebi cópia do registo de nascimento José Carneiro da Silva. Graças às suas sugestões e às informações dadas pela Cúria de S. Paulo, foi-me finalmente possível localizar a origem portuguesa destes meus antepassados: Lama, Santo Tirso.
Foi assim alcançado um dos meus objectivos do lançamento deste tópico! Assim, quando tiver disponibilidade já tenho um ponto de partida para continuar as minhas buscas.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Link directo:
RE: CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Janeiro
Tenho alguns dados sobre a descendência de um ramo dos Mena Barreto, descendentes de uma filha de Olimpia Estelita de Aguiar Giffenig e de Conrado Jacob de Niemeyer.
Se lhe forem úteis, pode contactar-me pelo nrleite@netc.pt.
Com os melhores cumprimentos
Nuno Rocha Leite
Link directo:
RE: CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Janeiro
Caro Vasco
Fiquei muito feliz em ter ajudado a um colega !
Este é o verdadeiro sentido da genealogia, ser um ponto de encontro !
Abraços
Ricardo
Link directo:
RE: CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Jane
Pegando carona no comentário, o título Moraes é onde está Prudente de Moraes, meu tio-trisavô, lado de mamãe.
fa
Link directo:
RE: CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Jane
E, no já agora, aproveito a sua própria boléia para perguntar se recebeu aquele apontamento sobre os Moreiras, no Entre-Douro-e-Minho...
Magalhães
Link directo:
RE: CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Jane
Recebi sim; desculpe-me a indelicadeza involuntária de não tê-lo agradecido (pensei que o tivesse feito; chegou-me na verdade quando eu estava fora de casa, em viagem).
Estou aos poucos montando o quebra-cabeças desses Moreiras, e mais essa peça parece-me que dá para encaixá-la pelos do Porto. No momento, estou escrevendo dois artigos numa área muito distante, mas assim que tiver um tempinho volto aos Moreiras, e posto algo no tópico correspondente.
(O que recebi tb, documental, e que vai para o tópico ``Cristóvão Doria,'' é um documento sobre um Doria algarvio em 1522.)
Grato, e novamente me desculpando,
fad
Link directo:
RE: CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Janeiro
Caro Vasco Jácome
Na informação de Nuno Rocha Leite vi a referência a Conrado Jacob de Niemeyer.
Penso que poderá haver alguma ligação com o que transcrevo dos manuscritos "Familas Canedo e Teixeira (da Vila da Feira), consultáveis na T.T.
"Domingos Teixeira Alves, filho de Domingos Teixeira e de sua mulher D. Maria Gonçalves, naturais do lugar de Quintela, freguesia de Stª Maria de Borba da Montanha Arcebispado de Braga, nasceu na mesma freguesia e ali casou com D. Quitéria Marinho filha de António Francisco Gonçalves e de sua mulher D. Maria Marinho.
Houve deste casamento
1) António Teixeira Alves que nasceu na freguesia de Stª Maria de Borba da Montanha e ali casou com D. Maria Marinha filha natural de D. Francisca Marinha.
Houve deste casamento
2)D. Francisca Amália nasceu na freguesia de Borba da Montanha a 8-1-1798 e m. m.
2)D. Francisca Amália Teixeira nasceu em Guimarães a 4-6-1799 e faleceu em Lisboa na freguesia do Coração de Jesus a 24-3-1883.
Casou na Vila da Feira com o major de engenharia do exército legitimista Carlos Henrique de Niemeyer filho de Conrado Henrique de Niemeyer, coronel de engenharia, que veio para Portugal contratado pelo Marquês de Pombal conjuntamente com outros oficiais para organizar o exército portugues,que nasceu em Hanover em 1745 filho do Tenente General de Cavalaria hanoveriana Jacob Conrado de Niemeyer e de sua mulher Isabel Baker, familias nobre daquele país.
Houve deste casamento único
3)Joaquim Carlos Teixeira de Niemeyer que nasceu em Lisboa e tendo ido para o Rio de Janeiro ali casou criando numerosa familia cujos membros tem ocupado no Brasil altas posições sociais e oficias."
Com os melhores cumprimentos
Carlos Leal Machado
Link directo:
RE: CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Janeiro
Caro Carlos Leal Machado
Agradeço-lhe a informação e a preocupação, mas não vejo qualquer relação entre os que refere e os que eu procuro.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Link directo:
RE: CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Janeiro
Um primo meu brasileiro (que eu não conheço de todo ), Carlos Alberto Cerqueira Lemos, num livro que publicou em 2005 ( "Viagem pela carne ", editado pela Edusp, São Paulo) refere esta família, como sendo seus antepassados, e indica, talvez fruto de uma tradição oral passada de geração em geração e que terá sobrevivido entre os descendentes brasileiros e não entre os descendentes portugueses, estes Carneiros como sendo da família dos Carneiros, Senhores da Ilha do Príncipe. Eu não tenho elementos que permitam estabelecer essa ligação.
Os elementos que possuo, até ao momento, são os seguintes:
José Carneiro da Silva, era natural do lugar de Porto (ou Quinta de Portos ), na freguesia de S. Miguel da Lama, hoje no concelho de Santo Tirso, tendo nascido a 19/2/1787. Era filho de José Carneiro da Silva Braga e de sua mulher Ana Maria da Silva, que casaram na freguesia da Lama a 29/3/1783. José Carneiro da Silva Braga, natural de Sequeirô, Santo Tirso (nasceu a 2/5/1759) era filho de Caetano da Silva e de Josefa Carneiro. Por sua vez, Ana Maria da Silva, nascida na Lama, Santo Tirso, a 5/4/1763, era filha de Manuel Pereira Machado e de Maria Josefa da Silva.
A Mãe de José Carneiro da Silva Braga, Josefa Carneiro, era por sua vez filha de António Carneiro e de Maria Pereira, ela natural de Sequierô e ela de Bente. Este António Carneiro era por sua vez filho de Francisco Carneiro, de S. Eulália de Palmeira, também do concelho de Santo Tirso. Já Maria Pereira era filha de Capitão António Gonçalves, de Bente, e de Domingas Pereira, de Landim.
Infelizmente, já não está entre nós quem poderia dar um contributo importante a esta investigação. No entanto, entendi colocar esta mensagem, na esperança de que alguém possa aparecer com elementos mais firmes do que os meus.
Com os meus cumprimentos,
Francisco Carneiro Pacheco de Andrade
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 nov 2024, 03:21