Brasão do Visconde de S. João de Nepomuceno

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Pessoas | Títulos

Brasão do Visconde de S. João de Nepomuceno

#100339 | rita carmo | 13 set 2005 11:08

Caros amigos,

Gostaria de conhecer a imagem do brasão de um antepassado da minha família, D. António Maria de Almeida, Visconde de S. João Nepomuceno, Título criado por D. Carlos I, Rei de Portugal, por decreto de 10-05-1894. Onde posso encontrar esta imagem? Ou se for possivel agradeço quem possa descrever as armas.

rita carmo

Resposta

Link directo:

RE: Brasão do Visconde de S. João de Nepomuceno

#185565 | ruicarmo | 21 fev 2008 09:50 | Em resposta a: #100339

Cara Rita Carmo:

Também procuro a imagem do brasão de D. António Maria de Almeida, sou bisneto de Eulália d'Almeida Sequeira, sobrinha do Visconde.
Tenho reunido alguns dados de pesquisa.
Se souber de mais alguma coisa, agradecia que me informasse.

Muito obrigado

Rui Carmo

E-mail: ruimorais@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Brasão do Visconde de S. João de Nepomuceno

#185599 | jpbabc | 21 fev 2008 16:01 | Em resposta a: #185565

Caros Rita Carmo e Rui Carmo,


Normalmente os titulares que vêm mencionados na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira consta a descrição completa das suas armas. Ora, no que concerne ao 1º visconde de S. João Nepomuceno (vol. XXVII, pág. 509), António Maria de Almeida (*1838 +2.12.1903) apenas refere que foi taquígrafo das Cortes e que exerceu as funções de chefe da respectiva repartição; foi membro do Partido Regenerador e colaborou em vários jornais políticos do seu tempo; além disso era capitalista e proprietário. Quanto à atribuição de brasão, nada consta.
Muitos titulares do séc. XIX não lhes foi concedido alvará de brasão de armas assim como muitos fidalgos de nomeada e com brasão, não tinham título nobiliárquico. De qualquer modo, poderá ir à Torre do Tombo e investigar este assunto nos registos do Cartório da Nobreza.

Sobre um assunto semelhante consulte http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=129965

Os meus cumprimentos,
José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Brasão do Visconde de S. João de Nepomuceno

#185625 | ruicarmo | 21 fev 2008 18:50 | Em resposta a: #185599

Caro José Pedro Castro:

Quero agradecer a sua mensagem com o respectivo esclarecimento.
O meu avô, que era sobrinho neto desconhecia de qualquer brasão em relação ao tio e quase afirmava que ele só tinha o título atribuído pelo Rei D. Carlos.
Havia dúvidas a esse respeito connosco e daí a nossa pergunta.

Os meus melhores cumprimentos

Rui Pires

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 jun 2024, 15:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen