Família Trindade, de Lagoa Algarve

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Trindade, de Lagoa Algarve

#101071 | paguiar | 21 set 2005 20:32

Caros confrades

FRANCISCO JOAQUIM DA TRINDADE – filho legítimo de António da Trindade e de sua m.er Maria de São José, ambos nat. e m.ores em Tavira, freg. de Santa Maria, e aí cas. a 24.VI.1768 – nasc. a 20.XII.1778 também em Tavira, sendo bapt. a 31 do mesmo mês na Colegiada de Santa Maria, Matriz da cidade.
Em Janeiro de 1831 era Tabelião do Judicial e Notas, aparentemente em Portimão.
Antes de 1827 cas. c. BRITES PERPÉTUA, de Vila Nova de Portimão, com quem foi m.or em Silves (era-o em 1827 e 1854), filha de JOÃO NEPOMUCENO e de MARIA CAETANA, que se dizia serem também naturais de Vila Nova de Portimão.
Um filho do casal FJT e BP nasc. a 26.II.1827 e foi bapt. a 1.III.1827 na Sé de Silves, onde viviam. Deste filho descendem os Trindade de Lagoa

Quando há anos fiz as minhas buscas, sempre à pressa e incompletas, nunca consegui encontrar:
- o casamento de Francisco Joaquim da Trindade com Brites Perpétua (eventualmente numa das freguesias de Portimão);
- nem o baptismo desta Brites Perpétua (talvez também em Portimão);
- ou o casamento de João Nepomuceno com Maria Caetana (nat.ais de Portimão).

Não só gostava de descobrir o casamento de Francisco Joaquim da Trindade com Brites Perpétua, mas principalmente o baptizado desta e o casamento de seus Pais para poder continuar a recuar neste ramo da minha ascendência.

Agradeço a quem tiver informações sobre esta questão

NOTAS:
No Catálogo dos Decretos do Extinto Conselho da Guerra – ANTT – encontrei em tempos o seguinte sobre um João Nepomuceno, mas não sei se será o “meu”:
- Dec. de 6.XII.1808 – confirmando a promoção feita por despacho da Junta do Governo do Algarve (ou por nomeação do Conde Monteiro-mor ?) do Sargento JOÃO NEPOMUCENO para Alferes da 1.ª Companhia de Granadeiros do Regimento de Infantaria N.º 2;
- Dec. de 6.II.1826 – determinando que (o mesmo ?) JOÃO NEPOMUCENO, 1.º Sargento do Regimento de Artilharia N.º 1, passasse para 2.º Tenente do Regimento de Artilharia N.º 3

Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Família Trindade, de Lagoa Algarve

#122544 | paguiar | 11 jul 2006 16:38 | Em resposta a: #101071

Renovo o pedido
dirigido essencialmente a todos aqueles que ultimamente têm "vasculhado" mais pormenorizadamente os paroquiais de Portimão e freguesias vizinhas (finais de 1700 até 1827).

O filho do casal Francisco Joaquim da Trindade e de Brites Perétua que mencionei na intervenção de 21-09-2005 e que nasc. a 26.II.1827, foi o Comendador Teófilo José da Trindade, muitos anos Presidente da Câmara de Lagoa.
Aproveito para perguntar também se alguém sabe se Francisco Joaquim da Trindade e sua mulher tiveram mais filhos além deste Teófilo, e quem foram ?

Antecipadamente grato
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Família Trindade, de Lagoa Algarve

#123097 | jvaldeira | 19 jul 2006 03:15 | Em resposta a: #101071

Caro António Pimenta de Aguiar

Relativamente aos João Nepomuceno, existiram de certeza muitos nessa época e região, tal como na instituição militar em geral. Como certamente saberá o Nepomucemo não era exactamente um apelido mas sim um prolongamento do nome de baptismo - de evocação religiosa (S. João Nepomuceno). Por vezesestes J.N. tinham também um apelido outras vezes não o tinham/usavam ou era omitido.
Interesso-me pelos João Nepomuceno porque tenho um antepassado por afinidade do mesmo nome, nascido em Lagos em 1837, que "herdou" o nome do padrinho João Nepomuceno Corsino.
Encontrei em paroquiais de Lagos menção a um João Nepomuceno Corsino (o mesmo?) que era músico de Infantaria 15.
Na monografia de Lagos refere-se também um João Nepomuceno Jardo, cabo de esquadra e um Capitão João Nepomuceno Ataíde que morreram na guerra Peninsular (ambos de infantaria 2).
Ainda outros militares do mesmo nome (desconheço se com ligação ao Algarve) constantes dos "Oficiais d' El-Rei D.Miguel" e que portanto integraram as tropas Realistas durante as lutas liberais:
Um 1º Tenente e um 2º Tenente do Regimento de Elvas, um alferes da polícia de Lisboa, 2 alferes que eram já falecidos à data da Convenção de Évora-Monte (J.N. Inglês e J.N. Cordeiro Figueira, de Caçadores 8 e 7 respectivamente), um Capitão de Artilharia 3 (J.N.da Fonseca) dois brigadeiros (J.N. de Mello e J.N.Vieira) e um quartel mestre de Inf 16 (J.N. Zevedo).
Também encontrei um J.N. que casou em Lagos S.Sebastião 1777 com uma Maria Jacinta...
Espero não o ter baralhado com tantos dados fragmentados! :) Talvez algum seja útil...
Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Trindade, de Lagoa Algarve

#123145 | paguiar | 19 jul 2006 20:07 | Em resposta a: #123097

Caro Jorge Valdeira
Obrigado pela sua colaboração.

Também em tempos tive a curiosidade de "recolher" alguns João Nepomuceno que encontrei relacionados com o Algarve, área geográfica potencialmente ligada ao "meu" J.N.

Além dos que referi em Notas na abertura deste tópico, posso acrescentar mais um à sua lista:
- João Nepomuceno Pestana Girão - capitão da 4.ª Companhia do Regimento de Milícias de Tavira em 1825/26 (vid. ANTT, Catálogo dos Decretos do Extinto Conselho da Guerra), e que tinha o mesmo posto de capitão em 29-IX-1833 (já não sei de onde tirei esta última informação).

Da lista que aqui colocou, o único que me "cheira" poder estar relacionado com o meu, será o que casou em 1777 em S. Sebastião, Lagos, com Maria Jacinta, podendo cronològicamente terem sido progenitores do meu J.N. que, do seu casamento (?) com Maria Caetana, teve Brites Perpétua casada antes de 1827 com Francisco Joaquim da Trindade, meu tetravô.

Terei que investigar, o que presentemente para mim não é fácil por os registos paroquiais estarem no ANTT e eu viver no Alentejo.
De qualquer forma agradeço a informação.

Esta é uma lacuna que tenho nas minhas investigações sobre os Trindade, de Lagoa, cuja varonia é oriunda de Tavira.
Eram pessoas humildes, tanto quanto consegui recuar. Um desses meus antepassados e um seu irmão (séc. XVIII) foram marentes e sua Mãe era filha de um moleiro.
Já na segunda metade do sèc. XVII viviam em Tavira, mas não é fácil recuar mais do que esta época por não existirem livros paroquiais anteriores ... e referências em documentos oficiais deverão ser inexistentes.

Curiosamente encontrei uma D. Maria Ângela da Trindade, nat. de Tavira, S. Tiago (cf. Costados Alentejanos II - de António Pestana de Vasconcellos, p. 125, árv. 53, N. 57), filha de um Sebastião da Trindade (e de Ana da Conceição), que terá vivido (o Pai) por meados de Oitocentos e que será com certeza descendente (ou sobrinho) de outro Sebastião da Trindade, irmão daqueles dois mareantes e casado com uma Maria Rita antes de 1794.

Aqui ficam mais estes apontamentos para aguçarem a curiosidade de quem os ler e, quem sabe, tenha mais alguma coisa a acrescentar

Mais uma vez obrigado
Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Família Trindade - Tavira

#124144 | rmfrp | 02 ago 2006 23:31 | Em resposta a: #123145

Caro António Pimenta de Aguiar:

Tenho alguns elementos soltos sobre Trindades de Tavira que abaixo indico, esperando que lhe sejam úteis:

1. D. Maria Ângela da Trindade c. c. José Luís Contreiras. Filho:
-- 2. José António da Trindade Contreiras, n. Santa Maria, Tavira, c. c. D. Sebastiana de Jesus Ascensão, n. Sé, Faro. Filho:
----- 3. José Aboim de Ascensão Contreiras (1895-1975).

1. Major Manuel da Trindade Franca c. c. D. Francica da Graça. Filha:
-- 2. D. Maria Francisca da Trindade c. c. Cap. Francisco Gonçalves de Matos Arez. Filhos:
----- 3. José de Arez e Matos da Trindade c. c. (Santa Maria, Tavira, 14.01.1830, disp. 2/3 gc) D. Ana Rosa Colaço, filha do Alferes Sebastião da Trindade e Franca e de D. Isabel Colaço, neta paterna de Sebastião da Trindade e Catarina da Franca. [pelo grau da dispensa estes últimos devem ser os pais do Major Manuel da Trindade Franca]
----- 3. D. Catarina Máxima da Franca Arez c. c. Jerónimo Vicente Vizetto.

1. Cap. Miguel da Trindade, n. Tavira, c. c. D. Francisca Bibiana, n. Lisboa. Filho:
-- 2. José da Trindade, n. Tavira, c. c. D. Antónia das Dores, n. Moncarapacho. Filho:
----- 3. Miguel da Trindade Franca, n. Luz de Tavira, c. c. (Cacela 24.10.1849) D. Inácia da Silva Soromenho, n. Cacela.

1. José da Trindade, n. Luz de Tavira,viúvo [pode ser o mesmo José da linha anterior], c. c. (Cacela 26.03.1835) D. Maria Isabel.


Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Trindade - Tavira

#124411 | paguiar | 06 ago 2006 20:02 | Em resposta a: #124144

Caro Rui Pereira
Obrigado pelas suas informações

Na verdade já conhecia a sua primeira referência (a D. Maria Angela da Trindade) que é a que referi na minha intervenção de 19/07 p.p.
A sua segunda referência (ao major Manuel da Trindade Franca c.c. D. Francisca da Graça) também a tinha retirado das intervenções dos nossos confrades Maria Manuela Pereira e Tiago Faro Pedroso no tópico “Arez de Tavira”.

Quanto ao capitão Miguel da Trindade e ao José da Trindade (suas 3.a e 4.a referências no presente tópico) são para mim novidade.

No meio de tantos “Trindade” de Tavira, haverá certamente alguma relação de parentesco com os meus, dos quais tenho procurado informações neste tópico.
Destes, os mais recuados que consegui identificar, são os que abaixo exponho

I JORGE FERRAZ – nat. de Tavira, onde terá nascido por meados de Seiscentos, e já tinha falecido em Junho de 1710.
Cas. c. MARIA DA CONCEIÇÃO, também nat. de Tavira, ainda viva naquela data, tendo ambos sido fregueses da Matriz de Santa Maria daquela cidade.
Tiveram:
------- 1(II) António da Trindade Ferraz – que segue

II ANTÓNIO DA TRINDADE FERRAZ – nat. de Tavira e aí morador na freg. de Santa Maria, em cuja Igreja de S. Pedro Gonçalves Telmo cas. a 16.VI.1710 c. JOANA DE CRISTO, também dali nat. e freguesa, filha legítima de André Domingues e de Bárbara do Rosário, já falecida nesta data.
António da Trindade e sua m.er foram já tinham ambos falecido em Janeiro de 1742.
Tiveram:
------- 1(III) Manuel da Trindade – que segue

III MANUEL DA TRINDADE – nasc. a 21.II.1716 e foi bapt. a 10.III. na Matriz de Santa Maria de Tavira.
Sendo solteiro, cas. a 14.I.1742 na Matriz de Santiago de Tavira c. JOANA (TERESA) DO ESPÍRITO SANTO, da mesma freguesia, também solteira, filha legítima de Pedro Gonçalves, moleiro, e de sua m.er Catarina Fernandes, ambos também daquela freguesia de Tavira e aqui cas. a 4.II.1705 na Matriz de Santa Maria; neta pat. de Cristóvão de Matos e de Ana Gonçalves, naturais e vizinhos da cidade de Tavira; e neta mat. de João da Veiga, nat. da vila de Mértola, e de Maria da Conceição, também de Tavira.
Manuel da Trindade e Joana do Espírito Santo tiveram:
------- 1(IV) António da Trindade – que segue
------- 2(IV) Catarina – nasc. a 30.V.1747 e bapt. a 7.VI. na freg. de Santa Maria de Tavira.
------- 3(IV) Sebastião da Trindade – nat. de Santa Maria de Tavira, cas. c. Maria Rita, filha de José Gonçalves e de Ana Maria, todos da mesma freguesia. Foram pais de:
-------------- 1(V) António – nasc. a 11.VI.1794 e foi bapt. a 19 seguinte na Igreja da Misercórdia de Tavira, que servia de Matriz de Santa Maria.
------- 4(IV) José da Trindade – nat. de Santa Maria de Tavira, foi mareante e cas. c. Mariana da Ajuda, filha de Manuel de Brito e de Maria Joaquina, todos daquela freguesia. Foram pais de:
-------------- 1(V) Maria – nasc. a 1.I.1799 e foi bapt. a 8 seguinte em Santa Maria de Tavira.

IV ANTÓNIO DA TRINDADE – nasc. a 13.XII.1742 e foi bapt. a 21 do mesmo mês na freg. de Santa Maria de Tavira.
Foi mareante como seu irmão José e, sendo solteiro, cas. a 24.VI.1768 na sua freguesia natal c. MARIA DE SÃO JOSÉ, também solteira, nasc. a 18.III.1746 e bapt. a 26 seguinte na mesma freg. de Santa Maria, filha legítima de António Fernandes, nat. da freg. do Salvador da vila de Serpa, e de sua m.er Maria do Rosário, daquela mesma freg. de Santa Maria de Tavira e aí moradores; neta pat. de Miguel Dias e de Maria Ramos, naturais de Serpa; e neta mat. de Tomás Pereira e de Sebastiana do Rosário, também naturais de Tavira. Tiveram:
------- 1(V) Francisco Joaquim da Trindade – cas. c.g

Talvez a partir destes meus apontamentos se consiga estabelecer ligações aos já aqui postos neste forum.

Com os melhores cumprimentos
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Família Trindade - Tavira

#124675 | rmfrp | 10 ago 2006 20:09 | Em resposta a: #124411

Caro António Pimenta de Aguiar:

Muito obrigado pelos dados que aqui colocou. Não deixarei de informar caso encontre novas informações relativas a esta família.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Trindade - Tavira

#127919 | paguiar | 10 set 2006 01:17 | Em resposta a: #124675

Caro Rui Pereira

Agradeço a sua colaboração e também a do Jorge Valdeira, que só agora faço por ter estado ausente de férias, mas afinal, com duas visitas feitas à TT, acabei por esclarecer não só a identidade do "meu" João Nepomuceno, pai de Brites Perpétua, como ainda a data de nascimento desta.

Trata-se de João Nepomuceno da Silva Jaques de Paiva, já incluído na BD do GENEA, que teve de uma Maria Catarina Malveiro (e não Maria Caetana), solteira e filha de José da Costa Malveiro e de Catarina Maria, naturais e m.ores em Portimão, a referida Brites Perpétua, ali nasc. a 15.XI.1786.

O registo de batismo desta Brites é curioso e identifica a sua filiação, apesar de ser habitual a menção de "filha de pai incógnito". É que o Prior que a baptizou declara no assento que "nomeio neste termo o nome do Pai, não só pela publicidade que corre, mas pela sua própria confissão a varias pessoas, e a mim".

O seu nome esteve inscrito no assento até Fevereiro de 1809, tendo sido riscado nesta altura em cumprimento dum despacho de 4 do mesmo mês de D. Francisco Gomes do Avelar, Bispo do Algarve, na sequência dum requerimento nesse sentido daquele João Nepomuceno.

Mas apesar de riscado, o então Prior da Matriz transcreveu no fim do livro o requerimento de João Nepomuceno a D. Francisco Gomes, onde ele acaba por esclarecer o ocorrido "haverá 21 ann.s".

Curiosamente, constatei também que o Prior que havia redigido o termo de baptismo e a quem João Nepomuceno havia confessado aquela paternidade, falecera recentemente a 29.VI.1808, e que logo a 11.IV.1809, dois meses depois do despacho do Bispo do Algarve, João Nepomuceno da Silva Jaques de Paiva estava na mesma Matriz de Portimão a casar c. D. Maria José Mascarenhas de Mendonça Pessanha.

Fica assim esclarecida esta lacuna da minha ascendência.

Só não tive tempo ainda para procurar se João Nepomuceno e sua m.er D. Maria José tiveram descendência, ou se a "minha" Brites Perpétua, apesar de filha natural, terá sido a única filha dele.

Um abraço do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Família Trindade - Tavira

#128103 | rmfrp | 11 set 2006 23:56 | Em resposta a: #127919

Caro António Pimenta de Aguiar:

São muito interessantes as informações que trouxe aqui ao Fórum. Estive a verificar o que consta na base de dados da GP e creio não ter dados adicionais. Em particular não sei qual o entroncamento exacto entre João Nepomuceno da Silva Jaques de Paiva e os nossos ascendentes comuns do ramo Oliveira Jaques.

Outros participantes do Fórum terão certamente mais informação sobre estas famílias, nomeadamente quanto aos Malveiros.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

D. Efigénia Maria Leocádia Campos

#190305 | roberto lopes | 30 mar 2008 16:09 | Em resposta a: #127919

Caro António Pimenta de Aguiar:

Encontrei o casamento da sua Ifigénia Leocádia Conceição Rocha que consta como D. Efigénia Maria Leocádia Campos cc Cap. António Soares de Carvalho Fradesso:

http://www.rebordelo.net/genealogia/scans/Faro-Lagoa/mf463/I5/Lagoa-mf463-I5fl010.png

E pela informação que dá o assento ela é neta materna dos "meus" e também "seus":

Felipe Ribeiro cc Maria da Conceição

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=635508

Ora o "nosso" Felipe Ribeiro é irmão do FSO João Fernanodes da Veiga bisavô da Viscondessa de Messines, sendo portanto os trisavós da mesma nossos antepassados.

Os "nossos" Felipe Ribeiro cc Maria da Conceição, foram pais de pelo menos:

- D. Ana Antónia cc Cap. de Ordenanças de Lagos António José Maia, natural de Arvelos, Porto (f.º de Serafim de Campos e de Teresa de Jesus, ele é natural de Arvelos, Porto)
- D. Joaquina Teresa cc Cap. Caetano Domingos Campos (f.º de Serafim de Campos e de Teresa de Jesus, ele é natural de Arvelos, Porto) - os seus antepasados)
- Maria da Conceição cc I José Fernandes Carrilhos cc II José Luís Pargana (sou descendente do 2.º casamento)

É importante salientar que o Jose Luis Pargana é parente ainda proximo de 2 FSO (veja o tópico Parganas de Lagos)

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: D. Efigénia Maria Leocádia Campos

#191850 | paguiar | 09 abr 2008 19:23 | Em resposta a: #190305

Caro parente
Roberto Lopes

Muito lhe agradeço não só toda a informação da sua mensagem, de alguma forma complementar dos meus apontamentos, mas principalmente o registo de casamento de meus antepassados António Soares de Carvalho Fradeço e sua m.er Efigénia Maria Leocádia Campos, que eu tinha e tenho como Efigénia Leocádia da Conceição (da Rocha ?) Campos, isto retirado de registos paroquiais que há anos consultei na TT.

Sobre o cap. António Soares de Carvalho, fiz em tempos um resumo do seu processo individual existente no Arquivo Histórico-Militar de Lisboa (Santa Apolónia) que em 28-02-2005 coloquei no tópico "Famílias de Lagoa Algarve" sob o sub-tópico "Ascendência do Cap. António Soares de Carvalho".
Relativamente a este e à sua ascendência, o que sei é o que tenho retirado de várias intervenções deste Fórum.

Relativamente a sua mulher, encontrei-a em diferentes registos da sua descendência como Efigénia Maria da Rocha Campos ou Efigénia Leocádia da Conceição Campos.
Não sei de onde lhe veio o "Rocha", mas talvez tenha sido confusão de quem forneceu os nomes para os assentos paroquiais ou do próprio pároco que os redigiu.

Seu pai, o capitão Caetano Domingos de Campos, tenho-o como natural de Santa Maria de Alvarelos (e não Arvelos), Porto; e sua mãe Joaquina Teresa, tenho-a como Joaquina Teresa da Conceição.

Seus avós paternos, Serafim de Campos e Teresa de Jesus, tenho-os como naturais: ele de S. Cristóvão de Muro, bispado do Porto; e ela de Alvarelos.

Consultando a BD do Genall verifiquei agora que já estão inseridos os casais António Soares de Carvalho com Efigénia Leocádia da Conceição Campos e os pais desta: Caetano Domingos de Campos e Joaquina Teresa (da Conceição), embora a ligação não esteja ainda feita.
Refiro que nenhum destes elementos inseridos na BD foram fornecidos por mim, desconhecendo por isso a fonte dessas informações.

Tenho pena de não ter a disponibilidade necessária para completar todos os meus apontamentos com consultas nos arquivos respectivos, nomeadamente na TT, por isso tenho vindo a completar os elementos mais recuados da minha costela algarvia com várias e muito boas intervenções que têm surgido neste Fórum, incluindo as suas.

Por essas e por esta última a que estou a responder, o meu muito obrigado.

Um abraço do parente
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Família Trindade - Tavira

#192884 | alexed | 17 abr 2008 13:46 | Em resposta a: #124144

Caro Sr. Rui Pereira
Novo nestas andanças de genealogias só agora encontrei a mensagem enviada ao Sr. A P Aguiar em 28/02/2006 sobre a familia Trindade de Tavira. Pelo que leio, dá-
-me ideia de que, na ocasião, não haveria referência a outro filho do casal Maria Angela/José Luis além do referido José António. Acontece que existiu, de nome Luis
Augusto, Tenente da Administração Militar, que fez comissões em S.Tomé e Moçam-
bique, e também na Escola Prática de Cavalaria em Torres Novas, onde faleceu a
21 de Abril de 1908. O Tenente Luis Augusto tinha casado a 22 de Maio de 1907 em
Lisboa na igreja de S.Domingos ( Santa Justa e Rufina ) com Agripina Baptista de
Deus Oliveira Contreiras, natural e residente em Torres Novas. Quando da morte do
Tenente o casal tinha uma filha de nome Maria Luisa Trindade de Oliveira Contreiras
a qual não casou e faleceu em 1964. Já no ano passado, quando começei a organi-
zar a minha árvore, eu lancei dados sobre o Tenente Luis Augusto na Base de Dados
da GENEA e isto porque eu sou filho do segundo casamento de Agripina Baptista,
realizado em 1915 com um primo direito, Augusto Moita de Deus, advogado. Eu
lembro-me bem de ter conhecido muitos familiares do Tenente Luis Augusto, pois
foi sempre mantido um contacto frequente, e havendo entre todos muita amizade
e carinho. A minha Mãe era ara todos a Tia.
Sendo o que se me oferece dizer de momento, creia-me atentamente
Alexandre Moita de Deus

Resposta

Link directo:

RE: Família Trindade - Tavira

#192971 | rmfrp | 17 abr 2008 22:32 | Em resposta a: #192884

Caro Alexandre Moita de Deus:

Muito obrigado pelas informações que trouxe a este Fórum.

Não tinha, de facto, referência das pessoas que refere. Os dados de que disponho (os mesmos que tinha em 2006) são muito limitados, uma vez que nunca estudei especificamente a família Trindade e apenas registei alguns dos seus membros por ligações a outras famílias. Cheguei ao ramo Trindade Contreiras ao pesquisar os Aboim Ascensão, com quem tenho parentesco afastado.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 jun 2024, 23:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen