Procuro ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Procuro ajuda

#101104 | kayteeh | 22 set 2005 10:03

Bondia,
Desculmen a escriture mas nao sei escrever portugues muito bem.
Comecei a fazer a arvore genealogica da minha familha mas nao consigo ter uma photocopia de uma certidao para o meu falecido avo. Nao conheco a palavra em portugues. em frances chamasse CERTIFICAT DE DECES.
Alguem pode ajudarme?

O seu nome é Antonio Antunes Da Costa, nasceu en 3 fevereiro 1924 no carregal do sal, freguesia oliveira do conde (conselho de viseu). Casou com Edite Krujer pinto de carvalho. Pai: Diamantino da costa, Mae: Maria dos prazeres antunes.
Faleceu en 11 de maio 1987 (o 1986). Foi enterrerrado em oliveira do conde.

Espero que alguem me possa ajudar...

Kayteeh x

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda

#101107 | zgomes | 22 set 2005 11:08 | Em resposta a: #101104

Kayteeh x,

É possivel pedir uma certidão de óbito (CERTIFICAT DE DECES) através da internet.

http://certidoes.portaldocidadao.pt/certidoesOnLine/HtmlFinal/certidoes.jsp

Clique em "Certidão de Registo Civil",

depois em Distrito de Viseu

e finalmente na Conservatória do Registo Civil de Carregal do Sal.

Sugiro que peça uma Certidão de Nascimento em Carregal do Sal, uma vez que tem a data exacta do nascimento, e na certidão de nascimento estará garantidamente averbada a data e o local da morte.

Boa sorte.

Cumprimentos
J. Gomes

PS-Sei que as regras só permitem a divulgação de links externos com autorização dos webmasters. Peço por isso autorização ao Genea para divulgar este que é certamente útil a todos os genealogistas...

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda

#101150 | sborbav | 22 set 2005 21:13 | Em resposta a: #101104

Boa tarde.
Meu nome é Stuart de Borba e Veloso, nascido em Fortaleza, capital do Ceará.
Estou tentando levantar dados para a árvore genealógica de minha família.Sei que meu bisavô nasceu em Portugal. Veio para o Brasil onde se casou, teve filhos e morreu. Tenho alguns dados de seu nascimento e o nome de seus pais, mas não estou coseguindo ir além disso.
Seu nome era:
João dos Santos Melo.
Nasceu no dia 26 de outubro de 1860 em Portugal. Não sei a cidade.
Seus pais eram:
Antonio dos Santos Melo e
Maria da Glória Melo.
Se souberem como e aonde posso encontrar mais informações sobre eles, favor entrar em contato comigo.
Agradeço antecipadamente.
Stuart.

Resposta

Link directo:

Vai precisar ... mas principalmente da sua.

#101411 | victorferreira | 25 set 2005 17:52 | Em resposta a: #101150

Caro Veloso,
Se não sabe a 'cidade', dificilmente alguém o pode ajudar.
O que deve procurar em relação à origem do seu bisavô é:
- a localidade de origem (porque pode não ser uma cidade, mas uma vila ou aldeia, ou mesmo um bairro),
- ou uma Freguesia = Paróquia (que é em geral um conjunto de localidades),
- ou quando muito um Concelho = Município (que é um conjunto de Freguesias)
- ou em último recurso, e já acrescentando sérias dificuldades à pesquisa, um Distrito = Estado (que é um conjunto de Concelhos)].
Descobrir a antiga designação de 'Província' só poderá ajudar em circunstâncias muito especiais ou ajudado por um golpe de sorte dos antigos!
Como sair deste aparente bêco?
Procure informações que o levem à chegada do seu bis ao Brasil.
Em que PORTO entrou? Em que DATA chegou? Em que NAVIO viajou ?(estas duas perguntas/respostas podem ser determinantes) Que registos se fizeram à sua chegada; o que lá dizia sobre a sua origem? Em que consulado/embaixada esteve 'matriculado'? Por quê cidades viveu? Onde lhe foi passado o primeiro documento 'brasileiro'? Que dados preservam nessa entidade sobre esse registo?
Procure também com os seus parentes mais velhos - avôs e tios-avôs, filhos do João dos Santos Melo (se os tiver ...) - ou com os seus descendentes para ver se não têm cartas antigas, envelopes, fotografias com dedicatórias atrás, histórias contadas de lembranças do bis de Portugal (festas, nomes de terras, enfim, referências que possam apontar uma determinada região como mais provável, na falta de outros dados).

O nome Melo está muito (embora nem por sombras 'exclusivamente') associado à Beira Alta. Há uma terra e muitas famílias com esse nome originárias daí. Só que a BA tem os Distritos de Viseu e Guarda, cada um com o seu conjunto de Concelhos e Freguesias e os respectivos milhares de livros paroquiais dessas Freguesias todas. Imagine lá o que seria ver um a um ...

Por isso, mão à obra a tentar descobrir os dados que lhe apontei como necessários. Quando tiver mais olguma pista sobre origem geográfica, volte ao Forum.
Cumprimentos
VF

Resposta

Link directo:

RE: Vai precisar ... mas principalmente da sua.

#101907 | sborbav | 01 out 2005 18:20 | Em resposta a: #101411

Sr. Victor Ferreira.
Agradeço muito sua atenção e principalmente as dicas que foram-me dadas.
Fui ingênuo em tentar descobrir algo sobre meu bisavô com tão poucos dados.
Mas foi o ímpeto de tentar descobrir tudo rápido.
Já estou tentando descobrir mais dados sobre meu bisavô.
Mais uma vez obrigado.
Saudações.
Stuart.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 jun 2024, 22:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen