Ignácia Maria de Resende , Santa Marinha do Zêzere

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Ignácia Maria de Resende , Santa Marinha do Zêzere

#101584 | macp | 27 set 2005 21:22

Em Santa Marinha do Zêzere ( S. Pedro), já me tinha surgido I(g)nácia Maria de Resende, mãe de Maria I(g)nácia da Cunha (n. esta em 1763). Agora, no assento de casamento com Jerónimo Pereira da Cunha ( 1751) o nome aparece mais completa : I(g) nácia Maria de Resende Carneiro e Coutinho, filha de António Ferreira Nunes e Maria Pinto e isto surpreende-me por não ter nenhum dos apelidos dos pais. Outra surpresa: Testemunhas – e não padrinhos ou a ideia será igual – Félix Coutinho da Cunha e Diogo de Moura Coutinho. Pergunto se estes terão alguma ligação aos indivíduos que encontrei na obra “Pinto e Moura Coutinho de Santa Marinha do Zêzere”, de Manuel Abranches Soveral e se, portanto, se Ignácia também a terá.
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Ignácia Maria de Resende , Santa Marinha do Zêzere

#290944 | jaboo | 12 nov 2011 02:46 | Em resposta a: #101584

Cara Maria A. Pinto,

Já lá vão 6 anos desde a sua mensagem ... conseguiu encontrar a ascendência da sua "Inácia Maria de Resende Carneiro e Coutinho", filha de António Ferreira Nunes e Maria Pinto?
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Ignácia Maria de Resende , Santa Marinha do Zêzere

#290957 | macp | 12 nov 2011 16:12 | Em resposta a: #290944

Boa tarde, caro João Braz: pois, foi correndo o tempo, sem nos darmos conta; encontrei sim, encontrei os avós e bisavós. Está interessado nesses indivíduos? Faça o favor de dizer. Cumprimentos. Maria Alexandrina Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Ignácia Maria de Resende , Santa Marinha do Zêzere

#290972 | jaboo | 12 nov 2011 19:58 | Em resposta a: #290957

Cara Maria,

Sim estou interessado porque os Moura Coutinho também são familiares meus. Se me der os avós e bisavós da Inácia, talvez os possa entroncar nos que eu tenho e quem sabe até lhe poderei dar mais antepassados.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Ignácia Maria de Resende , Santa Marinha do Zêzere

#291006 | macp | 13 nov 2011 16:38 | Em resposta a: #290972

Caro João Braz: com certeza, com todo o gosto, embora eu ache que os meus antepassados eram pessoas modestas, mas podem muito bem ter-se cruzado.
Eis os dados - Ignácia Maria de Resende nasceu a 9 de Setembro de 1737 em Santa Marinha do Zêzere.
ou Ignácia Maria de Resende Carneiro e Coutinho (assento de casamento).
Poderia ter nascido em S. Pedro, donde os pais eram naturais também.
Baptizada a 15 de Setembro de 1737.
Padre: Carlos da Cunha Coutinho.
Padrinhos: Domingos Ferreira Coutinho e sua irmã Maria, solteira.
Casou com Jerónimo Pereira - da Cunha, no assento de casamento (Jerónimo nasceu a 19 de Março de 1730 em Santa Marinha do Zêzere)- a 24 de Maio de 1751 em Santa Marinha do Zêzere.
Padrinhos de casamento:
Félix Coutinho da Cunha e Diogo de Moura Coutinho.
Filha de António Ferreira
ou António Ferreira Nunes ( assentos de baptismo e de casamento da filha), já defunto à data do casamento desta, 1751
nasceu 1 de Janeiro de 1697 em S. Pedro - Santa Marinha do Zêzere
CT: "sem impedimento algum mais do que o de em terceiro e quarto grau de consanguinidade como me constou por uma sentença que me apresentaram do muito reverendo Doutor Provisor deste Bispado ..."
Padre: Domingos Ferreira Coutinho " meu paroquiano de minha licença e das testemunhas..."
Testemunhas: Domingos Pereira e Manuel Pinto, de S. Pedro
bap:
Padrinhos - Manuel Monteiro e Maria Carneiro, solteira, ambos de S. Pedro, Santa Marinha do Zêzere
e de
Maria Pinto ( n. 15 Dez 1707, em S. Pedro, Santa Marinha do Zêzere.)
neta paterna de António Ferreira Nunes e de Guiomar Carneiro ( n. maio de 1674) , ambos de Santa Marinha do Zêzere ( casaram a 14 Dez de 1693)
neta materna de
Manuel Pinto Monteiro nasceu em S. Pedro - Santa Marinha do Zêzere. Faleceu a 26 de Dezembro de 1753 em S. Pedro - Santa Marinha do Zêzere. Manuel casou com Sebastiana de Resende a 9 de Novembro de 1711 em Santa Marinha do Zêzere.
Bisavós (pais de António Ferreira Nunes): António Ferreira e Páscoa Nunes (Carneiro), ambos de S. Pedro, casaram a 6 de Julho de 1659, em Santa Marinha do Zêzere
( pais de Guiomar Carneiro) : Domingos Francisco e Senhorinha Carneiro, também de S. Pedro, casaram a 28 de Abril de 1661, em Santa Marinha do Zêzere.
( pais de Manuel Pinto Monteiro) : João Monteiro e Ana Pinto, ambos de S. Pedro, Santa Marinha do Zêzere
( pais de Sebastiana de Resende) : António de Resende e Domingas Jorge, ambos de S. Pedro, Santa Marinha do Zêzere, casaram a 7 de Dez de 1673
Espero não me ter baralhado. São os dados que tenho. Espero que lhe sejam úteis.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ignácia Maria de Resende , Santa Marinha do Zêzere

#291054 | jaboo | 14 nov 2011 00:25 | Em resposta a: #291006

Cara Maria,

Obrigado por esses dados que vêm confirmar que Ignácia Maria de Resende Carneiro e Coutinho descende de facto dos "Pinto Moura Coutinho" de Sta Marinha de Zêzere.
Tem no entanto 2 erros nos seus dados:

António Ferreira e Páscoa Nunes casaram a 6 de Julho de 1657 (e não 1659)
Domingos Francisco e Senhorinha Carneira (essa do lugar da Granja) casaram a 28 de Abril de 1665 (e não 1661), tendo ela então apenas 15 anos pois nasceu em 1650!

Combinando os seus dados com os meus, eis uma ascendência mais completa de Ignácia Maria de Resende Carneiro e Coutinho:

1- Ignácia Maria de Resende Carneiro e Coutinho

Pais
2- António Ferreira Nunes (1.1.1697)
3- Maria Pinto (15.12.1707)

Avós paternos
4- António Ferreira Nunes casado a 14.12.1693 com
5- Guiomar Carneiro

Avós maternos
6- Manuel Pinto Monteiro, fal. 26.12.1753 e casou a 09.11.1711 com
7- Sebastiana de Resende, bp 3.10.1677 (padrinhos Diogo de Carvalho e sua tia Jeronima de Carvalho)

Bisavós paternos
8- António Ferreira casou a 6.7.1657 com
9- Páscoa Nunes
10- Domingos Francisco, viúvo casou a 28.4.1665 com
11- Senhorinha Carneiro, do lugar da Granja, bp 13.2.1650 (padrinhos João Camelo e Mariana, filha de Francisco de Carvalho, da Granja)

Bisavós maternos
12- João Monteiro (deve ser o João Monteiro filho de Luísa Monteira, padrinho em 1673)
13- Ana Pinto
14- António de Resende, de S.Pedro, filho natural, bp 14.2.1648 (padrinhos António Moreira e sua mulher Leoneza Cardosa), casou a 7.12.1673 com
15- Domingas Jorge

Trisavós paternos
16-21 ?
22- António Loureiro, casado a 11.5.1644 com
23- Antónia Carneira

Trisavós maternos
24-27 ?
28- Diogo de Resende
29- Maria, moça solteira
30-31 ?

4os avós paternos
32-43 ?
44- Manuel Monteiro
45- Maria Loureira
46- Manuel Coutinho, f.14.10.1646
47- Catarina Carneira, do lugar da Granja, fal. 30.9.1648

4os avós maternos
48-55 ?
56- António Passanha, filho natural, casado a 29.1.1606 com
57- Leoneza Cardosa
58-63 ?

5os avós paternos
64-91 ?
92- Manuel Coutinho (de Carvalho), filho de Francisco de Carvalho Pinto e de Maria de Osório Coutinho, tratados por M.A.Soveral)
93- Maria Gomes (de Almeida)
94-95 ?

5os avós maternos
96-111 ?
112- António de Resende, da freguesia de Resende
113- Isabel Henriques, moça solteira
114- Gonçalo Lopes
115- ?


A Ignácia Maria de Resende Carneiro e Coutinho é sua antepassada? Seríamos parentes pelos Moura Coutinho mas também provavelmente pelos Cardosos.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Ignácia Maria de Resende , Santa Marinha do Zêzere

#291082 | macp | 14 nov 2011 12:09 | Em resposta a: #291054

Caro João Braz: estou a digerir (agradavelmente) as GRANDES novidades que me dá... Sim, sim , sou descendente dessa senhora. Somos parentes! Não sei então como registei erradamente as datas de casamento, que indica... ou li-as mal, tenho que rever os documentos então. Vou enviar-lhe, será melhor, uns apontamentos muito simples que fiz há tempos ( não sei é se a organização estará clara!!! isto de se ser uma simples aprendiz... ) , o que acha? o meu mail pintoalexandrinaarrobasapopontopt É pena que eu não lhe seja útil de alguma maneira. Muito grata pela partilha. Cumprimentos! Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ignácia Maria de Resende , Santa Marinha do Zêzere

#291101 | macp | 14 nov 2011 16:09 | Em resposta a: #291054

Boa tarde, caro João Braz
Já estive a verificar as datas; realmente, nos meus apontamentos em papel, cá tinha umas interrogações nas datas, agora percebo por que razão, possivelmente, não encontrava os baptismos ( com todo o cuidado que procuro ter, anotei até mal, no computador, o documento que devia consultar. Não tinha realmente a anotação de que a Senhorinha era da Granja, que é um lugar "pegado" a S. Pedro, creio eu. Mas tenho o registo de que a Senhorinha casou segunda vez com Manuel Monteiro em 1688.
Muito obrigada mais uma vez pela partilha dos seus dados.
Cumprimentos.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ignácia Maria de Resende , Santa Marinha do Zêzere

#291115 | jaboo | 14 nov 2011 19:49 | Em resposta a: #291101

Cara Maria,

Sim as vezes a caligrafia torna as coisas mais dificeis de ler.
Já enviei um email para a sua caixa.
Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

Ignácia Maria de Resende , Santa Marinha do Zêzere

#372224 | sandrazitta | 20 jul 2016 09:41 | Em resposta a: #291101

olá, sou de São Pedro e desconhecia todas estas informações. Granja é efetivamente por baixo de São Pedro. Qualquer ajuda da minha parte disponham.
Sandra Coelho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 jun 2024, 02:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen