Família Chichorro no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Família Chichorro no Brasil

#101591 | vfalavinha | 27 set 2005 22:52

Bom dia a todos,

Sou do Brasil, também Chichorro, e já pesquisei toda a minha ascendência por este nome, porém fiquei parado em um meu 7o. avô.
Ele se chamava Antônio Pinto Chichorro da Gama, e veio de Portugal. Não sei nada de seus pais, nem mesmo de sua vida na Europa.
Se algum de vocês puderem me ajudar, serei grato.

O que sei:
Antônio Pinto Chichorro da Gama veio de Portugal e teve dois filhos:

- Joaquim Procópio Pinto Chichorro, do qual sou descendente.

- Antônio Pinto Chichorro da Gama, que foi um grande político aqui, durante o Brasil Império, vindo a ocupar diversos cargos, sendo Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, da Fazenda, do Estado, do Império. Senador, Presidente da Câmara, Governador de três provínicias, foi de fundamental importância para o golpe de maioridade, colocando D. Pedro II com 14 anos, acabando de vez com Bonifácio.

Joaquim Procópio teve um filho de mesmo nome, este herói da independência, das farroupilhas, Paraguai e Cisplatina.

Teve dois filhos: Joaquim Procópio Pinto Chichorro Jr, e Flávio.

Joaquim é meu 3o. avô, sendo apelidade Coronel. Foi interventor na época de Getúlio Vargas (governador de estado), secretário da Fazenda, presidente do Banco Curitiba.

Teve 12 filhos. Um deles, Alceu Chichorro, foi o mais importante jornalista do Estado do Paraná, fundando o sindicato e um personagem famosíssimo - que virou até bala -, o Chico Fumaça. Um outro, Evandro Chichorro, foi meu bisavô.

Minha avó casou com um comerciante tradicional curitibano, que chegou a ser presidente de time de futebol.

Meu pai é juiz federal, e foi Superintendente da Receita Federal no Paraná.

Grato

Victor Falavinha

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro no Brasil

#101592 | LCM | 27 set 2005 23:08 | Em resposta a: #101591

António era irmão de JOSÉ PINTO CHICHORRO DA GAMA, falecido antes de 1809. Tiveram ambos a mercê do foro de Escudeiro e Cavaleiro Fidalgo da Casa Real por alvará de 2-12-1778. Eram filhos de Joaquim Félix Pinto Chichorro da Gama, Escrivão dos Tesoureiros e Tapeçaria da Casa Real, Escudeiro e Cavaleiro Fidalgo da Casa Real (21-11-1760)e netos paternos do Dr. António Soares Pinto.
José Pinto Chichorro da Gama casou e teve descendência que está em parte aqui no site http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=334375

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro no Brasil

#101616 | RCCORREIA | 28 set 2005 10:21 | Em resposta a: #101591

Caro Victor

Os Chichorro da Gama são um ramo da família Chichorro com origem na região do Alentejo (minha esposa pertence a esta família, logo será sua parente). Para além da informação que já figura no GENEA sobre os Chichorros (faça pesquisas no Forúm e por pessoas que encontrará vários) existem informações noutras fontes. De especial interesse para si deve ser uma publicação que aborda especificamente, numa parte, os Chichorro da Gama.

Conhecia (de nome) os seus famosos antepassados Chichorro [António e Alceu] mas não a sua ligação concreta à família da minha esposa e sempre tive alguma curiosidade e interesse em saber mais, até porque o bisavô de minha esposa Miguel também tentou sua sorte por essa outra margem do Atlântico e seria interessante saber se teria algum contacto com os outros Chichorro do Brasil.

Fico à sua disposição para o ajudar (email » ruipontoccorreiaarrobaclixpontopt)

Abraços,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro no Brasil

#101645 | vfalavinha | 28 set 2005 17:46 | Em resposta a: #101616

Obrigado, Senhor Correia,

Eu já fiz pesquisas no fórum e por pessoas, tanto dos Chichorro da Gama quanto dos demais, mas nunca consegui uma linha.
O senhor sabe de uma publicação assim?
Quanto a descendência do segundo Antônio, o ministro, não sei muito. O tio Alceu não teve filhos, e também não casou. Mas da descendência de meu 3o. avô, Joaquim Procópio Pinto Chichorro Jr (sua alcunha era Coronel Chichorro Jr, e teve muita importância em Curitiba, capital de Paraná, tanto que uma importante rua leva seu nome), sei muito.

Foi bom para encontrar os Chichorro aqui no Brasil o Orkut. Se quiserem posso convida-los e apresenta-los.

Meu email: vfalav@yahoo.com.br

Obrigado

Victor

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro no Brasil

#101646 | vfalavinha | 28 set 2005 17:52 | Em resposta a: #101592

Sr. Lourenço,

Obrigado pelas informações. Eu suspeitava disso quando realizai a pesquisa por pessoa, mas não tinha visto o nome de meu avô na página de Joaquim Félix, e não tive certeza, pois cá no Brasil não podemos saber o que foi por aí.

Mas de onde veio o Chichrro do sr. Joaquim Félix? Pois quando vi sua página, não pude ver o nome de sua mãe. Se alguém souber, por favor, fale-me.

Mas quanto ao fato de meu avô ser fidalgo da casa real não o sabia.

Sou grato

Victor Alexandre Godoy de Chichorro Falavinha

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro no Brasil

#101647 | vfalavinha | 28 set 2005 17:57 | Em resposta a: #101592

Vou procurar corrigir a página de Joaquim Félix, para que figure lá o nome de meu 6o. avô e de sua descendência.
Grato

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro no Brasil

#101682 | Ricardo de Oliveira | 29 set 2005 02:56 | Em resposta a: #101645

Caro amigo

Coincidentemente morei na Rua Chichorro Júnior aqui em Curitiba, na minha infância. Fica no Bacacheri, do lado do Setor de Agrárias da UFPR. Também sei que fizeram um documentário sobre o Chichorro recentemente.

Abraços

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro no Brasil

#101859 | vfalavinha | 30 set 2005 22:13 | Em resposta a: #101682

Já ouvi falar deste documentário, mas nunca o vi.
A Brasil Telecom fez em Curitiba uma homenagem ao Tio Alceu e a outros caricaturistas. Infelizmente não pude comparecer, pois aqui no Brasil tudo é longe, ainda mais onde moro (Campo Grande, meio do nada. Graças a Deus ano que vem vou pra São Paulo), mas minha avó foi como representante da família Chichorro.
Há uma biografia dele também, feita por um escritor que morreu em julho deste ano, de nome Wilson Bóia.

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro no Brasil

#225972 | Bellis | 09 abr 2009 15:00 | Em resposta a: #101591

Boas tardes

Encontrei um retrato pintado em óleo sobre tela pela escola portuguesa de pintura do século XIX,um MARTIM AFONÇO CHICHORRO PEREIRA, cujo original foi pintado em 1385.
Não consigo entroncar esta personagem na minha AG, apesar de ele ter apelido Pereira, que é o dos meus antepassados.
Alguém consegue identificar este nome?
Cumprimentos
Hélio Pereira

Resposta

Link directo:

Família Chichorro no Brasil

#348802 | alentem | 01 ago 2014 16:41 | Em resposta a: #101591

Caro primo Victor,
Nestas minhas deambulações pela história da família, e passados que são cerca de 9 anos desde a sua entrada neste tópico, concluo que o seu 7º avô António Pinto Chichorro da Gama era irmão do meu 5º avô José Pinto Chichorro da Gama. Por coincidência o neto deste José Pinto, o meu trisavô Herculano Hermenegildo Chichorro da Costa, veio a nascer na Baía (os pais tinham nascido em Portugal) mas eu desconhecia qualquer outra ligação ao Brasil.
A internet abriu-nos um horizonte que há 20 anos não teríamos julgado possível!
Tenho vindo a actualizar na GENEA esta minha linha de Chichorros e já recuei um pouco mais relativamente ás informações que constam deste seu tópico, para trás da geração do dr. António Soares Pinto que casou em segundas núpcias com uma sua prima direita, Maria Madalena da Gama, nascida em Estremoz, no Alentejo, em 1701 e que era filha de um Mathias Pinheiro (que era aliás irmão do Manuel Pinheiro, pai do dito seu marido António Soares Pinto). Será certamente por estes Pinheiros que recuará a nossa linha Chichorro. A ver vamos.
Aceite entretanto um abraço deste outro lado do Atlântico,
Raul Vieira

Resposta

Link directo:

Família Chichorro no Brasil

#353364 | restrela | 03 jan 2015 20:48 | Em resposta a: #101646

Prezado Victor,
Você teria conhecimento de um Manoel Pinto Chichorro, que era militar em Curitiba em fins do XIX e teria passado para Chopinzinho/PR?
Seria filho de um dos Pinto Chichorros por ti mencionados?
Muito obrigado e um abraço
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

Família Chichorro no Brasil

#353389 | RCCORREIA | 05 jan 2015 13:55 | Em resposta a: #353364

Caro Rodrigo

Tenho referenciado nessa altura a Manuel Pinto Chichorro da Gama, morador em Antonina (Paraná).

Filho de Joaquim Procópio Pinto Chichorro, Tenente Coronel de Artilharia (1841), Herói das Farroupilhas, Maçon
Neto paterno de António Pinto Chichorro da Gama (Lisboa 1759-), escudeiro e cavaleiro fidalgo (1778) que foi para o Brasil onde nasceram os filhos (o ilustre senador homónimo do pai, aquele Joaquim, e André Corsino, juíz)
Bisneto paterno de Félix Pinto Chichorro da Gama (1731-dps 1805) FCR (1760) e Joana Perpétua de
Oliveira
Trineto paterno de António Soares Pinto (c. 1680- antes 1758), ouvidor do Sergipe e Maria Madalena da Gama Chichorro (1701-), sua segunda esposa.

Cumpts,
RCCorreia

Resposta

Link directo:

Família Chichorro no Brasil

#353426 | RCCORREIA | 07 jan 2015 09:44 | Em resposta a: #353389

» Pinheiros de Ameal, Coimbra

1. Manuel Pires Pinheiro oo Ana Pinheiro

1.1 Manuel Pinheiro (Ameal 1634-) oo Páscoa Lopes [Penteado] (Ameal c. 1640-)

1.1.1 Matias Pinheiro (Ameal, 1661-) oo Margarida Chichorro da Gama Lobo da Rocha
Viveram em Estremoz onde nasceram os filhos
1.1.1.1 Maria (1697-)
1.1.1.2 Catarina (1699-)
1.1.1.3 Maria Madalena da Gama Chichorro (12.07.1701-) oo (Lisboa, 10.04.1723) António Soares Pinto (Lisboa c 1680-a. 1758), viúvo da prima co-irmã, que segue abaixo
1.1.1.4 Leonor (1705-)
1.1.1.5 Mónica (1705-)
1.1.1.6 António (1707-)

1.1.2 Manuel Pinheiro (c 1665-1735) oo Josefa Maria Ramos (-1726)
Filhos nascidos em Lisboa
1.1.2.1 Páscoa (1689-)
1.1.1.2 Lourença Maria do Pilar (1690-a. 1723) oo (a. 1711) António Soares Pinto (1º casamento)
1.1.1.2.1 Maria Pinto (Lisboa, 1711-)
1.1.1.3 Maria Pinheiro (1691-)
1.1.1.4 António Pinheiro (1693-)
1.1.1.5 José Pinheiro (1696-)

1.2 Justo Pinheiro (Ameal, 1636-)
1.3 Maria Pinheiro (Ameal,1639-)

»» Chichorro da Gama

1. Manuel Soares

1.1 António Soares Pinto, (S. João da Praça c. 1680-a.1758), CFCR, Bacharel, Juiz de Fora e Provedor das Fazendas, defuntos, ausentes, capelas e resíduos de Olinda (BR) [1716-1722], Ouvidor e Provedor de Sergipe (BR) [1722-1729], Capitão (1732), Provedor das obras, etc e Ouvidor da Consciência de Castelo Branco (PT) [1737]

oo1 Lourença Maria do Pilar cg

oo2 (Lisboa, 10.04.1723) Maria Madalena Chichorro da Gama (Estremoz 1701)

1.1.1 Joaquim Félix Pinto Chichorro da Gama (Lisboa 1731 - d. 1805), Escudeiro e Cavaleiro CR [1760], Escrivão dos Tesoureiros e Tapeçaria da Casa Real [1778] oo (Lisboa 1758) Joana Perpétua de Oliveira

1.1.1.1 António Pinto Chichorro da Gama (Lisboa1759-) Escudeiro e Cavaleiro CR [1778] que foi para o Brasil
1.1.1.1.1 António Pinto Chichorro da Gama (Nazaré 1800-RJ 1887), ilustre parlamentar, magistrado, político, senador, etc, que cursou leis em Coimbra
1.1.1.1.1.1 Joaquim Procópio Pinto Chichorro, Tenente Coronel, Maçon
Alguns filhos nascidos em Antonina (Paraná)
1.1.1.1.1.1 Joaquim Procópio Pinto Chichorro Júnior (1864-1926) oo Francisca cg (12 filhos, incluindo Alceu Chichorro) e que chega aos dias de hoje
1.1.1.1.1.2 Flávio Pinto Chichorro da Gama, guarda-livros
1.1.1.1.1.3 Manuel Pinto Chichorro da Gama

1.1.1.1.1.2 André Corsino Pinto Chichorro da Gama, Juíz da fazenda, formado em S. Paulo

1.1.1.2 Margarida Pinto Chichorro da Gama (Lisboa 1764-a. 1768)
1.1.1.3 José Pinto Chichorro da Gama Lobo da Rocha (Lisboa 1766 - a.1809) Escudeiro e Cavaleiro CR [1778] oo (Lisboa 1789) Maria Delfina Mascarenhas de Abreu e Lima (Torres Vedras, 1761-), cg até aos dias de hoje
1.1.1.4 Margarida Pinto Chichorro da Gama (Lisboa 1768-)

1.1.2 Caetano Pinto Chichorro da Gama (Lisboa 1734-)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 18:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen