Joaquim de Sousa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Eventos

Joaquim de Sousa

#104017 | PHR1948 | 28 out 2005 10:47

Para Carlos Silva
Sei que o meu bisavo se chamava Joaquim de Sousa e era natural do Concelho de Seia, Beira Alta, e casado com Ana Emilia da Fonseca, também natural do mesmo Concelho.
Nao tenho mais informaçoes, a nao ser que em pequena ouvia falar da batalha de La Lysle, como causa da morte desse bisavo.
Gostaria muito de conhecer nome da regiao onde se encontra Richebourg, para um dia visitar o Cemitério, pois me encontro a viver em Bruxelas, neste momento.

Aprecio muito todo o seu trabalho de pesquisa pondo à luz do dia todos esses nomes de pessoas que morreram pela FRANçA e que raremente despertaram um interesse pelo pais que lutaram.
Muto grata,
adelia da Fonseca-Riès

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim de Sousa

#104133 | Carlos Silva | 30 out 2005 17:05 | Em resposta a: #104017

Prezada Adelia da Fonseca-Riès,

Richebourg é um burgo do departamento do Pas-de-Calais (Regiao Norte-Pas de Calais), 30 quilometros a sul de Lille, ou seja a 140 de Bruxelas.
Mas veja antes o itinerario no site « Mappy.com » ou site parecido.

O cemitério português està situado fora do burgo de Richebourg na mesma estrada que o belo e grande monumento em memoria dos soldados Indianos do Império Britanico, falecidos na mesma guerra.

Embora nao seja o sentido da sua questào estào sepultados em Richebourg os seguintes militares com nome Joaquim de Sousa :

- Joaquim de Sousa, soldado, placa 58003, unidade : Inf. 20, morto em combate, a 18/1/1918 sepultura : C-19-14

- Joaquim de Sousa, soldado, placa 58416, unidade ; Inf. 20, morto em combate, a 12/3/1918, sepultura A-2-8

- Joaquim Francisco de Sousa, soldado, placa 1999, unidade : Inf. 15, morto em combate, a 27/10/1917

A batalha de La Lys deu-se a 9 de abril de 1918 e é portanto posterior à morte desses soldados.
Pode contudo ser causa indirecta da morte do seu bisavo, depois do fim da guerra, sequência de ferimentos, ou de doença contraida nos campos de detençào, no que diz respeito aos numerosos prisioneiros portugueses da batalha de la Lys, isso talvez anos depois do fim, tendo ele entretanto casado com a sua bisavo.
E sendo a batalha causa directa, pode ser o seu bisavo um dos soldados desconhecidos que nao se puderam identificar e tambem se acham sepultados no mesmo cemitério.
Pois de facto uma parte importante dos soldados portugueses desconhecidos foram precisamente mortos na batalha de La Lys.

Melhores cumprimentos
C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim de Sousa

#104134 | Carlos Silva | 30 out 2005 17:09 | Em resposta a: #104133

Faltava a sepultura de Joaquim Francisco de Sousa :
sepultura C-2-19

cumprimentos
C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim de Sousa

#104155 | Sobral | 30 out 2005 21:53 | Em resposta a: #104017

Exmª Sª adelia da Fonseca

Sobre Sousas de Seia tenho alguns dados relativos a um lugar deste concelho, Gondufo, freg. de Vide:
Em 2 05 1811 casou aqui Bento José de Sousa, de Alvoco de Várzeas, (pai de Sandomil) com Maria Josefa da Silva, tendo vária geração, que segui até 1850.
Se por acaso houver ligação aos seus Sousas, posso ceder-lhe estes dados

Cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim de Sousa

#104286 | PHR1948 | 01 nov 2005 14:38 | Em resposta a: #104133

Caro Carlos Silva,
Segundo as minhas recordaçoes do que bem ouvia, quando o meu bisavo partiu para a guerra, ja era casado e tinha duas filhas ainda muito pequenas, vindo a mais velha das duas a ser a minha avo paterna.
Muito obrigada pelas informaçoes que me enviou. Penso em breve ir visitar o Cemitério. Nessa altura, escrever§lhe§ei algo.
A. da Fonseca-Riès

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim de Sousa

#104287 | PHR1948 | 01 nov 2005 14:55 | Em resposta a: #104155

Caro Gabriel Santos,
O meu bisavo Joaquim de Sousa, do qual tenho muito pouca informaçao, era irmao ou familiar directo de um dos grandes "empreiteiros" ligados à historia dos lanificios da Covilha. Nao sei se ele proprio antes da Grande Guerra teve algo a ver com isso. O facto é que apos a morte do meu bisavo Joaquim de Sousa, a mulher Ana E. da Fonseca ficou sem recursos e a vida foi extremamente dificil para ela e para as duas filhas ainda muito pequenas, pois ajuda nao houve, nem do " familiar directo" nem do Estado.
Gostaria muito de ter acesso às suas informaçoes.
Muito obrigada,
adelia
Nao sei se esta pobre informaçao o ajuda

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim de Sousa

#111329 | mcc | 05 fev 2006 12:52 | Em resposta a: #104287

Cara Adelia

Tenho por hábito, de vez em quando, passar uma olhadela pelos tópicos mais antigos, pois não passo aqui todos os dias. Voltei a reler a sua mensagem e achei curiosa a sua ligação, pelo bisavô, aos Sousas da Covilhã e à industria dos lanifícios.

Investigo esse ramo familiar, dos Sousa, entre outros, e se me der mais informações sobre a sua família e aquilo que sabe, talvez possa fazer a ligação aos meus (se acaso existir) e lhe possa acrescentar mais elementos, já que os meus Sousa são da Covilhã.

Se me quiser contactar, fica aqui o endereço:
maria_david_eloy@yahoo.com.br

Com os meus melhores cumprimentos
mcc

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim de Sousa

#164914 | JoãoGaspar | 12 ago 2007 18:02 | Em resposta a: #104133

Caro C. Silva,

O senhor por acaso sabe como poderei encontrar listas de sobreviventes e feridos da primeira grande guerra?

Sinceros Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim de Sousa

#165257 | Carlos Silva | 18 ago 2007 18:49 | Em resposta a: #164914

Caro Joao Gaspar,

Nao me parece que exista (infelizmente) tal lista constituida.

Melhores cumprimentos
Carlos silva

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim de Sousa

#165262 | JoãoGaspar | 18 ago 2007 19:28 | Em resposta a: #165257

Caro Carlos Silva,

Agradeço a sua resposta e atenção.
Permita me que lhe faça uma nova pergunta, não existindo tal lista constituida, o senhor por acaso não saberá como me iluminar numa possivel investigação sobre os nomes de sobreviventes, que eu possa começar?

Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

Joaquim de Sousa

#422481 | LSV | 14 mar 2020 01:58 | Em resposta a: #104155

Caro Gabriel Santos
Encontrei esta sua mensagem, já muito antiga, de 2005, cujo assunto me interessa bastante. Estou a fazer uma investigação numa linha de Seia, Vide, que vai precisamente ter aos referidos Bento de Sousa e mulher Maria Josefa da Silva.
Gostaria de entrar em contacto consigo para tentar obter alguns dados se possível.
Com os melhores cumprimentos,
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 11:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen