Penafiel-Escultores/Imaginários

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Penafiel-Escultores/Imaginários

#104034 | mc | 28 out 2005 16:42

Gostaria de saber se alguém tem informação mais detalhada sobre escultores/imaginários que exerceram a sua profissão em Penafiel, nomeadamente entre 1700-1750, na Rua de Cimo de Vila:
Domingos da Silva Lopes, imaginário, cc Teresa Vieira em 1695, tinha aí a sua casa onde trabalhavam como oficiais seus genros José Dias Guimarães cc Luisa da Silva em 1733, e Manuel Ferreira Francisco cc Rosa da Silva em 1727.
Obrigada antecipadamente.
mc

Resposta

Link directo:

RE: Penafiel-Escultores/Imaginários

#245633 | paribas | 06 dez 2009 00:58 | Em resposta a: #104034

Felgueiras Gaio, título dos Magalhães § 80

" N 16 João de Magalhães Imaginario, cazado na Arrifana ( Penafiel) com Anna Rebello irmã do Dr. Manuel Freire moradores na Arrifana."


RT

Resposta

Link directo:

RE: Penafiel-Escultores/Imaginários

#245703 | mc | 07 dez 2009 09:37 | Em resposta a: #245633

Obrigada pela informação. Vou consultar Felgueiras Gaio.
MC

Resposta

Link directo:

RE: Penafiel-Escultores/Imaginários

#247387 | Seita | 08 jan 2010 19:15 | Em resposta a: #245703

Cara Confrade

Domingos da Silva Imaginário e Teresa Vieira, são meus oitavos Avós Maternos, descendo de sua filha Luisa da Silva que casou em 12.06.1733 com José Dias Guimarães, filho de Manuel Lopes Guimarães e Maria Dias, que tiveram Ana Rosa Dias Guimarães que nasceu em 21.12.1741.
Pouco mais sei, se tiver mais alguns dados agradecia, como a data completa do casamento de 1695 de Domingos Imaginário.

cumprimentos

Gonçalo Machado

Resposta

Link directo:

RE: Penafiel-Escultores/Imaginários

#247667 | mc | 13 jan 2010 17:27 | Em resposta a: #247387

Caro Confrade Gonçalo e Primo
Que bom ter tido notícias suas! É que também eu descendo de Domingos da Silva Imaginário e Teresa Vieira, que são meus setimos-avós paternos, e também eu descendo de sua filha Luisa da Silva que casou em 12.06.1733 com José Dias Guimarães. Porém, enquanto o Gonçalo descende da filha destes, a Ana Rosa Dias Guimarães que nasceu em 21.12.1741, eu descendo de outra filha mais nova, a Rosa Maria Dias, nascida a 27.09.1753 e que casou com António José Carneiro de Sá.

Eu tenho investigado raramente, pelo que os meus dados são muito incompletos. Mas junto envio-lhe o que sei relativamente a estes antepassados.

Julgo que na casa/oficina de Imaginários que esses nossos antepassados tiveram no centro de Penafiel nessa época, e talvez por mais do que uma geração, terão sido feitas muitas das peças de arte que decoraram e talvez ainda decorem muitas igrejas, capelas e casas da região. No entanto não sei se essas peças escultóricas eram em pedra ou em madeira, ou ambos. Gostava de saber mais sobre este assunto. A habilidade artística desses nossos antepassados ainda perdura no meu ramo da família.

► Manuel Lopes Guimarães cc Maria Dias (meus sétimos-avós / oitavos-avós do Gonçalo):
Manuel Lopes Guimarães, n. 1670-90 freg de S. Tomé de Abação, termo da vila de Guimarães, filho de António Vaz e de Domingas Lopes.
Cc Maria Dias, n. 04-03-1685 no lugar de Sidenai, StºTirso, filha de Domingos Dias e Benta Correia.
Casamento a 21-07-1704 na Igreja Paroquial de Stª Mª Madalena de StºTirso.
Tiveram 8 filhos, p.menos:
1-Manuel, n. 25-12-1705
2-José Dias Guimarães, n.08-03-1708 (meu sexto-avô / sétimo-avô do Gonçalo) cc Luisa da Silva
3-Maria (1ª), n. 14-03-1711
4-Bernardo, n. 03-04-1713
5-Maria (2ª), n. 10-06-1716
6-Teresa, n. 15-10-1720
7-João, n. 22-01-1724
8-Josefa, n. 17??

► Domingos da Silva Lopes cc Teresa Vieira (meus sétimos-avós / oitavos-avós do Gonçalo):
Domingos da Silva Lopes (tb. Domingos da Silva), n.1650-80 na freg de Laúndos, Penafiel (Arrifana do Sousa), filho de Pedro da Silva e de Isabel Ferreira.
1º Cc ?
2º Cc Teresa Vieira (tb Teresa Lopes Guimarães?), n. 1660-80 ? em Penafiel, filha de Manuel Vieira e de Maria Barbosa, de Penafiel.
Casamento a 07-02-1695 na Igreja Matriz de Penafiel. Ele viúvo, filho legítimo de Pedro da Silva e de Isabel Ferreira, da freg. de Patinhos (?). Ela filha de Manuel Vieira e de Maria Barbosa, de Penafiel.
Tiveram 6 filhos, p.menos:
1-Manuel da Silva Lopes, n.1695-1700
2-Josefa Maria, n. 29-08-1697, cc Francisco Pereira Monteiro.
3-Rosa da Silva, n. 1695-1710, cc Manuel Ferreira Francisco
4-Teresa
5-Luisa da Silva, n.26-02-1710, b.02-03-1710 (minha Sétima-avó / oitava-avó do Gonçalo), cc José Dias Guimarães, em 1733.
6-Caetana Josefa, n. 1695-1720, cc Manuel Francisco.

DOMINGOS DA SILVA LOPES (16??-17??) Tinha a profissão de Imaginário ou Escultor. Tinha como oficial na sua casa/oficina em Penafiel o genro José Dias Guimarães, casado com sua filha Luisa, o qual tinha o mesmo ofício de Imaginário ou Escultor.


►José Dias Guimarães cc Luisa da Silva (meus sextos-avós / sétimos-avós do Gonçalo)
José Dias Guimarães, n. 08-03-1708, no lugar de Sidenai, Stº Tirso, b.14-03-1708, filho de Manuel Lopes Guimarães e de Maria Dias, moradores no lugar de Sidenai, Stº Tirso.
Cc Luisa da Silva, n. 26-02-1710 no Cimo de Vila. Penafiel, b. 02-03-1710, filha de Domingos da Silva Lopes, Escultor ou Imaginário, e de Teresa Vieira (tb Teresa Lopes Guimarães).
Casamento a 12-06-1733 na Igreja de S.Veríssimo de Novogilde de Penafiel.
Tiveram 10 filhos, p.menos, nascidos na Rua do Cimo da Vila, Penafiel:
1-José Dias Guimarães, n.17??, cc Cecília dos Santos Rosa
2-António José, n.14-02-1735
3-Caetana, n.31-12-1736
4-Maria, n.19-01-1739
5-Ana Rosa Dias Guimarães (sexta-avó do Gonçalo Machado), n.21-12-1741
6-Mariana, n.12-04-1744
7-José Bernardo, n.23-08-1746
8-Maria de Jesus, n.31-08-1749
9-Fabiana, n.13-05-1752
10-Rosa Maria Dias, n.27-09-1753 (minha quinta-avó) cc António José Carneiro de Sá, a 14-06-1772.

JOSÉ DIAS GUIMARÃES (8.3.1708 - 1757 ?)
Tinha o ofício de Imaginário. Trabalhava como oficial na casa do sogro Domingos da Silva Lopes, que tinha a mesma profissão e que possuía uma oficina desta arte no Cimo da Vila, freg de Penafiel. Uma das testemunhas interrogadas no processo de Inquirição de Genere de 1784 de seu neto António José Dias Carneiro de Sá, afirmou que conhecera José Dias Guimarães pois “visitava muitas vezes a sua casa quando vinha às feiras de Penafiel, quando aquele era casado com Luísa da Silva”.

Espero que estas infos o ajudem e que possamos continuar a trocar dados sobre esses nossos antepassados.
Cumprimentos
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Penafiel-Escultores/Imaginários

#247727 | Seita | 14 jan 2010 18:34 | Em resposta a: #247667

Cara Confrade e Prima

Foi com muita satisfação que vi o seu mail e que fiquei a saber que existem mais descendentes deste tronco.
Tem bastantes dados que eu desconhecia e que me fazem dar um grande passo neste ramo.
Nestes ultimos dias tenho pesquisado os paroquiais de Penafiel no Etombo e encontrei os Óbitos de Domingos e Teresa.
Domingos da Silva Lopes faleceu em 22.06.1740, com oitenta anos, portanto nasceu em 1660.
Teresa Vieira faleceu em 05.12.1739, com 74 anos, nasceu em 1665.
Sempre que eu encontrar algo de novo, ponho aqui no Tópico.
A titulo de curiosidade, a Ana Rosa Dias Guimarães, casou com José Pereira da Cunha, natural de Vilar de Frades-Braga e tiveram António Pereira Guimarães, que nasceu em Santo Tirso e que foi morar para Elvas. A partir dele, todos os meus ascendentes são naturais de Elvas, assim como todos os outros ramos do tronco materno.
A Ana Rosa Dias Guimarães já se encontra na base de dados do Genea, depois vou actualizar aos poucos.

Cumprimentos

Gonçalo Machado

Resposta

Link directo:

RE: Penafiel-Escultores/Imaginários

#247773 | mc | 15 jan 2010 12:40 | Em resposta a: #247727

Caro Gonçalo
Obrigada pelas suas informações, que são da maior utilidade para mim, uma vez que não tenho tido tempo para investigar.
Na minha última mensagem não lhe dei a totalidade dos dados do assento de casamento dos nossos Domingos da Silva Lopes e Teresa Vieira. Aqui vão:
-Casamento de Domingos da Silva Lopes com Teresa Vieira, a 07-02-1695, de manhã, na Igreja Matriz de Penafiel, pelo Coadjutor Padre Jerónimo Ferreira de Sousa, sendo os contraentes moradores na freg. de S.Martinho de Penafiel. Ele viúvo, filho legítimo de Pedro da Silva e de Isabel Ferreira, da freg de Patinhos (?). Ela filha legítima de Manuel Vieira e de Maria Barbosa da freg de S. Martinho Penafiel. Testemunhas Manuel de Sousa e Domingos da Silva, sapateiros, Manuel de Sousa Barbosa e mais povo da freguesia. (ADPorto-Lv.M2,Bob.308,fl.267v.).
-Sobre os pais de ambos ainda não sei nada.

O meu ramo, que descende da Rosa Maria Dias, passou de Penafiel para a freg Frazão-Famalicão e daí para o Porto em 1840, onde permanece:
-Rosa Maria Dias cc António José Carneiro de Sá (Mestre Escola ou Mestre de Meninos), moradores na freg Abade Vermoim, VN Famalicão > Tiveram António José Dias Carneiro de Sá cc Feliciana Dias, esta natural da freg Frazão, Paços Ferreira, onde residiram > Tiveram Bernardo José Dias Carneiro (Negociante e proprietário) cc Ana Cazemira da Costa Pereira, esta natural do Porto, cidade onde residiram (estes são meus trisavós). Desde 1840 este ramo reside no Porto.

Todos este casais tiveram imensos filhos, pelo que primos não nos devem faltar na zona Norte. Também temos ligação ao Brasil, pelo menos através de um dos filhos de Bernardo José Dias Carneiro e Ana Cazemira da Costa Pereira, que se chamava Henrique José Dias Carneiro, era militar e foi para o Brasil na 2ª metade do sec. XIX, onde foi oficial do Exército Brasileiro no Rio de Janeiro, casou e teve um filho pelo menos, e onde teremos parentes.

Até breve.
Cumprimentos
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Penafiel-Escultores/Imaginários

#256007 | Seita | 05 jun 2010 18:00 | Em resposta a: #247773

Cara Prima Maria

Descobri o Assento de Baptismo de Domingos da Silva Lopes.
Nasceu a 04.02.1657 em Passinhos - Penafiel, filho de Pero da Silva e de Isabel Ferreira, foi baptizado a 11.02.1657, teve como Padrinhos Manuel Ferreira e Manuel Pacheco, o Padre era o Jesuita Bernabé Soares.
Neste tempo penso que Passinhos era Freguesia, agora é Boelhe.
Este Padre Jesuita mais tarde foi para o Brasil e há noticia que em 1676 sendo Reitor dos Jesuitas, teve uma desavença com a Camara do Rio de Janeiro pela posse dos Indios.

Cumprimentos

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Penafiel-Escultores/Imaginários

#256570 | mc | 15 jun 2010 18:27 | Em resposta a: #256007

Caro Primo Gonçalo
Obrigada pelo envio do assento de baptismo de Domingos da Silva Lopes. Espero poder retribuir.
Cumprimentos.
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Penafiel-Escultores/Imaginários

#262709 | Jose Luiz Vaz | 23 set 2010 15:17 | Em resposta a: #247773

Prezada Maria Carneiro
caso estranhes que eu me insinue teu parente, digo-lhe que meu pai era Constâncio Carneiro, minha avó Dulce Carneiro, e por aí afora... é uma brincadeira: não quero afirmar que sejamos parentes, embora possamos sê-lo.
As informações que tenho a respeito de minha ascendência constam que o primeiro parente em terras brasileiras teria sido MANOEL CARNEIRO FIGUEIRAS, filho de Antonio Ventura e Maria Ferreira, naturais da freguesia de Figueira do Bispado do Porto, vindo para o Brasil, presumivelmente, nas primeiras décadas de 1700.
O sobrenome Carneiro aparece pela primeira vez na genealogia que levantei, e a dúvida consiste em saber por que Manoel o adotou, se seus pais não o tinham. Manoel Carneiro Figueiras casou-se com Escolástica Maria do Espírito Santo, nascida em Tiradentes, Minas Gerais (àquela época São José Del Rey) onde Manoel foi morar, ao chegar de Portugal. Escolástica faleceu em 19 de agosto de 1768, deixando 12 filhos do casamento com Manoel Carneiro, dentre os quais Bernardo José Carneiro (aqui deve ser só uma coincidência com o nome do seu parente citado em sua mensagem a 15 de janeiro de 2010). Bernardo casou-se com Narcisa, dos quais nasceu Ignácio Bernardo Carneiro, que casou-se com Emigdia, de quem nasceu Joaquim Inácio Carneiro, que é meu trisavô.
Há algo aí que seja do seu interesse? Para mim, seria muito importante esclarecer aquela dúvida: por que Manoel Carneiro Figueiras adotou o nome CARNEIRO, se não é o da família dele?
É coisa fácil você averiguar e me dar esclarecimentos?
Fico-lhe agradecido.

Resposta

Link directo:

RE: Penafiel-Escultores/Imaginários

#311394 | mc | 06 ago 2012 15:11 | Em resposta a: #256007

Caro Primo Gonçalo Machado
Vi nas fichas de Pessoas deste Geneall a nossa Luiza da Silva n. 26-02-1710 freg Penafiel, Penafiel. Nessa ficha a sua data de óbito é 04-10-1768 em Penafiel e é-lhe atribuída a idade aproximada de 78 anos (a nossa tinha nessa data 58 anos).
Entretanto tive a oportunidade de encontrar um registo de óbito, que me parece uma boa hipótese a considerar: óbito a 30-03-1760 em Penafiel de Luiza da Silva, viúva, tinha de idade pouco mais ou menos 56 anos (a nossa tinha nesta data 50 anos), moradora na Rua de Cimo de Vila da Vila de S. Martinho de Penafiel. (ADPorto-Penafiel,fl.314v.,online 755). A leitura deste assento não é fácil, pelo que há passagens que não percebi claramente.
Pelo cruzamento de dados, sei que ela faleceu entre Set.1753 e Set.1772.
Fico a aguardar a sua opinião.
Saudações.
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Penafiel-Escultores/Imaginários

#311400 | PP | 06 ago 2012 16:25 | Em resposta a: #104034

Cara confrade,

Também trabalharam os seguintes imaginários, em Penafiel, no período que assinala, a saber: António Pacheco Soares e
Bento Ferreira.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Penafiel-Escultores/Imaginários

#311421 | Seita | 06 ago 2012 19:20 | Em resposta a: #311394

Cara Prima Maria

Hà muito tempo que não falavamos.
Sou eu que tenho introduzido e vou actualizando estas fichas, e esta data de Óbito de Luisa da Silva parece-me a mais correcta, realmente existem mais Luisas da Silva, como por exemplo a que a Prima diz de 1760 e que teria mais ou menos 56 anos, mas depois se formos vêr os Baptismos de 1703 a 1705, nenhuma das Luisas coincide com a nossa, por outro lado teria mais 4 anos que o marido, o que não me parece.
De qualquer maneira peço-lhe que veja este assento (Liv. Óbitos de Penafiel, 1762-1782, fl.61v)

Cumprimentos

Gonçalo Machado

Resposta

Link directo:

RE: Penafiel-Escultores/Imaginários

#311478 | mc | 07 ago 2012 17:18 | Em resposta a: #311421

Caro Gonçalo
Em tempos consultei no ADPorto um registo de baptismo (não está online), que por certo, é da nossa Luiza da Silva, nascida a 26-02-1710 no Cimo de Vila na freg S.Martinho da cidade de Penafiel, Bispado Porto, baptizada a 02-03-1710, filha legítima de Domingos da Silva Lopes, Escultor, de Cimo de Vila deste lugar, e de sua mulher Teresa Vieira. Padrinhos João de Sousa e Rosa Vieira, solteira, tia da baptizada. Testemunhas Manuel da Silva Lopes, irmão da dita baptizada e Bernardo Francisco, solteiro, ambos deste lugar. (ADPorto-Penafiel,Bob.308,Lv.B1,fl.14v.)
Gostava de o reler para tirar algumas dúvidas, mas agora não tenho oportunidade de ir ao ADP. Fico à espera que o ponham online. A ser este o registo de baptismo, já fará sentido aceitar o registo de óbito de 30-03-1760 da Luiza da Silva, viúva, moradora na Rua de Cimo de Vila, Penafiel, de idade pouco mais ou menos de 56 anos (a nossa tinha nessa data 50 anos).
Uma das duvidas que tenho em relação ao registo de óbito de 04-10-1768 da Luiza da Silva, viúva, é que o registo refere que ela é do lugar de ? (ñ percebo) desta freguesia e Vila de S. Martinho da Arrifana do Sousa, sendo que a nossa é sempre referida como moradora na Rua de Cimo de Vila dessa mesma freguesia, nos diversos registos de filhos e netos.
Fico a aguardar a sua opinião.
Cumprimentos.
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Penafiel-Escultores/Imaginários

#311485 | Seita | 07 ago 2012 19:41 | Em resposta a: #311478

Cara Maria

Realmente é possivel que tenha razão, torna-se muito dificil, no entanto o registo de 1768 não refere a morada mas sim a naturalidade que eu tambem não percebo.
Quando tivermos a certeza voltarei a actualizar a ficha de Luisa da Silva.
Não sei se já viu, aproveito para a convidar a visitar a página que tenho nas "Páginas Familiares" - Genealogia de Filipa e Catarina Seita Machado, na familia Costa Guerra, onde tenho fichas individuais com nossos colaterais.

Cumprimentos
Gonçalo Machado

Resposta

Link directo:

RE: Penafiel-Escultores/Imaginários

#311493 | mpa | 07 ago 2012 23:02 | Em resposta a: #247667

Cara Confreira,

Pareceu-me ver uma luz ao fundo do túnel ... espero que não seja miragem!

Gostaria de saber se tem dados sobre os irmãos da sua Teresa Vieira. Pelo espaço temporal e pelos nomes/lugares ela pode ser irmã de um dos meus antepassados, Manuel Vieira, de Bustelo, Penafiel. Ver tópico Manuel Vieira no Forum sff.

Se tiver mais info. agradeço que me informe via o forum numa primeira fase.

Muito obrigada
mpa

Resposta

Link directo:

RE: Penafiel-Escultores/Imaginários

#311513 | mc | 08 ago 2012 09:55 | Em resposta a: #311485

Caro Gonçalo
Obrigada pela indicação. Também poderá ver alguns dos descendentes da nossa Luiza da Silva, cuja filha Rosa Maria Dias se casou com António José Carneiro de Sá, sendo que o apelido Carneiro se tem mantido na familia até à actualidade. Pesquise em Pessoas > Bernardo José Dias Carneiro (este neto daquele casal).
Eu tb vou introduzindo dados aos poucos.
Até breve.
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Penafiel-Escultores/Imaginários

#311584 | mc | 09 ago 2012 10:49 | Em resposta a: #311493

Caro Confrade MPA
A Teresa Vieira que eu refiro era filha de um Manuel Vieira, da freg Penafiel, e casada com Domingos da Silva Lopes..
Casamento a 07-02-1695 na Igreja Matriz da freg. S. Martinho de Penafiel. Domingos da Silva Lopes, viúvo, filho legítimo de Pedro da Silva e de sua mulher Isabel Ferreira, da freg. de Passinhos. Com Thereza Vieira, filha legitima de Manuel Vieira e de sua mulher Maria Barbosa desta freg. S. Martinho Penafiel. (ADPorto-Lv.M2,Bob.308,fl.267v.).

Do Manuel Vieira acima referido não tenho mais informação.

Espero ter ajudado e, se tiver mais informações, agradeço que mas envie.
Cumprimentos.
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 03:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen