Família Arruda em Ponta Delgada, São Miguel,Açores

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Arruda em Ponta Delgada, São Miguel,Açores

#104577 | António Franz | 05 nov 2005 02:05

Caros participantes

Gostaria de saber mais sobre um antepassado meu Maurício de Arruda da Costa Botelho, natural da freguesia Senhor do Bom Jesus e morador na freguesia de São Sebastião da cidade de Ponta Delgada, que se casou no dia 22 de Abril de 1866 com Maria Adelaide Bettencourt Galvão, filha de António Pedro Bettencourt Galvão e de Maria Laura do Rego e Sá.
Maurício de Arruda da Costa Botelho era filho de Mariana Emília de Arruda e de Francisco de Arruda da Costa e bisneto de D. Ana Úrsula da Câmara de Vasconcellos.
Este casal teve 11 filhos, 2 faleceram, e um filho Adolfo Bettencourt Galvão casou-se com uma prima do Faial da Terra de nome Maria Isabel de Resende.

Muitos Cumprimentos

António Francisco Arruda Cota

Resposta

Link directo:

RE: Família Arruda em Ponta Delgada, São Miguel,Açores

#104723 | dmvasconcelos | 07 nov 2005 13:36 | Em resposta a: #104577

Caro confrade

Maurício de Arruda consta das Genealogias do Dr. Carlos Machado, folha 115, n.º 22, sendo sobejamente conhecida toda a sua ascendência, assim como a da esposa.
Poderá pedir à Biblioteca de Ponta Delgada a digitalização dos costados constantes do manuscrito de Carlos Machado.
Idem relativamente ao costado Galvão, entroncado em Pedro Vieira da Silva, erradamente referido por Frutuoso como filho bastardo de Duarte Galvão http:genealogia.netopia.pt/pes_show?id=220704.

Caso não consiga o que pretende da BPARPD, deixe-me o seu e-mail e veremos o que se pode arranjar.

Cumprimentos,

Duarte Vasconcelos do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Família Arruda em Ponta Delgada, São Miguel,Aç

#104843 | António Franz | 08 nov 2005 16:14 | Em resposta a: #104723

Caro Duarte Vasconcelos do Amaral

Estou bastante grato por me ter respondido neste tópico.
Como vivo em Lisboa é-me extremamente difícil obter informações mais detalhadas de pessoas das ilhas.
A obra do Dr. Carlos Machado não a encontrei.
O meu email é cotacoca@hotmail.com.
Vou tentar contactar a biblioteca pública de Ponta Delgada.

Cumprimentos

António Francisco Cota

Resposta

Link directo:

RE: Família Arruda em Ponta Delgada, São Miguel,Açores

#106691 | NEIRI | 03 dez 2005 14:23 | Em resposta a: #104577

olá, Antonio moro no Brasil, estou pesquisando sobre minha familia. Pacheco/BRANCO/ARRUDA/ANDRADE ,gostaria de saber se tem conhecimento sobre Maria da Conceicao de Arruda, ela veio para o Brasil em 1907 a 1912, nao sei se casou em Portugal com meu bisavo, que chamava Jose Pacheco Branco eles viveram em Rabo de Peixe, Ilha de Sao Miguel,Acores. Caso tenha alguma informacao, entre em contato pelo email marianaocnarf@hotmail.com. Desde ja agradeco se puder me ajudar, pois estou tentanto cidadania e meu pai ja tem 88a. obrigado ! Neiri de fatima andrade Franco.

Resposta

Link directo:

RE: Família Arruda em Ponta Delgada, São Miguel,Aç

#108050 | NEIRI | 27 dez 2005 02:25 | Em resposta a: #104843

OLA, ANTONIO MORO NO BRASIL/ AMERICANA/SAO PAULO. ESTOU A PROCURA DE DOCUMENTOS DE MEUS AVÓS E BISAVOS, ME INFORMARAM QUE POSSA ESTAR NA TORRE DO TOMBO, POIS FAZEM MAIS DE 100 ANOS. GOSTARIA SE PUDESSE ME INFORMAR SE TEM COMO PESQUISAR PELA INTERNET E COMO. OU SE TERIA ALGUEM DE CONFIANCA QUE TERIA PODERIA FAZER ESTA PESQUISA AÍ PARA MIM E QUANTO COBRARIA,POIS PRECISO MUITO . VOU PASSAR ALGUNS DADOS DE MINHA FAMILIA. ANTONIO ANDRADE CASADO COM MEARIA GOMES OU MARIA GOMES, FILHOS ANTONIO ANDRADE FILHO NASCEU EM 1888,
LISBOA OU ILHA DA MADEIRA, JOAO DE ANDRADE MEU AVO NASCEU EM 1886 A 1889, PROVAVELMENTE EM LISBOA. O JOAO E O ANTONIO VIERAM PRA O BRASIL POR VOLTA DE 1907 A 1911. TAMBEM TENTO PELA ILHA DE SAO MIGUEL RABO DE PEIXE ACORES, MINHA BISAVÓ ERA MARIA DA CONCEICAO DE ARRUDA E MEU BISAVÔ JOSE PACHECO BRANCO .ESSES VIERAM PARA O BRASIL POR VOLTA DE 1907. SE PUDER AJUDAR AGRADECO. EMAIL-marianaocnarf@hotmail.com. Abracos! Feliz ano novo ! Que Deus te abencoe muito, voce e sua familia.

Resposta

Link directo:

RE: Família Arruda em Ponta Delgada, São Miguel,Açores

#230810 | macaet | 29 mai 2009 23:25 | Em resposta a: #104577

Caro António, que gostaria de saber sobre o meu trisavô?

Maurício C. de Mello

Resposta

Link directo:

RE: Família Arruda em Ponta Delgada, São Miguel,Açores

#230812 | acota | 30 mai 2009 00:10 | Em resposta a: #230810

Caro Maurício

Gostaria de saber a data exacta, e onde, que faleceu, também, o meu trisavô.

Cumprimentos

António Arruda Cota

Resposta

Link directo:

RE: Família Arruda em Ponta Delgada, São Miguel,Aç

#230814 | macaet | 30 mai 2009 00:46 | Em resposta a: #230812

Caro António,

Já vi que somos primos em 6º grau!

O Trisavô Maurício viveu na antiga Vila da Ribeira Grande, não em Ponta Delgada.
Não tenho aqui os dados da morada dele, mas tenho-os algures num livro em minha casa, em Ponta Delgada.
Sei que o solar de Rabo de Peixe só foi vendido após a sua morte, mas acho que nunca o habitou.

Aqui em Lisboa não disponho de mais dados,

um abraço,

Maurício

Resposta

Link directo:

RE: Família Arruda em Ponta Delgada, São Miguel,Aç

#230863 | acota | 30 mai 2009 18:04 | Em resposta a: #230814

Caro Maurício

Pois é somos primos.

Eu sabia que o solar de Rabo de Peixe era dos Arruda da Costa Botelho, a ermida de São Sebastião, que aliás vem no wikipedia, com uns dados muito interessantes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ermida_de_S%C3%A3o_Sebasti%C3%A3o_(Rabo_de_Peixe)

Não sabia que o solar tinha sido vendido após a morte do avô Maurício, mas na certidão de nascimento do meu bisavô Adolfo diz que nasceu na Rua do Adro na Matriz da Ribeira Grande, o padrinho foi o tio materno, Nicolau. Não sei onde fica essa rua.

Além deste solar havia uma casa na Ribeira Grande, o Solar dos Botelhos.

O avô Maurício quando casou estava a viver em Ponta Delgada quando casou. O irmão., li o testamento que ele fez em Ponta Delgada, faleceu na referida cidade.

Na obra 150 anos do Clube Micaelense vem a lista dos 150 sócios fundadores e entre os nomes vem Maurício de Arruda (que eu creio que seja o tio paterno do avô Maurício, aliás este tio e a mãe, Teresa Jacinta da Silveira, foram padrinhos de baptismo do avô Maurício). Porque cronologicamente bate certo. No arquivo de Ponta Delgada consegui encontrar os registos de baptismo do pai e tios do avô Maurício.

A Maria Adelaide de Bettencourt Galvão faleceu em 1923 em casa da filha Adelaide.

A data de morte do marido não sei, mas calculo que tenha falecido por volta de 1890 ou 1905.

um abraço

António

Resposta

Link directo:

RE: Família Arruda em Ponta Delgada, São Miguel,Aç

#230866 | acota | 30 mai 2009 18:18 | Em resposta a: #230863

Peço desculpa devia ter escrito:

O avô Maurício quando casou estava a viver em Ponta Delgada. O irmão, li o testamento que ele fez em Ponta Delgada, faleceu na referida cidade.

Resposta

Link directo:

RE: Família Arruda em Ponta Delgada, São Miguel,Aç

#230871 | macaet | 30 mai 2009 20:13 | Em resposta a: #230863

Caro António,

O Solar dos botelhos na Ribeira Grande nunca foi pertença da nossa família. A casa da família da mãe da avó Maria Adelaide Galvão era esta:
http://www.geneall.net/P/fam_page.php?id=168
No portão desta casa figura o brasão dos Rego Botelho. foi remodelada para turismo de habitação.
A casa e quinta S. Sebastião era esta:
http://www.geneall.net/P/fam_page.php?id=1136
Hoje em dia, ainda habitada por uma senhora Taveira, a qual não tenho a certeza de ser nossa parente.
Ambas as casas estão classificadas como património edificado da cidade da Ribeira Grande.
A casa onde este casal habitou na Ribeira Grande ainda hoje existe e pertence à família Dâmaso. Foi também aí que nasceu a minha bisavó Mariana Emília. Sei que haviam outras casas mas estavam arrendadas.
Outra casa que pertencia ao morgadio por parte do pai do Maurício era esta:
http://www.inventario.iacultura.pt/smiguel/ribeira-grande-fichas/22_221_129.html


um abraço,

Maurício

Resposta

Link directo:

RE: Família Arruda em Ponta Delgada, São Miguel,Aç

#230872 | acota | 30 mai 2009 20:30 | Em resposta a: #230871

Caro Maurício

Sim a Ermida que me mandou no link tem ao lado um casarão enorme, é essa a casa que referi, que é o Solar dos Botelhos.

Num estudo sobre a família Cabido, essa casa hoje em dia é ums instituição de caridade (aliás tem um retrato de um primo nosso Gamboa como sendo um dos benfeitores) que o Dr. Jorge Frazão levou a cabo descobriu que essa casa que fica ao lado dessa ermida era a dos Arruda da Costa Botelho.

O Eusébio de Arruda da Costa Botelho tinha uma outra casa que era a Quinta do Senhor Santo Cristo, no lugar dos Fóros, acima da vila da Ribeira Grande. Não sei onde fica mas parece que ainda existe este solar, parece que em bom estado.

Nas notas genealógicas do António Francisco de Arruda Botelho e Câmara vem os alqueires de terra que cada um dos irmãos tinha, o Eusébio e o Maurício. Não tenho de memória o número exacto mas creio que cada um dos dois morgadias tinha cerca de 600 a 700 alqueires de terra, lembro-me que o do Maurício era o que tinha mais que o do irmão. Na obra Casas Elites e Política na Ilha de São Miguel no séc. XVIII vem várias descrições dos Arruda da Costa Botelho e um estudo, do Dr. Augusto Ataíde, sobre a quantidade de ouro que o Sebastião de Arruda da Costa trouxe do Brasil e com o qual instituiu os dois morgadios para os seus dois filhos.

Os Bettencourt Galvão tinham uma casa na Ribeira Grande, onde hoje funciona o biblioteca infantil, e tinham outra nos Fenais da Ajuda, não faço ideia onde seja.

Essa casa que hoje em dia pertence ao Dr. Estrela Rego era do marido da Morgadinha de Cracas, a Morgadinha tinha outras casas mas em Ponta Delgada, o Dr. Jorge Frazão, numa conversa que tive com ele à cerca de um mês, disse-me que talvez tivesse uma casa na rua de água em Ponta Delgada, mas que hoje em dia está bastante alterada.

A Mariana Emília de Arruda Botelho, como vem no seu registo de casamento, o avô dela tinha uma casa em São Roque, onde ainda não se sabe onde é ou era, e uma outra com ermida fora da vila, hoje em dia pertence aos Pacheco Vieira.

um abraço

António

Resposta

Link directo:

RE: Família Arruda em Ponta Delgada, São Miguel,Aç

#230873 | macaet | 30 mai 2009 21:10 | Em resposta a: #230872

Caro António,

Pelo que leio, sabe muito mais do que eu. Não cheguei a conhecer pessoalmente o nosso primo Jorge Gamboa, mas, pelo que sei, foi um grande benfeitor em várias áreas.
O meu pai falou-me numa prima no faial da terra, certamente seria a sua mãe.
Aqui vai mais um link do solar de S Sebastião:
http://www.inventario.iacultura.pt/smiguel/ribeira-grande-fichas/22_189_26.html
e outro da casa dos Rego Botelho:
http://www.inventario.iacultura.pt/smiguel/ribeira-grande-fichas/22_180_9.html
penso que esta é a Quinta do Senhor Santo Cristo:
http://www.inventario.iacultura.pt/smiguel/ribeira-grande-fichas/22_237_100.html

um abraço,

Maurício

Resposta

Link directo:

Família Arruda da Costa Botelho

#230875 | acota | 30 mai 2009 21:53 | Em resposta a: #230873

Caro Maurício

Já ouvi falar em vocês, no primo Adrualdo também, e ainda cheguei a conhecer o primo José Dinis, que infelizmente já morreu.

O seu bisavô Diniz Tavares de Melo era primo do Dr. Jorge de Melo Gamboa de Vasconcelos, que foi casado com Maria Eugénia Raposo do Amaral Viveiros (filha de Rolando Viveiros e de Maria Clotilde Raposo do Amaral). A mãe deste Dr. Jorge Gamboa era Isabel Tavares de Melo e o pai Jorge Soares Gamboa de Vasconcelos, que por sua vez o pai era parente pelos Bett Galvão, descende de um irmão da Maria Francisca de Medeiros que casou com António de Medeiros e Bettencourt Galvão.

A casa que me indicou talvez seja a do Sr Santo Cristo, porque na mesma área havia uma outra (parece que em ruínas) que pertenceu ao morgado João de Arruda Botelho e Câmara (peço desculpa por dito que ele se chamava António Francisco, ele era João e o pai é que era António Francisco. Este morgado fez as tais notas genealógicas sobre os principais morgadios que havia na ilha na altura, que é este http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=278115 ). No Pico Arde havia a do Sr Santo Cristo e a do Pico Arde (que está em ruínas), portanto deve ser essa. Esta família Arruda Botelho e Câmara tinha esta na Conceição da Ribeira Grande e uma outra casa em Ponta Delgada, parece que é onde hoje funciona um supermercado na Calheta de Pero de Teve, não me recordo do nome do supermercado mas é um que fica em frente a um edifício em ruínas e o início da avendia E ou João XXI. Claro que a casa foi completamente alterada, nem sei se sobrou algo da antiga construção.

Infelizmente havia uma outra casa que era a das Socas, que foi edificada pelo João Carlos Scholtz, que também já não existe. O Scholtz tinha esta casa no Livramento onde se dedicava a plantações de coníferas (pinheiros), uma outra em Ponta Delgada (está no Jardim José do Canto em mau estado mas vai ser reabilitada para servir como unidade hoteleira, pelo menos é o que consta) e alugou a casa onde funciona actualmente o Clube Micaelense, que na altura pertencia aos Machado de Faria e Maia que a alugaram e foi o Scholtz que fez importantes obras na casa. Mais tarde a casa é adquirida pela Maria Ana Guilhermina Fisher e hoje em dia são os seus descendentes que ainda a têm em seu poder. O que levou os Machado de Faria e Maia a alugarem esta casa foi que em certa altura entraram em dificulades financeiras, não sei bem ao certo a história mas esta vem detalhada na tal obra que referi Casas Elites e Poder na ilha de São Miguel no séc. XVIII.

Nesta obra também vem um dado curioso que é o seguinte, a família Bettencourt da Câmara e Melo tinha uma casa na Rua do Valverde na Ribeira Grande. O Dr. Jorge Frazão disse-me que eles tinham na Ribeira Grande uma casa que se chamava Quinta do Estaleiro ou ao Estaleiro e que não sabia onde ficava ou fica esta casa. Não sei se ainda esta rua do Valverde na Ribeira Grande mantém o mesmo nome ou se mudou, lembro-me, isso sim, da rua do Valverde em Ponta Delgada.

Uma nota curiosa, ao ver os registos de baptismo da Maria Adelaide de Bettencourt Galvão vi que o padrinho de baptismo era o António Joaquim de Medeiros Correia de Bettencourt da Câmara http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=303485

E o padrinho de baptismo da Adelaide Emília de Arruda da Costa Botelho, irmã do avô Maurício era o irmão dele o Manuel de Medeiros Bettencourt da Câmara e Mello http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=258449

Curioso notar como as relações entre estas famílias funcionavam, porque o Manuel de Medeiros da Câmara e Melo era o que casou com a morgada que era a proprietária da Quinta de Nossa Senhora da Viagem nas Calhetas. Esta quinta fica perto da de São Sebastião.

A família Quental tinha a casa que hoje existe na Rua do Castilho e o Solar do Ramalho, na Relva.

um abraço

António

Resposta

Link directo:

RE: Família Arruda da Costa Botelho

#230884 | macaet | 30 mai 2009 23:32 | Em resposta a: #230875

Caro António,

O meu tio Adrualdo faleceu em 2005 e o meu pai em 2007, espero que a sua mãe se encontre bem, já que desta família não restam muitos que possam contar histórias. O pouco que sei foi-me contado pelo meu tio Adrualdo. Ele até me levou a conhecer a minha tia Teresa, que vivia miseravelmente numa casa na arquinha. O meu pai nunca ligou muito a essas histórias, pois nunca teve grande contacto com o pai, Manuel. Sei também ter primos Tavares de Mello a viver na rua do Carvão em Ponta Delgada, e que a tia Teodolinda, irmã do Adolfo e da Mariana, também vivia na mesma rua.
Ainda a respeito da Tia Teresa, sei que viveu a vida toda num solar na rua de Sant'Ana, pertencente ao nosso primo D. Francisco Mello-Manoel e à sua mulher D. Leonor de Faria e Maia (Bidona), a qual lhe deixou em testamento a tal casa da arquinha.
De resto e pelo que sei, a família foi desaparecendo, ou por emigração, ou por não deixar descendência.

Com os melhores cumprimentos,

Maurício

Resposta

Link directo:

RE: Família Arruda da Costa Botelho

#230886 | macaet | 31 mai 2009 00:04 | Em resposta a: #230875

Muitas ruas na Ribeira Grande mudaram de nome, também não sei se a do valverde mantém o seu nome.
A casa dos Arrudas em Ponta Delgada deve ser o supermercado mini costa que fica em frente à antiga fundição, um edifício de chaminé alta. Se for esta, não resta nada.
E o António, ainda mantém casa nos Açores?

Abraço,

Maurício

Resposta

Link directo:

RE: Família Arruda da Costa Botelho

#230900 | acota | 31 mai 2009 11:26 | Em resposta a: #230886

Bom dia Maurício

Isso, é esse o supermercado, provavelmente seria aí a tal casa.

Tínhamos uma casa no Faial da Terra mas por causa das partilhas entre os 4 irmãos teve que ser vendida, de momento temos residência aqui em Lisboa.

Se não se importa dê-me o seu email para lhe enviar uma foto digitalizada que de certeza vai ser interessante, o meu é cotacoca arroba hotmail.com ou gmail.com

um abraço

António

Resposta

Link directo:

RE: Família Arruda da Costa Botelho

#230921 | macaet | 31 mai 2009 14:30 | Em resposta a: #230900

Aqui vai:
macaet@hotmail.com

Um abraço,

Maurício

Resposta

Link directo:

RE: Família Arruda da Costa Botelho

#230977 | acota | 01 jun 2009 00:22 | Em resposta a: #230921

Caro Maurício

Gostava de lhe enviar umas imagens que decerto vai ser achar interessantes.

um abraço

António

Resposta

Link directo:

RE: Família Arruda da Costa Botelho

#231026 | macaet | 01 jun 2009 19:34 | Em resposta a: #230977

sim, antónio, quando puder mande para o meu email:

macaet arroba hotmail.com

Um abraço,

Maurício

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 00:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen