General Caeiro, de Évora.

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

General Caeiro, de Évora.

#104825 | luis262 | 08 nov 2005 12:20

Caros Participantes,

Procuro informações sobre um General Caeiro , primo do meu bisavô, Manuel Caeiro Gonzales.

Possuo fotografias desse oficial general, do Exército, numa delas fardado e ao lado desse meu bisavô, que nasceu na Amareleja em 1858, aparentando terem idades próximas e que deve ter sido tirada na primeira década do séc. XX. Infelizmente, nessas fotografias está identificado, no verso , apenas como " primo General Caeiro , de Évora " o que, covenhamos não diz muito , pois poderá significar que aí nasceu, ou então que lá residia...
Agradeço qualquer informação ou sugestão, que me possa dar uma pista.
Já procurei noo portal do Exército, na net., mas só têm elementos mais recentes.
Será que existe alguma publicação onde constem todos os oficiais generais portugueses, pelo menos depois das reformas do conde de Lippe?
Não serão tantos milhares assim...

Melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#104826 | luis262 | 08 nov 2005 12:22 | Em resposta a: #104825

Corrijo : "convenhamos".
LP

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#104851 | carlos luiz | 08 nov 2005 18:27 | Em resposta a: #104826

Caro Luis Piçarra
Jà procurou no Arquivo Histórico Militar,no Largo dos Caminhos de Ferro,1100/105 Lisboa?
Pode encontrar algo que não conheçe,sobre a sua vida militar!
Cumprimentos Carlos Reis Luiz

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#104853 | luis262 | 08 nov 2005 18:34 | Em resposta a: #104851

Caro Carlos Reis Luiz

Obrigado pela sua sugestão. Vou segui-la uma vez que ainda não procurei.
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#104927 | carlos luiz | 09 nov 2005 19:09 | Em resposta a: #104853

Caro Luis Piçarra
Tenho notiçias sobre os Cunha Rego.
Queira por favor enviar-me um email,para eu conheçer o seu,confesso que não sei que jà me enviou,mas nã conpreendi bem!
Depois lhe enviarei por email estas notiçias. Cumprimentos
Carlos Reis Luiz

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#104939 | luis262 | 09 nov 2005 21:05 | Em resposta a: #104927

Caro Carlos Reis Liuz:

Pode enviar esses dados , se faz favor, para luispicarra25arrobasapopontopt

Cumprimentos

Luis Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#122804 | 10013843 | 14 jul 2006 23:53 | Em resposta a: #104825

Boa Noite

Será que o General de Cavalaria que procura tem o nome Manuel Godinho Caeiro?

Os meus ascendentes paternos são do concelho de Moura

Miguel António Carvalho Rico

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#122817 | luis262 | 15 jul 2006 09:32 | Em resposta a: #122804

Caro Miguel António Carvalho Rico,

É possível que seja, visto que como refiro na mensagem com que iniciei este tópico, esse General Caeiro era primo do meu bisavô, Manuel Caeiro Gonzales ( pai da minha avó paterna), que nasceu na Amareleja em 1858 e aparece fardado algumas fotografias de que disponho ao lado dele, aparentado terem idades próximas.
Conhece a ascendência de Manuel Godinho Caeiro? Por aí talvez seja possível confirmar se é a pessoa que eu procuro. Ficava agradecido se pudesse disponibilizar alguma informação.

O seu apelido despertou-me curiosidade, pois uma irmã dessa minha avó, Francisca Isabel Janeiro Caeiro, casou pela 2ª vez, com António ( Fialho ?) Rico,que segundo creio era natural de Moura. Não tiveram descendentes, mas o marido tinha pelo menos dois filhos,José e Abel, já adultos quando os conheci, do seu primeiro casamento. Esses meus tios avós tinham uma quinta, em fins de dos anos 50 inícios de 60 , na zona do Seixal/Amora, conhecida pela Quinta da Amora, onde cheguei a ir em miúdo...
Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#122954 | luis262 | 17 jul 2006 09:54 | Em resposta a: #122817

Renovação de pedido,
uis Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#122967 | 10013843 | 17 jul 2006 13:38 | Em resposta a: #122954

Boa tarde. Ainda não descobri o grau de parentesco. Caso concorde, gostaria de lhe enviar ficheiro com a fotografia do General Manuel Godinho Caeiro para que confirme se é o mesmo.

Cumprimentos
Miguel Rico

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#122968 | 10013843 | 17 jul 2006 14:09 | Em resposta a: #122954

Boa tarde
Esqueci-me de lhe dizer que encontrei em apontamentos do meu falecido pai uma referência a um Domingos Gonzales. A minha familia paterna é oriunda da Póvoa de S. Miguel-Moura e tem como ascendência para além de Caeiro, Carrasco, Carvalho e Lavaredas

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#122976 | luis262 | 17 jul 2006 15:57 | Em resposta a: #122967

Caro Miguel Rico,

Agradeço que me envie o ficheiro com a fotografia, para picarras23arrobaclixpontopt.
Lembra-me de ouvir os meus avós paternos dizerem que o jornalista Ubano Carrasco, era nosso primo, mas não me recordo de outras referências.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#123032 | luis262 | 18 jul 2006 08:56 | Em resposta a: #122967

Caro Miguel Rico,

Como as coisas andam muito depressa aqui no fórum, talvez não tenha lido a minha resposta à sua última mensagem.
Por isso torno a escrever, para lhe agradecer a sua colaboração e comunicar-lhe que fico então a espera que possa enviar o ficheiro e fotografia do General Manuel Godinho Caeiro para picarras23@clix.pt

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#123036 | 10013843 | 18 jul 2006 10:02 | Em resposta a: #123032

Bom Dia

Já enviei a fotografia para o seu email. Aguardo resposta

Cumprimentos

Miguel Rico

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#123038 | luis262 | 18 jul 2006 10:33 | Em resposta a: #123036

Caro Miguel Rico,

Já vi a fotografia. Tenho uma igual, tendo escrito por trás primo General Caeiro e outra em que esse primo se encontra ao lado do meu bisavô Manuel Caeiro Gonzales.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#123040 | 10013843 | 18 jul 2006 10:45 | Em resposta a: #123038

Caro Luís Piçarra

Como tenho um coronel amigo, estou a aguardar que ele consiga apurar alguns dados. Já não é mau saber-se o nome completo.

Cumprimentos
Miguel Rico

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#123217 | jramos | 20 jul 2006 17:26 | Em resposta a: #122968

Caro Miguel Rico

Sou descendente de uma família Rico da Póvoa de S. Miguel. Tenho alguns dados.
Será possivel trocarmos informações?

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#123250 | 10013843 | 21 jul 2006 08:39 | Em resposta a: #123217

Caro José Ramos

Concerteza, envie-me os seus dados.

Cumprimentos
Miguel Carvalho Rico

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#123260 | jramos | 21 jul 2006 12:43 | Em resposta a: #123250

Caro Miguel Rico

Sou sexto neto do casal Camilo Rico (*1756) / Ana Figueira (*1759), ambos naturais da Póvoa de S. Miguel, por via da filha Ana Figueira (*1787).

Cumprimentos
João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#123287 | luis262 | 21 jul 2006 19:48 | Em resposta a: #123040

Caro Miguel Rico,

Cá fico à espera.
Aproveito para lhe agradecer a suacolaboração.
Quanto ao Gonzales do meu bisavô vem do lado da mãe, Antónia Mamerta Gonzales, natural de Valencia del Mombuey, uma pequena vila espanhola, perto de Amareleja, filha de José Vicente Gonzalez, da dita Valencia, e de Luisa de Adame, de Jerez delos Caballeros.
O pai desse meu bisavô , Manuel Caeiro Vieira era de uma família da Amareleja.
José Vicente Gonzalez, meu tetravô, era irmão de António Gonzalez y Gonzalez , que foi o primeiro Marquês de Valdeterrazo, Presidente do Conselho de Ministros de Espanha, senador etc, etc...Esse meu bisavô, embora português, viveu uns anos em Madrid em casa do tio e pol´fêz os seus estudos.
Entretanto na vila de Valencia, o solar dos Marqueses de Valdeterrazo, foi doado, já em meados do séc. XX, pela terceira Marquesa , que não teve descendência e casou com Principe Philipe de Orleans, Duque de Mompensier, à Municipalidade de Valencia del Mombuey , e nele se situa actualmente a sede da fundação Duquesa de Mompensier.
Embora tenha herdado da minha avô paterna alguma documentação e fotografias, sei apenas que o meu bisavô, tinha um irmão Diogo e uma irmã Maria do Carmo, com descendêcia.
Viviam em Lisboa duas primas direitas da minha avó ambas médicas, que cheguei a conhecer que usavam o apelido Gonzales, e um outro primoda minha avó, advogado, Manuel Gonzales Ribadeneyra, que também conheci em miúdo.
Creio que todos esses primos eram de Moura. Enfim é um ramo da família do qua conheço muito pouco, por ora.
Algumas destas pessoas têm página no Genea, nomeadamente, meu bisavó Manuel Caeiro Gonzales que casou com Teresa de Jesus Janeiro e ascendentes e descendentes do casal.
Aqui lhe deixo os dados que tenho sobre estes meus Gonzales, que são originários da província de Badajoz e passaram a Moura, nas primeiras décadas do s~ec. XIX.
Oxalá tenham alguma ligação com o que mencionou.
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#123313 | luis262 | 22 jul 2006 00:20 | Em resposta a: #123260

Caros Miguel Rico e João Ramos,

Aproveito a presença de ambos neste tópico para, por um lado acrescentar mais uma informação relacionada com a minha mensagem de hoje, sobre Gonzales e Caeiros do concelho de Moura, pois me lembrei que, graças a João Ramos, fiquei a saber de mais alguma coisa sobre os Caeiro Vieira da Amareleja, bem como d existência de um outro irmão do meu bisavô , Manuel Caeiro Gonzales de nome Luis, n. em Amareleja em 1856, portanto mais velho que ele, de quem nunca tinha ouvido falar.Terá morrido criança?
Por outro lado e dirigindo-me ao meu caro João Ramos, gostava de saber como vai andando e como é que se poderá vir a adquirir a obra que em tempos referiu saber estar em preparação e, de onde retirou esta e outras interessantes informações, que fazem de nós parentes via Caeiros Vieira?
Gostava de o informar , que , como na altura lhe disse , enviei há meses os dados novos para o Genea corrigir a ascendência de Manuel Caeiro Vieira casado com Maria de São Romão Caeiro, que como lhe comuniquei, derivaram de uma deficiente leitura da certidão de óbito de MCV, cujo microfime consultei na Torree Acho que vou ter de reeinviar a correção, para ver se a fazem, pois até agora não corrigiram nada.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#123314 | luis262 | 22 jul 2006 00:39 | Em resposta a: #123287

Por lapso escrevi que a 3ª Marquesa de Valdeterrazo tinha casado com Philipe de Orleans, quando devia ter escrito, FERNANDO de Orleans, Duque de Mompensier.
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#123315 | luis262 | 22 jul 2006 00:47 | Em resposta a: #123314

Decididamente isto hoje está mau: Deve escrever-se MONTPENSIER !!!!!!!!!!!!
Desculpem...
LP

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#126312 | Pean | 29 ago 2006 11:30 | Em resposta a: #122976

Caro Luís Piçarra,

O jornalista Urbano Carrasco era filho de José Martins Caeiro Carrasco e de Clotilde Rodrigues. Esta última era irmã de Catarina Rodrigues c.c. Mario Jorge da Gama Pinto e de Urbano Pires Lavado Côrte-Real Rodrigues c.c. Maria da Conceição Tavares e penso que haveria mais alguns irmãos, todos de Serpa e Moura. Os citados já estão nesta BD, onde poderá vêr alguma ascendência.
Penso que havia também um General João Caeiro Carrasco que seria primo-irmão de Urbano Carrasco.

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#126469 | luis262 | 30 ago 2006 12:56 | Em resposta a: #126312

Caro Pean,

Antes do mais quero agradecer a sua ajuda.

As pessoas que referiu, tal como alguns outros descendentes e descendentes, são meus primos. Falta-me no entanto encontrar o elo de ligação, embora saiba que existe, com os meus Caeiros da Amareleja, Serpa, Moura e Pias.

Estou à espera da publicação de um estudo, que me foi indicado por João Ramos, em que aparecem Caeiros da Amareleja, ascendentes meus.

Entretanto consegui num outro tópico do Fórum, alguns dados sobre o General Manuel Godinho Caeiro. Esses dados constam da " Lista geral de Antiguidades do Exército ( Oficiais e empregados civis)", publicada em 31.12.1899.

À data, Manuel Godinho Caeiro, que nasceu a 14.11.1858 , era Capitão da Arma de Cavalaria no Reg. Cavc nº 5 e era Cavaleiro da Ordem de São Bento de Aviz.
Da informação, consta ainda a sua carreira militar até essa data.
Pedi entretanto ao Arquivo do Exército os dados que possuí sobre esse primo do meu bisavô, que nasceu no mesmo ano, pois desconheço a sua filiação e o local de nascimento.

Cumprimentos,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#126470 | luis262 | 30 ago 2006 13:02 | Em resposta a: #126469

Caro Pean,
Onde escrevi, duas vezes descendentes, queria dizer descendentes e ascendentes.
LP

Resposta

Link directo:

RE: Gen. Manuel Godinho Caeiro, dados do Arquivo H

#129772 | luis262 | 30 set 2006 01:33 | Em resposta a: #104825

Boa noite,

Recebi do Arquivo Histórico Militar, diversa documentação extraída do Processo Individual do General Manuel Godinho Caeiro ( cota: AHM/DIV/3/7/2440).

Nasceu a 14.11. 1858 em Moura, Amareleja, filho de Agostinho Caeiro e de Maria Godinho Caeiro.
Casou com Guilhermina Rosa Correia, tendo tido uma filha, Maria, que nasceu a dez de Agosto de 1880.
Faleceu em Évora, Sé a 26.09.1939.

Foi Cavaleiro da Real ordem Militar de S. Bento de Aviz , em 01.01.1895 e Oficial da mesma ordem, em 01.01.1905.

Pedi entretanto ao AD Beja uma cópia do seu assento de nascimento, que normalmente terá os nomes dos avòs, para tentar estabelecer a ligação com o seu primo Manuel Caeiro Gonzalez.

Cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Gen. Manuel Godinho Caeiro, dados do Arquivo H

#129961 | Correia74 | 02 out 2006 17:30 | Em resposta a: #129772

Caro Luis Piçarra,

Apenas por curiosidade. Estes seus Caeiro têm alguma coisa a ver com o Sr. Fernando S. Caeiros Presidente da C.M. Castro Verde?

Cumprimentos,
Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Gen. Manuel Godinho Caeiro, dados do Arquivo H

#129982 | luis262 | 03 out 2006 00:20 | Em resposta a: #129961

Cara Cláudia,

Que eu saiba não têm, mas como é um ramo que ainda tenho pouco estudado, tudo é possível...
O facto do Sr. que refere ter o apelido Caeiros e não Caeiro, pode não querer dizer nada. Por exemplo eu tenho alguns ascendentes meus que assinaram Piçarra, ou Pissarra, indiferentemente, como foi o caso do meu tetravô, Eloy Piçarra.
Se souber de alguma coisa em relação com a sua questão, coloco aqui neste tópico.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Gen. Manuel Godinho Caeiro, dados do Arquivo H

#129996 | Correia74 | 03 out 2006 10:08 | Em resposta a: #129982

Caro Luis,

Obrigada pela resposta.

Cumprimentos,
Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Gen. Manuel Godinho Caeiro, dados do Arquivo H

#130332 | luis262 | 07 out 2006 14:00 | Em resposta a: #129772

Boa tarde,

No assento de baptisno de Manuel Godinho Caeiro, que está no AD Beja,
consta, para além da filiação já referida na sua documentação militar, que é neto paterno de Manuel António Caeiro e Maria Agostinha, ambos naturais de Moura,Amareleja e materno de João Godinho natural de Moura, Estrela e de Lourença Caeiro, natural da Póvoa.
Foram padrinhos, Manuel José e Francisca Caeiro.

Apesar destes novos elementos e de saber que o general Manuel Godinho Caeiro era primo do meu bisavô, Manuel Caeiro Gonzales, ainda não consigo, estabelecer a ligação...

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Gen. Manuel Godinho Caeiro, dados do Arquivo H

#131384 | ana caeiro | 16 out 2006 23:37 | Em resposta a: #130332

Boa noite,

Não sei até que ponto esta minha intervenção pode ajudar ou, quiça, perturbar a vossa pesquisa, muito embora não seja esta ultima hipotese a minha intenção. Mas, como podem reparar também eu tenho "Caeiro" no meu apelido o qual me foi transmitido pelo meu avô materno, de nome Bernardino Caeiro, natural de Amareleja.
Ora, sendo a minha mãe a sua filha mais nova e tendo ela 79 anos de idade, suponho que o meu avô tenha sido contemporâneo da pessoa em questão. Ele foi casado com Ana Rita (minha avó materna) e, conviveu e acompanhou intensamente os Viscondes d'Asseca.

Espero não ter contribuido para aumentar confusao.
Cordialmente,
Ana M.

Resposta

Link directo:

RE: Gen. Manuel Godinho Caeiro, dados do Arquivo H

#131416 | luis262 | 17 out 2006 11:32 | Em resposta a: #131384

Bom dia,

Infelizmente, não tenho, por ora, elementos que permitam ligar o seu avó materno Brnardino Caeiro, aos dados que possuo sobre Caeiros da Amareleja ou de outras freguesias dos concelhos de Moura, Serpa e outros da região, alguns deles meus ascendentes.
No entanto, a partir de uma certidão de nascimento de sua mãe ou do casamento dos seus avós, talvez consiga abrir portas que lhe permitam estabelecer ligações...

Como se trata de datas com menos de cem anos, as certidões podem ser pedidas às conservatórias do Registo Civil , sendo necessário referir a data e freguesia onde a pessoa nasceu, bem como o nome dos pais.
Para pedir a certidão do casamento precisa saber-se para além dos nomes dos noivos, a data e a freguesia onde se realizou.

Para datas anteriores a 1900, os assentos já se encontram, na maior parte dos casos, nos respectivos Arquivos Distritais da Torre do Tombo, onde podem ser feitas buscas no local, ou na maioria pedir os assentos pela net.

Disponha sempre.

Cordialmente
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#164457 | luis262 | 05 ago 2007 23:54 | Em resposta a: #123313

Caro João Ramos,

Passado este tempo todo, voltei aos meus Caeiros.
Queria tornar a enviar os dados corrigindo a ascendência de Manuel Caeiro Vieira e de Maria de São Romão Caeiro.
Será que entretanto já foi publicada a obra, que em tempos mencionou, sobre famílias da Amareleja?

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#164720 | luis262 | 09 ago 2007 12:24 | Em resposta a: #164457

Caro João Ramos,

Como lhe pode não ter lido a minha intervenção de 5.8.2007, repito o meu pedido de informação.

Melhores cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#253937 | mpra | 29 abr 2010 18:58 | Em resposta a: #122804

Olá Miguel

Sou bisneto de Maria dos Santos Godinho Rico, irmã do seu avô, Eng. António Caeiro Rico. Ambos filhos de José Dias Rico Lavaredas. Tenho algumas informações que lhe poderia dar. Brevemente tenho intenção de me dedicar a este ramo dos Rico mais exaustivamente.

Com os melhores cumprimentos
mpra

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#253938 | mpra | 29 abr 2010 18:59 | Em resposta a: #123250

Olá Miguel

Sou bisneto de Maria dos Santos Godinho Rico, irmã do seu avô, Eng. António Caeiro Rico. Ambos filhos de José Dias Rico Lavaredas. Tenho algumas informações que lhe poderia dar. Brevemente tenho intenção de me dedicar a este ramo dos Rico mais exaustivamente.

Com os melhores cumprimentos
mpra

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#253951 | mpra | 29 abr 2010 23:49 | Em resposta a: #123217

Caro João Ramos

Sei que o tópico é antigo mas pode ser que o consiga contactar. Tenho bastante interesse neste ramo.

Como pode ver na mensagem que enviei ao meu parente Miguel Rico, descendo de:
José Dias Rico Lavaredas, bp na Póvoa de S.Miguel a 17.7.1825 e falecido no seu Monte dos Alpendres, paróquia da Estrela a 1.2.1895. Foi no seu tempo detentor da governança local e o mais abastado proprietário residente.
Irmão de António Dias Rico, Manuel Dias Rico e ao que pude apurar até agora meio irmão de Romana bp 2.11.1801, filha do primeiro casamento do pai com Maria Correia.

Estes três rapazes eram filhos do segundo matrimónio de António Dias Rico e primeiro de Maria Gertrudes e netos pela parte paterna de Miguel Dias Rico c.c. Ana Gonçalves.

Todos naturais da Póvoa de S.Miguel.

Sei ainda de vários outros ramos da mesma família que ainda não consegui unir mas todos naturais da Póvoa e descendentes de pessoas Dias Rico:

Filipa, bp 1799
Louzia, bp 1801
filhas de:
Camilo Rico c.c. Maria Figueira

netas paternas de:
João Dias Rico, natural de Linhares da Beira c.c. Joana Gonçalves, nat. Póvoa de S.Miguel
netas maternas de:
Miguel Figueira c.c. Filipa do Nascimento

Descendentes destes dois ramos que apresentei mudaram-se para Moura, ai casaram e deixaram descendência.

Desconfio que estes Dias Rico tenham vindo de outro sítio nos meados do século XVIII, tal como muitas outras pessoas que encontro nos assentos. O apelido é aparentemente espanhol...

Com os melhores cumprimentos
MPRA

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#253952 | mpra | 29 abr 2010 23:59 | Em resposta a: #123260

Caro João Ramos

Perdoe-me. Só agora vi que já cá tinha deixado a sua ascendência. De onde vinham os seus Dias Rico? Tem dados mais recuados? Eram com certeza parentes.

Com os melhores cumprimentos
MPRA

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#254017 | correa | 01 mai 2010 10:48 | Em resposta a: #253951

Caros MPRA e João Ramos

Sou descendente de CAMILO GONÇALVES RICO e de MARIA FIGUEIRA,filha de MIGUEL FIGUEIRA e de FILIPA DO NASCIMENTO,neta paterna de Domingos Figueira e de Domingas Martins e neta materna de André Afonso e de Eusébia Vaz, todos da Povoa.
Camilo Gonçalves Rico era filho de JOAO DIAS RICO e de JOANA GONÇALVES, casados em 18/9/1746 na Povoa, ela filha de Jacinto Gonçalves e de Luzia Caeiro,neta paterna de Bartolomeu Lourenço e de Maria do Vale e neta materna de Manuel Beirão e de Catarina Lourenço.
João Dias Rico era filho de outro JOÃO DIAS RICO e de MARIA DIAS,neto paterno de JOÃO DIAS e de MARIA NUNES,e materno de MANUEL MARQUES e de MARIA DIAS.
FRANCISCO FIGUEIRA batizado a 24/4/1785 na Povoa,era filho de Camilo Gonçalves Rico e de Maria Figueira.Casou com Josefa de Santa Ana,foram pais de DOMINGOS DO NASCIMENTO FIGUEIRA, batizado em 16/1/1820 em Moura (S.João Batista),casado com ANA RITA GATO, batizada em 7/12/1823 em Sto António de Ares-Portalegre,filha de António Gato e Domingas Pires, de Barrancos,neta paterna de Manuel Carrasco Gato e de Joana da Silva e materna de Simão Peres e de Barbara Maria Pires.
Francisco Figueira e Josefa de Santa Ana foram pais de MARIA DO CARMO FIGUEIRA ,batizada a 16/1/1844 em Moura,casada em 22/1/1866 em Moura com António Francisco de Paula Capa.
Estou interessado em receber qualquer informação sobre estas pessoas,particularmente a ligação de João Dias Rico Lavaredas a Camilo Gonçalves Rico.
Meus cumprimentos
A.Correa

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#254061 | mpra | 02 mai 2010 04:18 | Em resposta a: #254017

Caro A.Correa

Muito obrigado pela sua resposta. Veio esclarecer uma dúvida minha que se prendia com a idade aproximada de Camilo Gonçalves Rico.

O que escrevi numa das últimas mensagens é o que por agora sei. Brevemente terei de deslocar-me a Beja para continuar a pesquisa.

Pelas datas diria que Camilo Gonçalves Rico seria irmão de Miguel Dias Rico, ou como também me pareceu ler num assento Miguel Gonçalves Rico! Nesse caso filhos de João Dias Rico e Joana Gonçalves. Tem por acaso conhecimento das naturalidades e baptimos desses Joões, pai e filho? Li num dos assentos uma referência a Linhares da Beira.

Este Miguel Dias/Gonçalves Rico c.c. Ana Gonçalves, naturais da Póvoa, são os pais de António Dias Rico c. c. Maria Gertrudes, naturais da Póvoa. António Dias Rico c.c. Maria Gertrudes são pais do atrás citado José Dias Rico Lavaredas bp 17.7.1825 na Póvoa, meu trisavô.

É a este último José Dias Rico Lavaredas que se refere na mensagem ou estou enganado?

Não sei se chegou a ver mas mais uma vez lhe agradeço a ajuda no tópico de João da Guarda Fragoso e Brito.

Com os melhores cumprimentos
Manuel A.

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#254080 | correa | 02 mai 2010 16:22 | Em resposta a: #254061

Caro Manuel A.

Tenho a fotocopia do registo de casamento de João Dias Rico e Joana Gonçalves em 18/9/1746, em S.Miguel da Povoa termo da vila de Moura.Ele natural da "freguesia de NªSrª da Graça da vila de Arez,bispado de Portalegre", ela "natural e moradora como o contraente nesta freguesia de S.Miguel da Povoa".
Também tenho o registo do casamento de João Dias e Maria Dias.Em 18/9/1718..."moradores que foram nesta vila de Arez..."
Portanto é possivel que a origem fosse Linhares da Beira mas, em 1718, João Dias e Maria Dias moravam em Arêz,hoje concelho de Nisa.
Aproveito para incluir um texto interessante sobre a origem de Arêz:
Em 1199 D. Sancho I doa a Herdade da Açafa à Ordem do Templo, este território era delimitado, de modo muito sumário a norte pelo Rio Tejo e a sul detinha parte do território dos actuais concelhos de Nisa, Castelo de Vide e parte do território espanhol junto á actual fronteira. Estas doações tinham como objectivo fixar moradores em zonas ermas e despovoadas e consequentemente defender o território.
Os Templários edificaram uma fortaleza que os defendesse dos infiéis e sinalizava a posse desses territórios. Ao mesmo tempo o monarca anuncia a vinda de colonos franceses, que chegaram de forma faseada, sendo o último grupo destinado ao povoamento do território da Açafa.
Instalaram-se junto das fortalezas construídas pelos monges guerreiros e aí ergueram habitações, fundaram aglomerados populacionais a que deram o nome das suas terras de origem. É neste sentido que surge possivelmente o de Nisa, ou seja sendo os primeiros habitantes oriundos de Nice, ergueram aqui a sua “ Nova Nice” ou melhor dizendo, a Nisa a Nova, que encontramos nos documentos, e quando surge o termo Nisa a Velha, este refere-se á sua antiga terra de origem, a Nice francesa.
Assim terão nascido Arêz (de Arles), Montalvão (de Montauban), Tolosa (de Toulouse), cidades do Sul de França.
O primeiro Foral foi dado à Vila de Nisa entre 1229 e 1232, pelo Mestre Dom Frei Estêvão de Belmonte.

Agradeço que me comunique os dados que for obtendo sobre esta familia,mesmo sobre o seu trisavô João Dias Rico Lavaredas,pois nada sei deles para além dos casamentos.
Tambem estou interessado nos Figueiras da Povoa.
Meus cumprimentos
A.Correa

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#254145 | mpra | 03 mai 2010 19:53 | Em resposta a: #254080

Caro A.Correa

É curiosissima a origem da toponímia dessas vilas. Desconhecia por completo a imigração de colonos franceses em plena idade média para a região. Seria interessante estudar que possíveis vestígios e hábitos culturais se perpetuaram.

Muito Obrigado. Estamos sempre a aprender.

Quanto a Figueiras nada lhe sei dizer para já. Quando me dirigir a Beja terei em atenção ambos os apelidos. Num outro momento tenho intenção de ver testamentos, partilhas ou inventários orfanológicos. Muitas vezes é nesses documentos que está alguma informação que de outra forma não poderíamos saber.

Sabe por acaso se existem registos paroquiais para a vila de Arêz anteriores aos meados do século XVIII? Este apelido Rico intriga-me... seria alcunha ou algum ramo de uma família espanhola que passou a Portugal? Espero um dia sabê-lo.

Tem por acaso essas fotocópias do casamento de João Dias Rico com Joana Gonçalves e do de João Dias com Maria Dias digitalizadas? Se sim pedia-lhe o favor de me enviar por email, lenam.pra(arroba)gmail.com

Curiosamente há histórias que foram passadas oralmente de geração em geração ou ficaram no imaginário das pessoas dos sítios. Não passando para todos os efeitos de curiosidades, visto ser dificil saber quando e onde tiveram a sua origem.

Mais uma vez lhe agradeço todas as informações que me transmitiu.

Com os melhores cumprimentos
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#254168 | jramos | 04 mai 2010 00:56 | Em resposta a: #254017

Caros confrades e parentes,

Eis o que tenho sobre esta nossa gente:

1. Ana Figueira, bap. 7/10/1787, Póvoa – Moura

2. Camilo Rico, bap. 12/9/1756, Póvoa - Moura /teve um irmão Jacinto Rico, que por sua vez teve um filho, Sebastião Dias Rico que casou em Moura em 1810)
3. Maria Figueira, bap.4/1/1759, Póvoa – Moura(tinha irmãos: Tomé Figueira e Francisco Figueira Serrão, lavrador no Monte do Limpo em Santo Amador onde morreu)


4. João Dias Rico, natural de Nª Sr.ª da Graça – Arêz
5. Joana Gonçalves, bap. 25/3/1727, Póvoa – Moura
6.Miguel Figueira, bap. 6/10 1723, Póvoa - Moura
7. Filipa do Nascimento, bap. 17/6/1725, Póvoa - Moura

8.João Dias Rico, natural de Monte da Pedra – Sobrado. Casou em Arês a 18/9/1718.
9. Maria Dias, natural de Monte Claro – Nisa. Casou em Arês a 18/9/1718.
10. Jacinto Gonçalves, natural da Póvoa de S. Domingos – Bispado da Guarda
11. Luísa Caeiro, natural de Moura
12. Domingos Figueira, natural de Ferreira
13. Domingas Martins, 18/11/1685, Póvoa – Moura (tinha irmão: Isabel, Manuel e Maria Gonçalves)
14. André Afonso, bap. 1/12/1692, Póvoa – Moura (tinha irmãos Manuel e Margarida Baiôa)
15. Eusébia Vaz, natural da Póvoa - Moura

16. João Dias
17. Maria Nunes
18. Manuel Marques
19. Maria Dias
20. Bartolomeu Francisco, natural da Póvoa de S. Domingos – Bispado da Guarda
21. Maria do Vale, natural da Póvoa de S. Domingos – Bispado da Guarda
22. Manuel Beirão, natural de Moura
23. Catarina Lourenço, natural de Moura
24. Francisco Serrão, natural do termo de Ferreira
25. Isabel Figueira, natural do termo de Ferreira
26. Bento Gonçalves, natural da Póvoa – Moura, onde casou a 6/10/1680.
27. Isabel Fernandes, natural da Póvoa – Moura, onde casou a 6/10/1680. (tinha um irmão Domingos Fernandes)
28. Matias Barradas, natural de Brinches – Serpa
29. Catarina Lopes, natural de Brinches – Serpa
30. João Pires, natural da Póvoa - Moura
31. Maria Vaz, natural da Póvoa - Moura


52. Bento Gonçalves
53. Brites Fernandes
54. Manuel Fernandes Moncorcho, natural de Vera Cruz – Portel
55. Domingas Fernandes, natural de Vera Cruz – Portel
56. Manuel Vaz, natural de Brinches – Serpa
57. Margarida Baiôa, natural de Brinches – Serpa
58. Marcos Lopes, natural de Brinches – Serpa
59. Margarida Gonçalves, natural de Brinches – Serpa

Não tenho agora aqui comigo os registos mas julgo que de Arês não é possivel recuar mais.
Julgo ter alguma informação sobre o enterramento de Francisco do Nascimento Figueira. Vou procurar.
Numa pesquisa que fiz em livros de enterramento do cemitério de Moura encontrei com alguma freguência o apelido Dias Rico. É bastante provavél que seja a mesma família. Também são apelidos comuns na Póvoa de S. Miguel e na vizinha Estrela.
A minha linha também foi para Moura onde o apelido Figueira se juntou ao Valente e originou descendentes que tinham como alcunha "Enxota".

Aguardo novidades

Cumprimentos

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#254170 | jramos | 04 mai 2010 01:00 | Em resposta a: #253951

Caro confrade,

Já respondi neste mesmo tópico. É a mensagem de 04/05/2010, às 00:56.

Cumprimentos

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#254192 | correa | 04 mai 2010 18:27 | Em resposta a: #254168

Caro João Ramos

Agradeço a tão completa informação.Qualquer outra que venha a ter sobre os Figueiras principalmente,é muito bem-vinda.
Posso enviar-lhe os registos de casamemnto de João Dias Rico e Joana Gonçalves/ João Dias e Maria Dias /Jacinto Gonçalves e Luzia Caeiro / André Afonso e Eusébia Vaz.
Meus cumprimentos
A.Correa

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#254214 | jramos | 05 mai 2010 00:00 | Em resposta a: #254192

Caro A. Correa,

Toda a informação adicional é bem vinda.

j.a.e.ramos@iol.pt

Obrigado

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#254247 | mpra | 05 mai 2010 14:23 | Em resposta a: #254170

Caro João Ramos

Muito obrigado pela sua completíssima mensagem. Agora falta-me só entroncar os meus Dias Rico nestes.

Com os melhores cumprimentos
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#255220 | 10013843 | 25 mai 2010 20:27 | Em resposta a: #253937

Boa noite Manuel

Agradecia então que me enviasse os dados que possui. Já agora como é que sabe que sou neto de António Caeiro Rico?

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#255223 | mpra | 25 mai 2010 22:02 | Em resposta a: #255220

Caro Miguel,

Ouvi falar muito do seu pai, padrinho do meu, e dos seus tios e avós. O meu pai guarda ainda muita correspondência entre o meu avô e o seu pai, tios e avós. Sabia portanto o seu nome, homónimo do seu tio Miguel, Engenheiro Civil como o pai, António Caeiro Rico. Curiosamente tanto o meu avô como o seu pai tiveram o mesmo nome próprio, penso eu em honra do avô José Dias Rico Lavaredas. Sou bastantante mais novo, acabado de entrar na casa dos 20, e de momento estou em exames, sendo-me díficil estar a compilar toda a informação que tenho, mas brevemente terei todo o gosto em organizá-la para a enviar.

Com amizade,
Manuel R.A.

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#255229 | 10013843 | 25 mai 2010 22:43 | Em resposta a: #255223

Caro primo,

De facto o mundo é pequeno. Fico então a aguardar a informação que tiver disponivel.
Poderá enviar para o meu email miguel.a.rico@elecom.pt

Um grande abraço para si e para o seu pai.

Miguel Rico

Resposta

Link directo:

RE: General Caeiro, de Évora.

#256008 | mpra | 05 jun 2010 19:28 | Em resposta a: #255229

Caro Miguel,

Enviei-lhe o que pude para já. Depois diga-me se recebeu.. o email é telecom não é?

Um abraço,
Manuel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 09:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen