judeus em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

judeus em Portugal

#1049 | amaral | 28 nov 2000 11:56

Gostaria de conhecer os apelidos de judeus em Portugal, nomeadamente nas terras de Riba Coa, distrito da Guarda.

Resposta

Link directo:

RE: judeus em Portugal

#1050 | bernardo 2000 | 28 nov 2000 12:51 | Em resposta a: #1049

E,certamente,os haverá no B.xo Alentejo e Algarve ?!...em Proc. do Santo Ofício há muitos indícios.

Resposta

Link directo:

RE: judeus em Portugal

#1124 | 2910 | 30 nov 2000 23:52 | Em resposta a: #1049

Segundo o rol das pessoas que tiveram processos nos tribunais da inquisição pertencentes à área do conc. de Vila Nova de Foz Cõa, os apelidos mais vulgares são Fernandes, Rodrigues, Lopes,Campos,Henriques, Mendes, Nunes, Vaz,Silva, Soares,Gonçalves,Matos, Fernandes, Trabulo,Simões, Paz,Garcia,Abrunhosa.

Resposta

Link directo:

RE: judeus em Portugal

#1136 | amaral | 01 dez 2000 21:49 | Em resposta a: #1124

Agradeço muito a útil informação do sr. cujo username é 2910. O meu pai é originário de Alfaiates, Sabugal, local onde se refugiaram muitos judeus no tempo do rei D. Manuel. pouco sei desse ramo da m. família, apenas que tenho algumas características consideradas de judeus... para além disso, também a minha avó e bisavó são Gonçalves e Vaz resp. Vera Lúcia Silvestre Videira. silvestre@aeiou.pt

Resposta

Link directo:

RE: judeus em Portugal

#1187 | NISGM | 05 dez 2000 11:28 | Em resposta a: #1124

A localidade designada por Portagem no Concelho de Marvão, Distrito de Portalegre, foi porta de entrada dos judeus expulsos de Espanha pelos reis católicos. Tal facto está assinalado junto na torre existente junto a uma ponte quinhentista.
não terão demorado muito por cá pois logo após foram expulsos de Portugal.
Tanto quanto sei, em Portugal continental existiam tribunais do "santo" ofício em Lisboa, Évora e julgo que um terceiro.

-Qual seria, em termos de concelhos, a distribuição pelos vários tribunais?
Por exemplo a que tribunal pertenciam foz coa ou marvão?
-Como se encontram distribuídos os processos dos vários tribunais? qual a sua organização? por comarcas, por concelhos, por paróquias?
- Quais os apelidos mais tipícos das famílias que surgem nos processos da inquisição na região do alto alentejo, nomeadamente em marvão e em portalegre?

NISGM

Resposta

Link directo:

RE: judeus em Portugal

#1193 | alentejo | 05 dez 2000 12:54 | Em resposta a: #1187

Caro,

Poderá consultar os processos q pretende no IAN/TT. Existiu a Inquisição de Évora, Lisboa, Coimbra e Goa. Parte destes processos, e são milhares, estão extractados numa base de dados no referido arquivo, para além de existirem inúmeras obras sobre o assunto.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: judeus em Portugal

#1406 | Maria da Conceicao | 19 dez 2000 21:57 | Em resposta a: #1124

Resposta

Link directo:

RE: judeus em Portugal

#1407 | Maria da Conceicao | 19 dez 2000 22:01 | Em resposta a: #1406

Quem estiver interessado em ver pagina sobre as descendencias Hebraicas Portuguesas, favor consultar a seguinte pagina; www.Sephardim.com
Gostava ainda de saber informacoes sobre nomes/ familias Penha e Vaz Nunes de todas as regioes de Portugual. Penha principalmente nas regioes nordicas do Pais, Minho,Tra os Montes, Braganca, Braga,Miranda, zona de lisboa e Beiras.Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: judeus em Portugal

#106062 | Rainer | 24 nov 2005 16:28 | Em resposta a: #1407

Gostaria de saber se alguém tem informaçao sobre Mestre Fernando, físico do rei D.Afonso V. Existe uma referência feita no livro de história de Veríssimo Serrao onde este nome é mencionado como físico também do infante D.Henrique (o navegante). Este permitiu-lhe possuir cavalo e trazer armas. O que me dá a entender que nao era nobre. Teve uma filha chamada Maria Fernandes Soutomayor que veio a casar com Pêro fernandes de Alcáçova que uma geraçao depois dá origem à conhecida família dos Alcáçova Carneiro.

Se tiverem alguma informaçao sobre as possíveis origens judias de Mestre Fernando, este é o meu e-mail: sousarainer@yahoo.es

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: judeus em Portugal

#106143 | Conceicao | 25 nov 2005 18:13 | Em resposta a: #106062

Caro Rainer, perguntei a um amigo que me disse o seguinte:
"No tempo do Infante D. Henrique e de D. Afonso V não era comum os judeus terem nomes não hebraicos." "O D. Afonso V tinha um médico judeu, Don Gedaliah Negro, que o acompanhou nas guerras em Castela (Batalha de Toro).
Tenho cópia de uma carta em hebraico que o médico Don Gedaliah Negro escreveu ao Don Isaque Abravanel, conselheiro e tesoureiro do rei, contando o que se estava a passar antes da batalha."
Conceicao

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 00:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen