Condessa de Edla

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Condessa de Edla

#105246 | José | 14 nov 2005 18:08

Ontem no programa de entrevistas de Maria João Avillez era convidada a ora deputada do PSD Zita Seabra.
Não vi a entrevista desde o princípio, mas do que vi, fiquei com a ideia de que se centrou essencialmente na sua actual carreira de editora.
Z.S. apresentou um projecto que será dado à estampa até ao Natal, intitulado "A Condessa de Edla, madrasta de D.Luis" e referiu que existia um outro livro sobre Elisa Hensler, da autoria de Camilo Castelo Branco.
Alguém saberá qual é esta obra ?

Cpmts
JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Edla

#105286 | aeiou2 | 15 nov 2005 06:24 | Em resposta a: #105246

Bom dia,

Julgo que em relação ao Camilo Castelo Branco, não será um livro mas alguma referência nalgum livro, quando a cantora de ópera vivia no Porto, onde fez umas temporadas e onde teve dois filhos. Sabe alguma notícia desses filhos ?

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Edla

#105287 | aeiou2 | 15 nov 2005 06:25 | Em resposta a: #105246

Bom dia,

Julgo que em relação ao Camilo Castelo Branco, não será um livro mas alguma referência nalgum livro, quando a cantora de ópera vivia no Porto, onde fez umas temporadas e onde teve dois filhos. Sabe alguma notícia desses filhos ?

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Edla

#105316 | José | 15 nov 2005 16:11 | Em resposta a: #105287

Cara Maria

Não sei nada sobre os dois filhos da condessa de Edla.
Tinha ouvido falar apenas numa filha - cuja paternidade alguns atribuem a D.Fernando II - e que teria sido a herdeira da casa que a condessa possuía na linha (Oeiras ? Carcavelos ?) entretanto demolida.
Para quem conhece o local, situava-se ao lado de um chalet com a fachada toda em pedra mesmo "em cima" da Estrada Marginal.

Cpmts
JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Edla

#105326 | chartri | 15 nov 2005 18:50 | Em resposta a: #105316

Caros amigos

A casa foi demolida, ou melhor, um empreiteiro deixou-a cair após a ter comprado aos herdeiros. No entanto, a CM Cascais obrigou-o a reconstrui-la, o que foi feito recentemente, aparentando o mesmo aspecto exterior. Claro que o interior é moderno. A casa situa-se junto à passagem de nível , agora encerrada que quem vem de Lisboa pela Estrada Marginal, encontra antes de chegar a uma grande retunda junto à Colónia Balnear Infantil o Século.

Cumprimentos

Ricardo CHarters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Edla

#105372 | Vale do Criz | 16 nov 2005 09:43 | Em resposta a: #105326

O último proprietário da referida casa era o Dr. Georges Dargent, ex-Presidente da Câmara de Cascais.

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Edla

#105373 | zamot | 16 nov 2005 10:00 | Em resposta a: #105372

nop

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Edla

#105380 | luso | 16 nov 2005 11:18 | Em resposta a: #105372

Penso que os descendentes da Condessa foram os Azevedo Gomes, esperando não cometer nenhuma indiscrição ou algum erro grosseiro o que se for o caso, peço já as minhas imediatas desculpas.

ptp

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Edla

#105433 | aeiou2 | 17 nov 2005 00:17 | Em resposta a: #105372

Muito gostam de dar palpites, nem o construtor deixou a casa cair, nem nenhum dos apresentados como donos está correcto.

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Edla

#105435 | feraguiar98 | 17 nov 2005 00:41 | Em resposta a: #105433

Maria,

Não seja màzinha! Conte lá quem eram os donos e porque esteve a casa tanto tempo abandonada (pelo menos, assim parecia).
Ainda me lembro dos Dargent lá morarem mas não faço ideia a que título.

Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Edla

#105916 | fmonjardin | 23 nov 2005 00:39 | Em resposta a: #105316

A já tão falada casa situa-se junto á passagem de nível da Bafureira e pertencia à D. Alda de Azevedo Gomes, neta da Condessa.

A que se situa mesmo junto da Estrada Marginal foi mandada construir pelo ilustre marinheiro Manuel de Azevedo Gomes, genro da Condessa de Edla e pai da D. Alda, do Prof. Mário de Azevedo Gomes (os seus descendentes são os actuais proprietários) e D. Isabel de Azevedo Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Edla

#105926 | JBdeS | 23 nov 2005 10:02 | Em resposta a: #105435

Caro Fernando Aguiar,

O "Chalet da Condessa d'Edla" foi vendido pelo último proprietário, bisneto da referida Condessa, António Campos de Andrada, casado com Renée da Silveira Dargent. A casa foi vendida habitável, mas o comprador, e isto segundo relato da família que foi dona da casa, afirmou que ao pregar um prego a casa caiu.
A título de curiosidade Renée Dargent é irmã do antigo Presidente da Câmara de Cascais, que vive numa casa uns metros atrás do "Chalet da Condessa d'Edla" na Parede.

Com os meus cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Edla

#105928 | fmonjardin | 23 nov 2005 10:15 | Em resposta a: #105372

caro Vale do Criz

O Dr. Dargent nunca foi proprietário da Quinta da Condessa.
Uma sua irmã Renée , é viuva do Eng António Campos de Andrada que era bisneto da Condessa e co-proprietário da quinta .

cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Edla

#114218 | fmonjardin | 15 mar 2006 16:33 | Em resposta a: #105246

Sendo trineto da Condessa d'Edla, congratulo-me com o lançamento ontem da obra de autoria de Teresa Rebelo - Condessa d'Edla , a cantora de ópera quasi rainha de Portugal e de Espanha (1836 - 1929). edição de Aletheia Editores.

A sessão de lançamento teve lugar num dois únicos locais apropriados para o efeito o Teatro São Carlos ou seria o Palácio da Pena.

Tendo já lido o livro posso constatar quanto injustiçada foi a minha trisavó , confirmando os vários episódios de que já tinha conhecimento atrvés dos meus avós, mãe e tios.

O meu sincero agradecimento á Teresa e á Zita Seabra


Fernando Azevedo Gomes Monjardino

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Edla

#329471 | Maria Gouveia | 20 mai 2013 20:19 | Em resposta a: #114218

Exmo. Senhor Dr. Fernando Azevedo Gomes,

Gostaria de poder contar com a preciosa ajuda de V. Exa. num trabalho que me encontro a realizar sobre a senhora D. Elise Hensler de Saxe-Coburg und Gothe, no qual pretendo sublinhar o virtuosismo da senhora condessa enquanto cantora lírica e enquanto mulher de D. Fernando II. Para tal, deixo-lhe o meu contacto:

fialhogouveia@gmail.com

Muito obrigada.

Com os meus cumprimentos,

Maria João Fialho Gouveia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 jun 2024, 16:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen