Guedes Alcoforado de Pernambuco

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Brasil

Guedes Alcoforado de Pernambuco

#10572 | ítalo | 09 out 2001 19:10

Alguém terá alguma informação sobre a ascendência e a descendência de um João Guedes Alcoforado, casado salvo engano com Catarina Rocha da Silva e que teria chegado a Pernambuco ainda no século XVI junto com o donatário Duarte Coelho? Agradeço desde já qualquer ajuda.
Saudações, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Guedes Alcoforado de Pernambuco

#10618 | Cau Barata | 10 out 2001 13:24 | Em resposta a: #10572

CARLOS EDUARDO DE ALMEIDA BARATA

Rio de Janeiro, 10.10.2001 - 8;59

Caro Ítalo,

Não sei se estáis em Portugal ou no Brasil.

Este casamento, de João Guedes Alcoforado com Catarina Rocha da Silva, o mencionei no Dicionário das Famílias Brasileiras, que publiquei junto com o Deputado Cunha Bueno.

Se estiveres no Brasil, vale citar, para facilitar os nossos companheiros de lutas genealogicas, em Portugal, que o o cap. João Guedes Alcoforado, é natural de Mesão Frio - S. Tomé.

Foi Capitão de Infantaria e de Cavalos, capitão de Mar e Guerra. Servindo no Brasil, o fizeram Alcaide-Mor da Vila da Conceição. Fidalgo da Casa Real.

Quanto a sua ascendência, publicamos, no referido Dicionário das Famílias Brasileiros, pelo menos o nome de seus pais: Damião Guedes Teixeira e de Margarida Vieira de Mello.

Quanto a descendência do seu caamento,antes de 1625, em Pernambuco, com Catarina Rocha da Silva, nat. de Olinda, filha de Affonso Coelho Velho e neta de Pedro Coelho Neto, Alcaide Mor da Vila da Conceição, publicamos, ainda no mesmo Dicionário das Famílias Brasileiras, a fonte onde a encontrar:

[Borges da Fonseca, II, 418) - ou seja, Antonio Borges da Fonseca, Nobiliarchia Pernambucana, Tomo II, pág. 418.

Borges da Fonseca, salvo algumas pequenas correções, muitas delas feitas no princípio do séc. XX, pelo genealogista Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto, merece credibilidade pelo seu trabalho.

Faz parte de uma tríade de brasileiros, todos do séc. XVIII, que a partir de um pedido do Conde dos Arcos, realizaram importantíssimos levantamentos genealógicos, entre 1740 e 1770, em seus respectivos Estados, ou seja:

Pedro Taques de Almeida - Nobiliarquia Paulistana (São Paulo)

Antonio Borges da Fonseca - Nobiliarquia Pernambucana (Pernambuco)

Frei Antonio de S. Jaboatão - Catálogo Genealógico (Bahia).

Meus cumprimentos

Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Guedes Alcoforado de Pernambuco

#10734 | ítalo | 11 out 2001 12:44 | Em resposta a: #10618

Caro Senhor Carlos Eduardo Barata, peço desculpas pelo atraso de minha resposta. Agradeço grandemente à sua pronta ajuda, aproveitando para elogiar (e também agradecer) o interessante trabalho de divulgação genealógica que vem fazendo aqui no fórum. Eu escrevo do Brasil, de Minas Gerais, mas sou paraibano e tenho a impressão, ainda não confirmada, de que descendo deste senhor João Guedes Alcoforado. De toda forma, novamente agradeço suas informações.
Ítalo Moraes Rocha Guedes.
P.S. Poderia me informar onde conseguir a tão citada obra de Borges da Fonseca ou pelo menos uma fotocópia?

Resposta

Link directo:

RE: Guedes Alcoforado de Pernambuco

#10742 | Cau Barata | 11 out 2001 14:28 | Em resposta a: #10734

Rio de Janeiro, 11.10.2001

Caro Ítalo Rocha Guedes (nada contra o Moraes, é que pensava em abreviar, e acabei me extendendo):

A obra de Borges da Fonseca, foi impressa cerca de 1938, pela Biblioteca Nacional. Por vezes, ainda se encontra nos sebos (alfrrabos) cariocas (do Rio de Janeiro).

Embora, mesma esta edição hoje seja considerada rara, ainda se encontra.

Possivelmente o Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte, Minas gerais, deve ter. Existe uma instituição genealógica em Minas, porém desconheço o endereço.

No Rio de Janeiro, encontra-se nas bibliotecas do Colégio Brasileiro de Genealogia, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Arquivo Nacional e Biblioteca Nacional, entre as principais.

Meus cumprimentos, e agradecimento pelas palavras de apoio, que sempre nos fazem querer ir mais adiante.

Em outra mensagem, lembrei que a união faz a força, e o GP demonstrou ter muito força, porque se ve nele, união.

Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Guedes Alcoforado de Pernambuco

#10777 | ítalo | 11 out 2001 19:30 | Em resposta a: #10742

Senhor Carlos Barata, de novo agradeço a presteza com que me agradeceu. Aproveito para pedir novamente aos participantes do fórum informações quanto à ascendência de João Guedes Alcoforado, filho de Damião Guedes Teixeira e Margarida Vieira de Mello, natural de Mesão Frio- São Tomé.
Desde já, agradeço.
Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Guedes Alcoforado de Pernambuco

#10803 | Cau Barata | 11 out 2001 22:45 | Em resposta a: #10777

Rio de Janeiro, 11.10.2001 – 18:34

Caro Ítalo Guedes,

Posso parecer um maluco, porém ainda não sou. Deve estar se perguntando: - porque não me passou logo estes dados no primeiro e-mail ???

Respondo-lhe:

- Porque não os tinha. Ou seja, não havia interesse meu direto sobre esta família. Quando do seu Tópico, ao ver sua pergunta, recorri ao Dicionário das Famílias Brasileiras, que publiquei junto com o Cunha Bueno, e me preocupei, apenas, em tirar de lá, o que já lhe transcrevi.

Com a insistência de sua pergunta, o que me fere a alma de genealogista, ou seja, ver um estudioso, quase desvairado, perdido em possíveis lamentos, por sentir estar por perto da mina de ouro, e não ter um dedo que lhe indique a direção, acabei, novamente, voltando à velha máxima: A União faz a Força.

Sentei em minha poltrona, defronte para a biblioteca. Tirei os óculos, e passando a mão direita, levemente para limpá-los, quase adormeci, quando percebi que o Tomo XVI de Felgueiras Gayo balançava, dizendo, aqui ali estava a resposta.

Assim, não foi preciso fazer muita força, bastou uma meia hora revirando as poucas páginas que dedicou ao Título Guedes, para perceber uma delas toda rabiscada, no passado, por mim, acusando que ali havia um galho português no Brasil. Na verdade meu Gayo está pior que uma colcha feita de pequenos retalhos. Todo emendado. Novamente tirei os óculos, para poder enxergar melhor, e aproximando-me do papel, que por pouco não me cola na testa, vi a anotação: PERNAMBUCO.

Mãos a obra.


ORIGEM DOS GUEDES ALCOFORADO
- Sua origem Pernambucana -


1. GONÇALO VAZ GUEDES, a quem chamam O Novo, por diferença de seu pai. Vassalo do Rei D. João I, a quem serviu nas guerras e se achou na Batalha de Aljubarrota [1385]. Nele teve princípio a Família Guedes Alcoforado, por seu cas. com Helena Rodrigues Alcoforado [Felgueiras Gayo, § 5, N.5 – TT.º Guedes, pág. 14 – Tomo XVI]. D. João I, concedeu-lhe o privilégio dos fidalgos. Foi Senhor do Morgado dos Guedes que seu pai instituiu.

Gayo estuda-lhe a Genealogia, apresentando, tanto os seus ascendentes, quanto os de sua esposa. Não onde há, em Minas Gerais, este “Monumento Genealógico” que é a obra de Felgueiras Gayo, porém, no Rio de Janeiro, quase todas as grandes Bibliotecas e Arquivos Públicos tem esta coleção. A primeira vez que o vi, tinha 14 anos de idade, consultando a coleção do Real Gabinete Português de Leitura, na Praça Tiradentes (rua Luiz de Camões), Centro do Rio de Janeiro. O lugar mais apropriado para consultá-lo, no Rio de Janeiro - pelo silêncio, pelas acomodações e pelo excelente trato dos funcionários – é no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, cuja Biblioteca fica no 10.º Andar, do edifício n.º 8, da Rua Augusto Severo.
Pais de:

2. VASCO LOURENÇO GUEDES, que viveu em Mezão Frio, nas Casas de seus antepassados com as fazendas que ali lhe couberam em partilha. Deixou geração do seu cas. com Catarina Teixeira, filha de Gonçalo Teixeira – aqui surge a união dos Guedes com os Teixeiras [Felgueiras Gayo, § 12, N.6 – TT.º Guedes, pág. 18 – Tomo XVI]
Pais de:

3. DAMIÃO GUEDES TEIXEIRA, que foi Padroeiro da Igreja de S. Nicolau de Mezão Frio, a qual apresentou, e seus descendentes deixaram introduzir nela a Câmara daquela vila de Mezão Frio. Parece que foi Senhor da honra da vila Marim que fora de seus antepassados. Deixou geração do seu cas. com Adezinda Annes de Bayão [Felgueiras Gayo, § 12, N.7 – TT.º Guedes, pág. 18 – Tomo XVI]
Pais de:

4. PEDRO GUEDES ALCOFORADO, que deixou geração do seu cas. com Brazilia Monteiro [Felgueiras Gayo, § 12, N.8 – TT.º Guedes, pág. 18 – Tomo XVI]
Pais de:

5. DAMIÃO GUEDES TEIXEIRA, que deixou geração do seu cas. com Margarida Vieira de Melo, filha de Cristóvão Vieira e de Felicita de Melo [Felgueiras Gayo, § 25, N.9 – TT.º Guedes, pág. 24 – Tomo XVI]
Pais de:

6. JOÃO GUEDES ALCOFORADO, Capitão de Infantaria e de Cavalos. Capitão de Mar e Guerra no tempo dos Filipes, e servindo no Brasil, o fizeram Alcaide Mor da Vila da Conceição. Fidalgo da Casa Real. Com geração do seu cas. em Pernambuco, com Catarina de Albuquerque Silva da Rocha, filha herdeira de Afonso Coelho Velho, e neta de Pedro Coelho Velho. [Felgueiras Gayo, § 25, N.10 – TT.º Guedes, pág. 25 – Tomo XVI].

Finalmente, Borges da Fonseca [ séc. XVIII], no Tomo II, pág. 418, informa:

- Esta família dos Guedes Alcoforado teve em Pernambuco nobilissimo princípio em joão Guedes Alcoforado, que as Memorias antigas dizem ser natural de Mesão Frio e filho de .... Teixeira Ribeiro, natural de Villa Real e dos termos da mesma Villa, e de sua mulher D. margarida Guedes Alcoforado, de Mesão Frio [aqui Borges da Fonseca difere de Gayo, nos apelidos].
- Servio com reputação nas primeiras guerras dos Hollandezes, e pelos. seus serviços foi agraciado com o fôro de Moço Fidalgo da Casa Real e provido no posto de Governador de São Thomé, onde faleceu.
- No livro Velho da Sé o achamos já casado em 1625, e baptizando um filho a 26 de Janeiro deste anno.
- E deste asento e do termo de Irmão da Mizericordia, que seu filho Affonso Guedes Alcoforado assignou, a 20 de Abril de 1652, e de sua mulher D. Catharina da Rocha da Silva, que as Memorias antigas affirmam ser natural de Olinda e filha de Henrique da Silva.

E segue sua descendência, em Borges da Fonseca, Tomo II, págs. 418, 419, 420 e 420, onde se vê que m dos seus ramos adotou o duplo apelido Rocha Guedes – seria o seu ????

Meus cumprimentos,
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Guedes Alcoforado de Pernambuco

#10820 | ítalo | 12 out 2001 01:38 | Em resposta a: #10803

É incrível, e altamente reconfortante, saber que em dias conturbados como os que vivemos ainda há gestos como o do Sr. Carlos Barata de ajuda desinteressada e ainda por cima rápida. Por sinal, depois que comecei a pesquisar aqui neste fórum, graças a gestos semelhantes de auxílio mútuo entre brasileiros e portugueses, adiantei minhas pesquisas de uma maneira que, de outra forma, duvido muito que conseguisse. Aqui, nos gestos deste senhor, que antes de hoje provavelmente jamais ouvira meu, têm os participantes deste fórum um grande exemplo do que é a verdadeira nobreza, o que tanto tem causado dúvidas a alguns.
Meu muitíssimo obrigado ao Sr. Carlos Barata.
Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Guedes Alcoforado de Pernambuco

#10822 | ítalo | 12 out 2001 03:28 | Em resposta a: #10572

Parece-me que na mensagem anterior fiquei um pouco emocionado e perdi a objetividade. Vejo que o Sr. Carlos Barata informa que um dos ramos descendentes de João Guedes Alcoforado adotou o duplo apelido Rocha Guedes e pergunta se é o meu. Sinceramente, não sei. O Rocha Guedes que uso surgiu em meu pai, Antônio Rocha Guedes, mas meu avô se chamava Pedro Rocha de Lima e minha avó fosse apenas Joaquina Guedes, filha de um Ppedro Guedes e neta de um Lourenço Guedes. Imagino que estes Guedes sejam descendentes dos Guedes Allcoforado pernambucanos porque vêm de uma cidade paraibana (Monteiro) muito próxima a Pernambuco e em cidades próximas encontrei o apelido Guedes Alcoforado, além de ter notado que os nomes Lourenço e Pedro se repetem periodicamente tanto nos Senhores de Murça quanto nos Guedes Alcoforado. Espero não estar numa pista errada. De toda forma agradeço a inestimável ajuda.
Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Guedes Alcoforado de Pernambuco

#52292 | carledu | 21 nov 2003 18:34 | Em resposta a: #10803

Caro senhor Carlos Barata

Possuo em minha árvore alguns Guedes de Mesão Frio. Aqui neste forum me indicaram que talvez fossem descendentes dos Guedes Alcoforados de Mesão Frio. Infelizmente, ainda não consegui avançar mais na minha pesquisa.

De qualquer forma, indico aqui os que possuo e caso o senhor tenha conhecimento de algum Guedes dessa época que possam vir a encaixar nos meus, ficaria muito grato.

Possuo alguns Guedes em minha árvore, mas são mais recentes:

1 - Joaquim Guedes (*19/04/1851 em Loureiro, Peso da Régua), filho de
2 - Joaquim Guedes (*03/12/1816 em Loureiro, Peso da Régua) casado em (30/08/1838 em Loureiro) com
3 - Luiza Maria (Gestaçô, Baião)
e era neto de
4 - Manoel Guedes (*30/03/1788 Oliveira, Mesão Frio) e
5 - Maria Rita (*31/05/1791 Oliveira, Mesão Frio)
e bisneto de
8 - Manoel José Guedes (*05/05/1756 Oliveira, Mesão Frio)
casado em 03/02/1780 com
9 - Maria Engracia Carvalha (*29/08/1761 Oliveira, Mesão Frio)
e trineto de
16 - Manoel Guedes (Oliveira, Mesão Frio)
e de
17 - Izabel Maria Vieira (Sedielos, Peso da Régua)
e tetraneto de
32 - Jeronymo Guedes (Loureiro, Peso da Régua)
e
33 - Joana Guedes (Oliveira, Mesão Frio)

Melhores cumprimentos

Carlos Eduardo Soares da Cruz

Resposta

Link directo:

Antonio de Mariz

#52294 | carledu | 21 nov 2003 18:46 | Em resposta a: #10803

Caro Carlos Barata

Como sei que o senhor pesquisou as famílias brasileiras, aproveito esse contato para lhe fazer uma pergunta. Peço desculpa por não estar relacionada ao tópico.

Sou morador de Niterói-RJ, mais precisamente no bairro do Barreto. Tento, sempre que possuo algum tempo ou oportunidade, me aprofundar mais na história do meu bairro.

Pois bem, segundo informações de vários livros sobre a História de Niterói, o nome do bairro deve-se a um Capitão Francisco Barreto, dono de uma fazenda na região em meados do sec. XVII, que recebeu por dote de casamento com Catarina Barros. Apontaram a dita Catarina como possível neta de Antonio de Mariz (casado com Izabel Velho, morto em 1584), que era dono de uma sesmaria que foi depois doada a Araribóia. Antonio de Mariz acabou dono de uma sesmaria vizinha, que englobava o que atualmente é S.Gonçalo e também essa zona de Niterói.

O que eu gostaria de saber é se o senhor tem informações sobre a decendência tanto do Antonio de Mariz como do capitão Francisco Barreto e se é verdade que Catarina Barros seja descendente do Mariz.

Obrigado!

Carlos Eduardo Soares da Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Guedes Alcoforado de Pernambuco

#224787 | Alexsandro79 | 24 mar 2009 03:13 | Em resposta a: #10803

2. VASCO LOURENÇO GUEDES, que viveu em Mezão Frio, nas Casas de seus antepassados com as fazendas que ali lhe couberam em partilha. Deixou geração do seu cas. com Catarina Teixeira, filha de Gonçalo Teixeira – aqui surge a união dos Guedes com os Teixeiras [Felgueiras Gayo, § 12, N.6 – TT.º Guedes, pág. 18 – Tomo XVI; QUE TEIXEIRAS SÃO ESTES? De antemão agredeço ao Sr. e renovo meus votos de estima e admiração

Resposta

Link directo:

RE: Guedes Alcoforado de Pernambuco

#253792 | Clovis Costa | 27 abr 2010 04:11 | Em resposta a: #10618

Caro Senhor
Imensa satisfação encontro ao poder contatá-lo a fim de informar-me de minha ascendência geneológica. Abaixo transcrevo o texto que pus na minha solicitação para a "familia Guedes Alcoforado de Goiania(PE) e Alhandra(PB)".
Desejo que esta consulta seja vista por todos os internautas e que eles possam ajudar-me a identifricar pessoas como as abaixo relacionadas, meus parentes, da familia Guedes Alcoforado.
Eles viveram viveram na cidade de Alhandra(PB), próxima a cidade de Goiana(PE).
Creio já haver resultado de uma pesquisa sobre os Guedes Alcoforado de Pernambuco e que indicou suas origens em um ancestral de Portugal, que chamava-se João Guedes Alcoforado.
Qual a relação destes meus familiares com este citado senhor?
Há chanche de informarem data de nascimento e ou falecimento?
São eles: De Alhandra(PB).
Bisavô Manoel Guedes Alcoforado
Bisavó Francisca Ramalho ........
Tios avô Jordão Guedes Alcoforado
Francisco Guedes Alcoforado
Ismênia Guedes Alcoforado
Francisca Guedes Alcoforado
Regina Guedes Alcoforado
Joel Guedes Alcoforado
Severino Guedes Alcoforado
Meu Avô Oscar Guedes Alcoforado
Minha Avó Petronila ...........
Minha Mãe Severina Guedes Alcoforado
Minha Mãe se casou com meu Pai Orcine Bernardo da Costa Lima. e passou a chamar-se Severina Guedes da Costa
Encontrei também registro em dois túmulos na sacristia da igreja de Alhandra(PB), que tinham os seguintes nomes:
Tertulina Guedes Alcoforado (18/04/37), e Joaquim Guedes Alcoforado (03/01/37)
Com estas informações, espero ajudar outros que como eu procuram informações sobre seus antepassados, e que por sua vez me auxiliem a saber noticias dos meus, que antecipadamente agradeço.
Clovis Guedes da Costa
Nascí em Alhandra(PB).

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 mai 2024, 12:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen