Familia Tavares

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Familia Tavares

#106898 | ptavares | 06 dez 2005 12:43

Há dias não participava desse forujm. Novamento sobre a familia Tavares. Alguem poderia me ajudar na seguinte inofmração:
Qual os primeiros Tavares que vieram para o Brasil?
Por onde entraram - Norte ou Sul.
Terá sido Antonio Raposo Tavares.
Qual a região dos Tavares em Portual?
Existe algum lugarejo com o nome Tavares em Portugal. No Brasil existe a cidade de Tavares.
Fico-lhes grato por tudo.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Tavares

#106905 | AQF | 06 dez 2005 14:07 | Em resposta a: #106898

Caro P Tavares,

Aqui no Genea tem imensos tópicos de Tavares para poder pesquisar ou deixar mensagens, como pode ver em:
http://genealogia.netopia.pt/forum/index.php?search=tavares&tema=0&pesq_por=subject

Veja se algum lhe interessa.

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Tavares

#124402 | damma | 06 ago 2006 17:33 | Em resposta a: #106898

Sou TAVARES tambem e gostei da pergunta, qual os primeiros Tavares e por onde entraram? Sou oriunda de Paulista PE. e pelo que sei os meus avos sao de Caruaru-PE.
Alguem pode me ajudar?

Damma

Resposta

Link directo:

RE: Familia Tavares

#127244 | OTF | 03 set 2006 00:15 | Em resposta a: #106905

Gostaria de encontrar alguem que pudesse me dar alguma informação sobre a origem da minha família. Meu avô paterno se chamava Olimpio Tavares, nascido em 1893 (data aproximada) e que morou no norte/nordeste de Minas Gerais ( região de Taiobeiras, Grão Mogol, Coronel Murta, etc.) perto da divisa com a Bahia. Era casado com Francina de Almeida Tavares e alguns de seus irmãos eram João Tavares, Sebastião Tavares e José Tavares.

Ficaria muito grato em obter alguma informação, pois somente conheço a minha família a partir desse meu avô. Meu nome é Osório Tavares Filho.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Tavares

#127404 | AQF | 04 set 2006 09:43 | Em resposta a: #127244

Caro Osório Tavares Filho,

Veja a resposta que já lhe tinha dado aquando da primeira vez que colocou a mesma questão.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Tavares? São aos milhares

#127408 | victorferreira | 04 set 2006 11:06 | Em resposta a: #106898

Caros Tavares brasileiros,
Como podem constatar pela mensagem do nosso confrade AQF, há material de pesquisa de sobra neste Forum sobre vários Tavares.
Que há terra com esse nome, até há mais que uma.
Que há gente originária desses locais com esse nome, sem dúvida.
Que provavelmente não se saberá nunca se foram as terras que deram o nome ou o nome que se agarrou às terras, também.
Que há provavelmente centenas de famílias Tavares, a maior parte delas sem nada terem a ver umas com as outras pelo menos nos últimos dois ou três séculos, isso sem a menor dúvida.
Quanto ao Brasil, se entraram pelo Norte ou pelo Sul, qual foram os primeiros, e mais toda e qualquer pergunta desse género, só pode ser respondida quando cada um dos intervenientes fizer ... pesquisa de ancestrais. Nos documentos.
É que se ninguém sabe, provavelmente é porque ninguém ainda pesquisou. Se os três que aqui se apresentaram cheios de dúvidas - ptavares, OTF e damma - resolverem pôr mãos à obra, mas da forma eficaz, ou seja pesquisando primeiro cada um o seu 'ramo', publicando nestas páginas os resultados num Tópico que se podeia chamar "Tavares do Brasil", e trocando cromos ("figurinhas"...) para ver onde 'entroncam' cá em Portugal (ou não, logo se verá), então nessa altura estarão a fazer alguma coisa que pode dar resultado.
Pode dar-se simplesmente o caso de o nome Tavares de alguém ter sido dado porque um ancestral há uns séculos atrás trabalhava para alguém que se chamava Tavares. Era a coisa mais natural do mundo há uns séculos alguém ir buscar um apelido (ou 'sobrenome' como se diz no Brasil) a um padrinho, a um patrão, ou atribuir-se pura e simplesmente porque gostava.
Não é para desmotivar, pelo contrário, mas desculpem a franqueza: enquanto continuarem sem pesquisar só por um puro e pouco provável golpe de sorte chegarão a qualquer coisa de útil (partindo do princípio que isto tem alguma utilidade para além do passa tempo, o que também é discutível ...).
Os melhores cumprimentos e boas pesquisas. VF

Resposta

Link directo:

RE: Familia Tavares

#127411 | OTF | 04 set 2006 12:02 | Em resposta a: #127404

Caro Ângelo,

Obrigado pela informação, realmente não a tinha lido anteriormente.
Tenho tentado conseguir alguma informação sobre a minha família mas até agora sem nenhum sucesso. Mas serei persistente e continuarei procurando.
Você mora em qual região?
Um grande abraço,

Osório

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mai 2024, 19:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen