Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópias ?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópias ?

#107011 | Marmello | 07 dez 2005 17:23

Caros confrades

Até agora nas minhas pesquisas genealógicas sempre que necessitei pedir fotocópias não autenticada de registos por carta usei o seguinte método: Juntava 50€ por cada fotocópia do registo, ou seja 50 € ou 1 €, mais um selo. Só que isto aconteceu apenas para os arquivos dependentes da torre do tombo. Nunca me cobraram nada pela pesquisa.

Acontece que o Arquivo de Braga está depedente da Universidade pelo que não sei se possos utilizar o memso método.

Tive a ver a tabela de preços dos serviços e não fiquei esclarecido.
Falam de certidões, eu só pretendo fotocópias não autenticadas o que é diferente. Dizem que cobram 3,75 €/hora de pesquisa. Depois a tabela dos prços das fotocópias fala de microfilme e digitalição. Não entendo.
Eu só pretendo fotocópias não autenticadas de registos de nascimentos.

Alguém me pode ajudar? Como devo fazer o pedido.

Cumprimentos
Marmello

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópias ?

#107026 | Maria Barreiro | 07 dez 2005 21:18 | Em resposta a: #107011

Caro confrade

Na última vez que estive no ADBraga, creio que em Janeiro, comentei com um funcionário que iria pedir uma cópia não certificada via CTT. O referido senhor logo me disse que para tal deveria enviar 5€, quantia esta que incluia a cópia, a pesquisa (indicando ou não datas/nomes/paróquias exactas) e portes.

Algum confrade que frequente mais assiduamente o ADBraga poderá confirmar esta minha informação, uma vez que já se passou quase um ano.


Com os melhores cumprimentos
Maria Barreiro

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópias ?

#107040 | Marmello | 08 dez 2005 08:52 | Em resposta a: #107026

Cara Maria Barreiro

Obrigado pela informação. Já desconfiava que fosse algo assim. Estou vendo que pedidos via CTT para esse arquivo custam 5 vezes mais do que os pedidos feitos para os arquivos distritais pertencentes à torre do tombo. Penso que o de Coimbra tenha a mesma política e os das ilhas também.

Já agora. Sabe quais as datas extremas do Arquivo Distrital de Braga. Os registos anteriores a 1860 são enviados para a Torre do Tombo em lisboa ou também ficam por braga?

Com os melhores cumprimentos
Marmello

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópia

#107057 | RABECO | 08 dez 2005 15:52 | Em resposta a: #107040

Caro Marmello,
Moro em Braga e costumo frequentar o Arquivo De Braga.
Na próxima segunda-feira, vou até lá.
Se me disser o Concelho;Freguesia de seu interesse poder-lhe-ei dar alguma informação

Um abraço.

Manuel Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópia

#107071 | Marmello | 08 dez 2005 18:52 | Em resposta a: #107057

Caro Manuel Azevedo,

Gostaria de obter a cota e as informações relevantes constantes do registo de baptizado de:

Evaristo Carneiro Pereira, nascido entre 1891-1893, freguesia de Mosteiro, concelho de Vieira do Minho. Filho de Maria Antónia Rebelo e Francisco Carneiro Pereira ambos naturais da de Mosteiro, concelho de Vieira do Minho,

Maria da Glória Ribeiro, nascida em 1895-1897, freguesia de Guilhofrei, concelho de Vieira do Minho. Filha de Angélica da Conceição Rodrigues Leite, natural da freguesia de Soutelo, concelho de Vieira do Minho e José Joaquim Ribeiro, natural de Guilhofrei, concelho de Vieira do Minho.


Informações sobre estes meus bis-avós já era muito bom para mim.

É claro também gostaria de ter infomações sobre os tris avós, mas isso já é abusar da sua disponibilidade, pois não tenho pistas quanto às suas datas de nascimento.

Também gostaria de saber se o Arquivo de Braga fica com todos os registos de baptizados casamento e obito, ou envia para a Torre do Tombo passado uns anos.

Também gostria que me informasse sobre o preço do envio das fotocópias não autenticadas dos registos.

Sou de Setúbal e uma deslocação abraga está fora do horizonte, pelo que agradecia imenso que visse qualquer coisa.


Outro abraço, e eternamente grato,

Marmello ( David Manuel Viegas Daniel Pereira Moreira )

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópia

#107079 | RABECO | 08 dez 2005 20:29 | Em resposta a: #107071

Caro David Moreira,
Eu pertenço ao Concelho de Vieira do Minho, Freguesia de Campos.
Para a semana, dar-lhe-ei essa informação.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópia

#107170 | RABECO | 11 dez 2005 00:36 | Em resposta a: #107071

Caro David Moreira,
Vamos por partes:
1 - No ADB, as pesquisa que actualmente se fazem, são com datas com diferenças de cerca de 1 ano +-.
2 - As cópias autenticadas custão 15 € e as cópias digitalizadas não autenticadas 0,36€ ( o que normalmente pesso )
3 - Pode fazer o seu pedido e eles depois responder-lhe -ão se teem as informações que pretende, e valores.
4 - A documentação que se encontra no ADB é pertença do próprio, sobre orientação da UM.

Agora sobre o seu pedido...

Registos paroquiais de Vieira do Minho
Cota 311 - Mosteiro, (São João Batista) Nascimentos 1886/03/23 a 1901/05/15 - Livro de Nascimentos Nº: 13 - Folha 85, Registo Nº: 3
EVARISTO Carneiro Pereira nascido a 1892/1/12, batizado a 19 do mesmo mês e ano filho de Francisco Carneiro Pereira e de Maria Antónia Rebelo.
Neto Paterno de António José Caeniro Pereira e de Maria Joaquina Gonçalves
Neto Materno de António Joaquim Rebelo e de Rosa de Carvalho.

NOTA 1) Foi legitimado pelo casamento dos pais em 1892/2/22 na Igreja do Mosteiro

Cota 789 ( duplicados) - Guilhofrei, São Tiago Nascimentos 1895- Folha 1 e 1 Verso, Registo Nº: 2
Maria Glória Ribeiro, nascida a 1895/5/3, batizada a 4 do mesmo mês e ano, filha de José Joaquim Ribeiro e de Angélica da Conceição Rodrigues Leite.
Neta Paterna de Manuel Joaquim Ribeiro e de Teresa Gonçalves.
Neta Materna de José Maria Rodrigues Leite e de Maria Custódia Gonçalves

NOTA 2) Maria Glória Ribeiro faleceu em Guilhofrei aos 1937/12/26.
3) Para as Cotas 789, 790 e 791, 1895/1/20 (Cota 789) a 1897/12/27 ( Cota 791), existem duplicados na Conservatória de Vieira do Minho.

Embora não o tenha referido, tomei a liberdade de pedir Cópia digitalizada ( não autenticada ) dos referidos registos.

Um abraço.
Manuel Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópia

#107189 | Marmello | 11 dez 2005 17:03 | Em resposta a: #107170

Caro Manuel Azevedo

Só esperava notícias suas para a semana, pelo que a sua mensagem foi uma agradavel supresa!
Muito obrigado pela sua disponibilidade. Estou-lhe muito grato.

Além das natas exactas de nasciementos destes meus bisavós fiquei a saber os nomes de 8 tetravós a data de falecimento de uma bisavó.
Mas melhor ainda, a data do casamento que um casal de triavós. O que facilita bastante a obtenção do anos prováveis de nascimentos destes.
E eu que já não tinha grandes espranças em avançar com a genealogia deste ramo.

Devo então pedir ao ADB o orçamento das as cópias digitalizadas dos dois registos de nascimento mais uma do registo de casamento.
Depois da resposta faço o pedido anexando o dinheiro.
Não poderei pedir que me enviem à cobrança?

O que é uma cópia digitalizada? os serviços digitalizaram todos os registos e trabalham com essas digitalizações? Não é uma fotocópia simples?


Um abraço e votos de Boas Festas (se não trocarmos mensagens até lá).

David Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópia

#107205 | RABECO | 11 dez 2005 21:29 | Em resposta a: #107189

Caro David Moreira,
NÃO necessita de pedir as cópias, visto eu já as ter pedido, como disse no Email anterior.
Só não pedi a do casamento, porque estava com algyuma pressa e não me lembrei.
Pode sim pedir uma cópia não certificada - do assento de óbito de Maria Glória Ribeiro - para Vieira do Minho
Pode-me enviar email para familia ponto rabecos arroba netcabo ponto pt, para melhor combinar-mos o envio das ditas cópias.

Um abraço
Manuel Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópia

#107584 | cverde | 18 dez 2005 00:59 | Em resposta a: #107205

Pode simplesmente solicitar as fotocópias para o arquivo distrital de Braga. Quando forem localizados os documentos que pretende, o próprio ADB lhe indicará o montante que deve enviar em cheque ou vale postal. Posteriormente ser-lhe-ão remetidas as cópias pretendidas. Julgo que não enviam à cobrança.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópia

#107625 | Lages | 19 dez 2005 00:24 | Em resposta a: #107205

Caro Rabeco : Sou português, residente no Brasil há 52 anos e estou para terminar a minha árvore genealógica (tendo ido até 1591), mas faltam-me dados de alguns padres da família. Dois confrades do Genea Portugal ajudaram-me, mas depois sumiram. Queria saber se lhe é possível conseguir-me alguns dados sobre esses padres (tenho o número da pasta e do processo), e se poderia mandar-lhe uma nota de 5 euros para tirar-me fotocópias desses registos. Se pudesse ajudar-me, ficaria muito grato, pois aqui no Brasil só me é possível pesquisar nos microfilmes da Igreja dos Mórmons. Desde já muito obrigado. Antonio Lages

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópia

#107643 | RABECO | 19 dez 2005 12:20 | Em resposta a: #107625

Caro António Lages,
Sem urgências ou pressas, pode enviar os dados dos seus familiares, pois o meu trabalho actualmente, deixa-me muito pouco tempo para este meu hobby.

Para si e todos os confrades do Genea,

BOM E SANTO NATAL E UM PRÓSPERO ANO DE 2006

Um abraço.
Manuel Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópia

#107735 | Lages | 20 dez 2005 22:52 | Em resposta a: #107643

Caro Rabeco : Fiquei muito satisfeito pelo seu interesse em ajudar-me. Não tenho pressa, pois já estou nesta pesquisa desde 1977 e é preciso ter paciência; é um trabalho que nunca acaba e no momento não tenho condições de ir a Portugal (estive aí em 1998). Lá vão alguns dos padres : Francisco Peixoto de Carvalho, pasta 1336, processo 30106 - Manuel Pimenta da Costa, pasta 698 processo 16244 - Manuel Joaquim Borges Peixoto pasta 746, processo 17138 - Antonio Manuel de Carvalho, pasta 361, processo 7900 - Matias Gaspar de Carvalho, pasta 641, processo 15093 - Manoel Alvares Ribeiro, pasta 686, processo16012. Quando eu estive no Arquivo Distrital de Vila Real, tirei muitas fotocópias dos registos de batismos, casamentos, etc, mas não tenho nem idéia de como são esses processos de inquirição de gênere, por isso se for possível tirar-me fotocópias de alguns dos padres me ajudará muito. Depois é só dizer para onde devo mandar o dinheiro para as despesas. Se por acaso precisar de alguma ajuda para pesquisas aqui no Brasil, é só me dizer que eu procurarei ajudar. Bom, fico no aguardo de notícias suas e, mais uma vez, muito obrigado. Um abraço e que 2006 seja um ano melhor, tanto para o Brasil como para Portugal. Antonio Lages.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópia

#109594 | RABECO | 14 jan 2006 23:00 | Em resposta a: #107735

Caro antónio Lages,
Nestes processos a qtda. do nº de páginas varia, consoante são únicos ou indexados a outros processos mais antigo de familiares.
Na próxima semana, já lhe darei algumas noticias.
Um abraço.
Manuel Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópia

#111880 | RABECO | 12 fev 2006 15:25 | Em resposta a: #107735

Cro António Lages,
Já estive a ler alguns processos dos seus padres no ADB.

Pode-me enviar email para familia ponto rabecos arroba netcabo ponto pt, para melhor combinar-mos o envio das ditas cópias.

Um abraço.
Manuel Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópia

#119542 | RABECO | 29 mai 2006 11:55 | Em resposta a: #107735

Caro António Lages,
Já lhe enviei ( no dia 2006/5/22 ), a cópia do processo 7900.
Aguardo a sua confirmação de recepção.
Um abraço.
Manuel Azevedo

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópia

#119697 | Lourval | 31 mai 2006 03:39 | Em resposta a: #119542

Caro Manuel Azevedo,

Há um padre Diogo Rodrigues, filho de Manuel Rodrigues e Ana Joaquina Rodrigues, processo 34215, pasta 1525 de 1786-11-18, Constantim, Vila Real.

Porém eu tenho uma antepassada Maria Rodrigues, filha de Manuel Rodrigues e Ana Joaquina, que nasceu cerca de 1770 em Constantim, Vila Real.

Há grandes chances de que eles sejam irmãos.

Gostaria imensamente de ter acesso aos nomes dos avós, bisavós, etc. que estiver contigo neste processo do Padre Diogo Rodrigues.

Agradeço sua colaboração, se for possível.

Abraços
Lourval

ps: há um outro processo, o de nr. 13806, pasta 587 do ano de 1690-02-02 do Padre Paulo Silva, de Monsul, São Martinho, Braga. Porém neste já tenho alguma dúvida de que seja de minha família. O nome dos pais do Padre Paulo Silva são os mesmos da minha antepassada Catarina Francisca da Rocha, isto é, Francisco Fernandes e Catarina Francisca. Mas estranhei o ´Silva´ do Padre Paulo. Além disso a freguesia não é a mesma, embora do mesmo Concelho, o de Póvoa de Lanhoso. A minha Catarina Francisca é de Calvos e o Padre Paulo, a princípio, é de Monsul, São Martinho, Concelho de Póvoa de Lanhoso.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópia

#119846 | LCNunes | 01 jun 2006 17:25 | Em resposta a: #119542

Caro Manuel Azevedo

Peço imensa desculpa estar a intrometer-me neste tópico mas pelo que me apercebi costuma ir com frequência ao Arquivo Distrital de Braga.

Eu tenho ascendentes naturais do Distrito de Braga, os quais gostava de investigar, mas devido à minha indisponibilidade de me deslocar a Braga, não tive ainda qualquer hipótese.

Gostava de ter acesso ao registo de baptizado de Carolina Adelaide Araújo de Almeida, natural de Parada de Gatim, concelho de Vila Verde (Distrito de Braga).

Não sei ao certo o ano em que nasceu, sei apenas que casou em 1922 com Teófilo Maciel Pais Carneiro (este nascido em 1891), logo deve ter nascido entre 1895 e 1900 (digo eu). Sei também (por fonte familiar) que era filha de Abel Augusto de Almeida e de Rosa dos Anjos Ribeiro Araújo.

Quando pretendo adquirir registos de baptismo e não tenho disponibilidade para ir aos Arquivos em pessoa, envio pedido por e-mail, o que até hoje foi sempre procedido de resposta também via e-mail a dizer que foi encontrado e que devo enviar 50 cêntimos por cópia mais 30 cêntimos de custos postais.

No arquivo de Braga também funciona assim?

Os meus cumprimentos
Luís Miguel de Almeida Carneiro Carvalho Nunes

PS: Foi me dito que ao efectuar os pedidos (via e-mail) de registos de baptismo, aos Arquivos, me podia ser exigido um valor em dinheiro devido à pesquisa efectuada. É verdade? E não somos avisados do valor e questionados se sempre queremos?

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópia

#120150 | LCNunes | 05 jun 2006 23:24 | Em resposta a: #119846

Renovo pedido.

Muito Obrigado
Luis Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópia

#137498 | maiarodrigues | 17 dez 2006 15:02 | Em resposta a: #107071

Caro Manoel Azevado:

Tive acesso a seu nome pelo Genea Portugal.
É um prazer conhecê-lo.

Manoel, sei que pesquisa com frequência no Arquivo Distrital de Braga.
Temos um antepassado qua veio de Portugal por volta de 1850 chamado Manoel Moreira Maia. Tenho suas certidões de óbito e casamento no Brasil, confirmando que era português.
Seus pais chamavam-se Domingos Joaquim Souto e Ana Moreira Maia. Casaram-se em Freguesia de Guilhabreu. (Temos uma informação anotada do ano da graça de 1800...) Não temos outras informações..
Gostaríamos de sua ajuda no sentido de, em suas pesquisas, observar se não os encontra.

Ficaríamos muito gratos pela sua ajuda. É uma aspiração da família no Brasil e foram muitas as tentativas de familiares de localizar informações aí em Portugal. Porém, sabemos da necessidade de pessoas com prática em pesquisas para encontrar qualquer pequeno detalhe. Tenho essa habilidade no Brasil, mas não em Portugal..

Por favor, gostaríamos de sua resposta. Caso aceite, podemos pagar por este trabalho.


Um forte abraço,


Alexandre Maia Rodrigues
Santa Catarina
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópia

#137526 | Marmello | 17 dez 2006 19:06 | Em resposta a: #137498

Caro Alexandre Maia Rodrigues

Penso que se enganou na mensagem que veio pararar ao meu e-mail

o SR. pretende comunicar o Sr. Manoel Azevado.

Reenvie a sua mensagem para uma mensagem do autor RABECO. Este sim é o senhor Manoel Azevado, que poderá ajuda-lo como já-me ajudou.

Obrigado
Marmello

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópia

#137529 | maiarodrigues | 17 dez 2006 19:21 | Em resposta a: #137526

Caro amigo. Me perdoe.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópia

#137530 | maiarodrigues | 17 dez 2006 19:37 | Em resposta a: #107057

Caro Manoel Azevedo:

Tive acesso a seu nome pelo Genea Portugal.
É um prazer conhecê-lo.

Manoel, sei que pesquisa com frequência no Arquivo Distrital de Braga.
Temos um antepassado qua veio de Portugal por volta de 1850 chamado Manoel Moreira Maia. Tenho suas certidões de óbito e casamento no Brasil, confirmando que era português.
Seus pais chamavam-se Domingos Joaquim Souto e Ana Moreira Maia. Casaram-se em Freguesia de Guilhabreu. (Temos uma informação anotada do ano da graça de 1800...) Não temos outras informações..
Gostaríamos de sua ajuda no sentido de, em suas pesquisas, observar se não os encontra.

Ficaríamos muito gratos pela sua ajuda. É uma aspiração da família no Brasil e foram muitas as tentativas de familiares de localizar informações aí em Portugal. Porém, sabemos da necessidade de pessoas com prática em pesquisas para encontrar qualquer pequeno detalhe. Tenho essa habilidade no Brasil, mas não em Portugal..

Por favor, gostaríamos de sua resposta. Caso aceite, podemos pagar por este trabalho.


Um forte abraço,


Alexandre Maia Rodrigues
Santa Catarina
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga pedido de fotocópia

#138804 | RABECO | 01 jan 2007 22:52 | Em resposta a: #137498

Caro Alexandre Rodrigues,

Antes por razões de trabalho e agora por razões de saúde, tem-me sido impossivél fazer qualquer pesquisa, e o mesmo irá acontecer nos tempos mais próximos.
Entretanto, informo que a Freguesia de Guilhabreu, pertence ao Concelho de Vila do Conde, Distrito do Porto.

Um abraço e também

FELIZ ANO DE 2007

Manuel Azevedo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 12:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen