Araújo e Castro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Araújo e Castro

#107019 | vicentethemudocastro | 07 dez 2005 19:21

Alguém sabe a ascendência do Capitão José Tavares de Araújo e Castro (Oliveira do Bairro - 1870 - 1954) que casou a 16/11/1901 com Maria Isabel da Costa Falcão Freire Themudo Annes de Oliveira (Constância 27/04/1880 - 1944) que do casamento houve seis filhos: Vicente (09/09/1902), António 12/08/1904), Maria Adelaide (12/03/1909), José (24/05/1916) e Fernando e Afonso (16/12/1921) todos de apelido Themudo de Castro e nasceram todos em Lisboa.
Do lado da minha bisavó Maria Isabel tenho toda a informação do lado do meu bisavô é que não sei nada!
Obrigado
Vicente Themudo de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Araújo e Castro

#107050 | Samuel C O Castro | 08 dez 2005 13:01 | Em resposta a: #107019

Estimado Vicente,

Em minha Grande base, que estou a montar de todos os ramos dos Castros, em árvore única, não me consta o casal informado. Mas tenho grande interesse em entroncar essa linhagem junto aos demais. Peço sua gentileza, se possível, disponibilizar para meu e-mail, os dados da descendência que tens, para que, se algum dia conseguirmos o entroncamento, incluí-los na base. Para isso, estou pedindo seu contato. Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Um forte abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Araújo e Castro

#107241 | vicentethemudocastro | 12 dez 2005 14:58 | Em resposta a: #107050

Algo que eu esqueci-me de mencionar é que o meu bisavô foi o 43º Presidente da Camara Municipal de Lisboa e Coronel de Engenharia.

Resposta

Link directo:

RE: Araújo e Castro

#110155 | vicentethe | 19 jan 2006 18:43 | Em resposta a: #107050

O meu contacto é vicentethemudocastro@msn.com, mas para dar mais informações sobre o meu bisavô, sei que era filho de António José Tavares de Castro (*Oliveira do Bairro) e de D.Maria Amália de Araújo (*Santiago, Armamar) e que casaram em Oliveira do Bairro.
Os Avós Maternos eram António Ventura de Carvalho e D. Maria Joaquina d'Araújo e os avós paternos Salvador José Tavares de Castro e D.Maximiana Antónia da Piedade

Obrigado

Resposta

Link directo:

Helena da Castro (séc XVI, na Índia ?)

#110161 | victorferreira | 19 jan 2006 19:16 | Em resposta a: #107050

Caro Samuel de Castro,
Já por uma vez trocámos mensagens acerca de uns 'Gama e Castro', Escrivães dos Órfãos de Viseu em princípios de seiscentos, de que estou quase a lhe mandar os dados que prometi.

O que me traz a si hoje é uma 'Helena de Castro' referida por Alão de Morais como esposa de um Capitão António Teixeira de Macedo, que esteve em diversos pontos do que foi o Império Português na Índia e comandou diversas naus.
É referido entre 1589 e 1602. Em 1612 um seu filho pede para receber uma dívida da Coroa a seu pai, pelo que podia já ter falecido.

Voltando a Helena, como sabe, e para essa época, o facto de se chamar 'Castro', sendo mulher, pode-nos remeter mais facilmente para uma mãe 'Castro' que para um pai do mesmo nome. Ou até para um avô ou avó, se foi uma das últimas de uma chusma de filhos e filhas.
Mesmo assim, partindo do princípio de que um filho "... veio da Índia ..." pode-se imaginar que Helena tenha lá vivido, ou mesmo lá nascido. Outra coisa que não é de menosprezar nesses tempos e lugares, é a razoável probabilidade de 'Helena' poder ser uma bastarda aperfilhada por algum magnata local, 'Castro' ou não. De qualquer maneira, sendo ATM um cavaleiro fidalgo, não se casaria "fora da sua condição", como se dizia na altura.
Conhece alguma Helena de Castro, de alguma forma relacionada com famílias que estiveram nas muitas Cidades, Feitorias e Praças sob o controlo Português nas 'Índias'?
Os meus melhores cumprimentos e Bom Ano (que ainda vai a tempo).
VF

Resposta

Link directo:

RE: Araújo e Castro

#110232 | Samuel C O Castro | 20 jan 2006 13:38 | Em resposta a: #110155

Estimado Vicente,

Pesquisando seus trisavós e tetravós ora informados, em minha base dos Castro ainda não foi possível entroncá-los junto aos demais. Salvei seu contato e os dados de seus ascendentes para futuramente voltar a confrontar com a base. Ratifico que tenho grande interesse em entroncar esse ramo junto aos demais, caso vier a descobrir, peço sua gentileza de me informar e, caso eu localizar, lhe informo. Continuo a disposição. Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Helena da Castro (séc XVI, na Índia ?)

#110316 | Samuel C O Castro | 21 jan 2006 17:40 | Em resposta a: #110161

Estimado Vitor Ferreira,

Pesquisando na minha base dos Castros, tenho diversas Helena de Castro, duas delas relacionadas com famílias ligadas a atividades na Índia, mas não me consta que alguma delas tenha casado com o ATM. Como, da forma que tenho os dados fica difícil de aqui expor, estou apartando, criando um documento do Word para enviar-lhe por e-mail, o que estou pedindo seu contato. Quem sabe poderá ser alguma delas ?

Continuo a disposição e aguardando os dados dos 'Gama e Castro', Escrivães dos Órfãos de Viseu, que poderão ser futuramente extremamente úteis para minha Grande base. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Araújo e Castro

#110384 | braulliojr | 22 jan 2006 22:32 | Em resposta a: #107019

Caro Vicente,
A familia Araujo tem algum ramo conhecido no Brasil, especificamente na Bahia. Meu avo chamava-se BRAULIO AFONSO ARAUJO, tambem sei pouco sobre ele, todafia acho coincidente o apelido Afonso e o sobrenome Araujo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 01:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen