Cemitérios em Castelo Branco

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Cemitérios em Castelo Branco

#107125 | Lourval | 10 dez 2005 04:13

Caros amigos,
Muitos de meus trisavós morreram entre 1925 e 1935 aproximadamente em Castelo Branco. Percebo que será um tanto difícil de eu obter as datas de falecimento nas conservatórias. Aqui no Brasil os cemitérios são bem acessíveis para pesquisa. Eu me pergunto se o mesmo ocorre em Portugal. Caso essa seja uma boa idéia, muito agradeceria se alguém me pudesse passar os endereços dos cemitérios, como e-mails ou telefones. As freguesias que estou mais interessado são Alcains e Póvoa de Rio de Moinhos.
Agradeço antecipadamente.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios em Castelo Branco

#107223 | Luis da Silveira | 12 dez 2005 10:15 | Em resposta a: #107125

Caro Lourval,

Resido e trabalho muito perto das duas localidades que falou.
Quaisquer registos destas povoações pertencem às Conservatórias de Castelo Branco.
Provavelmente poderei ajudar.
Indique-me o nome dos seus familiares e as datas provaveis do falecimento

Cumprimentos
Luis da Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios em Castelo Branco

#107230 | Lourval | 12 dez 2005 13:32 | Em resposta a: #107223

Prezado Luis da Silveira,
Muito obrigado pela sua boa vontade. Eu moro no Brasil e para mim tudo é mais difícil. Eu já tentei obter as datas através da Conservatória .....sem sucessso. Quem sabe você tenha mais sorte. Por isso pensei nos cemitérios. Eu não tenho ´datas´ prováveis mais sim ´década´ provável. Seria entre 1930 e 1940 os óbitos de:
1) João dos Santos da Silva: nascido em Alcains (12/06/1862) e vivia em Póvoa de Rio de Moinhos. Filho de Francisco dos Santos da Silva e Maria José da Costa Riscado.
2) Rosa Folgada: nasceu (1/2/1863) e viveu em Póvoa de Rio de Moinhos. Filha de Júlio Franco e Isabel Folgada. Era casada com João dos Santos da Silva.
3) Ritta Saraiva: nasceu (19/12/1861) e viveu em Póvoa de Rio de Moinhos. Filha de António Saraiva e Joaquina Maria. Era casada com Bernardo Prata que nasceu em 9/04/1855 e faleceu em 21/09/1908....o único óbito que eu consegui pela Conservatória.

Estes quatro acima são os meus trisavós de Castelo Branco. Para te dar a década calculei uma vida entre 70 e 80 anos. Se você conseguir as três datas acima ficarei imensamente agradecido.

O pessoal da Conservatória alega falta de tempo do lado deles e a ausência de uma data mais precisa de meu lado.

Os pais de meus trisavós, seguindo aquele cálculo de vida entre 70 e 80 anos, provavelmente faleceram entre 1900 e 1910 e também estaria na conservatória. São eles:

1) Francisco dos Santos da Silva: nasceu (17/10/1823) e viveu em Alcains. Filho de outro Francisco dos Santos da Silva e Maria Duarte Ribeiro.
2) Maria José: nasceu (17/03/1824) e viveu em Alcains. Filha de Francisco da Costa Riscado e Gertrudes Maria Tabaca.
3) Júlio Franco: nasceu (6/2/1830) em Alcains mas viveu em Póvoa de Rio de Moinhos. Era filho de José Franco Duarte e Quitéria Gomes.
4) Isabel Folgada: nasceu (22/01/1830) em Escalos de Baixo mas viveu em Póvoa de Rio de Moinhos.
5) Joaquim Esteves Amaro: nasceu e viveu em Póvoa de Rio de Moinhos. Era filho de Amaro Esteves e Maria Antunes. Eu não tenho a data de nascimento dele.
6) Joaquina Prata: nasceu e viveu em Póvoa de Rio de Moinhos. Era filha de José Prata e Vitória Maria. Também não tenho a data de nascimento dela.
7) António Saraiva: nasceu e viveu em Póvoa de Rio de Moinhos. Era filho de Joaquim Saraiva e Joana Eusébia Correia. Eu não tenho a data de nascimento dele.
8) Joaquina Maria: nasceu e viveu em Póvoa de Rio de Moinhos. Era filha de Damião Gomes e Cecília Maria. Eu também não tenho a data de nascimento dele.

Caro Luis da Silveira, embora eu tenha lhe dado 11 nomes, se você conseguir uma data eu já estarei muito agradecido.

Cumprimentos
Lourval dos Santos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios em Castelo Branco

#107236 | Luis da Silveira | 12 dez 2005 14:08 | Em resposta a: #107230

Caro Lourval,

Com estes elementos que me enviou, poderei pesquizar.
Levará algum tempo, de acordo com a minha disponibilidade, mas, logo que tenha elementos direi.

Cumprimentos

Luis da Silveira

Resposta

Link directo:

Cemitérios em Castelo Branco

#108683 | Lourval | 03 jan 2006 03:27 | Em resposta a: #107236

Caro Luis da Silveira,
Gostaria de saber se tens boas notícias? Obrigado.
Lourval

Resposta

Link directo:

Cemitérios em Castelo Branco

#112068 | Lourval | 15 fev 2006 02:08 | Em resposta a: #107236

Caro Luis da Silveira,

Ainda estás por aí?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios em Castelo Branco

#112086 | fertelde | 15 fev 2006 11:42 | Em resposta a: #107125

Caro Lourval: Para as datas que dá, nas certidoes de nascimento, à margem do documento, deverá estar anotado tanto o casamento como a data de falecimento e o local onde faleceu a pessoa em causa e o nº da cedula de registro do local onde faleceu. Isso pelo menos acontece em documentos dos anos 40.-
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

Cemitérios em Castelo Branco

#112088 | Lourval | 15 fev 2006 12:04 | Em resposta a: #112086

Caro Fernando de Telde,
Agradeço seu comentário. Poderia me dizer a partir de quando foi obrigatório o registro de nascimento em cartório?
O primeiro bloco de nomes que dei ao Luis da Silveira eu já consegui todas as datas de falecimento. Do segundo bloco apenas uma. O primeiro bloco eu consegui através da Junta de Freguesia. Através dos Arquivos Distritais e Conservatórias consegui apenas um sendo que eles não conseguiram localizar os outros. Eu acho que há apenas a opção de localizá-los nos registros dos cemitérios.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios em Castelo Branco

#112089 | fertelde | 15 fev 2006 12:22 | Em resposta a: #112088

Estimado Lourval: nao lhe posso afirmar quando os registros paroquiais passaram a registros civis, mas deverá ter acontecido depois de 1910, com a instauraçao da Republica...
Cimiterios: efectivamente sao uma boa fonte de informaçao se sabemos o local onde faleceu a pessoa que buscamos. A semana passada, consegui encontrar a campa de uma trisavó minha, em Luanda, Angola, e efectivamente alí havia registros. Também è verdade que tinha a data e local exactos do falecimento da minha trisavó, o que facilitou bastante as coisas... Porém, numa busca que efectuei a cegas pelos cimiterios de Tras-os-Montes, sem datas, nem local certo de falecimento, e buscando por nomes e apelidos, foi impossivel encontrar um só dos meus ancestrais. Mas è uma possiblilidade de investigaçao.-
Aproveito para lhe fazer um pedido: o Pai do 1º Barao de Agua-Izé, nasceu na Baia, aí no Brasil, pode ajudar-me a encontrar o rastro deste antepassado??
esperando a sua resposta,
Melhores Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 jun 2024, 15:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen