Arquivo de Faro - pedido de ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas | Famílias

Arquivo de Faro - pedido de ajuda

#108345 | Marmello | 30 dez 2005 11:11

Caros Confrades

Moro em Setúbal e não posso deslocar-me ao Algarve, Pelo que gradecia imenso que alguem com disponibilidade fizesse as seguintes pesquisas no Arquivo Distrital de Faro:

Data e cota dos seguintes casamentos:

Em S.Clemente, Loulé
Nos anos 1872-1877 (em 1877 já estavam casados)
De “José da Ponte Felizardo”, natural da freguesia de S. Clemente, concelho de Loulé, filho de Felizardo da Ponte e Ana de Jesus.
Com “Maria Joaquina”, natural da freguesia de S. Clemente, concelho de Loulé, filha de José Gonçalves Zorrinho e Isabel Maria.

Em S.Clemente, Loulé
Nos anos 1878-1883 (em 1883 já estavam casados)
De “Jacintho Viegas”, natural da freguesia de S. Clemente, concelho de Loulé, filho de Jacintho Viegas e Thomasia(?) Maria.
Com “Maria Gertrudes”, natural da freguesia de S. Clemente, concelho de Loulé, filha de José Lourenço e Maria Gertrudes.

Em Olhão, Olhão local mais provável (possível em Conceição ou S. Pedro de Faro).
Nos anos 1877-1882 (em 1882 já estavam casados)
De “José Daniel”, natural da freguesia de Conceição, concelho de Faro, filho de Daniel de Sousa e Joaquina Rosa.
Com “Elvira Amélia”, natural da freguesia de S. Pedro, concelho de Faro, filha de João Martins dos Reis e Maria de Jesus.

Em Fuzeta, Olhão local mais provável (possível em Sant-Iago, Tavira).
Nos anos 1877-1879 (em 1879 já estavam casados)
De “José Quintino”, natural da freguesia de Sant-Iago, concelho Tavira, filho de Quintino dos Santos e Maria Gertrudes.
Com “Ana de Jesus”, natural da freguesia da Fuzeta, concelho de Olhão, filha de Pedro Simões e Maria do Carmo.



Data e cota dos seguintes nascimentos/baptismos:

Genoveva (Jacintho)Viegas e Manuel (Jacintho)Viegas
Nascidos em S.Clemente, Loulé, entres estes anos 1884-1889.
Filho de “Jacintho Viegas”, natural da freguesia de S. Clemente, concelho de Loulé, e netos paternos de Jacintho Viegas e Thomasia(?) Maria.
E de “Maria Gertrudes”, natural da freguesia de S. Clemente, concelho de Loulé, e netos maternos de José Lourenço e Maria Gertrudes.


Agradeço antecipadamente a quem se disponha a ajudar-me.

David Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro - pedido de ajuda

#108349 | viola | 30 dez 2005 11:38 | Em resposta a: #108345

Caro David Moreira,

Há tempos teve a ambilidade de me responder no tópico Villa Maria em Setúbal. Terei todo o gosto em ajudá-lo, mas só se não tiver muita urgência, dado que só irei ao ADF após 10 de Janeiro. Se estiver interessado diga-me.

Cumprimentos
Lucília Pio da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro - pedido de ajuda

#108351 | Marmello | 30 dez 2005 11:58 | Em resposta a: #108349

Cara Lucília Pio da Silva

Ficarei muito grato se conseguir qualquer coisa no Arquivo de Faro.
Não tenho assim tanta urgência, leve o tempo que quizer, esteja á vontade.
Sei que o meu pedido é um pouco longo 4 casamentos e 2 nascimentos.
Tudo o que conseguir é bem vindo.
Até informação negativa sobre este meu pedido. Pois também ajuda.

Em relação á "Vila Maria" tenho falado com um amigo meu. Tenho tentado convencer a participar neste forum.
Mas ele, por ser das pessoas que mais conhecimentos tem sobre Setúbal é muito requesitado.E está um pouco farto. Mesmo assim irei tentar saber mais qualquer coisa sobre o assunto

Atentamente,

David Moreira (Marmello)

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro - pedido de ajuda

#108354 | viola | 30 dez 2005 12:46 | Em resposta a: #108351

Caro David Moreira,

Obrigada pela resposta.

Darei noticias das buscas no ADF tão breve quanto me for possível.

Quanto à Vila Maria desconfio que este Sr. Amigo seu me respondeu. (desculpe mas ainda não sei colocar aqui a ligação ao tópico). Veja p.f. uma msg. de 29/12. Se for a mesma pessoa queira p.f. agradecer-lhe pessoalmente da minha parte, pois eu acredito plenamente que seja bastante importunado.


Votos de um Feliz Ano Novo, fértil em pesquisas !


Lucília Pio da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro - pedido de ajuda

#108372 | Marmello | 30 dez 2005 18:43 | Em resposta a: #108354

Cara Lucília Pio da Silva

Feliz Ano Novo para si também!! e com muitas pesquisas.

David Moreira (Marmello)

Resposta

Link directo:

Correção ao pedido de ajuda

#109154 | Marmello | 09 jan 2006 17:10 | Em resposta a: #108354

Cara Lucília Pio da Silva

Acabei de receber umas certidões de colaterais que corrigem a genealogia.
Assim, refaço o meu pedido.


Em S.Clemente, Loulé
Nos anos 1875-1880 (em 1880já estavam casados)
De “José da Ponte Felizardo”, natural da freguesia de S. Clemente, concelho de Loulé, filho de Felizardo da Ponte e Ana (de Jesus ou do José).
Com “Joaquina Maria”, natural da freguesia de S. Clemente, concelho de Loulé, filha de José Gonçalves Zorrinho e Isabel (Maria ou Joaquina).

Em S.Clemente, Loulé
Nos anos 1878-1883 (em 1883 já estavam casados)
De “Jacintho Viegas”, natural da freguesia de S. Clemente, concelho de Loulé, filho de Jacintho Viegas e Thomasia(?) Maria.
Com “Maria Gertrudes”, natural da freguesia de S. Clemente, concelho de Loulé, filha de José Lourenço e Maria Gertrudes.

Em Olhão, Olhão local mais provável (possível em Conceição ou S. Pedro de Faro).
Nos anos 1877-1882 (em 1882 já estavam casados)
De “José Daniel”, natural da freguesia de Conceição, concelho de Faro, filho de Daniel de Sousa e Joaquina Rosa.
Com “Elvira Amélia”, natural da freguesia de S. Pedro, concelho de Faro, filha de João Martins dos Reis e Maria de Jesus.

Em Fuzeta, Olhão local mais provável (possível em Sant-Iago, Tavira).
Nos anos 1877-1879 (em 1879 já estavam casados)
De “José Quintino”, natural da freguesia de Sant-Iago, concelho Tavira, filho de Quintino dos Santos e Maria Gertrudes.
Com “Ana de Jesus”, natural da freguesia da Fuzeta, concelho de Olhão, filha de Pedro Simões e Maria do Carmo.



Data e cota dos seguintes nascimentos/baptismos:

Genoveva (Jacintho)Viegas e Manuel (Jacintho)Viegas
Nascidos em S.Clemente, Loulé, entres estes anos 1884-1889.
Filho de “Jacintho Viegas”, natural da freguesia de S. Clemente, concelho de Loulé, e netos paternos de Jacintho Viegas e Thomasia(?) Maria.
E de “Maria Gertrudes”, natural da freguesia de S. Clemente, concelho de Loulé, e netos maternos de José Lourenço e Maria Gertrudes.

Melhores cumprimentos

David Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Correção ao pedido de ajuda

#109169 | viola | 09 jan 2006 19:42 | Em resposta a: #109154

Caro David Moreira,

Tomei a devida nota.

Darei notícias assim que possível.

Cumprimentos
Lucília Pio da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro - pedido de ajuda

#109288 | lapoetesse7 | 10 jan 2006 20:38 | Em resposta a: #108345

Moro ao lado do arquivo distrital de faro. se precisar é só dizer!

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro - pedido de ajuda

#109337 | Marmello | 11 jan 2006 12:52 | Em resposta a: #109288

Caro lapoetesse7

Tirando a "encomenda" que a Confrade viola vai dar uma olhadinha apenas gostava de saber as datas extremas do arquivo. Tenho uma lista que está desatualizada.

Gostaria de saber a partir de que dada é que os arquivos foram enviados para lisboa "Torre do Tombo"?

Também gostaria de saber quais são as datas extremas referentes aos concelhos de Olhão e Loulé.

Com amizade
David Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro - pedido de ajuda

#109338 | Marmello | 11 jan 2006 12:53 | Em resposta a: #109288

opsssssssssssss

Obrigado pela sua disponibilidade

Com amizade
David Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro - pedido de ajuda

#109341 | dgcarvalho | 11 jan 2006 15:38 | Em resposta a: #109288

Caríssimo:
Deparei com esta mensagem no forum e não pude resistir. necessitava, como disse numa mensagem enviada para este fórum, de informações relativas a dois antepassados meus. Resido longe do Algarve e não me é possível neste momento ir até ao Arquivo Distrital de Faro. Sabendo que vive aí perto, vinha solicitar o seu auxilio, se tiver disponibilidade, para fazer a pesquisa dos seguintes antepassados meus:

José Duarte, natural de Lagoa,
Filho de: José Duarte e Paulina de Jesus.

e

Maria de Jezus, natural de Portimão,
Filha de: Manuel Francisco Serpa e Maria Ignês.


Não disponho de datas concretas mas presumo que tenham ambos nascido algures entre 1870 e 1890 (a sua filha, minha bisavó, nasceu em 1902).


Agradeçendo desde já a colaboração e mostrando total disponibilidade para fazer alguma pesquisa no Arquivo Distrital de Évora (cidade onde resido) e pedindo desculpa pelo eventual incómodo causado, me despeco.
Com os melhores cumprimentos:
D.Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro - pedido de ajuda

#109384 | lapoetesse7 | 11 jan 2006 22:07 | Em resposta a: #109337

caro David,

pois pra semana posso facultar-lhe essa imformação, contudo, sei que as datas extremas variam entre a 2ª metade do século 19 e 1904, depende das freguesias. Mas também sei que há microfilmagens e que algumas freguesias têm microfilmes que vão até 15.. (séc. 16)

depois confirmo-lhe isso.

cumprimentos,

natércia

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro - pedido de ajuda

#109385 | lapoetesse7 | 11 jan 2006 22:09 | Em resposta a: #109341

logo que possível, facultar-lhe-ei as informações solicitadas e com o maior gosto em ser útil.

cumprimentos,

natércia

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro - pedido de ajuda

#109418 | dgcarvalho | 12 jan 2006 14:38 | Em resposta a: #109385

Carissima:
Fico-lhe imensamente agradecido.
saudações cordiais:
D.Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro - pedido de ajuda

#109447 | rmfrp | 12 jan 2006 22:38 | Em resposta a: #109337

Caro David Moreira:

Relativamente às datas extremas dos registos existentes no Arquivo Distrital de Faro, pode consultar esta minha mensagem (talvez seja esta a lista que já tem...):
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=83074

As datas iniciais são de confiança, pois tanto quanto sei não está previsto que quaisquer registos actualmente arquivados no Algarve sejam enviados para a Torre do Tombo. Apenas as datas finais se irão alterando com a incorporação dos livros provenientes das conservatórias.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro - pedido de ajuda

#109494 | Marmello | 13 jan 2006 13:04 | Em resposta a: #109447

Caro Rui Pereira

Penso que essa lista está desatualizada.

Algures li que uma conservatória ia manda este ano os livros paroquiais de 1899 a 2005. Agra não sei qual conservatória é, nem se são todas.

Assim fico sem saber a quem devo pedir registos pois pretendo aguns entre essas datas.

Quanto ao envio para a Torre do Tombo penso que os últimos arquivos enviados eram anteriores a 1860.

Muito obrigado

Com os melhores cumprimentos
Marmello

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro - pedido de ajuda

#109496 | Marmello | 13 jan 2006 13:25 | Em resposta a: #109384

Cara Natércia

Minha bisavó nascida na FUZETA, OLHÂO em 2 jun 1879 ( este registo já tenho) teve os seguintes irmãos:
José
Florinda
Ana
Gostaria de ter as datas de nascimento e cota do registo.

Penso que nasceram na mesma freguesia nuns anos à volta de 1879. Entre 1876 e 1884.

Os seus pais formam:
De “José Quintino”, natural da freguesia de Sant-Iago, concelho Tavira, filho de Quintino dos Santos e Maria Gertrudes.
Com “Ana de Jesus”, natural da freguesia da Fuzeta, concelho de Olhão, filha de Pedro Simões e Maria do Carmo.

Casados por volta entre 1875-1878. Provavelmente na FUZETA, OLHÃO.
Podendo também ter sido possível em SANT-IAGO, TAVIRA.
Havendo a remota hipótese de ter sido PORCHES, LAGOA.

Se puder tente ver o registo de casamento doa Pais e o registo do baptismo dos filhos.

Muito obrigado

E cumprimentos, com amizade
Marmello

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro - pedido de ajuda

#109523 | Jpteixeira | 13 jan 2006 19:00 | Em resposta a: #109494

Caros Rui Pereira e Marmello:

Em Fevereiro de 2002 foi elaborado o novo livro de cotas dos registos paroquiais. Confirmo que, na ADFaro existem todos os livros de paroquiais de todos os Concelhos do Algarve, até ao ano 1899. No entanto, nalguns casos, também há livros referentes aos anos 1900, 1901 e 1902.
No caso particular do Concelho de Loulé, a Conservatória do Registo Civil está a proceder ao "empacotamento" dos paroquiais referentes aos anos de 1900, 1901, 1902, 1903 e 1904. Julgo que ainda este mês serão enviados para o ADFaro, estando disponíveis, possivelmente, a partir Fevereiro/ Março.

Caro Marmello:
Para solicitar qualquer informação poderá dirigir-se directamente ao Director do Arquivo, através do endereço electrónico que junto adiciono. A resposta costuma ser rápida.
E - Mail: adfro@adfaro.iantt.pt

Melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro - pedido de ajuda

#109524 | Jpteixeira | 13 jan 2006 19:04 | Em resposta a: #109523

Caros Rui Pereira e Marmello:

Em aditamento à mensagem anterior, adiciono o site do ADFaro.
http://www.geocities.com/arqfaro/.

Renovados cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro - pedido de ajuda

#109836 | ZALMA | 17 jan 2006 14:29 | Em resposta a: #109418

Pelas mesmas razões, gostaria de ter mais informações sobre como obter os dados familiares de
Joaquim José de Almeida, nascido em 11.12.1773 em Faro (possivelmente na freguesia da Sé), filho de um oficial de artilharia.
Cumprimentos
Z.Alma

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro - pedido de ajuda

#110151 | lapoetesse7 | 19 jan 2006 18:18 | Em resposta a: #109337

aqui vão as datas extremas:

Arquivos paroquiais

olhão de 1859 a 1889
loulé de 1851 a 1894


Microfilmes

olhão de 1703 a 1859
loulé de 1540 a 1840

espero que tenha ajudado.

cumprimentos,

natércia

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro - pedido de ajuda

#110168 | Jpteixeira | 19 jan 2006 20:05 | Em resposta a: #110151

Cara Natércia:

Peço desculpa mas a informação que colocou não está correcta. Na verdade, pelo menos em relação a Loulé, as datas extremas não são as que mencionou. Existem os livros paroquiais, de todas as freguesias deste Concelho, até ao ano 1899.
Deverá, no balcão de atendimento, pedir o livro novo das cotas (compilado em 2002) e verá que existem também os livros paroquiais referentes aos anos de 1895,1896, 1897, 1898 e 1899.
Dentro destes anos, diga-me qual é o livro que necessita e eu enviar-lhe-ei a respectiva cota, uma vez que conto ir ao Arquivo na próxima Segunda Feira.
A informação que aqui coloco está relacionada justamente com o facto de já ter pesquisado, praticamente, todos estes livros estando agora à espera da disponibilização dos livros referentes aos anos de 1900, 1901, 1902, 1903 e 1904.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro - pedido de ajuda

#110203 | Marmello | 20 jan 2006 08:28 | Em resposta a: #110151

Cara Natércia

Muito obrigado pela informação, fiquei assim com uma ideia exacta das extremas.

Presumo que os registos anteriores a 1851 de loulé e 1859 de olhão já tenham sido enviados para lisboa. Assim será mais fácil para mim.


Faço-lhe é mais este pedido, apenas dê uma olhadela no arquivo se tiver tempo e vagar. Não tenho muito urgência.

Minha bisavó nascida na FUZETA, OLHÂO em 2 jun 1879 ( este registo já tenho) teve os seguintes irmãos:
José
Florinda
Ana
Gostaria de ter as datas de nascimento e cota do registo.

Penso que nasceram na mesma freguesia nuns anos à volta de 1879. Entre 1876 e 1884.

Os seus pais formam:
De “José Quintino”, natural da freguesia de Sant-Iago, concelho Tavira, filho de Quintino dos Santos e Maria Gertrudes.
Com “Ana de Jesus”, natural da freguesia da Fuzeta, concelho de Olhão, filha de Pedro Simões e Maria do Carmo.

Casados por volta entre 1875-1878. Provavelmente na FUZETA, OLHÃO.
Podendo também ter sido possível em SANT-IAGO, TAVIRA.
Havendo a remota hipótese de ter sido PORCHES, LAGOA.

Se puder tente ver o registo de casamento do Pais e o registo do baptismo dos filhos.

Cumprimentos
Marmello

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 02:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen